Ir para conteúdo

Universidades Particulares valem a pena?poste seu relato!


Lopesx

Posts Recomendados

Estou com uma grande dúvida,e tenho 1 mês para decidir entre umas dessas 3 universidades:Estácio,Lasalle ou Anhanguera....

 

Curso=Engenharia Civil

 

Criei esse tópico,pois achei interessante ler alguns relatos dos usuários que cursem faculdades particulares!...se for alguma dessas 3 melhor ainda!

 

1:Vale a pena fazer faculdade particular?

 

2:Qual das 3 faculdades é a melhor?

 

3:Posso sujar meu currículo entrando em alguma delas?

 

4:as empresas atualmente,tem preconceito em relação a universidades particulares?

 

Galeeraa..preciso da ajuda de vocês! o/o/

 

Obs:O curso de engenharia Civil no Lasalle é "Novo"..isso tem algum perigo?

Editado por Lopesx
Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 weeks later...

1- Se você tiver $condições$ e não puder passar numa pública (dependendo do curso, às vezes a privada é melhor), vale a pena sim.

2- Sou de São Paulo, então só conheço a Anhanguera. Não é boa, mas tem um monte de gente estudando lá feliz.

3 e 4- Depende da empresa, mas geralmente não faz diferença no futuro. Óbvio que o cara que fez jornalismo na FAAP ou na Cásper Libero tem um diferencial nos primeiros empregos (até porque ele pagou muita grana pra isso), mas o empregador vai se focar muito mais em você do que em sua faculdade. Se você correr atrás de aprender e estagiar, não terá problemas.

 

Sobre cursos novos: o perigo é que não tem como saber se é bom, eu não recomendo muito.

Link para o comentário
Share on other sites

Não e não, todas essas particulares de baixo nível são ruins, a preferência é fazer pública, e particular no máximo Mackenzie ou Puc que são boas e que geralmente não aceitam qualquer um, mesmo essas particulares tem vesbiulares difíceis, eu to no segundo ano de pré-vestibular, e nem consigo me enxergar fazendo particular, é por orgulho, eu quero pública '-'

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Olá, pimpolho!

 

Sou de universidade pública, então não posso dizer muito sobre isso. Meu único conselho válido é pesquisar sobre seu curso e descobrir quais são as universidades em que este recebe as melhores notas do MEC/Enade. O Guia do Estudante Abril é meio que default nessas questões, então dê uma olhada (creio que há versão online), eventualmente universidades particulares figuram entre os melhores avaliados.

 

O bom da universidade pública é que, geralmente, os professores tem excelente formação e há uma melhor estrutura de pesquisa (leia-se bibliotecas, laboratórios, bolsas e centros de pesquisa). Acima de tudo, IT'S FREE. Não que uma universidade privada irá "sujar" seu currículo, mas em geral formandos de locais públicos recebem prioridade em empresas. Se bem que isso depende da área de atuação no mercado :v

 

Sim, curso novo é um perigo. Basicamente porque não houve tempo para ele ser avaliado direito pelas instituições de pesquisa e alunos. Não vá arranjar sarna pra se coçar.

 

Meu conselho inválido (que sequer foi requisitado, veja só) é: encontre um curso pré-vestibular (nem precisa ser dos caros, o cursinho da Poli, por exemplo, é porreta e tem preços justos), passe um ano estudando como um maluco e tente as públicas. Vale mais a pena financeiramente, pois irá pagar um ano de cursinho ao invés de 5 anos de mensalidade, é bom para sua formação e para seu futuro. Isso claro, se for possível para você fazê-lo.

 

Boa sorte \o

Editado por Boko

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Vou contribuir um pouco com minha experiência.

 

Não sou de SP, formei em Direito por faculdade particular aqui do meu Estado no meio do ano passado, e antes de me formar já tinha conseguido passar na OAB (isso no 9º período). E depois passei em um concurso pra analista processual do Ministério Público e agora estou indo pros estudos rumo a Advocacia Geral da União, concurso o qual almejo aprovação entre 2015-2016. Tem muita gente que veio de faculdade pública boa que ainda não conseguiu algumas dessas coisas, e isso eu conheço de perto.

 

Minha faculdade não é de grife nem nada, foi um curso pobre mesmo, admito, muitas vezes levado nas "coxas" conforme minha mãe diz. Mas isso não foi em nenhum momento empecilho para alcançar as metas até agora traçadas. Faculdade é 30% instituição e 70% aluno.

 

Então eu posso aqui dizer que se você optar por uma faculdade privada, o que vai contar mesmo é sua preparação ao longo desses 5 anos e a experiência de trabalho/estágios/intercâmbio que você vai adquirir antes de pegar o canudo. Imagina você com um estágio de 2 anos na Camargo Correia e outros dois anos na Vale do Rio Doce, ou alguma outra grande empresa da área de construção civil com um intercâmbio em outro estado do Brasil mesmo, nem precisa ser internacional. Com certeza, essa experiência valerá mais na hora de conseguir um bom emprego do que a instituição do qual você veio.

 

Com relação ao curso novo, eu aconselho você ir ver as instalações e o corpo docente. Mas não é recomendável, mesmo sendo uma privada, vá para um curso que já está a mais tempo, converse com pessoas formadas nessas instituições, se puder. E dá uma olhada nas notas do ENADE dos cursos, vendo sua qualificação.

Kinha~ - Feiticeira 150/50 @Thor

Nut Cookies ~ - Feiticeiro 149/50 @Odin

Link para o comentário
Share on other sites

Terminei Direito em uma particular, e achei péssima. A unica pública da minha cidade tambem não é lá essas coisas. Como dito antes, existem boas e ruins em ambas as categorias, resta pesquisaar sobre as que você quer.

 

Quanto às empresas, geralmente se importam mais com o trabalho do que com a faculdade feita, mas claro que podem haver exceções. O caminho que você trilhar DURANTE a faculdade (notas, estágios, etc) costumam ser mais importantes.

Link para o comentário
Share on other sites

Bem, depende e depende.

 

1- Vou falar de duas situações. Primeiro, palavras do meu professor de Calculo, o Prof.Dr.Rafael, em nivel empresarial, de inicio o diploma de uma faculdade publica faz diferenca SIM. Mas é aquilo, se você provar competencia, depois disso se iguala com o nivel do profissional de ensino publico. Mas obviamente depende do seu empenho. A industria está preocupada em absorver profissionais bons, independente da onde venham.

 

Agora, existem particulares e particulares.

A segunda situação que irei citar é minha experiencia como Monitor. Sou monitor de Quimica Geral I da UFRJ, e essa disciplina é oferecida aos primeiros periodos dos cursos de Química, Farmácia, Biologia e Engenharia. Então eu tenho contato com todos os recem ingressantes na faculdade. E é algo que eu ja percebi: quem veio de transferencia, ou entrou na faculdade e ja havia cursado, de uma faculdade particular (e olha, digo mais, até de algumas federais...) tem GRANDES dificuldades. A cobrança na federal é em um nivel ~stressantemente~ maior do que o de uma particular. Esse semestre tive um aluno da Farmácia (area de quimica ainda -Q) vindo da Estácio. O garoto ficou de prova final em Química Geral, e ele ja havia cursado até o 3º semestre na particular.

 

Então bem, há diferenças sim, e digo por experiencia: grotescas. Quanto ao mercado de trabalho, isso depende muito de você. Só que a formação, ao meu ver, sai mais ampla e rigida em uma publica.

 

Em áreas em crescimento o mercado tende a contratar a maioria dos profissionais, ainda mais quando se estão em falta. Mas em áreas mais "confortaveis" a preferencia por alunos da publica é maior. O presidente do CRQ-Rio (Conselho Regional de Quimica) veio a uma palestra aqui e falou algo sobre uma empresa grande de engenharia do Rio, e disse a posição da empresa é clara:

 

"Eles primeiramente contratam os alunos da Federal, pois tem certeza que eles são bem formados. Quando não, eles contratam os alunos da *particular aqui* pois são os segundos na sequência. Eles tem preferencia pela Federal (UFRJ no caso) pela certeza de serem bem formados. Certeza que nem toda particular garante."

 

 

2- Depende do curso, da estrutura...tente ouvir alunos de ambas as instituicoes. E procure as avaliações do curso tambem :3

 

3- "Sujar" não. Mas talvez tenha um pouco de "preconceito" no inicio. Mas nada que você não possa desmestificar :)

 

Quanto ao "OBS". Sim, tem problema. Pode chegar voce a se formar e não receber o diploma porque o MEC não reconhece o curso. E eles só dão essa avaliação quando a primeira turma for formar. Então é um risco...

Mesmo que formado, um curso novo, normalmente peca em algumas coisas como infra-estrutura e falta de professores em algumas disciplinas.

tumblr_n2nk2eqArN1qcdqg7o4_r1_500.gif
Link para o comentário
Share on other sites

1. Eu diria que vale a pena sim.

2. Essa eu não sei dizer. D:

3. Sujar seu currículo você nunca vai sujar. Formações só adicionam, não removem nada. Agora se você fala de ser discriminado por ter estudado em alguma delas eu diria que talvez, porque infelizmente algumas empresas mais conservadoras ainda fazem isso.

4. Como disse, só as mais conservadoras, e depende muito do curso, exemplo: Curso de Medicina é um curso tradicional, logo as empresas muitas vezes preferem pegar as pessoas que cursaram em Universidades tradicionais, e na maioria das vezes são as públicas. Diferentemente de um curso mais recente como Ciência da Computação, onde a maioria das empresas não quer saber tanto do seu curso superior, mas sim de seus conhecimentos específicos.

 

Enfim, eu diria que as Universidades Públicas são mais recomendadas somente porque alguns cursos sofrem desse 'preconceito' por serem tradicionais. As únicas coisas boas que eu vejo em Universidades Públicas é o incentivo para a iniciação científica, que na maioria das particulares, é pobre, e claro porque são gratuitas. Fora isso eu acho que tanto faz. Professores são bons de fato, mas a maioria dos professores das particulares coincidentemente têm a mesma formação que os das públicas, as vezes só não passaram no concurso ou algo assim. E ainda digo mais, as vezes essa demasiada cobrança e dificuldade que muita gente sente em Universidades Públicas se dá porque o professor ensina totalmente sem vontade/paciência porque ele é obrigado a ensinar para que possa continuar sendo pesquisador daquela universidade. Enfim, acho retrógrado o pensamento de idolatrar as pessoas formadas em Universidades Públicas, acho que o que importa mesmo é o indivíduo e não tanto a instituição.

[sIGPIC][/sIGPIC]<br>Finding you was like wishing for rain as I stand in the desert.<br> { Inspired in

JessxFlyller | Illustration (Icon & Sign) by Rusky Boz | Sign by Heru }

Link para o comentário
Share on other sites

1:Vale a pena fazer faculdade particular?

Olá Lopes, sou formado em uma universidade pública e atualmente curso em universidade particular, ambas na área de exatas(Engenharia de software e ciências da computação), posso citar que sim, vale a pena, ora pelo conteúdo informado que é, em alguns casos, de melhor qualidade, ora pela praticidade encontrada quer seja na manipulação dos horários, convocação de palestrantes entre outras N convenções pertinentes.

 

2:Qual das 3 faculdades é a melhor?

Destas 3 universidades citadas, possuo um conhecimento a respeito apenas da Anhanguera, posso afirmar que ela possui qualidade para cursos de humanas e exatas.

 

3:Posso sujar meu currículo entrando em alguma delas?

Sujar com conhecimento?! Não se "suja" currículo com conhecimento, constrói-se um currículo "sujo" quando não se tem aproveitamento naquilo que faz, ou quando não é, ou busca ser, o melhor no que for realizar, mas conhecimento jamais irá "estragar" um currículo, quer seja da área que for.

 

4:as empresas atualmente,tem preconceito em relação a universidades particulares?

Na minha área não vi distinção quanto "fez nesta universidade X, fez nesta universidade Y" todos os contratados são baseados em seu conhecimento e na eficiência, praticidade e sobretudo qualidade do que faz, sendo assim a resposta é não!

Editado por MBrauna|R|
Link para o comentário
Share on other sites

Não e não, todas essas particulares de baixo nível são ruins, a preferência é fazer pública, e particular no máximo Mackenzie ou Puc que são boas e que geralmente não aceitam qualquer um, mesmo essas particulares tem vesbiulares difíceis, eu to no segundo ano de pré-vestibular, e nem consigo me enxergar fazendo particular, é por orgulho, eu quero pública '-'

 

Taí uma coisa que eu vejo cada vez mais, que, independente do curso e da faculdade, públicas vão ser sempre melhores.

@Lopesx

 

Como já falaram, não tem isso de só porque é particular vai ser ruim, ou pública vai ser boa. Cada faculdade tem aqueles cursos que ela é extremamente boa, assim como tem os pessimamente ruins. O que você pode ver é a lista no MEC, se não estou errada, das melhores faculdades do curso que você pretende seguir, listando as públicas e particulares.

 

Te dizer que nenhuma faculdade é 100%, ou seja, é boa e qualificada em todos os seus cursos. Ela pode apenas ter fama. Como é o caso das públicas.

 

Uma coisa que as públicas são boas é grande o incentivo às iniciações científicas. Mas você tem que estar atento não se vão ter preconceito por você ter feito uma particular, ou se vão te contratar sem olhar o seu currículo só porque veio de pública. Primeiro tem que ver as instalações e a preparação em relação ao seu curso.

 

Ele é bom, é completo?

Será que você não vai ter defasagem se precisar usar um computador, uma parte prática, ou qualquer que seja uma parte extra da teórica do seu curso?

Você vai ter como se aprofundar no seu curso mesmo fora da faculdade por causa de bibliografia indicada pelos professores?

Os professores, além de dar aulas normais, eles preparam para o mercado de trabalho?

Os professores são bem preparados?

 

E por preparados entende-se, bem estudados e formados, que dominem e entendam bem do assunto. Eu sei que por estar fora da faculdade fica bastante difícil de saber dessas paradas, mas sempre há uma maneira de descobrir. E aqui, a pública se sobressai um pouco. Faculdades são consideradas as melhores do mundo por causa dos artigos que são publicados dos estudos e, geralmente, os professores de públicas continuam estudando enquanto dão aulas, publicam vários artigos, estudos, fazem pós enquanto dão aula, etc.

 

Escolher faculdade é uma tarefa árdua de pesquisas e pesquisas se você quer acertar bem aquilo que quer fazer. Então o que eu recomendo mesmo é pesquisar as faculdades mais renomadas do curso que você quer fazer. Não importa os outros cursos dela, importa o seu. Ela precisa ser extremamente boa - não é boa, é extremamente - com o seu curso, porque por mais que no futuro o que vai ser avaliado é a sua capacidade no trabalho, ela vai vir do que você aprender na faculdade.

 

De resto, Kinha~* sintetizou perfeitamente e tenho que dizer que concordo com o que foi dito. Você também vai precisar se esforçar bastante independente da faculdade que escolher porque é você que faz o seu curso e seus estudos.

 

 

 

A cobrança na federal é em um nivel ~stressantemente~ maior do que o de uma particular.

 

Isso que depende do curso. Nas áreas de exatas até pode ser porque né, são as áreas mais investidas hoje em dia e as levadas a sério. Mas em humanas é festa all the time. Inclusive dependendo do curso a média não é nem 7 é 5, o que eu já acho um absurdo.

 

 

 

Ah é!

Uma coisa que também deve ser levada em consideração: pesquise se sua faculdade é séria e em dia (no caso de particulares) senão pode ser igual a que teve aqui no RJ que tava cheio de dívidas e faliu e deixou os alunos na mão com matrículas e tudo mais. Nas públicas a falta de seriedade acontece todos os anos quando o povo entra em greve. Eles adoram uma greve pra ferrar os alunos e não estou falando só dos professores que demoram a entrar, mas quando entram, também...

Editado por heru ~

[sIGPIC][/sIGPIC]<br>

O melhor lugar do mundo é dentro do seu abraço.<br> Kawaiiness @ Asgard

Link para o comentário
Share on other sites

Bem, como eu faço uma Engenharia (é o que se aproxima do seu caso) em uma faculdade particular aqui de Curitiba, eu vou dizer a minha visão sobre isso.

 

Eu curso Eng. da Computação na Universidade Positivo. Ela não é famosa fora de Curitiba, mas aqui ela está pau a pau com a PUC-PR nos cursos de Engenharia. Então ela é SIM uma faculdade muito forte no meu curso, fica difícil comparar com as faculdades menores, digamos assim, ainda mais por que eu não conheço essas que você citou, mas bora tentar.

 

Vantagens de uma faculdade privada?

 

Todas as aulas acontecem em apenas um período. Seja ele manhã, tarde ou noite. Por que isso é uma vantagem? Muito mais fácil para você achar um estágio. Muita gente que eu conheço, que cursa aqui na UFPR, reclama muito de não poder estagiar por simplesmente não ter como, pois o horário das aulas é totalmente aleatório. E estágio ajuda MUITO. Acredite. Primeiro que existem muitas empresas que não fazem questão do estagiário saber de tudo, afinal, o estágio não está muito longe de uma "aula prática", não?

 

Vantagens de uma faculdade pública?

 

Você não paga. Uma puta de uma vantagem. E, como todos disseram, o que diferencia é o fato do aluno ficar mais por conta dele mesmo em todas as matérias, o que não é frequente nas faculdades privadas. Se você se dedicar, você vai sair de lá um excelente profissional sem ter tirado um centavo do bolso.

 

Mas essa história do "se vira" acontece nas privadas sim. Eu tenho que estudar por conta em duas matérias minhas, Eletrônica e Programação, que são simplesmente as mais difíceis do meu ano. Entretanto, nas outras eu sinto menos necessidade de fazer isso.

 

Porém, isso não signifique que os alunos das faculdades públicas sejam mais bem preparados que os das faculdades privadas. Não tem como generalizar. Cada aluno é um caso, você que tem que saber o que você quer para o futuro da sua carreira profissional.

 

Em toda faculdade (pública ou privada) e em todo curso vai ter aquela pessoa que se dedica 100%, vai atrás, estuda, corre, tira dúvida com os professores, faz projetos a parte e etc e vai ter aquela pessoa vagal que não quer nada com nada.

 

Uma faculdade privada é (quase) sempre mais bonita, mais equipada, mais organizada e etc, mas é mais fácil de perder o foco (já que a cobrança é menor). Em uma pública você não paga, existe uma cobrança maior para que você aprenda de verdade, mas também há greves, muitas vezes os laboratórios são precários e professores cancelam a aula minutos antes da mesma.

 

No final das contas, tudo cai em cima do que você está disposto a fazer, afinal, não existe faculdade que passe o conhecimento para o seu cérebro por um buraquinho USB imaginário na sua cabeça.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

E cara, além disso tudo que todo mundo falou, não importa o curso que você fizer, se é na melhor faculdade ou pior faculdade: corra atrás de outras coisas. Procure cursos de férias, estágio, encontre algo que te interesse na área que você está estudando etc. Pelo menos no meu caso, a faculdade deu um base absurdamente limitada. Limitada ao ponto de eu achar que a única coisa que valeu a pena foi ter uma graduação (porque a gente vive num mundo que acha que isso serve pra alguma coisa, mas não serve pra nada), o que eu consegui fora da faculdade foi muito mais rico e moldei tudo exatamente do jeito que eu queria (algo impossível com as burocracias acadêmicas).

 

Mas eu sou de humanas, né. Pra vocês dos números deve ser diferente.

Link para o comentário
Share on other sites

E cara, além disso tudo que todo mundo falou, não importa o curso que você fizer, se é na melhor faculdade ou pior faculdade: corra atrás de outras coisas. Procure cursos de férias, estágio, encontre algo que te interesse na área que você está estudando etc. Pelo menos no meu caso, a faculdade deu um base absurdamente limitada. Limitada ao ponto de eu achar que a única coisa que valeu a pena foi ter uma graduação (porque a gente vive num mundo que acha que isso serve pra alguma coisa, mas não serve pra nada), o que eu consegui fora da faculdade foi muito mais rico e moldei tudo exatamente do jeito que eu queria (algo impossível com as burocracias acadêmicas).

 

Mas eu sou de humanas, né. Pra vocês dos números deve ser diferente.

Mais uma vez, depende de onde você estuda. Onde estudo de fato as disciplinas optativas são ridiculamente restritas para os cursos de exatas, o que é MUITO irritante. Quero cursar matérias relacionadas a história e arte, mas não vou ganhar créditos/horas de aula por isso. Resta-me assistir como ouvinte.

 

Aliás, ao autor do tópico, antes de escolher onde vai estudar é importante dar uma boa olhada na grade curricular do curso em cada uma das faculdades. Por vezes há diferenças gritantes.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...