ragnarok nunca foi um jogo criado pensado no longo prazo. e quando perceberam que ele durou mais do que esperavam, passaram a tratá-lo como se cada manutenção fosse ser sua última, com itens cada vez mais caros, roubados e "exclusivos" (aka pagos).
na era pré-gacha, não me lembro de ter jogado um jogo online com um powercreep tão agressivo quanto o do ragnarok depois do lançamento das renovações.
essa semana encontrei um amigo que jogou comigo uns anos atrás e ele perguntou se eu ainda jogava. e pela primeira vez eu não só falei que não estava mais jogando, como também foi a primeira vez em muitos meses que eu sequer lembrei que o jogo existia. e se não fosse por isso, provavelmente iria continuar sem lembrar de sua existência.
eu concordo que de uns tempos pra cá o jogo ficou sem pé nem cabeça. novos desafios passaram a significar apenas monstros com mais HP.
vencer os desafios significava comprar a nova arma/acessório roubado que tem um scale absurdo em alguma habilidade esquecida que caiu em desuso. e nem pretendo entrar no mérito da administração local do jogo.
mas o que realmente encantava pra mim no ragnarok era sua diversidade. saber jogar o jogo permitia que você conseguisse criar personagens com builds bizarras e superar jogadores do meta apenas com sua habilidade. a meta do jogo não era matar as coisas com 1 hit. o rebalanceamento do jogo não consistia em fazer os monstros te matarem com 1 hit (apesar de alguns fazerem isso há anos).
hoje, mesmo com uma infinidade de habilidades disponíveis, poucas são as classes que gozam da possibilidade de ter pelo menos duas builds viáveis para sequer upar. quer dizer... se a gente deixar de considerar itens exclusivos, eu acho que esse número diminui mais ainda.
enfim. acabei me excedendo aqui nas palavras, mas eu entendo o sentimento do @Asbrun. sempre fui muito fã dele enquanto jogador, foram quase 20 anos chamando ele de gostoso em prontera, mas fico triste porque ele pelo menos não teve a oportunidade de encerrar esse capítulo que foi importante na vida de muitos de nós de uma forma menos melancólica.
boa sorte na vida pro asbrun e para todos os amigos do fórum e do ragnarok.