Ir para conteúdo

Precisamos falar sobre Suicídio


Mac Gregor.

Posts Recomendados

Atenção: (Este artigo contém 2 blocos):

1) bloco – Assuntos relacionados a psicologia, promover o autoconhecimento na área cognitivo comportamental.

2) bloco – Endereço eletrônico contém teor religioso, ele é voltado somente para quem possa ajudar e interessar. Não é de caráter impositivo a visualização.

 

Olá amigos, tudo bem com vocês? Rs.

 

Eu irei mandar algumas mensagens futuramente e vídeos com a intenção de prestar um apoio à algumas pessoas que frequentam esse espaço, gostaria de salientar que a intenção aqui não é de debate, mas de ajudar quem está precisando de um auxilio em um momento difícil.

 

No tópico anterior visualizei algumas pessoas com respostas muito negativas a respeito de si mesmas e alguns casos de ansiedade e falta de recurso relacional, são essas e outras questões que quero refletir com vocês no decorrer do ano com alguns posts elaborados para essa finalidade motivacional.

 

De primeiro momento quero falar sobre o Suicídio (engloba diversos fatores), pois é uma questão séria que merece nossa atenção.

Saliento que a leitura não é de caráter impositivo, ou seja, somente a quem possa ajudar e interessar pelo assunto.

 

______________________________________________________________

1 – Assuntos relacionados a Psicologia.

De uma forma geral, todos estamos familiarizados com a ideia de compaixão pelo outro – reconhecer que o outro está em sofrimento e que posso fazer algo para amenizar essa dor, sendo bondoso e desejando algo de bom para essa pessoa.

Eu não saberia dizer quantas vezes eu ouvi pessoas dizendo frases equivocadas sobre o suicídio, suas causas e consequências. Na verdade, como tudo o que acontece e nos deixa confusos, temas relacionados a morte nos deixam com muito medo, pois a nossa cultura não é habituada a lidar com esse tema.

 

Hoje, ainda para piorar, vivemos em uma cultura que supervaloriza a beleza, a juventude, a felicidade com um consumismo desenfreado, levando as pessoas a um mundo de sorrisos e cliques cada vez mais deslocados e falsos. Nas redes sociais as pessoas somente expõem uma falsa alegria e mostram apenas o que elas querem que você veja, mas não demostram a dura realidade de suas vidas. Nunca se compare com as pessoas que você visualiza nas redes sociais, a realidade pode ser bem diferente!

 

A felicidade pode ser forjada no Facebook

https://youtu.be/59IC3nHJHcU

 

É preciso se permitir conhecer as coisas que te dão prazer na vida, geralmente são coisas que não envolvem muito dinheiro, saber suas qualidades e seus pontos fortes para investir cada dia mais nessas áreas, porque quando não se desenvolve o autoconhecimento das coisas que gosta, desencadeia uma série de fatores que não são positivos para nós mesmos. Quando a pessoa não sabe o valor que sua vida possui, ela sente dificuldade em ter amor próprio e acaba se frustrando esperando que o outro reconheça o seu valor, mas não é desta forma que se deve fluir a vida.

 

Nós da Questão: "Reconheça o seu valor!"

https://youtu.be/fYIDgor1Nyc

 

Por causa disso e de vários outros fatores é que muitas pessoas atualmente sofrem com depressão, elas escondem o seu mal-estar e sofrimento para evitar julgamentos e preconceito.

O ser humano tende a varrer para debaixo do tapete as coisas que teme, como se não pensar em algo tivesse o poder milagroso de produzir imunidade contra suas apreensões. É a velha história de que tudo de ruim está na casa dos vizinhos e, por isso mesmo, só acontece com os outros. Reprimir nossos medos e colocá-los na área mais inacessível da memória, além de não resolver o problema, tende a agravá-lo.

Além disso, a falta de informação sobre o assunto impede o diagnóstico mais precoce e, em geral, impossibilita o tratamento adequado e eficaz que livraria o deprimido de um sofrimento crônico e, na maioria das vezes, incapacitante.

As pessoas com depressão, em sua maioria, sentem-se envergonhadas e constrangidas por sua condição, o que faz com que a doença adquira um caráter silencioso. Existe uma frase emblemática que os desinformados costumam dizer para os deprimidos: “Isso é coisa da sua cabeça”. Convenhamos que essa afirmação para alguém em franco sofrimento soa como se a depressão fosse uma frescura imaginada e que ele não passa de um preguiçoso que fica perdendo tempo com “mimimis” existenciais.

A depressão não é apenas uma sensação de tristeza, de fraqueza ou de “baixo astral”. É muito mais do que se sentir triste ou ficar de luto após uma perda, por exemplo.

A depressão é uma doença de corpo como um todo (tanto como hipertensão arterial, a diabetes ou as doenças cardíacas) que afeta o humor, os pensamentos, a saúde e o comportamento.

Estima-se que 10% da população mundial sofram de uma doença depressiva em algum período de sua vida.

No excelente livro (Mentes depressivas: as três dimensões da doença do século) que recomendo a todos, a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa desmistifica a doença considerada um problema de saúde pública.

“O mundo já está muito ruim para a gente não viver bem, não dá para carregar o mundo se a gente não estiver bem”, diz Ana.

Estudos científicos revelam que 90% dos casos de suicídio estão associados a fatores internos (a falta de neurotransmissores como a dopamina, serotonina, noradrenalina) e fatores externos (sociocultural, conceito de dinheiro x felicidade, repertório de vida) que, se fossem corretamente diagnosticados e adequadamente tratados (de forma medicamentosa e psicoterápica), evitariam um número significativo de perdas vitais. Por esse motivo, a autora dedica parte do livro para analisar o assunto, que ainda é considerado um tema tabu e tratado com preconceito e ignorância.

Com linguagem simples e acessível a um público amplo, a autora aborda a depressão de maneira cientifica e inovadora por meio das dimensões que a estruturam, a física, a mental e a espiritual.

 

Ana Beatriz Barbosa da Silva – Palestrante, escritora e médica graduada pela UERJ com pós-graduação em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Consumo, dinheiro, depressão e outros assuntos

https://youtu.be/uCXwOqFIAa4

 

Mentes Depressivas – as três dimensões (física, a mental e a espiritual)

https://youtu.be/xxzY1CrgjGU

 

Se você está sentindo um peso muito grande e não consegue lidar com alguma situação da sua vida, procure ajuda!

Se caso você não possuir recursos financeiros para fazer um tratamento com um psicólogo, o SUS dá essa assistência para pessoas carentes, procure se informar nos postos de saúde mais próximos da sua casa.

 

CVV | Centro de Valorização da Vida

https://www.cvv.org.br/

 

Você também pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 ou 141 (nos estados Bahia, Maranhão, Pará e Paraná), ou diretamente ao posto de sua região, consultando a lista no site.

Com o CVV, você é atendido por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita.

Se em sua cidade não há um posto de atendimento do CVV, você pode utilizar o atendimento por chat, skype e e-mail disponível no site.

______________________________________________________________

2 – Este link contém teor Religioso.

 

(Victor Azevedo) Real Life - Suicídio

https://www.youtube.com/watch?v=F8oW6-QJnGM&feature=youtu.be

 

No mundo tereis aflições

https://www.instagram.com/p/BhFY2wKnb63/

 

For All Seasons - Higher

https://youtu.be/-_vbRik8sS8

 

Um abraço e até breve. ^^

Link para o comentário
Share on other sites

  • Replies 69
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Vou mover o tópico para a área correta. Mas agradeço a intenção da postagem =)

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Não há área correta, uma vez que é um assunto que já foi dito que é proibido dentro do fórum

 

Não posso simplesmente mandar pro limbo, não é uma responsabilidade minha, é só denunciar o tópico ali embaixo, ou o mais efetivo "ignorar'.

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Suicidio e depressão, são infelizmente o mal do século. Talvez esse tópico ajude quem quiser ler.

 

Por outro lado, quem é da area sabe que não se mistura psicologia com religião, o conselho federal proibi.

 

O certo é sempre encaminhar a pessoa para um profissional da saude mental.

 

Psicoterapia não é vergonhoso pra ninguem pessoas, e só faz bem.

lanisters_C_pia_C_pia_C_pia.png
Link para o comentário
Share on other sites

Ué, segundo a ideologia Dundeista pode, ele manda tudo quanto é tópico pro Recanto dos Tutores

 

Não é o exemplo que quero seguir, obrigado.

 

 

 

@sobre não poder falar da área dos tutores:

 

Esse assunto é parcialmente da área dos tutores, o que ocorre é que o Dundé não tinha poder pra deletar tópicos então ele movia pra um fórum dentro do fórum dos tutores que servia como lixeira particular dele.

 

@Ícaro

 

Infelizmente várias pessoas fazem o trabalho de psicólogos sem a devida formação e acabam por tirar vantagem da fragilidade em que a pessoa se encontra.

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Suicidio e depressão, são infelizmente o mal do século. Talvez esse tópico ajude quem quiser ler.

 

Por outro lado, quem é da area sabe que não se mistura psicologia com religião, o conselho federal proibi.

 

O certo é sempre encaminhar a pessoa para um profissional da saude mental.

 

Psicoterapia não é vergonhoso pra ninguem pessoas, e só faz bem.

 

Pra que médico eu vou pra tratar essa barra que é estar afim de vc?

assinaturarag
Link para o comentário
Share on other sites

Pra que médico eu vou pra tratar essa barra que é estar afim de vc?

 

Como é que é?

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Achei que não pudesse falar do que acontece na área do tutores por ser área restrita lul.

 

 

Meh, deixa o cara, tirando a parte religiosa ele não infringiu nenhuma regra, só precisa editar isso.

 

Não falei de nada restrito de lá, só que o dundé usa de lixeira, como dito pelo colega, é a opção dele de esconder tópicos que ele não gosta, não vou prosseguir com um assunto desse

 

OBS: não quero ser ignorante, só não aprofundar o assunto mesmo

Editado por Dioni
xivHdkl.png
Link para o comentário
Share on other sites

Depressão é algo bem sério, e acho legal o debate.

Sobre citar artigos religiosos, não sei se somente ter um Link encaminhando a quem interessar é algo tão prejudicial assim, mas acho que não cabe a mim julgar.

 

Mas como relato eu já tive e eventualmente ainda tenho problemas com depressão\suicídio (Não precisa me mandar mensagem, eu lido bem sozinho.) então se alguém estiver passando por alguma situação e precisar de alguém para conversar, pode me chamar para ser um ombro amigo, apesar de não substituir a ajuda de um profissional pode ser um porto seguro conversar com alguém em um momento ruim.

TtRiRsz.jpg
Link para o comentário
Share on other sites

Se ele pode criar conteúdo de cunho religioso no fórum irei também pregar sobre as mentiras que o homem escreveu sobre deus e a verdade sobre Lúcifer, que sempre quis nosso bem.

 

O que eu não consigo entender, por que você sempre está envolvido em discussões aqui no fórum? Não tem sido muito rotineiro ver você se comportando com os seus colegas de jogo e promovendo o bem. Infelizmente as postagens que tenho visto são bem negativas, gostaria mesmo que você promovesse o bem com suas atitudes aqui no fórum.

Link para o comentário
Share on other sites

Depressão é algo bem sério, e acho legal o debate.

Sobre citar artigos religiosos, não sei se somente ter um Link encaminhando a quem interessar é algo tão prejudicial assim, mas acho que não cabe a mim julgar.

 

Mas como relato eu já tive e eventualmente ainda tenho problemas com depressão\suicídio (Não precisa me mandar mensagem, eu lido bem sozinho.) então se alguém estiver passando por alguma situação e precisar de alguém para conversar, pode me chamar para ser um ombro amigo, apesar de não substituir a ajuda de um profissional pode ser um porto seguro conversar com alguém em um momento ruim.

 

Parabéns pela sua atitude e iniciativa de querer ajudar seu próximo, é essa a postura que busco ver aqui neste fórum!

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...