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Maaya

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  1. Analisando a bola de neve que virou o desequilíbrio existente entre as classes (e sua relação com a mecânica) do jogo, desde o rebalanceamento pós-renewal que houve em 2011 no bRO até agora, que não acompanhou o constante acréscimo de novos itens e instâncias (incluindo itens bem roubados do jRO) chegamos a conclusão óbvia, seja por esta análise ou simplesmente por se sentir terrivelmente injustiçado, que a diferença entre o potencial de cada classe no RO atingiu um nível escabroso, inaceitável, desconsolador. Mas não quero só fazer um rantpost como muita gente aqui faz, em vez disso vamos sentar e conversar sobre o que pode ser feito, afinal isto é uma comunidade. Pra começar, deixarei aqui uma concisa "tierlist" que resume o estado atual das classes do RO. Sim, tierlist, quem joga outros jogos sabe o que é. Atenção: Toda a análise no decorrer do post foi feita por mais de uma pessoa, todas jogadoras de RO desde 2006 (e uma de 2010), considerando o potencial MÁXIMO de cada classe, ou seja, inclui todas as builds possíveis (exceto as mais desconhecidas (?)), desde a que possui menor performance até a mais poderosa, fazendo assim uma média pra colocar uma Nota em cada um dos fatores listados abaixo do tierlist. Não serão analisadas as classes: Kagerou/Oboro, Justiceiro, Taekwon e suas Evoluções. Por se tratarem de classes desfavorecidas e incompletas. No caso de Ninjas e evol. fica à opção de vocês debater nos comentários. Irei comentar sobre cada classe individualmente, afim de explicar o motivo pelo qual escolhi sua posição e a quantidade de estrelas nos seus "atributos". Todo feedback é bem vindo e nada é escrito em pedra, estamos aqui realmente pra colocar a situação no papel. Cavaleiro Rúnico DPS Alvo ✭✭✭✭ DPS Área ✭✭✭✭✭ Resistência ✭✭✭✭✭ Mobilidade ✭✭✭✭ Controle ✭✭ Suporte ✭ Também conhecido como Deus, Sub-GM, Rolo Compressor, Lizard Mage, é o faz-tudo, o dono da p*rra toda. Com ele, você pode peitar um MVP enquanto desfere um dano absurdo, que combinado à capacidade de spam do sopro ou o aspd que a classe pode atingir, pode se tornar indiscutivelmente uma das classes (se não a primeira) com maior dano por segundo do jogo. As runas possibilitam um quase -Asura através do ataque básico, te transformam numa muralha, te dão cleansing, e sua habilidade AOE além de não ser de dano mágico (ou seja, não é absurdamente reduzida pela defm do alvo), é elemental (fogo/água) e é influenciada por cartas e equipamentos de dano racial e à distância, dá vontade né @Arcano? E claro, quanto mais resistência, mais dano você tem. Porque isso faz todo sentido. Possui alta mobilidade por si só, uma vez que todo RK tem montaria, que acumula com Aumentar Agilidade/Consumíveis e possibilita ação enquanto montado. A classe só não dá assistência, a não ser de mobber/tank, e com exceção de builds voltadas ao ataque básico, é uma classe que fugiu completamente de sua ideia original e nem parece evoluir de Lorde. Se você joga de RK, não tem por que você criar outra classe, a não ser que esteja interessado em se divertir se aventurando em builds ou servir pra passar pano de chão de classes melhores. Em questão de equilíbrio, na minha sincera opinião, não há muito o que fazer aqui, é apagar e fazer de novo. Guardião Real DPS Alvo ✭✭✭ DPS Área ✭✭ Resistência ✭✭✭✭ Mobilidade ✭✭✭✭ Controle ✭✭ Suporte ✭✭✭ O primo do RK que não passou no concurso público, não chega a ser uma classe brutalmente desequilibrada, mas certamente está acima da média, não precisa de muitos nerfs para ser equilibrada. Resistência alta, mobilidade, bom damage output e pode dar uma assistência legal dependendo do time. A classe permaneceria um tanto esquecida, se não fossem os novos itens que chegaram, não oferece muito no campo de batalha a não ser um dano descomunal e proteção pros aliados, mas isso requer builds um tanto diferentes pra cada caso. Arcebispo DPS Alvo ✭✭ DPS Área ✭ Resistência ✭✭ Mobilidade ✭✭ Controle ✭✭ Suporte ✭✭✭✭✭ Dispensável dependendo do quanto você é rico e está disposto a gastar com consumíveis, a classe é uma Kafra ambulante, onde tem um suporte sem igual, porém é dependente de outras classes na maioria das modalidades e casos. Veja só, você é dependente, mas podem te dispensar caso tenham os consumíveis certos. Tá cansado de ser suporte? Eu tenho uma péssima notícia pra você, Magnus Exorcismus é uma piada, e embora já tenha visto alguns MVPando com Adoramus, convenhamos que são casos isolados, muitas vezes não compensando os pontos de habilidade gastos aqui. Afinal, pra que mvpar com Arcebispo quando você pode ter um Bioquímico ou um Shura. Você quer MVPar com sua classe preferida, porém a Dona Gravity decidiu que cada classe agora vai ter uma função. So sad. Não tenho muito a acrescentar aqui senão lamentar as decisões da desenvolvedora. Shura DPS Alvo ✭✭✭✭✭ DPS Área ✭✭✭ Resistência ✭✭✭✭ Mobilidade ✭✭✭✭✭ Controle ✭✭✭ Suporte ✭✭✭ Quando o assunto é onipotência, esse aqui só fica atrás do RK. Se você quer uma classe que basta pressionar um botão pra ser instakill em praticamente qualquer modalidade do jogo, então ela foi feita pra você. Assim como o proprietário da empresa ragnarök cavaleiro rúnico, quanto maior a sua resistência e capacidade de spam de habilidades (HP/SP pool), maior é o seu dano (a ironia), que por sinal ultrapassa umas 3x o HP de muita classe por aí, nem precisa de muito né? Possivelmente a melhor mobilidade do jogo, onde além de ir pra qualquer célula da sua tela, ainda conta com Aumentar Agilidade (teleporte e portal contam?). É bastante resistente, possibilitando em cenários PVP/WOE fazer um ALT+Q todo voltado pra defesa e redução de dano, afinal sua arma (+120% dano humanoide, quem nunca?) é suficiente pra causar todo o dano que você vai precisar, além de poder usar escudo em todos os casos. Quer mais? Pode neutralizar todo o dano à distância com Escudo Sagrado, tem os buffs básicos de Noviço, controles como Rasteira e Campo Amaldiçoado, e não é facilmente parado por outras habilidades de controle devido ao Chakra da Cura, que praticamente todo Shura tem. Como podem ver, é uma classe muito controversa, fácil de jogar, de resultados praticamente instantâneos e é um dos maiores gritos de desequilíbrio que esse jogo pode oferecer, que quase sempre acaba com a diversão alheia, seja qual for o cenário em que você dispute com um deles. Poderia falar sobre as builds de combo, mas a gente que é adulto sabe que ninguém faz isso, não tem sentido em fazer quando você tem Asura, GoH e Flash Combo, e admiro você que tenta. Mecânico DPS Alvo ✭✭✭ DPS Área ✭✭✭ Resistência ✭✭✭ Mobilidade ✭✭ Controle ✭✭ Suporte ✭ Google: você quis dizer Autodestruição? A desenvolvedora matou o sistema de forja e refino e transformou o Mecânico em uma simples bomba. Isso, é claro, se você não receber status enquanto conjura. Há aqueles que gostam de se aventurar em criar mecânicos voltados ao Choque do Carrinho e ataque básico, e até conseguem uma performance decente, ou no caso dos rycos que tem botas gigantes, uma performance alta, mas em comparação com outras classes, é só.. fofo, mesmo. Não oferece ao grupo nada além de um damage razoável. Bioquímico DPS Alvo ✭✭✭✭✭ DPS Área ✭✭✭✭ Resistência ✭✭ Mobilidade ✭✭✭✭✭ Controle ✭✭✭✭ Suporte ✭✭✭ O terceiro membro da Santíssima Trindade RK|SHURA|BIO gosta de ter seu nome estampado em todos os túmulos do servidor e é tão cuidadoso que faz plantão ao lado do enterro esperando renascer, uma gracinha né? Não preciso falar muito do damage, quem joga esse jogo a pelo menos um mês já sabe do que estou falando e não quero me alongar mais do que já estou fazendo. É talvez a única classe que consegue bater de frente com Shura em performance, tendo um dano e mobilidade tão monstruoso quanto ele, com direito a um pudim de guyak em forma de habilidade que eu N U N C A vou entender o que se passava na mente de quem planejou a classe pra colocar algo assim e ainda por cima inutilizou o Bater em Retirada da Lif, que por si só já é uma homunculus porca. A classe foi desenhada pra exterminar qualquer ser vivo que aparecer em sua frente, seja por dano de alvo ou AOE, tem um dos controles mais grotescos do jogo (Mandrágora) além de outros quase tão pesados. O único contra da classe seria o seu alto gasto pra poder usar determinadas habilidades, mas isso parece não ser um problema pra grande maioria do servidor uma vez que nunca vi um Bio reclamando de falta de AD a não ser em chefênia, nesse caso eu não me comovo, e Prótons chegou pra ficar, com balas vendidas em NPC. Dica: se você estiver indo MVPar e passar um bioquímico igual um caminhão com turbo do seu lado, a não ser que você seja um Shura, RK ou Sentinela, poupe seu tempo e já comece a procurar outro. Arcano DPS Alvo ✭✭✭ DPS Área ✭✭✭ Resistência ✭ Mobilidade ✭ Controle ✭✭✭ Suporte ✭ Um caso triste, como já comentei em outro thread que fiz na seção dos magos no forum, e quem joga de WL provavelmente já leu e se identificou, a classe manteve sua premissa de ser um glass cannon, quase sempre sacrificando o escudo e equipamentos de defesa por um cajado de duas mãos e equipamentos TODOS voltados ao dano pra não causar nem metade do dano que o famoso Trio ou um sentinela conseguiria, e todos, além do sentinela, mantendo ao mesmo tempo sua sobrevivência. Consome uma quantidade descomunal de pontos de habilidade pra ter o Tetra Vortex, que é facilmente ultrapassado pela Bomba Ácida (uma habilidade de transclasse) e tem 15 segundos de cooldown. Tudo isso, somado aos casts fixos ridículos e o fato de ter o menor HP das terceiras classes, dificilmente consegue ser melhor em damage dealing do que qualquer classe que esteja do A pra cima na tierlist que postei acima, onde qualquer uma delas, mesmo com equipamentos básicos, dispensam mesmo um arcano average. Ou seja, você tem o glass, mas faltou o cannon, você tem uma penalidade absurda, mas falta a compensação por ela. Em WOE só serve pra causar status (alguns muito bons até) e morrer no primeiro GoH/ArrowStorm. Feiticeiro DPS Alvo ✭✭ DPS Área ✭✭✭ Resistência ✭✭ Mobilidade ✭ Controle ✭✭✭ Suporte ✭✭✭ Mesmo caso do Arcano, porém o feiticeiro oferece uma assistência que só ele tem, sendo muito mais requisitado em qualquer modalidade do que o anterior. Dificilmente você vai encontrar um Feiticeiro solando MVPs ou instâncias de up, a maioria vai se reduzir a um Exhaler ambulante nos grupos, afinal alguém precisa encher o SP da nossa querida Santíssima Trindade enquanto eles derrubam tudo, né não? Sentinela DPS Alvo ✭✭✭✭ DPS Área ✭✭✭✭ Resistência ✭✭ Mobilidade ✭✭✭ Controle ✭✭✭ Suporte ✭ A classe exige tão pouco, e provavelmente tem o melhor custo/benefício do jogo. É sério, pode verificar o Alt+Q de todos os sentinelas por aí, garanto que vão ser todos iguais. Assim como o Arcano, precisa sacrificar o escudo e quase sempre tem seus equipamentos voltados pro dano, e tem uma resistência baixa, porém a semelhança acaba por aqui, pois ao contrário de uma classe mágica, esse "sacrifício" compensa, e MUITO. É facil solar vários MVPs do jogo e fazer muitas instâncias, é uma classe acima da média, mas não é um caso absurdo, de forma alguma consegue competir com aqueles acima dele na tierlist. A Tempestade de Flechas ofusca praticamente qualquer build diferentona que você tente fazer nele. No geral, ele só tem damage a oferecer no campo de batalha, e faz isso muito bem. Músicos DPS Alvo ✭ DPS Área ✭ Resistência ✭✭ Mobilidade ✭✭ Controle ✭✭✭ Suporte ✭✭✭✭ Provavelmente a 3rd classe mais injustiçada do jogo, não tem dano nenhum praticamente, não é muito resistente e não possui nenhum ponto positivo além do bom suporte que oferece, que é dispensável em muitos casos, a não ser o Bra-.. o Trovador que pode diminuir todo seu delay com uma habilidade. Tendo tudo isso em mente, podemos dizer que a Musa é comparável a um Super Aprendiz (nada contra S.A) simplesmente por não ter Bragi, fazendo dela definitivamente a pior terceira classe do jogo, pouco atrás do Trovador. Os duetos realmente efetivos são poucos enquanto os outros são muito situacionais e dificilmente viram a mesa durante uma WoE, muitas vezes precisam ficar parados e são muito vulneráveis e frágeis, sendo facilmente eliminados. Há boatos de que nem pra banquete estão chamando nos grupos, ficam no "grupo de fora" enquanto o dono do dueto fica dentro (DENÚNCIA DE ESCRAVIDÃO). Sicário DPS Alvo ✭✭✭✭✭ DPS Área ✭✭ Resistência ✭✭✭ Mobilidade ✭✭✭ Controle ✭✭ Suporte ✭ Sicário segue a linha evolutiva muito bem e tem um Alt + S muito bem feito, seria comparável aos Sentinelas se não fosse o fato de que sicários precisam gastar pontos em mais atributos do que o anterior, é forçado a ter seu Alt+ Q sempre voltado ao dano e precisando tankar o MVP ao mesmo tempo em que o ataca. Consegue atingir danos bem altos, apesar de terem 5 estrelas, eu diria que seria 4,5. É, discutivelmente, uma das classes mais equilibradas do jogo (talvez levemente acima da média), por não fugirem do seu conceito de classe, tem boa performance e um HP relativamente alto, enquanto peca em habilidades à distância e suporte. Isso tudo, porém, está sujeito a uma grande mudança quando chegar no bRO a possibilidade de causar dano crítico duplo. Renegado DPS Alvo ✭✭ DPS Área ✭✭ Resistência ✭✭✭✭ Mobilidade ✭✭✭ Controle ✭✭✭✭✭ Suporte ✭ As estrelas em DPS de Alvo e Área são extremamente debatíveis, mas geralmente não passam muito disso. É uma classe que em grupos não tem nada a oferecer e, por mais que não concorde com isso, a desenvolvedora obrigou renegados a seguirem uma única modalidade de jogo onde este se resume a ser um mero debuffer de WOE. Em mapas de PVM é bastante versátil e exige uma estratégia cuidadosa do jogador ao fazer seu Alt+Q e sua build no geral, podendo surpreender em PVM/MVP certas vezes, mas como sempre, a não ser que você seja podre de rico e cheio de cartas mvps, você não vai brilhar mais do que boa parte das classes. Super Aprendiz Expandido DPS Alvo ✭✭ DPS Área ✭ Resistência ✭ Mobilidade ✭✭ Controle ✭✭ Suporte ✭✭ Finalmente chegamos ao caso mais injustiçado do RO, confesso que a classe está longe de ser do meu domínio e portanto não conseguirei dissertar com acurácia sobre ela, mas quem frequenta o fórum ou quem joga com a classe sabe do que estou falando, sabem muito bem o quanto são inferiores e exigem dinheiro e uma preparação insana por parte do jogador ao montar seu Alt+Q pra não ter 1/10 do potencial de qualquer outra classe do jogo. É uma classe extremamente dependente de equipamentos muito específicos, que por sua vez além de escassos são nerfados, por algum motivo misterioso, pela desenvolvedora antes de chegar aqui, desenvolvedora que parece cultivar um desprezo muito amargo sobre a classe, ou simplesmente se esqueceu que ela existe. Conclusão... Todo o empenho que a desenvolvedora teve em adicionar conteúdo ao jogo, principalmente itens, deixando de lado a preocupação em revisar as fórmulas e árvores de habilidades de cada classe, fez uma montanha de incoerências que favoreceram algumas classes muito mais do que as outras, de uma forma um tanto suspeita até. A comunidade também não fez sua parte, pois além de não dar a devida atenção pra isso, continuaram implorando cada vez mais por mais itens pra preencher os buracos que cada classe preferida tinha em sua performance (e por algum motivo todos estes favorecendo três classes em especial...) em vez de pedir por uma reformulação total do jogo, um novo Rebalanceamento. A playerbase de Ragnarök envelheceu, sabemos que muita gente aqui trabalha/estuda, muitos já tem até família, e não querem entrar no jogo pra quebrar a cabeça e passar raiva, então apostam em classes que tem alta performance, de diversão e resultado instantâneos, e não por ter uma classe "favorita" ou que gosta muito. Tudo se trata do que é mais fácil e rápido. Não estou julgando, porque é um tanto compreensível, mas não esqueçamos que existem outros tipos de players e principalmente que existem aqueles que nutriram um laço por alguma classe em especial, que se encontra num estado deplorável atualmente e não consegue se divertir. Sim, o jogo é pay2win mas isso não é um passe-livre pra deitar e rolar na comunidade e cagar no jogo todo com itens absurdos, tudo tem um limite. Agradeço imensamente por ter lido até aqui, e peço desculpas por ter feito um thread tão imenso Peço que utilizem o thread como um ponto de partida pra discussão sobre cada classe, e não como uma verdade absoluta, e principalmente que isto não se torne uma bagunça generalizada de pessoas se atacando. Peço também ao querido Dundé que, caso o thread tenha repercussão e produza opiniões e ideias legais, futuramente encaminhe pra Gravity o feedback da comunidade, se possível. Ficaria muito grata também se algum moderador fixasse este thread para futuras discussões, não que seja algo muito relevante.
  2. Primeiramente, gostaria de deixar bem claro que este é um thread onde todas as críticas e opiniões serão muito bem vindas e lidas, e espero que a conclusão seja atingida no desenrolar do thread (caso ele não flope assim que eu postar), além disso, estou jogando no Valhala e já faz um bom tempo que não jogo private no Thor, então perdoem minha ignorância sobre qualquer ponto aqui caso não esteja de acordo com a realidade de quem joga em outro servidor. Muito que bem, Já faz um bom tempo que resolvi sair da minha zona de conforto e passei a testar outras classes além das minhas preferidas (feiticeira e arcana), e notei uma terrível discrepância, onde estas se saíram muito ou pouco melhor que classes que eu costumava jogar até pouco tempo atrás, no que diz respeito à performance de cada personagem, o nível de jogabilidade que é exigida e a disponibilidade de equipamentos específicos pra cada uma delas, entre outros fatores externos. Falando especialmente sobre Arcanos, que na minha opinião, são inferiores a feiticeiros ao generalizar todas modalidades. Sinto que a classe evoluiu de uma forma linear que manteve seu conceito inicial (o que é algo bom) de ser um personagem extremamente frágil, dependente e sem mobilidade, porém com boa capacidade de damage output, habilidades de controle e área de efeito, além de atacarem à distância sem chance de miss. Ou como dizem o famoso Glass Cannon. O equilíbrio entre tais pontos positivos e negativos são o que deixam o jogo balanceado e impede que existam classes perfeitas. Porém não, porque elas existem. Antes de começar, o que seria habilidade "mágica" no RO? Basicamente: Dano Mágico (ou seja, reduzido por Defesa Mágica), à distância, podendo ser de alvo ou AOE, geralmente elemental, com conjuração grande e sem chance de errar o alvo (miss). Após a chegada das terceiras classes, quase todas as classes tem habilidades com efeitos parecidos com o dano mágico, mas sem ser dano mágico, ou seja não são afetados pela DEFM e sim pela DEF, e de conjuração muito rápida. Personagens que antes eram exclusivamente melee com o bônus de serem bastante resistentes e terem alta mobilidade, como por exemplo Cavaleiro Rúnico e Shura, se beneficiaram de habilidades que por algum motivo são consideradas como ranged (Sopro do Dragão, Portões do Inferno) e AOE (Sopro de novo e Garra de Tigre), porém não receberam as mesmas penalidades que outras classes como até mesmo Sentinelas têm de sofrer para justificar seus pontos positivos, pelo contrário, no caso das duas primeiras citadas, quanto mais resistência, maior o seu dano. Maior até mesmo que de Sentinelas e Magos. Mas não vamos ser hipócritas de comparar classes mágicas com outras que são, sem a menor dúvida, ridiculamente overpower e não servem de referência. Não é produtivo, mas é sempre bom trazer umas verdades né mores? Enfim, mas qual a desvantagem de habilidades serem afetadas por DEFM e não pela DEF? A Dona Gravity fez um pequeno ajuste (rsrs) na Defesa Mágica de todos os MVPs, após o renewal, que basicamente impossibilitou que classes mágicas pudessem MVPar como as outras. "Mas eu derretu o boitatá na esfera d'agua". Sem individualizar aqui, estamos falando de personagens, desde o feiticeiro que começou a jogar semana passada até você com seus godlys. E btw, boitatá com esfera d'água até meu gato faz. Todo mundo que joga de classe mágica sabe a dificuldade que é disputar MVP com outras classes, que Tetra Vortex é uma piada de mau gosto perto de AD/Asura/Sopro, e que, a não ser que você seja podre de rico ou tenha carta vesper, você está fadado a ser o suporte secundário com tornado + exalar alma ou te colocarem pra "tankar" de exílio. Instâncias como Fábrica do Terror ou Torneio de Magia (mais risos) que aumentaram o hype de classes mágicas, especialmente arcanas com suas magias fantasmas, tiveram todo seu entusiasmo esmagado por toneladas de defesa mágica e HP pool dos bosses. Novamente, não estamos falando de você que tem duas cartas vesper. Na Guerra do Emperium a coisa começa a feder mais ainda. Se você pretende colaborar no dano, eu tenho péssimas notícias pra você, além das suas habilidades sofrerem penalidade no dano, praticamente todos estão com equipamentos de cerco, seu pó de diamante não vale o SP que você gasta, seu elemental é feito de papel, e seu tetra vortex, que não escala com o nível de base, é tankável até por outros arcanos. Conclusão, tome aqui essa faca de combate e vá prender pessoas no tornado/exílio. Sobre a disponibilidade de equipamentos, não é novidade que nossa querida empresa odeia as classes mágicas e não faz o menor esforço pra trazer equipamentos que poderiam ajudar significativamente. Por favor não fale sobre a Máscara da Morte que veio por ROPs esses dias pois me senti até ofendida. Até hoje não temos notícias das Orelhas de Kardui, cartas de Eclage como Elvira, as Lichterns e Antique Book misteriosamente não foram implementadas até hoje, e não temos nem mesmo as botas temporais ou tempest shadow sets ainda. Pororoca Shoes e Sunflower Boy só em 2045. Já adianto que tenho plena noção de que feiticeiros são parcialmente equilibrados e funcionais, de que existem atualmente classes piores que os arcanos (performers, mecânicos, super aprendizes), mas são deles que eu entendo minimamente e posso falar algo sobre. Eu poderia mencionar diversos outros fatores, sobre o torturante cast fixo e cooldown dos arcanos, o jeito estranho da gravity de equilibrar certas habilidades através de equipamentos específicos, as habilidades que são presas a um único elemento enquanto outras não (tempestade de flechas), os multiplicadores baixos, e afins. Mas, este post está demasiadamente grande, cansativo, e não deve ser interpretado como uma verdade absoluta ou afronta à comunidade ou empresa sobre nossa situação no jogo, mas sim a abertura de uma discussão que envolva todos aqui que jogam com Magos e possam falar sobre suas próprias experiências, à fim de moldar um resumo da realidade generalizada de todos nós aqui. Obrigada por ler até aqui e por favor, deixe sua opinião.
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