Ir para conteúdo

Desabafo sobre os MMORPGs de hoje em dia.


lucasmatta

Posts Recomendados

Só para começo de conversa, o que vou falar neste tópico não é uma crítica e nem espero que haja alguma mudança em relação a isso. Até porque eu sei que é uma "frescura" minha, e que nem todos compartilham dos mesmos gostos e estilos de jogo que eu. Enfim, sem mais delongas, vamos lá.

 

Bem, nesses últimos anos eu venho tentado jogar vários MMOs (inclusive voltar para o Ragnarok foi o que acabei decidindo fazer), mas nenhum tem cumprido minhas expectativas como MMO. Primeiro de tudo, o que eu sinto falta em um MMO é o fator imersão combinado com uma boa jogabilidade. Eu lembro da época que eu jogava Tibia e também nos meus primeiros dias de Ragnarok (que, diferente da maioria aqui, eu comecei pelo servidor Thor no episódio "Encontro com o Desconhecido"), e o que eu mais curtia era o fato de eu me sentir em um mundo novo, em que eu podia explorar locais novos, fazer aventuras, formar amizades, etc. Eu ficava vendo as transclasses e classes 3, e, com meu humilde Mercenário, sonhava um dia chegar lá. Eu juntava meus amigos pra fazer uma caminhada de Alberta até Juno a pé (e a gente sempre morria no finalzinho porque mobavam Harpias). Mesmo eu tendo tido pouco contato com a época pré-renovação que todo mundo endeusa, eu me diverti bastante.

 

Mas nesses últimos anos eu fui testando diversos MMOs em busca daquela experiência de imersão que eu sentia falta, mas... Eu nunca mais consegui.

 

A maioria dos MMOs têm um procedimento muito "linear", e foi algo que eu comecei a me incomodar principalmente quando joguei Tree of Saviors. Você ficar fazendo quest atrás de quest e nunca realmente fazer o que você quer. Quando não é isso, é aquela mentalidade de "rushar até o lvl máximo", que por mais que eu não veja problema em querer rushar, eu acho extremamente chato quando o próprio jogo estimula isso. Um belo exemplo é o WoW, que chegou ao ponto de oferecer level máximo a quem comprasse a expansão lá. Sério, se for pra rushar até o level máximo em 1 dia, qual a lógica de upar, então? Deixa tudo no mesmo level. Aliás, se eu quisesse algo full PvP (nada contra PvP, eu acho praticamente uma obrigação que um MMO tenha XD), eu jogaria Overwatch, sei lá, e não um MMO. Acho que o único que realmente me fazia sentir imerso ao mundo era o Tibia, mas ele é extremamente pay2win (na verdade "pay2fazer qualquer coisa), e mesmo se eu pensar "Nah, é só como se eu estivesse pagando uma mensalidade e o free é amostra grátis", o preço é monstruoso, sem contar que as magias de lá não chegam nem perto de serem tão estratégicas quanto as do Ragnarok.

 

E foi assim que eu decidi retornar ao Ragnarok. Recomeçando no zero no servidor Odin (pouco antes de se tornar Valhalla), pensando "Vou alcançar meu personagem do Thor rapidinho". E eu consegui. Mas foi tão rápido que eu achei estranho. Não, meu Mercenário do Thor não foi feito antes da Renovação (que eu sei que era bem mais difícil), mas mesmo assim eu fiquei surpreso por ter alcançado 3rd em 2 semanas, sem recurso algum. Não, o servidor não estava em período de exp bonificada. Não, o servidor não mudou as rates. Eu apenas fiz em 2 semanas algo que eu demorei anos pra chegar perto. Isso também me fez notar como que as 3rds estavam mais frequentes que as classes anteriores. Isso nem sentido faz, na minha mente era pra ser tipo uma pirâmide, não? Fazendo uma analogia, seria tipo um exército de 50 capitães e 3 soldados. A "magia" da 3rd sumiu.

 

Então vocês podem dizer "Ah, mas é só pegar um server pré-renovação". Mas são todos focados em PvP e WoE, daqueles que você mata um Poring e upa não sei quantos levels (até mesmo os low-rate). Eu apenas uma vez achei um server que não era assim, mas quase não tinha nenhum player (e os que tinham não eram nem um pouco receptivos). Bem, acabei decidindo ficar no bRO mesmo, ainda estou me divertindo, mas aquela sensação de "mundo" parece ter sumido e ter deixado lugar a um monte de números.

 

Não estou querendo nenhum tipo de mudança no servidor, apenas estou contando como estou me sentindo.

Link para o comentário
Share on other sites

Ragnarok é fácil de se upar até o nível 130, minha feiticeira mesmo pegou 112 no mesmo dia em que foi criada, mas demorou quase 1 semana pra pegar de 112~143 (desconsiderar o tempo que fiquei quitada dela)

 

O negócio é que upar não é tão simples quanto parece, pode até não ser difícil, mas é sim cansativo, porém tem várias instâncias pra você se divertir ao longo do caminho, como por exe: Piano, Torre, Memorial, Imperador Demônio, Fábrica de Brinquedos.

 

Acho que você pode estar sentindo falta da nostalgia, e isso ninguém pode trazer de volta.

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

E foi assim que eu decidi retornar ao Ragnarok. Recomeçando no zero no servidor Odin (pouco antes de se tornar Valhalla), pensando "Vou alcançar meu personagem do Thor rapidinho". E eu consegui. Mas foi tão rápido que eu achei estranho. Não, meu Mercenário do Thor não foi feito antes da Renovação (que eu sei que era bem mais difícil), mas mesmo assim eu fiquei surpreso por ter alcançado 3rd em 2 semanas, sem recurso algum. Não, o servidor não estava em período de exp bonificada. Não, o servidor não mudou as rates. Eu apenas fiz em 2 semanas algo que eu demorei anos pra chegar perto. Isso também me fez notar como que as 3rds estavam mais frequentes que as classes anteriores. Isso nem sentido faz, na minha mente era pra ser tipo uma pirâmide, não? Fazendo uma analogia, seria tipo um exército de 50 capitães e 3 soldados. A "magia" da 3rd sumiu.

 

A real é que você aprendeu a jogar mesmo. Essa sensação de mundo novo é geralmente uma sensação de novidade. Isto de pegar 3rd em pouco tempo vem desde a renovação, quem já sabia o mínimo do jogo pegou 3rd muito rápido (alguns dias).

Editado por drakegawain
Link para o comentário
Share on other sites

De fato, o que você falou sobre a pirâmide faz muito sentido

 

O que eu acho que acontece é que pelo fato das 3° classes estarem muito mais fortes do que a grande maioria dos monstros (menos arcano vsf ícaro) não há muita necessidade de ficar trocando de personagem pra farmar e fazer instâncias então isso meio que te prende ao seu personagem e você acaba nem percebendo que chegou no lvl 130, como disse a réla

 

Outro ponto que foi propositalmente alterado na renovação, é que o up até o nível 100 é extremamente rápido

 

Por um lado isso é ótimo, já que te permite fazer builds malucas que você pode upar de qualquer jeito e se divertir bastante, por outro isso mata um pouco o rp e a playerskill da classe, já que você mal tem tempo de jogar com a mesma

 

Uma dica que eu te dou para não cansar do rag é não seguir os grupões de up, mesmo com o limite de 15 níveis pra poder upar tem muito mapa em que você pode fazer xp e zeny sem seguir o pessoal

 

E como já foi mencionado antes, até o 140~150 você pode upar bem tranquilo, meio chato, mas tranquilo

 

A única coisa que dificulta o up após esses leveis é que nós estamos sem mapa pra upar

 

Quer dizer, você ainda pode ir na Fábrica do Terror e na Torre de Eclage, ou ficar caçando uns MVPs por ai

 

Mas falta aquele mapinha pra você poder upar de boas, sem se preocupar em tomar DC ou em chegar um arrombado de bioquímico e levar embora seu MVP

 

Vamos aguardar os próximos episódios chegarem, agora que o merge foi concluído teremos mais facilidade em conseguir isso

Link para o comentário
Share on other sites

Apenas te recomendo que vá atrás de servidores não oficiais, seja de Ragnarok ou do tal Tibia, mas não vá atrás de servidores Full PvP que você encontra em listas, procure coisas melhores. Mas mesmo assim acho complicado você ver toda aquela magia, porque agora você sabe jogar. Infelizmente quanto mais você vai se tornando experiente mais a graça do jogo vai diminuindo.

PS: Recomendo que não entre em nenhum servidor mencionado em listinhas de votação, pois pra mim esse tipo de server é efêmero e feito apenas para dar o máximo de lucro até falir.

ezgif-3-e5b32ab14cb4.gif.6a13d52a7ad2cd47fbc1b5a7b2a2583f.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Acho que os MMOs foram sempre assim. A diferença é que naquela época inicial ninguém sabia o quanto de farm/imersão era aceitável, já online gaming era uma coisa nova e o publico alvo era novo.

 

As pessoas cresceram, adquiriram trabalhos, familias e outras responsabilidades, tendo menos tempo para jogar enquanto que novos jogos com menor compromentimento de tempo foram surgindo e atraindo o publico mais novo, fazendo o genero meio que morrer. Jovens preferem jogar o joguinho dos blocos ou os joguinhos de arena/tiro. Para renovar o genero e atrair o publico antigo eles tiveram que acelerar mais o jogo. Isso é uma evolução natural.

 

Quase todo jogo que eu começo a jogar eu vou lá super hardcore e depois de anos eu quero ficar mais casual e ter as coisas mais fáceis para mim, porque tenho cada vez menos tempo para jogar. Se for atrás de posts super antigos meus, eu defendia que o Asgard era uma excelente proposta purista, 1/1/1, e que o jogo era feito para ser jogado devagar e com dificuldade. Mas os tempos mudam e as pessoas mudam também.

 

Se você realmente se importa com a imersão eu recomendaria comprar algum RPG de console. Neles você com certeza vai ter suas 20~40 horas garantidas e sem depender de player ou game balance em ponto algum.

unknown.png

miau

Link para o comentário
Share on other sites

Ragnarok é fácil de se upar até o nível 130, minha feiticeira mesmo pegou 112 no mesmo dia em que foi criada, mas demorou quase 1 semana pra pegar de 112~143 (desconsiderar o tempo que fiquei quitada dela)

 

O negócio é que upar não é tão simples quanto parece, pode até não ser difícil, mas é sim cansativo, porém tem várias instâncias pra você se divertir ao longo do caminho, como por exe: Piano, Torre, Memorial, Imperador Demônio, Fábrica de Brinquedos.

 

Acho que você pode estar sentindo falta da nostalgia, e isso ninguém pode trazer de volta.

 

Ragnarok é fácil, mas é terrivelmente repetitivo e demorado. Não há variedade de tarefas: va no mapa x ou y e upe até o nível N até que você esteja no nível do próximo mapa. Tem alguma variedade em instâncias mas o núcleo de grind continua, em você fazer as instâncias toda vez que elas reabrirem. Um dos pilares de qualquer RPG, quests, não tem qualquer importância no ragnarok (quests que não estão amarradas dentro de instância, como piano e hospital) a não ser que tenha algum mapa que não esteja liberado no teleporte vip ou você quer algum chapéu de quest.

 

Eu passei 10 anos da minha vida jogando esse modelo de jogo (grind fest), e por uma década conseguiu capturar minha atenção, mas pra mim já morreu.

 

não quero nem entrar no mérito do p2w...

Link para o comentário
Share on other sites

1º Não existe nenhum jogo que se compare a Ragnarok, infelizmente não importa pra onde você corra, a experiencia com esse MMO é ÚNICA.

 

2º Faça as quests dos locais de nível relacionado ao seu personagem, por exemplo, tente fazer todas quests do 8x-9x (acesso ao novo mundo, arco de Schwarzwald e Arunafeltz, olho de hellion) antes de upar continuadamente igual um maluco, quando chegar no 100 faça as quests de ash vacuum (maximo possivel), no 100+ pode ir pra Malaya e etc...

 

3º Como o SkT3 falou, se desvincule dos padrões de mapa de up, nem que seja pra você ter um up mais lento, descobrir novos mapas é divertidíssimo, eu mesmo upei em louyang no 7x e AMEI a BGM e os monstros daquele mapa, procure sobre a lore dos locais de up e uma dica que dou é upar em todos os locais possíveis nem que demore bastante.

 

4º O povo é saudosista sobre o pré renewal, ele era ridículo, pvm totalmente escroto e sem embasamento algum, totalmente desequilibrado, o mais paia do renewal é a penalidade de xp, tirando isso é o MELHOR trabalho da gravity relacionado ao pvm desde o lançamento do joguinho, valorizou TODOS OS MAPAS DO JOGO, só que ultimamente ragnarok vem tendo poucos players pra eles serem explorados 100%.

 

Espero que isso te ajude.

Link para o comentário
Share on other sites

Essa ilusão de saudosismo de dificuldade para upar no renewal só tinha quem estava realmente começando e não entendia como o jogo funcionava.

 

1 semana você ia do 0 ao 99T sem se matar

 

Sim, ragnarok não é difícil upar desde que você saiba jogar, o que torna difícil a partir do 130 é que você tem pouca variedade de mapas o que torna um pouco enjoativo e só vai se estreitando, mas fica de boa quando chegar mapas novos =) (espero)

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

 

Mas nesses últimos anos eu fui testando diversos MMOs em busca daquela experiência de imersão que eu sentia falta, mas...

Não estou querendo nenhum tipo de mudança no servidor, apenas estou contando como estou me sentindo.

 

Eu não sei se o tópico ainda esta em aberto mas você acabou de descrever todo um processo cerebal, social e filosofico. A primeira dosagem, a primeira experiencia, o primeiro gosto sempre ficaram marcados como um objetivo nosso a ser ultrapassados em sensações, sempre vai ser assim, você volta a jogar hoje pois espera, assim como voce mesmo disse, sentir toda a imersão, todo o prazer de jogar. Trabalhamos com a realidade, jogo já saturado e que continuamo scom pequenos desafios que colocamos, eu decidi ficar no rag e pegar 175, peguei e quitei, agora estou voltando no merge, e assim vai....

 

Nem sempre nossa primeira experiencia será a melhor mas ctz será o ápice daquilo que fazemos e recebemos gozo.

See you, space cowboy...

Link para o comentário
Share on other sites

O gênero MMORPG foi perdendo espaço para os MOBA/FPS com o passar do tempo, é algo natural, e com a chegada desses novos gêneros o público foi pouco a pouco migrando para os mesmos.

 

Nos dias atuais o molde de um MMORPG não é mais chamativo, a ideia de ter que passar horas na frente do PC pra evoluir seu personagem, conseguir itens e etc ficou pra trás e deram lugar as partidas rápidas e sem compromisso dos MOBA. É por esse motivo que diversos MMORPGs famosos tiveram que se adaptar, ficaram mais "fáceis" e exigem menos dos jogadores. Era isso ou ir à falência. Tem também a saturação do gênero, onde vimos centenas de lançamentos de MMORPGs diferentes mas que pareciam todos cópias um do outro, seguindo sempre a mesma fórmula e dinâmica. Isso também está ocorrendo com os MOBAs, vemos vários sendo lançados com uma modificaçãozinha aqui e ali, mas a fórmula é a mesma, é algo natural e que vai acontecer com possíveis novos gêneros que irão surgir.

 

Ragnarök é um jogo de 15 anos que continua recebendo novos conteúdos e tem uma comunidade enorme, quando a Renovação veio foi pelo motivo que citei ali em cima, o jogo precisou se tornar "mais fácil" para não perder público. Infelizmente algumas coisas não nos agradaram, um exemplo é a penalidade de EXP que tira completamente a liberdade do jogador de evoluir onde ele bem entender, mas outras como a evolução rápida de nível vieram para que pudêssemos aproveitar o jogo mais rapidamente, chegando aos conteúdos principais que em sua grande maioria só ficam disponíveis em leveis elevados.

 

Entendo que toda essa facilidade tira o brilho de ver seu personagem de fato evoluir pouco a pouco, conseguindo equipamentos melhores gradativamente e assim por diante, mas como eu disse lá no início, toda essa facilidade veio para que pudêssemos continuar jogando isso sem que o jogo perdesse cada vez mais público para os gêneros atuais.

original.gif

STAN TALENT, STAN LOOΠΔ

Link para o comentário
Share on other sites

Interessante, me sinto assim também. O que pretendo fazer é dar um @quit de um tempo e quando tiver um tempo livre voltar e tal.

Tentar no Valhalla dependendo de como estiver daqui a um tempo.

Upar devagar, fazer várias rotas de up, me apronfundar mais no jogo.Adquirir experiência, entrar em um clã de rp, é o que vou fazer.

Fico um pouco triste de me afastar dos amigos e do fórum, mais um tempo é necessário.

Espero que algo nas minhas decisões te ajude.

Um abraço.

63xchg.jpg

Link para o comentário
Share on other sites

Já acrescentaram meu ponto de vista sobre o que eu iria falar. O gênero clássico de MMORPG morreu, o novo que existe (ou sobreviveu) têm de existir de acordo com as demandas de um mercado, já não respeitam uma lógica prévia, apenas o quanto você gasta. Já os novos gêneros de jogos que vêm sido oferecidos (principalmente MOBA), fornecem uma experiência rápida e mais superficial, contrário as premissas um jogo RPG. Se é esse tipo de jogo que vende, é o que eles vão se preocupar em desenvolver e vender.

"Há noites em que os ventos do etéreo, tão convidativos, em sua promessa de voo e liberdade, enchem o espírito de alegria."

Link para o comentário
Share on other sites

IMO, o que você procura em MMO não é imersão, isso tem outro nome: ilusão.

Pra esclarecer, vou definir o que é imersão pra mim: imersão é você estar conectado ao jogo o suficiente pra escolher seu próprio caminho e ter os meios e as alternativas pra isso, criando sua história no mundo virtual. Quanto mais linear o jogo, menos imerso ele é.

 

@WoW

 

Toda expansão do WoW desde o MoP vem com um char com o level máximo da expansão anterior, mas mesmo que entregassem level máximo isso não significa nada.

Level no WoW não significa que você é forte, que chegou ao ápice ou que conquistou os objetivos, diferente do Ragnarok que a mentalidade e o objetivo número é "AIIIIIIIINNNNNNN, PRECISO DO 175, quero mapas pra upar LUL".

 

No Ragnarok essa mentalidade é tão exacerbada que as pessoas usam a Cheffênia como mapa de Up, em vez de mapa end game pra garantir o máximo de lucro possível (óbvio que tem grupos pra isso, mas vamos falar da esmagadora maioria).

 

No WoW ser level máximo significa que você está apto a COMEÇAR sua progressão no jogo. É extremamente fácil distinguir quem é bom e quem tem conhecimento de quem tenta dar uma de p2w, que é o que mais acontece no Ragnarok.

Se você for PODRE de rico e se valer somente disso, você nunca vai ser top no WoW, porque as lutas lá são gravadas e o seu resultado é dado de acordo com seus equips, que já é outro ponto a ser discutido: você precisa ir atrás das coisas e dominar seu personagem porque também é muito fácil distinguir quem foi carregado de quem sabe jogar.

 

MMO não morreu, só se concentrou em um único jogo que oferece o que muita gente procura com uma comunidade muito mais madura e uma empresa que RESPEITA um PLAYER, e não abusa de um CLIENTE.

 

Talvez essa lista esclareça um pouco: https://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/94722-confira-10-games-lucrativos-2015-pc-consoles-no-mobile.htm

 

https://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2016/01/26/clash-of-clans-e-lol-faturaram-mais-que-top-10-dos-videogames-em-2015.htm

Link para o comentário
Share on other sites

O único MMO que eu conheço que não é linear é o RuneScape. Esse jogo tem muita coisa pra fazer, várias skills para upar que nem estão relacionadas com combate, quests, bosses... Todas contas de RuneScape são únicas porque as pessoas podem escolher entre infinitos caminhos, não é aquilo de pegar max lvl e farmar item. Se for jogar, jogue o Oldschool

 

Ragnarok é bem linear. Você upa uma conta, farma item ou vai PvP, não tem nada além disso.

 

À respeito do WoW, o jogo ficou extremamente chato depois que adicionaram dungeon finder. Dá para pegar lvl 110 sem nem sair da cidade e não se conhece ninguém enquanto upa.

tumblr_n1pfqpY56R1sffn4io1_500.gif
Link para o comentário
Share on other sites

Eu sentia mais ou menos isso, mas melhorou bastante depois que resolvi sair da zona de conforto e jogar com coisas que nunca joguei antes, ao mesmo tempo tentando faze-las fortes apesar do jogo ter um lapso de balanceamento grande.

 

É bem bacana fazer como o Skt falou mesmo, de tentar fazer suas coisas malucas darem certo. E também tem a identificação com o personagem(parece bobo), eu já tentei, mas simplesmente não consigo jogar de Bio,RK,RG,porque não sinto recompensa nenhuma, mas tem outros que mesmo quando pego pra fazer um up descompromissado consigo me divertir.

image.php?type=sigpic&userid=112630&dateline=1531342967
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...