Ir para conteúdo

Qual sua desculpa para escrever errado?


Sublimis

Posts Recomendados

(Forum Caiu Escrever a msg Dnv ç.ç)Claitos ja que voce Buscou minha vida in-forum Pesquisa minha vida Pela Internetz TODAQualquer UM Que me Conheça Sabe Que eu tenho Essa Mania De Escrever Com Letra MaiusculaPois eu tomo Remedio CONTROLADO pra Sanar esse Problema

Não é por que voce Não gosta De Quem Criou Conta Em Determinado Ano e Joga em DeterminadoServidor que Voce tem Que me Perseguir.THOR PLAYER COM MUITO ORGULHO :*Flw DlçAbçs.

Ah sim, agora faz todo sentido. Por obséquio, você poderia me informar o nome do seu remédio? Nunca ouvi falar de tratamento pra quem "aperta o shift antes de digitar cada palavra..."

E Jhonny, achei muito bonito da sua parte não ter me incluido nas linguagens formais. Até parece que não sou da mesma guild que você e que não escrevo tudo certinho, né? ): Cretino... u_u -qn
Para de drama, você sabe que eu já disse que você escreve como a Opheliac, já devia tar mais que feliz com isso, hahaha.
Depois eu te mando uma MP elaborada explicando sobre esse uso de lembrar-se/esquecer-se e lembrar/esquecer, pode deixar.
Nem precisa ser elaborada nem nada, só o básico mesmo. É porque esses sites de gramática me dão uma preguiça... Eles sempre falam mais que o necessário.
Opheliac se pergunta por que há pessoas que usam crase antes de verbos...
Tem uma coisa que me irrita mais: QUEM NÃO CONSEGUE CONCORDAR VERBO COM SUJEITO. AH, MEU DEUS, QUE DOR LER "FULANO E CICLANO JOGA RAGNAROK..."
Link para o comentário
Share on other sites

  • Replies 90
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic

Aproveitando este maravilhoso tópico, que por sinal, é um milagre não ter gerado nenhuma discussão calorosa até agora. Enfim, alguém gostaria de me ajudar no meu trabalho de elementos da comunicação? Ganha cachê se eu tirar nota máxima.Brincadeira, mas está sendo difícil fazer. ;;

Opheliac se pergunta por que há pessoas que usam crase antes de verbos...
Crase é o conteúdo mais difícil da língua inteira para mim, por mais que me expliquem não consigo aprender isso direito. Muitas regras saturam meu pensamento.
Link para o comentário
Share on other sites

Crase é o conteúdo mais difícil da língua inteira para mim, por mais que me expliquem não consigo aprender isso direito. Muitas regras saturam meu pensamento.

ela é usada assim, por exemplo:

Eu vou AO mercado.

se ao invés de mercado fosse feira, como você falaria?

Eu vou À feira.

é basicamente isso, é como se fosse o AO (que é a + o) pra palavras femininas, mas ao invés de falarmos aa (a + a), falamos à.

Link para o comentário
Share on other sites

Mas não existem desvantagens em se escrever corretamente.
Concordo, não existe, mas o importante ainda é somente se fazer entender. E na escrita pode existir uma distância bem grande entre conseguir ser compreendido e escrever corretamente. O primeiro é bem básico e pode ser atingido até mesmo por pessoas sem escolaridade, o segundo, dependendo da situação, não é atingido nem por pessoas com doutorado.
mas por que alguém iria escrever "eh", "tah", "aki" ao invés de "é", "tá", "aqui" em uma postagem normal ou em uma conversa
Você mesmo se respondeu =)
vícios de linguagem dando personalidade para os textos
E se olhar direito "eh" "tah" e "aki" podem estar gramaticalmente errados, mas são corretos na fonética e no sentido. E não são destituídos de méritos: "eh" e "tah" podem ser aproveitados, como você mesmo disse, em situações nas quais o teclado não possibilita o uso de acentuação, e "aki"  utiliza menos caracteres, o que já é uma grande ajuda em situações nas quais estes são limitados. Esses "erros" nada mais são do que adaptações da língua a determinadas situações =)
Link para o comentário
Share on other sites

Tem uma coisa que me irrita mais: QUEM NÃO CONSEGUE CONCORDAR VERBO COM SUJEITO. AH, MEU DEUS, QUE DOR LER "FULANO E CICLANO JOGA RAGNAROK..."
Concordância verbo-nominal e regências nunca serão totalmente compreendidas pelo povo. Aliás, quem já se acostumou com o erro dificilmente vai mudar o hábito, mesmo se for obrigado a ler a gramática inteira. Caiu no uso popular, por assim dizer. Se "Nós vai no bar" é compreendido, por que perder tempo elaborando algo como "Nós vamos ao bar."?Para mim o que mais me agride é ver o povo separando sujeito de verbo e predicado. Mania de colocar vírgula onde não se deve.

E Jhonny, apesar de siclano e ciclano serem aceitos pelo uso, o correto é sicrano.Opheliac ainda fará um tópico explicando o uso dos porquês.EDIT:

 

@ ?KyrieEleison?

 

Não se usa crase antes de:

 

- palavras masculinas;

- verbos;

- entre palavras repetidas (exemplo: frente-a-frente);

- antes de artigos indefinidos;

- antes de palavras no plural se o “a” estiver no singular;

- antes de numeral cardinal (exceto para indicar hora).

 

Usa-se crase antes de:

 

- locuções prepositivas, adverbiais e conjuntivas (exemplo: à noite);

- numeral cardinal para indicação de hora.

 

E se você quiser saber se determinada localidade recebe crase em uma oração, é só aplicar a seguinte e muito conhecida regrinha:

 

"Se vou a e volto da, crase há. Se vou a e volto de, crase para quê?"@ TópicoSeria importante acrescentar colocação pronominal nas coisas que as pessoas mais erram também.

Link para o comentário
Share on other sites

mas por que alguém iria escrever "eh", "tah", "aki" ao invés de "é", "tá", "aqui" em uma postagem normal ou em uma conversa
Você mesmo se respondeu =)
vícios de linguagem dando personalidade para os textos

Eu não chamaria isso de personalidade, não da forma como utilizam. Utilizar isso sendo perfeitamente capaz de escrever corretamente apenas lhe distingue de quem escreve corretamente e isso tá longe de ser o suficiente pra dar personalidade para um texto (muito pelo contrário).

Esses "erros" nada mais são do que adaptações da língua a determinadas situações =)

Que muitas vezes acabam sendo utilizados em excesso e fora de seu propósito, empobrecendo o texto e estereotipando negativamente o autor. Enfim, não existe vantagem em escrever das formas exemplificadas no tópico se a pessoa não estiver sendo limitada por teclado, limite de caracteres ou falta de conhecimento.

Link para o comentário
Share on other sites

Imaginava que foi alguma coisa do tipo mesmo. Poderia me explicar a regra? Quero entendê-la. Fiquei curiosa.
Então, como eu disse antes, eu não sei a resposta. Mas uma vez postei essa pergunta no 55chan e um cara respondeu ela perfeitamente inclusive informando um link da teoria.Se eu encontrar eu posto aqui.
http://www.youtube.com/watch?v=oHg5SJYRHA0

Ouçam dos 0:45 em diante + esse gif.Nota: Se forem me banir, me avisem antes.

Perfect só complementou meu sentimento de extase. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na verdade não, só foi uma desculpa para te quotar e impedir que vc edite o post. mwuhauahua

Link para o comentário
Share on other sites

Escrever errado é uma coisa, abreviar é outra. Quando tô jogando rag, abrevio muita coisa, até porque, tem horas que não dá pra parar e escrever tudo direitinho.

 

Mas tem uma pessoa que eu não vou falar o Chiiip que me irrita muito com uma mania de começar a frase com letra maiúscula, NÃO TERMINÁ-LA com ponto final e começar a próxima frase com letra maiúscula novamente.

 

Mas quando a pessoa escreve algo errado, perde meu respeito.

DvHzDVg.png
Link para o comentário
Share on other sites

No forum.Eu nunca dou desculpas pelos meus erros de escrita. Eu vejo cada um deles e mantenho eles lá. Eu não fico articulando as ideias e fazendo construções verbais, eu simplesmente penso e escrevo e não me importo se ficou coerente ou não.A não ser qdo eu faço aquelas homenagens em paredes de texto(que alguns de vcs idiotamente levam a sério) onde eu traço um roteiro mental de um indivíduo escravizado pelo jogo e que ve a vida passar diante dos seus olhos, e fico por vários minutos pensando em cada frase e em cada novo chingamento e cada nova associação, etc, etc.

Link para o comentário
Share on other sites

No forum.Eu nunca dou desculpas pelos meus erros de escrita. Eu vejo cada um deles e mantenho eles lá. Eu não fico articulando as ideias e fazendo construções verbais, eu simplesmente penso e escrevo e não me importo se ficou coerente ou não.A não ser qdo eu faço aquelas homenagens em paredes de texto(que alguns de vcs idiotamente levam a sério) onde eu traço um roteiro mental de um indivíduo escravizado pelo jogo e que ve a vida passar diante dos seus olhos, e fico por vários minutos pensando em cada frase e em cada novo chingamento e cada nova associação, etc, etc.
Assim mesmo...deu medo do resto quando voce traça o roteiro

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

3uh achu ki v6s 3staun 3ssajerandutodu mundu aki falá coretu u problemáh saun v6s ki achaun que sooh pq istudaran e naun ficarãun zuandu cun ken studa us CDF saun tudu chatu pq nun insina noix aí fica rox iscrevê certuhai lovi niu iorkeabçssssssssss v!d@ L0c@!!!

 

Momento de descontração!!

Link para o comentário
Share on other sites

Utilizar isso sendo perfeitamente capaz de escrever corretamente apenas lhe distingue de quem escreve corretamente e isso tá longe de ser o suficiente pra dar personalidade para um texto (muito pelo contrário).
Da mesma forma que escrever corretamente também não é o suficiente pra dar personalidade ao texto, o conteúdo faz a maior parte desse trabalho e ele existe independente de conformidade gramatical. O escrever corretamente ou em variações linguisticas apenas auxilia na construção dessa personalidade do texto. E convenhamos, se distinguir de um grupo (seja o que escreve de forma correta ou incorreta) já é uma das mensagens a serem transmitidas, que no caso fica presente de forma implícita.
Enfim, não existe vantagem em escrever das formas exemplificadas no tópico se a pessoa não estiver sendo limitada por teclado, limite de caracteres ou falta de conhecimento.
Pelo contrário, as vantagens continuam presentes, independente da existência ou não das limitações. Ele ainda pode optar por não usar a acentuação ou escrever utilizando menos caracteres. É justamente dessa forma que a língua se desenvolve, da mesma forma que "pharmacia" e "vossa mercê" se tornaram "farmácia" e "você", "aqui" pode vir a se tornar "aki". Outro exemplo é o "Forró" que surgiu do "aportuguesamento" do termo "for all". O que torna a grafia de uma palavra "correta" ou "incorreta" é a frequência com a qual o povo a utiliza. Se em primeiro momento uma grafia diferente do padrão gramatical empobrece o texto, em outro pode acabar por enriquecendo a língua.@Giovanni Strife:Cara, só o meu Feiticeiro no Thor se chama ºSadeº (hoje o que eu mais queria era tirar as "º" do nome), a não ser que você more em Campinas, aí pode ser outra coisa xD
Link para o comentário
Share on other sites

Um desafio para a Opheliac.Qual a regra que definie a utilização de sinônimos terminados em *ção e *mentoEx:Farei uma ligação para minha mãe, ao invés de ligamento.A concessionária de energia elétrica irá fazer o desligamento da energia, ao invés de desligação.Eu vi uma aparição, ao invés de aparecimento.Participei de uma obra social de beneficioamento, ao invés de beneficiação.Vou pagar o google para fazer a divulgação do site, ao invés de divulgamento.

E por que para certas palavras eu tenho os equivalentes terminados e ção e mento(ligação e ligamento) e outra não(julgamento e julgação)?

Link para o comentário
Share on other sites

Um desafio para a Opheliac.
Pensarei no seu desafio enquanto vou ao cursinho e, quando eu voltar, publico aqui minha resposta. Não se preocupa porque hoje não tem aula de gramática (eu não perguntaria ao professor mesmo se tivesse, senão seria trapaça).

Confesso que agora você me pegou, porque eu não me lembro de ter estudado isso.EDIT:MIM não conjuga VERBO, caramba!

Link para o comentário
Share on other sites

É bem relativo a maneira "correta" de escrever, tudo depende da situação, o leitor alvo, as manias e girias, e tantos outros motivos.

 

[...] a prova sobre Brazil com Z...

 

Isso me lembra que, as regras verbais, gramaticais e ETC. só são seguidas, porque um grupo de pessoas disse que "jeito tal é de tal Jeito", afinal, algumas coisas como, por exemplo na nova ortografia, "linguiça", oras, sem a trema( ¨ ) fica muito estranha a pronuncia. Parece que nem sempre essas regras, seguem um padrão realmente organizado.

 

 

@Deixando de ser chato

As vezes eu escrevo errado pois considero o melhor na situação, tipo fazer abreviações ou usar girias.

Outras vezes é porque eu não sei escrever certo mesmo, hehehe.

Link para o comentário
Share on other sites

Eu também gostaria de saber o porquê de algumas pessoas para cometer essas atrocidades com a nossa língua. Confesso, inclusive, que estava a ponto de abrir um tópico sobre este assunto. Alguns conhecidos meus já me apelidaram de "Grammar Nazi" e com razão. Eu sou muito chata com Língua Portuguesa, corrijo todo mundo, mas enfim, foi a educação que recebi. Minha tia é formada em Letras, eu pretendo cursar Letras, então já sei de onde puxei esse "dom".

Já tive minha vida internetês e afins, só que atualmente prefiro perder tempo elaborando um texto preciso, coeso e coerente a escrever tudo de qualquer jeito, abreviando a torto e a direito...Outra coisa que eu evito usar é o estrangeirismo. Se existe uma equivalência na Língua Portuguesa para determinada palavra, eu prefiro usar a minha língua nativa. Claro, no jogo nem sempre dá para escrever tudo certinho, bonitinho e florido, daí eu falo do jeito que tiver que falar dependendo da situação.Eu só acho que o maior problema é ver como os brasileiros renegam a própria língua. Cada vez mais escrevem o português de qualquer jeito, achando que só porque a globalização obriga as pessoas a ler, interpretar e escrever textos em inglês, não significa que isso abra espaço para estrangeirar ainda mais as coisas.Concordo que muitas vezes o importante é passar a mensagem, independentemente de como foi escrita, mas isso nem sempre é desculpa. Tanto é que eu fico longe de alguns tópicos, principalmente os de fanfics, quando vejo que o autor começou a cometer muitos deslizes.Eu poderia citar um monte de frases de usuários neste tópico e corrigir os erros mais comuns, principalmente daqueles que querem escrever certinho e cometem os erros mais banais, principalmente na acentuação de palavras.Eu uso emoticons, sim, mas para tudo tem limite. Acima de tudo, sou patriota e bem ou mal tenho orgulho do meu país e da Língua Portuguesa, apesar de achar que esse novo acordo ortográfico foi uma tremenda palhaçada.Mas como tudo tem um preço, creio que as consequências disso virão em breve.

Opheliac, acima de tudo, é quadradinha e gostaria de dizer que o plural de chapéu é chapéus, não chapéis.EDIT:Opheliac também deseja que essa mania de separar sujeito de verbo e predicado acabe.

Link para o comentário
Share on other sites

Opheliac, não sou um gênio em gramática (na verdade eu sou praticamente semi-analfabeto, engenharia civil aqui), mas se minha mente não me trola, meu professor de gramática disse que não há regra nesse caso. Vou perguntar denovo só pra ter certeza.
Pior que tem uma regra sim.Uma vez postei essa mesma pergunta em um chan brasileiro e em menos de 3 minutos um desgraçado postou a resposta junto com um link que explica a regra.Tentei procurar mas não encontrei.@opheliacEssa pergunta está fora do escopo de qualquer curso que não seja um superior em lingua portuguesa.Eu fiz de sacanagem mesmo =)
Link para o comentário
Share on other sites

Qual a regra que definie a utilização de sinônimos terminados em *ção e *mento
Melação e Sentimento. A regra é que se tem melação, tem muito sentimento.prassatempo
MWUHSAUHSAUSHUSAHSUSAHJKASHDKJFHASJÇLDFKJAÇSLJAISDFUSAIODJFAKLSDJFHHHHAJKSHDJKFHASJKDFHMEUPAUJALKSDJFKASKKKNILAUM O CARA MAIS ENGRAÂDO DO MUNDO.Pronto. Isso mais do que prova que eu tenho um profundo e verdadeiro apreço por vc.Agora faça sua parte e realize meu desejo. Entreviste o Luchta/FMA. Eu quero perguntar sobre o tópico "FMA advinha que horas são".
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...