Ir para conteúdo

Atualização Semanal - 14/08


Rufio Fastbomb

Posts Recomendados

Questão de oportunidade todos tem. Infelizmente não adianta alguém pouco qualificado se propor a fazer algo que nunca treinou na vida. Minha irmã, por exemplo, SEMPRE teve dificuldade no desenho e design... Mas sempre tentou aprender. Eu ensinei o que podia pra ela, e ela chegou a ganhar um concurso de desenho. Não foi dom, não foi "vantagem". Foi puro treino. Tanto que agora ela é diretora de marketing da liga acadêmica dela, e faz uns banners maravilhosos, mesmo que os primeiros foram ruinzinhos. Ela estudou como fazer e fez. (E ela faz medicina, não é como se não desse tempo para aprender algo).

 

A mesma lógica segue para uma vaga de emprego para um cirurgião. Um engenheiro não pode se candidatar e nem reclamar que a vaga não abrange ele - se ele não estudou para isso, como quer cobrar que a vaga inclua ele? Um vestibular para o curso de música, por exemplo, que tenha prova prática. O candidato não pode dizer que a prova está excluindo ele por causa disso.

 

Em tudo tem isso. Tudo.

 

 

POR FAVOR, não compare a vida real com anime. Não é a mesma coisa.

 

Voltando ao exemplo do cirurgião, não dá para alguém que não passou por todos os anos da residência operar como alguém que passou.

 

Em animes são brigas. É o clichê do protagonista achando uma força interior porque ele é O Escolhido. É o típico deus ex machina. Simplesmente não é real na vida de verdade. Existem gênios? Existem. Mas honestamente, não há nenhum gênio na comunidade do rag talvez o skt mas enfim

 

Me chamaram de a The Best em fanart de ragnarok atualmente. Minha lista de espera de commissions tá superando dois meses. E sabe por que? Porque eu treino desde criança. Eu nunca parei de desenhar, e me dediquei absurdamente para isso. Eu tenho um ano de educação FORMAL em desenho de observação focado em anatomia. Um ano em Ilustração. Um ano de anatomia pura. Eu NUNCA parei de treinar. E é isso que praticamente todos os melhores desenhistas dizem: o melhor artista é a criança que não parou de desenhar.

 

Então, por favor, não desmereça meus anos de estudo e dedicação. Não é porque eu tenho "talento". É porque eu tenho experiência.

mas o premio que estão pedindo é carta MVP, ai só que passou a vida treinando terá chances reais de ganhar? daria tempo que começar agora e ja concorrer contra vc por exemplo? acho que não né, talvez se tivesse uma sala do tempo como no DBZ ne:rolleyes:.

 

o concurso dos memes não era tão restritivo, muita gente nunca fez meme na vida, mas conseguiu criar algo, observando outros, tem ferramentas pra criar meme( as imagens) que facilitaram e muito, bastando por a ideia no meme.

agora desenhar, se pegar imagens da internet pra usar, não pode, montagem com sprites do jogo, não pode.

 

concurso de loadscreen o premio tem que ser como foi nos outros mesmo.

 

e se for pra dar carta MVP como premio que seja em algo mais livre, ou que seja uma carta pra cada tipo de concurso, ex: 1 pra desenhos, 1 pra memes, 1 mini fanfic, 1 pra screeeshot, etc e mesmo assim o premio é muito valioso para tal.

Link para o comentário
Share on other sites

  • Replies 378
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Questão de oportunidade todos tem. Infelizmente não adianta alguém pouco qualificado se propor a fazer algo que nunca treinou na vida. Minha irmã, por exemplo, SEMPRE teve dificuldade no desenho e design... Mas sempre tentou aprender. Eu ensinei o que podia pra ela, e ela chegou a ganhar um concurso de desenho. Não foi dom, não foi "vantagem". Foi puro treino. Tanto que agora ela é diretora de marketing da liga acadêmica dela, e faz uns banners maravilhosos, mesmo que os primeiros foram ruinzinhos. Ela estudou como fazer e fez. (E ela faz medicina, não é como se não desse tempo para aprender algo).

Foi o que eu falei, anime ensina as pessoas que com empenho e esforço vc pode superar aqueles que nasceram com "dons" ou "aptidões". Vc falou pra eu não compara anime com situação de vida real, mas ai traz justamente uma situação de vida real com moral de historia de anime? :confused:

A mesma lógica segue para uma vaga de emprego para um cirurgião. Um engenheiro não pode se candidatar e nem reclamar que a vaga não abrange ele - se ele não estudou para isso, como quer cobrar que a vaga inclua ele? Um vestibular para o curso de música, por exemplo, que tenha prova prática. O candidato não pode dizer que a prova está excluindo ele por causa disso.

Acho que até nisso os animes nos ensinam algo...já que não vemos lutadores competindo contra padeiros :o

Segunda moral da história nas entrelinhas ai: não vemos a TITI lutando contra o Céu. Deixa a luta pros lutadores, a mecânica para os mecânicos (bulma), etc.

Em tudo tem isso. Tudo.

 

 

POR FAVOR, não compare a vida real com anime. Não é a mesma coisa.

 

É. Imaginei, pq não acordo de manhã gritando emanando aura amarela pelos meus poros. Questão aqui é a moral das historias, eu acho. Não?

Voltando ao exemplo do cirurgião, não dá para alguém que não passou por todos os anos da residência operar como alguém que passou.

 

Dá. Na historia da humanidade existem vários casos de curandeiros improvisados que operaram e salvaram vidas, "médicos" improvisados em zonas de crise, que acabaram por desempenhar papel fundamental na vida dos próximos. Eu confiaria alguém assim me operar? Claro que não. Mas que existiram, isso é fato. Mas foge da questão central, que é tipo..."dom x empenho (dentro da mesma areá):(

Em animes são brigas. É o clichê do protagonista achando uma força interior porque ele é O Escolhido. É o típico deus ex machina. Simplesmente não é real na vida de verdade. Existem gênios? Existem. Mas honestamente, não há nenhum gênio na comunidade do rag talvez o skt mas enfim

 

Me chamaram de a The Best em fanart de ragnarok atualmente. Minha lista de espera de commissions tá superando dois meses. E sabe por que? Porque eu treino desde criança. Eu nunca parei de desenhar, e me dediquei absurdamente para isso. Eu tenho um ano de educação FORMAL em desenho de observação focado em anatomia. Um ano em Ilustração. Um ano de anatomia pura. Eu NUNCA parei de treinar. E é isso que praticamente todos os melhores desenhistas dizem: o melhor artista é a criança que não parou de desenhar.

Legal, parabéns fico feliz por você, que se empenhou e tal, e alcançou ou ultrapassou os genios de sua area quem sabe (isso so comprova a moral da historia a qual vc sente estar te ofendendo mas ok). Ai vc pega Vahn Gogh, ve que o cara é um gênio, estudou merreca, e tipo....É um GÊNIO em sua área. Idem Beethoven em sua área. Alguém ser capaz de alcança-los com empenho e dedicação, apenas comprova a moral da historia de dragon ball >.>

 

E EINSTEIN ENTÃO? GÊNIO DA MATEMÁTICA QUE REPROVAVA EM MATEMÁTICA NA ESCOLA? kkkkkk

Então, por favor, não desmereça meus anos de estudo e dedicação. Não é porque eu tenho "talento". É porque eu tenho experiência.

 

Consideração final: Não é porque um ANIME tem uma moral da história do tipo "com empenho e treino você pode superar a tuto e a todos" que alguém ta te desmerecendo né meu amigo. :confused:

[sIGPIC][/sIGPIC]

 

​~~ M.E.C.H.A: Salvadores do amanhã da destruição da raça humana

Link para o comentário
Share on other sites

Tem algum link ai?

Não achei aqui não.

 

Lá na página oficial só vi as do porto malaya/eclage.

PS: se você estiver vendo a tradução feita pelo DDUP, eu não confiaria 100% não.

XD

Tá muito estranho pelo o fato da página oficial ter compartilhado o link DDUP para a galera ver as cartas.

É só você ir na página de álbuns do DDUP que lá tem a de BIO4 tbm.

Quero ver quando sair no database as cartas que aí sim vamos poder ter certeza, mas que tá faltando a informação em todas as MVPs de BIO tá.

Link para o comentário
Share on other sites

Tá muito estranho pelo o fato da página oficial ter compartilhado o link DDUP para a galera ver as cartas.

É só você ir na página de álbuns do DDUP que lá tem a de BIO4 tbm.

Quero ver quando sair no database as cartas que aí sim vamos poder ter certeza, mas que tá faltando a informação em todas as MVPs de BIO tá.

Já disse, vou repetir:

Não confia 100% na tradução da DDUP.

:p

 

Mas sim, tá faltando informação.

@edit

Ou tá faltando, ou tá errado.

Divine pride x irowiki estão diferentes, então né .. XD

Editado por BOLO DE ABACAXI
Link para o comentário
Share on other sites

Melhor modo de pegar esses textos é colocar no google, assim posso ouvir sem ler :v

https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR#pt/en/Postado%20originalmente%20por%20WildRose~%20%20Visualizar%20mensagem%0AQuest%C3%A3o%20de%20oportunidade%20todos%20tem.%20Infelizmente%20n%C3%A3o%20adianta%20algu%C3%A9m%20pouco%20qualificado%20se%20propor%20a%20fazer%20algo%20que%20nunca%20treinou%20na%20vida.%20Minha%20irm%C3%A3%2C%20por%20exemplo%2C%20SEMPRE%20teve%20dificuldade%20no%20desenho%20e%20design...%20Mas%20sempre%20tentou%20aprender.%20Eu%20ensinei%20o%20que%20podia%20pra%20ela%2C%20e%20ela%20chegou%20a%20ganhar%20um%20concurso%20de%20desenho.%20N%C3%A3o%20foi%20dom%2C%20n%C3%A3o%20foi%20%22vantagem%22.%20Foi%20puro%20treino.%20Tanto%20que%20agora%20ela%20%C3%A9%20diretora%20de%20marketing%20da%20liga%20acad%C3%AAmica%20dela%2C%20e%20faz%20uns%20banners%20maravilhosos%2C%20mesmo%20que%20os%20primeiros%20foram%20ruinzinhos.%20Ela%20estudou%20como%20fazer%20e%20fez.%20(E%20ela%20faz%20medicina%2C%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20como%20se%20n%C3%A3o%20desse%20tempo%20para%20aprender%20algo).%0A%0AA%20mesma%20l%C3%B3gica%20segue%20para%20uma%20vaga%20de%20emprego%20para%20um%20cirurgi%C3%A3o.%20Um%20engenheiro%20n%C3%A3o%20pode%20se%20candidatar%20e%20nem%20reclamar%20que%20a%20vaga%20n%C3%A3o%20abrange%20ele%20-%20se%20ele%20n%C3%A3o%20estudou%20para%20isso%2C%20como%20quer%20cobrar%20que%20a%20vaga%20inclua%20ele%3F%20Um%20vestibular%20para%20o%20curso%20de%20m%C3%BAsica%2C%20por%20exemplo%2C%20que%20tenha%20prova%20pr%C3%A1tica.%20O%20candidato%20n%C3%A3o%20pode%20dizer%20que%20a%20prova%20est%C3%A1%20excluindo%20ele%20por%20causa%20disso.%0A%0AEm%20tudo%20tem%20isso.%20Tudo.%0A%0A%0APOR%20FAVOR%2C%20n%C3%A3o%20compare%20a%20vida%20real%20com%20anime.%20N%C3%A3o%20%C3%A9%20a%20mesma%20coisa.%0A%0AVoltando%20ao%20exemplo%20do%20cirurgi%C3%A3o%2C%20n%C3%A3o%20d%C3%A1%20para%20algu%C3%A9m%20que%20n%C3%A3o%20passou%20por%20todos%20os%20anos%20da%20resid%C3%AAncia%20operar%20como%20algu%C3%A9m%20que%20passou.%0A%0AEm%20animes%20s%C3%A3o%20brigas.%20%C3%89%20o%20clich%C3%AA%20do%20protagonista%20achando%20uma%20for%C3%A7a%20interior%20porque%20ele%20%C3%A9%20O%20Escolhido.%20%C3%89%20o%20t%C3%ADpico%20deus%20ex%20machina.%20Simplesmente%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20real%20na%20vida%20de%20verdade.%20Existem%20g%C3%AAnios%3F%20Existem.%20Mas%20honestamente%2C%20n%C3%A3o%20h%C3%A1%20nenhum%20g%C3%AAnio%20na%20comunidade%20do%20rag%20talvez%20o%20skt%20mas%20enfim%0A%0AMe%20chamaram%20de%20a%20The%20Best%20em%20fanart%20de%20ragnarok%20atualmente.%20Minha%20lista%20de%20espera%20de%20commissions%20t%C3%A1%20superando%20dois%20meses.%20E%20sabe%20por%20que%3F%20Porque%20eu%20treino%20desde%20crian%C3%A7a.%20Eu%20nunca%20parei%20de%20desenhar%2C%20e%20me%20dediquei%20absurdamente%20para%20isso.%20Eu%20tenho%20um%20ano%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20FORMAL%20em%20desenho%20de%20observa%C3%A7%C3%A3o%20focado%20em%20anatomia.%20Um%20ano%20em%20Ilustra%C3%A7%C3%A3o.%20Um%20ano%20de%20anatomia%20pura.%20Eu%20NUNCA%20parei%20de%20treinar.%20E%20%C3%A9%20isso%20que%20praticamente%20todos%20os%20melhores%20desenhistas%20dizem%3A%20o%20melhor%20artista%20%C3%A9%20a%20crian%C3%A7a%20que%20n%C3%A3o%20parou%20de%20desenhar.%0A%0AEnt%C3%A3o%2C%20por%20favor%2C%20n%C3%A3o%20desmere%C3%A7a%20meus%20anos%20de%20estudo%20e%20dedica%C3%A7%C3%A3o.%20N%C3%A3o%20%C3%A9%20porque%20eu%20tenho%20%22talento%22.%20%C3%89%20porque%20eu%20tenho%20experi%C3%AAncia.

Pronto

OBS: Não tô desmerecendo só é engraçado ouvindo esses textos

Maurício

mtqbv4.jpg

Link para o comentário
Share on other sites

Consideração final: Não é porque um ANIME tem uma moral da história do tipo "com empenho e treino você pode superar a tuto e a todos" que alguém ta te desmerecendo né meu amigo. :confused:

 

Sim o Deku por exemplo; depois de muito esforço e treinamento ele conseguiu atingir seu objetivo, mesmo sem ter um qu.... a não deixa

 

Não existe isso cara, Anime é anime a vida é a vida, deixa separado, força da amizade nunca fez nem nunca vai fazer nada ( Você ja tentou marcar um bar com um grupo de amigos? tende ao impossivel achar uma data/hora/local pra todos, imagina algo mais sério)

 

No mais, entendo que é uma competição, sempre teremos os que prejudicados e os """"avantajados"""" é impossivel chegar em um meio termo ideal igual pra todos.Acredito que o mais próximo disso seria diversificar as modalidades( meme/loadscreen/...), assim diminuindo o gap, fazendo cada um competir onde tem mais aptidão/dom/vontade

Link para o comentário
Share on other sites

Consideração final: Não é porque um ANIME tem uma moral da história do tipo "com empenho e treino você pode superar a tuto e a todos" que alguém ta te desmerecendo né meu amigo. :confused:

 

Ué, foi tu mesmo que disse que o Vegeta, que treinou a vida toda, perdeu pro Goku que tinha talento.

 

E sobre os médicos "improvisados" de campos de guerra... Migo, não. Só não. São profissionais MUITO bem qualificados que vão pra lá. Dá uma olhadinha no que o MSF quer para os médicos deles. E sim, eles ficam em zonas de guerra. O MSF estava pedindo internacionalmente que PARASSEM DE BOMBARDEAR OS MÉDICOS DELES.

 

E sobre Einstein... Tu sabe que ele reprovou na prova porque ela era em francês, e ele não sabia quase nada da língua, né? E que ele fez a prova antes mesmo de terminar o ensino médio, que SEMPRE teve notas altas em matemática.

 

E sobre alguém não ter tempo de se preparar... E os concursos públicos que pedem conhecimento de direito mesmo quando é um concurso só de ensino médio?

original.gif

Link para o comentário
Share on other sites

@Rose

 

Disse tudo, se a pessoa praticou e fez um bom desenho ela merece ganhar. Errado e você dar seu melhor, gastar dias para elaborar a loadscreen campeã e no final eles escolhem uma feita de qualquer jeito, sem amor pelo desenho e sim com único propósito na premiaçao.

 

As pessoas que desenham fazem porque gostam e juntam o útil ao agradável para aproveitar do que sabem fazer para ganhar algo na vida.

 

 

@Amiguinho reclamão

 

Se não sabe desenhar e mesmo assim quer participar, participa, mas não reclama de quem se esforçou para aprender a desenhar, e fez algo melhor que você, na vida sempre haverá uma pessoa melhor que vc em algo, apenas aceite isso

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Não acho correto darem como premiação de concurso MvPs de FEUDO<. se quiser que pegue castelo toda semana e entre l pra matar.>

 

Nós que estamos no jogo pra guerra, não temos nenhuma "vantagem". Nem mesmo eventos pra essa modalidade nós temos. O último foi a tempos e fez muito bem pro servidor, não entendo porque não foi repetido.

Talvez assim, gere mais pessoas interessadas nessa modalidade.

 

@att

Goxto mucho!

@Valhalla

Zangz - Bio / FuzzyLips - Shura / chiptune superstar - Trova / z44ngbaz44ng - AB

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

e mesmo assim o premio é muito valioso para tal.

 

Acho que para por ai. Extremamente complicado envolver as novas cartas em concursos dessa forma, principalmente se estivermos falando de cartas como Gioia e Kades num momento onde não existe nenhuma delas disponível.

 

Talvez eu concordaria com o prêmio se fosse algo como um campeonato, mas já sabemos o que rolou no último RBC.

 

Bem pouco coerente a premiação média dos concursos serem algo em torno de 200kk~400kk em ROPs/itens e colocar um concurso com cartas que provavelmente sairão por 30b e que ainda nem todos possam participar.

Link para o comentário
Share on other sites

Não acho correto darem como premiação de concurso MvPs de FEUDO<. se quiser que pegue castelo toda semana e entre l pra matar.>

 

Nós que estamos no jogo pra guerra, não temos nenhuma "vantagem". Nem mesmo eventos pra essa modalidade nós temos. O último foi a tempos e fez muito bem pro servidor, não entendo porque não foi repetido.

Talvez assim, gere mais pessoas interessadas nessa modalidade.

 

@att

Goxto mucho!

 

Tem MVP de feudo na Chefenia :(

original.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Eu gosto do vegeta. Sayajin tinha isso de ganhar poder dependendo motivação de batalha. Goku é de proteger alguém, vegeta é de raiva XD

 

 

Vc quer dizer que só nessas modalidades ainda encontra alguem de real PS? Ou o contrario?

Rapaz, Goku provou na saga do "torneio do poder" que ele busca mais poder pra sempre lutar com adversários mais fortes (essa é a paixão dele). O Vegeta é parecido. Nesse novo DB super eu até vi uma preocupação maior do Vegeta com a família que o Goku.

 

Tem outra coisa também, lembre-se que Goku desde o dragon ball (ele criança) teve o mestre kame, mestre karin e kami-sama como tutores. E no DBZ ele teve o senhor Kaio do Norte como principal tutor (Não lembro se ele chegou a treinar com o Grande senhor Kaio).

 

O primeiro tutor do Vegeta é o Whis (eu lembro de nenhum outro, se vocês lembrarem citem ae ^^). Vegeta sempre treinou sozinho e tentou aprender as coisas sozinho. No DBZ em Namek, ele quebra o rastreador e lembra Goku e os outros falavam do Ki e podiam sentir a presença. Ele apenas tenta e consegue sozinho, ninguém ensinou a ele como fazer aquilo. O problema de Vegeta é que ele á muito orgulhoso, mas pelo menos ele da ouvidos ao Beruus e Whis.

Look, I don't care about your politics.

 

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Não acho correto darem como premiação de concurso MvPs de FEUDO<. se quiser que pegue castelo toda semana e entre l pra matar.>

 

Nós que estamos no jogo pra guerra, não temos nenhuma "vantagem". Nem mesmo eventos pra essa modalidade nós temos. O último foi a tempos e fez muito bem pro servidor, não entendo porque não foi repetido.

Talvez assim, gere mais pessoas interessadas nessa modalidade.

 

@att

Goxto mucho!

Seguindo essa logica nem deveria existir Cheffenia, se quer MVP vai la e enfrenta a concorrencia e faça por merecer. Vai fazer o topico pedindo pra retirada da cheffenia? E modalidade de WOE é triste quando 99% dos jogadores que participam dela trapacea pra ter vantagem pra manter o castelinho de areia em pé.

Link para o comentário
Share on other sites

Seguindo essa logica nem deveria existir Cheffenia, se quer MVP vai la e enfrenta a concorrencia e faça por merecer. Vai fazer o topico pedindo pra retirada da cheffenia? E modalidade de WOE é triste quando 99% dos jogadores que participam dela trapacea pra ter vantagem pra manter o castelinho de areia em pé.

 

Lá a chance é igual pra todos, nada contra cheffenia. Quem não quiser jogar guerra, que espere ela ué, ad-absurdum na hora do almoço não é saudável.

@Valhalla

Zangz - Bio / FuzzyLips - Shura / chiptune superstar - Trova / z44ngbaz44ng - AB

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Acho que para por ai. Extremamente complicado envolver as novas cartas em concursos dessa forma, principalmente se estivermos falando de cartas como Gioia e Kades num momento onde não existe nenhuma delas disponível.

 

Talvez eu concordaria com o prêmio se fosse algo como um campeonato, mas já sabemos o que rolou no último RBC.

 

Bem pouco coerente a premiação média dos concursos serem algo em torno de 200kk~400kk em ROPs/itens e colocar um concurso com cartas que provavelmente sairão por 30b e que ainda nem todos possam participar.

 

"O valor do salário mínimo é determinado por decreto presidencial. O que está valendo, em 2017, assinado por Michel Temer em 29 de dezembro do ano passado, estabelece os seguintes valores de mínimo:

  • Mês: R$ 937
  • Dia: R$ 31,23
  • Hora: R$ 4,26

O cálculo do valor do salário mínimo é determinado por uma lei específica. Ele diz que o salário por hora é igual ao valor do mínimo mensal dividido por 220 (R$ 937 dividido por 220, arredondando, é igual a R$ 4,26).

Já o valor diário é o mínimo mensal dividido por 30."

 

Um desenho feito para esse tipo de concurso ultrapassa fácil as 30 horas para ser feito (e não é difícil chegar a 50 horas). É sério. Não é rápido. Não é fácil. Na hipótese mais rápida, são uns 130 reais. Isso calculando o salário minimo.

 

200~400kk é até meio ofensivo. Nesse caso, a única motivação que muitos artistas têm é ver o desenho na loadscreen.

 

Mas enfim. É um desenho pago pela "divulgação" mesmo, né?

 

 

Enfim, desisto. Se acham que trabalho de desenhista é coisa de anime, dane-se. É por coisas assim que as pessoas acham caro a gente cobrar 100 reais por desenho que leva dias. Mas desenhista é subclasse, né? :)

 

De qualquer forma, me retiro. Completamente desapontada com vocês, que acham que ficar desenhando até o dedo formar calo é tão valorizado quanto uma screenshot.

original.gif

Link para o comentário
Share on other sites

@Rose

 

Disse tudo, se a pessoa praticou e fez um bom desenho ela merece ganhar. Errado e você dar seu melhor, gastar dias para elaborar a loadscreen campeã e no final eles escolhem uma feita de qualquer jeito, sem amor pelo desenho e sim com único propósito na premiaçao.

 

As pessoas que desenham fazem porque gostam e juntam o útil ao agradável para aproveitar do que sabem fazer para ganhar algo na vida.

 

 

@Amiguinho reclamão

 

Se não sabe desenhar e mesmo assim quer participar, participa, mas não reclama de quem se esforçou para aprender a desenhar, e fez algo melhor que você, na vida sempre haverá uma pessoa melhor que vc em algo, apenas aceite isso

 

mais dai quem tem real chance e quem desenha melhor não seria um concurso justo, então fação dois concurso um para desenho e outro para meme com mesma premiaçao para ambas e quem participa de um não pode participar de outro

Link para o comentário
Share on other sites

Visitante
This topic is now closed to further replies.

×
×
  • Criar Novo...