Ir para conteúdo

Como você define o povo brasileiro?


Myuh!~

Posts Recomendados

so koerano

e odeio barzil voces

brazileiro é porco

voce gosta de feijoada

voce gosta de caipirinha

lula dilma asasino

braizl porcos

crime ocore nada acotece feijoada

llBruxoll - Arcano 150/51 | Luke DragonBreath - RK Agi 152/50 | Luke H2SO4 - Bioquímico 150/43 | Luke IronPunch - Shura 140/45 | Luke Shadowslash - GX 133/36 | after Midnight @Thor

Link para o comentário
Share on other sites

Falando de forma generalizada, o povo brasileiro é festeiro, mas no fundo é bem apática tanto em assuntos de política quanto em problemas sociais mas isso foi condicionado com as pessoas que estavam no poder desde o começo da ditadura militar, um exemplo antes de 1964 tinha estudo político na grade escolar, quer tirar vontade em tudo, isso tambem é reflexo que vivemos em um pais subdesenvolvido, o instinto natural do ser humano quando vivem em lugares difíceis é pesar em si mesmo do que nos outros, isso somado a sensação de impunidade em que a nossa sociedade nos da impressão.

image.png.e1e6d5aa18997af44e0f94584a8c7b9d.png @Valhala - Aprendiz 99/10 Novembro' - Ceifador de Almas 136/40 Zedric Jr.

Link para o comentário
Share on other sites

Leia-se Momji

Amigo, quem me dera. Eu poderia parar de fazer coisas que (talvez infelizmente, mas ainda felizmente) julgo necessárias, tipo autocrítica.

 

@Topic: Vamos todos banir a palavra hipócrita do nosso dicionário para não parecermos apresentador adolescente da MTV tentando discutir o futuro da nação verde e amarela.

Editado por Momiji
Link para o comentário
Share on other sites

@Edit, na realidade, acho que o que definiria melhor a minha pergunta seria, o que faz um brasileiro ser reconhecido como brasileiro, não vale dizer que porque ele fala PT-BR >:v[/color]

 

Em jogos online, pelo menos, somos conhecidos como BR por:

Abusar de bug's;

A risadinha cômica "ehueheheuheuh brbrbrbr";

Pedir dinheiro;

Trollar exageradamente;

Chingar;

 

:rolleyes::rolleyes:

 

Acho que de certa forma, somos conhecidos no mundo "real" pelos mesmos "motivos" :rolleyes:

Editado por N.Iron
Link para o comentário
Share on other sites

É sempre bom procurar outras opiniões quando temos que fazer essas pesquisas acadêmicas. Não pense que foi uma má ideia, não. Só tente abstrair dos flames desnecessários.

 

A princípio eu não sabia como responder isso sem que ficasse algo gigantesco porque é um assunto que dá pra ir explorando e dissecando bem e é divertido, até. Mas vindo de mim vai ser gigante de qualquer maneira.

 

Mas partindo por esse ponto de hábitos e costumes cotidianos acho que posso tentar ajudar a partir de um olhar específico. Há alguns anos eu fazia faculdade de japonês e sempre tinha que interagir com japoneses, desde adultos a crianças, eventos acadêmicos ou culturais deles, além de lidar com professores japoneses e, bom, tem aquilo de você notar mais facilmente o costume alheio quando encontra alguém que foge da sua bolha (acredito que acontece entre estrangeiros principalmente, mas regionalmente também é engraçado e muito interessante de se observar), mas dificilmente você consegue notar os seus próprios ou do ambiente que você vive (e talvez por isso seja tão difícil nós mesmos definirmos) e nesse período que estudei lá eu pude aprender mais sobre nós além deles.

 

  • Não somos pontuais.

Acho que isso varia bastante de região por região, e sei que é bem errado generalizar porque sempre existe exceção, mas no geral a gente costuma chegar atrasado em compromissos, festas etc. Não sei exatamente como é em outros estados, eu moro no RJ e aqui a "etiqueta" manda chegar de 30min à 1~2h de atraso dependendo do compromisso. Dificilmente uma festa vai começar às 18h com os convidados, por exemplo. Os primeiros chegam a partir das 19h e talvez até seja um reflexo nacional, já ouvi falar disso em outros locais. Mas em compromissos mais sérios eu costumo ver atrasos de minutos, nunca na hora e, pior ainda, nunca antes da hora.

 

 

  • Somos muito afetuosos.

Isso nem é algo que não sabemos, porque é uma das características que estrangeiros mais destacam de nós, acho que até nós mesmos destacamos. E quando falam da nossa alegria, o quão somos convidativos, hospitaleiros, eles falam da nossa cultura de abraçar, beijar e viver grudado um ao outro. Temos a necessidade do contato humano, o que, talvez, não seja tão comum no mundo todo, mas nos caracteriza muito bem.

 

 

  • Não somos diretos.

Lógico que aqui, assim como qualquer outra coisa que eu esteja generalizando, vai haver exceção, mas é outra característica que minhas professoras destacavam sobre nós. Precisamos sempre explicar e explicar antes de chegar ao ponto principal. (Eu sou o melhor exemplo disso, haha) Enquanto que em outros lugares os habitantes costumam simplesmente dizerem o que querem e ponto, e, em outros lugares, até explicarem depois que já disseram o que queriam antes.

 

 

  • Ser comunicativos demais.

Eu não sei nem se deveria colocar isso à parte porque se encaixa na parte de não ser direto e de ser afetuoso, mas né, fica pra mais um tópico. Comparados a outros países e culturas nós falamos um pouco demais, queremos conversas e temos essa necessidade do contato, como eu disse se encaixa bem nos outros dois tópicos.

 

 

  • Temos o jeitinho brasileiro.

Eu queria ter colocado com outras palavras, mas talvez seja entendido em sua excelência dessa forma. Nós costumamos diariamente fazer exceções em tudo, tentando justificar coisas que não são seguidas à risca, regras que não são cumpridas, de certa forma somos bem indisciplinados se fomos comparar com outros lugares. Sempre tentamos justificar tudo, os erros etc. Mas nem é de todo mal se pararmos pra pensar porque, por exemplo, quando algo dá errado sempre tentamos contornar isso de alguma forma enquanto que lá fora muitos ficariam apenas frustrados. Poderia incluir aqui a criatividade, também.

 

 

  • Somos generosos demais.

Também temos por hábito compartilhar coisas, desde objetos a bebidas. Por mais que pareça normal, lá fora muitos veem com estranheza compartilhar coisas pessoais demais. Uma curiosidade que dá pra encaixar aqui é que também dificilmente a cultura de dar carona é vista em outros países, não que não exista mas é uma peculiaridade. E nós somos bem experts nisso, porque podemos combinar isso desde o telefone a grupos de facebook. Minha faculdade mesmo tem um grupo no facebook só de caronas para determinadas áreas.

 

 

  • Somos muito higiênicos.

No Japão eles têm o costume de reutilizar a água da banheira entre os familiares (o que é meio argh a princípio) e depois reutilizam a água para fazer a primeira lavagem de roupa na máquina (o que eu já acho genial), em outros lugares costumam tomar pouquíssimos banhos diários e até semanais. Acredito que, por sermos um país tropical e, em grande maioria, descendentes de índios, temos o hábito de tomar vários banhos ao dia.

 

 

Por ora eu não vou conseguir lembrar de outras características, ta difícil fazer a memória funcionar aqui.

 

E, como eu disse, são características vistas de olhares específicos, com quem eu pude conviver por alguns anos. Mas como na faculdade de letras sempre tem intercâmbio com outros países, pessoas de várias nacionalidades, não foram impressões exclusivas dos japas com quem eu convivi.

 

Desculpe se, ainda sim, não era o que você tava pesquisando. D:

[sIGPIC][/sIGPIC]<br>

O melhor lugar do mundo é dentro do seu abraço.<br> Kawaiiness @ Asgard

Link para o comentário
Share on other sites

Como comerciante, já lidei com todo tipo de gente.

 

A grande massa é bem ignorante e não busca se informar. Vivem na base "do que ouviu falar". Sofri muito com consumidor que inventa direitos que não possui. Por exemplo, pedir o dinheiro de volta só porque o item que ele comprou de presente não serviu pra pessoa. Só que isso não é direito, não há lei que obrigue a loja física de devolver a grana caso um produto não sirva ou não agrade o presenteado.

 

Dá pra notar que o brasileiro adora "o poder". No exemplo acima, já recebi diversas ameaças de processo e tal, já recebi diversas carteiradas e ameaças de apanhar. Isso faz com que eu acabe cedendo, afinal, não tenho dinheiro pra viver pagando advogado por causa da ignorância do povo em não conhecer seus deveres ou de sua babaquice de achar que tudo se resolve na porrada.

 

Por outro lado, vejo que o brasileiro é muito comunicativo e afetuoso. Muitos clientes conversam comigo de forma muito amistosa, agradecem o atendimento com apertos de mão e já recebi até abraço haha xD

 

Neste ponto, sinto que uma das características mais interessantes do brasileiro é justamente essa afeição que certas pessoas adquirem por desconhecidos. Muita gente que nunca vi na vida acaba se abrindo comigo, contando coisas que são até muito intimas (divórcio, brigas de família, filhos problemáticos, etc.), sendo que nós, meros comerciantes, não temos como ajudar, mas só de ouvir, dá pra notar que a pessoa fica contente.

 

Talvez, em resumo, o brasileiro é uma mistura muito grande de coisas. Egoísta, carente, ignorante, comunicativo, malandro, divertido, afetuoso... É difícil dar uma definição concreta. Cada brasileiro é muito diferente.

Passei por aqui em 19/08/2021 - Vacine-se e use máscara se precisar sair...
Link para o comentário
Share on other sites

Em jogos online, pelo menos, somos conhecidos como BR por:

Abusar de bug's;

A risadinha cômica "ehueheheuheuh brbrbrbr";

Pedir dinheiro;

Trollar exageradamente;

Chingar;

 

:rolleyes::rolleyes:

 

Acho que de certa forma, somos conhecidos no mundo "real" pelos mesmos "motivos" :rolleyes:

 

Ah, não sei. Às vezes me custa acreditar nisso. Já tive alguns contatos gringos e costumamos conversar e não é essa discriminação. Da mesma forma que tenho os tais otakus como contato e não é o que falam. :p

 

 

 

@ilyana

 

Já que não temos moderação que tal começarmos a abrir tópico sobre jogos? não estaremos divulgando, e eles nem olham mesmo o fórum quem dirá o offtopic

 

Até adoraria, tanto que criei aquele do Mortal Kombat, mas acho que também não vou forçar a barra um pouco e colocar a conta em risco. :|

Link para o comentário
Share on other sites

Então sendo bem simples, pois explicar meu ponto de vista demora ^^

 

1 - A maioria das vezes, você pode ver isso na internet mesmo, o brasileiro estraga ou piora ou zonei alguma coisa que não seja do dominio Brasileiro, por exemplo o FB, ORKUT e por ai vai( Isso pois só citei as midias DIGITAIS)

2 - Brasileiro é um ser alegre e divertido, isso não há sobra de duvidas, porem é um povo de cabeça muito fechada, sim fechada para novidades e para pensamentos, eu vejo o brasil como um "lixão" dos Estados Unidos, pois quando lança uma coisa nova la todos os brasileiros querem( Isso os que podem), e esquecem que acabo de chegar no nosso mercado tipo um iphone 5 por exemplo e acabam por importar trocentos iphones 5 ai o Estados Unidos lança o 6 e nois descartamos os iphones 5 para conseguirmos o 6( Não se se intenderam)

3 - Nosso povo precisa de mais educação, sim não só escolas melhores e hospitais e melhor renda eu falo da educação base que muitos até de classe alta não tem, eu penso de 3 formas o brasileiro,

- 1 O de bem com a vida, gosto de chamar esses de classe pobre, estão bem ferrados de vida, sempre faltando dinheiro, sempre na miseria, porem sempre rindo se divertindo e se esforçando para melhorar, porem gastam com coisas desnecessarias para eles.

- 2 A classe media, que sempre se esforça para pagar as contas, reclama dos impostos e do resto que o governo enfia neles para poder "suprir" os pobres, eles são mais favoraveis a dupla decisão, ou fica pobre ou rala e rala para ficar um pouco mais rico, estão sorrindo e ao mesmo tempo reclamando, porem nessa classe existe muitas pessoas arrogantes, se achando os bons e não ajudam os pobres.

- 3 A classe alta o "clero", na minha opinião eles são bem arrogantes, babacas e insensíveis eles tem muito dinheiro e pouco se preocupam com os de baixo, querem mais que os de baixo continuem probres para que eles continuem ricos, tem dinheiro o suficiente para ajudar as pessoas mais pobres, porem só olham o proprio machucado.

 

- obs: é obvio que todos as 3 classes tem suas exceções como em qualquer lugar, mais esse é meu ponto de vista para dizer uma simples frase.

 

O Brasil precisa mesmo é de mais educação, sim sempre haverá classe 1, 2 e 3, porem se todas tivessem educação a classe 1 seria mais rica, a 2 não sofreria tanto com impostos e a 3 continuaria rica e ajudando os demais, sempre gosto de falar o seguinte quando me abordam sobre esse assunto, Não é questão de lei do mais forte é questão de:

O mais forte proteger e ajudar o mais fraco.

Pois se ele é forte, tem forças para ajudar os mais fracos.

 

Bem esse é meu ponto e vista resumido.

 

 

Agora respondendo bem simplificado, desculpa me distrai e fui digitando, não irei apagar pois você pode epgar algo de bom do texto.

 

O povo Brasileiro é bem criativo, divertido e amigavel, porem não é muito solidario em certas questões e muitas vezes olha o proprio machucado

[sIGPIC][/sIGPIC]

 

 

Sem musica a vida seria um erro. ♠♣♦♥

Link para o comentário
Share on other sites

Eu gosto do brasil

Já fui da época de querer morar no japão

Mas eu acho que lá eu só conseguiria me suicidar

 

Já critiquei muito o brasileiro mas ultimamente estou carregando seu estereotipo de preguiçoso e acomodado

Não me orgulho disso, mas estou preguiçoso e acomodado demais pra mudar

 

 

 

  • Somos muito higiênicos.

 

Se aqui em HELLcife não fosse tão quente sem dúvida eu tomaria menos banhos

As vezes passam dos 6, mas o calor não passa

Editado por RightArmOfTheDevil

"Há noites em que os ventos do etéreo, tão convidativos, em sua promessa de voo e liberdade, enchem o espírito de alegria."

Link para o comentário
Share on other sites

 

Se aqui em HELLcife não fosse tão quente sem dúvida eu tomaria menos banhos

As vezes passam dos 6, mas o calor não passa

 

Eu adoro o povo do nordeste, mas ai é o inferno, estou bem com meu frio de são paulo muito bem obrigado.

 

11146515_881163685273353_6611615857818670448_n.jpg?oh=9d3576199f4eafb065451a49aeab5814&oe=55E0F3E6&__gda__=1440695962_1cdf950cfa2665ea08ad1560af0a0898

 

Essas reportagens enfiam porcentagem nas matérias mas ninguém sabe se ela são verídicas,plus se isso for verdade, corresponde a camada mais carente da população (que é a maioria) que não tem dinheiro para nada, imagina um teatro. Não é que o brasileiro é sem cultura, nosso meio não dá recursos para que a grande massa se desenvolva.

Editado por icaro silver
lanisters_C_pia_C_pia_C_pia.png
Link para o comentário
Share on other sites

Como comerciante, já lidei com todo tipo de gente.

 

A grande massa é bem ignorante e não busca se informar. Vivem na base "do que ouviu falar". Sofri muito com consumidor que inventa direitos que não possui. Por exemplo, pedir o dinheiro de volta só porque o item que ele comprou de presente não serviu pra pessoa. Só que isso não é direito, não há lei que obrigue a loja física de devolver a grana caso um produto não sirva ou não agrade o presenteado.

 

Dá pra notar que o brasileiro adora "o poder". No exemplo acima, já recebi diversas ameaças de processo e tal, já recebi diversas carteiradas e ameaças de apanhar. Isso faz com que eu acabe cedendo, afinal, não tenho dinheiro pra viver pagando advogado por causa da ignorância do povo em não conhecer seus deveres ou de sua babaquice de achar que tudo se resolve na porrada.

 

Por outro lado, vejo que o brasileiro é muito comunicativo e afetuoso. Muitos clientes conversam comigo de forma muito amistosa, agradecem o atendimento com apertos de mão e já recebi até abraço haha xD

 

Neste ponto, sinto que uma das características mais interessantes do brasileiro é justamente essa afeição que certas pessoas adquirem por desconhecidos. Muita gente que nunca vi na vida acaba se abrindo comigo, contando coisas que são até muito intimas (divórcio, brigas de família, filhos problemáticos, etc.), sendo que nós, meros comerciantes, não temos como ajudar, mas só de ouvir, dá pra notar que a pessoa fica contente.

 

Talvez, em resumo, o brasileiro é uma mistura muito grande de coisas. Egoísta, carente, ignorante, comunicativo, malandro, divertido, afetuoso... É difícil dar uma definição concreta. Cada brasileiro é muito diferente.

 

faço das suas, as minhas palavras, e para variar também sou comerciante. :rolleyes::rolleyes:

 

assinatura.png.4b13e64f90f5fd5dec4fa8d5e4511c76.png

Link para o comentário
Share on other sites

Eu adoro o povo do nordeste, mas ai é o inferno, estou bem com meu frio de são paulo muito bem obrigado.

Recomendo visitar, mas só se for litoral mesmo, tipo um hotel ou casa perto da praia, pra mim sem dúvida os melhores lugares estão no CE ou aqui em PE. Nessa parte, é quando agradeço por morar por aqui, muita praia en a grande maioria delas pouca gente, fico horrorizado quando vejo aquele povo todo nas praias do RJ (provavelmente não são todas que são assim).

Gosto e também prefiro frio, mas em contraparte eu amo praia afinal.

Tenho vontade de visitar SP, só não moraria aí de jeito nenhum pelo fato de ter muita gente, local com muita gente me traz pensamentos suicidas (lol)

"Há noites em que os ventos do etéreo, tão convidativos, em sua promessa de voo e liberdade, enchem o espírito de alegria."

Link para o comentário
Share on other sites

Cara a gente foi colonizado pra ser medíocre, e isso não mudou agora, é um povo sem o mínimo de ideologia, não querem nada, preferem ficar ali parado vendo o tempo passar, afinal "Pra que lutar por algo se alguém pode lutar por mim?", e apesar de falarem que é "amistoso, festeiro e blablabla" é um país machista e preconceituoso pra K7.

E sobre o tartaruguitas ali, foda-se você cara.

 

"Cada doença pertence a um doente.

Cada doente tem uma mente.

Cada mente é um universo infinito."

 

Não procurei saber quem é o autor

"Há noites em que os ventos do etéreo, tão convidativos, em sua promessa de voo e liberdade, enchem o espírito de alegria."

Link para o comentário
Share on other sites

Recomendo visitar, mas só se for litoral mesmo, tipo um hotel ou casa perto da praia, pra mim sem dúvida os melhores lugares estão no CE ou aqui em PE. Nessa parte, é quando agradeço por morar por aqui, muita praia en a grande maioria delas pouca gente, fico horrorizado quando vejo aquele povo todo nas praias do RJ (provavelmente não são todas que são assim).

 

Tem o fator de que uma viagem para o Nordeste realmente está muito caro

Link para o comentário
Share on other sites

11146515_881163685273353_6611615857818670448_n.jpg?oh=9d3576199f4eafb065451a49aeab5814&oe=55E0F3E6&__gda__=1440695962_1cdf950cfa2665ea08ad1560af0a0898

Lembro de ler em uma pesquisa do Instituto Pró-Livros que cravava o número de leitores no Brasil em 50% da população e que o brasileiro lê, em média, 5 livros por ano. É pouco, mas ao mesmo tempo muito otimista. Acho que esse 70% de não-leitores da imagem está bem mais perto da realidade.

Link para o comentário
Share on other sites

Bom achei interessante este tópico e pude ver muitas opiniões, no qual também fiquei com vontade de expressar minha kkk.

 

Como já foi comentado anteriormente o povo brasileiro realmente é um povo acolhedor e caloroso, mas também temos falhas (o que é normal em qualquer sociedade) entre tais a acomodação dos problemas e linhas de pensamentos ultrapassados, o que realmente falta no povo brasileiro é um fator axiológico ( pois sem cultura não haverá valores sociais para serem valorizados) e falta de fator patriótico (pois no momento em que se ama sua pátria haverá o pensamento de melhora-lo).

Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Lembro de ler em uma pesquisa do Instituto Pró-Livros que cravava o número de leitores no Brasil em 50% da população e que o brasileiro lê, em média, 5 livros por ano. É pouco, mas ao mesmo tempo muito otimista. Acho que esse 70% de não-leitores da imagem está bem mais perto da realidade.

 

E ainda assim somos o 9º mercado mundial de livros. Sendo que temos o 8º maior número de adultos analfabetos no mundo.

13 milhões de brasileiros não têm acesso à uma tecnologia desenvolvida na Suméria há 6000 anos atrás.

Editado por volkmar
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...