Ir para conteúdo

Universidade Publica e Particular


Hela

Posts Recomendados

Sei que muita gente aqui tá na faculdade, o que eu queria saber é realmente verdade que na faculdade pública os professores estão "tão interessados" como os professores de escolas publicas?

Ouvi inclusive argumentos de que isso é que deixa a faculdade melhor...

Me disseram também que na faculdade particular qualquer um consegue passar, por isso que geralmente tem menos nome, isso é verdade também?

Enfim compartilhem seus conhecimentos ae...

 

 

Fico grato, ainda mais que tenho que escolher uma faculdade até ano que vem.

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Pelo menos aqui na UCDB-MS o índice de aprovação da engenharia é tão baixo quanto qualquer outra, eu acho que isso que vc quer saber não é possível se generalizar dessa forma, as federais não são necessariamente boas, e as pagas não são necessariamente fáceis, eu acho que quem pensa assim que não merece nem uma nem outra...

Link para o comentário
Share on other sites

Eu estudo na UMC, é uma faculdade particular mas é boa, e pelo menos meus professores a maioria são bons.

 

Pelo menos no meu curso (Psicologia) eu vejo que os professores se empenham, mesmo não tendo todos os recursos para trabalhar (a faculdade foca mais na medicina, ai nossa clinica fica bem com menos verba). A UMC foi a terceira faculdade a disponibilizar o curso de psicologia quando á area veio para o brasil, deve ser por isso que os professores são bons pois o curso tem um histórico.

 

Na minha visão as faculdades publicas tem o nome de peso, mas não são nesessariamte boas, mas tbm tem universidades pagas que são um horror.

 

Além da pesquisa normal que todos fazemos antes de escolher a faculdade, pergunte para um veterano da faculdade que você almeja, pois ele dirá verdadeiramente se a faculdade é boa ou não, pois o marketing/nome cega muita gente. (nome das publicas e o marketing das particulares)

lanisters_C_pia_C_pia_C_pia.png
Link para o comentário
Share on other sites

Estudo em universidade pública, e acho melhor pela assistência que é oferecida aos alunos, facilidade na hora de encontrar uma bolsa ou estágio, ferramentas pra pesquisa, riqueza de recursos informativos, professores na maioria das vezes bem capacitados (todos passaram por um concurso disputado para estar ali), e além de tudo, dependendo do curso que você está, um currículo em que consta um diploma de graduação em uma instituição pública pode ser muito mais valorizado do que outros 10 de uma particular qualquer.

Editado por RightArmOfTheDevil

"Há noites em que os ventos do etéreo, tão convidativos, em sua promessa de voo e liberdade, enchem o espírito de alegria."

Link para o comentário
Share on other sites

Estudo em universidade pública, e acho melhor pela assistência que é oferecida aos alunos, facilidade na hora de encontrar uma bolsa ou estágio, ferramentas pra pesquisa, riqueza de recursos informativos, professores na maioria das vezes bem capacitados (todos passaram por um concurso disputado para estar ali), e além de tudo, dependendo do curso que você está, um currículo em que consta um diploma de graduação em uma instituição pública pode ser muito mais valorizado do que outros 10 de uma particular qualquer.

Assino em baixo, mas como outros disseram existem sim faculdades tão capazes quanto, então não custa nada ir no Guia do Estudante, e pesquisar seu curso nas opções próximas a você :D (Considere também que a publica não tem mensalidade)

qwdz74cvux2d27azg.jpg?size_id=5

Link para o comentário
Share on other sites

Estudo em universidade pública, e acho melhor pela assistência que é oferecida aos alunos, facilidade na hora de encontrar uma bolsa ou estágio, ferramentas pra pesquisa, riqueza de recursos informativos, professores na maioria das vezes bem capacitados (todos passaram por um concurso disputado para estar ali), e além de tudo, dependendo do curso que você está, um currículo em que consta um diploma de graduação em uma instituição pública pode ser muito mais valorizado do que outros 10 de uma particular qualquer.

Eu estudo na católica e tenho tudo isso...

Link para o comentário
Share on other sites

Sei que muita gente aqui tá na faculdade, o que eu queria saber é realmente verdade que na faculdade pública os professores estão "tão interessados" como os professores de escolas publicas?

Ouvi inclusive argumentos de que isso é que deixa a faculdade melhor...

Me disseram também que na faculdade particular qualquer um consegue passar, por isso que geralmente tem menos nome, isso é verdade também?

Enfim compartilhem seus conhecimentos ae...

 

 

Fico grato, ainda mais que tenho que escolher uma faculdade até ano que vem.

 

Bem, eu faço faculdade particular de Biologia Marinha por opção mesmo, pois a faculdade que eu faço está no rank geral entre as melhores faculdades de Biologia aqui da minha cidade e das vizinhas, porem isso de ter menos gente eu concordo nessa parte, mais nem sempre uma particular é mais facil que uma publica, por exemplo na minha faculdade o indice de aprovação é menor do que as publicas, pois a materia dada é bem mais complexa e "rigida", sei disso pois ja tive experiencia em faculdade publica, mais a um porem, em uma escala geral faculdade publica é mais "dificil", mais nem sempre é a mais dificil, conheço umas 3 a 4 faculdades aqui onde moro que são bem FOD**** de materia, chega a ser desesperador de tão dificil, mais como falei é aqui onde eu moro.

[sIGPIC][/sIGPIC]

 

 

Sem musica a vida seria um erro. ♠♣♦♥

Link para o comentário
Share on other sites

Bom dia...

 

Questao dificil viu...

Como o pessoal disse, não se pode generalizar entre ruim e bom, vai depender da Universidade/Faculdade em si.

Sou formado em ADM, estudei na Universidade de Uberaba (Particular) e gostei muito do meu curso, tinha professores capacitados, todos com no minimo uma especialização, muitos com mestrado e doutorado em suas respecitivas areas, com experiencia profissional e nunca tive problema de professor desmotivado, sem interesse, relaxado, etc.

É facil entrar ?? Depende o curso. Na universidade que estudei Medicina da entre 120 e 150 por vaga, não é tão facil. Mais tem curso que fica no 1 por 1 por exemplo.

 

Se tem um peso maior o curriculo de uma universidade/faculdade publica sobre particular ???

Não sei, no meu caso nunca teve, trabalho na area desde que entrei na faculdade (2008), ja passei por processo de seleção junto com candidato de universidade publica e fui escolhido. Acho que a capacidade de assimiliar e colocar em pratica o que você aprende é maior que o nome da universidade que vc estudou.

 

 

Mais de qq forma, procure no MEC sobre a instituição que vc escolher, veja as notas, recomendações, converse com veteranos, procure pela nota do ENADE (é muito importante) do curso que vc deseja.

bolsonaro-forma-um-coracao.jpg
Link para o comentário
Share on other sites

Eu estudo na católica e tenho tudo isso...

Minha namorada estuda na católica e não tem nada disso...

Eu acho que é relevante. Quer saber se a faculdade (pública ou privada) é boa? Só olhar os resultados do ENADE que é feito anualmente se não me engano e um outro lá em que são avaliadas a estrutura da faculdade, etc. Mas existem faculdades/universidades públicas boas e privadas zoadas. Nada é garantia de nada. Assim como tem pública zoada e privada que é das melhores do Brasil.

I'm a kitchen sink. You don't know what that means, because a kitchen sink to you is not a kitchen sink to me. Okay, friend?

Link para o comentário
Share on other sites

Eu estudo na católica e tenho tudo isso...

É a única exceção de fato

Mas o fato de ser de grátis sobra grana pra cachaça nas calouradas e barzinhos fds

Sem +

Editado por RightArmOfTheDevil

"Há noites em que os ventos do etéreo, tão convidativos, em sua promessa de voo e liberdade, enchem o espírito de alegria."

Link para o comentário
Share on other sites

Se aceitas a opinião de alguém que já passou 15 anos da sua vida em universidades (entre duas graduações, mestrado e doutorado) então lá vai.

 

Se quiseres um diploma somente para conseguir um emprego, tanto faz. Se quiseres seguir carreira acadêmica (mestrado, doutorado, pós-doc) escolha 100% a pública.

O aprendizado não é uma atividade passiva, não é como ir assistir a um filme no cinema, que as condições do cinema (som, qualidade da imagem, conforto das cadeiras, etc) vão estar diretamente ligadas à tua diversão.

A aprendizagem é uma AÇÃO, depende de ti. Concordo que os professores são facilitadores, e na universidade pública quase todos possuem doutorado ou mestrado. Mas o professor não faz mágica, na pública as pessoas costumam aprender mais somente porque são mais cobrados, e não porque são melhores que os alunos de particular. O ser humano é assim mesmo. Ouvi certa vez de um professor que na Alemanha existe um ditado: "Do aluno se cobra o máximo para que ele dê o mínimo."

O problema nas particulares é que se o professor cobrar, reprovar, etc. vem reclamação na coordenação, e o professor pode até ser demitido, coisa que na pública não existe.

Esse professor (que dá aula em particular e na USP) explica melhor isso:

https://youtu.be/rQ_wzTFVurI?t=36m36s

 

 

Nas universidades públicas é onde se produz 95% da pesquisa científica brasileira. Se tu queres seguir a carreira científica, faz sim MUITA diferença entre uma universidade pública e uma privada.

O fomento à pesquisa, os laboratórios, a experiência dos orientadores e a própria cultura do grupo social é diferente. Ciência tu encontras em universidades públicas.

 

 

Na particular existe uma relação de consumo, um cliente e um prestador de serviço. E o cliente nem sempre está disposto a ouvir isso aqui:

 

https://youtu.be/rQ_wzTFVurI?t=1h59m1s

 

Esse é o papel de um professor que se for feito na particular ele é mandando embora.

Link para o comentário
Share on other sites

Acabei fazendo 2 cursos diferentes..um na Federal e outro em uma Particular.

 

Eu gostei bastante de estudar 1 semestre na Federal.além de muitas festa e veteranos infinitamente mais sociáveis do que na particular,ela Oferece muitas Oportunidades de estudar ganhando uma graninha extra(Monitoria etc...)vários cursos,ótima qualidade e etc..Porém,na Particular, temos muito mais tempo livre para:trabalhar,estagiar ou estudar para um concurso Público.Por isso.....decidi a PARTICULAR!

Link para o comentário
Share on other sites

O problema nas particulares é que se o professor cobrar, reprovar, etc. vem reclamação na coordenação, e o professor pode até ser demitido, coisa que na pública não existe.

 

 

Isso é relativo, aqui na minha universidade que é particular eu vejo bilhões de professores socando DPs nos alunos, e milhões de alunos indo reclamar, mas nunca houve uma demissão por causa da reclamação do aluno. A faculdade até aconselha resolver essas questões com o cordenador do curso ou com o próprio professor. O professor nunca sai prejudicado (alias até acho que aqui eles dão mais voz para a docência do que para os aluno, até de mais....)

lanisters_C_pia_C_pia_C_pia.png
Link para o comentário
Share on other sites

 

Se quiseres um diploma somente para conseguir um emprego, tanto faz. Se quiseres seguir carreira acadêmica (mestrado, doutorado, pós-doc) escolha 100% a pública.

 

Nas universidades públicas é onde se produz 95% da pesquisa científica brasileira. Se tu queres seguir a carreira científica, faz sim MUITA diferença entre uma universidade pública e uma privada.

O fomento à pesquisa, os laboratórios, a experiência dos orientadores e a própria cultura do grupo social é diferente. Ciência tu encontras em universidades públicas.

 

 

Eu planejo trabalhar com pesquisa e desenvolvimento, mas não tenho interesse na carreira acadêmica. Porém, me falaram que uma coisa acaba chamando a outra. Só que eu faço faculdade particular. Realmente pesa tanto assim? Eu tenho o lattes relativamente cheio pra minha idade e também entrei na faculdade cedo. Não tenho planos de fazer federal, pelo menos não esse curso (eng. de automação). D:

 

 

Isso é relativo, aqui na minha universidade que é particular eu vejo bilhões de professores socando DPs nos alunos, e milhões de alunos indo reclamar, mas nunca houve uma demissão por causa da reclamação do aluno. A faculdade até aconselha resolver essas questões com o cordenador do curso ou com o próprio professor. O professor nunca sai prejudicado (alias até acho que aqui eles dão mais voz para a docência do que para os aluno, até de mais....)

 

Rapaz, eu já ouvi falar de rolar disso naquelas faculdades particulares zoadassas que só entra desmiolado filhinho de papai que quer fazer med/direito porque não sabe o que fazer da vida mas quer ganhar dinheiro. lol

I'm a kitchen sink. You don't know what that means, because a kitchen sink to you is not a kitchen sink to me. Okay, friend?

Link para o comentário
Share on other sites

Se aceitas a opinião de alguém que já passou 15 anos da sua vida em universidades (entre duas graduações, mestrado e doutorado) então lá vai.

 

Se quiseres um diploma somente para conseguir um emprego, tanto faz. Se quiseres seguir carreira acadêmica (mestrado, doutorado, pós-doc) escolha 100% a pública.

O aprendizado não é uma atividade passiva, não é como ir assistir a um filme no cinema, que as condições do cinema (som, qualidade da imagem, conforto das cadeiras, etc) vão estar diretamente ligadas à tua diversão.

A aprendizagem é uma AÇÃO, depende de ti. Concordo que os professores são facilitadores, e na universidade pública quase todos possuem doutorado ou mestrado. Mas o professor não faz mágica, na pública as pessoas costumam aprender mais somente porque são mais cobrados, e não porque são melhores que os alunos de particular. O ser humano é assim mesmo. Ouvi certa vez de um professor que na Alemanha existe um ditado: "Do aluno se cobra o máximo para que ele dê o mínimo."

O problema nas particulares é que se o professor cobrar, reprovar, etc. vem reclamação na coordenação, e o professor pode até ser demitido, coisa que na pública não existe.

Esse professor (que dá aula em particular e na USP) explica melhor isso:

https://youtu.be/rQ_wzTFVurI?t=36m36s

 

 

Nas universidades públicas é onde se produz 95% da pesquisa científica brasileira. Se tu queres seguir a carreira científica, faz sim MUITA diferença entre uma universidade pública e uma privada.

O fomento à pesquisa, os laboratórios, a experiência dos orientadores e a própria cultura do grupo social é diferente. Ciência tu encontras em universidades públicas.

 

 

Na particular existe uma relação de consumo, um cliente e um prestador de serviço. E o cliente nem sempre está disposto a ouvir isso aqui:

 

https://youtu.be/rQ_wzTFVurI?t=1h59m1s

 

Esse é o papel de um professor que se for feito na particular ele é mandando embora.

 

Concordo plenamente. Atualmente faço universidade particular(por sinal a mesma que o Icaro Silver), mas estudei por 1 ano e meio na Universidade Federal de São Carlos(saí pela ilusão do que era o meu curso). E após conversar muito com vários colegas que fazem diversas universidades diferentes, cheguei a mesma conclusão que o volkmar. Então o meu post é só pra dar credibilidade ao post dele

poinpoin_by_myukari-d85vwlg.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Na pública, não precisa pagar se ficar de DP, já na particular ...

Na particular precisa pagar mesmo sem dp cara, esse é o sentido de ser paga...

Isso é relativo, aqui na minha universidade que é particular eu vejo bilhões de professores socando DPs nos alunos, e milhões de alunos indo reclamar, mas nunca houve uma demissão por causa da reclamação do aluno. A faculdade até aconselha resolver essas questões com o cordenador do curso ou com o próprio professor. O professor nunca sai prejudicado (alias até acho que aqui eles dão mais voz para a docência do que para os aluno, até de mais....)

Aqui na minha é assim tbm, meu coordenador n da moleza não...

Link para o comentário
Share on other sites

Bom, como eu disse. É a minha opinião sobre a coisa. Estou há 15 anos na vida universitária e pretendo continuar nela enquanto viver (quero ser professor).

Existem variações de acordo com a região, com particularidades (desculpem o trocadilho) em cada faculdade, mas no geral é mais ou menos assim que as coisas funcionam.

 

Eu planejo trabalhar com pesquisa e desenvolvimento, mas não tenho interesse na carreira acadêmica. Porém, me falaram que uma coisa acaba chamando a outra. Só que eu faço faculdade particular. Realmente pesa tanto assim? Eu tenho o lattes relativamente cheio pra minha idade e também entrei na faculdade cedo. Não tenho planos de fazer federal, pelo menos não esse curso (eng. de automação). D:

 

É bem por aí, desenvolvimento e pesquisa são irmãos, difícil trabalhar com um e não estar em contato com o outro. Pode-se trabalhar com pesquisa sem desenvolvimento, mas com desenvolvimento sem pesquisa é muito difícil.

 

Eu tenho colegas de doutorado que se graduaram em particulares, minha esposa se graduou em uma particular e mesmo assim conseguiu fazer mestrado e doutorado na USP, mas isso é exceção e não regra. Por sinal ela já foi professora de particular e hoje é professora em uma universidade pública, e ela mesmo diz que jamais voltaria para uma particular.

 

Infelizmente isso é um aspecto cultural mesmo, parece haver uma espécie de cultura de grupo, cada subgrupo com sua cultura própria. As públicas pela própria história da formação das universidades no Brasil precisava mandar pessoal para se capacitar no exterior (até a década de 1960 só havia pós-graduação nas faculdades de Direito da UFRJ, Filosofia da FFLCH e mais alguma que mes escapa agora), as universidades públicas buscavam se modernizar e por isso uma grande parte dos professores foram se aperfeiçoar na Europa ou EUA, especialmente nos campos das ciências exatas e da saúde. Eles trouxeram para o Brasil a cultura da pesquisa científica.

Só pra ter uma idéia, a Unicamp é a instituição que tem mais patentes registradas no Brasil, na frente da Petrobrás e da USP.

No ranking da Folha (isso não quer dizer muita coisa) das 30 melhores universidades do país, apenas duas são privadas. Isso é reflexo não da falta de capacidade dos alunos ou dos professores das particulares, mas sim da ausência de certos aspectos que caracterizam as atividades plenas de uma universidade, como é o caso da pesquisa científica.

 

O contexto e a motivação da criação das universidades privadas era outro, era suprir a demanda de mão-de-obra especializada para as indústrias nacionais, ou empresas ligadas ao terceiro setor. Isso foi muito acentuado na abertura que o governo FHC fez para as universidades privadas na década de 1990.

Apesar de no papel ambas as instituições (universidade pública e universidade privada) terem os mesmos objetivos, na prática são diferentes.

 

Na dúvida, vá na pró-reitoria de pesquisa da tua faculdade e procura os números referentes à pesquisa realizada na instituição.

Quais são as modalidades de bolsa de Iniciação Científica ou Iniciação Tecnológica que ela possui, quais professores mantém linhas de pesquisa e quais deles recebem fomento à pesquisa de algum órgão (CNPq, Fapesp, Faperj, Fapemig ou outra agência estadual). De repente tu consegues alguma bolsa dessa.

Link para o comentário
Share on other sites

Como eu falei, se graduar em uma particular não te impossibilita seguir essa área, apenas te dificulta. Quem se forma em uma universidade pública já sai com uma vantagem (bolsas de iniciação científica, projetos de pesquisa, publicações, etc.)

Tem vários exemplos de pessoas que saíram de faculdades particulares e trabalham com desenvolvimento científico ou tecnológico.

Recentemente uma colega que acabou de entrar no mestrado oriunda de faculdade particular teve seu pedido de bolsa para a Fapesp rejeitada, a resposta do parecerista foi alegado que ela tinha pouca experiência com pesquisa.

Isso não impossibilita ela de fazer o mestrado, mas ela já deixa de receber esse benefício. Eu tive minha bolsa aprovada pela Fapesp para o mestrado antes mesmo de entrar no mestrado.

 

Agora se for para trabalhar em empresas ou mesmo setor público que não seja universidades, honestamente eu não acredito que faça muita diferença.

Editado por volkmar
Link para o comentário
Share on other sites

Certa vez me disseram que universidades públicas incentivam e formam pesquisadores, e faculdades partículares mão-de-obra especializada. :rolleyes:

 

Instituições públicas costumam ter padrões de ensino, já particulares podem variar demais (públicas podem variar também), não dá pra comparar uma Uniesquina com uma PUC ou Mack, por exemplo aqui em Guarulhos tem a UnG, e eles oferecem cursos superiores com aulas de sexta e sábado, como você vai ter uma formação boa com esse tempo de aula? Não dá.

 

Mas de fato eles dão mais valor pra quem se forma em pública.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Resumindo o resumo da maioria, independente de ser particular ou publica o fator que vai determinar um bom curso feito é principalmente seu empenho. A maioria dos "empregos comuns" vão exigir somente alguma experiencia previa, que durante ou após seu curso podem ser estágios e outros empregos na sua área, agora se quiser uma votação no tópico, fique com a publica.

qwdz74cvux2d27azg.jpg?size_id=5

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...