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[Fazendinha bRO]


PeLégolas

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Olá galerinha,

 

Mais uma vez esse tema aqui no fórum. Como sabem, há tempos existem as famosas fazendinhas no jogo, que são criadas por Bots 24 horas por dia, o tempo todo. Nada mais é que criar cogumelo sem parar enquanto outro bot mata, e outro coleta. É um ciclo infinito já que a matéria prima da skill vem do próprio cogumelo, e em quantidades absurdas (ainda mais em período de Drop Bonificado).

 

Como devem imaginar, esse método coloca MUITO zennys no jogo diariamente, e não importa o método que a LUG/Gravity tente, nunca vai ser o bastante pra retirar todo esse zenny obtido por eles do jogo.

 

 

 

Ontem (14/01), encontrei uma fazendinha muito bem escondida no @Valhalla. Servidor esse que é pago (R$30). Mesmo sendo pago, os Botters não tem medo de deixar abertos o tempo todo. Agora imaginem o @Thor...

Mas se fazem isso, é porque óbviamente da um lucro absurdo pros vendedores de KK's.

 

Cheguei perto da fazendinha, e todos eles deslogaram. Usei um pergaminho da Ganância e foi mais de 400 Esporos de Cogumelo, mais de 50 Venenoso, 30 Plumas, 10 Cristal Azul e Sangue Escarlate, e uns 10~5 Álcool e Karvo.

 

Esperei eles relogarem, e em questão de 1s (UM SEGUNDO) todos já spammaram cogumelos e em exatos 1s, peguei:

13 Esporo de Cogumelo

8 Esporo Venenoso

1 Sangue Escarlate

3 Plumas

1 Álcool

 

Somando tudo isso, e vendendo direto no NPC com Superfaturar, da um total de 1750z. Se retirar o Álcool, o lucro direto em NPC é de 1500z, mas da pra vender fácilmente o Álcool por 6k em Prontera.

 

Se a cada 1s uma fazendinha faz 1500z de lucro, o dia todo da um total de 129,6kk. Por semana, da algo em torno de 850kk. Em um mês da em torno de 4Bi.

Cálculo: 1500 x 86.400 (segundos/dia)

 

Isso é apenas uma estimativa de UMA fazendinha. Agora imaginem a quantidade de fazendinhas escondidas por ai que ninguem tem conhecimento... Imaginem isso no Thor, onde a população é muito maior e a criação de contas é totalmente gratuíta.

 

E concluindo a história, depois de terem deslogado mais uma vez, um shura saiu de dentro do spot da fazendinha, andou até mim e teleportou. Já faz 1 hora que não vejo a fazendinha nesse lugar. Provávelmente só estão dando um tempo pra relogar, ou já mudaram de lugar.

 

 

 

Eu me questiono o motivo da existência dessa habilidade no jogo. Se for só pela roleplay/lore podem tirar, porque ela não tem utilidade NENHUMA a não ser inflar absurdamente o servidor de KK's TODOS OS DIAS.

 

É claro que se retirar a habilidade não vai resolver o problema dos Bots, mas vai dar uma boa quebra neles, já que a maior fonte de KK's e lucro, é proveniente dessas fazendinhas.

 

E pode sim haver pessoas que usam esse método legalmente, sem uso de Bots, mas tenha certeza que não deve ser nem 1% em comparação aos Botter's. Com certeza não sentiríamos falta dessa habilidade. Pelo contrário, só traria benefícios já que o pararia boa parte a inflação de zennys no servidor.

 

 

O problema é que a comunidade não vê nenhuma atitude por parte da LUG pra combater essas pessoas. No Valhalla ainda tem mapas que são cheios de Bots. Bots que estão lá a meses e nada de tomarem alguma punição. Fazendinhas, até hoje não vi um tópico de alguem que conseguiu banir uma dessas.

 

 

Mas eai galerinha do fórum, o que acham disso?

 

 

Se contenham em discutir com calma e sem bagunçar o tópico por favor. Não queremos que um assunto importante e que atinge TODOS do jogo morrer sem ter uma devida atenção por parte da LUG...

 

OBS: A inteção não é expor o método aqui pra que mais pessoas façam igual aos Botters. Pelo contrário, a intenção é discutir sobre e levar a questão adiante pra quem sabe tomarem uma providência pra melhoria pra todos nós.

 

Att.

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Top Posters In This Topic

Coloca todos os itens de crafting pra kit AD por venda direta em NPC, aí o preço fica tabelado e não precisa ficar removendo drop do jogo. Quem quiser dropar, dropa, quem quiser comprar, compra.

Nem tem como isso prejudicar quem tenta competir com os botters na fabricação de AD porque convenhamos, quem compete com um cara que abre 4 lojinhas com N de todos os itens pra fazer AD? Hahahah.

E também não afeta diretamente a venda de ROPs de kit AD da LU!, porque andei vendo que comprar de bot tá quase 1/3 do preço.

Editado por Squirt
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Os bots que ficaram 24/7 farmando os últimos especiais ainda tão farmando sei lá o que.

Os renegados do rochoso infestando os Magmarings ainda tão lá.

E as fazendinhas ainda existem mesmo depois do "nerf".

 

Dito isso, só existem dois motivos pra lug não banir: ou não é interessante ou eles não são capazes. De qualquer jeito fica uma imagem péssima pra empresa.

Bem-vindos ao tópico da semana e espero que estejam preparados para uma grande novidade.
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Coloca todos os itens de crafting pra kit AD por venda direta em NPC, aí o preço fica tabelado e não precisa ficar removendo drop do jogo. Quem quiser dropar, dropa, quem quiser comprar, compra.

Nem tem como isso prejudicar quem tenta competir com os botters na fabricação de AD porque convenhamos, quem compete com um cara que abre 4 lojinhas com N de todos os itens pra fazer AD? Hahahah.

E também não afeta diretamente a venda de ROPs de kit AD da LU!, porque andei vendo que comprar de bot tá quase 1/3 do preço.

 

Verdade, comprar as ADs dos bot's é muito mais vantajoso que pagar 6k na loja de rops.

 

O incrível das mecânicas anti-bot da LU!G é que geralmente quem realmente sai prejudicado são os players, porque os bot's só mudam a fórmula de fazer kk's.

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Coloca todos os itens de crafting pra kit AD por venda direta em NPC, aí o preço fica tabelado e não precisa ficar removendo drop do jogo. Quem quiser dropar, dropa, quem quiser comprar, compra.

Nem tem como isso prejudicar quem tenta competir com os botters na fabricação de AD porque convenhamos, quem compete com um cara que abre 4 lojinhas com N de todos os itens pra fazer AD? Hahahah.

E também não afeta diretamente a venda de ROPs de kit AD da LU!, porque andei vendo que comprar de bot tá quase 1/3 do preço.

É ruim tirar a essência do jogo. O mais correto a se fazer, seria remover totalmente os Bots, anular essa penalidade de Drop, e aumentar a taxa de Drop dos mesmo. Porque convenhamos, ninguem vai num mapa que nem mobado é, pra dropar item com menos de 1% de chance pra ainda correr o risco de falhar na criação, e ser gasto em menos de 1min de jogo. É ridículo isso, e é o que beneficia e muito os Bots...

 

Muitas coisas que foram feitas pra serem muito bem exploradas no jogo, hoje em dia não são mais devido aos Bots. Como a própria AD, EDP, Runas RK, Comidas +1~+20 e etc...Tudo é muito comum e muito pouco explorado por players.

Bioquímico que deveria em tese (baseado no drop rate) ter a AD como fonte rara de dano, é basicamente comum hoje, visto que não há dificuldade nenhuma de se encontrar AD em lojinha.

 

 

 

Mas o ponto do tópico não é esse. O ponto é que diariamente entram um ABSURDO de KK's no servidor, inflando totalmente a economia e acabando com o jogo aos poucos. Hoje, quem entra no jogo e vê que um dos principais itens da classe custa +1Bi, fica completamente desanimado de jogar. Os preços só estão assim justamente por conta dessa entrada ridícula de Zennys todo dia.

 

 

Os bots que ficaram 24/7 farmando os últimos especiais ainda tão farmando sei lá o que.

Os renegados do rochoso infestando os Magmarings ainda tão lá.

E as fazendinhas ainda existem mesmo depois do "nerf".

 

Dito isso, só existem dois motivos pra lug não banir: ou não é interessante ou eles não são capazes. De qualquer jeito fica uma imagem péssima pra empresa.

É uma imagem extremamente péssima pra empresa, porque os que estão aqui dentro do jogo não vêem esforços nenhum por parte dela pra combater o principal problema do jogo. Eu mesmo não me atrevo a jogar outro jogo da mesma empresa pois sei do tamanho do descaso que ela tem com os seus clientes. E tambem não recomendaria nenhum jogo dela pra algum parente/amigo, pelos mesmos motivos.

 

É ridículo você ver pessoas mandando tickets reportando Bugs, Exploits, Bots, e etc, e tendo uma resposta padrão e negativa da empresa. Toda semana tem uma boa galera aqui reclamando de DC's constantes, mas nunca é resolvido. Bots que estão a meses no mesmo mapa e nada de serem banidos. E etc...

 

Um problema que afeta completamente o jogo de todos, e que já foi tomado o conhecimento do problema, não foi resolvido. O que fizeram foi "tentar tapar o sol com uma peneira". A única medida possível pra esse problema é a remoção completa dessa Habilidade, mas parecem que não fazem questão de resolver esse problema de uma vez, então vamos ter que suportar isso até o jogo acabar.

 

 

Verdade, comprar as ADs dos bot's é muito mais vantajoso que pagar 6k na loja de rops.

 

O incrível das mecânicas anti-bot da LU!G é que geralmente quem realmente sai prejudicado são os players, porque os bot's só mudam a fórmula de fazer kk's.

Qualquer coisa proveniente de Bot sai mais barato que de player ou até mesmo da própria empresa, por incrível que pareça.

 

Se nem tomando um prejuízo direto a empresa toma uma atitude, então só resta acreditar que na verdade esses Botter's beneficiam de alguma forma a empresa.

A minha teoria de que os Bots são o pilar do bRO vai ficando mais evidente a cada acontecimento como esse, infelizmente =/

 

 

4 b por mês?

Contou errado, dá 6.4 em média.

Por isso se chama Estimativa :rolleyes:

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Mas o ponto do tópico não é esse. O ponto é que diariamente entram um ABSURDO de KK's no servidor, inflando totalmente a economia e acabando com o jogo aos poucos. Hoje, quem entra no jogo e vê que um dos principais itens da classe custa +1Bi, fica completamente desanimado de jogar. Os preços só estão assim justamente por conta dessa entrada ridícula de Zennys todo dia.

Errado.

 

Imprimir dinheiro gera inflação na vida real porque a demanda fica maior que a oferta com tantas pessoas comprando.

No Ragnarok isso não acontece, não por culpa dos bots.

 

Quando os bots injetam Zeny no jogo, imediatamente existe a abertura de demanda, os jogadores finais conseguem comprar tudo que quiserem comprando Zeny e os próprios botters compram.

É um ciclo benéfico, se não houvessem bots e tanto dinheiro circulando no jogo, os preços seriam absurdos, chegando na casa de 10B+, você pode ver isso claramente em privates que não possuem bots.

Como tem toneladas de dinheiro rodando e uma oferta infinita(Nos jogos, bens são produzidos infinitamente, vide bots, não há um "custo de produção") as coisas ficam mais baratas porque tem uma oferta enorme.

Vide "A Lenhadora" com seus AD's, todo dia alguém reduzia o valor do AD dela, uma hora ela simplesmente jogou pra baixo o AD e dominou o mercado, e quem ganhou foram os players.

 

Agora, quanto ao seu argumento de que o cara entra no servidor e vê item de 1B.

Isso é culpa da LUG/Gravity, não dos botters.

Não há oferta desses itens e quando há eles vem por ticket, ou seja, a demanda é maior que a oferta, portanto, preços acima.

Pergaminhos sempre são caríssimos, porque a oferta deles é MÍNIMA e a demanda é máxima devido aos seus benefícios.

 

Você pode ver quando vem esse tipo de item por venda ou ticket no jogo, pergaminho de armadura +9 atualmente no Valhalla está 600kk, quanto tinha nos tickets, comprei por 70kk.

Viu a diferença?

A inflação da economia e jogadores novos não conseguirem entrar é culpa da publicadora e desenvolvedora e não dos bots.

 

 

Nem devo mencionar que comprar KK's é mais barato que vender ROPS, ou seja, bots dão mais poder aquisitivo ao jogador do que o próprio jogo.

Graças aos BOTS que a economia flui no jogo, é comprando 1B por 180 reais que os jogadores conseguem comprar esses itens caríssimos e a economia continua fluindo, porque se dependesse de ROPS e farmar dinheiro na mão, meu filho... a coisa ficaria BEM mais cara.

 

 

@edit

 

Só pra esclarecer:

Não sou a favor de botting, em hipótese alguma, isso estraga a essência de qualquer jogo.

No entanto, o design do Ragnarok é um grande "USE BOTS".

É sério, olha as skills de renegado, perfeitas pra bot.

Olha os drop rates do jogo, literalmente dizem "coloque algo automático pra fazer isso se não tu não tem porque vai ter que ficar 40 horas fazendo a mesma coisa".

 

O Ragnarok merece ter bots e seus jogadores também.

Quando o jogo é justo e oferece prazer ao jogador, esse tipo de coisa não acontece.

Nunca ouvi falar de história de bots em Raids, afinal, sempre pelo menos alguém ganha um item.

Editado por nova espreitadora
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Errado.

 

Imprimir dinheiro gera inflação na vida real porque a demanda fica maior que a oferta com tantas pessoas comprando.

No Ragnarok isso não acontece, não por culpa dos bots.

 

Quando os bots injetam Zeny no jogo, imediatamente existe a abertura de demanda, os jogadores finais conseguem comprar tudo que quiserem comprando Zeny e os próprios botters compram.

É um ciclo benéfico, se não houvessem bots e tanto dinheiro circulando no jogo, os preços seriam absurdos, chegando na casa de 10B+, você pode ver isso claramente em privates que não possuem bots.

Como tem toneladas de dinheiro rodando e uma oferta infinita(Nos jogos, bens são produzidos infinitamente, vide bots, não há um "custo de produção") as coisas ficam mais baratas porque tem uma oferta enorme.

Vide "A Lenhadora" com seus AD's, todo dia alguém reduzia o valor do AD dela, uma hora ela simplesmente jogou pra baixo o AD e dominou o mercado, e quem ganhou foram os players.

Então, esses itens que ficariam super valorizados seriam os que vou chamar de "Merecedores". Algo como Godlys, itens raros, com over alto, Itens de Rops que já passaram a um certo tempo e etc.

Agora, você vê itens de certa forma comuns valendo uma fortuna, e isso desanima qualquer um.

 

Por isso eu digo que quanto mais zennys entram no jogo, mais fica inflacionada a economia. Porque um dono de fazendinha tem zenny ilimitado pra comprar qualquer coisa que quiser. E se ele quiser colocar um item besta a um preço absurdo, o mercado vai seguir ele. É aquele negócio de Monopólio...

 

 

Muito antigamente o Rops era a 2kk = 1k no Thor. Passados anos, o valor chega a bater +10kk = 1k. Isso é um absurdo. Um item chega por Rops já valendo 50~200kk, pode ver isso até em Visuais. Agora veja os Tickets. O top prêmio sai no mínimo por 400kk, e em algumas semanas já está na casa do 1Bi.

E adivinha quem pode se beneficiar com isso? Exatamente, os donos de fazendinha, que injetam um absurdo de KK's todos os dias.

Se eu sei que as pessoas no mercado tem mais KK's pra gastarem, eu vou subir os preços dos itens pois sei que vão comprar. Imagina quem tem quase que um monopólio sobre algum determinado item. E o pior é que o mercado segue e continua subindo os preços de pouco em pouco.

 

Não me surpreenderia se daqui 3~5 anos, o Rops estiver a 20kk = 1k.

 

 

 

E realmente a LUG/Gravity tem errado com os players, ao deixar itens que estão sendo cada dia mais essenciais no jogo de forma rara, somente pra encher seus próprios bolsos de $$$.

A cada manutenção sai item que precisa de refino +7~+15 e nada de entrar alguma forma segura pra colocar tais itens no refino necessário. Isso ai só facilita mais ainda o monopólio por parte dos que tem quantia ilimitada de Zenny, proveniente das fazendinhas, botter's e etc. Ai mais uma vez volta na parte que cito a inflação nos preços do mercado como um todo.

 

Sem falar o Drop Rate que desanima qualquer player e favorece totalmente Botters... Imagino que a maior parte do público atual do Ragnarok seja de pessoas mais velhas, que tem suas responsabilidades e tempo curtos, então ninguem tem a disponibilidade pra ficar se matando pra dropando miséria, enquanto Bots fazem isso sem esforço algum e com muito mais eficiência.

 

 

 

Passa ano e entra ano, e cada dia mais os Bots se beneficiam com isso e o "mercado negro" fica mais forte. E a empresa nada demonstra que está ao menos tentando combater isso de alguma forma. Pelo contrário, só saem mais coisas que mostra o benefício a eles. E quem sai prejudicado são os players honestos, e até mesmo a própria empresa pela má fama que fica por isso.

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Itens "top" custarem 400kk não é por monopólio nem abuso.

É economia aplicada.

Cada ticket de promoção custa 1k de ROPS.

1k = 8kk

8kk = 1 real e 60 centavos em venda de KK's.

8kk = 1 real e 98 centavos em venda de ROPS.

 

Vamos supor um cenário onde não hajam benefícios além do item, ou seja, deu certo dropou, não deu certo, https://www.youtube.com/watch?v=6f6m90BbCu4.

Supondo que o item tenha 100% de chance de vir, seu valor seria óbviamente, 2 reais(Vamos arredondar aqui e vender por ROPS pra facilitar as contas), ou seja 8kk.

Supondo que o item tenha 50% de chande de vir, seu valor se tornaria um pouco mais alto, porque o investimento seria 1/2, ou seja a cada chance de investimento você possui 50% de chance de retorno, portanto é necessário cobrir o valor dessa chance.

Porque? Ao gastar o ticket, não deve haver prejuízo, simples.

Para não ocorrer prejuizo em 50%, devemos cobrir o custo da tentativa, portanto, por não ser 1/1 e sim 1/2, o custo foi incrementado ao dobro, portanto, 2 reais se tornam 4 reais.

 

 

 

Supondo que o item tenha 100% de chance, ele se torna 1/1, 1*1 = 2 reais, 8kk.

Supondo que o item tenha 50% de chance, ele se torna 1/2, 2*2 = 4 reais, 16kk.

Supondo que o item tenha 25% de chance, ele se torna 1/4, 2*4 = 8 reais, 32kk.

Supondo que o item tenha 10% de chance, ele se torna 1/10, 2*10 = 20 reais, 80kk.

Supondo que o item tenha 5% de chance, ele se torna 1/20, 2*20 = 40 reais, 160kk.

Supondo que o item tenha 1% de chance, ele se torta 1/100, 2*100 = 200 reais, 800kk.

Mas pera, os itens tem chance menor que isso, de 0,1% nick, 0,1% daria quanto?

0,1% de chance resultaria em 1/1000, 2*1000 = 2000 reais, 8B.

 

 

 

Mas nesse processo desprezamos diversas variáveis: Há outros itens dentro dos tickets, não existe perca total de investimento, sempre algo retorna e isso "complementa o valor do ticket", portanto não é necessário aplicar outro ticket acima do preço de outro, porque o "que vem" ajuda com esse custo.

Também desprezamos o fator da livre concorrência e situação monetária dos jogadores.

Também desprezamos que esse valor possa ser comprado com KK's e em eventos de bonificação de ROPS que podem reduzir o valor de cada tentativa pela metade, portanto 1 real em certos casos.

Inclua aqui também outras variáveis, como por exemplo, o valor atual do ROPS e KK no seu servidor e a "gravidade" do item no meta-game.

Vale lembrar que isso é "probabilidade nas coxas", não funciona bem assim, porque é probabilidade, mas já dá pra entender onde eu quero chegar.

 

E ninguém pagaria esse valor, não? não?

Sim! Atualmente existem cartas MVP sendo vendidas por esse valor nos grupos.

Além disso o preço final de 2000 reais pode ser reduzido muito comprando pacotes mais caros de ROPS.

Comprando o pacote de 100k de ROPS, o preço cai para 1 real e 49 centavos.

O valor então se tornaria: 1,49*1000 = 1490 reais.

Já caiu bastante o valor de cada tentativa.

Agora, eu não vou fazer o cálculo completo, incluindo o valor de amuleto de Ziegfriend, Cartão Kafra etc... porque fica bem óbvio a partir daqui o quanto pode descer esse valor com o "complemento".

Mas basicamente é isso, não é monopólio, é só proteção de investimento.

Editado por nova espreitadora
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...

 

Você em um post disse que bots não geravam inflação e no outro basicamente se contradisse?

É dinâmica básica de mercado, como você mesmo citou. Os ROPs não chegaram a esse preço naturalmente. Foi subindo ao longo dos anos justamente por conta da quantidade de zeny que tem no servidor. Sim, é difícil imaginar essa dinâmica funcionando com um item que é infinito (ROPs) por ser virtual e ter liquidez, mas nem todo mundo coloca ROPs e nem todo mundo coloca ROPs o tempo inteiro.

 

A sua lógica para valorização dos itens está certa, mas a pergunta não é "porque X item custa caro?" e sim "porque os preços são esses?"

Outra coisa que comprova isso é o preço dos ROPs ser totalmente diferente entre os servidores. Na época do Asgard era ainda mais fácil de notar. Porque o k de ROPs no Thor era 7-8kk, enquanto no Odin era 4kk e no Asgard também 7-8kk? Diferença na proporção bot/player era facilmente notada entre os três servidores e era facilmente explicado o porquê do preço das coisas ser alto, mesmo num servidor pouco populoso onde a baixa demanda deveria abaixar os preços.

 

Mais uma forma de comprovar também é a diferença no preço dos zenys vendidos pelos vendedores.

No Thor o preço dos zenys é mais baixo, a quantidade de revendedores é mais alta e tem mais bots no Thor que no Valhalla (mesmo proporcionalmente) e o ROPs por zeny é mais valorizado em relação ao Valhalla.

Editado por Squirt
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Não faz diferença nenhuma a taxa de câmbio entre os servidores.

 

No Odin era mais barato porque não vendia o que vende no Thor por ROPs, há diferenças entre as lojas ROPS dos servidores, lembre-se disso, se fossem iguais ai o argumento poderia ser valido.

No Thor vende até carta de monstro.

No Odin e Valhalla, não.

 

Também vale lembrar que o peso dos tickets no Thor é bem maior porque sai carta MVP.

Também é importante notar que o KK era mais caro no Odin porque era necessário pagar pra entrar lá e por muito tempo o pagamento era mensal e haviam 1/10 de jogadores lá em comparação com os servidores parentes.

 

Não faz diferença o valor de venda honestamente.

Se o jogo fosse "natural e tudo fosse baratinho" o KK não seria 0,20, seria 3 a 4 reais, o que dá na mesma, é proporção.

 

Grandes quantidades de KKs são benéficas, consumíveis, poções e várias coisas de NPC's, inclusive refinamento só podem ser pagos com Zeny de maneira fixa.

 

O jogo no estado atual, permite que 1kk seja vendido por 20 centavos.

Com 1kk você refina umas 100 vezes e compra 1 carta.

 

No jogo "ideal" com 100k você compra uma carta, paga 2 reais o KK, e refina 10x.

Faz diferença, no conteúdo in-game.

E valores altos dão a sensação de "poder aquisitivo as pessoas".

 

E pode ter certeza, que valores altos vão se tornar ainda mais benefícos com o Mercado do Éden.

Editado por nova espreitadora
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...

 

Eu não nego que o próprio jogo tem mecânicas que ajudam a colocar o preço das coisas lá em cima (como por exemplo na época que chegaram as transclasses, pouca gente tinha o dinheiro de renascer), porém os bots ajudam mais. Cada player é uma impressora de dinheiro potencial.

 

O jogo tem diversas formas de fazer a drenagem desse dinheiro, fazendo o player gastar zenys com teleportes, loterias, refinamentos, quests, etc. O problema é que essas maneiras de drenar o dinheiro são bem ineficazes, pois as cifras já estão astronômicas. E aí você ainda leva em consideração que o zeny não é mais drenado. As pessoas compram cada vez menos itens em NPCs e tem cada vez menos formas de rolar essa vazão.

 

 

Vamos imaginar um servidor com 10 pessoas, que começou agora. Ninguém tem um tostão. Se eles precisam comprar poções, eles vão no NPC e compram, fazendo com esse zeny que eles suaram para conseguir, "sumir". Se algum desses caras compra ROPs ou dropa um item, ele tem a opção de utilizar pra ele mesmo ou vender. Se ele for vender, tem que aceitar os valores de mercado. Não adianta ele colocar um Amuleto de Ziegfried a 10kk onde ninguém vai ter 10kk pra comprar esse amuleto.

 

Agora imagine que um dessas 10 pessoas começou a usar bot e farmar itens 24/7. Ela indiscutivelmente terá mais dinheiro que os outros, visto que toda a economia depende apenas de vendas entre players. Essa pessoa que vai enriquecer com bot vai passar a ter poder de compra e comprar os itens das pessoas que estavam vendendo os preços na média de mercado com facilidade. Essas pessoas vão comprar seus suprimentos e continuar sua busca para ter mais itens para vender. E o bot continua lá, farmando infinitamente.

Então vamos dizer que nesse caso, temos 9 pessoas com ~100k de zenys cada e o botter está com 10kk. Essas 9 pessoas vendem itens distintos para o botter por 500k cada, entao o botter teria comprado esses itens e seu saldo de 10kk agora passou a ser de 5.5kk, e os outros players passaram a ter ~600k. Então perceba, nesse momento de liquidez, você pode afirmar que o zeny não aumentou nem diminuiu, só foi distribuído entre os jogadores. Ou seja, não entrou mais capital na economia, ele apenas circulou por ela. Só que o problema não é a circulação de capital, mas a constante entrada dele! O botter continua rodando seu bot. Em alguns dias, ele passará a ter 10kk de novo.

Voltando para a vida dos players comuns que compram poção de NPC, seus ~600k podem ter aumentado ou diminuindo a essa altura do campeonato, dependendo do tanto de itens consumíveis e equipamentos de NPC eles gastaram e do tanto de tempo disponível eles tiveram para farmar itens. Vamos supor que agora que os players estão dispostos da seguinte forma:

 

Player1: ~700k

Player2: ~500k

Player3: ~200k

Player4: ~900k

Player5: ~450k

Player6: ~600k

Player7: ~300k

Player8: ~1.2kk

Player9: ~500k

Botter: ~10kk

 

 

Nesse novo cenário, a economia que antes possuía ~10.9kk (10kk do botter e 900k entre os outros players), agora possui ~15.35kk! Já entraram mais 5.35kk nessa história. E o que vai acontecer novamente? Pelo fato do botter ter mais poder aquisitivo, ele vai comprar itens dos outros players ou além: ele vai oferecer seus zenys para obter serviços dos players, como leech, slave (bons tempos), etc. Eu poderia ficar continuando essa história infinitas vezes, mas já deu pra perceber que o botter consegue colocar no jogo mais rápido e fácil do que o jogo consegue utilizar suas mecânicas de drenagem para controlar a inflação, não?

Os players agora tem dinheiro. Os botters (sempre) terão dinheiro pra comprar as coisas dos players. É isso que é a inflação. Um balde d'água que ao invés de ficar cheio, fica maior à medida que vai enchendo. E a torneira nunca fecha.

 

Se você tem mais dinheiro que itens valiosos no servidor, o preço dos itens sobe para não criar um cenário de carestia. Se o preço dos itens não subissem enquanto tem cada vez mais dinheiro entrando na economia, não teriam itens para vender, pois todo mundo poderia comprar tudo. No entanto nós vemos o contrário (e óbvio e natural): o preço dos itens sobe cada vez mais para que haja um controle dessa demanda, principalmente itens raros, pois existem poucos.

 

Acho que deu pra explicar de maneira mais ou menos didática como que a presença de INÚMEROS bots influencia no cenário de inflação da economia do bRO. :p

 

Disclaimer: em momento algum eu deixei de lado o valor dos itens subirem por serem ou se tornarem raros (itens com baixa chance de drop/sazonais), pois acredito que qualquer um consegue ver isso logo de cara.

Editado por Squirt
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Quanto mais de X existe, menos valioso X é.

Se X é menos valioso que anteriormente, se precisa de mais de X para compensar essa perda de valor.

 

Substitua X por qualquer coisa.

 

Aí, não precisa de textão...

 

Agora sendo sincero, já joguei muitos jogos com bot e muitos jogos sem bot, e cara, a maior diferença mesmo é a possibilidade de crescer no jogo sem gastar com dinheiro real, é sério, suas jogatinas rendem bem mais, você vê que está evoluindo e conseguindo suas coisas, seus itens, mesmo em level baixo dá pra farmar bem. Infelizmente Rag está no caminho contrário, os bots desvalorizam boa parte das formas de se conseguir dinheiro dentro do jogo.

 

Você pensa em farmar itens que tem uma boa demanda (itens pra AD/EDP, Sets de Mora e tudo mais), chega lá e tem um monte de bots, além do preço dele não valer o seu esforço. Vai comprar Bala de Guaraná pra revender e tem bot lá comprando e podendo vender com uma margem de lucro baixíssima, afinal ele não tem trabalho algum. Mesma coisa revenda de itens, cara larga o bot com Chat fechado e vai comprando dos outros o dia inteiro sem nenhum esforço. Além disso ele pode largar lojinha aberta pelo tempo que quiser porque o bot reconecta. Mesma coisa investimentos em Malangdo, Pure Potter e Forger e por aí vai...

 

Instâncias eu não sei se tem bot fazendo, se não tiver acredito que deve ser uma das poucas formas de fazer dinheiro honesto e que compense seu esforço, e olha lá, já que todo item de Cash já tá melhor que os de instâncias, mas aí não tem nada a ver com os bots mais. Se os caras colocam bot nisso fica praticamente impossível jogar sem precisar pagar ROPs, infelizmente.

 

Infelizmente o bRO tomou esse rumo, ou o cara usa Bot ou compra ROPs, ou fica pobre pro resto da vida esperando alguma caga de dropar carta MVP, e capaz que se dropar ainda não supera os 2 primeiros. Vou parar por aqui, agora eu que to criando textão já.

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Quanto mais de X existe, menos valioso X é.

Se X é menos valioso que anteriormente, se precisa de mais de X para compensar essa perda de valor.

 

Substitua X por qualquer coisa.

 

Não necessariamente, se 99% de X estiver na mão da pessoa A o preço de X é definido pela pessoa A e não por uma ~~~foooOOrça de MeeerCaAAado~~~~ . É isso que acontece no Thor e Val hoje, Além de todos os kk's infinitos que entram no servidor, essas pessoas tem capacidade de dominar completamente um mercado de itens, coisa que é facilitada principalmente pelo modelo de tickets

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Exatamente. Skt3 ta falando o óbvio que o Pelégolas está ignorando.

 

Bot dá DINHEIRO pra LU!G. MUITO dinheiro. Os caras compram até ROP's pra equipar bots. O passe é só um bônus mínimo, uma garantia, igual aquele valor que você paga quando começa a corrida do Táxi.

 

Aniquilar os bots só é interessante para os players.

 

Sobre o monopólio, ele existe sim, mas é em um nível totalmente diferente. Não é o de controlar o preço, é o de segurar o item. A LU!G sabe que os revendedores compram milhões do mesmo item, e são eles que dão grana pra ela. Então não compensa pra ela liberar o item de forma previsível ou mais cedo que o normal porque o investimento deles será BEM menor.

 

Eu experimentei fazer isso eu mesmo. Comprei 30 pergas +8 de armadura por 99m cada. Vendi os últimos 2 por 300m.

*Aaah, mas e se todo mundo resolver fazer isso?* Bom, pra mim fo**-se, pq o preço que eu paguei eu usaria tranquilamente os 30 então preju eu nunca levo. E eu tinha grana de sobra pra comprar o que viesse nas outras manutenções pra não ter que vender no desespero.

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