Ir para conteúdo

NOVO servidor no iRO - Freya


Squirt

Posts Recomendados

não sei até que ponto a galera aqui ficou sabendo, mas o iRO lançou nessa quinta um novo servidor com o intuito de fazer com que jogadores novos ou jogadores não muito satisfeitos com a economia dos servidores já existentes tivessem onde começar sem ter que enfrentar inflação e afins.

http://blog.warpportal.com/?p=14669

o nome do servidor é Freya, tem todas as configs idênticas aos outros dois servidores do iRO (graças a deus não é mais um server pré-renew) mas a galera ainda tá bem cética em relação à adesão a esse server. 

pra quem não conhece esse método, ele é muito utilizado em diversos MMOs (WoW e tree of savior são exemplos de jogos que já usaram esse método) onde a situação da economia saiu do controle ou que a comunidade é antiga e por isso os jogadores novos não encontram ninguém para interagir nos mapas iniciais ou farmar o zeny necessário para comprar os equipamentos. como o servidor é novo, obviamente não vai ter nenhum cajuzinho diet vendendo itens por 1b+, então facilita muito pra quem quer pelo menos conseguir farmar seus itens medianos e até mesmo pensar num end game.

normalmente esses servidores fresh start são temporários, com duração aí de 3 a 6 meses. após esse período, as contas e personagens do servidor fresh start passam por um merge com o  servidor principal, integrando assim a galera ao resto dos jogadores. 

e aí, opiniões? acham que pegaria bem no bRO? considerando que foi a WPortal que tomou essa iniciativa, pode ser que vejamos esse tipo de projeto rolando aqui também..

 

btw tô streamando lá nesse exato momento: https://www.twitch.tv/ronaldohcorreia

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Eu iria jogar nesse servidor, pq tem sempre um sentimento diferente em começar do zero.

Mass esse ai tá vazio. Não fizeram nenhum marketing, e ainda cometeram o erro de lançar junto com o restante do rebalance das 3rd.

Ou seja, ta todo mundo no chaos, com + de 1k de players, testando as mudanças. Enquanto que esse tem pico de 170-180. 

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

2 horas atrás, Kievan disse:

Eu iria jogar nesse servidor, pq tem sempre um sentimento diferente em começar do zero.

Mass esse ai tá vazio. Não fizeram nenhum marketing, e ainda cometeram o erro de lançar junto com o restante do rebalance das 3rd.

Ou seja, ta todo mundo no chaos, com + de 1k de players, testando as mudanças. Enquanto que esse tem pico de 170-180. 

sim, o timing foi terrível e a falta de marketing pesou bastante também. pesou tanto que tem gente que não sacou que é um servidor de temporada.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Aqui no BR só daria certo se o novo servidor fosse gratuito.
Já disse e repito, até hoje nada foi tão eficaz no bRO quanto esse propaganda de "grátis" do thor.

Por isso pode por server novo a rodo, a galera ainda vai iniciar no thor por esse simples marketing de gratuito, que todo thor player sério sabe que não condiz com a realidade...
Mas confesso que cada dia que passa desanimo mais com a situação do valhala.
Os caras tem dificultado tanto a vida dos valhala players que a gente nem sabe mais pra onde correr.

 

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

O problema é justamente ser um servidor de temporada. Daqui alguns meses, o server vai fundir com o outro maior (chaos), e vai ter a inflação igual. A expectativa de que vai fundir ao outro servidor vai puxar alguns preços pra cima. Por exemplo, se alguém dropar uma carta MVP, a pessoa vai segurar até fundir com o outro servidor e vender por um preço altissimo.

Eu apoiaria começar um servidor novo, com loja de rop apenas pra visuais, consumiveis e itens pra acelerar o up inicial (tipo aqueles chifres no Valhalla), e com acesso gratuito. Mas esse servidor não deveria nunca ser incorporado a outro servidor. A expectativa de fundir com servidor antigo vai estragar tudo.

Sobre o iRO, eles deveriam fundir os dois servidores antigos deles. Eles tem um servidor super vazio, e ainda falam que o Valhalla do bRO que é vazio...

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Então, basicamente, um tipo de servidor "clone" que dará merge eventualmente...

No caso do Brasil, tem alguns fatores que podem impactar. Cultura, contexto, etc. Atualmente, o pessoal prefere consumir coisas grátis. Então, o servidor em questão teria que ser gratuito.

E pro contexto atual, não temos bichões, mas temos macro. E se terá bug, só vai depender de quem administra o servidor.

504282911_Chihayasign3.png.d45d3a9969685cdfae2c6cb4e6f24da9.png

Link para o comentário
Share on other sites

10 horas atrás, Citizen disse:

Por exemplo, se alguém dropar uma carta MVP, a pessoa vai segurar até fundir com o outro servidor e vender por um preço altissimo.

 

mas aí você tem que considerar que isso não muda em absolutamente nada a experiência. o cara que segurar a carta mvp pro merge pra aumentar o preço, só está aumentando virtualmente.

digamos que num server A, sem inflação, um item custe 10kk e em outro server B, com mais inflação, esse mesmo item custa 100kk. em qual dos dois servers você vai precisar farmar mais pra comprar esse item? obviamente no server A.

mas se o cara do server A transfere esse item pro server B, o valor do item "aumentou", mas ele não necessariamente ficou 10x mais rico, porque os demais itens desse server B também são inflacionados.

a lógica do server de temporada é que as pessoas consigam conseguir itens de mid/endgame sem ter que enfrentar uma barreira inflacionária enorme, que só atrapalhar players iniciantes ou menos estabelecidos no jogo como um todo.

mas eu particularmente tenho minhas críticas a como esse server do iRO foi concebido:

  • pra um server de temporada, faltam eventos exclusivos que realmente facilitem de alguém upar um personagem. caso contrário, ninguém dos outros servidores sequer vai encostar nele;
  • o tempo de duração dele é muito curto pra que itens de endgame sequer sejam criados. eu não vejo um server desses com a playerbase que tem, permitir que alguém se equipe relativamente bem em 2 meses de existência;

 

@Vlad Dracull os servidores do iRO são todos gratuitos, e como o freya é um clone dos demais, ele também é gratuito por tabela.

 

7 horas atrás, TodaTerçaUmaPiadaDiferente disse:

Essa parada de servidor fresh start aqui no Brasil seria mais um evento(divertido, talvez), do que algo realmente funcional. 

servidor de temporada é evento, não é um servidor de fato. 

e eu sou contra a abertura de um novo servidor.

Editado por Squirt
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Assisti a live. Tentei jogar mas não consegui, acho que deve ser bloqueio.

A ideia de um servidor assim acredito que seria legal pra movimentar o Valhalla: cria um servidor temporário com a mesma configuração, com acesso gratuito, e se o jogador completasse uma serie de condições com a conta poderia migrar para o Valhalla sem custo. Poderia até beneficiar jogadores antigos, pra criar uma conta extra sem pagar acesso. Mas teria que ver um modo de não abusarem, talvez um cadastro usando que nem o esquema do Booster que fizeram no iRO, para migrar uma conta de jogo apenas, por conta WPb. Acho que jogador ainda poderia criar várias contas para jogar no servidor temporário, mas só migraria uma.

Pensando por esse lado, pra aproveitar um servidor assim, acredito que seria interessante arrumar a questão do PVP, em especial as Batalhas Campais, pra ver se dá uma movimentada nessa parte competitiva do jogo. Aproveitando que o servidor seria novo e temporário tentar colocar parecido com a nova WoE do kRO nas modalidades de PVP existentes atualmente, com equipamentos bloqueados, liberando apenas uns específicos, ai já serviria de teste, e também valorizaria os equipamentos obtidos jogando e o PVP em si, sendo mais competitivo e menos p2w. Só teria que ver o impacto que teria depois da migração.

Para o Thor não sei se compensaria, seria mais fácil criar por lá direto mesmo, e dependendo da configuração, o "jogador novato" hipotético teria o trabalho de farmar os itens dele de forma "normal", e quando entrasse no Thor teria que encarar Carta MVP a venda por rops e jogadores que já farmam há vários anos com mais de 10 contas.

  • Like 1

coldwolf.gif

Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, NocturnalWolf disse:

Assisti a live. Tentei jogar mas não consegui, acho que deve ser bloqueio.

A ideia de um servidor assim acredito que seria legal pra movimentar o Valhalla: cria um servidor temporário com a mesma configuração, com acesso gratuito, e se o jogador completasse uma serie de condições com a conta poderia migrar para o Valhalla sem custo. Poderia até beneficiar jogadores antigos, pra criar uma conta extra sem pagar acesso. Mas teria que ver um modo de não abusarem, talvez um cadastro usando que nem o esquema do Booster que fizeram no iRO, para migrar uma conta de jogo apenas, por conta WPb. Acho que jogador ainda poderia criar várias contas para jogar no servidor temporário, mas só migraria uma.

Pensando por esse lado, pra aproveitar um servidor assim, acredito que seria interessante arrumar a questão do PVP, em especial as Batalhas Campais, pra ver se dá uma movimentada nessa parte competitiva do jogo. Aproveitando que o servidor seria novo e temporário tentar colocar parecido com a nova WoE do kRO nas modalidades de PVP existentes atualmente, com equipamentos bloqueados, liberando apenas uns específicos, ai já serviria de teste, e também valorizaria os equipamentos obtidos jogando e o PVP em si, sendo mais competitivo e menos p2w. Só teria que ver o impacto que teria depois da migração.

Para o Thor não sei se compensaria, seria mais fácil criar por lá direto mesmo, e dependendo da configuração, o "jogador novato" hipotético teria o trabalho de farmar os itens dele de forma "normal", e quando entrasse no Thor teria que encarar Carta MVP a venda por rops e jogadores que já farmam há vários anos com mais de 10 contas.

o intuito de um servidor de temporada é bem esse mesmo. apresentar o jogo de uma forma mais fácil pra quem quer conhecer e ao mesmo tempo fornecer um ambiente menos hostil pra esse público. outra vantagem de servidores de temporada é usar essas facilidades pra você criar um personagem mais rápido. a respeito de exemplo, o freya possui 2.25x EXP e 1,5x drop. 

ah e sobre o bloqueio, algumas pessoas me falaram que tinha que usar VPN pra cadastrar, mas não sei se precisa pra jogar. eu particularmente tenho essa conta do iRO há uns 10 anos já, então eu só baixei e loguei mesmo. 

Link para o comentário
Share on other sites

Esse evento Booster do iRO é ótimo. Eu joguei o Eternal Love, e tinha algo muito parecido. A propria deinamica do logue e ganhe tinha em private, mas existe em todos os jogos mobile, incluindo os de ragnarok. Esse Booster aí me parece claramente inspirado nos mobile. Talvez se o booster fosse só no novo servidor, lotaria ele, mas dá pra usar em qualquer servidor.

Sobre o aumento virtual do preço de uma carta MVP no servidor de evento: se trata da pessoa se prevenir. As pessoas tem aversão à perda. Pra que vender agora se dá pra segurar e vender por muito mais depois? Vamos ver o que vai rolar nesse servidor de evento aí. Se a experiencia for boa, daí a gente pede pro bRO tb. Eu loguei nele e achei meio vazio. O server principal deles continua muito mais populoso.

Editado por Citizen
Link para o comentário
Share on other sites

Foi feita tanta lambança com a economia do Valhala que a unica solução que vejo seria começar tudo de novo em um novo servidor.
Obviamente os players seriam compensados de alguma forma.
A atual gestão do bRO não tem como resolver essa questão da super inflação.
Todas as ações até aqui só prejudicaram os players honestos, pq os trapaceiros estão rindo a toa.
Fechar o Val e abrir outro do zero, seria a melhor solução.

Link para o comentário
Share on other sites

15 horas atrás, The Unknown disse:

Não.

Por curiosidade, vc e os caras que estão ai curtindo o seu "Não" certamente não jogam no Valhala né?
Nunca vi o servidor numa situação tão ruim.
Tão vazio e com a economia tão ferrada.
Não se acha mais pt nem nas rotas de up mais tradicionais como o magmaring!
Só a galera das woes e os comerciantes ilegais ainda fazem numero por aqui.

Sem exagero, mas o torcida dos caras do thor pro valhala morrer, tá virando realidade agora mesmo!
E quem vos fala é um cara que jogo nessa linha do bRO à pelo menos 16 anos!
 

Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, Vlad Dracull disse:

Sem exagero, mas o torcida dos caras do thor pro valhala morrer, tá virando realidade agora mesmo!
E quem vos fala é um cara que jogo nessa linha do bRO à pelo menos 16 anos!
 

Está ocorrendo outra leva de quit, como no final do ano passo.

Só que, dessa vez, menor já que nem tem mais tanto player pra quitar assim.

O bRO ta perdendo a única vantagem que ele tinha sobre o iRO, que era os eventos mais caprichados, além da cheffenia.

Mas pra quem ta cansado do bRO, recomendo jogar no chaos do que nesse server novo ai.

Editado por Kievan
Link para o comentário
Share on other sites

29 minutos atrás, Kievan disse:

stá ocorrendo outra leva de quit, como no final do ano passo.

Tenho percebido.
Olha o max evento Turn In como está nesse exato momento!
Servidor: Valhala
Cidade: Geffen ponto 5
QRaygwS.jpg
Acredite, tem mais gente aqui fora que lá dentro.

Quero muito a continuidade do VERDADEIRO ragnarok no bRO.
Mas só temos tido promessas vazias e ações na contra mão do que o povo espera para o server.
 

Link para o comentário
Share on other sites

rapaz, eu também sou old player, tô aqui desde meados de 2005 e eu ia adorar um servidor novo mas eu não acho que isso seria solução. 

o problema do bRO foi falta de planejamento estratégico de longo prazo. 

o caso da turn-in aí é um ótimo exemplo disso. os caras colocam os mapas terríveis pra upar, com um nível de dificuldade complexo pra "obrigar o player a jogar em grupo", mas o que eles usam como benchmarking pra decidir como balancear as turn-ins são os jogadores full itens que conseguem solar tudo. se eles balanceiam a dificuldade levando em  consideração a existência desse jogador, a staff tá literalmente cagando na cabeça de quem não tá nesse padrão. é exatamente o mesmo problema da aura verde.

a realidade é que esses itens do jRO são roubados e todo mundo adora ter essa sensação de ver seu personagem a cada semestre atingir um novo patamar de poder máximo. mas no fim das contas é essa nova mentalidade de jogo que fez com que o servidor ficasse com essa sensação de vazio. o player f2p não tem item pra farmar depois de virar 3rd. algumas classes (como sentinelas e ninjas) até tem itens bons pra esse período. mas os únicos itens farmáveis do meta que realmente fariam com que o player f2p se sentisse inclinado a jogar só são farmáveis se ele estiver bem equipado. o turn-around disso era a celine, que pós nerf condenou a galera a ficar farmando migalhas ad eternum, torcendo pra dropar uma carta bijou da vida.

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

resumindo:

  • quem tem dinheiro pra bancar item forte no jogo, upa sozinho (e rápido). não fica nem 10min em cada mapa e já tá com nível para ir pro próximo;
  • quem não tem dinheiro pra bancar item forte no jogo, acaba desanimando com as barreiras que foram criadas porque a staff acha que todo mundo sai de izlude com uma lâmina sagrada;

 

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

5 horas atrás, Squirt disse:

resumindo:

  • quem tem dinheiro pra bancar item forte no jogo, upa sozinho (e rápido). não fica nem 10min em cada mapa e já tá com nível para ir pro próximo;
  • quem não tem dinheiro pra bancar item forte no jogo, acaba desanimando com as barreiras que foram criadas porque a staff acha que todo mundo sai de izlude com uma lâmina sagrada;

EtA2lsx.jpg

Link para o comentário
Share on other sites

10 horas atrás, Vlad Dracull disse:

Por curiosidade, vc e os caras que estão ai curtindo o seu "Não" certamente não jogam no Valhala né?

Jogo, e há mais tempo do que você, o que não significa que eu tenha de pertencer à turminha chorona por causa disso. E não sou riquinho, nem tampouco jogador de minigame falido.

10 horas atrás, Vlad Dracull disse:

Não se acha mais pt nem nas rotas de up mais tradicionais como o magmaring!

Grupo em Magmaring antes de chegar à classe 3 é coisa de cajuzinho diet que nunca aprendeu a fazer as quests do Éden e depois ir fazer outra coisa tipo olhar o comércio, fazer a limpeza de casa ou até mesmo upar um outro char qualquer enquanto espera o tempo de refazer as mesmas quests. Jamais vou perder meu tempo com uma coisa dessas. E, no entanto, vivo procurando grupo tanto de AB quanto com outros personagens simplesmente para ter companhia, já que eu posso facilmente pegar um dos meus ABs 175 e simplesmente seguir no autofollow me dando suporte, e simplesmente não encontro, tudo porque o esporte favorito da "comunidade" atual é pedir para ser explorada com itens cada vez mais estúpidos que não deveriam vir, coisa com a qual você também concorda quando é para a sua classe. Se é isso que a "comunidade" quer, tá reclamando do que?

Cogito, ergo sum.

Link para o comentário
Share on other sites

14 horas atrás, The Unknown disse:

E não sou riquinho, nem tampouco jogador de minigame falido.

Opa, lógico que não!
Mas o fato de vc tirar um tempo e energia do seu precioso dia para vir conversar sobre o tal "minigame falido" demonstra certo interesse pelo mesmo né?
Fora que se omitir e ao mesmo tempo zombar de quem ainda Luta, é muita hipocrisia não é mesmo?
Nos chame como quiser, porém ficar passando pano pra situação é mil vezes pior.

 

14 horas atrás, The Unknown disse:

coisa com a qual você também concorda quando é para a sua classe

Man, conta-se nos dedos os equipamentos de SA nesse jogo!
E vc quer que eu reclame dos caras implementarem o pouco que tem?

14 horas atrás, The Unknown disse:

Se é isso que a "comunidade" quer, tá reclamando do que?

Bem se vê que vc deixou seu gosto pelo rag lá no Odin!
Vc não consegue mais entender que ainda tem gente que curte o rag.
Ninguém aqui quer ver o fim do bRO, se sai coisas legais: um item, um evento ou uma promoção..
É claro que nós vamos curtir!
Dãaaaa!
A gente curte o rag pô!
Só que isso não tira o nosso direito de reclamar (o que vc  pejorativamente chama de "choro") quando discordamos das atitudes da staff, de nerfs, de demora, de falta de investimento no valhala, reclamamos dessa inflação que atinge até NPC!

E caso vc não saiba, meu caro amigo old player, isso demonstra interesse da Comunidade, e é sinal que pelo menos pra alguns de nós, ainda não estamos desperdiçando energias em um "minigame falido".

Link para o comentário
Share on other sites

2 horas atrás, TodaTerçaUmaPiadaDiferente disse:

Dá um merge no Val com o Thor e abre um servidor novo no pique do Freya.

Man, eu era terrivelmente contra isso, até ver a situação que o Val ficou.
Foi assim que entendi o conceito da série The Witcher do "Mal Menor".
Então esse merge é sim o mal menor da questão.

2 horas atrás, TodaTerçaUmaPiadaDiferente disse:

aparentemente é muito difícil pra staff rs

Quando o Rúfio me respondeu isso no KN eu fiquei assim:
8im5ZU2.jpg

Afinal merge já tivemos 2 na história do bRO!
E revitalização nunca foi feita com exito, o Asgard que o diga!

No meu entender revitalizar vai levar tempo
Um merge também 
Revitalizar é um processo lento
Merge seria um remédio bem mais prático e eficaz.

Minha opinião apenas.
Posso está errado? Sim.
Mas e se eu eu estiver certo??

Link para o comentário
Share on other sites

Ah, a eterna dicotomia entre minha vontade infinita de raciocinar versus minha finita e curtíssima vontade de expor isso em forma escrita. Mas vamos lá, até porque cometi uma falha que gerou uma interpretação ainda mais "nada a ver" do que a usual "troca de ideias" comum nestes tempos.

7 horas atrás, Vlad Dracull disse:
21 horas atrás, The Unknown disse:

E não sou riquinho, nem tampouco jogador de minigame falido.

Opa, lógico que não!
Mas o fato de vc tirar um tempo e energia do seu precioso dia para vir conversar sobre o tal "minigame falido" demonstra certo interesse pelo mesmo né?
Fora que se omitir e ao mesmo tempo zombar de quem ainda Luta, é muita hipocrisia não é mesmo?
Nos chame como quiser, porém ficar passando pano pra situação é mil vezes pior.

Cabe aqui um "mea culpa", já que eu não citei todas as partes do ponto a que me referia, e é óbvio que sem isso a minha referência ia passar despercebida. Quando eu disse que jogo no Valhalla, faltou citar a parte onde você errou mais do que o costume ao afirmar com sua visão míope:

Em 10/21/2022 em 2:41 PM, Vlad Dracull disse:

Só a galera das woes e os comerciantes ilegais ainda fazem numero por aqui. 

Mas bem, tivesse eu mais tempo (e saco àquela hora) para incluir tudo na citação, talvez tivesse ficado claro a qual minigame eu me referia. Até porque, se eu jogo no Valhalla, é óbvio que sei como o tal minigame hoje em dia é coisa de uma minoria das minorias de "barrados no LOL" que não sabem/conseguem jogar outra coisa, especialmente sem as trapaças costumeiras (agora com direito a GRF editada e o escambau).

Falha esclarecida, *suspiro* lá vamos nós...

8 horas atrás, Vlad Dracull disse:

Fora que se omitir...

Me "omitir"?  Só se for de chorar tal como a galeria de figuras "heroicas" deste forum adora fazer, sem no entanto perceber (ou ao menos SE IMPORTAR em perceber) que todos falham num ponto fulcral em toda essa história: o de que não representam NINGUÉM, mas NINGUÉM mesmo, além de si próprios e taaaaaaalvez um dois amigos não-imaginários nessas reclamações.

O que eu quero dizer com isso? Simples:

vocês

não

falam

em nome da comunidade (sem aspas),

apenas em nome dessa tal "comunidade" (com aspas), que só existe nas vossas cabecinhas. Lamento dizer cara, mas nem você nem qualquer um dos outros que chega aqui inteiramente "f" da vida querendo "representar a comunidade" está em posse de uma procuração legítima e digna de lhes facultar falar em nome da comunidade (sem aspas). Nem as antigas Comissões de Jogadores (a iniciativa mais próxima que houve por aqui de uma representatividade) possuíam uma, que dirá um bando desconexo espalhado aqui e acolá, cada um com sua visão mágica para solucionar todos os problemas do servidor.

Eu não tenho problemas se vocês gostam de chorar as pitangas sobre como o jogo não lhes satisfaz mais hoje em dia, só me incomoda MUITO quando alguém diz, ou mesmo dá a entender, que está falando TAMBÉM EM MEU NOME quando solta baboseiras a torto e a direito com "soluções" mágicas que só servirão para lhes causar soluços - de tristeza - quando virem a estupidez das mesmas sendo "postas em ação". E estas últimas aspas tem um motivo todo especial, porque ao contrário de um conhecido meu que me perguntou, visivelmente incomodado e até mesmo apreensivo, sobre esse papinho de merge com "aquilo lá", eu não estou nem um pouco preocupado com isso, simplesmente porque não há nenhuma chance de acontecer, já que, ao contrário da sua visão míope, a empresa tem uma visão clara o suficiente sobre o que realmente importa para eles: dinheiro. E o dinheiro que iriam perder com essa tolice seria o verdadeiro prego final no caixão da operação chamada bRO.

Cogito, ergo sum.

Link para o comentário
Share on other sites

Eu sou a favor de um novo servidor, porém teria que seguir o cash shop exclusivamente do kRO.

Senão aconteceria o que houve com o asgard. A cada loja de ROPs teriam players quitando do jogo.

Não sei se alguém lembra, mas o Rufio falava que o asgard tinha que ter uma pegada mais "hardcore" - nas palavras dele.

Só que nunca foi bem delimitado o que seria isso e cada player criou sua própria expectativa sobre o que seria o asgard. Acabou frustrando muita gente e gerando quits.

Pra esse, bastaria se limitar ao cash shop do kRO, sem essas bizarrices do jRO e twRO.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...