Ir para conteúdo

Como liderar?


Junji

Posts Recomendados

Olá senhores e senhoritas, venho aqui pedir opniões de vocês

 

Gostaria de saber do máximo de pessoas possíveis oque é ser líder de clã

 

Oque um lider deve fazer? Como deve agir? Como deve tratar seus membros? Qual a forma correta de se comportar?

Escrevam tudo que quiserem sobre clãs e afins

 

 

Espero que as respostas de vocês possa me ajudar, e quem sabe, ajudar alguns clãs pequenos (:

poinpoin_by_myukari-d85vwlg.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Olá senhores e senhoritas, venho aqui pedir opniões de vocês

 

Gostaria de saber do máximo de pessoas possíveis oque é ser líder de clã

 

Oque um lider deve fazer? Como deve agir? Como deve tratar seus membros? Qual a forma correta de se comportar?

Escrevam tudo que quiserem sobre clãs e afins

 

 

Espero que as respostas de vocês possa me ajudar, e quem sabe, ajudar alguns clãs pequenos (:

 

Não tem como ensinar a alguém a ser lider, tem que aprender sozinho, vai de pessoa a pessoa.

 

Existem pessoas que foram feitas para liderar, outras não.

 

Mas uma dica, procure tratar todos como amigos, afinal rag é so uma diversão, se vc for legal com todos pessoal vai te seguir, fazendo assim um clã crescer.

Requer senso de estrategia, e um bom conhecimento sobre woe, forum está cheio de informações e você pode procurar muito mais na internet !

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Não tem como ensinar a alguém a ser lider, tem que aprender sozinho, vai de pessoa a pessoa.

 

Existem pessoas que foram feitas para liderar, outras não.

 

Mas uma dica, procure tratar todos como amigos, afinal rag é so uma diversão, se vc for legal com todos pessoal vai te seguir, fazendo assim um clã crescer.

Requer senso de estrategia, e um bom conhecimento sobre woe, forum está cheio de informações e você pode procurar muito mais na internet !

 

Não não cara, vc me entendeu errado

 

Não seria aprender a ser lider, mas sim me tornar um lider justo, que faça as coisas do jeito certo.

 

Afinal Hittler foi um puta de um lider, mas né...

poinpoin_by_myukari-d85vwlg.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Olá senhores e senhoritas, venho aqui pedir opniões de vocês

 

Gostaria de saber do máximo de pessoas possíveis oque é ser líder de clã

 

Oque um lider deve fazer? Como deve agir? Como deve tratar seus membros? Qual a forma correta de se comportar?

Escrevam tudo que quiserem sobre clãs e afins

 

 

Espero que as respostas de vocês possa me ajudar, e quem sabe, ajudar alguns clãs pequenos (:

Algumas perguntas se completam, então vou me repetir algumas vezes /dog

 

O que um líder deve fazer?

Bom, um líder deve ser exemplo para o clã, um espelho a ser seguido. Você saberá que é um verdadeiro líder quando o seu clã te escutar e te seguir, sem que você precise gritar, brigar, ameaçar, etc. Um bom líder tem a confiança do seu clã, e também confia muito em seus membros.

 

Como deve agir?

Ao meu entendimento, um líder deve agir da forma correta, sempre. Deve-se ajudar seus companheiros, e isso não quer dizer que você deva disponibilizar todo seu tempo para isso, apenas uns 80% :rolleyes:, seu clã precisa de você, lembre-se disso. Quando você é espelho para alguém, isso faz com que suas atitudes sejam replicadas (óbvio), e você deve ter em mente que seu clã terá muitos novatos, então vão precisar muito de sua ajuda. Acima de tudo tenha paciência.

Como deve tratar seus membros?

Paciência é a chave aqui. Seus membros tem personalidades diferentes, uns são chatos, outros super entusiasmados, outros precisam de atenção, alguns são até mesmo egoístas e querem sua ajuda só para eles. Mas você, como líder, deve tratar a todos igualmente, e não deixar que gerem richas entre si.

 

Qual a forma correta de se comportar?

Você deve se comportar da forma correta /dog. Bom o melhor jeito é seguindo as regras, fazer tudo o que for certo. Se você usar formas ilícitas de conseguir as coisas, seja BOT, compra de zenys, leech bugado, entre outras, seu clã vai se espelhar em você. Não estou encorajando nada, nunca, mas "o que os olhos não veem, o coração não sente". Eu prefiro agir certo, e não deixar que seu clã te veja como um líder da forma errada.

 

Lembre-se, um líder é aquele que está a frente do seu clã, apanhando ou batendo, você está junto com eles.

 

Espero que tenha te ajudado. E seja um bom líder.

*Caçando uma Sign*

Ryuchi-Do @Asgard - Corvos de Midgard

Link para o comentário
Share on other sites

Não tem como ensinar a alguém a ser lider, tem que aprender sozinho, vai de pessoa a pessoa.

 

Existem pessoas que foram feitas para liderar, outras não.

 

Mas uma dica, procure tratar todos como amigos, afinal rag é so uma diversão, se vc for legal com todos pessoal vai te seguir, fazendo assim um clã crescer.

Requer senso de estrategia, e um bom conhecimento sobre woe, forum está cheio de informações e você pode procurar muito mais na internet !

Só não concordo muito com essa parte. Lembre-se existem vários clãs que simplesmente não jogam WoE. Isso não deve ser encaixado como um pré requisito :p

Uma coisa muito válida, é você ter um conhecimento bem abrangente sobre o mundo de Ragnarok. Isso vai auxiliar muito seus membros.

*Caçando uma Sign*

Ryuchi-Do @Asgard - Corvos de Midgard

Link para o comentário
Share on other sites

Eu pouco participei de clã em Ragnarok. Sou um lobinho solitário! :D

Todos os poucos que participei eram 4fun, então, não sei nada de WoE.

 

1. Como lider, seja parceiro. Eu digo, seja gente boa com as pessoas, com humildade e bom senso. Já lidei com uns lideres boçais, os caras se achavam a diva maravilhosa do Ragnarok só porque tiveram um Emperium no inventário e digitaram /guild. D: Um verdadeiro porre aturar alguém que acha que sabe mais que os outros, que é mais rico que os outros, que é mais forte que os outros. Evite recrutar esses babacas também. O clima do clã é outro se você chama gente mais de boa.

 

2. Não leve tããão a sério. O jogo é pra se divertir. Cansei de ver gente chateada e desmotivada porque o lider brigou/humilhou/esculhambou o sujeito por ter cometido algum erro pequeno. Em WoE certos erros são inadmissíveis, mas isso não significa transformar tudo num inferno! Se alguém errou, oriente com firmeza, não com insultos, nem com humilhações.

 

3. I-N-C-L-U-A! Sério, é muito triste alguém no clã não ser valorizado ou ninguém conversar com ele, seja porque não é um exímio jogador, seja porque a classe não favorece certos aspectos do jogo. Se fulano é de uma classe não tão boa pra MVP, chame-a mesmo assim, dê um jeito de fazê-la se sentir útil, de motivá-la. Se alguém não joga tão bem, ajude-a, dê dicas e não deixe de chamá-la para ir pra algum canto só porque você tem certeza de que irá morrer.

 

3. Seja criativo, faça umas loucuras sexuais, tipo: VAMO TODO MUNDO MATAR UM ÊMEVÊPÊ! E mesmo que tenha um Aprendiz no clã, não interessa, vai lá o clã INTEIRO. Se tiver alguém com frescura de não querer ir porque vai morrer e perder exp, expulse do clã dê alguns seguros ou deixe claro que irá ajudá-las a recuperar um pouco do EXP. Tente fazê-las entender que é tudo parte da diversão e que morrer nesse jogo pode ser parte da diversão. Certa vez um lider fez isso num clã que participei e dei muita risada.

 

4. Seja responsável no que diz respeito a doação de EXP. Faça um rodízio, mas não largue ninguém doando EXP eternamente. Coloque metas de doação com base no nível do membro.

 

Sei lá, devo ter mais coisas pra falar, mas de momento é só isso...

Passei por aqui em 19/08/2021 - Vacine-se e use máscara se precisar sair...
Link para o comentário
Share on other sites

Olá senhores e senhoritas, venho aqui pedir opniões de vocês

 

Gostaria de saber do máximo de pessoas possíveis oque é ser líder de clã

 

Oque um lider deve fazer? Como deve agir? Como deve tratar seus membros? Qual a forma correta de se comportar?

Escrevam tudo que quiserem sobre clãs e afins

 

 

Espero que as respostas de vocês possa me ajudar, e quem sabe, ajudar alguns clãs pequenos (:

 

 

Vou escrever o que uma pessoa precisar ser e fazer tanto na vida real como no rag para liderar.

 

* Ter uma auto-estima boa, você tem que acreditar em você para que os outros le sigam, ninguém segue ninguém inseguro, tem que confiar no seu taco.

 

*Junto com a auto-estima a confiança é uma das características principais para liderar, pois quando a coisa apertar seus liderados vão se voltar para você pedindo uma direção para aonde ir, e você tem que saber essa direção, tem que ser um ponte firme aonde eles confiam e podem colocar os pés sem medo dela desabar, ou seja pessoas inseguras não conseguem dar essa base e certeza que as pessoas querem, então se realmente vc quer ser lider e é inseguro/incerto e não tem uma auto-estima boa é interessante uma terapia, para você resolver estas questões e depois pensar em ser lider, pois se vc tentar ser lider com as características que citei acima você só irá se machucar e se desapontar.

 

*Tenha carisma, um líder agradável é mais interessante do que um rabugento, e normalmente o líder chato não é seguido de livre espontânea vontade, então se você tem habilidades sociais elevadas, isso é ótima arma para ser usada na tarefa de liderar. manter uma conexão com seus liderados através da amizade é fundamental.

 

* Tenha isso na sua personalidade, não adianta você querer ser líder porque viu joãozinho liderando e também quer, você tem que se perguntar se realmente é isso que deseja, quando falo de ter isso na personalidade faço menção aos lideres naturais que gostam de liderar e fazem isso de livre espontânea vontade sem nem perceber, embora haja livros ensinando a qualquer um como ser líder, no rag não acho que iria funcionar, pois a maioria desses livros geralmente eles tem em ideia a pessoa que foi promovida e está numa situação que terá que liderar mais nunca fez isso na vida, nesta situação a pessoa terá que liderar para trabalhar e mesmo assim é desconfortável e não recomendável se você não quer fazer aquilo, então num jogo que o objetivo é a diversão fazer algo que não bate com sua personalidade e o seu gosto ficará uma tarefa massante e chata.

 

* Seja um líder democrático, nunca use da coerção ou ameaça para ter os seus liderados na rédea, como também não considere a sua opinião a unica correta, quando for tratar de assuntos do clã não se limite a apenas a sua opinião ou a de um pequeno conselho, tente abranger isso ao clã inteiro, pois assim eles percebem que são parte daquilo, e começam a estabelecer confiança, tente criar um clima aonde todos são relevantes e não há hierarquia.

 

Pois caso vc vá pela outra vertente que é o líder autoritário que é o que ameaça a expulsar/demitir se você não fazer o que ele quer, você só tem a perder, infelizmente esse é o modelo que a maioria dos brasileiros tem na cabeça de como ser líder, é aquela que só aceita a opinião dele, manda e desmanda e por ai vai, geralmente esses lideres estão protegidos por ter autoridade em seus subalternos no trabalho, aonde ele detêm o poder em suas mãos e não podem ser atingidos, mas um líder de clã ou um líder de um grupo numa roda de amigos, se começar com frescura ele é deposto, ou seus membros começam a se revoltar e a sair do grupo/clã e você acaba sozinho, um exemplo de líder autoritário é o tyller bull, apesar dele não abusar do poder na hora do kick (se n ele já estaria sozinho) ele é autoritário na tomada de decisões, e usa alguma coerções verbais na woe também.

 

*De algo que eles possam acreditar, a maioria das pessoas seguem alguém pois acreditam em seus valores ou em sua missão seja de elevar o clã até o rank 1 ou conseguir todos godlys do jogo, claro que tem aqueles que estão ali apenas para jogar a woe e cair fora, mas se você quer liderados fieis você tem que cativar eles, fazer eles acreditarem na missão do clã, foi assim com Martin Luther King e aquele mané do lula e por aí vai, fica muito mais fácil alguém te seguir se ele acredita em você e em seus ideais, e quando falo que é preciso dar algo que acreditem não precisa ser algo tão grande como os exemplo que dei acima, as vezes a missão de deixar o clã em pé e na ativa é suficiente, desde que você faça acreditar que valha a pena.

 

* Por ultimo Tenha grana, pois é impossível manter um clã no rag sem uma boa quantidade de zeny no seu bolso

 

 

A maioria das coisas que escrevi veio do que aprendi na facul junto com experiencia própria, por já liderar um clã RP vilão por 3 anos que infelizmente se defez em 2011, saudades dele =D

Editado por icaro silver
lanisters_C_pia_C_pia_C_pia.png
Link para o comentário
Share on other sites

Lembre-se, um líder é aquele que está a frente do seu clã, apanhando ou batendo, você está junto com eles.

 

Estamos juntos Boss!

 

Mas nas idas a Torre sem fim em que você foi de Bio, bem que podia ter ficado atrás da linha de defesa algumas vezes pra ajudar os ABs né. Papel do jeito que a classe é, sempre foi uma parada trabalhosa manter você vivo =P

Link para o comentário
Share on other sites

Existem líderes e líderes. Não dá para definir regras que todos devem seguir. Principalmente no que diz respeito a comportamento.

 

Mas eu diria que um bom líder é a pessoa que consegue fazer com que seus membros sintam mais empatia por ele, seja porque ele é simpático, porque ele é forte, porque ele é inspirador ou simplesmente porque é carismático. Isso vai depender de pessoa para pessoa.

 

A forma de liderar também varia muito de líder para líder. Existe tanto o que vai ficar te incentivando o tempo inteiro e te ajudando nos pontos onde você deve melhorar como aquele que simplesmente deixa implícito o que ele espera de você. Ambos os casos vão depender tanto do líder quanto do membro liderado. O líder não deve ter uma atitude pulso firme e tratar todos os membros do clã da mesma maneira (não significa que deve favorecer um ou outro), isto é, deve identificar o tipo de pessoa com quem ele está lidando e tratar de acordo. Tem gente que prefere ser tratada da forma X e tem gente que prefere ser tratada da forma Y. Resumindo, tem que ter muita, mas muita paciência e perspicácia para sacar com quem está lidando.

[sIGPIC][/sIGPIC]<br>Finding you was like wishing for rain as I stand in the desert.<br> { Inspired in

JessxFlyller | Illustration (Icon & Sign) by Rusky Boz | Sign by Heru }

Link para o comentário
Share on other sites

Estamos juntos Boss!

 

Mas nas idas a Torre sem fim em que você foi de Bio, bem que podia ter ficado atrás da linha de defesa algumas vezes pra ajudar os ABs né. Papel do jeito que a classe é, sempre foi uma parada trabalhosa manter você vivo =P

 

Hahahahaha não não, um líder precisa ficar na linha de frente junto com seus membros :o

Obs.: Por isso tenho um shura agora :p

Obs.2: E ainda bem que você sempre foi um ótimo AB :3

*Caçando uma Sign*

Ryuchi-Do @Asgard - Corvos de Midgard

Link para o comentário
Share on other sites

A primeira coisa que você tem que fazer é conquistar o mundo !

 

 

Assim Junji, um bom lider é aquele que tem duas caras. Sim, duas caras. Mas não pela parte ruim da coisa hahahaha'

 

 

Eu digo isso porque um bom lider é aquele que sabe quando rir, quando alegrar e quando focar. Quando estar concentrado e firme para assim seguir com seus companheiros para uma woe por exemplo.

 

Sabe onde é possivel ver isso? Na torre. Todas as vezes que eu subi torre com meu antigo clã no asgard, sempre entrava la feliz e assim permanecia até os MvP's, que mesmo os mais fracos exigem sim calma.

 

Outra coisa importante é a transparência. As vezes reclamamos do governo corrupto isso, governo aquilo mas não lembramos que os clãs do ragnarok são sim uma espécie de governo. Cada clã tem os representantes, e as pessoas que nele estão. Também há dinheiro fluindo e regras.

tumblr_n5it6kaOX71tyxzxmo1_400.gif

70x7

Link para o comentário
Share on other sites

*De algo que eles possam acreditar, a maioria das pessoas seguem alguém pois acreditam em seus valores ou em sua missão seja de elevar o clã até o rank 1 ou conseguir todos godlys do jogo, claro que tem aqueles que estão ali apenas para jogar a woe e cair fora, mas se você quer liderados fieis você tem que cativar eles, fazer eles acreditarem na missão do clã, foi assim com Martin Luther King e aquele mané do lula e por aí vai, fica muito mais fácil alguém te seguir se ele acredita em você e em seus ideais, e quando falo que é preciso dar algo que acreditem não precisa ser algo tão grande como os exemplo que dei acima, as vezes a missão de deixar o clã em pé e na ativa é suficiente, desde que você faça acreditar que valha a pena.

 

 

Acho que esse é o ponto principal. De todos os clãs que fiz parte, enquanto existia uma meta, seja ela qual fosse, o clã se mantinha unido. Mesmo que muitos fossem embora a meta mantinha os que ficavam unidos.

 

A melhor dica que posso te dar é: converse com seus membros. Seja amigo deles, confie neles e eles também vão confiar em ti.

Link para o comentário
Share on other sites

Muito boas as opniões dos senhores. Atualmente estou remontando um clã, e achei que seria interessante ouvir oque as outras pessoas pensam.

 

Muitas das coisas que foram ditas eu já praticava, outras vou tomar para minha vida também.

 

Obrigado a todos, de verdade. E por favor continuem opinando

poinpoin_by_myukari-d85vwlg.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Muito boas as opniões dos senhores. Atualmente estou remontando um clã, e achei que seria interessante ouvir oque as outras pessoas pensam.

 

Muitas das coisas que foram ditas eu já praticava, outras vou tomar para minha vida também.

 

Obrigado a todos, de verdade. E por favor continuem opinando

 

Hope?

Ainda estou irritado com você quanto a última conversa.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

se vc nunca foi em uma woe, recomendo vc entra em um clã antes, ficar um tempo analisando todos os passos, os modos o que deve e o que nao deve ser feito, vendo tudo isso vc inicia seu clã, com suas propiás características, tbm recomendo ter um braço direito, um ombro amigo, um fiel companheiro, pra te ajudar no começo, boa sorte e seja um bom Senhor Feudal.

[sIGPIC][/sIGPIC]

@Odin

Ranger MaJoOr

Link para o comentário
Share on other sites

se vc nunca foi em uma woe, recomendo vc entra em um clã antes, ficar um tempo analisando todos os passos, os modos o que deve e o que nao deve ser feito, vendo tudo isso vc inicia seu clã, com suas propiás características, tbm recomendo ter um braço direito, um ombro amigo, um fiel companheiro, pra te ajudar no começo, boa sorte e seja um bom Senhor Feudal.

 

Eu ia WoE antes, mas isso atualmente está fora de meus planos.

 

Já fui lider de cla por mais de 3 anos, estou aqui só pra tentar melhorar mesmo (:

 

 

Well, seu post ainda vai ajudar bastante o pessoal que tem vontade de criar um clã, isso é show de bola :cool:

poinpoin_by_myukari-d85vwlg.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Acredito que um lider em um clãn tanto 4fun quanto woe, tem que ser alguém que tenha "voz".

Que seus membros sigam suas ordens, caso você não consiga controlar seus proprios membros

ou eles não te considerar um "lider", seu clãn pode acabar em bg /headph

Tem que ser temido mas amado ao mesmo tempo. :p

E tem que ter uma costa e umas cochas bem grandes e fortes

pz6sc.jpg

Editado por N.Iron
Link para o comentário
Share on other sites

Mt bom o topico!!

serve nao só pra quem quer ou vai criar um clan, como para quem esta a procura de um tbm, pq com as informações daki vc pode analisar melhor oq os lideres ou os clans estao passando para os membros assim como a conduta, a forma do lider de agir, etc.

nao tenho clan mas com esse topico ja aprendi mt sobre sobre um bom lider e oq ele pode/deve oferecer á um clan.

 

parabens!

[sIGPIC][/sIGPIC]

"Justo para os justos aos demais o tratamento que merecem."

Link para o comentário
Share on other sites

Caras, que tópico lindo! *_*

Só li por alto algumas coisas, mas gostei bastante, parabéns Junji!

Vou dar alguns pitacos no fim-de-semana, estou indo dormir aqui!

Até!

 

Mas pq parabéns pra MIM? e-e

 

As pessoas que estão dando as opniões delas, e não eu hahahahah

Mas realmente o tópico está ficando bem legal.

poinpoin_by_myukari-d85vwlg.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Mas pq parabéns pra MIM? e-e

 

As pessoas que estão dando as opniões delas, e não eu hahahahah

Mas realmente o tópico está ficando bem legal.

 

 

É um conjunto no caso. Vc criar o tópico é o pontapé inicial, as pessoas darem boas respostas complementa tudo. =)

 

@ Tópico: Participei pouco de clãs e os clãs que participei eram majoritariamente de RPG, então pode ser que as dicas não funcionem, mas vou postar mesmo assim.

- Um amigo estava com um sumo e graças a isso conseguiu entrar em alguns clãs de woe. Ele comentou no fórum do clã na época que o pessoal da woe estava quase sempre logado e fazendo alguma coisa. Acho que como líder tu deve dar um norte, coisas a se fazer dentro do jogo. Conseguir um equipamento, ter dinheiro para comprar coisas, upar char... Lembrei agora que o Lord_Novice da Pocket Heroes tinha numa ocasião feito todos os aprendizes fazerem a quest de Kiel Hyre e vender as OCAs que ganhavam (naquela época OCA valia uma grana). Com esses fundos, o pessoal comprava coisas no jogo pros seus personagens.

Achei isso legal de fazer. No meu entender, enturma o pessoal.

 

- Nightstalker tinha postado a muito tempo aqui sobre o antigo clã dele e comentou que por influência do clã, algumas pessoas começaram a escrever corretamente, coisas que não faziam antes. Acho que nesse caso, como líder talvez tu tenha que tentar melhorar aquela pessoa em algum aspecto. Não sei, se tu achar muito complicado pode deixar essa dica de lado.

 

- Tinha um exemplo que veio da Gatleoa, do clã Revenge. Ela organizava grupos para locais não usuais e ia upar com eles. ( ir pro Lago do Abismo e upar nos Dragões usando Eske de Espiritualista, enquanto um bate com Rondel? SIM! ) Quer dizer, fazer as pessoas conhecerem o jogo, se familiarizarem com ele. Expandir horizontes, sabe? Tem muitas coisas para se fazer no Ragnarok e locais para conhecer, tem gente que não conhece nada direito do jogo e já quita.

 

- Um dia, o líder do meu antigo clã pegou algumas pessoas em particular e deu a sugestão de nos juntarmos e ajudarmos os membros do clã que não tinham muito dinheiro a comprar equips mais ou menos. Isso tem mais ou menos a ver com a primeira dica, de melhorar os personagens dentro do jogo. Não sei a viabilidade de fazer isso hoje em dia, mas deixo o registro. Particularmente, eu gostei de fazer isso.

 

É isso, até mais!

Aceita um pedaço de bolo? /cake

Link para o comentário
Share on other sites

Depende o objetivo do cla, a sua idade, entre outras coisas extra jogo.

 

Antigamente era ''chatinho'' ser lider de guild competitiva com foco em woe, hoje em dia eh tranquilo.

 

Mas o principal: ter vivencia de vida ajuda muito, saber lidar com as pessoas, etc.

 

Quase impossivel uma pessoa de 13 anos, por exemplo, ter uma guild de sucesso.

 

Tem que se conectar com as pessoas, ter uma ''diretoria'' ajuda MUITO.

 

Mas saiba que NUNCA voce vai ser lider sozinho de uma guild de sucesso, se isso chegar a acontecer ela vai ir pro fracasso rapidinho.

@asgard futuramente @freya

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...