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Atualizada automaticamente

  1. Recentemente
  2. Danilo Illia

    Desafio Sem ROPS

    Pelo menos quando fiz no lvl certo e ate a xp da quest conseguir , eu pegava era muita xp , vale bem + a xp perto do seu lvl seja menor ou maior , se e que da de pegar missão de lvl maior que o seu Ñ sei se tava em periodo bonificado , + era 80% da barra de xp no minimo
  3. Vanargand

    Desafio Sem ROPS

    Essa att mudou tanto o Éden assim? Antes acabava sendo mais lento pra essa faixa. E eu também jogo no Valhalla. Mas todo mundo costumeiramente upa assim então? Nessas condições (sem bonificador), da criação do personagem a 3rd em 2 dias? E eu achando que eu tinha sido rápido
  4. Não acho que estou procurando pelo em ovo. Você está quase chegando no ponto que estou dizendo, mas não sei se não entendeu ou só não concorda. A verdade é que não precisa nem de textão, é só uma forma mais educada de dizer. Eu espero e acredito que não vá achar ruim, peguemos então o meu tópico e façamos modificações de acordo com as várias coisas que estou dizendo: A começar pelo título. Ao invés de "Ano Fiscal da Gravity", poderia ser alterado para "O bRO está em estagnação", ou melhor ainda, "bRO não acompanha alta dos outros jogos e estagna em plena época de pandemia". Já no início, adiciono um parágrafo "Se estiver com preguiça de ler o meu post todo, aqui o resumo: O bRO arrecadou $ milhões de doláres em 2019, e $ milhões agora em 2020. Apesar do imenso aumento no número de jogadores no período, a gente tem gastado cada vez menos com esse joguinho." ou "Apesar do Vannor ter suado a bunda de fazer evento, a gente tem gastado cada vez menos com esse joguinho." E não há de haver ceticismo em relação ao aumento número de jogadores durante esse período, além de vários outros, acho que até a staff chegou a confirmar em KNs que as quedas em Prontera se davam a isso. Trocar "(Parece que o Eternal Love tá fazendo algo errado)" pra "(O Eternal tá fazendo algo errado)" Trocar "(O iRO apostou no Transcendence, com um modelo menos agressivo de monetização e teve uma melhora, apesar de provavelmente nunca sabermos se se deveu a isso);" para "Tem vários motivos para isso, incluindo não apenas o lançamento do Transcendence, mas o documento não trata desses assuntos". Quer dizer, eu gostei do lançamento do Transcendence. Mas a grande verdade é que ele pode ter dado prejuízo. Trocar "Mundialmente, a receita de Ragnarök Online foi de 10,5% da receita total da empresa em 2019, para 20,8% no ano passado, houve um grande aumento. A empresa diz que deve isso ao relançamento do jogo na Tailândia;" para "Isso se deve ao lançamento do jogo na Tailândia." Apenas alguns exemplos bobos, mas que também expressam um pouco de tudo que estou dizendo. Sobre essa parte do gasto, eu acho que me interpretou mal. Apesar de ter escrito bastante, eu só tava tentando entender se tinha havido alguma outra forma mirabolante de calcular e eu não estava entendendo mesmo. Acho que agora faz sentido pra mim, obrigado. Você pode especular o que quiser, não é a especulação que me incomoda. Eu mesmo especulo pra caramba. Tentando ser um pouco mais claro, além dos exemplos que dei agora, eu acho, por exemplo, usando as suas palavras, que você não precisa "deixar mais claro no próximo que não quer de forma alguma escantear as reclamações sobre nerfs" ou "deixar mais claro que uma coisa é o jogo estar saudável e divertido de jogar, e outra é a empresa estar saudável financeiramente". Eu acho que simplesmente é mais fácil não misturar assuntos que não devem ser misturados, não colocar nada sobre nerfs, por exemplo, minha opinião. Agora, se você usa os dados numéricos como qualquer tipo de afirmativa, ou usa o tópico como uma narrativa, daí é de onde abre brecha pro "ceticismo" vir em cima. Bom, seja como for, o tópico ainda foi legal, e provavelmente ainda vou gostar de ver as informações do próximo.
  5. Hoje
  6. Danilo Illia

    Desafio Sem ROPS

    Ses tao surpresos pq ñ fazem eden no lvl ou ate 5 maior Eden no lvl certo te upa o lvl todo
  7. Esqueci que tu ñ pode ficar tipo " a ,a staff falou entao ñ vao mecher/ etc " As veses esqueço que eles falam respostas so pra se esquivar que nem filho faz com mae kkkkkk Olha a noticia boa e que talveis os equips jro voltem com 80% dos efeitos e tal , com manufatura e outros sistemas e talveis + de 1 sistema de tunagem combando
  8. Vanargand, eu acho que você está caçando pelo em casca de ovo. Sim, eu concordo. Mas o que eu afirmei foi que "apesar" dos nerfs, teve aumento da arrecadação. Não especulei no post sobre os lucros que o Rangarok dá, pois é impossível com os dados fornecidos. Mas temos um dado, que é a arrecadação. Se esse número aumenta, é um indicativo de que as coisas estão indo bem. Se esse número diminui, é um indicativo de que as coisas estão indo mal. "Indicativo" e não "certeza". Uai, o que tem de confuso no que eu escrevi. Vou colar aqui o que eu escrevi: "Caso vocês olhem a tabela de jogadores, verão um aumento constante no número de jogadores no iRO desde do Q3 de 2022 (média de 1,110). Tem vários motivos para isso, incluindo não apenas a reformulação no esquema de updates deles, tal como a possível caça aos servidores privates, mas o documento não trata desses assuntos." - Eu acho que deixei claro que "o documento não trata desses assuntos". Está vendo porque estou dizendo que você está caçando pelo em casca de ovo? Enfim, você faz vários outros comentários, mas sinto que você pende ao ceticismo. E contra um cético, nunca dá pra ganhar o debate. O cético sempre vence. De fato, se a gente apertar e apertar, o que sobra é mera especulação. A ciência econômica é uma ciência humana e não exata. A Gravity tem muito mais dados, mas mesmo ela não tem todos os dados relevantes para o negócio dela. Certas coisas, nem dá pra botar em dados, tais como a qualidade do jogo aumentar ou diminuir. Sempre tem um milhão de fatores. Se alguma empresa lançar um jogo parecido com o Ragnarok, porém melhor, pode ser que caia o número de jogadores do bRO. É possível até mesmo que o poder financeiro do brasileiro tenha diminuido, e então mais pessoas pararam de comprar jogos novos na Steam ou Playstation, e tenham se voltado para jogos antigos e gratuitos, o que levaria a um possivel aumento na arrecadação. Enfim, o ceticismo sempre ganha. Vou dar um exemplo da sua postura cética: Sim, não temos o dado concreto do número de jogadores. E por isso mesmo eu deixei bem claro que estava especulando. A especulação mais segura (uma indução forte) é que o número de jogadores do bRO tenha aumentado. O único dado que temos é o "average concurrent users" e "pick concurrent users". Mas então, por quê a Gravity usa esse números? Como você disse, o número de acesso únicos seria um indicativo melhor de quantas pessoas jogaram o jogo. Mas esse número não seria útil para analisar o jogo, pois, como a Gravity diz: "We believe that the number of users as measured by PCU or ACU (i) is a measure of our active user base and (ii) is correlated with revenues, as revenues from an online game depende on the number of users as well as time spent playing the game". Okay, então pra quê especular o gasto dos jogadores do bRO naquele meu último parágrafo? Pois, mesmo especulando, dá uma ideia do quanto as pessoas gastam com o jogo. Quanto que nós gastamos. Quando falamos "a Gravity arrecadou 1,7 milhão" isso é meio abstrato. Quando especulamos quantos jogadores gastaram com o jogo (e como lastro, usamos como base o número médio de jogadores online ao mesmo tempo), isso torna o gasto mais real. Por isso mesmo que minha última sentença naquele parágrafo é "Mesmo que tenha gente que gaste R$15 mil por ano, ainda assim, precisaria de mais de 600 pessoas gastando esse valor para alcançar os 9,5 milhões de reais." Veja como deixo extremamente nítido que nem especulação é; é apenas uma possível medida pra gente ter noção do quanto a gente gasta com o jogo. Quando especulo sobre o gasto médio dos jogadores, é uma provocação mesmo. "Média" não significa o mais comum. O jogador "médio" não gasta em torno da "média". Jogos free-to-play geralmente dependem das whales, as baleias, que gastam muito com o jogo. O lucro que a empresa faz com o bRO não revelaria o quanto a gente gasta. É bem mais interessante (pelo menos pra mim) saber o valor total arrecadado, pois esse é o valor que a gente depositou na conta deles. No geral, eu sinto que você está bem cético com relação ao uso desses dados. E por cético, digo no sentido filosófico, ou seja, não afirma e nem nega a verdade de coisa alguma. Acho que você vai se sentir ainda mais incomodado com o meu próximo post sobre este assunto, pois vou especular ainda mais! O divertido é justamente especular com base nos dados! Cabe ao autor deixar claro o que é dado e o que é especulação; coisa que fiz, você que tá caçando pelo em casca de ovo.
  9. Ah, basicamente, um sistema parecido com o Labirinto das Valquírias, só que sem zeny drain. E pelo que estou vendo, musa levou vantagem mais uma vez. É o segundo chicote que diminui recarga do temporal. E ainda dá efeito da carta do Thanatos.
  10. Não é motivo de surpresa, o jogo está bastante quebrado mesmo, principalmente no Valhalla. O jogo é uma piada até o nível 120, mesmo sem ROPs. (não desmerecendo o companheiro, por favor, não entendam mal)
  11. Nesses casos, eu concordo Você tá adquirindo cada vez mais características do Vlad por osmose. Já usa até os tipos de gif que ele usa. Daqui a pouco tá falando "Mano do céu"
  12. Vanargand

    Desafio Sem ROPS

    Calma aí, porque fiquei realmente surpreso. No momento que você criou o tópico, sábado, 9 da noite, você estava como Espadachim nível 10~12? E segunda, às 5 da tarde, estava nível 108? Upando "normalmente", e sem usar bonificador de exp, e usando apenas éden até o nível 100? Imagino que também tenha pego job 70? Tudo bem que aquele meu recorde foi do começo da renovação, quando a curva do 1 ao 99 era um pouco mais difícil. E que você tá usando uma classe com Tyr, e depois do rebalance. Mas, levando em consideração que eu tinha usado assistente, quest de flor do éden e bonificadores de exp (não durante todo o trajeto, e obviamente também não diário, mas usei alguns), eu to realmente impressionado. Mas foram circunstâncias diferentes, na verdade não gosto de acelerar assim. Como até comentei em outro tópico, nos últimos anos, tenho feito até o contrário pro up do 1 ao 99. Mas nossa, legal. Talvez eu deva tentar o desafio novamente. Deixa eu te perguntar, você dormiu nesse meio tempo? Ah, tá, o job. Eu devo dizer que pessoalmente eu acho isso até bacana, um prêmio a mais pra quem se esforçar um pouco mais. Por outro lado, entendo a "correção". Ainda bem que vão facilitar só ele.
  13. Primeiramente agradeço a camaradagem em fingir que meu post não foi ranzinza!! E é claro que é apenas natural existirem as mais diferentes opiniões e visões de mundo, e que é bom haver discussões. "Quando uma vida encontra outra, algo novo nasce." Bom e, claramente, como deu pra perceber, eu não havia lido seu outro post quando digitei aquele. Quero também, logo de cara, pular a "ordem" e afirmar que eu não chamei e não acho que seu post tenha sido tóxico, talvez eu que tenha me expressado mal. Resumidamente, quis dizer que algumas partes do tópico remeteram à outras coisas também sem sentido (como o papo de criticismo x toxicidade), como trazer números pras discussões que não tem nada a ver. Pelos motivos citados, acabou remetendo a algo que tem sido outra besteira sem sentido comum de fora. É claro que é enriquecedor saber a arrecadação e tudo mais. Um dos meus pontos é que estamos muito longe de poder dizer que foi ou que deixou de ser por isso ou por aquilo. Ou que isso ou aquilo não influenciaram. Por isso, eu acabei citando o outro tópico. Dando alguns exemplos, em relação à resposta pro Squirt, mesmo a arrecadação tendo aumentado, obviamente não dá pra dizer que a staff não faria mais dinheiro se não fossem os nerfs. Bem como essa arrecadação não ironicamente não significa necessariamente que não estejam não sendo inteligentes. Bom, acho que não tem como dizer que não sabem como fazer dinheiro. O problema é que, levando desse modo, acho que quase qualquer um saberia. E os dados não implicam necessariamente que estão arrecadando bem. Principalmente se tratando do clássico, e do bRO, e sem sabermos despesas, dívidas, projeções e expectativas, ignorando potencial, e por aí vai. Quando você fala da arrecadação do iRO, diz que tem vários motivos. Eu concordo que podem ser razões para. Mas, do jeito que você coloca, fica como uma certeza a qual não temos. Foi a Gravity que especulou no relatório? Foi uma dúvida que tinha surgido. "Se o aumento do iRO foi devido a reformulação no esquema de updates, então como o bRO teve aumento com o "esquema de update antigo"?" Essa seria uma pergunta bem idi ota, mas é apenas um exemplo pra lembrar do que foi falado. Obviamente nem mesmo a Gravity, com todos os seus dados, afirma qualquer coisa, eles apenas especulam. O que nós podemos fazer é especular em menor medida. Sobre o outro ponto, com o estado geral das coisas, pra quem quer ver o jogo melhorar, e considera que as empresas envolvidas são empresas ruins (também dum ponto de vista técnico, empresas não inteligentes), talvez fosse preocupante e, logo, correto, ficar, também, incomodado de alguma forma. Apesar de que eu, pessoalmente, não me sinto incomodado. Me sinto aliviado. É claro, é um misto de emoções, e tem muita coisa envolvida. São situações e situações. Por exemplo, vamos supor, se as coisas estivessem ainda pior. Um ano todo sem atualizações. Principalmente considerando o que penso da Gravity, e ainda mais o que considero que a Gravity pensa do nosso servidor, se, nesse cenário hipotético, tivesse tido um aumento estrondoso, aí, dentre outras emoções, eu imagino que provavelmente também me sentiria incomodado. Mas enfim, foi apenas de estabilidade. Sendo que eu nem acredito que seja realmente de estabilidade, porque arrecadação é só um dos pontos, já que nem lucro é. E, no grande esquema das coisas, o cenário muito provavelmente continua sendo o de declínio. E, na minha opinião, isso sendo minoritariamente uma causa de envelhecimento. Bem como tive a sensação de tristeza em quedas. Não que tenha implicado isso, mas não dá pra se sentir alegre. "No fim do dia", com o pior acontecendo, não fará diferença nenhuma aos coreanos, muito menos fará mínima diferença a membros da staff que tomaram ou que tomam decisões ruins, muitos dos quais provavelmente nem jogam mais ou simplesmente não gostem tanto quanto. No final, eles seguem o rumo da vida deles, e somos nós jogadores que continuamos aqui. Isso é um pouco sobre várias das coisas que eu falei. Teria muita coisa pra comentar sobre. Primeiro que estamos falando de apenas um ano, um período relativamente curto. Jogadores podem ir e vir em ondas. Um jogo em declínio ainda vive de altos e baixos. Só pra citar algumas das coisas. E a verdade é que eu, por exemplo, não esperava nada pra esse ano em específico, porque não estive perto o suficiente pra bolar nenhum tipo de palpite. Dentre as coisas boas e ruins que tivemos, considerando muito mais do que nerfs, talvez isso pudesse ser esperado (e não desejado) por mim, talvez também por você, mas a verdade é que ainda não acho que dê pra usar uma coisa como resposta para a outra. A qualidade do jogo estar diminuindo também nem significa que a qualidade do servidor brasileiro tenha diminuído nesse período. Também poderiam constatar o óbvio, de que qualidade não tem relação direta com popularidade (até sem sentido trazer essa discussão, já que nem popular de fato o jogo é mais, mas, claro, isso tratando de popularidade em significado). Na verdade, como vemos ao redor, a maioria das coisas populares são ruins, de baixa qualidade. Da mesma forma, isso também não significa que qualidade não possa influenciar em popularidade. Ou poderiam trazer o argumento de que se o jogador gosta do jogo, o deve querer melhor, mas, em certo ponto, nesse aspecto, números não fazem sentido. É claro, pro mais investido, isso pode significar alguma coisa, mas ainda como fatores extras. Da mesma forma, não tem como dizer o impacto dos nerfs, nem resumir a isso. Entre outras coisas que poderiam ser comentadas. Dado que não temos nem mesmo um dado concreto sobre o número de jogadores, aqui é um grande tiro no escuro, algo que alguém que tenha informações de dentro certamente pode achar graça, mas, de início, eu acho muito difícil, e não consigo acreditar, que aquela seja a média gasta. Principalmente se tratando do bRO, onde eu realmente tenho a crendice de que o jogador médio ainda gaste muito pouco, sendo que ainda acredito também que essa deve ser uma tendência recente, devido a um maior aumento no declínio no número de jogadores. Porque, considerando do lançamento do jogo até uns bons anos atrás, eu ainda acho que o jogador médio do bRO não gastasse mesmo é quase que o equivalente à nada anualmente (obviamente entendo que o gasto do jogador médio e o gasto médio por jogador são coisas diferentes, mas enfim). Então, assim, pelos números, eu já fico tão surpreso quanto, e desconfiado. Muito difícil acreditar que o jogador gaste em média R$ 3.000,00. Pra mim, só seria fácil de acreditar se tivéssemos uns whales muito hypados, o que há tempos acredito não ser mais o caso pro jogo. Mas o que eu não entendi mesmo é que a renda per capita seria dividir a renda nacional pelo número de habitantes. Ali você apenas supôs o número mensal de jogadores, ok. E dividiu a arrecadação fiscal anual pelo número de jogadores nesse período. O que não estou entendendo é como você chegaria nesse número de jogadores "anuais", sendo que um jogador que joga em um mês pode não jogar em outro. Mas outro, que não jogou no anterior, tomar o seu lugar. Isso não inflou os números?
  14. Vixi sera que " mudou algo recentemente " ? Eu upava meus char ali pelo 100 a 110 sempre os mesmos e o clan sempre foi um poço sem fundo
  15. Pessoal beleza? Eu criei um clã pra poder armazenar coisas e doar mesmo XP já que tenho um char 185, porém de uns tempos pra cá eu vi que o nível do clã parou no 39 e parece que não está mais podendo doar XP com esse char: Alguém sabe me explicar o porque? Obrigado!
  16. "Não esqueça que você é um aprendiz. E sempre será um aprendiz! O objetivo da vida é curtir bons momentos!" (NODOR, aprendiz pescador) -/ / -
  17. "Por que todos só querem fazer as coisas rapidamente e não mais devagar?" (NODOR, aprendiz pescador)
  18. Ontem
  19. Vlad Dracull

    Chat OT

    Cara, estou upando e me divertindo nesse joguinho como a muito tempo não conseguia. Hoje peguei 177 com meu SA e fui num mapa cabuloso chamado Porão de GH. Os monstros são polutos e a xp é ótima. Nice.
  20. Mas se realmente for assim, não faz o menor sentido! Divulgar o número de players online é umas das melhores táticas que os adms de jogos online fazem á anos! Por que não divulgar um número que é bom e com isso incentivar mais pessoas a jogar?
  21. Cara, a gente pode falar a vontade sobre qualquer coisa. O que devemos observar é a forma como se fala. Nem vcs mesmos aceitam as baixarias que alguns usuários aqui do Fórum falam. Por exemplo, agora mesmo removi um post, denunciado por membros aqui do Fórum, que continha termos como "velha escrota" se referindo à uma pessoa da staff. Man, não é assim que vamos conseguir ser ouvidos pelos caras. Pelo contrário, posts assim, e aqueles que incentivam servidores piratas ou a compra de kks, só dão mais argumentos para os caras da staff, não nos levar a sério! Eu briguei com quase todos os tutores lá no discord, soltei o verbo várias vezes na área secreta onde só quem tem plaquinha entra. Nunca fui punido ou repreendido pela staff, sabem por que, por que mesmo discordando dos caras, e algumas vezes até equivocado eu estava, mas jamais faltei com o respeito usando palavras vulgares ou ofensas pessoais. Inclusive, tinha vezes que chegava um tutor com um argumento e a gente se entendia de boas. Mas é isso, vc pode discordar e até se zangar com outras pessoas, mas jamais a falta de respeito deve ser summonada para se vencer discussões. Somos todos adultos aqui, e já temos maturidade suficiente pra saber que existem regras, e quando estas são extrapoladas, as consequências chegam.
  22. A disparidade ne 10k da moeda japonesa e tipo lamche de 5 reais , + 5 reais valeria tipo 15k da moeda deles Ou koreanos da gravit so ñ gostam dos clientes ñ koreanos mesmo , so ñ devemos ganhar dos que conseguiram + autonomia , pq os koreanos certesa tem algo de "meu jogo" mesmo os caras comprando deles direitos e o casete
  23. Po Magna... muito obrigado.... eu uso esse capacete, mas ai tira muito do dano usa lo ...mas agradeco bastante a atencao!
  24. Acabei esquecendo um clássico: Drácula - Bram Stoker É incrível! Merece toda a fama que tem.
  25. "When the many stop fearing the few" 🤣
  26. Não altera. Medicina Milagrosa dá 3kk de XP base e 1,5kk de XP classe fixos, independente da rate do servidor ou de qualquer buff de experiência.
  27. Sobre a quantidade de jogadores, creio que pra isso, teriam que desabilitar o multi client primeiro. Agora, se a comunidade consegue jogar no single client, já são outros 500. E se me lembro bem, já teve uma pequena revolta por que a quantidade de janelas possíveis diminuiu pra máxima de 3. Sobre a relação de quantidade de jogadores e o lucro da empresa, embora seja uma das possibilidades, também tem a chance de existir algumas pessoas que investem ao extremo (como o Ave Cesarius) ao mesmo tempo que tem tipos como eu que não colocam dinheiro algum. Aí também já entra a questão da paridade do poder de compra de cada residente. A paridade do poder de compra de um residente brasileiro é baixa, enquanto que a de um residente japonês é de média para alta (apesar de ter inflação também).
  28. Kamalt

    Desafio Sem ROPS

    Corrigido, sempre me esqueço que o discord não é um serviço de hospedagem de imagem. Agradeço pelo lembrete, vou dar uma olhada.
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