Fato mas cuidado com os fanboys.
A maioria dos privates não duram, mesmo com/sem modelo de cash, principalmente oldtimes.
A comunidade do rag como já disseram, joga pela nostalgia e sustenta o jogo por isso. Um private oldtimes serve pra matar a saudade do jogo por alguns meses e talvez 1 ano, normalmente começa a cair depois por má gestão ou por aparecer outro private, isso tbm prejudica os oficiais.
Já cheguei a jogar um private thailandes super oldtimes (coisa como carta Matyr dar mais HP), não tinha nem classe 2-2, batia mais de 10k de jogadores (é, na thailandia RO ainda dá bem certo), passou uns 6~9 meses e o servidor sumiu.
@topic
É como falaram já, ragnarok não é mais um jogo atrativo e não adianta forçar a barra; Não tem como ele competir com os MMORPG'S atuais e futuros do mercado e mesmo esses MMORPG'S já sofrem pra manter público (exceto wow pq é overhypado mas sempre fica mortinho um tempo dps que acaba o hype da expansão), imagina rag competir com os grandes do mercado que todo mundo conhece.
A Gravity sabe disso e só usa o rag como cashcow pra investir em criar jogo mobile, é triste mas é a realidade. Pode procurar por aí que vc vê que o lucro da gravity em jogo mobile já supera o do ragnarok numa margem bem grande.
Não adianta forçar a barra, rag é cansativo até pra quem joga, imagina pra assistir ( além de ser extremamente P2W e bem complicado com jogadores novos).