Ir para conteúdo

Acabou a internet banda larga no Brasil... adeus Netflix, jogos online, Youtube...


Polvo Rei

Posts Recomendados

Preocupação para milhões de brasileiros, franquias de dados na internet fixa já começaram a ser adotadas pelas principais operadoras de telecomunicações do país. Desde o início do ano, alguns planos da Vivo já impõem ao usuário um limite de navegação, seguindo tendência iniciada pela NET e pela Oi. Ao exceder esse limite, o cliente acaba com a velocidade reduzida ou cortada.

A "punição" depende de cada plano e contrato e não é a mesma para as três operadoras. No caso da Vivo, por exemplo, o limite só começará a valer para clientes antigos a partir de dezembro, ou para quem adquiriu o seu serviço de internet após fevereiro. De qualquer forma, testes indicam que as franquias impostas pelas empresas não são suficientes para os hábitos de consumo de muitos usuários.

 

Mas o que pode ser feito a respeito disso? Há alguma maneira de barrar a adoção desse modelo de cobrança? Um dos caminhos seria pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, que fiscaliza as empresas do setor em todo o Brasil e tem a responsabilidade de punir possíveis crimes contra o consumidor.

 

Para a agência, porém, não há nada de errado com a cobrança por franquia na internet fixa. Em entrevista ao site Convergência Digital, Carlos Baigorri, superintendente de Competição da Anatel, disse que a adoção de um limite pode até ser algo benéfico. "Não existe um único consumidor, então para quem está abaixo da média, consome menos, o limite é melhor", disse.

 

A explicação da Anatel é de que esses limites - o mais alto da Vivo chega a 130GB por mês - são calculados com base em um consumo médio. "Conforme a seleção adversa, muitas vezes se faz o preço pela média do perfil de consumo. Isso significa que há aqueles que consomem acima da média e os que consomem abaixo da média. Ou seja, quem consome menos paga por quem consome mais", disse Baigorri ao site TeleSíntese.

 

Cálculo mostra, porém, que a base de cálculo usada não reflete os hábitos de muitos usuários. Alguém que costuma navegar durante 4 horas por dia, assiste a 1 hora de vídeos no YouTube, um episódio de série na Netflix e faz o download de até 40GB em filmes, músicas, jogos e outros arquivos mensalmente, pode chegar a consumir 157GB em 30 dias. É mais do que o plano mais caro oferecido pela Vivo.

De acordo com o IBGE, o tamanho das famílias no Brasil gira em torno de três pessoas por domícilio. Em um cenário em que os aparelhos eletrônicos conectados à internet dentro de casa são cada vez mais comuns, o limite de uso pode se tornar um problema. Levando em conta que nesta família há um smartphone para cada um e que são compartilhados outros aparelhos conectados à internet via cabo ou Wi-Fi como TV, computador, videogame e tablet, a franquia poderá ser ultrapassada sem muito esforço.

Os serviços de streaming são alguns dos que mais consomem tráfego de dados. A Netflix estima que um vídeo em HD consome cerca de 3 GB por hora. O tráfego de dados pode ser reduzido nas configurações do serviço. Entretanto, ao diminuir o consumo, a imagem também perde qualidade. Se o usuário assiste um filme de cerca de duas horas a cada dia na qualidade HD, consome aproximadamente 180 GB por mês apenas com a Netflix.

 

Em outras palavras, as operadoras poderão cortar ou reduzir a velocidade da internet quando o usuário atingir o limite. Atualmente, os planos de internet fixa são regulados por velocidade, e não há volume máximo de dados. Um consumidor pode baixar filmes, músicas e assistir vídeos o quanto quiser, pagando apenas pela velocidade com que esses dados trafegam. Com um limite de consumo, a experiência do usuário é seriamente prejudicada.

 

Veja o caso da Netflix, por exemplo. O serviço de streaming oferece diversos filmes e séries de TV em alta resolução, sendo que um vídeo em HD (a partir de 720p) consome algo em torno de 3GB por hora, segundo a empresa. Se você assistir a dois episódios da sua série favorita por dia, com cerca de 50 minutos cada um, e em alta resolução, ao fim do mês você terá gasto 180GB da sua franquia de dados fixa. Só com Netflix.

Acrescente ao cálculo todos os outros aplicativos da vida moderna que consomem cada vez mais dados. Pense em quantas horas de vídeos no YouTube você assiste por mês, em quantos vídeos e fotos são exibidos na sua linha do tempo no Facebook ou no Twitter, no número de imagens que você baixa no Snapchat e nas atualizações de apps que o seu smartphone exige diariamente.

 

Agora multiplique esse número pela quantidade de dispositivos ligados à sua rede fixa, incluindo celulares da família, computador, laptop, tablet e videogame, por cabo ou pelo Wi-Fi. Ao fim das contas, você perceberá que um plano de 130GB - o mais alto e caro oferecido pela Vivo, por exemplo - não é muita coisa.

Em recente entrevista ao site Tecnoblog, Christian Gebara, executivo da Vivo responsável pela fusão com a GVT, afirmou que quem usa YouTube e Netflix terá que pagar a mais pela internet.

 

No caso do streaming de vídeos, por exemplo, o serviço consome, conforme sites especializados, aproximadamente 3GB por hora, o que somado ao consumo mensal ultrapassa facilmente o gasto de 180GB, total superior ao plano mais caro oferecido pela Vivo, de 130MB.

Para o executivo da Vivo, a adoção de limite de dados em internet fixa, sob pena de corte de conexão é uma tendência mundial e um caminho sem volta. “A ideia é que o consumo seja como uma conta de luz, onde o cliente pagará apenas o que usar”, explica.

- links para maiores informações:

 

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/experimento-mostra-por-que-devemos-temer-o-limite-de-consumo-na-banda-larga/56837

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/como-evitar-o-limite-de-dados-na-internet-fixa/57004

http://tecnologia.ig.com.br/2016-03-24/limite-de-uso-na-internet-fixa-motiva-peticao-contra-operadoras.html

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/limite-de-dados-em-internet-fixa-pode-prejudicar-milhoes-de-brasileiros/56099

http://idgnow.com.br/internet/2016/04/07/limite-de-dados-em-planos-de-banda-larga-fixa-e-ilegal-diz-proteste/

http://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/mobilizacao-virtual-quer-impedir-limite-de-dados-na-internet-fixa-saiba-como-ajudar-63430/

https://tecnoblog.net/191752/anatel-franquia-banda-larga-fixa/

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/saiba-se-voce-sera-afetado-pelo-limite-de-dados-na-internet-fixa/57071

https://secure.avaaz.org/po/petition/Vivo_GVT_OI_NET_Claro_Anatel_Ministerio_Publico_Federal_Contra_o_Limite_na_Franquia_de_Dados_na_Banda_Larga_Fixa/?pv=6&fb_action_ids=269589753380951&fb_action_types=avaaz-org%3Asign

http://idgnow.com.br/internet/2016/04/11/mais-de-200-mil-assinam-peticao-contra-limite-de-dados-em-internet-fixa/

http://tecnologia.ig.com.br/2016-03-10/o-que-muda-com-o-limite-de-uso-dos-planos-de-internet-banda-larga.html

http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/tecnologia/2016/04/07/noticiastecnologia,3599640/seu-consumo-de-internet-fixa-chegou-ao-limite-e-sera-reduzida.shtml

Editado por Polvo Rei
9ps5dg.gif

Link para o comentário
Share on other sites

  • Replies 61
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Por que não distribuir guerra, fome, morte, câncer e doenças contagiosas? Isso tudo machuca bem menos do que isso, que a desgraça venha e mate cada um desses vermes burgueses desgraçados, malditos, leprosos sugadores de ouro. Se existe justiça quero ver eles vendo seus filhos morrerem lentamente, sem poder fazer nada com o maldito dinheiro que roubaram desse bando de miseráveis, o qual eu faço parte do bando. Desgraçada seja a bandeira, desgraçado seja o país, morte a presidente e estuprem a rainha. Que o sangue dos inocentes escorram pelas ruas. Desgraçado seja!

Amém.

 

Editado por Hela

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Só para esclarecer que para jogos online o impacto disso não será tão grande assim, ao menos para jogos online que funcionem como o Ragnarok. Onde a parte pesada do jogo (texturas, músicas, gráficos, etc) se encontra armazenada no PC e é renderizada localmente. A troca de informações entre client/servidor nesses casos serve apenas para trocar informações sobre como os personagens interagem etc. Isso consome realmente bem pouco.

 

Contudo, admito que para as outras coisas é bem ruim mesmo. :(

 

Sensação de que estamos a voltar para os tempos de internet discada.

Editado por Arietta
qwe4qwe4qw64e6qw4e65qw

[sIGPIC][/sIGPIC]<br>Finding you was like wishing for rain as I stand in the desert.<br> { Inspired in

JessxFlyller | Illustration (Icon & Sign) by Rusky Boz | Sign by Heru }

Link para o comentário
Share on other sites

Para o executivo da Vivo, a adoção de limite de dados em internet fixa, sob pena de corte de conexão é uma tendência mundial e um caminho sem volta.

 

Por hora, eu queria só deixar uma pequena opinião minha aqui....

 

 

EU ODEIO ESSA DESCULPA DE TENDÊNCIA MUNDIAL.

ด้้้้้็็็็็็็็็็็็็็็็็็ Quitei /headph

Link para o comentário
Share on other sites

EU ODEIO ESSA DESCULPA DE TENDÊNCIA MUNDIAL.

 

"Vamos libertar vocês da igreja e da escravidão." Eles disseram...

Caímos e agora estamos mais enrolados que com a monarquia, parabéns!!

Agora entendo porque tem jovens aderindo ao ISIS -_-'

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

será que isso nao é uma tentativa de diminuir a pirataria de filmes???

ou é apenas pra ganhar mais $$??

acho que é grana mermo...

kd os black block qndo se precisa deles...

 

Ponto 1: Sabe o Whatsapp, Netflix, YouTube?

Ponto 2: Sabe que as operadoras, atuais, oferecem, além do serviço para telefones móveis, internet e TV por assinatura, certo?

 

É sabido que uma massa de consumidores de TV por assinatura tem migrado para outros meios de exibição como Netflix e YouTube. Há ainda quem usa Whatsapp e ele já esteve envolvido em recentes brigas judiciais por causa dessas mesmas empresas de telefonia móvel acreditarem que é um serviço de pirataria, só porque não usam o plano de dados delas diretamente como usaria se fizesse uma ligação normal ou enviasse alguma(s) SMS.

 

Resumindo, o gosto dos consumidores mudou, estão usando a tecnologia ao seu favor e isso está, de alguma forma, prejudicando essas empresas porque ninguém mais quer usar um serviço ruim pagando caro. É um meio de fazer o pessoal ou parar de usar esses serviços e voltar às TVs por assinatura ou sugar mais dinheiro daqueles que não abrem mão dos serviços atuais. De ambas as formas eles ganham, mas nós perdemos.

 

 

@Tópico

Não quero comemorar muito, porque castigo vem a cavalo, ainda mais quando se tem olho gordo por perto. Mas por enquanto a única saída tem sido a Live TIM que não possui planos de adentrar nesse mundo obscuro, o ruim é que ela, ao contrário de outras operadoras, tem uma atuação ainda muito restrita. Por ora eu to safu e espero realmente que continue assim. E também espero que ela, sendo esperta como é pra sugar dinheiro, veja nessa situação a oportunidade perfeita para continuar do jeito que está e expandir sua área de cobertura para ganhar os clientes insatisfeitos das outras operadoras.

[sIGPIC][/sIGPIC]<br>

O melhor lugar do mundo é dentro do seu abraço.<br> Kawaiiness @ Asgard

Link para o comentário
Share on other sites

Só para esclarecer que para jogos online o impacto disso não será tão grande assim, ao menos para jogos online que funcionem como o Ragnarok. Onde a parte pesada do jogo (texturas, músicas, gráficos, etc) se encontra armazenada no PC e é renderizada localmente. A troca de informações entre client/servidor nesses casos serve apenas para trocar informações sobre como os personagens interagem etc. Isso consome realmente bem pouco.

 

Contudo, admito que para as outras coisas é bem ruim mesmo. :(

 

Sensação de que estamos a voltar para os tempos de internet discada.

 

Este assunto tem aparecido bastante na subreddit do brasil, segundo a maioria lá uma partida de lol de 30 min pode consumir 100 mb entre troca de informações. que para esses pacotes de dados que querem empurrar para nós é muita coisa, se comparar quantas partidas se joga no mês, pode ver que um grande numero de dados será consumido rapidamente.(eu não jogo lol,mas sei que tem gente que joga muito)

 

É uma coisa que venho tentando divulgar como posso nas minhas redes sociais e a comunidade do subreddit brasileiro como toda internet também tem tentado divulgar, porem o movimento começou a ganhar força agora, e as empresas aproveitaram o caos politico aonde tudo o que se fala agora é politica, para tentar enfiar essa manobra polemica sem os holofotes do publico e da mídia, pois em dias "normais" isso seria impossível de ir pra frente pelo problema imenso que se tornaria, sem falar da imagem das empresas e protestos e etc

 

Mas não acho que as empresas vão conseguir passar pela pressão que irão atrair, eles vão mexer com um ninho de vespas, pois a internet é tipo a cocaina de todo cidadão moderno atualmente. Infelizmente é fácil comprar a ANATEL (uma propina aqui, outra ali), porem com os clientes o negocio é mais em baixo, sem falar de outras implicações que irão aparecer como:

 

 

Sinto que as telecoms terão que se defender por todos os lados.

 

    legislativo(com o câmara e senado passando PECs quando a filha de um deles reclamar que não pode ver galinha pintadinha)

 

    judiciário (com base no marco civil e cartel)

 

    procon e agências de proteção ao consumidor (por mudar unilateralmente o contrato e as novas regras não se adaptarem a nenhum brasileiro com mais de 2 pessoas na casa)

 

    pressão/lobby de empresas de TI, como você falou

 

    consumidores, que vão enxer os callcenters/reclameaqui/anatel de reclamação

 

    ANATEL, quando a quantidade de reclamações explodir

 

    legislativo e executivo a nivel municipal, quando o prefeito e vereadores resolverem que aqui na cidade não tem isso não (vide uber)

 

A lista segue. no fim das contas, acho que a mudança não ocorre quando a mídia não comprar a briga. Assim que o fantástico fizer uma reportagem, a veja uma das capas """" bombásticas"""", etc, as coisas começam a caminhar pra queda das franquias.

 

Este quote eu tirei daqui: https://www.reddit.com/r/brasil/comments/4ech9v/empresas_como_o_google_amazon_etc_n%C3%A3o_poderiam/

 

 

Ou seja é difícil isso realmente durar na situação que nos colocamos aonde a internet é nosso vicio legal, em todo o Brasil, o pais viciado em estar conectado a todo tempo vai sentir muito com essa mudança. Provavelmente estas medidas vão cair, porem nós que realmente usamos a internet em todo seu potencial temos que nos manifestar e brigar pelo o que é nosso, pois a população que usa a internet apenas para ver redes sociais não vai sentir como nós,pois o gasto de dados deles é pequeno. (até que eles podem sentir sei lá). Resumindo temos como brasileiros lutar pelo que é nosso, principalmente quando querem deixar pior o que já está, pois o Brasil é líder em internet sem qualidade e cara.

 

@edit

 

Sobre tendencia mundial, vale notar que os pacotes de dados oferecidos pelo mundo a fora, são infinitamente maiores que estas misérias que as operadoras estão tentando enfiar na gente (150 GB,faça me rir lol), sem falar que nos EUA, houve o processo inverso, revertendo essa ação pelo descontentamento massivo dos clientes.

Editado por icaro silver
lanisters_C_pia_C_pia_C_pia.png
Link para o comentário
Share on other sites

Este assunto tem aparecido bastante na subreddit do brasil, segundo a maioria lá uma partida de lol de 30 min pode consumir 100 mb entre troca de informações. que para esses pacotes de dados que querem empurrar para nós é muita coisa, se comparar quantas partidas se joga no mês, pode ver que um grande numero de dados será consumido rapidamente.(eu não jogo lol,mas sei que tem gente que joga muito)

 

É uma coisa que venho tentando divulgar como posso nas minhas redes sociais e a comunidade do subreddit brasileiro como toda internet também tem tentado divulgar, porem o movimento começou a ganhar força agora, e as empresas aproveitaram o caos politico aonde tudo o que se fala agora é politica para tentar enfiar essa manobra polemica sem os holofotes do publico e da mídia, pois em dias "normais" isso seria impossível de ir pra frente pelo problema imenso que se tornaria, sem falar da imagem das empresas e protestos e etc

 

Mas não acho que as empresas vão conseguir passar pela pressão que irão atrair, eles vão mexer com um ninho de vespas, pois a internet é tipo a cocaina de todo cidadão moderno atualmente. Infelizmente é fácil comprar a ANATEL (uma propina aqui, outra ali), porem com os clientes o negocio é mais em baixo, sem falar de outras implicações que irão aparecer como:

 

 

 

Este quote eu tirei daqui: https://www.reddit.com/r/brasil/comments/4ech9v/empresas_como_o_google_amazon_etc_n%C3%A3o_poderiam/

 

 

Ou seja é difícil isso realmente durar na situação que nos colocamos aonde a internet é nosso vicio legal, em todo o Brasil, o pais viciado em estar conectado a todo tempo vai sentir muito com essa mudança. Provavelmente estas medidas vão cair, porem nós que realmente usamos a internet em todo seu potencial temos que nos manifestar e brigar pelo o que é nosso, pois a população que usa a internet apenas para ver redes sociais não vai sentir como nós,pois o gasto de dados deles é pequeno. (até que eles podem sentir sei lá). Resumindo temos como brasileiros lutar pelo que é nosso, principalmente quando querem deixar pior o que já está, pois o Brasil é líder em internet sem qualidade e cara.

 

Nossa, 100 Mb achei bastante. Para teres uma ideia, aqui no Ragnarok uma hora de jogo consome no máximo (jogando o limite lá em cima) cerca de 2-3 Mb. Claro que Ragnarok é antigo. Mas poxa, se for verdade esse valor é bastante coisa.

 

De toda forma também desejo que esta nova maneira de distribuir internet não passe e que fique do jeito que se encontra no momento.

[sIGPIC][/sIGPIC]<br>Finding you was like wishing for rain as I stand in the desert.<br> { Inspired in

JessxFlyller | Illustration (Icon & Sign) by Rusky Boz | Sign by Heru }

Link para o comentário
Share on other sites

Nossa, 100 Mb achei bastante. Para teres uma ideia, aqui no Ragnarok uma hora de jogo consome no máximo (jogando o limite lá em cima) cerca de 2-3 Mb. Claro que Ragnarok é antigo. Mas poxa, se for verdade esse valor é bastante coisa.

 

De toda forma também desejo que esta nova maneira de distribuir internet não passe e que fique do jeito que se encontra no momento.

 

É como você falou ragnarok é um exceção, a maquina faz todo o trabalho, rag é totalmente CPU, assim não deve consumir muito, até porque a 10 anos atras jogávamos de discada, realmente não consumir muito era um must have para o jogo, porem jogos online atualmente mais pesados como elder scrolls online, devem consumir mais de 300 mbs (ou até GBs) por hora. Essa decisão não se aplica ao mundo moderno que vivemos hoje, principalmente pela NET flix que a maioria usa para assistir pela internet e cada episodio de uma série deve ser 2 a 3 GB's.

 

Pelo menos acho que aqui em São Paulo onde internet é o ar que o povo respira em cada cidade, vai ter pessoas MUITO insatisfeitas.

 

Imagina WIFI em restaurante? vão ser extintos? porque a quantidade de dados que centenas de clientes consomem por dia é descomunhal, nem com o melhor pacote vai ser possível vencer esse limite de dados.

 

@edit

 

LIVEtim também anunciou que seguirá o mesmo comportamento de seus rivais, ou seja não é o que muitos pensavam que ela seria, a unica empresa salvadora de nós viciados do seculo 21. Ou seja é um consenso criminoso e mafioso dessas empresas, que se juntaram para lucrar juntas, só que cada uma no seu quadrado, respeitando os "tratados de livre extorsão"

Editado por icaro silver
lanisters_C_pia_C_pia_C_pia.png
Link para o comentário
Share on other sites

Na verdade as operadoras serão derrubadas por boicote, então essa redução provavelmente não vai acontecer, vai ficar só no papel mesmo. O Brasil é o país dos "espertinhos" que contam com a inabilidade dos outros para poder ter lucros absurdos.

 

Vou mostrar para vocês alguns poréns da alteração de um plano de dados dessa categoria.

 

Para que uma empresa possa fazer uma mudança desse porte ela tem que justificar que, no caso dessa mudança não ocorrer ela vai ter que encerrar a distribuição do serviço. Essa alteração pode causar um prejuízo nas empresas do país inteiro, que inclusive já se encontra na pior inflação da história, agora imagine colocar mais peso em empresas que usam internet como ferramenta de trabalho.

 

Eu por exemplo trabalho com HomeOffice de mídias sociais, e tenho que interagir constantemente com o YouTube. Agora pense em ter meu acesso interrompido por um bloqueio de navegação de dados. Embora a empresa cubra os custos de acesso a internet, essa cobertura é feita de maneira informal e não contratual, significa que por lei eu tenho que pagar o excedido para continuar trabalhando. Embora isso seja legalizado pela Anatel, se eu trazer essa situação em juízo é causa ganha, pois essa alteração é considerada como pós-contratual, trazendo uma consequência que poderia ter sido evitada.

Nem preciso citar empresas como Lan Houses e Cyber Cafés.

 

Além disso tudo existem diversas leis que favorecem o consumidor nos casos de alterações pós-contratuais, que no mínimo incluem a devolução total do valor já gasto com o serviço.

 

Agora pensem em MILHARES de processos sendo abertos em pequenas causas e demais seções contra as operadoras. Vai ser o maior boicote da história.

csk6lMW.jpg
Link para o comentário
Share on other sites

Isso me lembra um pouco aquele escândalo da Apple com a CIA

 

Por enquanto algumas empresas protegem seus dados, mas a minha preocupação com isso de limite é que num futuro onde o governo tenha acesso a esses dados esse limite de tráfego possa acabar facilitando a analise de você como consumidor, já que o tamanho das informações para serem olhadas é fixo (ou menor), dando uma facilidade ao governo em descobrir onde que ele vai meter impostos em você.

 

Por agora, com ajustes em qualidade e em preço, esses planos de pacotes não são coisas tão ruins, mas homogenizar tudo pode acabar dando uma certa fragilidade ao sistema.

unknown.png

miau

Link para o comentário
Share on other sites

@edit

 

LIVEtim também anunciou que seguirá o mesmo comportamento de seus rivais, ou seja não é o que muitos pensavam que ela seria, a unica empresa salvadora de nós viciados do seculo 21. Ou seja é um consenso criminoso e mafioso dessas empresas, que se juntaram para lucrar juntas, só que cada uma no seu quadrado, respeitando os "tratados de livre extorsão"

 

Ela informou que não adotaria o serviço*, pelo menos não na sua internet por fibra. A menos que eles tenham mudado de ideia em pouquíssimos dias, é essa informação que eles deram há algum tempo, logo quando foi anunciado o limite, ou seja, faz tempo, e eu não encontrei nenhum lugar que dissesse que ela informou o contrário.

 

Em todos esses sites, sempre dizem que ela informou que não adotaria, que não possui franquia de dados etc:

 

http://www.telesintese.com.br/banda-larga-fixa-da-vivo-tera-franquia-de-dados/

https://tecnoblog.net/193140/limite-franquia-internet-banda-larga-fixa/

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/internautas-pedem-fim-do-limite-de-dados-em-banda-larga

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/limite-de-dados-em-internet-fixa-pode-prejudicar-milhoes-de-brasileiros/56099

 

E, apesar de ser bem antigo, existe essa nota da TIM sobre limitar ou não: http://www.livetim.tim.com.br/guru/faca-voce-mesmo/99-Minha%20Live%20TIM/12-a_live_tim_limita_meu_acesso_a_internet

 

Também tem o fator que apenas internet ADSL seria afetada, a princípio, por esse limite e franquia. Não duvido que vão levar para área de fibra, mas devem arrastar, isso se não cancelarem depois de tanto processo.

 

De qualquer forma, já estão investigando (inclusive, LiveTIM nem é citada no documento) http://tecnologia.ig.com.br/2016-03-03/mp-investiga-novos-planos-de-internet-fixa-com-limite-de-consumo-de-dados.html

É questão de tempo de miar, ou não. Povo não costuma se unir pra nada e nem levantar a bunda da cadeira para ter alguma ação importante, mas como catucaram no vício, no ponto fraco, certamente terá algum efeito, por bem ou por mal.

 

@Edit

* Pra não dizer que ela não vai mudar de ideia, ela pode sim mudar, porém ainda está no seu canto, só vendo essa treta pegar fogo para escolher um lado. Até então, a informação que foi passada é que ela não seguiria esse rumo por enquanto. Eu realmente espero que não siga, ela é esperta, sabe que vai lucrar muito se continuar sem franquia como ela faz propaganda, mas imagina se não vai haver pressão, vulgo combinado entre todas as empresas, pra todas ficarem iguais.

Editado por heru ~

[sIGPIC][/sIGPIC]<br>

O melhor lugar do mundo é dentro do seu abraço.<br> Kawaiiness @ Asgard

Link para o comentário
Share on other sites

Tava procurando informações acerca disso e fiquei aborrecido de ver que legalmente isso é possível de ser feito (deixar a banda larga fixa como a de móvel), mas completamente contraproducente.

Tentaram fazer algo parecido nos EUA, mas lá a coisa não andou.

http://www.raphaelchaia.com.br/2016/04/da-legalidade-do-limite-de-banda-larga.html

 

Como ainda estamos em Abril e a medida só vai passar a valer ano que vem ainda tem chão pra essa coisa rolar ou não.

Link para o comentário
Share on other sites

É melhor limitar do que se aperfeiçoar pelo jeito... Eu já esperava que essa medida avançasse, uma vez que as TVs por assinatura estão perdendo tanto usuário por fornecerem serviço antigo que escolhe sua programação pra você.

 

A Live Tim não aplicará a medida pois ainda não possuem serviço de TV por assinatura, mas nada impede que apliquem quando começar a pesar o número de usuários e sua infra estrutura lixo não aguentar.

 

Ah e só pros espertões que vão na onda de rede social, a medida só irá valer em 2017 e como todos sabem os contratos só vão até dezembro desse ano, então não adianta nada reclamar judicialmente, pois ninguém é obrigado a renovar. A única alternativa é tentar impedir que isso vá a frente.

 

A notícia boa é que todo mundo depende da internet hoje em dia, então as chances de não deixarem ocorrerem essas mudanças são altas.

Link para o comentário
Share on other sites

Sub Zero já falou bastante coisa que eu ia falar.

 

Isso é só uma desculpa que eles tem pra justificar uma infraestrutura tão podre.

Nunca vai dar certo, e a própria concorrência vai destruir a primeira operadora que fazer isso em "território aberto".

 

O que pode acontecer é de alguma operadora usar essa desculpa igual a Velox faz em Minas Gerais, que é praticamente só ela e cobra o preço que quiser, um absurdo.

 

Mas em São Paulo vários conhecidos meus pagam 120 reais por 100MB de FIBRA ÓPTICA, sem franquia. Supostamente se isso entra em vigor, essa operadora reduziria o plano pra 10mb de fibra e ainda DESTRÓI todas as outras da área.

Link para o comentário
Share on other sites

Minha mulher trabalhou na VIVO e quando fiquei sabendo disso meses atrás fiquei pasmo, é inadmissível isso, chega até ser desrespeito com o consumidor. Quando ela trabalhava lá. disseram pra ela que iriam fazer isso pra melhorar a qualidade do serviço e porque isso já tinha no resto do mundo, acontece que fui procurar isso lá por fora e TCHANRAN! Mal tem disso lá fora, provavelmente deva ter na Inglaterra que tem umas leis escrotas e sem nexo. Se isso daqui passar aqui vai rolar um caos enorme na minha visão, não pense só com quem joga. Pensa em quem necessita da Internet pra trabalhar, pra interagir com o resto do mundo e para se entreter (Streamings, vídeos, jogos, etc...)? Se 130GB, que é o maior plano da VIVO, parece pouco pra uma única pessoa, agora imagina uma casa com 4 pessoas: pais e filhos quase da mesma idade. 130GB não dá nem pro cheiro. Baixar jogo? Só final de mês, porque cada jogo agora é de 25gb pra cima no mínimo. GTA V? Elder Scrolls Online? Esqueça.

Nicks: Asmodeus® (RK); Belphegor® (RG)

<center> witcher3-banner11.jpg</center>

Link para o comentário
Share on other sites

Ponto 1: Sabe o Whatsapp, Netflix, YouTube?

Ponto 2: Sabe que as operadoras, atuais, oferecem, além do serviço para telefones móveis, internet e TV por assinatura, certo?

 

É sabido que uma massa de consumidores de TV por assinatura tem migrado para outros meios de exibição como Netflix e YouTube. Há ainda quem usa Whatsapp e ele já esteve envolvido em recentes brigas judiciais por causa dessas mesmas empresas de telefonia móvel acreditarem que é um serviço de pirataria, só porque não usam o plano de dados delas diretamente como usaria se fizesse uma ligação normal ou enviasse alguma(s) SMS.

 

Resumindo, o gosto dos consumidores mudou, estão usando a tecnologia ao seu favor e isso está, de alguma forma, prejudicando essas empresas porque ninguém mais quer usar um serviço ruim pagando caro. É um meio de fazer o pessoal ou parar de usar esses serviços e voltar às TVs por assinatura ou sugar mais dinheiro daqueles que não abrem mão dos serviços atuais. De ambas as formas eles ganham, mas nós perdemos.

 

 

@Tópico

Não quero comemorar muito, porque castigo vem a cavalo, ainda mais quando se tem olho gordo por perto. Mas por enquanto a única saída tem sido a Live TIM que não possui planos de adentrar nesse mundo obscuro, o ruim é que ela, ao contrário de outras operadoras, tem uma atuação ainda muito restrita. Por ora eu to safu e espero realmente que continue assim. E também espero que ela, sendo esperta como é pra sugar dinheiro, veja nessa situação a oportunidade perfeita para continuar do jeito que está e expandir sua área de cobertura para ganhar os clientes insatisfeitos das outras operadoras.

 

Concordo com absolutamente tudo de dentro do quote e só mais um adendo: a Copel também não vai aderir aos planos com traffic shaping, porém ela só atua no Paraná.

Link para o comentário
Share on other sites

Espero que a LiveTIM venha para Brasília, se a NET limitar lá em casa eu to muito é ferrado. Uso Internet pro trabalho, vejo Netflix todo dia e vivo baixando jogo acima dos 20GB. E ainda tem mais gente em casa que usa.

♫♪SE ELES LIMITAR OLE OLE OLA, UMAS BOMBA NA NET EU VOU TACAR OLE OLE OLA♪♫

Nicks: Asmodeus® (RK); Belphegor® (RG)

<center> witcher3-banner11.jpg</center>

Link para o comentário
Share on other sites

Provavelmente esse absurdo vai expandir as operadoras localizadas que ñ possuem tanto nome por serem menores e mais especilizadas em x cidades com uma cobertura menor.

 

Eu uso uma operadora daqui da cidade, ela ñ tem essa franquia ridícula que você vê um vídeo e já acaba.

 

(vcs ñ acharam que a contagem de dados ia ser real né?)

 

Esse sistema é no mínimo desrespeitar sua inteligência >.>

 

Imagina quem usa steam,Netflix, YouTube, lê pela Internet, Facebook, social life, Twitter, instagram, MMOS, vimeo, imagina quem da UPload em vídeo (que leva mt mais dado), twitch (tanto quem streama e quem assiste), entre vaaaaarios outros que tem um grande consumo de dados.

 

Fala sério esse povo acha que nós moramos na mata.

Malditos gringos :v

 

A verdade é que ninguém mais liga, ninguém mais manda sms, e dificilmente paga 200 reais por tv a cabo para ver a lagoa azul pela 9999999 vez e propaganda do ifood, se tem serviços Melhores por 20 reais,a não ser que seu trabalho dependa disso esses serviços obsoletos já ñ são mais usados, pq enfim, se tornaram obsoletos.

 

Isso cortou bastante o lucro das operadoras

Editado por Yukii ~

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Espero que a LiveTIM venha para Brasília, se a NET limitar lá em casa eu to muito é ferrado. Uso Internet pro trabalho, vejo Netflix todo dia e vivo baixando jogo acima dos 20GB. E ainda tem mais gente em casa que usa.

♫♪SE ELES LIMITAR OLE OLE OLA, UMAS BOMBA NA NET EU VOU TACAR OLE OLE OLA♪♫

 

Provavelmente esse absurdo vai expandir as operadoras localizadas que ñ possuem tanto nome por serem menores e mais especilizadas em x cidades com uma cobertura menor.

 

Eu uso uma operadora daqui da cidade, ela ñ tem essa franquia ridícula que você vê um vídeo e já acaba.

 

(vcs ñ acharam que a contagem de dados ia ser real né?)

 

Esse sistema é no mínimo desrespeitar sua inteligência >.>

 

Vcs dois tem sorte, eu estou lascado... x(

Aqui pra onde moro só tem cabeamento da Vivo Internet mesmo. Só se eu me mudar... @@

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...