Ir para conteúdo

Ragnarok, desenvolvimento, administração, comunidade e pirulitos.


Christian HF

Posts Recomendados

Boa tarde

 

Pensei bastante antes de escrever esse texto. Já houveram tantos como esse que provavelmente será só mais um no meio de tantos que seguem o ciclo de chamar atenção, ou não, por um momento para logo depois cair no esquecimento. Tanto da comunidade como da distribuidora.

 

Contudo, aproximando-se a época da renovação (ou não) do contrato do jogo talvez esteja na hora de repensar quanto ao estado tanto do jogo como da comunidade e administração do bRO. Sem teorias apocalípticas quanto ao fim do jogo. Sem re-recaptulações quanto ao estado dos servidores devido aos usuários de programas ilegais ou alterações no client.

 

Level Up. Creio que é bem claro para todos dessa comunidade que vocês estão de posse de um jogo diferenciado. Capaz de agradar diversos tipos de jogadores em diversas modalidades de jogo. O ambiente, apesar de tantos problemas, se mantém divertido a ponto de manter tantos jogadores pagantes gerando muita renda para a distribuidora. Contudo a distancia que se instalou entre os jogadores e vocês trouxe com sigo uma sensação de abandono e incerteza quanto ao futuro do jogo e a sua relevância tanto para a Level Up quanto para a Gravity. A ausência da administração para respostas para tópicos como este apenas propaga mais esta incerteza.

 

Para aqueles que participaram deste fórum a alguns anos creio que devem se lembrar da Era Luthien/Aeryn/Seism. Naquela época também haviam problemas com o jogo. Isso é algo que creio que nunca mudará. Contudo devido a prontidão que os administradores tinham para responder tópicos como este e sua boa vontade para interagir com a comunidade, sentíamos ser parte de como o jogo era administrado. De que apesar de tantos problemas a distribuidora estava fazendo seu melhor para sanar os problemas da melhor forma possível e já faz muito tempo que não temos mais esta certeza (ou eu pelo menos).

 

Lembro de certa vez em que a Level Up se declarou como a “ponte” que nos liga a desenvolvedora. Não sei o restante da comunidade, mas particularmente nunca senti que isso era particularmente animador. Gostaria de acreditar que isso se deve à indisposição da Gravity com os jogadores brasileiros e não a indisposição da Level Up em repassar a mesma as necessidades do bRO. Isso é algo que, caso o contrato seja renovado, deveria ser revisto pois a imagem que a Gravity passa é de total indiferença e descaso, o que só alimenta nossas incertezas. Já passou da hora de haver um canal de comunicação direto entre a comunidade e a desenvolvedora. Ver a Level Up declarar repetidas vezes o quanto é dependente da Gravity para cada movimento que ocorre dentro do jogo tornou fazer qualquer cobrança quanto a conteúdos futuros do jogo extremamente frustrante e desanimador. Isso somado a demora da desenvolvedora em disponibiliza-los.

 

Não estou familiarizado com as comunidades dos outros jogos da Level Up. Mas acredito que a comunidade do Ragnarok Online deve ser considerada por vocês da Level Up como uma das mais ̶c̶h̶a̶t̶a̶s̶ que mais faz cobranças. Não posso culpar vocês. As pessoas que fazem cobranças geralmente são evitadas e taxadas como chatas. Eu estou sendo chato nesse momento. Mas tenham certeza de que cada tópico como esse que já apareceu e que ainda irá aparecer virá por que há alguém que gosta deste jogo e deseja que seu ambiente seja o melhor possível. Apesar dos numerosos problemas os jogadores e a comunidade se mantém e isso é algo a se valorizar Level Up. Um ambiente de jogo agradável traria ainda mais lucros. Uma interação maior com a comunidade faria ela se sentir segura quanto ao futuro do jogo e as intenções de vocês com o mesmo. Isso são coisas que dependem de vocês e apenas de vocês.

 

 

Pra quem leu tudo isso toma um pirulito ae. .-.

 

Lebso9.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Christian, voce escreveu bem, então resolvi postar para te dar uma moral.

Infelizmente a verdade é que as chances disso praticamente não existem. A Gravity é uma empresa sul coreana que não desenvolve nada que preste a anos, e é controlada por uma japonesa (GunHo), que não é uma empresa que costuma tomar riscos. A LUG por sua vez é uma empresa Filipina, controlada por uma Chinesa gigantesca (Tecent, dona da RIOT, 12% da Activision Blizzard, Supercell, Epic Games, entre outras mil coisas).

 

 

Ragnarok, do ponto de vista de marketing, é uma ''vaca leiteira'' (procure por matriz BCG se quiser saber mais).

Isso significa que, do ponto de vista estratégico, o certo é ele gerar o máximo de lucro, ao menor custo e investimento.

 

 

Ragnarok vai gerar mais ou menos a mesma renda, quer receba uma mega campanha de marketing, quer nada seja feito.

Além disso o jogo é limitado pela sua idade (mesmo pós renewal/eclage, o game design é antigo para os padrões atuais) e gênero (mercado de MMORPGs está completamente saturado). Claro que um milagre sempre pode acontecer, mas milagres existem tomada de risco, e nenhuma das empresas envolvidas, ou suas controladoras, são conhecidas por tomar riscos.

 

 

Olhando para a situação como um todo, o melhor que podemos esperar é continuar recebendo atualizações em tempo hábil. Correção de GRF, correção das instâncias, correção das batalhas campais e atualizações de interface, provavelmente não aconteceram a não ser que o problema seja muito critico.

Link para o comentário
Share on other sites

Imagine-se no lugar do dono da level up, ou do diretor que ganha sei lá, seus 15k.

Será que o salário dele esta atrasado? Duvido muito, será que ele está sendo pressionado porque os jogadores do ragnarok estão deixando de pagar a mensalidade por causa de problema no jogo? Duvido muito.

Nesses 33 anos de ragnarok nunca houve um movimento organizado de protesto que focasse no ponto mais importante de uma empresa, que é o seu faturamento e consequentemente seu lucro.

Nunca ninguém deixou de pagar e dar dinheiro para a level por problemas no jogo.

A única coisa que vcs fazem é vir aqui no forum ficar de mimimi e escrever textinho bonito achando que o dono da level ou qualquer pessoa que seja vai dar atenção só pq vcs estão muito bravos e tristes.

 

Parem de pagar a mensalidade, parem de comprar rops, convençam seus amigos a fazerem o mesmo e ai sim vcs serão ouvidos.

 

 

Parem de dar dinheiro para a level up até que ela conserte o jogo.

 

Parem de dar dinheiro para a level up seus manés

 

Parem de chorar no forum

 

Parem de xingar muito no twitter.

 

Se quiserem chorar suas pitangas venham para o ot que está parado há décadas.

Tudo sussa por aqui?

 

Link para o comentário
Share on other sites

Pra quem viveu a era de ouro do bRO e deste Fórum restam as boas lembranças que tivemos o prazer de compartilhar.

A forma como as coisas estão também me chateia, mas após tantos anos de batalha e reclamação, cansei de me estressar com os problemas .

A verdade é que se vc fica reparando os pontos ruins, esquece até da diversão, que é a locomotiva que deveria fazer o rag andar.

Quando não consigo me divertir no rag, eu simplesmente vou jogar outra coisa ou vou assistir um anime bacana.

A essência do ragnarok é a diversão simplificada, tire o máximo do proveito possível, sem esperar grandes e alarmantes surpresas.

Ele é do jeito que está, e que passou, passou...:(

Link para o comentário
Share on other sites

Pra quem viveu a era de ouro do bRO e deste Fórum restam as boas lembranças que tivemos o prazer de compartilhar.

A forma como as coisas estão também me chateia, mas após tantos anos de batalha e reclamação, cansei de me estressar com os problemas .

A verdade é que se vc fica reparando os pontos ruins, esquece até da diversão, que é a locomotiva que deveria fazer o rag andar.

Quando não consigo me divertir no rag, eu simplesmente vou jogar outra coisa ou vou assistir um anime bacana.

A essência do ragnarok é a diversão simplificada, tire o máximo do proveito possível, sem esperar grandes e alarmantes surpresas.

Ele é do jeito que está, e que passou, passou...:(

 

Eu cansei de fazer texto, reclamar de bot, falta de atenção e etc, eu vivia tentando gritar pra ve se fazia algo, mas geralmente nada era ouvido, hoje atualmente eu to mais aceitando tudo o que ocorre, só logo no rag se tenho vontade, e se algo me estressa eu tento ignorar, é bem tosco isso, mas é a forma que achei de ter diversão, mas infelizmente eu estou mais longe do rag a cada semana, tomara que essa nova att corrija novos bug e acenda o fogo meu e de outros players que gostam do jogo.

lanisters_C_pia_C_pia_C_pia.png
Link para o comentário
Share on other sites

Logo,oq podemos esperar da gravity não é nda diferente do q ela tem nos proporcionado nos ultimos anos,acredite se eles realmente quisessem fazer algo contra bots,bug,exploids e o jogo em si,eles ja teriam feito,e n esperado anos a fio pra fazer algo agora,é perca de tempo esperar uma mudança de postura dessas empresas agora.

 

O que podemos esperar da gravity intao?

Correções a la estilo brasileiro,conteúdos de baixa qualidade para sugar + do seu dinheiro,+ desbalanceamento,+bugs q n serão corrigidos,classes 4-1 e 4-2 e se bobear 5-1 e 5-2, e o resto continuara sendo o resto n espere mudanças significativas.

 

E da lug...francamente eu n espero mais nada dessa publicadora,ela n tem interesse em levantar 1 dedo se quer para mudar a atual conjuntura do rag nem da economia explosiva q esta ai.A imagem q LuG passa para min e de q ela tem rabo preso com todo mundo,''n podemos fazer isso pq...desculpas'',''dependemos de fulano de tal para isso''.

 

Meus amigos,é daqui pra baixo.

passar bem.

Link para o comentário
Share on other sites

A LU!G não bane mais bots. É ISSO MESMO QUE VOCÊS LERAM! Ela não bane mais bots.

 

Sabe toda aquela ladainha de que estamos desenvolvendo uma ferramente? Conversa para boi dormir!

 

Durante a Cheffênia eu entrei em vários TS para participar das PTs e fui em uma PT onde o pessoal falava abertamente sobre o uso de bots e afins. Levei na "esportiva" e questionei se eles não tinham medo de ban, eis que um deles solta o seguinte

 

- "Cara, o bot meio que ta liberado. A Level Up não da mais ban, ela apenas faz reset de senha e eu perco 3 horas trocando a senha de todos. É uma trabalheira, mas é melhor do que criar outro e upar. "

 

Isso faz muuuito sentindo se levarmos em consideração que na lista de punidos você não consegue mais acessar por motivo de "Uso de BOT".

 

Esse jogo está morto.

 

Enquanto isso tem botter farmando ygg e semente de ygg lá na arena de izlude e atrapalhando quem usa aquilo como ganha pão no jogo.

 

A vontade de quitar é absurda.

 

MwtzJdR.jpg

Link para o comentário
Share on other sites

A LU!G não bane mais bots. É ISSO MESMO QUE VOCÊS LERAM! Ela não bane mais bots.

 

Sabe toda aquela ladainha de que estamos desenvolvendo uma ferramente? Conversa para boi dormir!

 

Durante a Cheffênia eu entrei em vários TS para participar das PTs e fui em uma PT onde o pessoal falava abertamente sobre o uso de bots e afins. Levei na "esportiva" e questionei se eles não tinham medo de ban, eis que um deles solta o seguinte

 

- "Cara, o bot meio que ta liberado. A Level Up não da mais ban, ela apenas faz reset de senha e eu perco 3 horas trocando a senha de todos. É uma trabalheira, mas é melhor do que criar outro e upar. "

 

Isso faz muuuito sentindo se levarmos em consideração que na lista de punidos você não consegue mais acessar por motivo de "Uso de BOT".

 

Esse jogo está morto.

 

Enquanto isso tem botter farmando ygg e semente de ygg lá na arena de izlude e atrapalhando quem usa aquilo como ganha pão no jogo.

 

A vontade de quitar é absurda.

 

Engraçado (mas no fundo é deprimente) é que dá pra substituir nos 4 primeiros parágrafos bot tranquilamente por grf, a diferença é que não rola nem um reset de senha HDHDJSJSHJSJSJDHSJDHJSBDJDBFJDBDHJBDJDJDJJFHD

Somos brasileiros e não desistimos nunca, por isso jogamos bRO até hoje

¯\_(ツ)_/¯

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...