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Qual maneira mais barata de refinar até +10?


diirocks

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Vamos pensar probabilisticamente. A chance de sucesso de você deixar um equipamento +10 a partir do +0 utilizando minérios comuns, no Thor, é de:

 

0,8 * 0,8 * 0,8 * 0,6 * 0,6 * 0,4 * 0,4 * 0,2 * 0,2 * 0,1 = 0,0001179648 (ou 0,01179648 %, um pouco superior à chance de dropar cartas).

 

A partir dessa probabilidade, desejamos saber a probabilidade do seguinte evento (1):

 

"Obter pelo menos um equipamento +10 após 60 tentativas." ("pelo menos um" significa que pode ser mais de um).

 

Para não precisarmos usar a lei binomial (mais complicado, pois precisaríamos somar 60 termos), vamos considerar o seguinte evento (2):

 

"NÃO obter nenhum equipamento +10 após 60 tentativas".

 

Esse evento é complementar ao evento (1). Isto é, se (1) não ocorrer, então (2) ocorrerá e vice-versa. Logo, se calcularmos a probabilidade de (2) ocorrer, então saberemos a probabilidade de (1), pois ambas probabilidades são complementares.

 

Para calcular a probabilidade do evento (2) ocorrer, inicialmente calculamos a probabilidade de você NÃO conseguir um equipamento +10 após 1 tentativa (tentativa aqui significa, você refinar do +0 ao +10):

 

-Probabilidade de insucesso, após 1 tentativa: 1 - 0,0001179648 = 0,9998820352 (ou 99,98820352%, que é a probabilidade complementar de uma tentativa bem sucedida)

 

Agora, calculamos a probabilidade de você falhar o +10 60 vezes seguidas, que é justamente a probabilidade do evento (2) ocorrer. É bem simples, pois são eventos independentes, logo basta multiplicar o valor 0,9998820352 por ele mesmo 60 vezes, ou simplesmente elevar 0,9998820352 a 60.

 

-Probabilidade de NÃO se obter nenhum equipamento +10 após 60 tentativas: 0,999882035260 = 0,99294668669849947036884092443623 (ou, 99,294668669849947036884092443623 %)

 

Agora, basta calcular a probabilidade complementar do evento (2) que obteremos a probabilidade do evento (1), que é o que queremos:

 

-Probabilidade de se obter pelo menos um equipamento +10 após 60 tentativas = 1 - 0,99294668669849947036884092443623 = 0,00705331330150052963115907556377 (ou 0,705331330150052963115907556377 %).

 

 

 

Referências Bibliográficas:

 

IEZZI, G., et al. Fundamentos de Matemática Elementar: combinatória, probabilidade. 3 ed. São Paulo: Editora Atual, 1977.

Refinamento. Disponível em: http://browiki.org/wiki/Refinamento. Acesso em 22 de Julho de 2016.

 

Considerações Finais:

 

  1. Utilizei números grandes para não ter problemas de precisão;
  2. Os cálculos foram revisados e refeitos, entretanto, se houver algum erro, basta avisar que realizo a correção;
  3. É possível obter o mesmo resultado utilizando a Lei Binomial, entretanto é mais complicado, pois você precisaria somar a probabilidade de se obter 1 sucesso após 60 tentativas, 2 sucessos após 60 tentativas, 3 sucessos após 60 tentativas... 60 sucessos após 60 tentativas;

 

Dêem um prêmio pra esse cara! :o

Sensacional.

[sIGPIC][/sIGPIC]

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O cara do topico teve muito azar, normalmente eu quebro 15 equips para pegar um + 6 no thor. A Matematica do obelisco da gosto de ver,a minha se ressume em: 1% de chance, tenho que matar 100 vezes o monstro.kkkkk

 

Autor do topico, nao desista da pra pegar um + 7 muito de boa. Vc quebro 30 significa que logo vai sair um,quanto maior a amostragem mais perto da probabilidade.se eu nao estiver enganado com minha matematica estupida ...

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O cara do topico teve muito azar, normalmente eu quebro 15 equips para pegar um + 6 no thor. A Matematica do obelisco da gosto de ver,a minha se ressume em: 1% de chance, tenho que matar 100 vezes o monstro.kkkkk

Valeu ^^.

 

Você está praticamente certo. A chance de dropar pelo menos uma carta após 100 mortes é quase 1% (0,995%, na verdade). Mas cuidado, pois se você matar 10.000 a chance não será 100% e sim 63,21 %. Quanto maior a quantidade, menos esse raciocínio funciona.

 

O cálculo é feito assim (não vou dar detalhes, para não estender):

 

P = 100 - 100 * (1 - x/100)n

 

  1. x é a chance do item ser dropado em % (já com os nerfs ou bônus de drop inclusos);
  2. n é a quantidade de monstros mortos;
  3. P é a probabilidade em % de dropar pelo menos uma unidade de um determinado item (com chance de x%) ao matar n monstros;

Exemplo rápido: cálculo de drop de cartas em função da quantidade de monstros.

x = 0,01%

P = 100 - 100 * (1 - 0,01/100)n = 100 - 100 * (1 - 0,0001)n = 100 - 100 *(0,9999)n.

 

Se você matar 200 monstros, por exemplo, a chance de dropar pelo menos uma carta será de

 

P = 100 - 100*(0,9999)200 = 100 - 100 * 0,980197693 = 100 - 98,0197693 = 1,9802307 %

 

Autor do topico, nao desista da pra pegar um + 7 muito de boa. Vc quebro 30 significa que logo vai sair um,quanto maior a amostragem mais perto da probabilidade.se eu nao estiver enganado com minha matematica estupida ...

 

Sua matemática não é estúpida. Quanto mais tentativas, maior a chance.

Editado por Obelisco das trevas
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Bom galera, desanimei de tentar, mas quando achar uns mantos baratos, vou tentar refinar até +7 direto :mad:

 

Não desanima. Tenta pegar um over não muito alto. Esses dias quebrei vários xales do julgamento tentando pegar um over bacana. Quebrei uns 10 para pegar um +6 e outro +7. Detalhe: foi no Asgard, onde é seguro até +4. Sem contar no custo que tive comprando Elunium. Pense que foi um dia ruim, acontece.

 

Bola pra frente!

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Beleza que o joguinho online é todo baseado em matemática, mas sei lá, a velha sorte sempre fala mais alto-q

 

Bati com 3 pedras uma FAW do +7 pro +9 agora pouco... Confia nas mandinga que é easy q

 

Sim, nesses momentos só na base da sorte mesmo para você cair naquele "zero vírgula não sei quanto por cento de chance de sucesso".

 

Como dizem: quem não arrisca não petisca.

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Sim, nesses momentos só na base da sorte mesmo para você cair naquele "zero vírgula não sei quanto por cento de chance de sucesso".

 

Como dizem: quem não arrisca não petisca.

Só vim aqui pra dizer que A COLEÇÃO DO IEZZI É DIVINA.

Saudades da minha época de curso pré-militar onde eu me divertia com os volumes 1 e 9 dessa maravilha :o

 

Parabéns pelo trabalho com os cálculos ali atrás fera XD

@Thor: Soul's Hunter² ~ Damon Wayland ~ Nathaniel Scorch II

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Só vim aqui pra dizer que A COLEÇÃO DO IEZZI É DIVINA.

Saudades da minha época de curso pré-militar onde eu me divertia com os volumes 1 e 9 dessa maravilha :o

 

Parabéns pelo trabalho com os cálculos ali atrás fera XD

 

Obrigado ^^

 

Sem dúvidas, os livros do Iezzi são fantásticos. Até hoje utilizo-os em algumas coisas da faculdade.

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Bom, o método mais barato o pessoal já disse. Mas acho que posso sugerir você ir comprando e DESTRUINDO um por um. Isso é, viu o manto no preço bom? Compra e destrua ele. Só pensei nisso porque consegui um +8 Súplica de Cisne no Thor (e era o único que tinha). Depois taquei o f*da-se e destruí o equipamento (já que nem estava muito afim de jogar).

 

O resto, pode ver se você é uma vítima do RNG (o que acho que já deixou confirmado).

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Bom, o método mais barato o pessoal já disse. Mas acho que posso sugerir você ir comprando e DESTRUINDO um por um. Isso é, viu o manto no preço bom? Compra e destrua ele. Só pensei nisso porque consegui um +8 Súplica de Cisne no Thor (e era o único que tinha). Depois taquei o f*da-se e destruí o equipamento (já que nem estava muito afim de jogar).

 

O resto, pode ver se você é uma vítima do RNG (o que acho que já deixou confirmado).

 

 

O que seria RNG? sorry a noobice rs

 

Eu farei isso mesmo, vou tacar o foda-se e tentar pegar pelo menos um +8 direto, ai eu parto pros minérios perfeitos

 

O problema é que acho que comprei tanto manto em um dia, que eles deram uma valorizada absurda, haha, de 300k saltaram pra 900k~2kk

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O que seria RNG? sorry a noobice rs

 

Eu farei isso mesmo, vou tacar o foda-se e tentar pegar pelo menos um +8 direto, ai eu parto pros minérios perfeitos

 

O problema é que acho que comprei tanto manto em um dia, que eles deram uma valorizada absurda, haha, de 300k saltaram pra 900k~2kk

 

Random number generation: https://en.wikipedia.org/wiki/Random_number_generation

 

É que sucesso/falha num programa de computador é feito gerando números (pseudo-)aleatórios.

 

Por exemplo, para ter 1% de chance, você poderia gerar um número aleatório entre 1 e 100. Caso o número seja 2 (poderia ser qualquer número, escolhi o dois ao acaso), então você tem um sucesso, senão você tem falha.

 

Edit: "pseudo" porque computadores comuns são incapazes de gerar números realmente aleatórios. Em geral, o número é gerado realizando um cálculo complexo envolvendo o tempo.

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O que seria RNG? sorry a noobice rs

 

Eu farei isso mesmo, vou tacar o foda-se e tentar pegar pelo menos um +8 direto, ai eu parto pros minérios perfeitos

 

O problema é que acho que comprei tanto manto em um dia, que eles deram uma valorizada absurda, haha, de 300k saltaram pra 900k~2kk

 

Caro, você deu o maior azar. Por causa desse post, resolvi fazer um, e segui meio que a sugestão de fazer alternando e me deslogando. Levei um até o +8 e um até o +5. Devo ter usado uns 15. Até um sapatos das valqs levei até 2, 3 e um 5.

 

Tenta que dá. E você realmente inflacionou o produto. Tá por volta de 1kk.

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Fiz umas simulações aqui para testar a minha sorte e verifiquei que se eu tivesse tentado colocar 60 mantos no +10 eu também não iria ser bem sucedido:

 

Simulação.jpg

 

OBSERVAÇÃO: isso é uma simulação. Esse programa da screenshot foi desenvolvido na linguagem de programação java e faz simulações de refinamento com base nas probabilidades presentes no bRO Wiki e no iRO Wiki. É como se fosse uma calculadora. Ele não possui nenhum tipo de vínculo com o cliente do jogo e não depende dele para funcionar. Portanto, não é nenhum tipo de programa que infrinja as regras do jogo.

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Fiz umas simulações aqui para testar a minha sorte e verifiquei que se eu tivesse tentado colocar 60 mantos no +10 eu também não iria ser bem sucedido:

 

[ATTACH=CONFIG]11443[/ATTACH]

 

OBSERVAÇÃO: isso é uma simulação. Esse programa da screenshot foi desenvolvido na linguagem de programação java e faz simulações de refinamento com base nas probabilidades presentes no bRO Wiki e no iRO Wiki. É como se fosse uma calculadora. Ele não possui nenhum tipo de vínculo com o cliente do jogo e não depende dele para funcionar. Portanto, não é nenhum tipo de programa que infrinja as regras do jogo.

 

Infelizmente nessa vida existem forças incalculáveis, já ocorreu de eu levar 7 ou 8 bastões da destruição para +6 sem quebrar nenhum, mas nunca consegui passar um bisturi de +3 =V

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

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Infelizmente nessa vida existem forças incalculáveis, já ocorreu de eu levar 7 ou 8 bastões da destruição para +6 sem quebrar nenhum, mas nunca consegui passar um bisturi de +3 =V

Probabilidades são assim mesmo. Normalmente só é possível "ver" a probabilidade quando você tem uma quantidade muito grande de experimentos.

 

Por exemplo, ao lançar uma moeda não-viciada várias vezes seguidas espera-se que em aproximadamente metade das vezes dê cara e na outra metade dê coroa. Porém, pode acontecer de você lançar várias vezes e sempre dar cara (é possível, porém a chance é baixa).

 

Incrível quebrar tanto do +0 pro +4, visto que a chance é de 80%... algo está errado aí

 

Se eu tivesse deixado 1 +8 eu ja estava feliz demaisssss hahaha

 

Na verdade, do +0->+1 é 80%, do +1->+2 é 80%, do +2->+3 é 80% e do +3->+4 é 60%, então a probabilidade acumulada (+0->+4) é de:

 

0,8 * 0,8 * 0,8 * 0,6 = 0,3072 = 30,72%.

Editado por Obelisco das trevas
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