Ir para conteúdo

O bRO não está em crise


Citizen

Posts Recomendados

A disparidade ne

10k da moeda japonesa e tipo lamche de 5 reais , + 5 reais valeria tipo 15k da moeda deles

Ou koreanos da gravit so ñ gostam dos clientes ñ koreanos mesmo , so ñ devemos ganhar dos que conseguiram + autonomia , pq os koreanos certesa tem algo de "meu jogo" mesmo os caras comprando deles direitos e o casete

Editado por Danilo Illia
Link para o comentário
Share on other sites

20 horas atrás, Matę™ disse:

O Rufio já respondeu em mais de uma vez que não há interesse da equipe brasileira em mostrar isso.

Mas se realmente for assim, não faz o menor sentido!
Divulgar o número de players online é umas das melhores táticas que os adms de jogos online fazem á anos!
Por que não divulgar um número que é bom e com isso incentivar mais pessoas a jogar?

Link para o comentário
Share on other sites

15 horas atrás, Citizen disse:

Não precisa se preocupar não, Vanargand! Discutir é bom. O ruim é brigar por coisa tola. É bom as pessoas discordarem!

Meu objetivo não foi desmerecer as reclamções sobre nerfs. Eu concordo com as reclamações. Acho que o DasheKD se exaltava demais nas reclamações dele, mas eu sempre concordei com o cerne das reclamações dele. A gente tem que reclamar de nerf, sim!

Mas o documento mostra que a arrecadação aumentou. Isso é um fato. Se incomoda, que bom! É bom a gente ficar incomodado! Com todos esses nerfs, com tanta gente falando que a qualidade do jogo está diminuindo, o esperado era a arrecadação diminuir. Mas aumentou. E tendo em vista que em todos os outros servidores, a arrecadação acompanha o número de jogadores, podemos concluir que o número de jogadores do bRO aumentou com relação ao ano passado. Trazer esse tipo de informação enriquece o debate. Se não, a gente fica preso apenas no achismo.

Talvez eu tenha te entendido errado, mas eu não entendi o que tem de tóxico no meu post.

Se o bRO tivesse tido uma queda, o meu post seria: O bRO está em queda financeira. E minha especulação seria: os nerfs e falta de formas de farmar zeny são os responsáveis.

Primeiramente agradeço a camaradagem em fingir que meu post não foi ranzinza!! E é claro que é apenas natural existirem as mais diferentes opiniões e visões de mundo, e que é bom haver discussões. "Quando uma vida encontra outra, algo novo nasce."

Bom e, claramente, como deu pra perceber, eu não havia lido seu outro post quando digitei aquele.

Quero também, logo de cara, pular a "ordem" e afirmar que eu não chamei e não acho que seu post tenha sido tóxico, talvez eu que tenha me expressado mal.

Resumidamente, quis dizer que algumas partes do tópico remeteram à outras coisas também sem sentido (como o papo de criticismo x toxicidade), como trazer números pras discussões que não tem nada a ver. Pelos motivos citados, acabou remetendo a algo que tem sido outra besteira sem sentido comum de fora.

É claro que é enriquecedor saber a arrecadação e tudo mais. Um dos meus pontos é que estamos muito longe de poder dizer que foi ou que deixou de ser por isso ou por aquilo. Ou que isso ou aquilo não influenciaram. Por isso, eu acabei citando o outro tópico. 

Dando alguns exemplos, em relação à resposta pro Squirt, mesmo a arrecadação tendo aumentado, obviamente não dá pra dizer que a staff não faria mais dinheiro se não fossem os nerfs. Bem como essa arrecadação não ironicamente não significa necessariamente que não estejam não sendo inteligentes. Bom, acho que não tem como dizer que não sabem como fazer dinheiro. O problema é que, levando desse modo, acho que quase qualquer um saberia. E os dados não implicam necessariamente que estão arrecadando bem. Principalmente se tratando do clássico, e do bRO, e sem sabermos despesas, dívidas, projeções e expectativas, ignorando potencial, e por aí vai. 

Quando você fala da arrecadação do iRO, diz que tem vários motivos. Eu concordo que podem ser razões para. Mas, do jeito que você coloca, fica como uma certeza a qual não temos. Foi a Gravity que especulou no relatório? Foi uma dúvida que tinha surgido.

"Se o aumento do iRO foi devido a reformulação no esquema de updates, então como o bRO teve aumento com o "esquema de update antigo"?" Essa seria uma pergunta bem idi ota, mas é apenas um exemplo pra lembrar do que foi falado. Obviamente nem mesmo a Gravity, com todos os seus dados, afirma qualquer coisa, eles apenas especulam. O que nós podemos fazer é especular em menor medida. 

 

Sobre o outro ponto, com o estado geral das coisas, pra quem quer ver o jogo melhorar, e considera que as empresas envolvidas são empresas ruins (também dum ponto de vista técnico, empresas não inteligentes), talvez fosse preocupante e, logo, correto, ficar, também, incomodado de alguma forma. Apesar de que eu, pessoalmente, não me sinto incomodado. Me sinto aliviado. 

É claro, é um misto de emoções, e tem muita coisa envolvida. São situações e situações. Por exemplo, vamos supor, se as coisas estivessem ainda pior. Um ano todo sem atualizações. Principalmente considerando o que penso da Gravity, e ainda mais o que considero que a Gravity pensa do nosso servidor, se, nesse cenário hipotético, tivesse tido um aumento estrondoso, aí, dentre outras emoções, eu imagino que provavelmente também me sentiria incomodado. 

Mas enfim, foi apenas de estabilidade. Sendo que eu nem acredito que seja realmente de estabilidade, porque arrecadação é só um dos pontos, já que nem lucro é. E, no grande esquema das coisas, o cenário muito provavelmente continua sendo o de declínio. E, na minha opinião, isso sendo minoritariamente uma causa de envelhecimento. 

Bem como tive a sensação de tristeza em quedas. Não que tenha implicado isso, mas não dá pra se sentir alegre. "No fim do dia", com o pior acontecendo, não fará diferença nenhuma aos coreanos, muito menos fará mínima diferença a membros da staff que tomaram ou que tomam decisões ruins, muitos dos quais provavelmente nem jogam mais ou simplesmente não gostem tanto quanto. No final, eles seguem o rumo da vida deles, e somos nós jogadores que continuamos aqui.

15 horas atrás, Citizen disse:

Com todos esses nerfs, com tanta gente falando que a qualidade do jogo está diminuindo, o esperado era a arrecadação diminuir. Mas aumentou.

Isso é um pouco sobre várias das coisas que eu falei. Teria muita coisa pra comentar sobre. Primeiro que estamos falando de apenas um ano, um período relativamente curto. Jogadores podem ir e vir em ondas. Um jogo em declínio ainda vive de altos e baixos. Só pra citar algumas das coisas. E a verdade é que eu, por exemplo, não esperava nada pra esse ano em específico, porque não estive perto o suficiente pra bolar nenhum tipo de palpite. Dentre as coisas boas e ruins que tivemos, considerando muito mais do que nerfs, talvez isso pudesse ser esperado (e não desejado) por mim, talvez também por você, mas a verdade é que ainda não acho que dê pra usar uma coisa como resposta para a outra. A qualidade do jogo estar diminuindo também nem significa que a qualidade do servidor brasileiro tenha diminuído nesse período.

Também poderiam constatar o óbvio, de que qualidade não tem relação direta com popularidade (até sem sentido trazer essa discussão, já que nem popular de fato o jogo é mais, mas, claro, isso tratando de popularidade em significado). Na verdade, como vemos ao redor, a maioria das coisas populares são ruins, de baixa qualidade. Da mesma forma, isso também não significa que qualidade não possa influenciar em popularidade. Ou poderiam trazer o argumento de que se o jogador gosta do jogo, o deve querer melhor, mas, em certo ponto, nesse aspecto, números não fazem sentido. É claro, pro mais investido, isso pode significar alguma coisa, mas ainda como fatores extras. 

Da mesma forma, não tem como dizer o impacto dos nerfs, nem resumir a isso. Entre outras coisas que poderiam ser comentadas.

15 horas atrás, Citizen disse:

É apenas uma média. É como se fosse um "renda per capita". Só curiosidade mesmo.

Dado que não temos nem mesmo um dado concreto sobre o número de jogadores, aqui é um grande tiro no escuro, algo que alguém que tenha informações de dentro certamente pode achar graça, mas, de início, eu acho muito difícil, e não consigo acreditar, que aquela seja a média gasta. Principalmente se tratando do bRO, onde eu realmente tenho a crendice de que o jogador médio ainda gaste muito pouco, sendo que ainda acredito também que essa deve ser uma tendência recente, devido a um maior aumento no declínio no número de jogadores. Porque, considerando do lançamento do jogo até uns bons anos atrás, eu ainda acho que o jogador médio do bRO não gastasse mesmo é quase que o equivalente à nada anualmente (obviamente entendo que o gasto do jogador médio e o gasto médio por jogador são coisas diferentes, mas enfim). Então, assim, pelos números, eu já fico tão surpreso quanto, e desconfiado. Muito difícil acreditar que o jogador gaste em média R$ 3.000,00. Pra mim, só seria fácil de acreditar se tivéssemos uns whales muito hypados, o que há tempos acredito não ser mais o caso pro jogo.

Mas o que eu não entendi mesmo é que a renda per capita seria dividir a renda nacional pelo número de habitantes. Ali você apenas supôs o número mensal de jogadores, ok. E dividiu a arrecadação fiscal anual pelo número de jogadores nesse período. O que não estou entendendo é como você chegaria nesse número de jogadores "anuais", sendo que um jogador que joga em um mês pode não jogar em outro. Mas outro, que não jogou no anterior, tomar o seu lugar. Isso não inflou os números?

 

 

Editado por Vanargand
Link para o comentário
Share on other sites

Vanargand, eu acho que você está caçando pelo em casca de ovo.

4 horas atrás, Vanargand disse:

obviamente não dá pra dizer que a staff não faria mais dinheiro se não fossem os nerfs.

Sim, eu concordo. Mas o que eu afirmei foi que "apesar" dos nerfs, teve aumento da arrecadação.

4 horas atrás, Vanargand disse:

E os dados não implicam necessariamente que estão arrecadando bem. Principalmente se tratando do clássico, e do bRO, e sem sabermos despesas, dívidas, projeções e expectativas, ignorando potencial, e por aí vai.

Não especulei no post sobre os lucros que o Rangarok dá, pois é impossível com os dados fornecidos. Mas temos um dado, que é a arrecadação. Se esse número aumenta, é um indicativo de que as coisas estão indo bem. Se esse número diminui, é um indicativo de que as coisas estão indo mal. "Indicativo" e não "certeza".

4 horas atrás, Vanargand disse:

Quando você fala da arrecadação do iRO, diz que tem vários motivos. Eu concordo que podem ser razões para. Mas, do jeito que você coloca, fica como uma certeza a qual não temos. Foi a Gravity que especulou no relatório? Foi uma dúvida que tinha surgido.

Uai, o que tem de confuso no que eu escrevi. Vou colar aqui o que eu escrevi: "Caso vocês olhem a tabela de jogadores, verão um aumento constante no número de jogadores no iRO desde do Q3 de 2022 (média de 1,110). Tem vários motivos para isso, incluindo não apenas a reformulação no esquema de updates deles, tal como a possível caça aos servidores privates, mas o documento não trata desses assuntos." - Eu acho que deixei claro que "o documento não trata desses assuntos". Está vendo porque estou dizendo que você está caçando pelo em casca de ovo?

Enfim, você faz vários outros comentários, mas sinto que você pende ao ceticismo. E contra um cético, nunca dá pra ganhar o debate. O cético sempre vence. De fato, se a gente apertar e apertar, o que sobra é mera especulação. A ciência econômica é uma ciência humana e não exata. A Gravity tem muito mais dados, mas mesmo ela não tem todos os dados relevantes para o negócio dela. Certas coisas, nem dá pra botar em dados, tais como a qualidade do jogo aumentar ou diminuir. Sempre tem um milhão de fatores. Se alguma empresa lançar um jogo parecido com o Ragnarok, porém melhor, pode ser que caia o número de jogadores do bRO. É possível até mesmo que o poder financeiro do brasileiro tenha diminuido, e então mais pessoas pararam de comprar jogos novos na Steam ou Playstation, e tenham se voltado para jogos antigos e gratuitos, o que levaria a um possivel aumento na arrecadação. Enfim, o ceticismo sempre ganha.

Vou dar um exemplo da sua postura cética:

5 horas atrás, Vanargand disse:

Dado que não temos nem mesmo um dado concreto sobre o número de jogadores, aqui é um grande tiro no escuro, algo que alguém que tenha informações de dentro certamente pode achar graça, mas, de início, eu acho muito difícil, e não consigo acreditar, que aquela seja a média gasta. Principalmente se tratando do bRO, onde eu realmente tenho a crendice de que o jogador médio ainda gaste muito pouco, sendo que ainda acredito também que essa deve ser uma tendência recente, devido a um maior aumento no declínio no número de jogadores. Porque, considerando do lançamento do jogo até uns bons anos atrás, eu ainda acho que o jogador médio do bRO não gastasse mesmo é quase que o equivalente à nada anualmente (obviamente entendo que o gasto do jogador médio e o gasto médio por jogador são coisas diferentes, mas enfim). Então, assim, pelos números, eu já fico tão surpreso quanto, e desconfiado. Muito difícil acreditar que o jogador gaste em média R$ 3.000,00. Pra mim, só seria fácil de acreditar se tivéssemos uns whales muito hypados, o que há tempos acredito não ser mais o caso pro jogo.

Mas o que eu não entendi mesmo é que a renda per capita seria dividir a renda nacional pelo número de habitantes. Ali você apenas supôs o número mensal de jogadores, ok. E dividiu a arrecadação fiscal anual pelo número de jogadores nesse período. O que não estou entendendo é como você chegaria nesse número de jogadores "anuais", sendo que um jogador que joga em um mês pode não jogar em outro. Mas outro, que não jogou no anterior, tomar o seu lugar. Isso não inflou os números?

Sim, não temos o dado concreto do número de jogadores. E por isso mesmo eu deixei bem claro que estava especulando. A especulação mais segura (uma indução forte) é que o número de jogadores do bRO tenha aumentado. O único dado que temos é o "average concurrent users" e "pick concurrent users". Mas então, por quê a Gravity usa esse números? Como você disse, o número de acesso únicos seria um indicativo melhor de quantas pessoas jogaram o jogo. Mas esse número não seria útil para analisar o jogo, pois, como a Gravity diz: "We believe that the number of users as measured by PCU or ACU (i) is a measure of our active user base and (ii) is correlated with revenues, as revenues from an online game depende on the number of users as well as time spent playing the game".

Okay, então pra quê especular o gasto dos jogadores do bRO naquele meu último parágrafo? Pois, mesmo especulando, dá uma ideia do quanto as pessoas gastam com o jogo. Quanto que nós gastamos. Quando falamos "a Gravity arrecadou 1,7 milhão" isso é meio abstrato. Quando especulamos quantos jogadores gastaram com o jogo (e como lastro, usamos como base o número médio de jogadores online ao mesmo tempo), isso torna o gasto mais real. Por isso mesmo que minha última sentença naquele parágrafo é "Mesmo que tenha gente que gaste R$15 mil por ano, ainda assim, precisaria de mais de 600 pessoas gastando esse valor para alcançar os 9,5 milhões de reais." Veja como deixo extremamente nítido que nem especulação é; é apenas uma possível medida pra gente ter noção do quanto a gente gasta com o jogo. Quando especulo sobre o gasto médio dos jogadores, é uma provocação mesmo. "Média" não significa o mais comum. O jogador "médio" não gasta em torno da "média". Jogos free-to-play geralmente dependem das whales, as baleias, que gastam muito com o jogo. O lucro que a empresa faz com o bRO não revelaria o quanto a gente gasta. É bem mais interessante (pelo menos pra mim) saber o valor total arrecadado, pois esse é o valor que a gente depositou na conta deles.

 

No geral, eu sinto que você está bem cético com relação ao uso desses dados. E por cético, digo no sentido filosófico, ou seja, não afirma e nem nega a verdade de coisa alguma. Acho que você vai se sentir ainda mais incomodado com o meu próximo post sobre este assunto, pois vou especular ainda mais! O divertido é justamente especular com base nos dados! Cabe ao autor deixar claro o que é dado e o que é especulação; coisa que fiz, você que tá caçando pelo em casca de ovo.

Link para o comentário
Share on other sites

Não acho que estou procurando pelo em ovo. Você está quase chegando no ponto que estou dizendo, mas não sei se não entendeu ou só não concorda. A verdade é que não precisa nem de textão, é só uma forma mais educada de dizer. Eu espero e acredito que não vá achar ruim, peguemos então o meu tópico e façamos modificações de acordo com as várias coisas que estou dizendo:

A começar pelo título. Em vez de "Ano Fiscal da Gravity", poderia ser alterado para "O bRO está em estagnação", ou melhor ainda, "bRO não acompanha alta dos outros jogos e estagna em plena época de pandemia".

Já no início, adiciono um parágrafo "Se estiver com preguiça de ler o meu post todo, aqui o resumo: O bRO arrecadou $ milhões de doláres em 2019, e $ milhões agora em 2020. Apesar do imenso aumento no número de jogadores no período, a gente tem gastado cada vez menos com esse joguinho." ou "Apesar do Vannor ter suado a bunda de fazer evento, a gente tem gastado cada vez menos com esse joguinho."

E não há de haver ceticismo em relação ao aumento número de jogadores durante esse período, além de vários outros, acho que até a staff chegou a confirmar em KNs que as quedas em Prontera se davam a isso.

Trocar "(Parece que o Eternal Love tá fazendo algo errado)" pra "(O Eternal tá fazendo algo errado)"

Trocar "(O iRO apostou no Transcendence, com um modelo menos agressivo de monetização e teve uma melhora, apesar de provavelmente nunca sabermos se se deveu a isso);"  para "Tem vários motivos para isso, incluindo não apenas o lançamento do Transcendence, mas o documento não trata desses assuntos".

Quer dizer, eu gostei do lançamento do Transcendence. Mas a grande verdade é que ele pode ter dado prejuízo.

Trocar "Mundialmente, a receita de Ragnarök Online foi de 10,5% da receita total da empresa em 2019, para 20,8% no ano passado, houve um grande aumento. A empresa diz que deve isso ao relançamento do jogo na Tailândia;" para "Isso se deve ao lançamento do jogo na Tailândia."

Apenas alguns exemplos bobos, mas que também expressam um pouco de tudo que estou dizendo.

 

Sobre essa parte do gasto, eu acho que me interpretou mal. Apesar de ter escrito bastante, eu só tava tentando entender se tinha havido alguma outra forma mirabolante de calcular e eu não estava entendendo mesmo. Acho que agora faz sentido pra mim, obrigado.

9 horas atrás, Citizen disse:

No geral, eu sinto que você está bem cético com relação ao uso desses dados. E por cético, digo no sentido filosófico, ou seja, não afirma e nem nega a verdade de coisa alguma. Acho que você vai se sentir ainda mais incomodado com o meu próximo post sobre este assunto, pois vou especular ainda mais! O divertido é justamente especular com base nos dados! Cabe ao autor deixar claro o que é dado e o que é especulação; coisa que fiz, você que tá caçando pelo em casca de ovo.

Você pode especular o que quiser, não é a especulação que me incomoda. Eu mesmo especulo pra caramba.

Tentando ser um pouco mais claro, além dos exemplos que dei agora, eu acho, por exemplo, usando as suas palavras, que você não precisa "deixar mais claro no próximo que não quer de forma alguma escantear as reclamações sobre nerfs" ou "deixar mais claro que uma coisa é o jogo estar saudável e divertido de jogar, e outra é a empresa estar saudável financeiramente". Eu acho que simplesmente é mais fácil não misturar assuntos que não devem ser misturados, não colocar nada sobre nerfs, por exemplo, minha opinião. 

Agora, se você usa os dados numéricos como qualquer tipo de afirmativa, ou usa o tópico como uma narrativa, daí é de onde abre brecha pro "ceticismo" vir em cima.

 

Bom, seja como for, o tópico ainda foi legal, e provavelmente ainda vou gostar de ver as informações do próximo.

Editado por Vanargand
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Sobre a minha dúvida quanto ao contrato com o Lee, agora faz um pouco mais de sentido, não era janeiro de 2023, é de 2033! :classic_laugh: acontece Aí, a dúvida que fica é o que acontece depois. Pela redação do negócio, parece até que a Gravity "comprou", só que pagando até 2033. Pela minha interpretação, levando em consideração outros casos, eu acho que eles teriam que celebrar outro contrato, do contrário acho que a Gravity perderia os direitos de usar, será que não? Enfim, mesmo que fosse o caso, meio óbvio que iria rolar. Não ia perder a mamata de ficar em casa, jogando videogame e lendo manhwa, enquanto enviam dinheiro. Ao mesmo tempo, se fosse isso mesmo, me pergunto como seria caso ele falecesse (bate na madeira) antes desse tempo. 

Também percebi uma lei (?) japonesa, que citam no relatório, que teoricamente iria contra Kachua Japão superior. Interessante, porque realmente nunca ouvi falar de Kachua no jRO. Tem Kachua no jRO? @Kamalt @Chihaya Kisaragi 

Sobre o que também comentei, dos 300 desenvolvedores, pelo menos a parte que vi, mistura "suporte e desenvolvimento". Sei lá, eu acho qualquer coisa perto desse número um número muito alto pra ser realmente de desenvolvedor. Não sei se tem outra parte do relatório dizendo outra coisa. Principalmente considerando que os jogos mobile são co-desenvolvidos (dá a entender mesmo é que eles são terceirizados, feitos na China), e 300 é coisa de desenvolvedora grande, e olhe lá. Eu acho que grande parte deve ser mesmo de suporte, "administração"

Ah, eu acho que bolei um jeito melhor de tentar ter uma ideia de gasto médio, pelo menos pra mim. Pegar o número de usuários únicos diários da pandemia, cerca de 30.000, e dividir por 3 (aqui é pura especulação igual você fez. Simplesmente porque me parece ter 3x menos jogadores), 10.000. Pegar os 9,5 milhões de reais e dividir por 365, o que dá em torno de 26 mil reais. Pegar esses 26 mil e dividir por 10 mil, R$ 2,60. Multiplicar isso pelo número de dias do ano, um gasto médio de cerca de 930 reais por ano. Pra mim, muito mais crível. Ainda que eu admita que ainda seja um tiro no escuro 

Editado por Vanargand
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

47 minutos atrás, Vanargand disse:

Também percebi uma lei (?) japonesa, que citam no relatório, que teoricamente iria contra Kachua Japão superior. Interessante, porque realmente nunca ouvi falar de Kachua no jRO. Tem Kachua no jRO? @Kamalt @Chihaya Kisaragi 

Eu não li o relatório e vou dizer que não acompanhei todo esse tópico, porem eu não me lembro de existir chave de kachua em especifico no jRO. Contudo se não nós atemos  a nomes como chaves de kachua, tickets de promoção e etc, no jRO o gacha vem com o nome de RagCan basicamente você compra um ticket e com ele você recebe um item aleatório. Alguma diferença para o nosso sistema, lá no jRO não existem um pity system e eles não revelam a probabilidade de se conseguir cada item da lista de prêmios. 

Só para exemplificar, esse é o RagCan mais recente https://ragnarokonline.gungho.jp/store/ragcan2024spring.html:

Os prêmios:

Tier A

  • Carta Vigia do Tempo
  • Carta Ursinho Brilhante

Tier B (Existem mais items nesse tier, mas coloquei esses dois para exemplificar)

  • Carta Eddga
  • Anel de Adoramus

A explicação de como funciona a loteria deles pode ser encontrada aqui https://www.gungho.jp/info/notice3300.html.

Editado por Kamalt
  • Like 3
Link para o comentário
Share on other sites

Em 5/6/2024 em 11:04 PM, Squirt disse:

pois é. não é porque tem muita receita que tá bom. 

o ideal na verdade seria ter uma noção do custo por player + staff e a receita média que se obtém por jogador.

que eu me lembre, antes da pandemia tava em queda, e aí deu uma melhorada na pandemia com todo mundo em casa torrando o auxílio no jogo e voltou a cair em 2022. os resultados de 2023 são uma grata surpresa na série histórica dos últimos ~5 anos, mas nesse mesmo documento dá pra ver que jogos que quase ninguém joga como aqueles afk gacha mobile faturam 2-3x mais que o bRO, custando bem menos pra produzir.

mas é sempre legal trazer isso pra discussão aqui no fórum, porque pelo menos serve praquela galera que acha que o servidor está falido tentar forçar algumas sinapses e tentar argumentar algo.

Exatamente isso kkkkkkkk
Mas completando e respondendo o OP:
Porque ta gastando ta melhor? Então quanto mais pay to win melhor vai ser o jogo né? Porque esse é o caminho do BRO.
E ainda passando um pano violento pra staff, é cada player que vive fora da realidade kkkkkK
O servidor ta largado as traças, atualizações e nerfs que não fazem nenhum sentido, corredor flopado. MAS O SERVER TA ÓTIMO GUYS TAMO ARRECADANDO kkkkkkkkk
Essa é a mesma mentalidade do governo atual, quanto mais arrecada menos faz e ainda prega como se estivesse fazendo tudo PAGANDO A MIDIA pra passar pano. Voce ainda faz de graça XDDD
KKKKKKKKKK
É FANTASTICO! Parabens pelo tópico, interessante o relatório, mas lamentável o quão raso é o seu raciocínio logico e a sua conclusão! Chega a ser até cômico! 

Link para o comentário
Share on other sites

6 horas atrás, Vanargand disse:

Sobre a minha dúvida quanto ao contrato com o Lee, agora faz um pouco mais de sentido, não era janeiro de 2023, é de 2033! :classic_laugh: acontece Aí, a dúvida que fica é o que acontece depois. Pela redação do negócio, parece até que a Gravity "comprou", só que pagando até 2033. Pela minha interpretação, levando em consideração outros casos, eu acho que eles teriam que celebrar outro contrato, do contrário acho que a Gravity perderia os direitos de usar, será que não? Enfim, mesmo que fosse o caso, meio óbvio que iria rolar. Não ia perder a mamata de ficar em casa, jogando videogame e lendo manhwa, enquanto enviam dinheiro. Ao mesmo tempo, se fosse isso mesmo, me pergunto como seria caso ele falecesse (bate na madeira) antes desse tempo.

É mesmo! Li errado! É 2033. Mas você levantou um ponto interessante aí. Quando o contrato terminar, quem é que perde: o Mr. Myound-Jin Lee deixa de receber ou é a Gravity que perde o direito de usar a marca? Tem que ver a lei coreana, mas depende do contrato também. Com relação à ele bater as botas, se for como as leis do países ocidentais, os direitos vão pra família. Tipo os direitos do Senhor dos Aneis, que foi pro filho do Tolkien. E algumas décadas após, depende do país, mas acho que seria uns 80 anos, ficaria em domínio público. Não me espantaria as leis de direitos autorais da Coréia serem parecidas com as dos EUA, tendo em vista a enorme influência e importância dos EUA naquele país.

6 horas atrás, Vanargand disse:

Sobre o que também comentei, dos 300 desenvolvedores, pelo menos a parte que vi, mistura "suporte e desenvolvimento". Sei lá, eu acho qualquer coisa perto desse número um número muito alto pra ser realmente de desenvolvedor. Não sei se tem outra parte do relatório dizendo outra coisa. Principalmente considerando que os jogos mobile são co-desenvolvidos (dá a entender mesmo é que eles são terceirizados, feitos na China), e 300 é coisa de desenvolvedora grande, e olhe lá. Eu acho que grande parte deve ser mesmo de suporte, "administração"

Olha, eu acho que é da Gravity mesmo. Eles deselvovem vários jogos mobile. Bom, a empresa arrecada na casa de meio bilhão de dólares por ano, é muita coisa! Mas a grande maioria desses programadores vão ser demitidos logo. São contratados só pra terminar algum joguinho. A minha impressão é que a Gravity lança trocentos jogos mobile, e quando um deles dá muito certo lá no mercado asiático, aí sim eles abrem pro mercado ocidental.

6 horas atrás, Vanargand disse:

Ah, eu acho que bolei um jeito melhor de tentar ter uma ideia de gasto médio, pelo menos pra mim. Pegar o número de usuários únicos diários da pandemia, cerca de 30.000, e dividir por 3 (aqui é pura especulação igual você fez. Simplesmente porque me parece ter 3x menos jogadores), 10.000. Pegar os 9,5 milhões de reais e dividir por 365, o que dá em torno de 26 mil reais. Pegar esses 26 mil e dividir por 10 mil, R$ 2,60. Multiplicar isso pelo número de dias do ano, um gasto médio de cerca de 930 reais por ano. Pra mim, muito mais crível. Ainda que eu admita que ainda seja um tiro  no escuro 

Engraçado que na sua especulação, o valor alcançado é quase que exatamente o que eu gastei naquela época! Dois daqueles pacotes mais caros de rops durante uma black friday.

5 horas atrás, Kamalt disse:

Alguma diferença para o nosso sistema, lá no jRO não existem um pity system e eles não revelam a probabilidade de se conseguir cada item da lista de prêmios.

Caramba, além de ter mensalidade, o gacha deles não tem pity system e não revelam a probabilidade! E os equips mais apelões vem de lá!

 @Chihaya Kisaragi deve saber mais sobre isso.

3 horas atrás, DaniBlury disse:

Exatamente isso kkkkkkkk
Mas completando e respondendo o OP:
Porque ta gastando ta melhor? Então quanto mais pay to win melhor vai ser o jogo né? Porque esse é o caminho do BRO.
E ainda passando um pano violento pra staff, é cada player que vive fora da realidade kkkkkK
O servidor ta largado as traças, atualizações e nerfs que não fazem nenhum sentido, corredor flopado. MAS O SERVER TA ÓTIMO GUYS TAMO ARRECADANDO kkkkkkkkk
Essa é a mesma mentalidade do governo atual, quanto mais arrecada menos faz e ainda prega como se estivesse fazendo tudo PAGANDO A MIDIA pra passar pano. Voce ainda faz de graça XDDD
KKKKKKKKKK
É FANTASTICO! Parabens pelo tópico, interessante o relatório, mas lamentável o quão raso é o seu raciocínio logico e a sua conclusão! Chega a ser até cômico! 

É interessante esse tipo de comentário. Você realmente leu o meu post? Eu escrevi em algum momento que o jogo, ou seja, a jogabilidade está melhor? Falei que não está em crise, ou seja, que o servidor não está perto de fechar, pois no final as contas, o servidor vai ficar aberto enquanto der dinheiro pra Gravity. Aliás, você leu todo o comentário do Squirt? Leu a última frase que ele escreveu?

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Não existe Kachua no jRO, pelo menos é o que sei por experiência; é algo vindo direto do kRO, a primeira vez que ouvi falar de Kachua foi meio que em 2016, quando um colega que jogava no coreano gastou vários diamantes para conseguir aquela mochila com um Poring, até então eu ainda jogava no jRO, mas eu não sei dizer se já havia as chaves, apenas sei que havia a NPC e que ela trocava coisas por diamantes, sendo que de alguma forma se conseguia o tal item.

Quase tudo no jRO vem por pacotes (que são de muitos tipos e modos de consegui-los) ou Loterias Caixa, o que não é nada diferente da nossa Kachua.

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

13 horas atrás, Vanargand disse:

Sobre a minha dúvida quanto ao contrato com o Lee (...)

Entrei no jogo agora e reparei que, na tela pra escolher os personagens, está escrito Lee MyoungJin:

aa.thumb.png.cb949f8076d58209f6c19d8696f4831f.png

Aliás, em todos os sites de ragnarok, incluindo o do bRO, no final, aparece: " © 2024 Gravity Interactive, Inc. © 2002 ~ 2024, Gravity Corp. & LeeMyougjin. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. "

Só agora que reparei que o nome dele aparece em todas as coisas do jogo, mas não no relatório financeiro da Gravity, o que indica, acredito eu, que o Lee Myoung Jin não vendeu os direitos autorais, mas os "alugou". Se o contrato vence em 2033 e o Lee Myoung Jin resolver não renovar, será que fecham todos os servidores de Ragnarok? 😅

 

Link para o comentário
Share on other sites

Em 5/6/2024 em 11:41 PM, Peppermark disse:

Olha que coisa boa: vamos resumir o trabalho do autor de leitura e análise de páginas e páginas de um documento de burocracia internacional em uma frase, porque a gente acha que o "ideal" seria de outra forma.

Mais um engenheiro de obra pronta aí comunidade, viva!

?

eu mesmo já trouxe esse tema pra debate aqui no fórum anos atrás, falo disso ser o ideal porque afimar se o bRO está em crise ou não só baseado na receita do último ano não é grandes coisas

 

Link para o comentário
Share on other sites

@ Kamalt @ Karim Khan Obrigado aos 2!

A lei que eu tava falando é a referida aqui. Pra encontar no relatório, só dar um ctrl+f com algumas da palavras chaves. Lendo no relatório, me lembrou mais a Kachua. Lendo nesse artigo, me lembrou mais outras coisas, ainda que ainda também se compare. No caso de combinadores, por exemplo. Bom, não sei se realmente é o caso.

Meio off-topic, mas alguém que consuma ticket sabe apontar em que período o tal sistema de piedade que colocaram saiu do bRO? Quer dizer, não saiu?

@ Citizen

É, eu lembrei de casos como esse, e também do filho do Akira. Mas, também já respondendo à última especulação, não faço ideia de como funcionam essas coisas. Mas eu quis dizer exatamente isso, que apesar do jeito que está escrito lá, eu acho mesmo é que ele deve ter "alugado".

E, cara, agora eu pensei algo mirabolante. Nós não precisamos comprar a Gravity ou a GungHo, nós precisamos convencer o Lee a nos vender os direitos do Rag! Quer dizer, parece muito mais simples do que o primeiro. Alguém ainda poderia dizer que aí precisaríamos da grana pra redesenvolver os jogos, e que os assets estariam na mãos da Gravity. Mas a Gravity não é nada sem o Ragnarok, então seria muito fácil chantageá-la

Editado por Vanargand
Karim, com m*
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Primeiramente, @Citizen e @Vanargand, desculpe não responder. Ainda não sabia dos detalhes.

Mas de qualquer forma, também não esperaria menos do país do pachinko ter que lidar com RNG de tal forma. Mesmo que com itens loteria de nomes diferentes.

Agora, uma curiosidade é que... os servidores do Japão continuam os mesmos. Breidablik, Urdr, Lif e todos os servidores "clone". A diferença é que agora não sei mais a quantidade de jogadores em tempo real.

  • Like 2

Chihayasign.jpg.1e5bddf2f8b3a4da929e14cce214db9f.jpg

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...