Ir para conteúdo

[Preciso de Dicas] - Morando sozinha


Li Li Stormstout

Posts Recomendados

Olá pessoal, bom dia.

Recentemente eu comecei a construir minha própria casinha e espero em breve morar sozinha.

 

CONTUDO eu sou uma pessoa extremamente desorganizada. Não sei cozinhar, nem lavar roupa. Do resto eu faço tudo. Também tenho medo de ficar longos períodos sem a minha família, já que costumo sentir muita falta, mas a falta de liberdade e espaço dentro de casa se tornou uma situação complicada e resolvi partir pra vida solitária.

 

Eu gostaria de saber como foi pra vocês, e quais as dicas que vocês poderiam me passar nesse período de transição.

 

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Share on other sites

Primeiro economia doméstica é essencial.

A não ser que você seja podre de rica, foque nisso.

Aprenda a cozinhar, mas não cozinhe socando Sazón em tudo, use coisas naturais, pimenta, sal, curry, são temperos baratos pra porra, não arruínam sua saúde e deixam a comida gostosa.

Sinta o cheiro, lamba, prove, aproveite que você não sabe cozinhar e comece cozinhando direito e sem vícios de comodidade.

Aprenda também a economizar. Comida não brota do nada, custa dinheiro e muita gente passa fome, é necessário entender e aprender o "quanto você come" pra não jogar fora.

Muita coisa também é jogada fora, por exemplo os ossos de galinha/porco, eles podem ser usados pra fazer caldo de Ramem por exemplo.

 

 

Já lavar roupas não há segredo, joga na máquina com sabão em pó e deixa bater, mas máquinas fazem tudo automático hoje em dia, só cuide pra lavar roupas brancas separadas, pra não manchar.

Caso não tenha máquina, um tanquinho faz o serviço, é só ensaboar e esfregar nele.

Caso queira por amaciante, é no fim da lavagem depois do primeiro enxágue.

 

Quanto a família, Skype, Facetime, Whatsapp ajudam muito, eu pessoalmente sou uma pessoa afetiva, se ficar sozinho eu morro, por isso sempre uso ferramentas pra conversar com as pessoas a distância.

No entanto, é necessário aprender a ficar longe, é um processo de amadurecimento, você vai notar com o tempo que não precisa ficar tão perto assim e que não é tão dependente.

 

 

E se tiver dúvidas sobre baldes, pergunte a Gihkorita.

assinaturarag
Link para o comentário
Share on other sites

Primeiro economia doméstica é essencial.

A não ser que você seja podre de rica, foque nisso.

Aprenda a cozinhar, mas não cozinhe socando Sazón em tudo, use coisas naturais, pimenta, sal, curry, são temperos baratos pra porra, não arruínam sua saúde e deixam a comida gostosa.

Sinta o cheiro, lamba, prove, aproveite que você não sabe cozinhar e comece cozinhando direito e sem vícios de comodidade.

Aprenda também a economizar. Comida não brota do nada, custa dinheiro e muita gente passa fome, é necessário entender e aprender o "quanto você come" pra não jogar fora.

Muita coisa também é jogada fora, por exemplo os ossos de galinha/porco, eles podem ser usados pra fazer caldo de Ramem por exemplo.

 

 

Já lavar roupas não há segredo, joga na máquina com sabão em pó e deixa bater, mas máquinas fazem tudo automático hoje em dia, só cuide pra lavar roupas brancas separadas, pra não manchar.

Caso não tenha máquina, um tanquinho faz o serviço, é só ensaboar e esfregar nele.

Caso queira por amaciante, é no fim da lavagem depois do primeiro enxágue.

 

Quanto a família, Skype, Facetime, Whatsapp ajudam muito, eu pessoalmente sou uma pessoa afetiva, se ficar sozinho eu morro, por isso sempre uso ferramentas pra conversar com as pessoas a distância.

No entanto, é necessário aprender a ficar longe, é um processo de amadurecimento, você vai notar com o tempo que não precisa ficar tão perto assim e que não é tão dependente.

 

 

E se tiver dúvidas sobre baldes, pergunte a Gihkorita.

 

Para facilitar essas tarefas, use videos no youtube que dão bons tutoriais de economia doméstica, dicas de como cozinhar o básico, além de pequenos guias para moradores sozinhos de primeira viagem.

 

A dica financeira é importantíssima. Não ceda à tentação de comprar uma pizza no supermercado. A depender da sua situação, ela poderá custar, ao final do mês, o restante para quitar sua conta de luz (já aconteceu comigo e para equilibrar de novo, mds).

 

Ao final de 3 meses você já vai estar acostumada - e nunca mais vai querer depender de alguém. Vai por mim.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Acho que só "colocando a mão na massa" para aprender legal viu?

 

Quando eu fui morar sozinho, devido a trabalho, não sabia lavar, passar, cozinhar nem precisava me preocupar em arrumar nada (filho e neto único, já viu o mimo né?). No começo foi difícil, pela saudade e pela falta de mordomia, mas com o tempo você pega.

 

Se realmente quer/precisa/está decidida a morar sozinha, é bom evitar toda vez que a coisa apertar ir pra lá, se não nunca aprende e tal, mas isso não precisa ser radical, pode ir com certa frequência e tal, principalmente no começo.

 

Eu só sabia as coisas de ver minha mãe e vó fazendo, ai tive que aprender na prática, devido a necessidade e tal, em pouco tempo aprendi tudinho com perfeição. No começo é difícil lavar a roupa, gasta maior tempão, a roupa passada fica meio amassada, a comida fica meio estranha e a baguncinha aparece aqui e ali, mas, com o tempo e prática tudo fica direitinho :o:o

 

 

Mais para frente irei casar e minha futura esposa está nesse mesmo dilema e tal, e está se esforçando para aprender essas coisas, para não sofrer tanto após o casamento. Ela trabalha e faz curso e tem a família para fazer todas essas coisas, e, embora ela tente arrumar um tempo ou algo parecido para aprender essas coisas, não está funcionando muito, então já disse pra ela: só vai aprender mesmo na prática, devido a necessidade da coisa ser feita. Mais ou menos assim: se não passar roupa, vai ter que sair amassado... então... ai aprendemos hahaha/headph

Link para o comentário
Share on other sites

Eu saí de casa bem cedo, vou tentar te ajudar com algumas dicas:

 

 

  • Carne é muito caro, sério. Se você tiver problemas com grana, prefira algo barato como ovos/salada ou até mesmo um ratatui em algumas refeições. Fígado é uma ótima proteína e bem barata.
  • Se vc também tiver problemas com grana, salsicha é sua melhor companheira para café da manhã e jantar. Boa e barata.
  • Não compre refrigerante de 2 litros. Apesar de sair mais caro compensa mais comprar latinhas, assim vc não estraga e pode comprar o número necessário de latinhas para o mês todo.
  • Sua primeira feira vai ser uma aventura, vai levar alguns meses mas você vai ter uma lista certinha de tudo que você precisar comprar e saberá exatamente quanto vai dar sua feira.
  • Existem alguns lugares de lavandeira self-service, vc paga uns 30~40 reais e lava/seca toda sua roupa. Compensa.
  • Tente manter o ambiente limpo... é dificil, cansa, vc vai perder 1 dia no fim de semana só com isso. Se puder economizar e chamar uma diarista a cada 15 dias vai melhorar muito sua vida.

 

Acho que isso é tudo que eu consigo pensar por hora, boa sorte!

Link para o comentário
Share on other sites

Bom, vamos lá.

  • Primeira coisa que você terá que fazer é criar roteiros para compras de casa, em sua maioria os mercados fazem promoções às quartas, feiras as sábados logo pela manhã dão os melhores produtos entretanto, antes do meio dia e antes do fim desta feira saem mais baratos, entretanto alguns com qualidade duvidosa.
  • PROMOÇÃO, FOCA NA PROMOÇÃO!!! Geralmente costumo observar as promoções da semana e traçar uma rota entre todos os supermercados (caso algum não cubra a oferta do outro), economiza uma graninha boa.
  • Se puder comprar no atacado, faça, compre muito pela metade do preço, o único problema será estocar tudo.
  • Se o seu dia for cheio, cozinhe com antecipação, faça em quantidades maiores e guarde na geladeira, só tome cuidado para não gerar desperdício ou esquecer algo lá ... senão a solução vira um problema gigantesco.
  • Caso esteja achando que morar sozinho é sinônimo de altos transar seckisu e festinhas pode esquecer ... acostume-se com a solidão, com o tempo vai até gostar. (hello darkness my old friend)
  • Faça um orçamento antes de ir às compras, evite gastar demais ou esquecer algo.
  • Organize um dia para a limpeza, será o pior dia da semana, mas é importante, descobrirá que poeira surge até aonde você não imagina.
  • Nunca deixe nada para depois, pois ficará pior.
  • Faça manutenção preventiva na casa, antes trocar uma pecinha, uma telha, um braço do cano, que trocar todo o telhado, ou todo encanamento.
  • A CAIXA DE GORDURA É SEU MAIOR INIMIGO. ESSA DEGRAÇA FEDE MAIS QUE O INFINITO UMAS DUAS VEZES, QUANDO ELA ENTUPIR VOCÊ SABERÁ ... MELHOR, VOCÊ E TODO BAIRRO, CUIDADO COM O QUE JOGA PELA PIA.
  • Uma mancha na parede não deve ser ignorada, verifique se é infiltração, se for, trate de sanar o problema logo, senão, terá que trocar a parede inteira e não é nada barato.
  • PIPOCA CARA ... PIPOCA, SANDUICHE, DOGÃO DA ESQUINA, CACHORRO QUENTE, BATATA FRITA CONGELADA ... VAI COM FÉ.
  • A dica do Lazarento sobre o refrigerante é real, latinhas são mais vantajosas.
  • Economize energia!!!! Sério, estamos presos na "bandeira vermelha", a taxa está alta, economize sempre.
  • O IPTU é um saco, não tem retorno algum.
  • Seja o Julius e nunca negue um ticket de descontos.

 

Pelo que me lembre é isso ai, se lembrar mais coisas eu dou uma upada aqui.

001.png?width=600&height=300

Link para o comentário
Share on other sites

Dicas:

 

1- A não ser que você seja vegana, FRANGO vai ser sua opção mais tranquila de carne, aprenda o básico de como cozinhar ele direitinho pra evitar que fique muito enjoativo.

 

2- Lembre sempre de ter algumas coisas guardadas:

Lâmpadas

Silver Tape

Pilhas AA e AAA

Papel Higiênico

Band-Aid

Água Oxigenada

Álcool 70%

Anti-alérgico

 

Aprenda a usar essas coisas tbm kkkkk ter e n saber como usar n muda nada, mas são basicamente pequenas conveniências que te salvam de ficar na necessidade durante a madrugada, principalmente se vc for morar em cidade pequena que n tem mt opção depois das 22h, o resto entra na parte de primeiros socorros básicos, pra n surtar em caso de pequenos ferimentos ou pequenas reações alérgicas.

 

3- Evite MIOJO, sério... com 2 minutos a mais vc faz uma massa muito mais saudável. (eu defendo que não é tão mais caro assim, mesmo tendo que fazer o molho à parte... se quiser só aquela aguinha com gosto pode usar uma raspadinha de sazon que da no mesmo...)

 

4- Esqueci o que ia falar pq tava no discord... mas USE CAMISINHA.

 

Boa sorte com essa nova fase da sua vida.

Link para o comentário
Share on other sites

Não sei se posso dar muitas dicas sobre MORAR SOZINHO especificamente (sou casado), mas posso falar algumas coisas sobre morar SEM OS PAIS:

 

1- Planeje seu orçamento. Mais do que simplesmente "Ganho XXX, gasto YYY, sobra ZZZ". Monte categorias (alimentação, transporte, diversão, etc), estabeleça limites (invioláveis!), crie um fluxo de despesas (por exemplo: recebo todo dia 10, vou limitar os gastos com lazer até o dia 30, depois disso solto um pouco mais o cinto pois já estou perto de receber novamente).

2- Seja econômico(a) nas coisas simples: ao sair de casa, desligue o roteador da tomada, compre um filtro ao invés de botijões de água, entre outras coisas. Faz muita diferença!

3- Estabeleça um dia específico para os serviços domésticos de lavanderia e, se seu tempo permitir, aprenda a lavar roupas na mão ao invés de apenas na máquina. A máquina de lavar danifica tecidos mais delicados e é terrível para lavar "cantinhos" (como a parte de baixo das mangas das camisas). Com isso, você precisará de roupas novas com maior frequência. Lá em casa, lavamos roupas pesadas na máquina (jeans, lençóis, etc) e, enquanto a máquina está trabalhando lavamos as roupas mais delicadas (peças íntimas, roupas "de domingo") na mão. Juntamos tudo apenas na fase de enxágue.

4- Ainda sobre lavar roupas, deixe roupas brancas de molho durante uma ou duas horas em água quente com sabão e alvejante sem cloro (por favor, não vá direto no de marca conhecida e embalagem rosa, existem opções mais baratas e igualmente eficientes) antes de lavar. Faz maravilhas e reduz o esforço para limpá-las.

5- Aprenda a cozinhar (como disseram acima, frango é super fácil de fazer, bem como arroz, por exemplo) e prefira sucos ao invés de refrigerante. Pratos prontos e refri são uma mão na roda por economizarem tempo de preparo, mas com eles você também estará economizando TEMPO DE VIDA.

6- Esse é polêmico, mas adquira o costume de pagar as coisas a vista, sem cartão de crédito. É melhor ficar sem grana por uns dias do que pendurado durante meses.

 

Se lembrar de algo mais acrescento depois, boa sorte na empreitada!

Editado por Wodsonslk
Link para o comentário
Share on other sites

Acho que as dicas do pessoal já disseram quase tudo.

 

Quando fui morar sozinho, como tbm sou uma pessoa desorganizada fui com a cara e a coragem sem planejar e me fodi, porque quando o chuveiro queimar e você não souber trocar, vc vai entender que devia ter escutado seu pai quando ele tentava te ensinar ou ter visto um vídeo no youtube antes.

 

Comida que não é "limpa" rapidamente, da margem a farelo, o que atrai principalmente baratas que se alimentam de material orgânico em decomposição, então além da dica da galera de tirar a poeira porque é higiênico , pense também nas baratas que podem surgir por um ambiente que está sujo.

 

Mantenha os hábitos de tomar banho todos os dias, escovar os dentes todos os dias, pois para alguns sempre tem os parentes cobrando, quando você vai morar sozinho você sente essa liberdade de ir quando quer. Se regrar e manter as regras da maioria das casas Brasileira é benéfico pra sua saúde e higiene.

 

Sobre a solidão, os meios eletrônicos estão ai pra isso, não são a mesma coisa, mas ajudam, até mesmo amigos online podem aliviar essa carência até você se acostumar.

 

Se você tem superstição com fantasma e etc, melhor ir perdendo, porque nossa mente prega peças no menor som possível quando você está sozinho (falando por exp própria lol) e você não vai ter pra onde correr le garanto isso, se tiver cagaço com esse tipo de coisa -Q

Editado por icaro silver
lanisters_C_pia_C_pia_C_pia.png
Link para o comentário
Share on other sites

Obrigado pelas dicas pessoal.

Estou lendo resposta por resposta e anotando tudo porque apesar das dicas serem parecidas, uma vai complementando a outra.

Tem um fator que me desespera MUITO: eu não sinto cheiro. N-A-D-A. Eu sempre fui assim. Então imagina eu guardar algo na geladeira e não conseguir sentir se está bom ou não?

Quanto tempo dura por exemplo arroz e feijão? E ao fazer eu posso colocar em potinhos mesmo que esteja quente, ou tem que esperar esfriar? Essa é a pior parte.

Eu pensei em comprar marmitas, mas não dá porque se compra os ingredientes em bastante quantidade para fazer sai mais barato (aparentemente).

 

Desculpem pelas perguntas noobs, mas é melhor prevenir que remediar não é mesmo? rsrs.

Link para o comentário
Share on other sites

Obrigado pelas dicas pessoal.

Estou lendo resposta por resposta e anotando tudo porque apesar das dicas serem parecidas, uma vai complementando a outra.

Tem um fator que me desespera MUITO: eu não sinto cheiro. N-A-D-A. Eu sempre fui assim. Então imagina eu guardar algo na geladeira e não conseguir sentir se está bom ou não?

Quanto tempo dura por exemplo arroz e feijão? E ao fazer eu posso colocar em potinhos mesmo que esteja quente, ou tem que esperar esfriar? Essa é a pior parte.

Eu pensei em comprar marmitas, mas não dá porque se compra os ingredientes em bastante quantidade para fazer sai mais barato (aparentemente).

 

Desculpem pelas perguntas noobs, mas é melhor prevenir que remediar não é mesmo? rsrs.

 

Feijão dura muito tempo porque dá pra congelar. Arroz eu pessoalmente prefiro fazer na hora porque fica pronto rápido e eu tenho intestino sensível, mas um arroz guardado na geladeira dura ai uma semana mais ou menos.

Link para o comentário
Share on other sites

PARABÉNS E BEM-VINDA A VIDA ADULTA

 

Morar sozinha é uma #¨@* experiência e, vai por mim, vale a pena! O senso de responsabilidade vai se desenvolver de uma maneira que você jamais pensou.

É absolutamente normal ficar perdida, ter muitas dúvidas, ligar para qualquer "adulto" pra perguntar as coisas mais básicas, mas não se esqueça: a internet é sua melhor amiga e principal fonte de pesquisa pras coisas mais idiotas possíveis.

 

Morando sozinha a gente se sente adultona e capaz de tudo, mas tá super permitido bater aquele desespero, viu? Vai com tudo

 

Dica de ouro: a minha última aquisição de 2017 foi esse SLICER incrível >> 30 conto no ML e não fico mais com a mão cheirando a alho e cebola por 5 horas.

 

FgcWis0.png

Link para o comentário
Share on other sites

Tenta fazer a quantidade de arroz/feijão pra durar, no máximo 3 dias.

Se for só você, acredito que 1 xícara e meia seja o suficiente.

Eu sou chatinha, não curto muito comer acompanhamentos muito antigos >_

 

Lembrando: se guardar na geladeira, dura mais!

 

Momento share: comprei esse vaso pra minha casa esse findi, tô orgulhosa.

7ICCWCw.png

FgcWis0.png

Link para o comentário
Share on other sites

Deus em defenderay de morar sozinho, isso só quando eu for pra mansão do meu sugar daddy.

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Coisas do dia a dia vc aprende na tentativa e erro, impossível numerar é um atras do outro

 

Segurança, agora cada um cuida do seu.

 

Imho tive bastante problemas com relação ao dinheiro, como sai de casa aos 19 e mudei de emprego umas 5 vezes. Demorei a entender que o $$ começa a sobrar com o tempo e não com o salário kk

Tão noob quanto o tempo jogado.....

Link para o comentário
Share on other sites

Obrigado pelas dicas pessoal.

Estou lendo resposta por resposta e anotando tudo porque apesar das dicas serem parecidas, uma vai complementando a outra.

Tem um fator que me desespera MUITO: eu não sinto cheiro. N-A-D-A. Eu sempre fui assim. Então imagina eu guardar algo na geladeira e não conseguir sentir se está bom ou não?

Quanto tempo dura por exemplo arroz e feijão? E ao fazer eu posso colocar em potinhos mesmo que esteja quente, ou tem que esperar esfriar? Essa é a pior parte.

Eu pensei em comprar marmitas, mas não dá porque se compra os ingredientes em bastante quantidade para fazer sai mais barato (aparentemente).

 

Desculpem pelas perguntas noobs, mas é melhor prevenir que remediar não é mesmo? rsrs.

 

Não arrisca pelo cheiro n, se tiver com cara estranha joga fora. Depois que vc fizer o arroz e o feijão deixa eles fora da geladeira um tempo, até ficarem temperatura ambiente e ai vc bota nela, se não vai zoar a temperatura da geladeira e a conta de luz vem cavalgando.

Link para o comentário
Share on other sites

PARABÉNS E BEM-VINDA A VIDA ADULTA

 

Morar sozinha é uma #¨@* experiência e, vai por mim, vale a pena! O senso de responsabilidade vai se desenvolver de uma maneira que você jamais pensou.

É absolutamente normal ficar perdida, ter muitas dúvidas, ligar para qualquer "adulto" pra perguntar as coisas mais básicas, mas não se esqueça: a internet é sua melhor amiga e principal fonte de pesquisa pras coisas mais idiotas possíveis.

 

Morando sozinha a gente se sente adultona e capaz de tudo, mas tá super permitido bater aquele desespero, viu? Vai com tudo

 

Dica de ouro: a minha última aquisição de 2017 foi esse SLICER incrível >> 30 conto no ML e não fico mais com a mão cheirando a alho e cebola por 5 horas.

 

 

Hahahahahaaha eu me identifiquei com o Slicer.. eu tenho um desses. Mas hoje em dia prefiro cortar na ponta da faca pois estou treinando pra ser um masterchef /dog

Link para o comentário
Share on other sites

Olá, bem se prepare, como disse a Gih, é uma experiência única, e pra mim o mais importante é a liberdade, e olha que meus pais eram liberais, mas é completamente diferente, vc quer comer hamburger com queijo, ou miojo com soyo, ou arroz com bife e batata frita, vc pode escolher, quer chamar os amigos ou "algo parecido", problema seu, só precisa de tempo e dinheiro, bem, o dinheiro é um problema sério, e sério, vc vai gastar até aonde não imagina, só pra montar uma casa em uma loja de 1,99 vão uns 2k reais, pensa assim, são utensílios de cozinha, lixinho do banheiro, porta sei lá oq, mas isso se dá um jeito, o pior pra mim foi o tempo, pensa assim, é tudo por vc, e só vc, eu trabalhava e fazia faculdade, e ainda queria jogar, e era noivo, mano, era tenso, vc tem que:

1) deixar tudo organizado, nao deixe acumular, vira 10x mais;

2) crie rotinas, eu por exemplo, antes de dormir, organizava tudo, e sabado de manha era dia de faxina e lavar roupa!

3) deixe coisas prontas, arroz, feijão, e salada lavada (mergulhada na agua dura dias), misturas prontas congeladas, esperando preparo, por exemplo, eu fazia frango ou bife empanado (cru) e congelava, no dia era só fritar, arroz guardado nao fica gostoso, mas se vc esquentar na panela com um pouquinho de agua bem pouquinho mesmo, parece novo! :)

Que a sorte esteja sempre a seu favor! :D

Link para o comentário
Share on other sites

Obrigada para todos que comentaram, agradeço imensamente.

Estou vendo que eu vou me ferrar literalmente! Eu trabalho de segunda a sexta, das 12:00 as 21:30 e de sábado das 12:00 as 15:00. Meu namorado mora em outra cidade [pertinho] então eu saio correndo para a rodoviária pegar o ônibus as 15:50 no sábado e fico até no domingo, quando eu volto pra casa por volta das 21h.

Terei que levantar as 7:00 da manhã todos os dias para manter tudo organizado!!!

Mas é como vocês disseram ... o preço pela liberdade deve ser maravilhoso.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...