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  1. Esse tipo de pessoa? Que você tá falando? Não existe contrato de distribuição entre Gravity e LUG. Se tivesse, teria que estar no relatório da Gravity. Legalmente falando, a relação que temos como consumidores é com a Gravity Inc. Ela apenas passa a ser com a LUG se o juíz aceitar que existe um contrato informal. Isso só pode ser considerado ilegal se e somente se não houver um contrato atualmente entre as empresas. Constatar que não há um contrato entre elas é indicar que elas estam na irregularidade! Se houvesse o tal contrato, não haveria nenhum problema legal. Então, antes de denunciar que a LUG cuida do bRO, precisa indicar que a inexistência do contrato - que é exatamente o que eu fiz. Isso tudo é hipotético, obviamente, pois a Gravity pode muito bem ter uma empresa com um nome qualquer e essa empresa ter um contrato com a LUG pra representação legal - se de fato a LUG estiver emprestando o CNPJ, indica que não existe essa tal empresa com tal contrato. Não muda muita coisa pra nós, consumidores. Mudaria pra LUG, que teria que arcar com as despesas legais. E talvez pra Gravity, mas apenas se ela estiver usando esse esquema informal pra evitar taxação. Não resultaria em fechamento do servidor. Hipoteticamente, o juiz poderia considerar a LUG como a distribuidora de fato do bRO no Brasil, fazendo valer a extensão do contrato antigo. Nesse caso, a Gravity e a LUG poderiam aceitar e regularizar a situação, ou rejeitar e resolver fechar o bRO. Mas a justiça fechar o servidor, é muito pouco provável. Não conheço nenhum caso parecido, e é aí que mora o problema, a falta de histórico de decisões jurídicas sobre serviços digitais, principalmente jogos.
  2. Caramba, eu fiquei pensando aqui... Se a Gravity tiver um contrato certinho com a LUG pra usar a plataforma dela pra compras, então qualquer reclamação com relação a pagamentos estaria okay, e ela provavelmente não teria problema com a Receita Federal. Ou seja, a única coisa irregular seria que o atendimento ao consumidor deveria ser feito pela LUG. Do jeito que está, fica confuso e difícil processar, pois a LUG rejeitaria ser a responsável. Ao insistir, mesmo que vencesse um processo contra a LUG, quem teria que arcar com os custos seria a LUG, e seria pouco comparado com a arrecadação do jogo, pois não poderia ser um processo com relação a pagamentos. Isso significa que essa situação irregular da parceria Gravity e LUG seria um problema sério pra Gravity apenas se algum dos acionistas entrar com ação contra a Gravity por infringir a obrigação fiduciária. E mesmo se a Gravity perdesse, a perda seria relativa ao que os riscos dessa parceria informal e ilegal acarretariam. O que seria pouco, pois o bRO é apenas 1% da arrecadação da Gravity. Conclusção: A Gravity está, muito provavelmente, tratando isso como a Vale do Rio Doce trata mineração - ela calcula pra ver se danos com processos seria maior do que gasto com proteção ambiental, e define o que fazer de acordo com o que custar menos.
  3. Se a Gravity tiver uma filial no Brasil, ela pode usar Warpportal como nome ficticio pro site apenas. Se este for o caso, então a Gravity não estaria fazendo nada de irregular. Também não seria irregular se a Gravity tivesse algum contrato para a LUG ser representante legal. Mas se este fosse o caso, então na tal reclamação no link, a LUG teria que assumir a bronca e encarar o processo. É bem estranha essa réplica no link que vc postou. Se de fato a Gravity está usando o CNPJ da LUG, daí é bem irregular. Significaria que é a LUG a responsável jurídica pelo jogo, e ela teria que responder a toda e qualquer reclamação de consumidores (ainda por cima que a Gravity tem usado a estrutura da LUG). Poderia ser um problema também pra Receita Federal - apesar de que, neste aspecto, acho que ela tem um contrato bem definido com a LUG pra usar a HypeGames. E, talvez mais importante pra Gravity, ela teria que reportar isso aos acionistas. Ou seja, estaria infringindo a obrigação fiduciária, lei nos EUA. Isso é crime empresarial, pode ter consequências graves, principalmente se resultar em queda no valor ou arrecadação da empresa. Engraçado, o LATAM não sofreria deste problema, pois está sendo proposto como um jogo com acesso global e direcionado à América Latina, mas sem nenhum país em específico.
  4. Eu vejo muita confusão sobre contrato, empresas, Gravity, Warpportal, etc. E a LUG (ou a staff da LUG que cuida do bRO e do LATAM) ajudam a aumentar a confusão. O bRO é gerido diretamente pela Gravity (mais precisamente pela Gravity Inc, a dos EUA) já tem muitos anos. Desde 2018. A Warpportal não tem contrato com a Gravity. A Warpportal não tem contrato com a LUG. A Warpportal é apenas um nome, uma fachada. A Gnjoy não tem contrato com a Gravity. A Gnjoy não tem contrato com a LUG. A Gnjoy é apenas um nome, uma fachada. No documento linkado pelo Brauna, aquela frase se refere ao lançamento do LATAM. ("Ragnarok Online is scheduled to be direct-serviced in Latin America in the second quarter of 2025."). Em 2018, encerrou o contrato entre a LUG e a Gravity. A Gravity passou a distribuir o Ragnarok diretamente no Brasil, através da Warpportal. Pq a Warpportal? Pois essa era a fachada pro iRO. Estenderam a mesma fachada pro bRO, adicionando BR no final - WarpportalBR. Isso que nós vivemos no bRO desde de 2018 é a Gravity gerindo o bRO. Ela decidiu gerir da seguinte forma: contrata o pessoal que geria antes, e deixa as coisas seguindo do jeito que estavam. Foi o LATAM. A própria Gravity tratou o bRO como se já não fosse ela mesma que gere o negócio. E se a Gravity tiver feito contrato pra distribuir o bRO, ela teria que revelar nesse documento.
  5. A tal surpresa foi o lançamento do LATAM. Que, de certo modo, pode ser entendido como anuncio do preludio do bRO.
  6. Eu li o teu comentário antes de editar. Vc tinha mencionado o nome do servidor pirata. Foi vc que editou pra retirar o nome? Ou algum moderador pediu pra vc retirar? Só por curiosidade.
  7. Deve ser alguém trolando. Não é possível que seja algum administrador de fato. Impossível. Não consigo acreditar que tal pessoa seria mesquinha a ponto de seu primeiro comentário ser no Chat OT, e só pra desinformar. Disse que a Warpportal e Gnjoy são empresas, que têm informações sobre elas no site... Deve ser troll.
  8. A GungHo já é dona da Gravity, e faz muitos e muitos anos. Desde 2008. Ela tem 59% das ações da Gravity. Basta ver neste documento: https://www.sec.gov/Archives/edgar/data/1313310/000162828025019782/grvy-20241231.htm Até mostra os diretores da Gravity e a relação deles com a GungHo. Gnjoy é tipo a Warpportal, tanto aqui como no exterior. A Gnjoy, por exemplo, cuida de servidor na ásia, que tecnicamente são oferecidos pela Gravity mãe, e ao mesmo tempo a Gnjoy também "cuida" do Latam, que tecnicamente é oferecido pela Gravity Inc, dos EUA. Gnjoy, Warpportal, WarpportalBR, isso tudo são apenas nomes. O que existe no Brasil, tanto no bRO quanto no Latam, de fato, é um serviço da Gravity Inc (filial nos EUA) sendo operado pela staff da LUG.
  9. Citizen

    Nova classe?

    Aquele site Divine Pride divulgou que, provavelmente, vai vir uma nova classe no kRO. O druída.
  10. Cara, essa seria uma excelente solução! Não significaria fechar o bRO. E não estragaria nada, tendo em vista que se tornaria rops pro LATAM. Cara, excelente ideia. Vou começar a espalhar. Uma pena que nunca que vão ouvir. Mas resgataria um pouco que seja de credibilidade da empresa!
  11. Envia email pra LUG e pra Warpportal, se nenhuma responder, envia direto pra Gravity Inc. Se eles se recusarem a te fornecer informações, aí vc vai precisar de apoio jurídico, mas pode ter certeza que vc tem o direito sim de processar seja lá quem for que cuida do bRO. Mas, sem querer jogar água fria, toda vez que vc joga, vc concorda com este item aqui dos Termos de Contrato: "24. Isenção de Responsabilidade de Garantias Você explicitamente concorda que o serviço e conteúdo estão sendo prestados “tal como está” e “conforme disponibilizado,” e que você faz uso do serviço sob seu próprio risco e responsabilidade." Então, as chances de vc ganhar por processo acredito serem baixas, a não ser que vc tenha comprado os rops há poucas semanas. Mas, se vc comprou pela Hype Games, acho que a LUG talvez aceite transformar os rops restantes em crédito. Aliás, se juntar muita gente fazendo pressão, pode ser que a staff da LUG aceite algum procedimento do tipo.
  12. Citizen

    Chat OT

    될 것 같은데, 한국어로 해야 해
  13. Os direitos do bRO continuam na mão da Gravity Inc, desde 2018. A Gravity Inc que tinha resolvido usar o seu serviço Warpportal (usado pro iRO) junto com a estrutura da LUG pra cuidar do bRO. Agora, a Gravity Inc resolvey criar um novo servidor que abrange o Brasil e região, mas com o serviço da GNOY (usado para alguns servers asiáticos sob controle da Gravity mãe lá da Coréia). O bRO vai fechar? Ninguém sabe. A staff dissse que não. Pelo contrato, a obrigação deles seria avisar com, no mínimo, 1 mês de antecedência. Meu chute? Vai fechar e nem se quer será incorporado ao LATAM.
  14. Não. De fato, eles nomeam a Warpportal Brasil no contrato de política de privacidade (que é o que vc linkou), mas não nos Termos de Uso. Eles citam a Warpportal 3 vezes nos Termos de Uso. 1 - pra dizer que pra cadastrar é no site warpportal. 2 - O valor pro acesso ao Valhalla está disponível e informado no site warpportal. 3 - A Gravity Inc não se responsabiliza por dificuldades ao acesso do serviço Warpportal (aqui se referindo ao site). Que é estranho eles nomearem a Warpportal na política de privacidade, concordo. É estranho. Mas o *serviço* é de responsabildade da Gravity Inc. Compare os Termos de Uso do bRO com o do servidor Europeu. Aquele, sim, tem uma empresa que tem responsabilidade pelo servidor. Aliás, compare os Termos de Uso do bRO com o do LATAM, e veja como que a Warpportal está para o bRO assim como a GNJOY está para o LATAM. Pode ter gente lendo e não comentando aqui, e devem ter a dúvida, "Pq um contrato diferente pra Termos de Uso e outro pra Política de Privacidade?" - Pois o contrato de Termos de Uso é sobre o serviço, enquanto que o outro é exclusivamente sobre como a empresa vai lidar com os dados privados dos usuários. Não necessariamente, principalmente para serviços digitais. O contrato dos Termos de Uso não menciona a Hype, que é da LUG e é de fato o principal serviço da LUG. Que é uma plataforma para venda de jogos e produtos digitais. Por exemplo, eles vendem acesso ao Guild Wars 2 em moeda local (real brasileiro), sem a empresa dona do Guild Wars precisar ter representação no Brasil. A própria GNJOY vai vender na moeda Chilena, Peruana, Mexicana, Colombiana, além da Brasileira e dos EUA. A GNJOY não precisa, necessariamente, ter representação legal em todos esses países. Sim! Concordo 1000000000% com vc! O bRO continou, efetivamente, sendo gerenciado pela LUG, pois são os mesmíssimos funcionários! Mas, legalmente, jogar no bRO é estar em um acordo com a Gravity Inc. Jogar no bRO é como usar UberEats ou iFood. Se a comida não chegar na tua casa, mesmo a culpa sendo do entregador, a responsabilidade de te ressarcer é da Uber; e daí cabe a Uber querer ou não ir atrás do entregador. Uma empresa privada pode sim usar seus funcionários para exercer o trabalho de outra empresa. Não há nada de ilegal nisso. Cara, eu adoro teoria da conspiração, já soltei várias aqui no fórum. Mas dizer que a LUG abandonou a licença em 2018, criou uma empresa de fachada com o mesmo nome do portal que cuida do iRO, com a intenção de fechar o bRO - não no ano seguinte, mas 7 anos depois! Aí já demais até pra mim! 😂 Sinceramente, esse nosso papo aqui pouco importa. Gravity e LUG são tudo farinha do mesmo saco. Agora, deixa eu passar a vasilina aqui, pois o rola tá chegando hoje de noite!
  15. Então, a Warpportal é apenas o nome de um portal. Não existe a Warpportal americana tb. Existe a Gravity Inc. Aliás, GNJOY é q nem a Warpportal. Tanto o bRO, quanto o iRO, quanto o LATAM pertencem à Gravity Inc, a dos EUA. A GNJOY cuida de outros servidores lá na Ásia, mas esses pertencem à Gravity mãe, a coreana. Eu adoraria perguntar pra Gravity pq que ela se divide internamente desse jeito maluco.
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