Ir para conteúdo

Profissões - Me ajudem!


Solinely

Posts Recomendados

Oi.

Eu agr vou pro 3 ano e chegou a hora de me esbagaçar de estudar fazer o enem e ir pra uma faculdade.

Porem eu gosto de nada(não gosto de humanas, exatas nem biomedicas) e acho que irei trabalhar apenas pelo dinheiro,porque eu realmente nao tenho achado nada que eu goste,ame, olhe e fale, "eu quero isto pro resto da minha vida" igual eu vejo algumas pessoas super convictas e decididas do que querem então queria ajuda pra escolher alguma profissão que ganhe um bom salário (3k+) e que não se acabe de trabalhar.

 

Ps: gosto de nada, mas acho menos chato humanas.

 

Falem as profissões que vcs pretendem ser ou que já são, se estão satisfeitos, salario(caso não queira especificar da só uma média, algo como, entre x e y), o que vcs fazem no serviço, o que fazia na faculdade e etc. Assim eu vou adicionar ou excluir profissões da minha lista de opções.

 

Porfavor me ajudem, preciso virar um ser humano indepedente :x

Link para o comentário
Share on other sites

Tópico legal!

 

Tipo, já pensou de procurar alguém pra fazer um teste de Orientação Vocacional?

 

Falando de mim, sou auxiliar de enfermagem, trabalho como funcionário público municipal a bons 17 anos. xD

Eu não pensei muito sobre o que gostaria de fazer. Fiz o curso técnico, me formei e fui fazer concurso público aqui na região onde moro.

Felizmente, fui chamado e estou aqui até hoje. Não quer dizer que não passei por maus bocados algumas vezes.

Tu considerou fazer curso técnico de alguma coisa, começar a trabalhar na área e depois com um emprego, fazer faculdade?

Link para o comentário
Share on other sites

Vira youtuber e vai fazer gameplay de menescraft, dizem que dá uma grana

 

 

Falando sério agora...se você tomar decisões baseadas apenas em salário, provavelmente você não vai ter um bom desempenho no que escolher, pois vai acabar se tornando uma coisa chata

 

Eu nunca tive vontade de fazer nada, quando terminei a escola eu queria ser astrofísico, hoje eu estou fazendo cinema..sei lá foi algo que eu descobri que gostava por acaso

 

As vezes você precisa olhar as coisas de longe para poder enxergar de perto, quem sabe a resposta não está em algo que você apenas considere como um hobby ou ache interessante de fazer

Link para o comentário
Share on other sites

Se você quer apenas pelo dinheiro, medicina ou engenharias. Mas, honestamente, não faça só pelo dinheiro. Procure MESMO algo que tu gosta, se identifique e consiga se ver trabalhando com isso. Falo por experiência própria: fui para Direito pelo dinheiro, larguei o curso. Fui para Design porque era meu hobby, larguei o curso porque comecei a odiar meu hobby.

 

Procure os testes vocacionais. Às vezes dão bola fora (falaram para eu ser missionária :rolleyes: ), mas ajuda a dar uma guiada.

original.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Cara, se você tiver disposto a estudar um pouco, direito é uma opção boa. Da pra você terminar a faculdade, ir advogar durante 3 anos (acho que é o minimo até poder prestar concurso público) e caso não goste presta um concurso, um salário de juiz é 30k pra mais com bonificações e etc. Fora que direito é uma faculdade que tem muita especialização, da pra descobrir uma area que você tem afinidade.

 

Ah, e tem medicina também que é outra faculdade que tem de tudo.

 

Fora essas duas clássicas, faz o que o pessoal falou, faz umas paradas vocacionais, da uma pesquisada durante o terceiro ano. E relaxa, eu conheci pessoas que não sabiam direito o que fazer no 4º ano de cursinho e não é vergonha nenhuma. A real é que decidir o que tu vai fazer pro "resto" da vida com 17~18 anos é MUITO dificil. Eu tenho 19 e me acho um bosta, não sei porra nenhuma da vida ( com o perdão da palavra) e muito menos se o que eu to fazendo vai virar algo.

Link para o comentário
Share on other sites

Minha dica é se importar menos com o salário e mais com o que você se sente bem fazendo. Dinheiro é uma consequência do seu trabalho dedicado ao que amas. Não se prenda às definições criadas socialmente do que é ser bem-sucedido; ser rico ou ter convicção do que quer seguir (ainda mais se só o tiver por saber que a profissão "paga bem") não são obrigações na vida de todo ser humano. Você não precisa ser igual a eles.

 

Digo isso porque também já me senti parado no tempo em comparação às pessoas ao meu redor; sentia que precisava ser algo e todos pareciam já saber o que queriam ser. Isso até eu perceber que, na verdade, todos nós não passamos de marionetes de nossa sociedade capitalista. :rolleyes:

 

Você não mencionou letras no seu post. Gosta? Existem áreas que envolvem humanas e comunicação, como Jornalismo, diplomacia e até direito. se ainda se importa, todas pagam bem desde que seja bom profissional :T

 

Sou suspeite pra falar, porque sempre vou recomendar todas as áreas de humanas possíveis :p Mas tem também algumas outras profissões que eu acho extremamente interessantes e devo admitir que só não decidi seguir por sentir que eu precisava garantidamente ter "estabilidade": Artes, moda, música...

Comecei a faculdade de letras (literatura e português) há pouco e estou gostando também, mas não sei se vou continuar. Talvez eu mude pra jornalismo ou something.

 

Espero que ache algo que realmente te interesse!

 

P.S: Gastronomia, como disseram ali em cima, também é sensacional. Eu saí, porem recomendaria pra qualquer um. Você se diverte aprendendo e ainda come depois

Editado por Elfest
Link para o comentário
Share on other sites

Não sabe o que fazer?

 

Adm..

 

Abraços!

 

Não, minha irmã fez e não ajudou nada.

 

Gastronomia, todo mundo gosta de comida.

 

manjo nada

 

Desculpa te informar mas R$3000 pode parecer muito para um estudante mas pra um adulto não é não... Só na minha faculdade e do meu irmão meu pai já gasta isso e olha que não escolhemos cursos caros.

 

Caso eu more sozinho acho que é um numero consideravel(Aluguel 1k, comida 500, impostos 500, e 1k de faz o que quiser)

 

Tópico legal!

 

Tipo, já pensou de procurar alguém pra fazer um teste de Orientação Vocacional?

 

Falando de mim, sou auxiliar de enfermagem, trabalho como funcionário público municipal a bons 17 anos. xD

Eu não pensei muito sobre o que gostaria de fazer. Fiz o curso técnico, me formei e fui fazer concurso público aqui na região onde moro.

Felizmente, fui chamado e estou aqui até hoje. Não quer dizer que não passei por maus bocados algumas vezes.

Tu considerou fazer curso técnico de alguma coisa, começar a trabalhar na área e depois com um emprego, fazer faculdade?

 

 

To tentando ver uns videos no youtube sobre profissões, fiz uns testes vocacionais e eles sao meio indecisos comigo, sempre colocam exatas no meio das opções, sendo que nao curto muito fazer conta. Não vai rolar fazer curso técnico ;x

Link para o comentário
Share on other sites

Tópico legal!

 

Tipo, já pensou de procurar alguém pra fazer um teste de Orientação Vocacional?

 

 

A orientação vocacional ajuda muito como foi dito,pois geralmente é muito precisa pois se utilizando de vários testes psicológicos. Pois nessa idade os jovens (falei como se fosse velho lol) são muito cobrados pelo seu futuro, e quando não tem uma resposta certa se desesperam. O pior de tudo é quando a pessoa não sabe o que quer, e vai para as profissões mais bem vistas pela sociedade, para agradar pais e afins (direito,medicina, engenharia, arquitetura e por ai vai) e acabam sendo profissionais ruins e infelizes, por que eles não fazem o que gostam.

 

Muitos jovens pensam que ao sair do ensino médio é obrigatório a entrada na faculdade, e você tem que saber que não é não. Arrume um trabalho qualquer para conseguir uma grana temporária e se dê tempo para a escolha de seu futuro. Nao é anormal não gostar de nada

 

Outra coisa é que se você não gostar de uma área academica, procure outra coisa que não esteja relacionada ao ensino superior. Atualmente o ensino superior vem com uma promessa de trabalho garantido, mas quem já é graduado sabe como é. Até engenheiros e médicos estão encontrando dificuldade no encontrar do primeiro emprego, pois atualmente as universidades formam mais profissionais do que o mercado consegue absorver (a cada ano saiem milhões, que irão concorrer com os outros milhoes de profissionais que já estavam no mercado, e com mais experiencia).

 

Resumindo, tente se dar tempo para achar sua vocação mesmo que ela não seja em uma universidade, pois a vida acadêmica não é para todo mundo em questões de personalidade. Quando você faz o que gosta e se dedica ao que sonha, você passa a ter uma qualidade em seu produto muito maior, de que qualquer pessoa que não faz o que ama, seja ela um doutor em psicologia ou mestre em biomedicina.

 

Meus avós diziam que fazer uma faculdade era obrigatorio para "ser alguem" na vida. Mas realmente isso é uma mentira, pois você ja É alguem com suas habilidades e aptidões, basta descobri-lás. O processo de auto conhecimento não tem um caminho muito facil :)

 

 

Bom mas falando de mim após este textão, Eu terminei minha faculdade de 5 anos de psicologia a 2 semanas, atualmente posso me considerar um "psicologo". Porem eu gostaria de ter tido a orientação vocacional quando sai do ensino médio, pois eu sai em duvida e já entrei numa faculdade por pressão da sociedade e família. A psicologia é algo que gosto, mas confesso que ela não ocupa a principal veia da minha personalidade. Pretendo atualmente ficar como psicologo até conseguir uma estabilidade financeira, já venho antes mesmo de acabar a faculdade me dedicando a algo que amo que é a música e o teatro, áreas bem mal vistas em nossa sociedade. Porém é onde a veia da minha personalidade está, e seguirei ela

 

O sucesso profissional que leva a felicidade não está em títulos, mas aonde suas habilidades brilham mais, independente do que os outro acham, pois a vida é sua e é você que tem que decidir ela :)

Editado por icaro silver
lanisters_C_pia_C_pia_C_pia.png
Link para o comentário
Share on other sites

Vira youtuber e vai fazer gameplay de menescraft, dizem que dá uma grana

 

 

Falando sério agora...se você tomar decisões baseadas apenas em salário, provavelmente você não vai ter um bom desempenho no que escolher, pois vai acabar se tornando uma coisa chata

 

Eu nunca tive vontade de fazer nada, quando terminei a escola eu queria ser astrofísico, hoje eu estou fazendo cinema..sei lá foi algo que eu descobri que gostava por acaso

 

As vezes você precisa olhar as coisas de longe para poder enxergar de perto, quem sabe a resposta não está em algo que você apenas considere como um hobby ou ache interessante de fazer

 

ser youtuber parece ser legal, mas não da pra ser "só" youtuber, tem que ter um plano B, acredito que um dia isso vai acabar(6 meses atras eu tava super adorando ver a maioria da galerinha no youtube falando as coisas e talz, mas ai do nada eu comecei a me sentir mal por estar dando audiencia pra uma galera que fala sobre conteudo sexual e futilidades, tenho tentado seguir canais que acrescentam algo na vida)

astrofisico, deve envolver muita matematica pra ajustar os angulos corretos pra realizar sei la o que com planetas entao nao quero isso pro meu dia dia.

Cinema é algo legal, gosto de filmes. Mas em o que mais especifico vc pretende fazer na area do cinema?

O que eu acho de tenso pra mim nessa area é que, criar um filme ,ser diretor sendo um total anonimo, sem ter alguem ja conhecido pra te colocar na area ,não seria algo facil. Na parte de filmar deve ser interessante.

Meu hobby era ficar jogando joguinho online na internet, mas meu pc ta fracassado e nao ta mais dando pra fazer isso, então eu acabo andando de patins e fazendo nightcore no youtube caso queira me ajudar se inscrevendo(nightcore é um estilo de remix em que vc acelera tudo em uma musica) : https://www.youtube.com/channel/UCI0DiTWVWBaCpE5mx4LoDpQ/videos

Nem todo mundo pode ter diploma. Precisamos de motoristas de ônibus e de atendentes de caixa de super mercado =)

 

Prefiro vender arte na praia, bjs.(sqn)

 

Bjs .

 

Se você quer apenas pelo dinheiro, medicina ou engenharias. Mas, honestamente, não faça só pelo dinheiro. Procure MESMO algo que tu gosta, se identifique e consiga se ver trabalhando com isso. Falo por experiência própria: fui para Direito pelo dinheiro, larguei o curso. Fui para Design porque era meu hobby, larguei o curso porque comecei a odiar meu hobby.

 

Isso de falar que eu quero apenas dinheiro é mais porque eu nao tenho nada em mente, portanto estou avaliando as profissões em termos de EsforçoXTrabalho(e ainda nao sei nada, socorr, :/) É dificel achar algo que vc gosta T.T

Procure os testes vocacionais. Às vezes dão bola fora (falaram para eu ser missionária :rolleyes: ), mas ajuda a dar uma guiada.

 

KKKKKKKKKKK, tem uns muito doidões @,@

Cara, se você tiver disposto a estudar um pouco, direito é uma opção boa. Da pra você terminar a faculdade, ir advogar durante 3 anos (acho que é o minimo até poder prestar concurso público) e caso não goste presta um concurso, um salário de juiz é 30k pra mais com bonificações e etc. Fora que direito é uma faculdade que tem muita especialização, da pra descobrir uma area que você tem afinidade.

 

Ah, e tem medicina também que é outra faculdade que tem de tudo.

 

Fora essas duas clássicas, faz o que o pessoal falou, faz umas paradas vocacionais, da uma pesquisada durante o terceiro ano. E relaxa, eu conheci pessoas que não sabiam direito o que fazer no 4º ano de cursinho e não é vergonha nenhuma. A real é que decidir o que tu vai fazer pro "resto" da vida com 17~18 anos é MUITO dificil. Eu tenho 19 e me acho um bosta, não sei porra nenhuma da vida ( com o perdão da palavra) e muito menos se o que eu to fazendo vai virar algo.

 

Não gosto muito de falar que o sofrimento alheio me conforta, mas ja que tem mais gente na mesma situação alivia um pouquinho. Medicina, sinceramente eu admiro quem é médico mas eu não quero ser T.T . Direito é algo que eu até penso em fazer, porque soube que tem estabilidade e varias opções de concursos públicos, entretanto não quero ficar defendendo os outros, naquele negosso de -> tem um juiz e ai é vc contra o outro que ta atacando e defendendo na salinha, la, nao gosto disso.

 

Minha dica é se importar menos com o salário e mais com o que você se sente bem fazendo. Dinheiro é uma consequência do seu trabalho dedicado ao que amas. Não se prenda às definições criadas socialmente do que é ser bem-sucedido; ser rico ou ter convicção do que quer seguir (ainda mais se só o tiver por saber que a profissão "paga bem") não são obrigações na vida de todo ser humano. Você não precisa ser igual a eles.

 

Digo isso porque também já me senti parado no tempo em comparação às pessoas ao meu redor; sentia que precisava ser algo e todos pareciam já saber o que queriam ser. Isso até eu perceber que, na verdade, todos nós não passamos de marionetes de nossa sociedade capitalista. :rolleyes:

 

Você não mencionou letras no seu post. Gosta? Existem áreas que envolvem humanas e comunicação, como Jornalismo, diplomacia e até direito. se ainda se importa, todas pagam bem desde que seja bom profissional :T

 

Sou suspeite pra falar, porque sempre vou recomendar todas as áreas de humanas possíveis :p Mas tem também algumas outras profissões que eu acho extremamente interessantes e devo admitir que só não decidi seguir por sentir que eu precisava garantidamente ter "estabilidade": Artes, moda, música...

Comecei a faculdade de letras (literatura e português) há pouco e estou gostando também, mas não sei se vou continuar. Talvez eu mude pra jornalismo ou something.

 

Espero que ache algo que realmente te interesse!

 

P.S: Gastronomia, como disseram ali em cima, também é sensacional. Eu saí, porem recomendaria pra qualquer um. Você se diverte aprendendo e ainda come depois

 

Direito,Jornalismo parecem ser boas opções , queria opnião de alguém que atua na area, falar do dia dia e tudo mais.

Link para o comentário
Share on other sites

A orientação vocacional ajuda muito como foi dito,pois geralmente é muito precisa pois se utilizando de vários testes psicológicos. Pois nessa idade os jovens (falei como se fosse velho lol) são muito cobrados pelo seu futuro, e quando não tem uma resposta certa se desesperam. O pior de tudo é quando a pessoa não sabe o que quer, e vai para as profissões mais bem vistas pela sociedade, para agradar pais e afins (direito,medicina, engenharia, arquitetura e por ai vai) e acabam sendo profissionais ruins e infelizes, por que eles não fazem o que gostam.

 

Muitos jovens pensam que ao sair do ensino médio é obrigatório a entrada na faculdade, e você tem que saber que não é não. Arrume um trabalho qualquer para conseguir uma grana temporária e se dê tempo para a escolha de seu futuro. Nao é anormal não gostar de nada

 

 

THIS THIS THIS

ta tenso se definir na vida :/

 

O principal é não se desesperar por não saber o que fazer. Do que você gosta?

 

Não sei do que eu gosto direito, mas sei do que não gosto que é exatas(ficar fazendo conta, não curto muito) e biomedicas, ja a area de humanas eu tb nao gosto, mas eu me sinto com mais vontade de cursar algo dentro do dela do que nas outras.

Link para o comentário
Share on other sites

Hi hi!

 

Então, eu sou estudante de engenharia de automação e controle e estou a um projeto de conclusão de me formar. Eu simplesmente AMO a área e as infinitas possibilidades de especialização: industrial, residencial, hospitalar... XD

 

Mas uma coisa aqui que pouca gente tocou no assunto e queria te lembrar é que a vida pós ensino médio pode não se resumir a fazer uma faculdade de engenharia, medicina, adm ou direito. Você também pode fazer cursos pra profissões como guia turístico, piloto de avião, tradutor, funcionário público, soldado do exército, pescador, funcionário da LU!... é só dar uma pesquisada que tem vários exemplos.

 

Porém, deixo uma dica: não faça nada só pelo dinheiro. Qualquer trabalho é cansativo e desgastante, mas quando você tá fazendo algo que não gosta simplesmente pelo dinheiro, acaba sendo pior. Além de que dificilmente você vai conseguir ser um empregado de excelência fazendo algo sem vontade.

 

PS: atualmente qualquer curso pra qualquer tipo de profissão ou qualquer concurso público de nível médio/técnico tem matemática, assim como qualquer curso superior tem matérias de economia, estatística e/ou cálculo numérico.

Link para o comentário
Share on other sites

 

. Qualquer trabalho é cansativo e desgastante, mas quando você tá fazendo algo que não gosta simplesmente pelo dinheiro, acaba sendo pior. Além de que dificilmente você vai conseguir ser um empregado de excelência fazendo algo sem vontade.

 

 

Sem falar que a saudê mental decai horrores, quando vc faz algo que não gosta. Ooi depressão, é você?

 

 

PS: atualmente qualquer curso pra qualquer tipo de profissão ou qualquer concurso público de nível médio/técnico tem matemática, assim como qualquer curso superior tem matérias de economia, estatística e/ou cálculo numérico.

 

Eu estava feliz, até me deparar com bioestatística, e eu pesquisei antes para ver se não haveria cálculos, tudo mentira (mas foi só 1 semestre)

lanisters_C_pia_C_pia_C_pia.png
Link para o comentário
Share on other sites

O comentário sobre Administração soou ofensivo. ; - ;

Por que não tenta até mesmo um técnico em contabilidade? Bom, eu sou quase formado em Administração, mas trabalho com a parte contábil de uma instituição insira sua lógica wtf aqui, é muito divertido, trabalho em uma instituição de ensino privado, digamos que trabalhar com puras locas é um pouco estressante, mas muito divertido.

SyLzpPt.gif

Guia de Up Geral: ​LEIA

Link para o comentário
Share on other sites

Oi.Primeiro de tudo, não tem problema sentir medo. Só assim podemos nos mostrar corajosos. OK? :)

 

O ideal seria [1]descobrir algo em que és muito bom, [2]visualizar uma opção para ajudar as pessoas utilizando essa aptidão e [3]descobrir se a ajuda seria significativa de maneira que lhe paguem por isso. Porém, é difícil identificar esse "superpoder". esse talento, ainda mais para alguém tão novo quanto você. Além de que dinheiro não é tudo, mas necessário para viver, então o item 3 é complicado de se discutir.

 

Algo legal é olhar a missão e visão de algumas empresas, assim, caso se identifique com alguma, tens uma base do tipo de profissional que trabalha lá, logo tens ideia do que cursar para trabalhar ali e participar/partilhar da mesma visão/missão. Mas ter uma visão/missão incrível pode significar arriscar-se a algo que talvez fuja de seus preceitos morais. (exemplo dois)

 

 

Exemplo [1]"Nike - Oferecer inspiração e inovação para cada atleta* no mundo. *Se você tem um corpo, é um atleta."

A área de estudos da Nike é incrível. Engenheiros, médicos, atletas, publicitários, e outros trabalham para desenvolver e apresentar produtos que atendam as necessidades tanto de um corredor casual, dum entusiasta de futebol, até atletas profissionais. Pessoalmente, não trabalharia lá. Estou mais preocupado com a saúde mental e qualidade de vida das pessoas.

 

 

Exemplo [2]"Grupo Globo - é um conjunto de empresas com a missão de informar, entreter e contribuir para educação em seu país através de conteúdo de qualidade."

A missão e visão são sim admiráveis, mas uma grande parcela de seu produto (programas) é imoral, insensato, porém, é entretenimento para um grupo seleto de pessoas, pessoalmente, eu não conseguiria trabalhar nessa empresa sabendo que há pouco limite para o que é entretenimento. (não que seja um erro da empresa, mas do entretenimento em si que depende de desejos muitas vezes nojentos do ser humano.)

 

 

Agora, fica registrado que meu pai encontrou sua "missão", sua profissão, aos 48 anos. Segundo pesquisas, grandes fundadores de empresas "descobrem" uma razão além do dinheiro para trabalhar aos 30 e poucos anos.

 

Tu é muito novo.A única coisa que pode te fazer sentir arrependimento é não fazer nada, não tentar, não buscar.Quem procura acha, demore segundos ou décadas, mas acha.;)

 

A sociedade precisa de ti, mas não vai te dizer como vais ajudá-la. Sonhe, planeje, esforça-te, e alcance. Torço por ti.:cool:

 

Qualquer coisa, envia pm que estou à disposição. Boa sorte, jovem.:o

Link para o comentário
Share on other sites

Uma coisa que vcê também tem que levar em conta, é sobre a região que você mora... se ela é boa para o mercado que você quer atuar (eu acho isso muito importante.) Por exemplo, você citou jornalismo, acredito que o polo desse mercado de trabalho seja a região sudeste do país... então os profissionais formados nessa área da comunicação social acabam achando mais movimento e "facilidade" pra essa região. (acho q consegui me expressar direito rsrs)

 

E por dizer em jornalismo, meu namo é recém formado em Jor... e olha agr nesse exato momento está em Maceió em viagem de trabalho hahaha muitos dizem que é uma profissão difícil, mas eu acredito que seja como todos dizem TODA PROFISSÃO TEM SEU NÍVEL DE DIFICULDADE vai de você achar o que gosta e entrar de cabeça no curso/profissão que colherá bons frutos ;3

Link para o comentário
Share on other sites

Relou guys!

 

Então... Vou dizer sobre mim, eu fiz curso técnico integrado ao ensino médio, ou seja, Ensimo Médio + Técnico em Mecatrônica. Assim que terminei o ensino médio com 17 anos comecei a faculdade, fiz dois ano de Engenharia de Controle e Automação por ser meio que uma continuação do que eu fazia, mas hoje, com 20 anos já tranquei a faculdade duas vezes e estou pensando se volto pro curso ou se faço Arquitetura/Design de Games.

 

Em relação ao hobby, é dificil dizer por que muitas pessoas que trabalham com o Hobby passam a odiar o Hobby, acho que deveria fazer algo que tem facilidade e certa simpatia. Por exemplo, eu tenho muita facilidade em Programação e até gosto de fazer, mas com o mercado tão lotado do pessoal de TI, não tenho coragem de me arriscar.

 

Em arquitetura sempre foi um sonho, desde criança, mas hoje vejo o problema do mercado e sinceramente, acho que não me daria muito bem no curso.

 

Já em design de games é diferente, tenho facilidade com programação mas não sou muito bom em artes/design, mas acho que me lidaria muito bem. E o contra seria o contrario do da Programação, o mercado é minusculo, porém o curso é muito amplo e poderia trabalhar com diversas coisas.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...