Ir para conteúdo

Sobre loot boxes e loterias.


Kenex

Posts Recomendados

Galera não se todos acompanham o cenario de jogos atual e sabem das polemicas envolvendo loot boxes do star wars battlefront II e alguns outros jogos com sistema de loteria mas acompanhando um pouco do assunto fiquei intrigado quanto algumas questões( já que isso está MUITO presente no ragnarok e em outros jogos)

 

Qual a opinião de voces quanto a loot boxes?Acham válido e interessante?

 

Quanto as premiações:Preferem premios fixos e um bonus aleatorio ( Exemplo: Compre um item no jogo e ganhe uma skin/tema/arma aleatória) ou premiações aleatorias que não te dão precisão do item que pode ser gerado

 

 

acham as loot boxes atrativas para o jogo devido a surpresa ao receber as recompensas?

 

Acreditam que pode ser considerado jogo de azar ou algo do genero tornando a prática impropria para menores de idade por envolver dinheiro real?

 

 

Acham que loot boxes devem ser comercializadas exclusivamente por dinheiro real ou exclusivamente por moeda do jogo também?

 

Pra quem ta meio de fora do tema esse video do gameplay rj pode ser bem interesante

 

https://www.youtube.com/watch?v=09es3hzHvfs&list=PLDRcEdRquEb2w79hJdXJ18J67H2dRXoou&index=4

 

lembrando que a opinião de voces pode ser ou não relacionada com ragnarok e os ovos e tickets , apenas respeitem a opinião do amiguinho

Editado por Kenex

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Eu sempre prefiro premiação fixa, ainda que na maioria das vezes saia mais caro, mas pelo menos tenho certeza do que vou comprar/receber.

 

Mas também entendo que a loteria é importante, principalmente em casos de itens "fortes", pra controlar a quantidade e preço dos itens no servidor, visto que sai bem menos do que em uma venda direta, ou através de recompensas, como o use e ganhe citado.

giphy.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Eu acho totalmente errado colocar itens com chances aleatórias

 

Não é totalmente errado de um ponto de vista jurídico( eu sei, não é ilegal pq vc ganha algo de qualquer forma mesmo que seja uma merda)

 

Quem sempre se dá bem nesse esquema são aqueles que tem recursos "infinitos", e eu não estou falando de dinheiro real

 

Sempre quem ganha com esse tipo de evento é a galerinha que faz merda, claro sempre tem um ou outro skatinho que dá sorte no ticket, mas no geral ganha quem tenta mais vezes vocês sabem de quem eu estou falando

 

No fim acho que todo jogo alguma hora tem que abrir mão da ética pra ganhar uma grana, mas eu penso que poderiam colocar o item por loteria e por venda direta ao mesmo tempo, mesmo que o preço fosse absurdo...quem não quer tentar a sorte no caça níquel pode pagar pelo item sem molhar a mão do botter

 

Com preço absurdo, coloque um preço que compensaria o valor dos tickets [100k+?]

 

Edit totalmente fora do contexto:

Caralho mano o que aconteceu com o carinha do gameplay rj, eu lembro dele gordinho agora tá parecendo um zumbi

Editado por SkT3
Link para o comentário
Share on other sites

Gacha (ou Loot boxes como vocês chamam) foi uma estratégia que criaram antigamente pra atrair jogadores porque os MMOs antigamente eram muito genéricos devido a limitação da tecnologia e a falta de criatividade da época.

 

Normalmente, o gacha é um mercado inofensivo, vendendo coisas triviais como montarias, paletas de cores, visuais, emotes e etc. Ao menos que você coloque ele em mãos que empresas Coreanas que só pelo olhar já denunciam seu mau-caráter, né, Jaqueline? :rolleyes:

 

Primeiro e mais importante fator é que na verdade, não existe um empresa que fiscalize de maneira eficiente, se as % realmente são equivalentes ao citado em promoções do gênero. Logo você pode estar sendo enrabado sem saber.

 

Segundo ponto (que na verdade divide o primeiro lugar em relevância) é quando gacha interfere na jogabilidade. Esse estilo de venda simplesmente torna o jogo insustentável, a cada venda de um item, eles tem que vender um melhor na próxima e eventualmente deixa o jogo desbalanceado e pior, irremediável. Tipico exemplo de uma consequência grave desse mercado, é que eventualmente o jogo vai ter que rushar conteúdo, ou seja, trazer conteúdo de maneira muito mais rápida, porque se o mercado de gacha sobrepujar o mercado do jogo (o que acontece em Ragnarok) você fica sem o que fazer no jogo, a não ser continuar comprando gacha.

Quanto mais rápido isso acontece menos o jogo fica propenso a suprir novos jogadores com conteúdo, que consequentemente desistem dele. E sem base, a pirâmide desmorona.

 

Terceiro ponto, gacha é um sistema voltado a países de primeiro mundo, onde gastar uma quantia alta não vai afetar significativamente o seu dia-a-dia. Agora quando você precisa gastar 20% do salário pra fazer uma compra de relevância, já não é algo que um cidadão faça em sã consciência.

"Uso foto de anime no perfil, sou fracassado, Bolsominion e todas as palavras que terminam com -ista." Cuidado que eu mordo.

Link para o comentário
Share on other sites

Olha, honestamente, apesar de saber dos problemas que o sistema de loot boxes/loteria pode causar em alguns jogos, eu genuinamente tenho 0 problemas com ele.

 

Eu acho isso bem pessoal na verdade. Tudo bem que vão ter 3018018301 alegações de como isso "impacta a indústria, a qualidade e a maneira de se vender e jogar" mas eu não ligo. Até porque eu gosto de "apostar", então quando o jogo tem sistema de gambling eu já fico até meio que feliz.

 

Veja bem, eu fiz a pré-venda do Star Wars Battlefront 2 - sou doente pela saga, do tipo que defende as prequels, pagou assinatura no The Old Republic e já lia os livros do universo expandido anos antes da compra do título pela Disney - e não me arrependo nem um pouco. O jogo é mega divertido e tem muito conteúdo, com mais ainda por vir. As caixas em si pouco me importam, até porque modéstia parte os itens que vem dentro delas são bem lixo - entre grindar pra desbloquear os heróis/construir star-cards e arriscar nas loot boxes eu fico com a primeira opção.

TL;DR: Não me importo no Battlefront 2, é um puta jogaço e to ficando pistola com nego reclamando pra cacete sem nem jogar o jogo mesmo com a EA dando o braço a torcer e mudando várias coisas pra agradar a comunidade.

 

Já no Rag, eu não participo mais por uma questão de gosto mesmo. Eu prefiro gastar os ROPs em itens ao invés de tickets e quando não isso, vender os ROPs e comprar os itens que quero.

 

Esse boom por causa dos sistemas de loteria tá me deixando meio incomodado. Não é de hoje que temos esse tipo de sistema mas parece que todo mundo perdeu a cabeça. E o pior, estão ofuscando um grande jogo que é o Battlefront 2 por causa disso - sendo que o sistema em si nem sequer impacta tanto no jogo (talvez impactasse da maneira como foi desenvolvido originalmente, mas agora nem de longe).

@Thor: Soul's Hunter² ~ Damon Wayland ~ Nathaniel Scorch II

ytHtl17.png

Link para o comentário
Share on other sites

O que a lei diz?

 

 

Art. 50. Estabelecer ou explorar jogo de azar em lugar público ou acessivel ao público, mediante o pagamento de entrada ou sem ele: (Vide Decreto-Lei nº 4.866, de 23.10.1942) (Vide Decreto-Lei 9.215, de 30.4.1946)

 

Pena – prisão simples, de três meses a um ano, e multa, de dois a quinze contos de réis, estendendo-se os efeitos da condenação à perda dos moveis e objetos de decoração do local.

 

§ 1º A pena é aumentada de um terço, se existe entre os empregados ou participa do jogo pessoa menor de dezoito anos.

§ 2o Incorre na pena de multa, de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), quem é encontrado a participar do jogo,

ainda que pela internet ou por qualquer outro meio de comunicação, como ponteiro ou apostador. (Redação dada pela Lei nº 13.155, de

2015)

 

§ 3º Consideram-se, jogos de azar:

 

a) o jogo em que o ganho e a perda dependem exclusiva ou principalmente da sorte;

 

b) as apostas sobre corrida de cavalos fora de hipódromo ou de local onde sejam autorizadas;

 

c) as apostas sobre qualquer outra competição esportiva.

 

§ 4º Equiparam-se, para os efeitos penais, a lugar acessivel ao público:

 

a) a casa particular em que se realizam jogos de azar, quando deles habitualmente participam pessoas que não sejam da família de quem a ocupa;

 

b) o hotel ou casa de habitação coletiva, a cujos hóspedes e moradores se proporciona jogo de azar;

 

c) a sede ou dependência de sociedade ou associação, em que se realiza jogo de azar;

 

d) o estabelecimento destinado à exploração de jogo de azar, ainda que se dissimule esse destino.

 

Art. 51. Promover ou fazer extrair loteria, sem autorização legal:

 

Pena – prisão simples, de seis meses a dois anos, e multa, de cinco a dez contos de réis, estendendo-se os efeitos da condenação à perda dos moveis existentes no local.

 

§ 1º Incorre na mesma pena quem guarda, vende ou expõe à venda, tem sob sua guarda para o fim de venda, introduz ou tenta introduzir na circulação bilhete de loteria não autorizada.

 

§ 2º Considera-se loteria toda operação que, mediante a distribuição de bilhete, listas, cupões, vales, sinais, símbolos ou meios análogos, faz depender de sorteio a obtenção de prêmio em dinheiro ou bens de outra natureza.

 

§ 3º Não se compreendem na definição do parágrafo anterior os sorteios autorizados na legislação especial.

 

Art. 52. Introduzir, no país, para o fim de comércio, bilhete de loteria, rifa ou tômbola estrangeiras:

 

Pena – prisão simples, de quatro meses a um ano, e multa, de um a cinco contos de réis.

 

Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem vende, expõe à venda, tem sob sua guarda. para o fim de venda, introduz ou tenta introduzir na circulação, bilhete de loteria estrangeira.

 

Resta saber se é possível enquadra a loteria do ragnarok nesses artigos, não sou advogado, mas quem souber ai, deixe sua opinião.

 

edit: se liga na "moeda" da multa no artigo 52.

Editado por Johnny Zephyr
Link para o comentário
Share on other sites

O que a lei diz?

 

Eu posso estar falando merda(o que acontece 99% do tempo) mas eu acho que não há punição pra isso no caso do rag pq você sempre ganha alguma coisa

 

Mesmo que seja um item totalmente horrível, como poção energizante

 

É uma forma imunda de se ganhar uma grana, mas aparentemente não é contra a lei

Link para o comentário
Share on other sites

Gacha (ou Loot boxes como vocês chamam) foi uma estratégia que criaram antigamente pra atrair jogadores porque os MMOs antigamente eram muito genéricos devido a limitação da tecnologia e a falta de criatividade da época.

 

Normalmente, o gacha é um mercado inofensivo, vendendo coisas triviais como montarias, paletas de cores, visuais, emotes e etc. Ao menos que você coloque ele em mãos que empresas Coreanas que só pelo olhar já denunciam seu mau-caráter, né, Jaqueline? :rolleyes:

 

Primeiro e mais importante fator é que na verdade, não existe um empresa que fiscalize de maneira eficiente, se as % realmente são equivalentes ao citado em promoções do gênero. Logo você pode estar sendo enrabado sem saber.

 

Segundo ponto (que na verdade divide o primeiro lugar em relevância) é quando gacha interfere na jogabilidade. Esse estilo de venda simplesmente torna o jogo insustentável, a cada venda de um item, eles tem que vender um melhor na próxima e eventualmente deixa o jogo desbalanceado e pior, irremediável. Tipico exemplo de uma consequência grave desse mercado, é que eventualmente o jogo vai ter que rushar conteúdo, ou seja, trazer conteúdo de maneira muito mais rápida, porque se o mercado de gacha sobrepujar o mercado do jogo (o que acontece em Ragnarok) você fica sem o que fazer no jogo, a não ser continuar comprando gacha.

Quanto mais rápido isso acontece menos o jogo fica propenso a suprir novos jogadores com conteúdo, que consequentemente desistem dele. E sem base, a pirâmide desmorona.

 

Terceiro ponto, gacha é um sistema voltado a países de primeiro mundo, onde gastar uma quantia alta não vai afetar significativamente o seu dia-a-dia. Agora quando você precisa gastar 20% do salário pra fazer uma compra de relevância, já não é algo que um cidadão faça em sã consciência.

Coreanos super éticos, né? Over com mega elunium, tickets e os ovos tão aí pra provar.

 

Por favor...

Editado pela moderação.

Link para o comentário
Share on other sites

Coreanos super éticos, né? Over com mega elunium, tickets e os ovos tão aí pra provar.

 

Por favor...

 

A capacidade de compreensão de ironias de usuários de fóruns de jogos brasileiros não me surpreende.

"Uso foto de anime no perfil, sou fracassado, Bolsominion e todas as palavras que terminam com -ista." Cuidado que eu mordo.

Link para o comentário
Share on other sites

O que a lei diz?

 

 

 

 

Resta saber se é possível enquadra a loteria do ragnarok nesses artigos, não sou advogado, mas quem souber ai, deixe sua opinião.

 

edit: se liga na "moeda" da multa no artigo 52.

 

Eu posso estar falando merda(o que acontece 99% do tempo) mas eu acho que não há punição pra isso no caso do rag pq você sempre ganha alguma coisa

 

Mesmo que seja um item totalmente horrível, como poção energizante

 

É uma forma imunda de se ganhar uma grana, mas aparentemente não é contra a lei

 

O que eu sei é que em 100℅ dos casos que tratam assuntos jurídicos no fórum o ban vem numa velocidade incrível.

KyIc9Vo.jpg

Link para o comentário
Share on other sites

Eu acho que a regra do fórum só vale se estiverem tramando algum processo diretamente contra a lug

 

Mas se quiser banir tamo ai...já fui banido por postar foto de pokémon AUHEUAEHUAHEA

 

Conta é o que não falta, infelizmente

 

Maldito vício

 

Eles não querem que os otários (clientes) "abram os óleos" para o que pode ou não.

 

Se não me engano num tópico sobre refino um camarada foi suspenso/banido por postar uma lei.

 

OBS: Quando digo otários, eu sei que infelizmente também pertenço a esse grupo...

KyIc9Vo.jpg

Link para o comentário
Share on other sites

Se não me engano num tópico sobre refino um camarada foi suspenso/banido por postar uma lei.

 

Será que podemos falar sobre as leis de Newton?

370867085879803904.png

OBS: Quando digo otários, eu sei que infelizmente também pertenço a esse grupo...

 

Sinto sua dor, também estou incluído

 

Mas estou tentando parar

Link para o comentário
Share on other sites

O problema não é vir itens por venda direta, o problema é não existir outra maneira de adquirir os itens de venda direta dentro do jogo, mesmo que seja de maneira limitada e complicada deveria existir essa possibilidade. Um exemplo disso são os mapas especiais, é pago, mas se tu tiver disposto da pra correr ingame.

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Se não me engano num tópico sobre refino um camarada foi suspenso/banido por postar uma lei.

Fui eu a ser banido por postar o CDC, mas foi ban de praxe, Brauna aqui. ahauhehueheehuehuhe

 

As duas vezes que postei, na primeira removeram todo o tópico da manutenção (vocês devem lembrar), na segunda vez apenas meu comentário e me deram ban. ahaheuhueheuheuheuheu

 

Mas estamos ai na ativa.

EP6Vr8L.png
Link para o comentário
Share on other sites

Primeiro e mais importante fator é que na verdade, não existe um empresa que fiscalize de maneira eficiente, se as % realmente são equivalentes ao citado em promoções do gênero. Logo você pode estar sendo enrabado sem saber.

 

Cara, eu notei e postei uma incoerência de drops no evento dos 13 anos.

A informação passada pelo Dundé (não sei quem informou ele inicialmente, se foi Gravity, LUG, pra mim como cliente final não interessa) era completamente diferente do que encontrei.

Para provar eu havia matado mais de 1.000 mobs do evento, listando todos os drops depois.

 

Agora pense, se essa discrepância ocorre num evento gratuito, imagina o que não rola com ticket/ovo/evento de refino onde a(s) empresa(s) estão lucrando rios de grana?

Link para o comentário
Share on other sites

Eu vejo vários problemas com lootboxes e loterias.

 

  1. O ser humano tem uma tendência quase que fisiológica em criar dependência em apostas e jogos, além de juntar coisas e itens. Quando você participa de algo que é feito claramente com esse propósito (de máquinas de cassino até albuns de figuinha) eu até compreendo: é a função daquela máquina ou jogo te fazer contar com a sorte. Mas a partir do momento que você mistura um game competitivo cuja única forma de ser competitivo é apostando dinheiro real numa loteria virtual, acho que tem algo errado aí... As empresas estão incitando um comportamento muito perigoso.
     
     
  2. Falam que não é um jogo de azar pois você sempre ganha. Só que ninguém compra loteria de jogo por causa dos 99% de chance de sair qualquer porcaria, assim como ninguém frequenta um cassino querendo sair de mão abanando. Na prática, portanto, é a mesma coisa.
     
     
  3. Quem garante que as chances são reais? Tá lá "1% de chance de sair MVP card" (isso quando avisam as chances, né?). Ok, o que me garante que essa probabilidade é a que acontecerá na prática? O problema das lootboxes e loterias em jogos eletrônicos é que o código pode ser manipulado e você simplesmente não tem como saber.
     
     
  4. Qualidade do jogo cai drasticamente pra quem não tem qualquer intenção de pagar por lootboxes. O progresso do jogo se torna arrastado, difícil e muitas vezes inviável. Em muitos casos as coisas disponibilizadas em lootboxes só são adiquiridas pelo sistema de loterias, não ingame. O foco do jogador passa a ser a loteria e não o jogo em si.
     
     
  5. É o pior tipo de P2W.

Editado por File Not Found
Passei por aqui em 19/08/2021 - Vacine-se e use máscara se precisar sair...
Link para o comentário
Share on other sites

Primeiro e mais importante fator é que na verdade, não existe um empresa que fiscalize de maneira eficiente, se as % realmente são equivalentes ao citado em promoções do gênero. Logo você pode estar sendo enrabado sem saber.

 

Discordo de você Hollow, trabalho em dada empresa que todos os percentuais oferecidos são devidamente calculados, os dados são bem fiscalizados por uma auditoria (tanto a interna, quanto a externa) mensalmente para garantir o controle de qualidade da informação final. Todas as promoções e eventos nesta empresa que trabalho, assim como inúmeras outras do ramo, fazem a mesma coisa, o problema tem nome, e são dois: Level Up e a Gravity.

 

Sobre estar sendo enrabado sem saber: Você sabem e continuam a remunerá-los para este fim.

EP6Vr8L.png
Link para o comentário
Share on other sites

A minha opinião é parecida com a do skate.

 

Acho que lootbox é uma saida interessante para economizar uns trocados, exemplo o item foi disponibilizado na loja ao custo equivalente a 25 reais em creditos e te dão a opção de ganhar o mesmo item em um loot box que custa 1 real em creditos, esse loot box te dá um "fragmento do item" e algum outro item de valor "duvidoso" ou tendo a possibilidade de ganhar item x.

 

exemplo: após comprar 30 lootboxes totalizando um pouco mais que valor do item na venda direta e não tirar o tal item voce tem a opção de trocar os fragmentos obtidos na lootbox pelo item em si tornando a lootbox interessante e ainda dando a opção de venda direta para quem nao aderir o sistema.

 

Só acho errada premiações as cegas com itens que nao necessariamente tem o valor igual ao da aposta inicial.

 

E já que loot boxes vem pra controlar o fluxo de itens no servidor poderiam restringir o resgate dos "fragmentos" a um por conta.

 

Apesar que no caso do rag que disponibiliza cards mvps/hats/equipamentos por ticket com a desculpa de "equilibrar" a distribuição do item X no servidor já é bem errado. já que o drop em pvm tá ai pra equilibrar a distribuição dos itens. e já que só quem tem condições $$$ Ou tem conhecimento de progranas ilegais conseguem ter determinados itens por loot box não acredito que seja balanceamento.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

do jeito que estão as coisas nao entendi se foi ironia ou só alguem que gosta mesmo de ticket

 

Ironia.

 

A única razão de eu não chamar meus amigos pro Rag é porque ta nas mãos da LU!G. E é isso tipo de coisa (ticket, entre outros) que me faz lembrar que tomo a decisão correta toda vez que olho pro meu grupo sozinho i.i'

 

To com preguiça de responder todas as perguntas do OP, mas a ideia do ticket não é ruim em si. Imagina algo como os packs de cartas do Hearthstone: funciona.

 

Só que a implementação aqui é P O D R E.

 

Não tem bad luck protection pra aumentar suas chances com o item de 0.0001%, não tem nada garantido para evitar que você pegue o pior prêmio 10x seguidas, e os itens que eles colocam no ticket ou tem uma quantidade miserável ou são uma piada. Tipo pílula energizante. Olha o nível de m**** da Gravity + LU!G. Existem tickets com Pílula Energizante como prêmio. Isso e nada é efetivamente a mesma coisa.

 

Esse felizmente não veio, tomara que seja uma mudança recorrente. Mas all in all, tem que melhorar 500%, porque tem item podre ainda. 11% de chance de conseguir CINCO pílulas de combate e 7% de chance de conseguir SETE grande pílulas. Ou seja, poderia sumir com as pílulas comuns e aumentar a chance dos outros itens que valem a pena.

 

Agora as chances: não existe garantia NENHUMA que as chances oferecidas são corretas. Eu tenho que acreditar na palavra de uns zé ruelas que não sabem nem informar como funciona a fórmula da Mdef e redução dela via ticket.

Não sabem tirar uma dúvida de um item, vão saber calcular probabilidade e variância?

 

Uma solução padrão é colocar um "pity timer". Se você abrir 40 packs no HS, você tem um lendário GARANTIDO. Aqui poderia ser algo como 100 tickets. E claro, com Bad Luck Protection pode ser que você pegue com 50, e aí reseta esse pity timer pra 0.

 

 

 

TL;DR: tem um milhão de coisas que pode melhorar, mas é a LU!G e a Gravity né.

*lembra daquela assinatura: "sou palhaço, jogo bRO"*

Link para o comentário
Share on other sites

Tanto faz.

Me abstenho.

 

Tipo isso. No caso do ragnarok, desde que não seja algo preso no personagem que até hoje não foi o caso, faz muito pouca diferença. Quem gosta de tentar a sorte vai lá consciente das chances e de que pode dar merda, quem não gosta como eu compra os itens de quem gosta, você tem a opção de vender 35 tickets por zenys por exemplo e comprar o drop raro. Geralmente itens raros da premiação dos tickets são bons o suficiente pra valer esse preço final deles.

 

O propósito de loterias como essas é basicamente limitar um pouco a oferta de itens fortes e, principalmente, lucrar um pouco mais vendendo itens que nunca teriam demanda de outra forma.

 

Sistemas de proteção geralmente acontecem quando o ponto de limitar a oferta não é uma preocupação, quem joga TCGs por exemplo sabe que abrindo um booster você tem a certeza de conseguir pelo menos uma rara, mas pode ser uma rara de R$0,40 ou uma de R$100,00.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...