Ir para conteúdo

[Discussão] A rejeição ao Brasil


Dranker

Posts Recomendados

Olá todos,

 

Hoje estava vendo a seguinte notícia e gostaria da opinião de vocês:

 

Blogueiro britânico diz que brasileiros exageram na rejeição ao Brasil

 

Pouco depois de chegar a São Paulo, fui a uma loja na Vila Madalena comprar um violão. O atendente, notando meu sotaque, perguntou de onde eu era. Quando respondi "de Londres", veio um grande sorriso de aprovação. Devolvi a pergunta e ele respondeu: ‘sou deste país sofrido aqui’.

 

Fiquei surpreso. Eu - como vários gringos que conheço que ficaram um tempo no Brasil - adoro o país pela cultura e pelo povo, apesar dos problemas. E que país não tem problemas? O Brasil tem uma reputação invejável no exterior, mas os brasileiros, às vezes, parecem ser cegos para tudo exceto o lado negativo. Frustração e ódio da própria cultura foram coisas que senti bastante e me surpreenderam durante meus 6 meses no Brasil. Sei que há problemas, mas será que não há também exagero (no sentido apartidário da discussão)?

Tem uma expressão brasileira, frequentemente mencionada, que parece resumir essa questão: complexo de vira-lata. A frase tem origem na derrota desastrosa do Brasil nas mãos da seleção uruguaia no Maracanã, na final da Copa de 1950. Foi usada por Nelson Rodrigues para descrever “a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo”.

E, por todo lado, percebi o que gradualmente comecei a enxergar como o aspecto mais 'sofrido' deste país: a combinação do abandono de tudo brasileiro, e veneração, principalmente, de tudo americano. É um processo que parece estrangular a identidade brasileira.

 

(...)

Fonte: http://m.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/05/150428_parainglesver_adamsmith2_ss

 

 

Bom eu tenho que confessar que sou um desses, a algum tempo tenho me preparado para sair do Brasil e tentar a vida lá fora, não por rejeitar a cultura ou a política do país, mas porque esse sempre foi uma vontade própria minha, um objetivo a realizar, não sei descrever mas é como se sentir um estranho dentro de seu próprio país, tenho vontade de ver como são as coisas la fora.

 

Mas essa "americanização" do Brasil realmente tem se tornado uma coisa muito estranha, ao ponto de pessoas preferirem um conteúdo em

Inglês ao invés do português idioma local, nome de lojas etc acho realmente estranho, sei que isso ocorre no mundo todo mais aqui a coisa tem tomado proporções preocupantes.

 

O que você acha disso?

Editado por Dranker
Link para o comentário
Share on other sites

Chama-se "Síndrome do Vira-Lata" ou simplesmente, vira-latismo.

 

São pessoas que costumam colocar "Só no Brasil mesmo que acontece isso" nas frases. Inclusive tem um tumblr pra tratar dessa síndrome:http://sonobrazil.tumblr.com/

 

Ele simplesmente pega notícias internacionais e mostra pras pessoas que os mesmos problemas que temos aqui, existem em lugares de "primeiro mundo"

Link para o comentário
Share on other sites

Chama-se "Síndrome do Vira-Lata" ou simplesmente, vira-latismo.

 

São pessoas que costumam colocar "Só no Brasil mesmo que acontece isso" nas frases. Inclusive tem um tumblr pra tratar dessa síndrome:http://sonobrazil.tumblr.com/

 

Ele simplesmente pega notícias internacionais e mostra pras pessoas que os mesmos problemas que temos aqui, existem em lugares de "primeiro mundo"

 

Morte e impostos

 

O que mais me decepciona é sem dúvida os impostos abusivos, eu não ligaria nem um pouco em pagar o mesmo que eu pago de impostos hoje se eu de fato visse o dinheiro ser investido, é triste pagar um absurdo de IPVA para andar em ruas esburacadas, ou viajar por uma BR na duplicada. Isso é o que mais me desmotiva, qualquer jornal, telejornal ou portal de notícias que eu vejo só me aparecem escândalos de corrupção, as vezes nm preciso ir tão longe, atravesso a minha rua e vejo uma obra parada que deveria ter sido entregue a anos, sendo superfaturada por anos seguidos.

 

Como disse não me importaria de pagar impostos se eu visse escolas de qualidade e hospitais de qualidade, novamente não estou dizendo que isso é só no Brasil, mas que a coisa aqui é um tanto quanto escancarada.

 

A propósito, muito bom seu link, é interessante ver essas coisas, ajuda a acalmar um pouco.

 

Dranker O link esta certo diz fonte não encontrada :confused::confused::confused:

 

Corrigido Fábio desculpe hehe

Editado por Dranker
Link para o comentário
Share on other sites

No que diz respeito à cultura, o Brasil tem coisas muito legais.

Eu adquiri uma admiração muito grande sobre a cultura nordestina, em especial ao Caboclo de Lança e ao ritmo Maracatu.

 

O problema é achar que só aqui tem problemas. Daí cria-se essas pessoas que querem viver como nos animes no Japão ou como em Doctor Who em Londres...

Passei por aqui em 19/08/2021 - Vacine-se e use máscara se precisar sair...
Link para o comentário
Share on other sites

Rejeitar a cultura brasileira por alguma razão se tornou sinônimo de ser uma pessoa culta, simples assim.

 

Concordo com você. Porém só concordo em partes com o Dundé. Tem muita coisa zoada e sucateada que tá em padrão de 3 mundo aqui no Brasil. Brasil tem uma reputação invejável no exterior? Adoraria que ele tivesse sido mais específico e me dissesse que reputação era essa...

 

 

No que diz respeito à cultura, o Brasil tem coisas muito legais.

Eu adquiri uma admiração muito grande sobre a cultura nordestina, em especial ao Caboclo de Lança e ao ritmo Maracatu.

 

O problema é achar que só aqui tem problemas. Daí cria-se essas pessoas que querem viver como nos animes no Japão ou como em Doctor Who em Londres...

 

/\

I'm a kitchen sink. You don't know what that means, because a kitchen sink to you is not a kitchen sink to me. Okay, friend?

Link para o comentário
Share on other sites

No que diz respeito à cultura, o Brasil tem coisas muito legais.

Eu meio que concordo, não em específico do que vc citou, é que o país é tão grande, teoricamente tem muita coisa boa...

O problema é achar que só aqui tem problemas. Daí cria-se essas pessoas que querem viver como nos animes no Japão ou como em Doctor Who em Londres...

É cara, a Inglaterra tbm é cheia de problemas, principalmente nos natais, os Daleks não perdoam nem os natais!!! Isso chama piada, ok pessoal!?

Link para o comentário
Share on other sites

 

O que você acha disso?

 

Que existem 3 tipos de pessoas: os patriotas, os anti-patriotas e os que vivem.

 

E essa discussão pode ser resumida em:

 

Patriota

 

sindrome de vira-lata otaku ñ eh soh no brasil baba ovo de gringo coxinha

 

Anti-patriota

 

brasil não presta soh no brasil viva EUA ou *insira outra país que não seja africano*

Link para o comentário
Share on other sites

Que existem 3 tipos de pessoas: os patriotas, os anti-patriotas e os que vivem.

 

E essa discussão pode ser resumida em:

 

Patriota

 

sindrome de vira-lata otaku ñ eh soh no brasil baba ovo de gringo coxinha

 

Anti-patriota

 

brasil não presta soh no brasil viva EUA ou *insira outra país que não seja africano*

 

uJk01CI.gif

 

Bom eu não sou bem desses que diz que o pais não presta, muito pelo contrário, dou valor a cultura e acho toda essa americanização muito estranha. O que me entristece são justamente esse descaso com o bolso dos brasileiros, e a perda da identidade.

 

Você vê professores que na minha opinião, são verdadeiros heróis da modernidade por escolherem um trabalho desses, que requer paciência e muito trabalho e ganha tão pouco, levar tiros de balas de borracha, gás lacrimogêneo, e apanhar da polícia, e no fim ninguém ser culpadode uma ação dessas.

 

Deputados trabalharem 2 vezes por semana, 2 h somente, para ganhar 90k por mês.

 

Não sei o que pensar, só sei que está muito errado isso aí.

Link para o comentário
Share on other sites

Brasil é igual zona, é ótimo pra gozar de vez em quando, mas ninguém quer ganhar a vida aqui.

 

Ao menos essa é a minha opinião, concorda quem quer...

Editado por Hela

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Não há como negar que existe um trabalho midiático muito bem feito nos outros países, afim de mostrar as melhores características daquele país e seu povo.

 

Diversos filmes/seriados estadunidenses mostram esse trabalho muito claramente, transmitem para outros países uma imagem de que os EUA são um país sem grandes mazelas, com um povo forte e patriota, que tem orgulho de pertencer àquele país. O Brasil tenta fazer a mesma coisa, usando o carnaval e o futebol, mas com bem menos impacto das mega produções norte-americanas, por exemplo.

Passei por aqui em 19/08/2021 - Vacine-se e use máscara se precisar sair...
Link para o comentário
Share on other sites

Já visitei cidades fora do Brasil e eles SEMPRE falam bem do país - não sei se é por educação por estar perto - mas a maioria das vezes falam que desejam passar as férias no país. Lá fora, o Brasil é visto apenas como uma ~ilha paradisíaca~ onde tem uma cultura rica e problemas que todo mundo tem, exceto prostitutas na vitrine, isso aí só Amsterdã tem.

Link para o comentário
Share on other sites

O problema é que muita gente assume que pelo fato de você ser brasileiro você obrigatoriamente conviveu exclusivamente com elementos da cultura brasileira e isso nunca é o caso.

 

Por exemplo, eu cresci em meio a jogos, filmes e séries em inglês, bem como discussões, "reviews", etc.Nesses aspectos eu tenho muito menos familiaridade com coisas de origem brasileira então existe uma certa "americanização" aqui.Não que eu ache as coisas feitas no Brasil ruins ou piores, eu só não as conheco porque não convivi com elas e acaba sendo um território estranho para se aventurar.

 

Por outro lado, convivi com ótimas bandas locais e mesmo gostando de musicas internacionais mantenho um enorme respeito por bandas locais como Capital Inicial, Charlie Brown Jr, Pitty, Vespas Mandarinas e até algumas outras mais recentes ou locais de minha região ou cidade.

 

Eu acho que o problema de um comentário como o do Britânico é que ele olha a "vitrine" da coisa e é muito fácil notar uma superficie diferente de outras porém para cada pessoa existem muitas superficies diferentes a serem observadas no que diz respeito à cultura delas.

unknown.png

miau

Link para o comentário
Share on other sites

Olá todos,

 

Hoje estava vendo a seguinte notícia e gostaria da opinião de vocês:

 

 

 

Bom eu tenho que confessar que sou um desses, a algum tempo tenho me preparado para sair do Brasil e tentar a vida lá fora, não por rejeitar a cultura ou a política do país, mas porque esse sempre foi uma vontade própria minha, um objetivo a realizar, não sei descrever mas é como se sentir um estranho dentro de seu próprio país, tenho vontade de ver como são as coisas la fora.

 

Mas essa "americanização" do Brasil realmente tem se tornado uma coisa muito estranha, ao ponto de pessoas preferirem um conteúdo em

Inglês ao invés do português idioma local, nome de lojas etc acho realmente estranho, sei que isso ocorre no mundo todo mais aqui a coisa tem tomado proporções preocupantes.

 

O que você acha disso?

 

Já disseram que isso se resume a Patriotas, Anti-patriotas e quem simplesmente não liga.

Como ocorre na modelagem de sistemas complexos, essa questão não pode ser respondida de forma monocausal. Portanto vou listar apenas as que no meu ponto de vista são mais importante.

 

1- Fomos pela maioria do tempo, uma sociedade escravocrata.

2- Estamos na base da pirâmide do sistema capitalista.

3- Somos uma pátria formada por um processo de colonização que recebeu diferentes culturas de diferentes partes do mundo.

4- Mais fácil do que manter tropas para controlar um local é fazer com que as pessoas do local queiram se comportar de tal maneira que não precisem ser coagidas para isso.

 

Sei que escrevo textos grandes, se não quiserem ler não tem problema :rolleyes:.

 

1-

Roma venceu Cartago no ano 146 a.C. Nesse momento Roma eliminou a grande última oposição aos interesses romanos. À partir de então Roma deveria cuidar das invasões dos povos semi-civilizados que os romanos chamavam Bárbaros, pois eram considerados atrasados por não possuírem as condições de vida que um cidadão romano possuía. Segundo Jean-Christophe Rufin (um "pensador" moderno que foi livro de cabeceira de um ex-presidente nosso da década de 1990) diz que no momento contemporâneo o mundo se encontra em uma situação similar. Sendo que os Estados Unidos da América do Norte e os ricos países da Europa são o análogo ao Império Romano, e nós países da América Latina, os países africanos e os países pobres da Ásia somos os novos bárbaros.

Isso é apenas um exemplo da como se erige a questão de doutrina ideológica no mundo atual uma tese segundo a qual nós somos inferiores, mal dotados pela natureza e só nos cabe venerar aqueles que exploram nossas riquezas e nosso trabalho de maneira predatória.

Essa maneira de dominação ideológica foi empregada em diversos momentos da história, a justificação de dominação e exploração de um povo sobre o outro por causa da "superioridade" de um frente à "inferioridade" do outro.

Roma fez isso com os povos bárbaros, e por causa disso os alemães (teutões) que eram considerados inferiores sofreram por mais de 15 séculos desse complexo de vira-latas. Somente depois do século XV que os alemães começaram a construir uma identidade cultural, e ainda no século XX não conseguiram completamente se livrar disso. Vide o Nazismo, que nada mais é do que uma tentativa extrema de afirmar para os demais e para si mesmos que eles são superiores (e portanto, não são inferiores).

 

2-

Para que o sistema capitalista moderno seja mantido é necessário que alguém trabalhe para alguém. De preferência o mais barato possível. A lógica capitalista exige que se obtenha o máximo de lucro, mas para que isso ocorra deve haver duas coisas. Ou se aumenta o preço do que se está vendendo ou se abaixa o custo de produção.

Como matéria prima costuma manter um preço relativamente estável (até que se encontre mais fontes) o que se costuma abaixar mesmo é o salário do proletário que trabalha na produção do produto.

Assim surge a "industrialização" dos países de terceiro mundo. E para que aceitemos essas condições e esses valores que historicamente não são os nossos, é necessário que haja doutrinação ideológica. É necessário que tenhamos como meta um dia sermos como os EUA ou a Europa e o caminho para tal é seguir a cartilha deles, obedecer os valores deles e buscar e valorizar a identidade cultural deles.

 

3-

Pela pluralidade étnica e cultural é difícil criarmos uma identidade cultural sólida. Um pardo como eu ao buscar uma identidade cultural olho para o passado e vejo tanto os negros africanos que foram explorados como vejo também o português que o explorou, vejo também o imigrante italiano. Assim como eu para muitas pessoas é difícil encontrar um símbolo cultural com o qual eu possa me identificar plenamente. E diferente dos EUA que criaram uma identidade cultural à partir do momento em que se libertaram da exploração da Inglaterra, nós sempre fomos explorados por alguma potência. E essa exploração por causa aquilo que comentei nos itens 1 e 2 necessita que não tenhamos uma identidade cultural, assim fica mais fácil explorar.

 

4-

Se não fossemos tão assimilados culturalmente, provavelmente já teríamos sido invadidos como aconteceu com o mundo árabe.

Atualmente qualquer país que não segue a agenda de Washington ou Moscou tem que ter uma força militar forte o suficiente para se manter, caso contrário "surge" uma revolução colorida como ocorreu com todos os representantes do nacionalismo árabe (países árabes não teocráticos), que hoje vivem em um caos.

A fórmula é simples: Assimilar culturalmente para não precisar assimilar militarmente.

Vejam o nosso grau de assimilação cultural, hoje nos centros urbanos se pedir o nome de 10 artistas prediletos para alguém com menos de 30 anos é provável 8 sejam estrangeiros.

Eu até ri quando vi foto das manifestações de rua de março pessoas com cartazes em inglês. Tinha um coitado vestido de Tio Sam. Como diz o Gabriel o Pensador, é o enforcado desfilando com a bandeira do carrasco.

 

 

 

Sob esse aspecto então eu me enquadraria na categoria "Patriota".

Talvez seja por eu ser de outra geração (tenho 33 anos), ou pelo falo de eu ter morado em quase todas as regiões do país (exceto a centro-oeste). Mas eu simplesmente me recuso a aceitar que somos um país inferior a qualquer outro. Já visitei outros países e percebi que os países latino-americanos são muito mais assimilados culturalmente, isso não é só no Brasil (talvez a Argentina seja exceção). Enquanto não tivermos uma identidade cultural sempre estaremos prontos para aceitar a submissão às potências estrangeiras.

Link para o comentário
Share on other sites

Tem uma letra do Rage Against the Machine (olha eu assimilado também) que diz:

"Os abutres vieram para lhe roubar até o nome, mas você encontrou uma arma, a sua história".

A assimilação cultural é muito importante para manter o domínio de um povo sobre outro, isso aconteceu com o povo judeu que viveu na Europa, com os negros e índios nas Américas.

Me sinto particularmente atingido por isso, pois pelo lado materno minha mãe descende de judeus convertidos, e pelo lado paterno minha família é mulata (negros assimilados). Não sei o nome judeu na minha avó, nem o nome africano da minha família paterna.

Mas é assim que as coisas funcionam, sem o corpo para provar, não há crime algum. A ideia da assimilação é essa, é desaparecer com a vítima para que não haja crime.

 

Sem falar que a própria cultura de massa é utilizada como instrumento de dominação ideológica, criada e comercializada pelos interesses do capital, que tem como meta (além de render dinheiro a quem a produz) homogeneizar os valores das classes, fazendo com que os valores da sociedade sejam o mesmos valores da classe dominante.

Vejam que no Japão até o século XIX a classe dominante eram os guerreiros. O valor dominante da sociedade japonesa eram os valores dos guerreiros (honra, disciplina, etc.)

Nós vivemos em uma sociedade capitalista cuja classe dominante (a burguesia) tem como valor o lucro e o acúmulo de capital. Logo o valor dominante da nossa sociedade é exatamente o mesmo valor da classe dominante (burguesia).

 

 

Vendo as coisas sob esse aspecto, é fácil entender como a dominação ideológica cria em nós brasileiros o complexo de vira-latas.

As nações dominantes atualmente são EUA e países ricos da Europa e Ásia, logo essas serão as culturas dominantes no ideário da população. Isso se acentua com a globalização.

Editado por volkmar
Link para o comentário
Share on other sites

Acho que essa Rejeição ao Brasil vem aumentando cada vez mas devido o esforço da mídia de transmitir somente os problemas do país, até quando dão noticia boa é de forma tosca.Ex: Brasil cresce 1% ao ano e enquanto isso a China cresce 7% ao ano.. e também esquecem de mencionar a parte que a China cresce na base da escravidão..

 

@Volkmar

 

Muito interessante seu texto,nunca tinha parado pra pensar que a assimilação cultural era usada de forma tão "intensa".

Link para o comentário
Share on other sites

Mas é isso mesmo Vince, a dominação ideológica por meio da dominação cultural visa homogeneizar os valores.

Assim a classe explorada concorda plenamente com a classe dominante em todos os seus valores. Desta forma não se questionam os valores que seriam naturalmente questionados como por exemplo: "Por que raios eu devo ser explorado?"

 

Dominando a cultura da sociedade explorada eles conseguem que haja para cada minuto de revolta, décadas de submissão passiva. Em todos os aspectos da nossa vida cotidiana.

 

Nem precisamos citar os incontáveis exemplos de acordos comerciais e financeiros que beneficiam apenas os países "civilizados", temos isso inclusive em nosso meio (jogos).

 

Porque a Nintendo raramente fez eventos de distribuição de Pokemon entre os jogadores de NDS aqui no Brasil?

Enquanto países como a Holanda (com 16 milhões de habitantes, população menor que a Região Metropolitana de São Paulo) recebem esses eventos com frequência? É numericamente muito pouco provável que na Holanda existam mais consumidores de produtos da Nintendo do que no Brasil um país com 200 milhões de habitantes, sendo que a maioria da população está na faixa etária alvo da Nintendo. É puro descaso mesmo.

Porque somos tratados pelas empresas como lixo sendo que em quase todas as áreas estamos entre os 5 maiores mercados do mundo?

Nos vêem como um bando de índios ignorantes que não merecem nenhuma atenção além da que precisam para nos arrancar o número do nosso cartão de crédito. Sabem que mesmo nos tratando assim continuaremos a comprar seus produtos, pois estamos culturalmente assimilados e queremos de todas as formas fazer parte de sua cultura e consumir seus produtos, pois compartilhamos dos seus valores.

Pela lógica capitalista, deveríamos ser tratados de maneira melhor, visto que somos consumidores e para muitas empresas o Brasil foi a salvação durante a crise de 2008.

Mas essa ilusão que o capitalista trata bem o seu consumidor é uma grande farsa. Somos e sempre seremos vistos por eles como apenas um local onde há pessoas para serem exploradas, e isso acontece simplesmente porque nós acreditamos que eles estão certos em nos explorar.

Esse é exatamente o objetivo da dominação ideológica e cultural. Fazer com que aceitemos aquilo que de outra maneira seria inaceitável.

Editado por volkmar
Link para o comentário
Share on other sites

Mas é isso mesmo Vince, a dominação ideológica por meio da dominação cultural visa homogeneizar os valores.

Assim a classe explorada concorda plenamente com a classe dominante em todos os seus valores. Desta forma não se questionam os valores que seriam naturalmente questionados como por exemplo: "Por que raios eu devo ser explorado?"

 

Dominando a cultura da sociedade explorada eles conseguem que haja para cada minuto de revolta, décadas de submissão passiva. Em todos os aspectos da nossa vida cotidiana.

 

Nem precisamos citar os incontáveis exemplos de acordos comerciais e financeiros que beneficiam apenas os países "civilizados", temos isso inclusive em nosso meio (jogos).

 

Porque a Nintendo raramente fez eventos de distribuição de Pokemon entre os jogadores de NDS aqui no Brasil?

Enquanto países como a Holanda (com 16 milhões de habitantes, população menor que a Região Metropolitana de São Paulo) recebem esses eventos com frequência? É numericamente muito pouco provável que na Holanda existam mais consumidores de produtos da Nintendo do que no Brasil um país com 200 milhões de habitantes, sendo que a maioria da população está na faixa etária alvo da Nintendo. É puro descaso mesmo.

Porque somos tratados pelas empresas como lixo sendo que em quase todas as áreas estamos entre os 5 maiores mercados do mundo?

Nos vêem como um bando de índios ignorantes que não merecem nenhuma atenção além da que precisam para nos arrancar o número do nosso cartão de crédito. Sabem que mesmo nos tratando assim continuaremos a comprar seus produtos, pois estamos culturalmente assimilados e queremos de todas as formas fazer parte de sua cultura e consumir seus produtos, pois compartilhamos dos seus valores.

Pela lógica capitalista, deveríamos ser tratados de maneira melhor, visto que somos consumidores e para muitas empresas o Brasil foi a salvação durante a crise de 2008.

Mas essa ilusão que o capitalista trata bem o seu consumidor é uma grande farsa. Somos e sempre seremos vistos por eles como apenas um local onde há pessoas para serem exploradas, e isso acontece simplesmente porque nós acreditamos que eles estão certos em nos explorar.

Esse é exatamente o objetivo da dominação ideológica e cultural. Fazer com que aceitemos aquilo que de outra maneira seria inaceitável.

 

Realmente, uma belíssima explicação, no caso da Nintendo isso foi realmente um pontapé da empresa ao mercado brasileiro, somos tão mau vistos assim pelo mercado Japonês?

 

@off

A um tempo atrás, era comum os jogos virem traduzidos para português de Portugal, porém somente agora, se uns anos pra cá, a situação se inverteu, tanto que os jogos agora nem são vendidos lá com tradução em português do Brasil, vide o caso The Witcher 3, tenho visto o pessoal reclamar que a mídia física do jogo só está sendo disponibilizada em inglês. Estranho isso não é?

 

Creio que algumas desenvolvedores estão se voltando para o Brasil (finalmente) e até mesmo vendendo conteúdo de jogos, e serviços a preços acessíveis com a realidade brasileira.

Link para o comentário
Share on other sites

Realmente, uma belíssima explicação, no caso da Nintendo isso foi realmente um pontapé da empresa ao mercado brasileiro, somos tão mau vistos assim pelo mercado Japonês?

 

No caso da Nintendo teve um caso de uma má experiência com uma empresa brasileira que representava ela e que fez lavagem de dinheiro e dai ela rompeu com a empresa e isso a enfraqueceu com o mercado brasileiro, pelo que eu soube foi isso.

Mas segundo noticias mais recentes a Nintendo tem planos para a América Latina, entre 2015 e 16.

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...