Ir para conteúdo

Guia do Superaprendiz Auto-Cast Full ASPD


Vlad Dracull

Posts Recomendados

Boa noite galera!

Hoje quero lhes apresentar um trabalho muito interessante feito pelo nosso colega avid.

Ele postou inicialmente como resposta de um tópico, mas ficou tão legal que decidi compartilhar com todos vcs!

 

O Guia by avid

 

Então pessoal,

 

Aqui vão umas dicas para S.A. de autocast.

 

O atributo mais importante ao meu ver, não é a INT, e sim a AGI. Por qual razão eu digo isso?

  • Principal atributo para você ficar vivo, uma vez que S.A. não tem quase nada de HP, fazendo da esquiva sua melhor aliada.
  • Aumenta sua velocidade de ataque. Mais velocidade de ataque = maior o número de magias castadas ao atacar.
  • Pegando ASPD 193 com um S.A. de autocast não é difícil, e não precisa nem abusar nos consumíveis (explico mais pra baixo)

 

Sabendo-se disso, aqui vai a build que considero ideal de se ter ao atingir nível 99 com seu S.A. de autocast:

 

FOR: 1~30 (atributo bem dispensável, só compensa investir mesmo após expandir (lv. 100+)

AGI: 90~100 (como eu citei acima, é o principal atributo da sua build)

VIT: 1 (dispensável antes de expandir)

INT: 50~70 (responsável por aumentar o dano de suas magias e dá um ganho marginal no SP máximo, bom para poder se bufar e curar quando precisar)

DEX: 50~70 (aumenta seu acerto, lembrando que dar MISS não tem autocast, portanto tenha o suficiente para não dar NENHUM miss aonde estiver upando, também aumenta seu atkM e velocidade de ataque marginalmente)

LUK: 1 (dispensável antes de expandir)

 

Skills estritamente necessárias:

Relâmpago, Tempestade de Raios, Benção, Aumentar Agilidade, Concentração, Perícia em Esquiva e Precisão

 

O restante fica por sua conta, mas essas skills que citei são realmente necessárias para o seu S.A. de autocast.

Relâmpago e Tempestade de Raios > para dar autocast nível 10 com a Super Nimbus.

Benção, Agi, Concentração e Precisão > ganho significativo de atributos como INT, AGI e DEX.

 

Atigindo aspd 193 com seu S.A. de autocast.

Os itens não são dos mais baratos, mas é possível e fica muito divertido de jogar.

O equipamento mais caro que você precisa é a Mochila da Aventura+9 (aumenta sua atk speed em 1 ou mais, entre outros benefícios).

2x Chifres de búfalo > cada um aumenta sua atk speed em 1 também, e eles custam relativamente pouco, cerca de 50~60kk. Se conseguir, compre com o combo Coruja (Duque e Barão) para dar cast de lex aeterna e também impositio manus e relâmpago nível 5. É claro que com esse combo acaba saindo bem mais caro (250kk).

Use poção do despertar, se buffe com agi, benção, concentração, esteja com as mortes zeradas (para bônus dos atributos). Se tiver VIP e pegar o primeiro buff, você já consegue valores como ASPD 190 ou 191, dependendo da sua agi base (100~110).

Agora basta um suco celular e uma comidinha +10 ou +20 que você chegas no 193!

 

Os resultados são surpreendentes, acredite.

Meu S.A. está com os seguintes equips:

 

Topo: Super Nimbus

Meio: Ása de Pégaso ou Máscara Esquisita

Baixo: Balão de Angeling (+1 aspd)

Armadura: Couraça de BTT com Hatii

Mão: Machado Orc+7[4] com as seguintes cartas

  • Filhote de Hatii (35% de chance de soltar congelar se vc tiver a carta Hatii)
  • Sorrateiro (para ataque duplo, uma vez que temos que usar a Super Nimbus, Jibóia não tem como) lembrando que pega atk duplo nv10 se você tiver (eu tenho)
  • Dragão Mutante (atk+5 e tem chance de soltar bola de fogo no nível do usuário)
  • Cavaleiro Sanguinário (chance de soltar chuva de meteoros nv 2 - bom pois com ASPD 193 sai bastante, e tem chance de atordoar os mobs)

Escudo: nenhum, para ter aspd 193

Capa: Mochila +9 com Filhote de orc(+15% resist neutro e +15 esquiva, muito bom)

Sapatos: Iemanjá+8 com Matyr (+1agi e bonus de HP) pode ser com Verit também, ou até mesmo Acidus (se for +0/+4)

Acessório 1: Búfalo com Barão Coruja

Acessório 2: Búfalo com Duque Coruja

 

Bom, não sou muito bom em escrever guias, mas meu intuito era somente dar umas dicas e guiá-los.

 

As builds podem variar muito no quesito de skills e atributos, mas no geral, tentem seguir o que comentei, pois realmente é o necessário para se ter um bom desempenho, especialmente nos ups.

Editado por Vlad Dracull
Link para o comentário
Share on other sites

Ae pessoal, Vlad,

 

Aqui vai uma breve continuação do guia, porém para S.A. expandido! :cool:

 

Atributos:

 

Conforme comentei anteriormente, a AGI é a sua melhor aliada! Seguida de INT, DEX e LUK, da ordem do mais importante para o menos importante.

 

Sabendo-se disso, e levando-se em conta o que já foi-lhes dito acima, esta é a build que sugiro para um S.A. full ASPD full auto-cast no nível 150.

 

FOR: 1~50 (Novamente, atributo totalmente dispensável na build, coloque se desejar, mas não recomendo)

AGI: 110~120 (Depende muito dos seus equips, comentarei mais abaixo)

VIT: 1~50 (Particularmente não recomendo, pois S.A. tem um HP tão baixo, que os ganhos são mínimos)

INT: 100~110 (Depende também dos seus equips, comentarei junto com a agi)

DEX: 80~100 (Sem muito o que comentar, precisa destes valores para poder acertar monstros e pessoas)

LUK: 60~90 (Ótimo atributo para aumentar sua atkM, esquiva perfeita, além de aumentar a resistência a vários efeitos negativos)

 

Sobre o atrelamento de equips e sua build:

 

Conforme está descrito acima, a AGI e INT estão inteiramente atreladas aos seus equipamentos.

 

"Mas Avid, explica melhor isso, tô intendendo nada"

 

Ok, eu vou, fique calmo jovem aprendiz... :D

 

Se você possuir vários equipamentos que aumentem sua atkSpeed, como 2x Chifres de Búfalo, Mochila da Aventura+9, não creio ser necessário ter uma AGI acima do 110. Pois, conforme já comentei na primeira parte do guia, não é tão difícil assim ter ASPD 193 com esse valor.

Porém, se você não possuir todos ou alguns destes equips essenciais, terá que sacrificar um pouco dos pontos botando os 120 de AGI.

Em relação à INT, ela é inversamente proporcional à sua AGI.

 

"Num entendi denovo"

 

Funciona assim:

Se a sua AGI é 120, você teve que sacrificar muitos pontos de atributo, portanto sua INT não deverá ser acima dos 100, pois te penalizaria muito nos outros atributos (DEX e LUK).

Se sua AGI for 110, você pode colocar 110 de INT livremente sem se preocupar.

 

Habilidades:

 

Finalmente você se tornou um S.A. expandido!!!! E é aqui que a coisa começa a ficar divertida.

Inicialmente, na sua longa e árdua jornada como um Super Aprendiz, possuímos quase que exclusivamente habilidades de suporte próprio, como cura, agi, benção, concentração, e habilidades passivas, como ataque duplo, esquiva e precisão.

Porém, ao desbloquear as skills expandidas, você se depara com UM MONTE DE SKILL PRA DESTRUIR O COLEGUINHA.

Sim pessoal, de todas as skills de S.A. expandido, temos uma ou outra opção que são úteis para PVM ou MVP. A grande maioria é focada para PVP mesmo.

Porém, temos algumas que são extremamente úteis em ambos casos, e é sobre elas que vou comentar aqui.

 

Congelar: extremamente importante. Possui um tempo de cast muito, muito baixo, funciona numa área ao redor do personagem, e tem altas chances de congelar os oponentes. Como o tempo de cast diminui a cada nível e as chances de congelar aumentam, recomendo ter a skill em nível máximo.

Pântano dos mortos: Excelente skill para UP, especialmente nos níveis mais elevados. Cria uma área que reduz a velocidade de movimento, reduz também AGI e DEX de todos que estão sob seu efeito, além de remover efeitos como AGI UP e Concentração. É muito boa para você controlar possíveis mobs e continuar esquivando deles sem muitos problemas.

Fé: pode colocar nível 10, aumenta seu HP máximo e reduz dano sagrado. Sem mais o que comentar.

Petrificar: 1 (necessário para desbloquear outras skills).

Fúria da terra: skill boa mas não necessária, coloque o quanto desejar ou não.

Barreira de Gelo: skill divertida para controle de mobs e players, ter 1~3 níveis nessa skill é útil. Coloque o quanto achar necessário também.

 

Equipamentos:

Nada muito muito dos equipamentos que você já recomendei utilizar antes do nível 99.

Algumas pessoas gostam de utilizar a Espada Lunar[2] (nível 105) no lugar do Machado Orc[4].

Eu sinceramente julgo ser uma opção ruim, por 1 simples motivo: ela diminui muito sua atk speed!

 

Ela aumenta consideravelmente seu atk e atkM, e se possuir aprimoramento +10 dá chance de castar várias outras magias. Mas realmente não compensa.

Com um Machado Orc você consegue facilmente ter 6~8 ataques por segundo, e isso é impossível com uma Espada de Uma Mão, que terá no máximo 2 a 3 ataques por segundo. Os danos serão mais altos, mas a DPS(dano por segundo) que é o que realmente importa, acabará caindo.

 

Considerações finais:

Agora, além de possuir uma Atk Speed monstra, seu S.A. tem muito mais skills de debuff e sobrevivência. É isso o que muda. Portanto, cabe a você utilizá-las com sabedoria no seu UP e no PVP.

Com as skills que comentei, se torna muito, mas muito difícil de morrer com um S.A. durante o UP. Basta não querer mobar o mapa inteiro sem estar com corpo fechado, né? :o

 

No mais é isso pessoal.

Agradeço ao Vlad pela iniciativa de fixar minha resposta como um guia e me motivar a escrever a segunda parte.

Peço que, qualquer dúvida, sugestão ou crítica seja direcionada neste post, para que possamos melhorá-lo sempre!

 

Obrigado,

 

Avid :p

Editado por avid
Link para o comentário
Share on other sites

Bacana mesmo, legal quando aparecem novos talentos. O guia é simples mas bem explicadinho e eu só achei um errinho já no final

Basta não querer mobar o mapa inteiro sem estar com fúria, né? :o

Vc quiz dizer corpo fechado né? Além disso que outras opções de chapeu vc recomenda pros mapas onde não dá pra usar o super nimbus?

4IYPSxp.jpg

A Cumpridora de Promessas!

Link para o comentário
Share on other sites

Bacana mesmo, legal quando aparecem novos talentos. O guia é simples mas bem explicadinho e eu só achei um errinho já no final

Vc quiz dizer corpo fechado né?

 

Isso, já corrigi :D

Obrigado pelo toque

 

Além disso que outras opções de chapeu vc recomenda pros mapas onde não dá pra usar o super nimbus?

 

Então Brienne, o Super Nimbus é realmente a melhor opção, e provavelmente a única.

Só há 1 caso que vejo por que não usá-lo, contra monstros do tipo vento 2 ou acima (até contra vento 1 compensa pela chance do autocast).

Se for o caso, você pode optar por um Jibóia para ter o ataque duplo, e utilizar de um machado orc com outras cartas, em especial uma no lugar da sorrateiro (como originalmente recomendei).

É bem raro conseguir um destes, e as chances não são tão boas, mas podemos utilizar chapéu de Vanilmirth. Ele dá chance de soltar lanças de fogo, gelo e relâmpago em nível 1. É uma opção até que válida.

Temos outros hats de tier menor, como Chaleira, Ovelha Fofinha, Necromante, que também possuem autocasts úteis.

Algumas pessoas até usam o Solid Sorrateiro. Eu particularmente não gosto pois ele ocupa topo, meio e baixo ao mesmo tempo.

 

 

Cada vez melhor man.

Parabéns pelo trabalho.

Agora é aguardar a parte 3, pois o que é bom não pode parar!!!!:o

 

hahaha, obrigado Vlad.

Vou ver se consigo fazer um guia plausível de S.A. autocast crítico. Não é tão viável quanto este, mas não custa tentar.

Por que sofrer é com a gente mesmo!

Link para o comentário
Share on other sites

Outro hat legal de autocast para usarmos são os hats que dão Adrenalina Pura.

Chapéu de Mosqueteiro (adrenalina pura nv1)

Chapéu de Bafomé Jr. (adrenalina pura nv2 - melhores chances se tiver o pet Bafomé Jr)

 

Estou usando o Bafomé Jr para testá-lo.

Minha ASPD sem consumíveis chega a 189 (apenas com poção do despertar e buffs), quando a adrena ativa pega 193. =]

Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...

Excelente Guia!

 

Me foi muito útil haha.

 

Mas fiquei com uma duvida, se no meu caso que não possuo Hati para por na armadura, compensa usar a hatii bebe no machado orc mesmo assim?, pelo que vi no database, mesma sem a Hati na armadura, ele garante 5% de chance do uso congelar. Outra coisa é, se compensar usar a hatii bebe, melhor ela, ou a sropho? ,-,

 

 

Sropho me pareceu de certo modo + interessante que congelar, sei la haha.

 

Alguem poderia ajudar nessa duvida por favor >.

 

Obrigada!

[sIGPIC][/sIGPIC]

 

YuufaSama- / Arcebispa ME / @Thor ~ PM = ^.^ =

-YuufaSama- / Arcana / @Thor * PM *

Link para o comentário
Share on other sites

Olá senhora Yuufa.

Que bom que vc curtiu o guia!

compensa usar a hatii bebe no machado orc mesmo assim?, pelo que vi no database, mesma sem a Hati na armadura, ele garante 5% de chance do uso congelar.

A Filhote de Hatii é mesmo uma boa opção pra usar na arma, porém ela não conjura Congelar.

Ela casta Rajada Congelante nível 3, esta sim possui 44% de chance de causar Congelamento.

 

Outra coisa é, se compensar usar a hatii bebe, melhor ela, ou a sropho?

Sropho me pareceu de certo modo + interessante que congelar, sei la haha.

Sropho é uma carta bacana mesmo, causa Cristalização que é um dos efeitos negativos mais terríveis do jogo!

Outra carta muito interessante é a Pequeno Fatum, combinada com Tempestade de Raios + Pântano dos Mortos facilita bastante seu up!

Link para o comentário
Share on other sites

Respondendo as perguntas:

 

1)Sim, sou do thor e me baseei nos dados do bRO@Thor para o guia

 

2)Não acho que hatii bebê seja muito útil sem a carta Hatii na armadura. A menos que você faça um machado orc 'diferente'. Eu estive testando num private próprio baseado no kRO, e com 2 cartas sropho e 2 hatii bebe ficou bem bacana, mesmo sem a hatii na armadura! A grande vantagem da Hatii em relação à Sropho, é o combo do alvo estar congelado + relâmpago/tempestade de raios.

 

3)Aviso à todos vocês que ao usarmos chapéu do mosqueteiro/Bafomé jr. (que dão adrenalina pura) no super aprendiz, podemos trocar de equipamento normalmente sem cancelar o efeito da Adrena >>> DESDE QUE estejamos usando Machados ou Maças. Portanto, eu no up do meu S.A. uso o hat de bafo jr, sempre que ativar a adrena, troco para a super nimbus.

Link para o comentário
Share on other sites

No caso do Sapato não daria pra usar Sapatos Velozes? +3% de Aspd me parece bom.

Belo guia!

A questão é como a fórmula de ASPD funciona.

De acordo com a descrição das coisas no ragnarok, dá a entender que é assim

 

Vamos supor a ASPD do seu char sem itens/cartas = 185

Equipa Sapatos velozes que teoricamente dão +3% de velocidade de ataque.

logo, você teria = 185 + 3% de 185 => 185 + 5,55 = 190,5

 

A questão é que não é assim. Esses 3% são decréscimos no delay de ataque. Então, se você tem uma atk speed alta, na casa dos 190, o seu delay é bem baixo. Logo, 3% a menos num delay já bem baixo, é praticamente nada.

 

Aqui nesse tópico do iroWiki tá bem explicado, sugiro dar uma olhada: http://irowiki.org/wiki/ASPD

 

Portanto, minha resposta final é: não, não compensa usar Sapatos Velozes. Os melhores sapatos para S.A. EX são:

  • Sleipnir (caro e raro pra kct)
  • Iemanjá com Firelock/Verit

Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 months later...
Portanto, minha resposta final é: não, não compensa usar Sapatos Velozes. Os melhores sapatos para S.A. EX são:

  • Sleipnir (caro e raro pra kct)
  • Iemanjá com Firelock/Verit

 

Firelock? Q carta é essa? E o q ela faz?

 

Só complementando:

 

Por isso que a gente vê uns machados orc com doppelganger circulando em prontera bem baratos.

Por que, no final, quando vc tem uma agi muito alta, os 10% da doppel não chegam a aumentar nem 0,5 de ASPD! :(

 

Custa quanto +- Machado do Orc com Doppel?

Não é Bug, é Feature

Link para o comentário
Share on other sites

  • 1 year later...

Vlad estou fazendo uma SA de autocast com orgulho e preconceito, minha arma é um machado orc carteado com as 4 do arco iris e a bota e uma pororoca

 

Com isso nao preciso do relampago, congelar é uma boa skill como expandido?

LD/Toque                                                      rgrf122.gif?resize=147,197                                                      Valhala

Link para o comentário
Share on other sites

Boa noite.

 

 

É a minha habilidade favorita de SA Expandido .

Tem muita utilidade.

Pra mim a Trindade da Expanção de SA é:

Congelar> Fé> Pantano dos Morto

Muito obrigado pela ajuda.

 

Então sigo o convencional

 

Agi up + Bless + Concentração + Portal e Rajada Congelante Nv 1 pra habilitar congelar?

 

Sobre aumentar capacidade de carga, esconderijo, furto e escudo mágico, o que você pode me dar conselhos sobre?

LD/Toque                                                      rgrf122.gif?resize=147,197                                                      Valhala

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...