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[Guia básico] - Começando a jogar!


Rá ~

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Boa tarde pessoal, tudo bem? Venho por meio deste tentar ajudar aqueles que são novatos e voltaram ao jogo ou mesmo os que tem duvidas em qual personagem investir e upar. Vou dividir o tópico em 3 partes: conhecendo e escolhendo as classes, como equipar e upar e como sustentar seu personagem. Então vamos lá?

 

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Antes de começar a jogar é importante trazer o "seu eu" para dentro do jogo, desde armas preferidas, cores que gosta, inspirações, se gosta mais de fazer as coisas sozinho ou em grupo, quanto tempo pretende jogar por dia/mês, se gosta mais de matar humanos ou monstros, se quer enriquecer ou apenas jogar de modo casual, etc. Pra isso você precisa analisar o seu próprio "eu". Passada essa primeira etapa você pode começar a estudar as classes para se aprofundar e começar a interagir com o mundo online. Faça pesquisas para isso em databases e no próprio browiki. Dentro do fórum existem guias básicos e alguns até mais avançados para te dar o conhecimento necessário sobre personagens e construções. Lembre-se que cada um tem um modo de jogar, e você precisará desenvolver seu próprio método que garantirá um personagem com o seu estilo pessoal. Além disso, é preciso lembrar que existem 3 servidores disponíveis no momento. É importante diferenciar cada um com suas próprias características. Você pode checar aqui para maiores informações. Lembre-se que a maioria das informações podem ser encontradas conforme você evolui seu bonequinho. Separei uma listinha com perguntas básicas para o pessoal poder se identificar um pouco melhor. Segue dentro do spoiler abaixo.

 

 

 

1 - Qual arma eu gosto mais? Varinha, cajado, arco e flecha, as próprias mãos, a que causar mais dano, adaga, espadas, qualquer arma de duas mãos, etc.

2 - Como você quer que o seu personagem pareça? Altruísta, nobre, estranho, forte, independente, sociável, inteligente, não liga pra isso, etc.

3 - O que você valoriza mais? Dinheiro, ajudar os outros, amizades, natureza, conhecimento, etc.

4 - Você é mais: anti-social, tímido, lento, desonesto, esperto, etc.

5 - Como prefere aniquilar seus inimigos? Com um único golpe sem dó nem piedade, atacando pelas costas e matando-o furtivamente, com várias magias, tornando-o mais fraco até poder não resistir mais, não pretende ou não quer aniquilar inimigos, etc.

6 - Sua classe precisaria ter necessariamente? Um lobo, uma águia, um pet controlável, um summon elemental, uma montaria, uma armadura forte, uma roupa preta, algo que te lembre escuridão, etc.

7 - Como você gosta/pretende jogar? Vou tankar os bichos fortes para o grupo matar, jogarei solo e matarei rapidamente, vou ficar de longe com meu arco e flecha destruindo os meus oponentes, vou usar magias tão forte que não vai dar nem tempo do inimigo saber de onde veio, etc.

8 - Contra o que você quer lutar? Monstros muito mais fortes, pessoas que pretendem roubar meu castelo, contra mim mesmo, contra o mal, contra o bem, etc.

9 - Qual seu atributo principal? Força, destreza, inteligência, sorte, etc.

10 - Como você prefere utilizar seu tempo livre? Orando, ajudando os outros, descobrindo novos lugares, garantindo minha própria riqueza, etc.

 

 

 

Um breve esboço sobre as classes iniciais, lembrando de ler atentamente todo o passo-a-passo e os diálogos assim que logar e começar a fazer as primeiras missões:

Sua primeira classe será aprendiz. Assim que obter 10 pontos de classe (também chamado de job), você começará sua jornada oficialmente dentro do jogo, uma vez que não está mais no campo de treinamento, e sim dentro de alguma "casa" em alguma cidade de Rune-Midgard. Vamos conhecer as classes iniciais:

 

Arqueiro: A classe que usa arco e flecha do jogo e que tem como destaque ataques de longa distância e alta precisão.

Ao atingir classe 40 podem se tornar caçador, bardo (masculino) ou odalisca (feminino).

 

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Gatuno: Sua marca registrada é a facilidade de upar graças a sua esquiva alta e velocidade de ataque, além da chance de dar ataque-duplo com armas do tipo adaga. Seus pontos devem ser focados em força, agilidade e destreza. Assim que pegar classe 40 poderá evoluir para arruaceiro ou mercenário.

 

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Espadachim: É um dos personagens que utiliza da força bruta para atacar seus inimigos. É ele quem poderá iniciar lutas futuras e estar a frente na linha de batalha. É parecido com o gatuno em alguns pontos, porém é menos ágil e um pouco mais difícil de upar. Assim que pegar classe 40 poderá evoluir para templário ou cavaleiro.

 

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Mago: Uma das classes que tem o maior dano do jogo. Chato de upar inicialmente pela falta de SP se torna extremamente forte em níveis mais altos. Ao pegar classe 40 poderá evoluir para bruxo ou sábio.

 

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Mercador: Mais devagar de upar que as classes citadas anteriormente. O ponto forte do mercador é poder comprar coisas mais baratas e vender coisas mais caras. É capaz também de criar lojinhas para vender itens que você coletou dos monstros para outros jogadores. Ao alcançar classe 40 poderá evoluir para alquimista ou ferreiro.

 

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Noviço: O queridinho do pessoal. O suporte do jogo, aquele que vai ajudar outros jogadores a evoluir curando e dando habilidades que tornem o aliado mais forte. Porém ao atingir classe 40 poderá seguir para o caminho de dano (monge) ou continuar como suporte (sacerdote). Ambas as classes são necessárias para qualquer tipo de grupo, principalmente Instâncias.

 

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Classes expandidas: São classes "especiais" que não precisam renascer. Aconselho fortemente a não upar uma classe expandida como primeiro personagem. São classes que exigem um pouco mais de experiência para poder jogar. Assim que tiver um conhecimento maior sobre o jogo, poderá desbravar essas classes que são puro amor *-*

 

Ao atingir o level 99 (máximo para classes que irão rebornar), você retornará ao level 1 novamente e começará como transclasse - uma versão mais forte do seu char inicial. Aqui você já terá uma noção de mais ou menos como o jogo funciona e como moldar seu personagem. Quando pegar novamente a classe 40 ~ 50 - recomendo fortemente a qualquer jogador pegar o level 50 como classe 1 transclasse - você se tornará a classe que escolheu antes de renascer. Ex: Se como mercador você evoluiu para alquimista, você se tornará um criador. Aqui você poderá ler sobre todas as classes e entender como funciona. Ao atingir o 99/70, você estará apto a virar um terceira classe! Uma versão ainda mais poderosa da classe que tu escolheste. Agora o nível máximo será de 175/60. Divirta-se!

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Como entender o browiki: Classe inicial é sempre aprendiz.

A classe 1 e 1 expandida são evoluções do aprendiz.

As classes 2-1, 2-2 e 2 expandida são evoluções da classe que você escolheu após aprendiz.

As classes 2-1 Transcendental e 2-2 Transcedental são versões mais poderosas e renascidas das classes 2-1 e 2-2.

As classes 3-1 e 3-2 são as classes finais depois de transcender. Agora você tem total poder! Muahahahaha ~

Para conhecer um pouco mais sobre as 3rd classes, deixo este pequeno guia informativo para que vocês possam checar :p

 

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Assim que virar a classe depois de aprendiz você conhecerá um mundo completamente diferente. Mas calma, estamos aqui para te ajudar :p

E agora, o que eu faço? Você poderá clicar no botão "Mapa" ou no comando CTRL + ' para ver onde você se encontra. Sempre que for matar algum bicho ou ir para algum mapa, tente ir com 15 níveis a menos para poder começar a ganhar experiência sem penalidade. A comunidade fez um guia de onde upar super interessante. Então não se acanhe! Vai lá checar mininu ~

Outra coisa que pode te ajudar (e muito!) a ganhar experiência são as Quests do Grupo Éden e as Quests de equipamentos do grupo Éden, que te ajudarão a upar de maneira um pouco melhor e a gastar menos com armaduras, armas, consumíveis, etc. Procure sempre fazer as quests do Éden: te ajudar a conhecer novos mapas, te ajuda a saber onde certos monstros se encontram, te ajuda sobre drop de monstros ~

Aprenda desde cedo a comprar pots para não morrer, pegar todo o loot que os monstros dropam e prestar atenção no que diz as quests - a maior parte do problema é interpretação dos jogadores mesmo. Para abrir as quests é só apertar no "quests" ou no ALT + U.

Com os equipamentos do Éden e pegando loots do chão garanto que você conseguirá dinheiro para rebornar e alcançar o 99 rapidinho. Não tenha pressa para upar, não tenha pressa para rebornar, não tenha pressa para ficar ryca, não tenha pressa para nada: vá no seu ritmo! É apenas um jogo e ele não vai fugir de você.

 

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Em Ragnarok não é muito difícil se sustentar, porém é preciso conhecer algumas informações importantes:

 

note_by_gasara-d5q97a0.gif Nem tudo é level. Às vezes é melhor você ficar em um mapinha coletando itens e vendendo do que ficar num mapa com um drop relativamente ruim. Você terá level, mas não terá zenys (a moeda corrente do jogo), o que não será muito legal, te impedindo muitas vezes de ir para locais melhores futuramente.

note_by_gasara-d5q97a0.gif Pegue tudo que está no chão e pesquise nos databases depois. Alguns itens servem para quests, outros para venda direta no npc, outros para fazer poções, e assim por diante. Isso vai depender da sua paciência também. Se não for muito paciente pode vender os de quest em NPC.

note_by_gasara-d5q97a0.gif Assim que escolher sua classe pós aprendiz já vai verificando para qual dos dois lados da classe você seguirá para poder ir coletando os itens para a quest - se puder fazer isso com antecedência.

note_by_gasara-d5q97a0.gif Se sua classe gasta algum tipo de projétil ou outro consumível - flechas, balas de canhão, veneno mortal, ácido/fogo grego - reforce ainda mais a primeira dica! Isso significa que você vai upar até o level 175/60 gastando coisas, então prepare o seu bolso!

note_by_gasara-d5q97a0.gif Não existe classe barata ou cara, o que existe é investimento. Toda classe vai gastar - algumas mais outras menos - então seja consciente ao criar uma classe para ser sua principal. Muita gente acaba falhando ai.

note_by_gasara-d5q97a0.gif Paciência é a chave do sucesso: quando cansar pare, saiba o seu limite, tenha em mente que tudo demora. Pessoas que estão acostumadas com o ritmo do jogo podem ter "macetes" para upar de forma mais rápida, mas se for marinheiro de primeira viagem vá devagar.

 

 

Editado por Rá ~

Sita Ram Sita Ram Sita Ram kahiye, jahi vidhi raakhe Ram tahi vidhi rahiye, Sita Ram pyaare..... Sita Ram pyaare....

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25.06/16 - removida a cor Palevioletred do guia. Adicionada a classe arqueiro nas classes 1.

Editado por Rá ~

Sita Ram Sita Ram Sita Ram kahiye, jahi vidhi raakhe Ram tahi vidhi rahiye, Sita Ram pyaare..... Sita Ram pyaare....

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"Gatuno: Sua marca registrada é a facilidade de upar graças a sua esquiva alta e velocidade de ataque, além da chance de dar ataque-duplo com armas do tipo adaga. Seus pontos devem ser focados em força, agilidade e destreza. Assim que pegar classe 40 poderá evoluir para desordeiro ou mercenário." O certo é Arruaceiro :D, desordeiro é transclasse

Não existem incapazes, existem aqueles que desistem sem tentar.

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Que guia amorzinho :o

 

É bom ter algo assim, Ragnarök não é amigável com jogadores novos.

 

Hoje em dia é mais do que antes, mas ainda assim você fica meio perdido :p

 

Podia linkar o mega guia de UP, talvez seja uma boa idéia, mesmo que só como sugestão!

Apesar que ver gente inovando seria legal também.

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"Gatuno: Sua marca registrada é a facilidade de upar graças a sua esquiva alta e velocidade de ataque, além da chance de dar ataque-duplo com armas do tipo adaga. Seus pontos devem ser focados em força, agilidade e destreza. Assim que pegar classe 40 poderá evoluir para desordeiro ou mercenário." O certo é Arruaceiro :D, desordeiro é transclasse

 

Ó! Vou corrigir

 

Que guia amorzinho :o

 

É bom ter algo assim, Ragnarök não é amigável com jogadores novos.

 

Hoje em dia é mais do que antes, mas ainda assim você fica meio perdido :p

 

Podia linkar o mega guia de UP, talvez seja uma boa idéia, mesmo que só como sugestão!

Apesar que ver gente inovando seria legal também.

 

Eu linkei lá na parte do "equipando e upando". rsrs

 

Aceitando sugestões ~

Sita Ram Sita Ram Sita Ram kahiye, jahi vidhi raakhe Ram tahi vidhi rahiye, Sita Ram pyaare..... Sita Ram pyaare....

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  • 3 weeks later...
1 - Qual arma eu gosto mais? Varinha, cajado, arco e flecha, as próprias mãos, a que causar mais dano, adaga, espadas, qualquer arma de duas mãos, etc.

2 - Como você quer que o seu personagem pareça? Altruísta, nobre, estranho, forte, independente, sociável, inteligente, não liga pra isso, etc.

3 - O que você valoriza mais? Dinheiro, ajudar os outros, amizades, natureza, conhecimento, etc.

4 - Você é mais: anti-social, tímido, lento, desonesto, esperto, etc.

5 - Como prefere aniquilar seus inimigos? Com um único golpe sem dó nem piedade, atacando pelas costas e matando-o furtivamente, com várias magias, tornando-o mais fraco até poder não resistir mais, não pretende ou não quer aniquilar inimigos, etc.

6 - Sua classe precisaria ter necessariamente? Um lobo, uma águia, um pet controlável, um summon elemental, uma montaria, uma armadura forte, uma roupa preta, algo que te lembre escuridão, etc.

7 - Como você gosta/pretende jogar? Vou tankar os bichos fortes para o grupo matar, jogarei solo e matarei rapidamente, vou ficar de longe com meu arco e flecha destruindo os meus oponentes, vou usar magias tão forte que não vai dar nem tempo do inimigo saber de onde veio, etc.

8 - Contra o que você quer lutar? Monstros muito mais fortes, pessoas que pretendem roubar meu castelo, contra mim mesmo, contra o mal, contra o bem, etc.

9 - Qual seu atributo principal? Força, destreza, inteligência, sorte, etc.

10 - Como você prefere utilizar seu tempo livre? Orando, ajudando os outros, descobrindo novos lugares, garantindo minha própria riqueza, etc.

 

Isso me lembrou aquelas perguntas no antigo campo de treinamento. Eu amava responder elas pra saber qual classe daria

Não é Bug, é Feature

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Gostei muito da ideia proposta pelo Guia.

Sem duvida o Fórum carecia de um material assim.

Parabéns pela iniciativa.

 

A unica coisa que me incomodou foi a cor dos textos.

Por ser rosa sobre um fundo claro, a leitura fica meio cansativa, no meu caso tive que por o tablet bem pertinho pra poder ler.

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Rá, muito legal o guia. Só que acho que vc esqueceu de colocar os arqueiros nas 1-1.

 

Séria legal se o jogo se mantivesse no propósito principal das classes 1-1, se vc olhar atualmente para as classe 3-x poucas delas manteram o nucleo central que as caracterizavam.

 

Acho que os que mais se mantiveram na linha foram os AB sendo os suportes, rangers sendo a classe com pouco a hp mas com grande dano a distancia, bioquimicos que ainda tem a parte comerciavel nas skills. GX continuo sendo a classe com bastante agilidade e ataques rapidos.

 

Porem o resto se desvencilhou legal, os magos não são mais a classe que tem pouco hp e cast, mas causam muito dano. Atualmente eles mantiveram a fragilidade e o cast grande mas com menos dano em relação a outras classes. Shura e o Arcano tomaram o local de tanker da classe espadachim. Rk atualmente virou o bruxo da era passada, dano imenso em area só que diferente do bruxo esse tem uma resistência e hp imensos, quase sem ponto negativo. Sem falar da falta de logica do personagem que passou lutando como espadachim,cavaleiro e lorde, subir no dragao e deixar ele fazer tudo por voce ao virar RK.

Unico tipo de renegado que usa o auto ataque atualmente é o do desejo das sombras, que mata com magia....

Musicos perderam qualquer ligação com a classe arqueira visto que nenhuma das habilidades de flecha deles causam dano decente atualmente e alguns até escolhem não pegar vulcão de flechas e temporal pq sao ruins e por ai vai...

 

Aquele modelo inicial era tao simples e tao lindo, mas gravity tinha gravitar =p

Editado por icaro silver
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Obrigado pelos feedbacks pessoal.

Só alguns pontos que eu gostaria de esclarecer: Eu coloquei as descrições somente das classes 1 realmente. Se fosse colocar das evoluções de cada uma ia ficar muito extenso, e na verdade eu queria só dar uma atenção as classes iniciais que podem rebornar. A cor eu coloquei porque eu achei bonitinha na hora, mas se dificultou a leitura eu vou trocar a cor =P

Sobre arqueiros na classe 1, foi falha minha @.@ Vou editar.

Aceitando mais sugestões

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