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Top 10: Inconsistências Recorrentes em RPGs


Sinclaire

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10. Olá Sr. Desconhecido! Sinta-se à vontade para entrar em minha casa e vasculhar meus pertences!Vamos começar com algo que, com certeza, todo mundo já parou pra pensar. Não é engraçado como na maioria dos RPGs, pessoas que você nunca viu na vida deixam você entrar livremente na casa deles, conversar com suas famílias e até abrir seus cofres e pegar o que estiver dentro? Imagine isso acontecendo na vida real! Você está lá sentado no seu sofá tranqüilo, vendo TV... de repente, entra uma pessoa estranha, abre sua gaveta, pega o dinheiro e sai. Ah sim, isso acontece na vida real: se chama roubo. Seria legal ver um jogo onde, cada vez que você entrasse na casa de alguém sem permissão, esse alguém chamasse a polícia ou guardas e você tivesse que lutar contra eles para conseguir fugir. Enfim... talvez as pessoas simplesmente devessem aprender a trancar suas portas e seus baús.9. Monstros consumistasO que acontece depois de vencer uma batalha? Recebe-se a recompensa é claro, o que inclui pontos de experiência e também dinheiro e itens deixados pelos inimigos. Não há nada estranho aí, desde que estejamos falando de oponentes humanóides. Entretanto, em se tratando de monstros e criaturas selvagens, vem a pergunta: por que e como eles estavam carregando dinheiro e itens como poções e armas? Veja o Slime, de Dragon Quest, por exemplo: ele nem sequer tem braços, como é que ele vai carregar dinheiro? E o que ele pretendia fazer com essa grana? Colocar na poupança, para pagar a faculdade dos filhos? Bom, talvez pudéssemos imaginar que esses monstros haviam comido esse dinheiro e esses itens e, ao derrotá-los, os heróis tiram essas coisas de dentro deles... eca!8. Disparando com forçaUma das principais características dos RPGs é que os personagens possuem atributos como força, defesa, velocidade, etc., que vão aumentando conforme se ganha experiência, tornando-o gradativamente mais poderoso. Até aí tudo bem... afinal, faz sentido que, com treinamento, uma pessoa vá ficando cada vez mais forte, resistente e ágil. Para o herói que usa a espada, mais força significa atacar mais violentamente e causar mais dano no inimigo. Mas, e quanto aos personagens que usam armas como pistolas, crossbows e coisas do tipo? Como se explica que a força do personagem afete o dano causado pela munição da arma? Isso não deveria acontecer... o dano causado por uma arma desse tipo deveria ser a mesma, até que se troque por uma arma melhor. Até onde eu sei, apertar o gatilho de uma pistola com mais força não faz a bala causar mais dano...7. Políticas de compra e vendaO comércio no mundo dos RPGs é extremamente peculiar. Pra começar, já reparou que, por todo o mundo, só se usa uma única moeda corrente? Tudo bem, isso não é tããão absurdo assim. É algo que poderia acontecer, ainda mais em mundos pequenos como costumam ser os dos RPGs. O estranho mesmo é quando você descobre que uma tribo que vive afastada da civilização, ou que talvez nunca teve contato com ela, também usa a mesma moeda corrente.Outro aspecto curioso é que todos os comerciantes parecem dispostos a comprar qualquer coisa. Está em uma loja que só vendem ervas medicinais? Ofereça sua armadura velha, gigante e pesada, tenho certeza que ele ficará feliz em comprá-la. Só não espere vê-la novamente depois, porque mesmo você tendo acabado de vendê-lo, o item não fica exposto para venda, mas some completamente. O que será que fazem com esses itens? Vai ver usam como lenha pra fogueira...Falando em itens, temos também o clássico mistério do inventário infinito (ou, se não infinito, absurdamente grande). Isto é muito comum de se ver em vários jogos, e é totalmente compreensível, já que carregar um monte de tralha é sempre importante... mesmo que, na maioria das vezes, seja inexplicável como é que se consegue carregar tanta coisa assim. Imagine só, andar tranquilamente por aí levando dezenas de armaduras, armas pesadas, além de diversos alimentos, poções, ervas, etc. Acho que a Mary Poppins andou comercializando bolsas que nem a dela.6. Sou o guerreiro mais forte!... Mas estou no nível 1Em muitos jogos, o protagonista começa como um novato em batalhas, sem nunca ter lutado antes na vida. Nesse caso, é perfeitamente natural que ele comece o jogo no nível 1. Em outros casos, entretanto, temos personagens que supostamente já tem certa experiência, já sendo soldados ou guerreiros no começo do jogo. Mas, se é assim, porque é que eles ainda estão no nível 1?!? Ah, já treinou no exército, foi? Faz parte de um grupo rebelde? É o lutador mais forte da cidade? Vai lá fora matar meia dúzia de slimes e ratazanas selvagens pra passar de nível então, porque essa sua experiência aí não está com nada. Está certo que, quando um personagem entra no grupo no meio do jogo, ele geralmente tem um nível um pouco mais alto... mas dificilmente esse nível retrata a verdadeira experiência que ele deveria ter. Claro, isto também é compreensível, já que não haveria graça num jogo onde os personagens já começam no nível 50... mas que não faz muito sentido, não faz mesmo.5. Inimigo muito forte? Está no lugar errado!Os heróis dos jogos de RPG realmente tem muita sorte. Qual é a probabilidade deles terem que enfrentar monstros e inimigos cuja força aumenta gradativamente, nunca sendo poderosos demais para eles? No continente A, onde o protagonista começa sua aventura, encontramos monstrinhos nada intimidadores... já no continente B, perto de onde a batalha final ocorre, nos deparamos com criaturas gigantes, ferozes e violentas. Imagine se a fauna desses lugares fosse invertida! É verdade, isso seria um enorme inconveniente do ponto de vista da jogabilidade... mas não deixa de ser algo intrigante para se pensar. Ah sim, se por acaso você chegar a um lugar onde os inimigos SÃO fortes demais, pode ter certeza que é a hora errada de estar ali, então saia do lugar o quanto antes e procure o destino correto.4. Traumatismo craniano? Dorme um pouco que passa!O HP (Hit Points), ou qualquer atributo do gênero, de um personagem é usado para medir a sua energia vital. Se o HP de alguém está em 1, por exemplo, ele está mais pra lá do que pra cá e o menor ataque do inimigo será o suficiente para fazer o infeliz cair morto. Mas isso não significa de maneira alguma que o seu desempenho na batalha vai ser comprometido. Nada disso! Ele lutará tão formidavelmente quanto seus amigos que estão com a energia cheia. No máximo, o personagem ficará abaixado, demonstrando seu estado crítico. Mas na hora de investir contra o inimigo usando uma espada gigante e pesada, ele não terá nenhum problema. Impressionante, não?Outra coisa intrigante é a facilidade com que tais ferimentos são curados. Um dos heróis foi espancado quase até a morte, ficando no fim de suas energias? Não há nenhum problema: em muitos casos, basta dar-lhe algumas maças para comer, por exemplo, que ele estará novo em folha. Ou melhor: faça-o dormir. Sim, dormir, o remédio miraculoso de todo jogo de RPG! Não importa se você está morrendo, envenenado e, às vezes, até mesmo morto... uma única noite de sono em uma pousada qualquer cura tudo isso. Mas lembrem-se: isso não acontece na vida real! Quando alguém sofre um acidente grave, o correto é levá-lo ao hospital, não ao hotel!3. É só um meteorozinho...Na maioria dos RPGs, o jogo começa disponibilizando alguns poderes e magias simples, como bolas de fogo, ou raios. Conforme se progride na aventura, entretanto, os poderes vão ficando cada vez mais fortes e… apelativos, às vezes chegando ao ponto de incluir terremotos, tsunamis e até meteoros... isso sem falar de quando é possível invocar criaturas gigantescas (como os summons da série Final Fantasy) para lutar contra o inimigo. Poderes assim são sempre muito divertidos, todos espetaculares, cheios de efeitos e animações... mas você já deve ter imaginado como é que ataques tão devastadores assim não afetam o cenário, nem os próprios heróis. Está numa batalha no meio de uma cidade, cheia de gente inocente? Não se preocupe em invocar aquela onda gigante... é água treinada, ela só atinge os inimigos.2. Todo o tempo do mundoVocê está em um momento crítico. O inimigo está prestes a executar seu plano maligno, o que pode causar a destruição de todo o mundo. Só você pode detê-lo. O grupo de heróis se reúne e, depois de uma conversa emocionante sobre o destino que lhes aguarda, se preparam para a batalha final. O que você faz então? Passa cinquenta horas de jogo treinando, realizando missões opcionais, procurando por itens secretos... E o que o inimigo está fazendo durante esse tempo todo? Esperando você ficar pronto, aparentemente. O tempo nos jogos de RPG é algo muito estranho. Por mais urgente que seja a situação na qual os heróis se encontram, eles podem passar tantas noites quanto quiserem em uma pousada, por exemplo, que o tempo simplesmente não vai passar. Está certo que fazer um jogo com um controle rigoroso do tempo transcorrido seria extremamente complicado... mas tenho certeza que muitos já se pegaram pensando sobre isso.1. É que agora morreu de verdadeO último item da lista é algo cuja inconsistência já deve ter passado pela cabeça da maioria dos jogadores, pelo menos em algum momento. Imagine que você está numa batalha normal do jogo e o HP de um dos personagens chega a 0. Ou seja, ele morre. O que você faz? Simples, usa um Phoenix Down da vida, ou qualquer outro item ou magia de ressurreição. Nenhum problema. Agora... se alguém morre como parte da história, o que acontece? Ele fica morto, as pessoas choram, é um momento emocionante. O que aconteceu com os Phoenix Down?!? E as magias de ressurreição?!? Não funcionam mais? São vulneráveis a roteiros? Não é meio estranho ficar triste porque a Aeris morreu com o ataque do Sephiroth, sendo que há alguns minutos atrás ela havia morrido no meio de uma batalha (talvez por um ataque muito mais forte), mas ela havia sido ressuscitada com um simples item?Acho que o que faz mais sentido é imaginar que, quando o HP de um personagem chega ao 0 em uma batalha, ele não morre, mas fica inconsciente. Desta maneira, itens e magias podem restaurar sua energia e trazê-lo de volta à consciência. Se todos os membros do grupo ficam inconscientes no meio de uma batalha, naturalmente é o fim para eles, já que estariam totalmente vulneráveis aos inimigos. Algo assim é consistente, mas em alguns jogos é difícil imaginar algo do tipo, por usarem palavras especificas como “morrer” e “rescussitar”.______________________________________________________________________________________________________________fonte: http://www.nintendoblast.com.br/2011/05/top-10-inconsistencias-recorrentes-em.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+n-blast+%28Nintendo+Blast%29De fato... faz sentido. Eu vejo muito disso no bRO.

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Ja vi RPG de mais de um tipo de moeda. Sobre os drops dos monstros, do mesmo jeito que eles somem do nada após morrer, é a mesma coisa quando surge um item do nada vindo dele. Também, em relação a força e munição, em muitos ai vi que a arma influencia bem mais no quesito do que a força em si. Um guerreiro mais forte só que no nv 1, bom, ele pode estar no nv 1 da classe dele (rebornado) lol. Nos mapas fortes e fracos é para demonstrar evolução do personagem, que se ele quer se dirigir a um local deve treinar mais, por que na onde ele ja esta ja possui experiência de vida e consegue matar. Dormir ja é um grande remédio '-'. Efeitos especiais não atingir as cidades e ter o tempo todo do mundo, isso sim é meio estranho. Phoenix Down levanta os desmaiados e não mortos. /sera

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@ 4

 

no Advance Wars, quanto menos HP a unidade tem, menor o dano e a Resistenciae no WWC vs SmacDown do PS, se o cara tomou muita porrada, o desempenho dele cai muito

 

esqueceram tambem daqueles caras que não matam por dinheiro e sim por prazer... eles SEMPRE DÃO UMA CHANCE pro herois, pra lutar ficar divertida e mimimi...e acabam sendo derrotados mais tarde...

e outraporque o vilao não mata os herois de vez???se ele é tao forte, porque nao vai logo? manda o lacaio fraco, este morre, aí ele manda o lacaio menos fraco...

se eu fosse um vilão e os herois matassem meu lacaio fraco, eu mandaria logo todo o resto da rapaziada...

Desert.Wolf - Gunslinger 99/70

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Muito Legal se Top 10,mas existe uma coisa nele que de fato faz sentido

8. Disparando com forçaUma das principais características dos RPGs é que os personagens possuem atributos como força, defesa, velocidade, etc., que vão aumentando conforme se ganha experiência, tornando-o gradativamente mais poderoso. Até aí tudo bem... afinal, faz sentido que, com treinamento, uma pessoa vá ficando cada vez mais forte, resistente e ágil. Para o herói que usa a espada, mais força significa atacar mais violentamente e causar mais dano no inimigo. Mas, e quanto aos personagens que usam armas como pistolas, crossbows e coisas do tipo? Como se explica que a força do personagem afete o dano causado pela munição da arma? Isso não deveria acontecer... o dano causado por uma arma desse tipo deveria ser a mesma, até que se troque por uma arma melhor. Até onde eu sei, apertar o gatilho de uma pistola com mais força não faz a bala causar mais dano...
Na minha opnião,neste caso,o personagem apenas ganha mais experiencia(literalmente) no usa destes tipos de arma.E nas mãos dele elas ficam mais ''letais'' se posso assim dizer.Uma pistola nas mãos de um amador pode não fazer muito estrago(ou pode!)mas nas mãos de um especialista com a mesma arma,aí é outra história.....
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 Alguem ja reparou que em varios RPG's, que tem o sistema de peso, o loot do bixo pesa 1 (sempre indepedente do que seja) e a faquinha da loja do cara pesa 10 ou até 20, exemplo:

tromba do elefante do fogo, peso 1, quantidade 86

Escudo de madeira:, peso 35, quantidade 3

Conclusão:você pode ter as torre gemeas no seu bolso, desque seja loot .

lanisters_C_pia_C_pia_C_pia.png
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@KaleidoscopeUltimamente, colocaram um tópico postando BGMs de jogos e nem foi fechado ainda.E realmente... o 6 é verdade. Como exemplo da LU!G, temos o Sieg Hart, do Grand Chase. Um "jovem" de 500 anos que recebeu a imortalidade dos deuses... no LVL 1?!Já em jogos de videogame, temos o Kratos Aurion. Um anjo de mais de mil anos, que aparece primeiramente como um mercenário para proteger a escolhida, Collete Brunel (que está no mesmo LVL que ele). E ainda, aparece no mesmo LVL do filho... Lloyd Irving.@LoboRealmente... tem vilão que "atrasa" a morte do protagonista. E nem precisa ser RPG pra ter isso.@Sengoku e icaro silverSerá que seria legal abrir um tópico sobre teorias da conspiração no Ragnarök Online?

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3. É só um meteorozinho...Na maioria dos RPGs, o jogo começa disponibilizando alguns poderes e magias simples, como bolas de fogo, ou raios. Conforme se progride na aventura, entretanto, os poderes vão ficando cada vez mais fortes e… apelativos, às vezes chegando ao ponto de incluir terremotos, tsunamis e até meteoros... isso sem falar de quando é possível invocar criaturas gigantescas (como os summons da série Final Fantasy) para lutar contra o inimigo. Poderes assim são sempre muito divertidos, todos espetaculares, cheios de efeitos e animações... mas você já deve ter imaginado como é que ataques tão devastadores assim não afetam o cenário, nem os próprios heróis. Está numa batalha no meio de uma cidade, cheia de gente inocente? Não se preocupe em invocar aquela onda gigante... é água treinada, ela só atinge os inimigos.
Até hoje só vi um jogo de rpg (tático, mas ainda é rpg) onde isso é diferente, apresentando magias e ataques que afetam o mapa, ao ponto de nos finais das partidas o mapa ficar completamente deformado por conta das inumeras magias de fogo, terra e agua que acabam fazendo uma bagunça no lugar.
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@KaleidoscopeJá em jogos de videogame, temos o Kratos Aurion. Um anjo de mais de mil anos, que aparece primeiramente como um mercenário para proteger a escolhida, Collete Brunel (que está no mesmo LVL que ele). E ainda, aparece no mesmo LVL do filho... Lloyd Irving.
No final do jogo ele conta que não usou todo o poder dele e bla bla bla, para ninguém desconfiar dele, e ainda assim no começo do jogo ele só se passa por um mercenário, e ainda assim é mais forte e tem equipamentos melhor que o resto... E mesmo quando ele vira o anjo do mal, se você deixa o Zelos, e põe ele de votla no grupo ele conta que não usou todo o poder dele para enfrentar o filho, pois acreditava no ideal dele e sabia q ele venceria..=bMas enfim, muitas das coisas ai nos RPG's ocidentais mais recentes não existem mais, no Dragon Age e Elder's Scrolls por exemplo, você vende um item pode comprar, se você arromba uma porta, rouba as coisas, os guardas vem atrás de você, tem lojas que só compram o mesmo tipo de produto q vendem e por ai vai.. enfim é engraçado, mas os RPG's mais modernos estão acabando com essas coisas bizarras xD
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Mas enfim, muitas das coisas ai nos RPG's ocidentais mais recentes não existem mais, no Dragon Age e Elder's Scrolls por exemplo, você vende um item pode comprar, se você arromba uma porta, rouba as coisas, os guardas vem atrás de você, tem lojas que só compram o mesmo tipo de produto q vendem e por ai vai.. enfim é engraçado, mas os RPG's mais modernos estão acabando com essas coisas bizarras xD
Incrivelmente... Eu não gosto deles, tentei jogar mas não engoli. Devo estar muito velho para eles.
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Muito velho? Vc joga Ragnarok cara, na real... Hahuahuahua...=x
Isso, jogos de XBOX360, PC, PS3, e assim vai. Só acho que a época até a geração 32-bits era mais divertida. Coisa minha.Só tenho pena da galera que acha que gráficos são tudo (muito fedelho novaescola, por exemplo).
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Entendo, mas tem jogos excelentes mais novos, como Tales of Vesperia, e também acho Dragon Age muito bom, eu entendo pq eu me divertida pacas jogando meu Mega Drive, mas eu acho que nem da para comparar jogos antigos com os jogos de hoje em dia, cada um tem seu charme, cada jogo é divertido a sua forma, eu jogo muito meu Wii, e to curtindo os jogos no estilo antigo tipo Kirby e Donkey Kong, que são em 2D denovo e tal, mas também gosto de jogar jogos com gráficos lindos, e nem todo jogo com gráficos lindos tem uma história ruim e gameplay ruim..xDJa MMORPG mesmo é tenso, tem muito jogo com gráfico legal e é chato, mas o que eu quis dizer, é q se vc joga jogos, online ou não, vc nunca esta velho demais para experimentar coisas novas ;D

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10. Olá Sr. Desconhecido! Sinta-se à vontade para entrar em minha casa e vasculhar meus pertences!
Bastante estranho mesmo......
9. Monstros consumistas
Essa é uma coisa que tem mudado em RPGs que eu tenho jogado ultimamente, não tem mais drop de dinheiro, mas ainda dropam armas.... o.O'
8. Disparando com força
Nos RPGs que eu jogo, em alguns, danos de armas de fogo como pistolas, são independentes de força do usuario, podendo só ser afetado pelo minimo de algum atributo como a DES no rag.... Nesses RPGs é até possivel fazer low level.....
7. Políticas de compra e venda
Verdade, mas eu acho que eles não precisam desenvolver uma economia inteira pra colocar em um RPG....
6. Sou o guerreiro mais forte!... Mas estou no nível 1
O nivel e o modo de jogo não fazem parte da historia.... ou geralmente não fazem....
5. Inimigo muito forte? Está no lugar errado!
4. Traumatismo craniano? Dorme um pouco que passa!
ééé.... -.-' O nivel e o modo de jogo não fazem parte da historia²
3. É só um meteorozinho...
Nossa! em FFs antigos era terrivel essas coisas.
2. Todo o tempo do mundo
....
1. É que agora morreu de verdade
Acho que o que faz mais sentido é imaginar que, quando o HP de um personagem chega ao 0 em uma batalha, ele não morre, mas fica inconsciente.
Mas é isso mesmo, K.O....

ด้้้้้็็็็็็็็็็็็็็็็็็ Quitei /headph

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Muito velho? Vc joga Ragnarok cara, na real... Hahuahuahua...=x
Isso, jogos de XBOX360, PC, PS3, e assim vai. Só acho que a época até a geração 32-bits era mais divertida. Coisa minha.Só tenho pena da galera que acha que gráficos são tudo (muito fedelho novaescola, por exemplo).
Assino embaixo.
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Muito velho? Vc joga Ragnarok cara, na real... Hahuahuahua...=x
Isso, jogos de XBOX360, PC, PS3, e assim vai. Só acho que a época até a geração 32-bits era mais divertida. Coisa minha.Só tenho pena da galera que acha que gráficos são tudo (muito fedelho novaescola, por exemplo).

     Eu particularmente, vou sempre pelo enredo do jogo, se eu achar que a história presta, eu compro. Gráficos nunca fizeram muita diferença pra mim... já jogabilidade, prefiro os de terceira pessoa.
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Muito velho? Vc joga Ragnarok cara, na real... Hahuahuahua...=x
Isso, jogos de XBOX360, PC, PS3, e assim vai. Só acho que a época até a geração 32-bits era mais divertida. Coisa minha.Só tenho pena da galera que acha que gráficos são tudo (muito fedelho novaescola, por exemplo).
Assino embaixo.

 

Comigo 2 :DVou usar o Chrono Trigger (que na minha opnião é o melhor rpg que existe)Regra 10: Acontece em todo o RPG mesmo, mas no Harvest Moon existem portas no qual so podem ser abertas com um nivel maior de initmidade com os moradoresRegra 9: No Chrono Trigger poucos os monstros que tem drop interessante, porém você pode fazer muita grana.Regra 8: Discordo, eu entupi a Lucca e a Marle de Capsulas de Força e o dano não aumentou nada...Regra 7:Realmente, não há limites...Regra 6:Não é verdade, Crono na série se tornou heroi "por acaso", e ele tbm "brincava" com espadas...

Regra 5: Não necessariamente, varia de titulo para titulo... mas isso acaba com os rpg extremamente lineares...Regra 4:E digo mais, dormir em motel serve para mostrar o passado de um dos membros do grupo oakospdksaokdopak...Regra 3:LUMINARE !!!Regra 2:Discordo, falar disso relacionado a Chrono Trigger é quase uma blasfêmea [/heh]Regra 1:Depende, um exemplo é Dragon Quest. Se você morrer você tem que ir até a igreja pro padre te ressucitar.Situações variaves de jogo pra jogo, mas muito divertido o artigo .

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5. Inimigo muito forte? Está no lugar errado!Os heróis dos jogos de RPG realmente tem muita sorte. Qual é a probabilidade deles terem que enfrentar monstros e inimigos cuja força aumenta gradativamente, nunca sendo poderosos demais para eles? No continente A, onde o protagonista começa sua aventura, encontramos monstrinhos nada intimidadores... já no continente B, perto de onde a batalha final ocorre, nos deparamos com criaturas gigantes, ferozes e violentas. Imagine se a fauna desses lugares fosse invertida! É verdade, isso seria um enorme inconveniente do ponto de vista da jogabilidade... mas não deixa de ser algo intrigante para se pensar. Ah sim, se por acaso você chegar a um lugar onde os inimigos SÃO fortes demais, pode ter certeza que é a hora errada de estar ali, então saia do lugar o quanto antes e procure o destino correto.

Haha... esse me fez lembrar no meu comecinho no bRO. Eu queria ser Mercenário, então, fui começar lá meu Gatuninho... depois de várias horas matando Drops e Picky (sou do tempo que se começava com uma Faca [3] e uma Camisa de Algodão), vou lá para a pirâmide procurar pela Guilda dos Gatunos. Obviamente, erro o caminho e me deparo com um Minorous. Em minha ingenuidade, pensei "Ok, vamos matar mais Drops para ter nível para matar o Minorous..."
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