Ir para conteúdo

Favoritismo no Balanceamento das Classes + Situação Atual do RO


Maaya

Posts Recomendados

Analisando a bola de neve que virou o desequilíbrio existente entre as classes (e sua relação com a mecânica) do jogo, desde o rebalanceamento pós-renewal que houve em 2011 no bRO até agora, que não acompanhou o constante acréscimo de novos itens e instâncias (incluindo itens bem roubados do jRO) chegamos a conclusão óbvia, seja por esta análise ou simplesmente por se sentir terrivelmente injustiçado, que a diferença entre o potencial de cada classe no RO atingiu um nível escabroso, inaceitável, desconsolador.

 

Mas não quero só fazer um rantpost como muita gente aqui faz, em vez disso vamos sentar e conversar sobre o que pode ser feito, afinal isto é uma comunidade.

 

Pra começar, deixarei aqui uma concisa "tierlist" que resume o estado atual das classes do RO. Sim, tierlist, quem joga outros jogos sabe o que é.

 

Atenção: Toda a análise no decorrer do post foi feita por mais de uma pessoa, todas jogadoras de RO desde 2006 (e uma de 2010), considerando o potencial MÁXIMO de cada classe, ou seja, inclui todas as builds possíveis (exceto as mais desconhecidas (?)), desde a que possui menor performance até a mais poderosa, fazendo assim uma média pra colocar uma Nota em cada um dos fatores listados abaixo do tierlist.

 

Não serão analisadas as classes: Kagerou/Oboro, Justiceiro, Taekwon e suas Evoluções. Por se tratarem de classes desfavorecidas e incompletas. No caso de Ninjas e evol. fica à opção de vocês debater nos comentários.

 

vTfEYg3.png

 

Irei comentar sobre cada classe individualmente, afim de explicar o motivo pelo qual escolhi sua posição e a quantidade de estrelas nos seus "atributos". Todo feedback é bem vindo e nada é escrito em pedra, estamos aqui realmente pra colocar a situação no papel.

 

Cavaleiro Rúnico

 

DPS Alvo ✭✭✭✭

DPS Área ✭✭✭✭✭

Resistência ✭✭✭✭✭

Mobilidade ✭✭✭✭

Controle ✭✭

Suporte ✭

 

Também conhecido como Deus, Sub-GM, Rolo Compressor, Lizard Mage, é o faz-tudo, o dono da p*rra toda. Com ele, você pode peitar um MVP enquanto desfere um dano absurdo, que combinado à capacidade de spam do sopro ou o aspd que a classe pode atingir, pode se tornar indiscutivelmente uma das classes (se não a primeira) com maior dano por segundo do jogo. As runas possibilitam um quase -Asura através do ataque básico, te transformam numa muralha, te dão cleansing, e sua habilidade AOE além de não ser de dano mágico (ou seja, não é absurdamente reduzida pela defm do alvo), é elemental (fogo/água) e é influenciada por cartas e equipamentos de dano racial e à distância, dá vontade né @Arcano?

E claro, quanto mais resistência, mais dano você tem. Porque isso faz todo sentido. Possui alta mobilidade por si só, uma vez que todo RK tem montaria, que acumula com Aumentar Agilidade/Consumíveis e possibilita ação enquanto montado. A classe só não dá assistência, a não ser de mobber/tank, e com exceção de builds voltadas ao ataque básico, é uma classe que fugiu completamente de sua ideia original e nem parece evoluir de Lorde. Se você joga de RK, não tem por que você criar outra classe, a não ser que esteja interessado em se divertir se aventurando em builds ou servir pra passar pano de chão de classes melhores. Em questão de equilíbrio, na minha sincera opinião, não há muito o que fazer aqui, é apagar e fazer de novo.

 

 

Guardião Real

 

DPS Alvo ✭✭✭

DPS Área ✭✭

Resistência ✭✭✭✭

Mobilidade ✭✭✭✭

Controle ✭✭

Suporte ✭✭✭

 

O primo do RK que não passou no concurso público, não chega a ser uma classe brutalmente desequilibrada, mas certamente está acima da média, não precisa de muitos nerfs para ser equilibrada. Resistência alta, mobilidade, bom damage output e pode dar uma assistência legal dependendo do time. A classe permaneceria um tanto esquecida, se não fossem os novos itens que chegaram, não oferece muito no campo de batalha a não ser um dano descomunal e proteção pros aliados, mas isso requer builds um tanto diferentes pra cada caso.

 

 

Arcebispo

 

DPS Alvo ✭✭

DPS Área ✭

Resistência ✭✭

Mobilidade ✭✭

Controle ✭✭

Suporte ✭✭✭✭✭

 

Dispensável dependendo do quanto você é rico e está disposto a gastar com consumíveis, a classe é uma Kafra ambulante, onde tem um suporte sem igual, porém é dependente de outras classes na maioria das modalidades e casos. Veja só, você é dependente, mas podem te dispensar caso tenham os consumíveis certos. Tá cansado de ser suporte? Eu tenho uma péssima notícia pra você, Magnus Exorcismus é uma piada, e embora já tenha visto alguns MVPando com Adoramus, convenhamos que são casos isolados, muitas vezes não compensando os pontos de habilidade gastos aqui. Afinal, pra que mvpar com Arcebispo quando você pode ter um Bioquímico ou um Shura. Você quer MVPar com sua classe preferida, porém a Dona Gravity decidiu que cada classe agora vai ter uma função. So sad. Não tenho muito a acrescentar aqui senão lamentar as decisões da desenvolvedora.

 

 

Shura

 

DPS Alvo ✭✭✭✭✭

DPS Área ✭✭✭

Resistência ✭✭✭✭

Mobilidade ✭✭✭✭✭

Controle ✭✭✭

Suporte ✭✭✭

 

Quando o assunto é onipotência, esse aqui só fica atrás do RK. Se você quer uma classe que basta pressionar um botão pra ser instakill em praticamente qualquer modalidade do jogo, então ela foi feita pra você. Assim como o proprietário da empresa ragnarök cavaleiro rúnico, quanto maior a sua resistência e capacidade de spam de habilidades (HP/SP pool), maior é o seu dano (a ironia), que por sinal ultrapassa umas 3x o HP de muita classe por aí, nem precisa de muito né?

Possivelmente a melhor mobilidade do jogo, onde além de ir pra qualquer célula da sua tela, ainda conta com Aumentar Agilidade (teleporte e portal contam?).

É bastante resistente, possibilitando em cenários PVP/WOE fazer um ALT+Q todo voltado pra defesa e redução de dano, afinal sua arma (+120% dano humanoide, quem nunca?) é suficiente pra causar todo o dano que você vai precisar, além de poder usar escudo em todos os casos. Quer mais? Pode neutralizar todo o dano à distância com Escudo Sagrado, tem os buffs básicos de Noviço, controles como Rasteira e Campo Amaldiçoado, e não é facilmente parado por outras habilidades de controle devido ao Chakra da Cura, que praticamente todo Shura tem. Como podem ver, é uma classe muito controversa, fácil de jogar, de resultados praticamente instantâneos e é um dos maiores gritos de desequilíbrio que esse jogo pode oferecer, que quase sempre acaba com a diversão alheia, seja qual for o cenário em que você dispute com um deles. Poderia falar sobre as builds de combo, mas a gente que é adulto sabe que ninguém faz isso, não tem sentido em fazer quando você tem Asura, GoH e Flash Combo, e admiro você que tenta.

 

 

Mecânico

 

DPS Alvo ✭✭✭

DPS Área ✭✭✭

Resistência ✭✭✭

Mobilidade ✭✭

Controle ✭✭

Suporte ✭

 

Google: você quis dizer Autodestruição?

A desenvolvedora matou o sistema de forja e refino e transformou o Mecânico em uma simples bomba. Isso, é claro, se você não receber status enquanto conjura. Há aqueles que gostam de se aventurar em criar mecânicos voltados ao Choque do Carrinho e ataque básico, e até conseguem uma performance decente, ou no caso dos rycos que tem botas gigantes, uma performance alta, mas em comparação com outras classes, é só.. fofo, mesmo. Não oferece ao grupo nada além de um damage razoável.

 

 

Bioquímico

 

DPS Alvo ✭✭✭✭✭

DPS Área ✭✭✭✭

Resistência ✭✭

Mobilidade ✭✭✭✭✭

Controle ✭✭✭✭

Suporte ✭✭✭

 

O terceiro membro da Santíssima Trindade RK|SHURA|BIO gosta de ter seu nome estampado em todos os túmulos do servidor e é tão cuidadoso que faz plantão ao lado do enterro esperando renascer, uma gracinha né? Não preciso falar muito do damage, quem joga esse jogo a pelo menos um mês já sabe do que estou falando e não quero me alongar mais do que já estou fazendo. É talvez a única classe que consegue bater de frente com Shura em performance, tendo um dano e mobilidade tão monstruoso quanto ele, com direito a um pudim de guyak em forma de habilidade que eu N U N C A vou entender o que se passava na mente de quem planejou a classe pra colocar algo assim e ainda por cima inutilizou o Bater em Retirada da Lif, que por si só já é uma homunculus porca.

A classe foi desenhada pra exterminar qualquer ser vivo que aparecer em sua frente, seja por dano de alvo ou AOE, tem um dos controles mais grotescos do jogo (Mandrágora) além de outros quase tão pesados. O único contra da classe seria o seu alto gasto pra poder usar determinadas habilidades, mas isso parece não ser um problema pra grande maioria do servidor uma vez que nunca vi um Bio reclamando de falta de AD a não ser em chefênia, nesse caso eu não me comovo, e Prótons chegou pra ficar, com balas vendidas em NPC.

Dica: se você estiver indo MVPar e passar um bioquímico igual um caminhão com turbo do seu lado, a não ser que você seja um Shura, RK ou Sentinela, poupe seu tempo e já comece a procurar outro.

 

 

Arcano

 

DPS Alvo ✭✭✭

DPS Área ✭✭✭

Resistência ✭

Mobilidade ✭

Controle ✭✭✭

Suporte ✭

 

Um caso triste, como já comentei em outro thread que fiz na seção dos magos no forum, e quem joga de WL provavelmente já leu e se identificou, a classe manteve sua premissa de ser um glass cannon, quase sempre sacrificando o escudo e equipamentos de defesa por um cajado de duas mãos e equipamentos TODOS voltados ao dano pra não causar nem metade do dano que o famoso Trio ou um sentinela conseguiria, e todos, além do sentinela, mantendo ao mesmo tempo sua sobrevivência. Consome uma quantidade descomunal de pontos de habilidade pra ter o Tetra Vortex, que é facilmente ultrapassado pela Bomba Ácida (uma habilidade de transclasse) e tem 15 segundos de cooldown. Tudo isso, somado aos casts fixos ridículos e o fato de ter o menor HP das terceiras classes, dificilmente consegue ser melhor em damage dealing do que qualquer classe que esteja do A pra cima na tierlist que postei acima, onde qualquer uma delas, mesmo com equipamentos básicos, dispensam mesmo um arcano average. Ou seja, você tem o glass, mas faltou o cannon, você tem uma penalidade absurda, mas falta a compensação por ela. Em WOE só serve pra causar status (alguns muito bons até) e morrer no primeiro GoH/ArrowStorm.

 

 

Feiticeiro

 

DPS Alvo ✭✭

DPS Área ✭✭✭

Resistência ✭✭

Mobilidade ✭

Controle ✭✭✭

Suporte ✭✭✭

 

Mesmo caso do Arcano, porém o feiticeiro oferece uma assistência que só ele tem, sendo muito mais requisitado em qualquer modalidade do que o anterior. Dificilmente você vai encontrar um Feiticeiro solando MVPs ou instâncias de up, a maioria vai se reduzir a um Exhaler ambulante nos grupos, afinal alguém precisa encher o SP da nossa querida Santíssima Trindade enquanto eles derrubam tudo, né não?

 

 

Sentinela

 

DPS Alvo ✭✭✭✭

DPS Área ✭✭✭✭

Resistência ✭✭

Mobilidade ✭✭✭

Controle ✭✭✭

Suporte ✭

 

A classe exige tão pouco, e provavelmente tem o melhor custo/benefício do jogo. É sério, pode verificar o Alt+Q de todos os sentinelas por aí, garanto que vão ser todos iguais. Assim como o Arcano, precisa sacrificar o escudo e quase sempre tem seus equipamentos voltados pro dano, e tem uma resistência baixa, porém a semelhança acaba por aqui, pois ao contrário de uma classe mágica, esse "sacrifício" compensa, e MUITO. É facil solar vários MVPs do jogo e fazer muitas instâncias, é uma classe acima da média, mas não é um caso absurdo, de forma alguma consegue competir com aqueles acima dele na tierlist. A Tempestade de Flechas ofusca praticamente qualquer build diferentona que você tente fazer nele. No geral, ele só tem damage a oferecer no campo de batalha, e faz isso muito bem.

 

 

Músicos

 

DPS Alvo ✭

DPS Área ✭

Resistência ✭✭

Mobilidade ✭✭

Controle ✭✭✭

Suporte ✭✭✭✭

 

Provavelmente a 3rd classe mais injustiçada do jogo, não tem dano nenhum praticamente, não é muito resistente e não possui nenhum ponto positivo além do bom suporte que oferece, que é dispensável em muitos casos, a não ser o Bra-.. o Trovador que pode diminuir todo seu delay com uma habilidade. Tendo tudo isso em mente, podemos dizer que a Musa é comparável a um Super Aprendiz (nada contra S.A) simplesmente por não ter Bragi, fazendo dela definitivamente a pior terceira classe do jogo, pouco atrás do Trovador.

Os duetos realmente efetivos são poucos enquanto os outros são muito situacionais e dificilmente viram a mesa durante uma WoE, muitas vezes precisam ficar parados e são muito vulneráveis e frágeis, sendo facilmente eliminados.

Há boatos de que nem pra banquete estão chamando nos grupos, ficam no "grupo de fora" enquanto o dono do dueto fica dentro (DENÚNCIA DE ESCRAVIDÃO).

 

 

Sicário

 

DPS Alvo ✭✭✭✭✭

DPS Área ✭✭

Resistência ✭✭✭

Mobilidade ✭✭✭

Controle ✭✭

Suporte ✭

 

Sicário segue a linha evolutiva muito bem e tem um Alt + S muito bem feito, seria comparável aos Sentinelas se não fosse o fato de que sicários precisam gastar pontos em mais atributos do que o anterior, é forçado a ter seu Alt+ Q sempre voltado ao dano e precisando tankar o MVP ao mesmo tempo em que o ataca. Consegue atingir danos bem altos, apesar de terem 5 estrelas, eu diria que seria 4,5. É, discutivelmente, uma das classes mais equilibradas do jogo (talvez levemente acima da média), por não fugirem do seu conceito de classe, tem boa performance e um HP relativamente alto, enquanto peca em habilidades à distância e suporte.

Isso tudo, porém, está sujeito a uma grande mudança quando chegar no bRO a possibilidade de causar dano crítico duplo.

 

 

Renegado

 

DPS Alvo ✭✭

DPS Área ✭✭

Resistência ✭✭✭✭

Mobilidade ✭✭✭

Controle ✭✭✭✭✭

Suporte ✭

 

As estrelas em DPS de Alvo e Área são extremamente debatíveis, mas geralmente não passam muito disso. É uma classe que em grupos não tem nada a oferecer e, por mais que não concorde com isso, a desenvolvedora obrigou renegados a seguirem uma única modalidade de jogo onde este se resume a ser um mero debuffer de WOE. Em mapas de PVM é bastante versátil e exige uma estratégia cuidadosa do jogador ao fazer seu Alt+Q e sua build no geral, podendo surpreender em PVM/MVP certas vezes, mas como sempre, a não ser que você seja podre de rico e cheio de cartas mvps, você não vai brilhar mais do que boa parte das classes.

 

 

Super Aprendiz Expandido

 

DPS Alvo ✭✭

DPS Área ✭

Resistência ✭

Mobilidade ✭✭

Controle ✭✭

Suporte ✭✭

 

Finalmente chegamos ao caso mais injustiçado do RO, confesso que a classe está longe de ser do meu domínio e portanto não conseguirei dissertar com acurácia sobre ela, mas quem frequenta o fórum ou quem joga com a classe sabe do que estou falando, sabem muito bem o quanto são inferiores e exigem dinheiro e uma preparação insana por parte do jogador ao montar seu Alt+Q pra não ter 1/10 do potencial de qualquer outra classe do jogo. É uma classe extremamente dependente de equipamentos muito específicos, que por sua vez além de escassos são nerfados, por algum motivo misterioso, pela desenvolvedora antes de chegar aqui, desenvolvedora que parece cultivar um desprezo muito amargo sobre a classe, ou simplesmente se esqueceu que ela existe.

 

 

Conclusão...

 

Todo o empenho que a desenvolvedora teve em adicionar conteúdo ao jogo, principalmente itens, deixando de lado a preocupação em revisar as fórmulas e árvores de habilidades de cada classe, fez uma montanha de incoerências que favoreceram algumas classes muito mais do que as outras, de uma forma um tanto suspeita até. A comunidade também não fez sua parte, pois além de não dar a devida atenção pra isso, continuaram implorando cada vez mais por mais itens pra preencher os buracos que cada classe preferida tinha em sua performance (e por algum motivo todos estes favorecendo três classes em especial...) em vez de pedir por uma reformulação total do jogo, um novo Rebalanceamento.

 

A playerbase de Ragnarök envelheceu, sabemos que muita gente aqui trabalha/estuda, muitos já tem até família, e não querem entrar no jogo pra quebrar a cabeça e passar raiva, então apostam em classes que tem alta performance, de diversão e resultado instantâneos, e não por ter uma classe "favorita" ou que gosta muito. Tudo se trata do que é mais fácil e rápido. Não estou julgando, porque é um tanto compreensível, mas não esqueçamos que existem outros tipos de players e principalmente que existem aqueles que nutriram um laço por alguma classe em especial, que se encontra num estado deplorável atualmente e não consegue se divertir.

 

Sim, o jogo é pay2win mas isso não é um passe-livre pra deitar e rolar na comunidade e cagar no jogo todo com itens absurdos, tudo tem um limite.

 

Agradeço imensamente por ter lido até aqui, e peço desculpas por ter feito um thread tão imenso :(

 

Peço que utilizem o thread como um ponto de partida pra discussão sobre cada classe, e não como uma verdade absoluta, e principalmente que isto não se torne uma bagunça generalizada de pessoas se atacando.

 

Peço também ao querido Dundé que, caso o thread tenha repercussão e produza opiniões e ideias legais, futuramente encaminhe pra Gravity o feedback da comunidade, se possível.

 

Ficaria muito grata também se algum moderador fixasse este thread para futuras discussões, não que seja algo muito relevante.

Link para o comentário
Share on other sites

  • Replies 79
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Que tópico maravilhoso, não me importo de tu ter criado um rank considerando certas classes, ficou muito bom!

Sobre o tópico, durante o Encontro com jogadores do kRO a Gravity respondeu questionamentos a esse respeito, veja a seguir no spoiler:

 

 

 

1. Com tantos consumíveis por ROPs, os Sacerdotes de suporte ficaram pra trás e não é fácil ser exorcista/batalha porque as habilidades são escassas. Como vocês pretendem resolver isso?

R: O novo sistema de reborn para o nível 185 pretende resolver algum desses problemas dos Sacerdotes, ao adicionarmos novas habilidades para as classes.

 

2. Há planos para novas roupas das classes expandidas?

R: Não, mas podemos incluir no planejamento novas opções de cor.

 

3. Vocês perceberam que está impossível de upar em bio5? O último balanceamento que fizeram facilitou para algumas classes enquanto outras nem poderão chegar perto de lá.

R: Notamos que evoluir no biolab5 está muito difícil, mas a intenção era forçar os jogadores a uparem em grupos. Poderemos rever esse problema futuramente.

 

4. Existem classes que só servem para causar efeitos negativos. Não seria melhor que elas também fossem um 'damage dealer'?

R: Entendam que as classes de Ragnarök possuem papéis e funções específicas nas modalidades diferentes do jogo. Portanto, há dúvidas se adicionar habilidades ofensivas a todas as classes possa ser uma solução.

 

5. Há muitas melhorias na interface por vir, mas os inventários continuarão com o limite de 100 itens?

R: Por causa do client do jogo, fica um pouco difícil de fazer essa modificação, mas podemos rever isso e implementar quando possível.

 

6. Nesse novo sistema de ser 175, rebornar para o level 100 e depois reupar para o nível 185, haverá redução de EXP para pegar os níveis?

R: Sim, vamos revisar a tabela de experiência necessária para evoluir até o 175.

 

7. Haverá novos balanceamentos de classe?

R: Sim, já balanceamos os Cavaleiros Rúnicos e Mecânicos, aumentando o limite de runas e possibilitando o teleporte enquanto montado no MECHA. As próximas classes a serem balanceadas serão Renegados e Bioquímicos.

 

8. As quests para virar classes 3 são muito difíceis.

R: Vamos reduzir a dificuldade para que jogadores novos possam completá-las.

 

9. Eu quero ter todas as habilidades da minha classe, mas não posso por causa do limite de níveis de classe.

R: Se sua classe tem muitas habilidades, isso é normal porque te obriga a ter uma build específica, mas se os jogadores estão reclamando, podemos rever isso.

 

10. Gostaríamos de ver mais monstros em 3D como os Guardiões da Guerra do Emperium.

R: Nós também achamos que seria legal, mas é um pouco complicado para implementar monstros grandes por causa da mira do mouse, mas vamos rever esse problema.

 

11. O poder de ATQ tem mais prioridade em cenários de PVP, teria como rever isso?

R: Estamos discutindo um balanceamento na fórmula de DEF, mas não posso falar disso agora.

 

12. Gostaria de que o chat do jogo me avisasse quando um jogador estiver digitando.

R: Conversarei com a equipe de desenvolvimento sobre isso.

 

13. Queria sugerir uma opção de um clã ter sua própria caverna, como os clãs de castelo possuem.

R: Achei sua sugestão interessante, vamos conversar internamente sobre isso, podemos até adicionar uma opção para decorar os mapas.

 

14. Classes mágicas ainda tem problemas com itens que ignoram defesa mágica na hora da guerra do emperium, existe uma solução?

R: Sabemos da discrepância entre ignorar DEF e DEFM, vamos rever isso quando melhoramos as guerras do emperium.

 

15. Habilidades de clã são inúteis desde a renovação, existe alguma mudança?

R: Estamos preparando um evento para discutir com a comunidade que joga WOE com mais frequência para ouvir as opiniões deles e remodelar as habilidades de clã.

 

 

Fonte aqui.

 

Acho que podemos esperar pro futuro uma Renovação 3.0, com novos ajustes nas habilidades e modos de jogo.

Pra ver as imagens da conferência, vai aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1540552972685960.1073741862.288868671187736&type=3

Link para o comentário
Share on other sites

Ainda não acredito que li tudo isso para você chegar a esta conclusão '-' tá de brincadeira?

 

Agora sério, se eu parar para debater cada ponto que discordo em seu discurso, certamente não iria terminar hoje. O que diz respeito à mobilidade e principalmente à resistência é o que mais me incomoda, Proteção Arcana não é levada em conta? Ou só serve quantidade de HP? AGI UP ON pra quem tem montaria conta? Está julgando todas as classes em todos os possíveis cenários com o mesmo investimento? RK é tudo isso sem TG? Kiel? Tarde Go +9? Então porque o Meca não pode ser comparado usando set gigante? AD é barato ou é fácil gastar 50kk+ em menos de 30min? Musa é inútil? Mano ela aumenta muito o SP que influência a Asura e o sopro, dá + ASPD, +AtkM, stuna os mobs sem stunar sua PT o que facilita muito subir torre, fazer bio3/4 e na TE ainda tira o Guyak dos inimigos, mano ela é uma classe boa d+

 

Rapaz, isso só reforça a concepção já estabelecida por muitos fórum à fora, e inibe quem deseja se aventurar no desconhecido, e descobrir potencial oculto que talvez você e os demais no passado não acharam, e um dia será revelado.

 

No fim, vai ser mais uma discussão sem qualquer resultado, que é o que mais me decepciona. Se queria desabafar, deixava claro no início do tópico, mas não espere que isso chegue à Gravity ou que gere qualquer mudança na mecânica do jogo.

Link para o comentário
Share on other sites

Kuma, sabe que tem skills de 3rd que escalonam com nivel base ne? então se vc ta hitando pouco de RG pode ser teu nivel base que ainda ta baixo. e veja que RG atualmente ganhou mais espaço em MVPs, com toque e MR devido a itens novos que chegaram.

WL, vc ta hitando 70k, mas devido ao combo, e ainda sim, precisa usar diluvio antes de usar as WB, e teu HP continua baixo, proteção arcana ajuda, mas é um download tremendo ao usar, fora que com ela vc consome SP de mais.

 

 

@topico

creio que poderia incluir sim uma analise das expandidas, já que comentou sobre SAs... vejo kagerou/oboro muito mais a frente que SA, isso em MVP, PvP das vezs que entrei pra copiar skill com renegado, vi varias vezes kagerou la brincando bem até...

Link para o comentário
Share on other sites

A gravity nunca ligou muito pra balanceamento,antes as reclamações focavam em champ/criador/sinx (link+edp),hoje só tiraram o sinx e colocaram o rk no lugar.O jogo sempre foi assim,hoje reclamam que renegado/sorc/artista/etc não fazem mvp,mas esquecem que isso é desde pré renew (não venham falar de AV aqui não plz).

 

Mas acho que você forçou muito certas "analises"

 

Arcano suporte é super resistente,com combo de mdef então dá pra ficar sambando no meio dos outros na woe dando debuff.Só cai ´pra single goh/tempestade se tiver muito mal equipado ou não ter a capacidade de fazer swith.

 

Musa consegue sim virar um GvG se acertar um embalo direito (tá,trovador faz a mesma coisa) e nunca que musa é frágil, com maças com link+ stuff+ frigga dá pra pegar quase 100k de hp dependendo da build,fora que com cerco fechado+ gears anti humanoides a classe consegue tancar muita coisa.

 

"precisam ficar parados" ?????????????????????????????????????????????

 

Trovador - Se um dia deletarem,o jogo acaba,não existe ragnarok sem poema de bragi

 

Renegado - Cumpre o mesmo papel que stalker deveria ter pré renew,fora que "mero debuffer?" auhsuahsuahsuah

A classe anula qualquer pessoa do jogo com um botão,não importa o quanto de dinheiro ela investiu ou quantas mvps/godlys tem no alt q dela,ela simplesmente vai tomar uma voadora na cara e ficar anulado por 20 segundos.

 

No mais, concordo que existe sim um desbalanceamento em determinadas classes,mas você forçou muito certas situações ali,fora que parece não ter uma boa visão de todas as modalidades do jogo.

Link para o comentário
Share on other sites

RK só é assim no servidor thor, por causa da quantidade de cartas TG e dos consumíveis de rops

 

Se começam a vender true fenrir, bispo, pesar noturno e outras diretamente na loja de rops aposto q RK perde seu trono de rei

 

n existe balanceamento q arrume um servidor como o thor brasileiro, só resta deletar e esquecer q ele existiu

[sIGPIC][/sIGPIC]

 

@iRO Chaos - BIO Alek Targaryen

Link para o comentário
Share on other sites

Arcano suporte é super resistente,com combo de mdef então dá pra ficar sambando no meio dos outros na woe dando debuff.Só cai ´pra single goh/tempestade se tiver muito mal equipado ou não ter a capacidade de fazer swith.

 

Fora que em mvp arcano tbm pode ser tanker, então eu achei bem injusta uma estrela no quesito suporte tbm. Aliás, eu acho arcano (se estiver bem equipado) um tanker melhor que shura

 

Musa consegue sim virar um GvG se acertar um embalo direito (tá,trovador faz a mesma coisa) e nunca que musa é frágil, com maças com link+ stuff+ frigga dá pra pegar quase 100k de hp dependendo da build,fora que com cerco fechado+ gears anti humanoides a classe consegue tancar muita coisa.

 

Mas é justamente essa a questão e nesse ponto eu concordo com o autor do tópico: musa não faz nada que um trova não faça, hj em dia só tem musa quem gosta mesmo da classe. Dança cigana é boa mas é dispensável, e um trova linkado consegue usar tbm

 

Trovador - Se um dia deletarem,o jogo acaba,não existe ragnarok sem poema de bragi

 

Ok, rag não existe sem bragi, mas vc entende que é bem tenso uma classe ser resumida a uma única skill? (que nem é de 3rd ainda). Nos chats de chefênia o povo recruta "R>Bragi" e não Trova... e olha, além de bio e rk, que são os mais comuns de se ver utilizando nodelay com a tiara de plumas, já vi até AB usando... jaja geral vai ter isso e bragi vai ser inútil tbm

Editado por Paçoca Song

7V8X4cE.gif

Att não é atualização

Link para o comentário
Share on other sites

Que tópico maravilhoso, não me importo de tu ter criado um rank considerando certas classes, ficou muito bom!

Sobre o tópico, durante o Encontro com jogadores do kRO a Gravity respondeu questionamentos a esse respeito, veja a seguir no spoiler:

 

 

 

1. Com tantos consumíveis por ROPs, os Sacerdotes de suporte ficaram pra trás e não é fácil ser exorcista/batalha porque as habilidades são escassas. Como vocês pretendem resolver isso?

R: O novo sistema de reborn para o nível 185 pretende resolver algum desses problemas dos Sacerdotes, ao adicionarmos novas habilidades para as classes.

 

2. Há planos para novas roupas das classes expandidas?

R: Não, mas podemos incluir no planejamento novas opções de cor.

 

3. Vocês perceberam que está impossível de upar em bio5? O último balanceamento que fizeram facilitou para algumas classes enquanto outras nem poderão chegar perto de lá.

R: Notamos que evoluir no biolab5 está muito difícil, mas a intenção era forçar os jogadores a uparem em grupos. Poderemos rever esse problema futuramente.

 

4. Existem classes que só servem para causar efeitos negativos. Não seria melhor que elas também fossem um 'damage dealer'?

R: Entendam que as classes de Ragnarök possuem papéis e funções específicas nas modalidades diferentes do jogo. Portanto, há dúvidas se adicionar habilidades ofensivas a todas as classes possa ser uma solução.

 

5. Há muitas melhorias na interface por vir, mas os inventários continuarão com o limite de 100 itens?

R: Por causa do client do jogo, fica um pouco difícil de fazer essa modificação, mas podemos rever isso e implementar quando possível.

 

6. Nesse novo sistema de ser 175, rebornar para o level 100 e depois reupar para o nível 185, haverá redução de EXP para pegar os níveis?

R: Sim, vamos revisar a tabela de experiência necessária para evoluir até o 175.

 

7. Haverá novos balanceamentos de classe?

R: Sim, já balanceamos os Cavaleiros Rúnicos e Mecânicos, aumentando o limite de runas e possibilitando o teleporte enquanto montado no MECHA. As próximas classes a serem balanceadas serão Renegados e Bioquímicos.

 

8. As quests para virar classes 3 são muito difíceis.

R: Vamos reduzir a dificuldade para que jogadores novos possam completá-las.

 

9. Eu quero ter todas as habilidades da minha classe, mas não posso por causa do limite de níveis de classe.

R: Se sua classe tem muitas habilidades, isso é normal porque te obriga a ter uma build específica, mas se os jogadores estão reclamando, podemos rever isso.

 

10. Gostaríamos de ver mais monstros em 3D como os Guardiões da Guerra do Emperium.

R: Nós também achamos que seria legal, mas é um pouco complicado para implementar monstros grandes por causa da mira do mouse, mas vamos rever esse problema.

 

11. O poder de ATQ tem mais prioridade em cenários de PVP, teria como rever isso?

R: Estamos discutindo um balanceamento na fórmula de DEF, mas não posso falar disso agora.

 

12. Gostaria de que o chat do jogo me avisasse quando um jogador estiver digitando.

R: Conversarei com a equipe de desenvolvimento sobre isso.

 

13. Queria sugerir uma opção de um clã ter sua própria caverna, como os clãs de castelo possuem.

R: Achei sua sugestão interessante, vamos conversar internamente sobre isso, podemos até adicionar uma opção para decorar os mapas.

 

14. Classes mágicas ainda tem problemas com itens que ignoram defesa mágica na hora da guerra do emperium, existe uma solução?

R: Sabemos da discrepância entre ignorar DEF e DEFM, vamos rever isso quando melhoramos as guerras do emperium.

 

15. Habilidades de clã são inúteis desde a renovação, existe alguma mudança?

R: Estamos preparando um evento para discutir com a comunidade que joga WOE com mais frequência para ouvir as opiniões deles e remodelar as habilidades de clã.

 

 

Fonte aqui.

 

Acho que podemos esperar pro futuro uma Renovação 3.0, com novos ajustes nas habilidades e modos de jogo.

Pra ver as imagens da conferência, vai aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1540552972685960.1073741862.288868671187736&type=3

 

Achei essas respostas da Gravity muito evasivas ...

 

@Topic

Tenho uma musa 170+ e na minha opinião o maior erro que fizeram com os músicos foram os duetos, se ela pudesse jogar aquelas magias sozinha seria bem melhor pro pvm/mvp

aDXdkeB.gif

~♥ I'll heal your heart or not? ♥~

Link para o comentário
Share on other sites

Ok, rag não existe sem bragi, mas vc entende que é bem tenso uma classe ser resumida a uma única skill? (que nem é de 3rd ainda). Nos chats de chefênia o povo recruta "R>Bragi" e não Trova... e olha, além de bio e rk, que são os mais comuns de se ver utilizando nodelay com a tiara de plumas, já vi até AB usando... jaja geral vai ter isso e bragi vai ser inútil tbm

 

Sobre a parte de ser dependente de skill de classe 2 eu concordo,mas sobre grf atrapalhar bragi não.

 

Uma pessoa com grf editada = uma pessoa sem grf editada quando ambas estão sem redução de delay.

Link para o comentário
Share on other sites

O mais triste é ver o desinteresse da Gravity em buffar/nerfar as classes. Olha quantos anos já se passaram desde que houve o último balanceamento, é ridículo.

 

Para q balancear? oq p povo quer é carta mvp em ticket e equips q fazem o msm efeito de cartas mvp

[sIGPIC][/sIGPIC]

 

@iRO Chaos - BIO Alek Targaryen

Link para o comentário
Share on other sites

Ah, é foda mesmo, eu por exemplo sou desses que sempre adorei a minha classe e sempre joguei de arruaceiro e evoluções desde sempre e por mais que em WoE você seja requisitado, em qualquer outra área envolvendo PvM somos literalmente renegados... foda vir cheffênia e não rolar grupo pra você, afinal quem prefere chamar a nós ao invés de um AB, WL ou o que for que nós poderíamos fazer de uma forma +- ao invés de quem tem todos os meios para tal. Ai se tu não for o braço direito de um guild líder que consiga te colocar no meio de uma pt pq te conhece tu sofre pra pegar o 175... se máscara voltasse a pegar em boss estaria mais feliz, ahaha ou pelo menos que as habilidades acertassem os MvPs só que de uma forma diferente/ mais nerfada do que em relação aos players, assim poderíamos ter alguma utilidade em grupos ^^

Link para o comentário
Share on other sites

A lógica de algumas classes de quanto + resistência e HP tiver = mais dano, realmente é quebrada. Uma coisa deveria ser inversa a outra e não andarem juntas pra algumas classes e outras não.

 

O caso dos músicos realmente é grave. Virar 3rd e suas melhores habilidades serem 2job é triste pra dizer o mínimo.

 

Acho Ranger e WL num patamar parecido, com a diferença que a pool de equipamentos pra ranger é mais barata e satisfatória. Mas as duas sacrificam hp e resistência pra ter dano, o que é justo.

 

 

Mas todo mundo sabe que nada disso vai mudar, igual a entrevista que o outro rapaz ai mandou, "balanceamos recentemente os RK, buffando as runas :D:D:D"

image.php?type=sigpic&userid=112630&dateline=1531342967
Link para o comentário
Share on other sites

A lógica de algumas classes de quanto + resistência e HP tiver = mais dano, realmente é quebrada. Uma coisa deveria ser inversa a outra e não andarem juntas pra algumas classes e outras não.

 

O caso dos músicos realmente é grave. Virar 3rd e suas melhores habilidades serem 2job é triste pra dizer o mínimo.

 

Acho Ranger e WL num patamar parecido, com a diferença que a pool de equipamentos pra ranger é mais barata e satisfatória. Mas as duas sacrificam hp e resistência pra ter dano, o que é justo.

 

 

Mas todo mundo sabe que nada disso vai mudar, igual a entrevista que o outro rapaz ai mandou, "balanceamos recentemente os RK, buffando as runas :D:D:D"

 

Realmente é complicado e foge totalmente de como a classe evoluiu [Espadachim>Cavaleiro...] as Habilidades: Instindo de Sobreivência [usa Provocar 10 em si mesmo caso hp seja menor que 25% é quest de espadachim] e Dedicação DIMINUEM sua Resistência em troca de Aumentar seu poder ofensivo e mesmo assim era dificil derrubar um LK bem montado, aí vem os Rúnicos com uma skill q é justamente o contrário... daí ferrou tudo, muita Resistência para aumentar o Dano

Link para o comentário
Share on other sites

Para que balancear uma classe ou habilidade se pode fazer isso vendendo equipamentos, diretamente da loja de rops ou por tickets que todos amam. /bomb

 

O jRO que costuma buffar as classes mais fracas através de itens, provavelmente porque não podem buffar ou nerfar diretamente as habilidades. É só ver os itens lançados lá, os mais absurdos são voltados para as classes mais fracas, vide os itens pra SA tipo a verdadeira Adaga da Valquira, Armadura de Ghostring e Angeling, Meteor Strike... Esses 3 últimos itens habilitam skills que todo mundo exigia na expansão de SA (adrenalina, manejo e tyr, respectivamente) e a Gravity só nos deu as porcaria que ninguém usa, tanto que as melhores skills da expansão são Congelar, Fé e Pântano dos Mortos.

#PorUmBROMelhor!

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Poxa, quando MTK matava mvps high end em segundos não tinha choradeira no forum kkk

 

Pra mim acabou quando sorcerers passaram a ter melhor aoe e dps que bruxos, até hoje não sei no que os warlocks foram baseados. cavaleiros que tinham as melhores aoe físicos do jogo virou mago. etc

 

Super aprendizes tem que ser ligeiramente mais fracos sim. Acho que tinha uma discussão em um dos forums antigos, resumindo muitas skills=imba

Tão noob quanto o tempo jogado.....

Link para o comentário
Share on other sites

Infelizmente, me acostumei com isso, gosto muito do game e por isso sempre logo pra me divertir, fiz um RK sopro so pra me sentir especial com a desenvolvedora e olha rapidão pegar 175 na cheffenia, KVM não da nem graça 1 sopro GG, eu deletaria as demais classes pelo menos nao da treta com relação a itens, todo mundo ia ficar feliz

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...