Jump to content

[Fazendinha bRO]

PeLégolas

Recommended Posts

Já até criei ticket sobre esse assunto a uns meses, pra formalizar minha indignação.

Pelo que entendi, falaram aí que bots diminuem os preços dos itens.

Na verdade é exatamente o oposto.

Se existem 10b no jogo em circulação, e queiram comprar Diadema do Serafim, e tenham 1000 serafins no jogo.

Cada Serafim vai custar até uns uns 10kk, imaginando que os 10b sejam apenas pra comprar este item.

Se tiver 100b no jogo pra comprar serafins, o item sobe pra 100kk. E, se alguém quiser tentar subir o preço, não vai conseguir vender com facilidade, e vai demorar pra vender.

Mas, se tiverem 10b no jogo, e tenham apenas 10 serafins no jogo, o item fica raro, e sobe o preço. O oposto acontece, se tiver mais serafins no jogo, o item cai de preço.

E o principal: se perceberem que a economia está ruim, vão começar a consumir menos da loja de rops, pois a demanda é menor, ou vão abaixar o preço pra atender a realidade do dinheiro em circulação. Claro que não se sabe qual o quantidade de dinheiro no jogo, mas os vendedores vão percebendo a procura e demanda.

Se acabarem com os bots, obviamente vai ter menos KKs em circulação, e os itens vão cair o preço.

Assim, quem farma zennys honestamente, seja em magdun, com furto/afanar, ou sei lá qual método, vai poder comprar itens melhores, pois estarão mais baratos. Portanto, novos jogadores se beneficiariam, podendo se equipar sem precisar comrpar ROPs ou comprar zennys ilegalmente. Além de ficar mais fácil de upar em alguns mapas super lotados.

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

• Replies 58
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Essa sua lógica se aplica, de certa forma, exclusivamente a itens da loja de ROPs.

Itens que os bots farmam sempre ficam mais baratos, por conta da oferta. Isso é um fato, é só lembrar dos Raydrics e Cavaleiros do Abismo quando tava infestado de sniper lá, e posteriormente o combo da luz dos rangers na torre de Eclage.

O que pouca gente lembra, é que tinha bot com Mochila, Asinha de Arcanjo, essas coisas caras de ROP's que eu nem tinha quando voltei a jogar nessa época.

@SKT3

Discordo, se o zeny for legítimo ele deveria sim servir como moeda, especialmente porque é 5x mais prático negociar itens de altíssimo valor tipo Meginjard, TG, etc.

A Blizzard fez isso e deu muito certo, tanto que expandiram o sistema de gold do WoW pra funcionar pra QUALQUER item da Blizzard Store, até físico. Basicamente seu gold lá no WoW pode ser convertido em $$$.

Essa sua lógica se aplica, de certa forma, exclusivamente a itens da loja de ROPs.

Itens que os bots farmam sempre ficam mais baratos, por conta da oferta. Isso é um fato, é só lembrar dos Raydrics e Cavaleiros do Abismo quando tava infestado de sniper lá, e posteriormente o combo da luz dos rangers na torre de Eclage.

O que pouca gente lembra, é que tinha bot com Mochila, Asinha de Arcanjo, essas coisas caras de ROP's que eu nem tinha quando voltei a jogar nessa época.

Ah, é verdade

Mas tem que levar em conta também que cartas como Raydric são também obtidas por OCA (até onde eu saiba).

Se acabasse com BOTs certamente aumentariam de preço. Mas elas são cartas muito boas, o que levaria ao preço fazer mais sentido, e fazer valer a pena caçar uma dessas cartas na raça.

Além do mais, os melhores equipamentos são obtidos por instâncias, MVPs, quests, e principalmente por ROPs.

Imagino que com menos zennys no servidor fica mais fácil pra um iniciante se equipar. E também imagino que não existam tantos bots em instâncias, ou sei lá.

Sobre itens criados como ADs, acho que seria bom sim aumentar o preço, pois teoricamente é um item pra uma skill super boa, que não deveria ser usada o tempo todo. Já vi até BIO upando nos magmarings de AD o.O

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

A culpa é desses cotocos que n param de comprar zeny

Ficou faltando eu falar deste aspecto também! Bem lembrando!

Seguinte, é meu último post neste tópico, então vou tentar dar uma geral. A moeda do Ragnarok versão 2018 (com lojinha de ROPs) NÃO É ZENNY como alguns usuários estão achando que é, por conta de verem um monte de mercador com itens cobrando em KKs! O efeito do Zenny é o mesmo de um mega-elunium (que o pessoal usa para transações acima de 1B), um mero meio de troca apenas isso! Reduz Zenny, tira mega-elunium, as trocas vão continuar existindo (com o mesmo VALOR), porém com outros meios!

Tá e qual a moeda do Ragnarok que determina o VALOR dos itens? Em 2018 é o dinheiro! Tá achando caro os itens que estão no servidor? É porquê pouca gente comprou com DINHEIRO REAL e ofertou no servidor! Afinal de contas DIADEMA DE SERAFIM, TAPETE VOADOR e uma cacetada de itens OP não são dropados e muito menos adquiridos por Zenny em NPCs. Alguém tem que gastar DINHEIRO REAL para que eles existam no servidor, simples assim! Se ninguém comprar o item não vai existir, não importando quanto Bilhões/Trilhões de Zennys tu tens!

O fenômeno inflacionário no Ragnarok, se da basicamente pela OFERTA de itens (e claro a demanda por eles). Por que o Thor é mais fácil do que o Valhalla para adquirir itens? Porque a oferta de itens neste servidor é maior, simples! Não tem nada haver com enxurrada de Zennys! Se isso fosse verdade, os itens no Thor seriam mais caros que o do Valhalla, já que a oferta monetária de Zennys no Thor é bem maior por conta da quantidade de bots!

Pessoal tá achando que a economia atual é a mesma da época da mensalidade paga que não existia lojas de ROPs. Nesta situação, aê sim esta enxurrada de Zennys acaba inflacionando a economia, já que neste caso os Zennys são de fatos a moeda do jogo!

Resumindo, tá achando os itens bem caros, algumas opções:

1)Tenha consciência que o joguinho, embora tenha um servidor gratuito, apresenta CUSTOS (Servidores, manutenção, energia elétrica, salário dos funcionários, etc), e esses custos são mantidos quando tu COMPRAS itens do jogo com DINHEIRO REAL diretamente da LUG ou de parceiros oficiais que fornecem cartões! O Dia que esses CUSTOS não forem mais cobertos adeus joguinho! Então tenha consciência disso, ok?

2) Você, amiguinho "espertinho" que compra não sei quantos Bilhões de KKs, eu espero que tu gaste essa quantia também na aquisição de ROPs! Afinal os servidores são mantidos com os ROPs e quando você adquiri um item por ROPs, este é incorporado ao servidor, aumentado a oferta de itens e reduzindo a inflação. O mesmo não ocorre quando tu compras KKs e adquiri um item que já existe no servidor. Sem falar que tá mais em conta por ROPs adquirir grande parte dos itens OP...

3) Cobre da LUG/GRAVITY preços mais em contas, afinal é ela a grande responsável pelo preço dos itens, e se possível que eles tirem essa ideia de girico de ficar segurando itens por MUITO TEMPO, afinal não estamos no ano de 2012 e anteriores! Estamos em 2018, onde o público é menor, mais velho, com menos tempo disponível e não tem saco pra ficar esperando tanto tempo para adquirir algo! Então mude a estratégia de vendas, e tornem o Ragnarok mais acessível para players novatos e casuais para que o jogo continue gerando lucros pra vocês e diversão para os players!

Enfim, a era que tu conseguia itens ralando e vendendo loot para NPC para conseguir Zennys, acabou faz um bom tempo...

...

Por mais que eu concorde com você, eu não consigo aceitar a ideia do zeny ter lastro com o real. x_x

Principalmente levando em consideração a evolução do preço dos itens de zeny ao longo dos anos... Se algum desses sites buscadores de itens que tem no Thor salvasse os resultados dos preços dos itens em um banco de dados e disponibilizasse pra gente fazer análise eu até faria um artigo e publicava pela Escola de Negócios da universidade que estudo, porém só temos como avaliar isso de acordo com nossa memória mesmo.

Um bom exemplo disso é o valor do Amuleto de Ziegfried, que vende na loja (caixa com 10 unidades) e a unidade dele já custou muito abaixo do preço de conversão de ROPs justamente por conta do excesso de oferta do item pelo fato dele vir em Tickets de Promoção como prêmio menor.

Agora, levando em consideração o lastro do valor dos zenys em relação ao real, seja essa conversão feita por zenys de revendedores ou por ROPs é indiscutivelmente que os zenys desvalorizaram BASTANTE e a economia do servidor inflacionou sim, principalmente por causa dos bots e dos vendedores de zenys, que foi o que eu falei. Se 8 anos atrás você com R$100 comprava 1b, hoje você compra 4b. Alguns itens seguiram esse mesmo caminho de valorização e outros não.

Edited by Squirt

Muito boa as discussões aqui, gostei de ver que ninguem gerou flamme ou coisa ruim pro Tópico, só tenho a agradecer quem contribuiu.

Mas eu ainda tenho uma coisa a pedir: Não deixem esse tópico, ou esse assunto morrer.

É de interesse de TODOS os players honestos do jogo. Isso afeta diretamente o nosso jogo, seja na gameplay, seja economicamente.

Bots são um problema do jogo faz anos, e ao invés de melhorar a situação, parece que só piora.

E volto a colocar o foco do tópico na Habilidade Cultivar Planta. Por incrível que pareça, uma simples habilidade como essa que foi criada somente pra lore/roleplaying, causa um mal absurdo no jogo graças a entrada absurda de Zennys no jogo. Então qualquer alteração ou até mesmo a remoção da Habilidade, com certeza vai dar uma quebrada enorme nos Botters, e consequentemente vai melhorar o jogo como um todo pra TODOS.

Então peço pra que se estiverem de acordo, demonstrem apoio aqui, mandem via Ticket ou PM pra LUG, seja lá como for. Só precisamos nos mobilizar pra cobrar alguma atitude da LUG e consequentemente, ela cobrar da Gravity algo com relação a isso.

Não digo pra tomarem uma atitude de um dia pro outro, mas qualquer manifestação de interesse em ajudar, já é algo válido.

Att.

Muito boa as discussões aqui, gostei de ver que ninguem gerou flamme ou coisa ruim pro Tópico, só tenho a agradecer quem contribuiu.

Mas eu ainda tenho uma coisa a pedir: Não deixem esse tópico, ou esse assunto morrer.

É de interesse de TODOS os players honestos do jogo. Isso afeta diretamente o nosso jogo, seja na gameplay, seja economicamente.

Bots são um problema do jogo faz anos, e ao invés de melhorar a situação, parece que só piora.

E volto a colocar o foco do tópico na Habilidade Cultivar Planta. Por incrível que pareça, uma simples habilidade como essa que foi criada somente pra lore/roleplaying, causa um mal absurdo no jogo graças a entrada absurda de Zennys no jogo. Então qualquer alteração ou até mesmo a remoção da Habilidade, com certeza vai dar uma quebrada enorme nos Botters, e consequentemente vai melhorar o jogo como um todo pra TODOS.

Então peço pra que se estiverem de acordo, demonstrem apoio aqui, mandem via Ticket ou PM pra LUG, seja lá como for. Só precisamos nos mobilizar pra cobrar alguma atitude da LUG e consequentemente, ela cobrar da Gravity algo com relação a isso.

Não digo pra tomarem uma atitude de um dia pro outro, mas qualquer manifestação de interesse em ajudar, já é algo válido.

Att.

Só uma correção: Ela não foi criada por lore/roleplaying, ela foi criada justamente pra isso, pra farmar cogumelo.

Só que foi criada na época que não havia mentalidade que bots viriam a existir.

assinaturarag

Por mais que eu concorde com você, eu não consigo aceitar a ideia do zeny ter lastro com o real. x_x

Principalmente levando em consideração a evolução do preço dos itens de zeny ao longo dos anos... Se algum desses sites buscadores de itens que tem no Thor salvasse os resultados dos preços dos itens em um banco de dados e disponibilizasse pra gente fazer análise eu até faria um artigo e publicava pela Escola de Negócios da universidade que estudo, porém só temos como avaliar isso de acordo com nossa memória mesmo.

Um bom exemplo disso é o valor do Amuleto de Ziegfried, que vende na loja (caixa com 10 unidades) e a unidade dele já custou muito abaixo do preço de conversão de ROPs justamente por conta do excesso de oferta do item pelo fato dele vir em Tickets de Promoção como prêmio menor.

Agora, levando em consideração o lastro do valor dos zenys em relação ao real, seja essa conversão feita por zenys de revendedores ou por ROPs é indiscutivelmente que os zenys desvalorizaram BASTANTE e a economia do servidor inflacionou sim, principalmente por causa dos bots e dos vendedores de zenys, que foi o que eu falei. Se 8 anos atrás você com R$100 comprava 1b, hoje você compra 4b. Alguns itens seguiram esse mesmo caminho de valorização e outros não.

O problema da lógica dele é que mesmo que o que dite o valor do item seja o valor em dinheiro real, o quanto esse item vale dentro do jogo ainda é determinado em zenny. Não adianta você pedir 10bi num item se não tem ninguém pra dar. Tem gente pra dar porque o zenny tá ultra desvalorizado e os players acumulam quantidades absurdas dele.

Quer dizer, a pessoas ainda paga dinheiro real, o valor físico do item se mantem, e ele continua não sendo encontrado em jogo. Porém, sem bots, e com menos zenny na economia, a pessoa simplesmente vai ter que baixar o preço porquê o valor representado por cada unidade de zeny vai aumentar,

As trocas vão se manter? Claro, mas itens como mega-elunium, oridecon e afins são consumíveis, e somem periodicamente do servidor. O valor deles flutua entre uma vinda e outra da loja sempre subindo, então até a próxima vinda na loja de rops, item vai ser trocado por progressivamente menos oridecon ou elunium ou o que seja, mas isso continua sendo irrelevante pra os players que trabalham com zenny. Se alguém quiser vender um item de troca por zenny, ele ainda vai ter que baixar o preço porque pessoas com menos dinheiro não o gastam da mesma forma. Então obviamente se você tirar o aumento desenfreado do zenny, e deixar os gold sink agir, as coisas baixam de preço e o zenny valoriza. Modos de farm são abertos, jogadores mais novos se equipam com mais facilidade and so on

Edited by Zizo

giphy.gif

Pelo visto um pessoal andou lendo livro de ITE - INTRODUÇÃO a Teoria Econômica (O "introdução" não está em destaque à toa), e está tentando colocar em prática esse conhecimento na economia do jogo! Legal! Eu mesmo me divirto mais analisando o preço dos itens (principalmente em Zenny) do que jogar em si (matar monstros, etc)!:p

Vou tentar DESTRINCHAR de vez a ECONOMIA do RAGNAROK atual para vê se o povo entende de uma vez! Se não entender e continuar achando que tirando Zenny de circulação tu vai ter itens mais baratos para adquirir via esforço in-game, tudo bem! Vamos ao tópico: A reclamação do autor e alguns sobre a enxurrada de Zenny é para baratear os itens? Ou é para alterar a taxa de câmbio entre Zenny e R$?

Se for a primeira opção, lamento desapontá-los. Os itens continuarão caros, porquê pela milésima vez, NÃO É O ZENNY que determina o VALOR dos itens como a maioria dos players acha! Ele é apenas um meio de troca in-game. Reduz Zenny, tira Zenny, as transações in-game irão ocorrer com o MESMO VALOR porém com outro meio de troca (enxurrada de jellopy, mega-elunium, etc).

Vocês leram no livro de ITE que através do "BACEN" - Só em livro de ITE que o BACEN tem esse poder, no mundo real, ele negocia com bancos, e a economia é muito mais complexa, tanto que elabora estimativas para a emissão monetária - uma maior oferta de MOEDA implica INFLAÇÃO na economia (os termos MOEDA e INFLAÇÃO não estão em destaque a toa). Vamos explicar o que significa cada um desses termos, pois o problema está justamente nisso!

O que é INFLAÇÃO? Aumento generalizado dos preços de uma economia! É o que está ocorrendo no RAGNAROK através dos preços cotados em Zenny? Resposta curta e grossa: NÃO. O Squirt mesmo observou isso quando diz no final de seu post que alguns itens sofreram desvalorização e outros itens não. Amigo, a definição de inflação é o aumento generalizado de preços, "inflação" que aumenta determinados itens e baixa o valor de outros, NÃO É INFLAÇÃO. Queres um exemplo prático:

Pele do Guardião, Fúria do Furacão e Couraça de Boitatá. Compara o valor de Zennys destes itens no ano passado com agora (DETALHE em 2018, a oferta de ZENNY é maior, vocês sabem disso)! Quando coloquei TAPETE VOADOR, não foi a toa. Tapete voador e chapéu de carteiro são itens bem demandados. Antes da última oferta pela loja de ROPS, povo tava desesperado querendo um. Chapéu de carteiro tava no limite das lojas de KKs (não tinham implementado o novo limite ainda) e Tapete, só via chat. Só foi a LUG ofertar TAPETE VOADOR que o preço do mesmo em Zenny caiu, mesmo a oferta monetária de Zenny na economia tendo sido maior (a oferta de moedas em Zenny aumenta ao longo do tempo).

Isso joga por terra a teoria de que o Zenny tem influência nos VALORES dos itens! Mas aê fica uma questão, se não é o Zenny, como os VALORES dos itens são cotados? Basicamente pela MOEDA do jogo! E o que é MOEDA?

Poderíamos usar a definição clássica de que é o ativo que exerce 3 funções exclusivas de uma moeda, mas para o RAGNAROK basta dizer que é o ativo com maior liquidez do mercado, ou em palavras mais fáceis, o meio que te permite adquirir coisas de maneira direta, sem restrição! No mundo real, temos nossa moeda o REAL (R$). Tu podes cortar cabelo, pagar universidade, cinema, joguinho, comprar ROPs, KKs e etc com ele, todos irão aceitar o REAL, a MOEDA da economia do país. Por outro lado, duvido que tu consigas uma entrada para o cinema, dizendo pra mulher que irá pagar em ações da microsoft ou do facebook, que embora sejam ativos que deem maior rentabilidade que a moeda, não são aceitos universalmente para as transações comerciais, algo que a moeda faz.

"Mas no Ragnarok, você só consegue as coisas com Zenny, as transações são só em Zenny". Resposta: NÃO! Antigamente era assim, hoje não é mais (esse é um dos motivos da confusão, mas o outro e principal é a incompetência da LUG/GRAVITY não observar a mudança do seu público alvo ao longo dos anos, dando maiores poderes de mercado para os boteiros especuladores. Por isso a galera hoje entra no fórum achando que pra conseguir itens precisa de altas quantidades de Zennys, adquirida no mercado paralelo). Novamente, a história dos TRILHÕES de Zenny que tu podes ter! Vá com esses BILHÕES/ TRILHÕES de Zenny e adquira um item exclusivo da loja de ROPs! Tenta aê! Boa sorte! O máximo que tu consegues é adquirir itens indiretamente de alguém que adquiriu com dinheiro real e ofertou pra você (Você adquiri de forma INDIRETA, e não DIRETA como a MOEDA faz), e portanto a MOEDA do jogo é o REAL (R$). E o valor de Zenny ofertado, não é aleatório! Ele segue a taxa de câmbio entre Zenny e a MOEDA do jogo: o REAL. Se o cara pagou R$20,00 na lojinha de ROPs, quando a lojinha sumir, ele vai querer R$30/R$35, por isso os valores "astronômicos em KKs desses itens OP". Este item não foi feito pra ser adquirido pela geração LER (Lesões por Esforços Repetitivos) que se gabava de adquirir itens com o próprio esforço! O valor astronômico em KKs é justamente para evitar que um sujeito que "rale" apenas in-game consiga este item! No geral, o boteiro especulador compra os itens com a MOEDA do jogo (Real) e taca um monte de mercadozinho em Prontera com o item cobiçado pela galera, porém com um preço em REAIS (R$) maior. Por isso, ele coloca 150KKs, 200KKs. Fica com uma vitrine! Quem quiser os itens, não tem escolha, vai ter que ir para o mercado paralelo comprar os KKs na taxa de câmbio que reflita o valor que ele quer, ou esperar a LUG/GRAVITY ofertar o item daqui a 6 meses, 1 ano. O povo não quer KKs, não! O pessoal quer o item OP e o Zenny é apenas um meio para obtê-lo.

As vezes nem de Zenny você precisa! As lojas ofertam o item via TRADE. Resumindo, para obter itens apenas com Zenny você DEPENDE de alquém que tenha gasto com DINHEIRO REAL, mas com DINHEIRO REAL você não depende de nada para conseguir os itens! Pode ser via ROPs, via TRADE, ou até mesmo com a compra de Zennys! Por aê tu já tiras quem exerce a função de MOEDA no Ragnarok e por conseguinte serve de parâmetro do VALOR dos itens no jogo!

E agora o gran finale. Como o VALOR dos itens no Ragnarok é formado? Não é pela enxurrada de Zennys como foi mostrado, mas por algo bem básico, também encontrado em livros de ITE: A "lei" da oferta de demanda (principalmente da oferta).

Os servidores com maiores QUANTIDADES OFERTADAS de itens tenderão a ser mais em conta! E como aumentamos esta oferta e BARATEAMOS os itens?

CTRL C + CTRL V:

Resumindo, tá achando os itens bem caros, algumas opções:

1)Tenha consciência que o joguinho, embora tenha um servidor gratuito, apresenta CUSTOS (Servidores, manutenção, energia elétrica, salário dos funcionários, etc), e esses custos são mantidos quando tu COMPRAS itens do jogo com DINHEIRO REAL diretamente da LUG ou de parceiros oficiais que fornecem cartões! O Dia que esses CUSTOS não forem mais cobertos adeus joguinho! Então tenha consciência disso, ok?

2) Cobre da LUG/GRAVITY preços mais em contas, afinal é ela a grande responsável pelo preço dos itens, e se possível que eles tirem essa ideia de girico de ficar segurando itens por MUITO TEMPO, afinal não estamos no ano de 2012 e anteriores! Estamos em 2018, onde o público é menor, mais velho, com menos tempo disponível e não tem saco pra ficar esperando tanto tempo para adquirir algo! Então mude a estratégia de vendas, e tornem o Ragnarok mais acessível para players novatos e casuais para que o jogo continue gerando lucros pra vocês e diversão para os players!

3) Você, amiguinho "espertinho" que compra não sei quantos Bilhões de KKs, eu espero que tu gaste essa quantia também na aquisição de ROPs! Afinal os servidores são mantidos com os ROPs e quando você adquiri um item por ROPs, este é incorporado ao servidor, aumentado a oferta de itens e reduzindo a inflação. O mesmo não ocorre quando tu compras KKs e adquiri um item que já existe no servidor. Sem falar que tá mais em conta por ROPs adquirir grande parte destes itens OP...

4) Aumento da taxa de drops. Alguns itens cobiçados tem baixíssima taxa de drop, como cartas, principalmente as MVPs. Como a taxa de drop é bem baixa favorece os boteiros, e estimula o mercado paralelo, aê o jogador tem que gastar uma alta quantia neste mercado e como estamos falando de economia (os recursos são escassos), as vezes ele fica sem dinheiro para gastar no servidor. Não estou dizendo que cartas devem ser fáceis de dropar, mas com uma base de players menor, as taxas de drops tem que serem revistas, sim para não estimular o mercado paralelo. Outra maneira é ofertá-las de vez em quando por ROPs.

Grande parte dessa confusão (essa relevância do Zenny para conseguir as coisas no jogo) é culpa da LUG/GRAVITY com o modelo de vendas calcado em 2012 e anteriores. No que consiste este modelo? Uma base de players absurda, lutando para ver quem é o "mais fodão do jogo". Aê eles vendem itens com valores altos para ajudar essa mulecada a "conquistar" esse sonho e de brinde colocam empecilhos para mostrar o quão difícil vai ser isso. Logo se essa mulecada quiser "ser o mais fodão do jogo" vai ter que gastar muito: refinamentos com chance de perdas de itens, cupons de aprimoramentos cuja a chance de obter o encantamento OP é baixíssima, Remoção de cartas de itens, porém com chances para a perda do equip, sem falar no preço exorbitante dos frutos de Malangdo para que isso melhore suas taxas! E claro oferta de itens OP na loja acontecem de forma esporádica justamente para aumentar o frenesi em ter que gastar adoidado o dinheiro naquele momento, senão "vai ficar pra trás" no Ragnarok por seis meses ou 1 ano!

Com o tempo a base de players míngua ou envelhece, e percebe que esta M de ser o FODÃO no jogo não existe! Basta ver os vídeos antigos de Ragnarok, onde nego escondia o ALT+Q e ficava se gabando dos hits dados! Hoje em dia, a galera mais valorizada pela comunidade é o pessoal que dá dicas para os players, seja como montar o personagem, matar tal MVP, etc. Não é tão incomum vídeos com o cara mostrando toda a build, assim como as cartas que tá usando, pois isso auxilia os players mais novos e que estão voltando ao jogo do que devem fazer no extenso mundo de Ragnarok. É o caso do S.A. Games (senão me engano o maior canal de Rag no momento em número de views), Tio Pedrão, etc. O ponto fora da curva e o SK3 com os vídeos de conteúdo cômico! Agora ficar vendendo vídeo de nego se gabando em dar tantos hits junto com a sua turminha, não obrigado! Meu tempo é precioso demais para essas besteiras!

O público é mais velho, não tem tanto tempo disponível e nem saco pra ficar passando Gelol e anti-inflamatório, assim como VALORIZA muito mais o seu cascalho (R$)! Não adianta a LUG empurrar itens ou encantamentos com baíxissima chances de serem conseguidos. O cara não vai gastar valor astronômico nessas loterias como a mulecada fazia! Baixa ver a exigência da galera nos pergaminhos de refino ( e sim, LUG vocês estão devendo!). Da para refinar os itens sem eles? Dá! Porém corre-se o risco de perder o equip, e um sujeito que VALORIZA sua grana não vai PERDER o item em que ele tacou seu suado dinheiro!!! Tampouco vai ficar perdendo tempo acompanhando todo dia os eventos/ ofertas do jogo na esperança do item essencial para a sua build aparecer! Parece que o staff da LUG não percebeu esta mudança de comportamento!

Resumindo, ao autor do tópico, sobre o fim da habilidade "farmar"! Cara isso tem o mesmo efeito que fizeram nos nerfs de drops em Pele de Lontra, amuletos de Orcs, etc (ideia "genial" da LUG que agora força o player a comprar KKs ou Gelol para fazer as Quests que dependem destes itens!) e os NERFs das fazendinhas dos "BOTEIROS/BACEN IMPRESSOR" (opressores dos players "esforçados" que obtêm itens via LER e não em lojinha de ROPs)!

No começo, a geração LER vai ficar feliz da vida, achando que agora vai conseguir os itens através de seu "esforço" ( e já mostrei que não). Aê os BOTEIRO/BACEN IMPRESSOR fazem panelaço no facebook, começam a dar KS nos players, e em menos de uma semana, o problema se mantém! Os BOTEIRO/BACEN IMPRESSOR continuam imprimindo Zenny com força total parecendo uma HP EPSON ECOTANK L395 e deixando a Casa da Moeda do Brasil no chinelo! Tira Zenny, Mega-Elunium, o que for. Os caras vão dar um jeito de achar outro meio de troca in-game na PROPORÇÃO INACESSÍVEL para a geração LER (pode ser Jellopy, esporo de cogumelo, etc). O importante, é que o "esforçado" não adquira o item, mas sim o sujeito que compra KKs, por isso o preço exorbitantes deste itens em KKs (ou qualquer meio de troca).

PS: Sei que daqui a algum tempo (anos), a LUG/GRAVITY, vai ter que reduzir a quantidade de Zennys no jogo, mas não é agora, e tampouco a retirada deles vai fazer com que os itens OP exclusivos das lojas de ROPs tornem-se mais acessíveis ao jogador "esforçado"! A alteração é apenas nominal na taxa de câmbio com o Real (R$), apenas isto! O valor dos itens é responsabilidade da LUG que deveria cobrar um preço mais justo como fez neste "pacote de aventuras" e claro também dos players que devem demandar os itens.

Enfim, considero o assunto encerrado. Quer preços mais baratos? Cobre da LUG e faça a sua parte aumentando a oferta destes itens no jogo (você já sabe como)! Quer "viajar" achando que o Ragnarok vai ser o mesmo da era pré-loja de ROPs, assim como sua economia e a influência do Zenny no jogo, e que você vai adquirir os itens apenas sendo "esforçado" só usando Zennys? É um direito seu! Não conheço nenhum Pay to Win assim, mas se quer acreditar nisso, tudo bem!

Edited by Analisador