Ir para conteúdo

Sobre a lei referente às vagas nas IFES!


@Helgel

Posts Recomendados

Ainda sim haverão vestibulares.Se vcs estudaram direito e estiveram preparados vcs nao vao perder a vaga.E ninguém vai ser aprovado só por ser preto, pobre, indio, etc.Vcs querem que seja investido em educação e melhorem as escolas e bla bla bla...mas se esquecem que as necessidades das pessoas são de curto prazo.Eu vejo que só quem reclama é aquele que não vai ser beneficiado ou está com medo do pretinho cotista ser melhor que ele.
É pelo fato de não ser melhor ou pior que a cota se tornar algo ridículo, ela esta quebrando um dos fundamentos constitucionais, ao criar uma lei que beneficia uma raça esta indo contra o artigo que fala sobre todos os homens serem iguais perante a lei.  Sou pardo é com orgulho tenho primos negros é sabe o que eles falaram? Que isso só subjuga os negros como incapaz de passar em um vestibular por seu próprio mérito, acreditam na marginalização dos negros como se ser negro é ser pobre.Pode ler para abri a sua mente um grande pensador: http://ghiraldelli.pro.br/2012/10/18/preto-e-pobre-nao-sao-a-mesma-coisa-voce-sabia/
Link para o comentário
Share on other sites

Fim do mundo !! Deprox e Claitos no mesmo tópico !! O.õEu sou contra as cotas, ta o ensino não está realmente as 1000 maravilhas mais não podemos nos esquecer que é o aluno quem faz a escola independemente dele ser aluno de escola publica ou privada. eu trabalhei em escola e sei muito bem como é, quando o aluno quer passar na faculdade, vestibular etc... ele estuda não apenas se inscreve e deixa para que no dia o santo ajude (ou a cota).@RaoDNossa você não sabia que era o Ilyana ?

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Se todos são iguais pra que criar tantas diferenças? Rico>Pobre, por isso rico tem que passar ileso na prova caso queira entrar? Igualdade... Me sinto ofendido por jogarem na minha cara que supostamente tenho menos capacidade que os outros.

 

Vcs querem que seja investido em educação e melhorem as escolas e bla bla bla...mas se esquecem que as necessidades das pessoas são de curto prazo.
Mesmo que sejam a curto prazo, se a pessoa não tiver um bom desempenho ela não será um bom profissional, o que leva ao desemprego, por isso investir em educação e não na ilusão. Claro que isso ainda ajudaria um pouco, mas com certeza não é a solução. Não que eles liguem...

Eu vejo que só quem reclama é aquele que não vai ser beneficiado ou está com medo do pretinho cotista ser melhor que ele.
Sou pardo. Sou pobre.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

A lei das cotas sera sempre um tema polêmico. De minha parte eu sou completamente a favor da lei das cotas (incluindo as raciais). Vejo ela como uma importante política afirmativa desevolvida com o intutito de tornar a nossa sociedade, fortemente marcada pelo escravismo que perdurou em solo nacional por quase 300 anos, menos desigual.No julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 186 pelo STF os 10 ministros votaram pela constitucionalidade da lei das cotas, defendendo que o Estado pode lançar mão de politicas afirmativas em beneficio de grupos sociais determinados de forma que estes superem desigualdades historicas. Dessa forma não se pode afirmar que a lei deserepeita fundamentos constitucionais. É preciso considerar também que essas ações afirmativas são temporárias, elas não foram criadas para serem um tapa buraco e muito menos para existir eternamente. Elas são medidas necessárias para tornar possivel o acesso de segmentos sociais historicamente oprimidos ao ensino superior enquanto o governo toma ações que objetivem a melhoria do ensino público, o que leva bastante tempo (basta ver que um país como a Coreia do Sul que tem uma população bem menor que a brasileira levou mais de 50 anos para atingir o nivel de excelencia no ensino que possui hoje).

Link para o comentário
Share on other sites

Sou pardo. Sou pobre. 

Para de mimimi então e aceite a ajuda do governo.Vc teve um péssimo ensino durante todos esses anos de escola pública que hj não tem condições de passar da primeira fase de um vestibular de alto nível. Vc estará em desvantagem se não usá-la. E isso será burrice sua.

É pelo fato de não ser melhor ou pior que a cota se tornar algo ridículo, ela esta quebrando um dos fundamentos constitucionais, ao criar uma lei que beneficia uma raça esta indo contra o artigo que fala sobre todos os homens serem iguais perante a lei.  Sou pardo é com orgulho tenho primos negros é sabe o que eles falaram? Que isso só subjuga os negros como incapaz de passar em um vestibular por seu próprio mérito, acreditam na marginalização dos negros como se ser negro é ser pobre.Pode ler para abri a sua mente um grande pensador: http://ghiraldelli.pro.br/2012/10/18/preto-e-pobre-nao-sao-a-mesma-coisa-voce-sabia/
Cara, ninguém aqui tá falando de orgulho racial. Não tem pq vc exaltar a sua cor parda.Eu não vou falar qual a minha cor pq ela tão irrelevante qto a cor da minha cueca que estou usando a 3 dias.E não faz sentido um negro reclamar de cota...é só ele não usar e deixar para um mais necessitado.Nos EUA tem cota para esportistas e ninguém reclama disso...
Link para o comentário
Share on other sites

Para de mimimi então e aceite a ajuda do governo.
Querer que invistam na educação para realmente termos igualdade é mimimi?
Vc teve um péssimo ensino durante todos esses anos de escola pública que hj não tem condições de passar da primeira fase de um vestibular de alto nível. Vc estará em desvantagem se não usá-la. E isso será burrice sua.
Vou levar meio na esportiva essa sua projeção...

Cotas para estudantes de escola pública só servem para ensinar quem deveria ter aprendido. A prioridade deveria ser melhorar a base do ensino e não tapar o sol com a peneira e criar a ilusão de que o governo quer ensinar a maioria, se bem que essa é a intenção. A desvantagem é obvia, por isso eles deveriam acabar com ela e não conviver com o problema com soluções provisórias.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

É apenas uma medida "emergencial", para reparar a curto prazo, a péssima qualidade de ensino das escolas públicas. Vejo como uma medida válida, já que é bem dificil para um aluno do ensino médio que saiu da escola pública, competir com um alienado estudante de escola privada, que passou os ultimos três anos decorando fórmulas, resumos literários, e definições mastigadas para o vestibular. 

Link para o comentário
Share on other sites

Se os efeitos da escravidão ainda perturbam o governo, a soluçao não é cota para negros. Eles não trabalharam por anos sem receber nada em troca? Olha que ótima oportunidade para pagar por esse trabalho!

 

Não precisa criar um salário para negros, apenas isentá-los de alguns impostos...

 

E a educaçao publica tá ruim? Sim, isso é fato. Então por que nao criar um programa que fornece bolsa em cursinhos pré vestibulares pra alunos do ensino médio que provarem baixa renda?

 

Dinheiro pra essas medidas o Brasil tem. O que precisava ser feito era tirar esse dinheiro do cartão corporativo dos nossos queridos representantes e dar a ele uma direçao certa.

Ta aí uma medida que atenderia as necessidades a curto prazo da populaçao...

Link para o comentário
Share on other sites

Vou levar meio na esportiva essa sua projeção...
Também nunca entendi o Claitos '-'

Acho mais facil entender o Ilyana '='

Vou falar numa linguagem que vc entende então:A level up está vendendo por 100 rops o set ahura mazda angra mainyu e vc se recusa a comprar pq tem uma idéia distorcida de que rops estragam a economia do jogo e vão contra seu orgulho oldschool de uma forma de jogar que não existe mais desde 2005. Enjoe seu jogo dai para frente.
Link para o comentário
Share on other sites

Vou levar meio na esportiva essa sua projeção...
Também nunca entendi o Claitos '-'

Acho mais facil entender o Ilyana '='

Vou falar numa linguagem que vc entende então:A level up está vendendo por 100 rops o set ahura mazda angra mainyu e vc se recusa a comprar pq tem uma idéia distorcida de que rops estragam a economia do jogo e vão contra seu orgulho oldschool de uma forma de jogar que não existe mais desde 2005. Enjoe seu jogo dai para frente.

Não quis dizer que não entendi o que você disse '-'

Entender o que uma pessoa diz é diferente de entender essa pessoa

Link para o comentário
Share on other sites

Cara essa discurção já é de muito antigamente...Veja só , o ensino público no Brasil é uma bost4comparado com o particular. Que que o governo faz ?Poe cotas maiores para passarem mais alunos de escolaspúblicas , tudo com o intuito de mascarar o pessimo ensinopúblico ...Então enquanto continuar assim, vão existir as cotas...Mas aqui vai minha crítica : Nenhum aluno de escola públicavai poder competir pelas cotas com um bolsista que estuda em escola particular , visto que o bolsista tem os mesmosdireitos a cota que os não bolsistas.....................................E mesmo assim , digamos que um aluno de escola publicapasse para um curso de medicina na UFRJ , você acha queele ( não falo de todos ) tem competencia de terminar o curso?Vai acontecer que varios alunos vao desistir no meio de varios cursos deixando vagas vuando por ai --' 

Link para o comentário
Share on other sites

E mesmo assim , digamos que um aluno de escola publicapasse para um curso de medicina na UFRJ , você acha queele ( não falo de todos ) tem competencia de terminar o curso?
Exatamente...você não fala de todos. É justo deixar gente competente de fora, por causa do lixo do vestibular? Acha que o decoreba cobrado na maioria dos vestibulares ajuda tanto assim num curso como medicina? Acredita que a faculdade é uma mera extensão do ensino médio? Acha que o meio acadêmico deve ser tratado com a mesma alienação do colegial?A idéia de pessoas que passam no vestibular e tem capacidade em terminar a faculdade se restringe a algumas áreas. O meio acadêmico aqui no Brasil, tá precisando de cabeças novas. Bons projetos e boas idéias ocorrem de forma isolada. A maior parte dos trabalhos é feita por gente antiquada e/ou alienada. E o vestibular só cria mais pessoas assim. 
Link para o comentário
Share on other sites

O problema não é o vestibular , mas a qualidade do ensino publico. Citei o exemplo pois todos sabemos que num geral os alunos de colegios particulares vão melhor no vestibular do que os de colegios publicos... Não cito isso com o intuito de falar que os alunos de colegio publico não tem competencia de cursar uma faculdade. O objetivo do vestibular é selecionar as pessoas que tem maior  capacidade de cursar o  ensino superior , não que as que não passaram não tenham capacidade... Tambem porque eles não podem selecionar a dedo...Oque eu quero dizer é que o Brasil quer proficionais competentes ( não estou descriminando os alunos do ensino publico ), mas como eles não escolhem particularmente, fazem uma prova para avaliar o geral....Vou citar o exemplo da argentina , lá não tem vestibular pois eles tem vagas para todos os estudantes em suas faculdades. Você termina o ensino médio e escolhe qual faculdade quer cursar.Ou outro exemplo é EUA, NZ ,Canada e etc .... lá os colegios publicos sao  melhores que os particulares, por causa do alto incentivo a educação.A grande merda é o pequeno numero de vagas nas faculdades brasileiras, devido aos poucos incentivos por parte do governo , assim sendo as mesmas estão cada vez mais disputadasPortando não importa quantas cotas sejam criadas não vai melhorar a qualidade do ensino superior...A minha ideia é que enquanto o ensino pulico não melhore,  cria-se  vagas para as cotas de acordo com o numero de alunos matriculados em cada grupamento... porque se não daqui a poco vai aparecer cota para filho de policial e bombeiro '-' 
Link para o comentário
Share on other sites

Sistema de cotas, teoricamente, é um modelo de programa das políticas de reparação social e de promoção a igualdade. Quem acha que todos estão em pé de igualdade, parabéns por conseguir viver numa bolha em meio a tudo acontece. Quem tem capacidade de verdade, em passar num vestibular, não precisa temer as cotas, sua vaga está lá.Claro que nem tudo são flores. O sistema de cotas, bem como qualquer outro programa assistencial do governo, vem sendo utilizado como moeda de troca nas eleições. Isso ficou bem evidenciado nessa disputa pelas prefeituras. Porém, a nível emergencial é sim um sistema válido. Entretanto tem grandes riscos, como por exemplo, diminuir a autonomia das instituições federais/estaduais de ensino.@Off mas nem tantoPara quem interessar : http://edemocracia.camara.gov.br/web/reformulacao-do-ensino-medio/inicioNão sei até que ponto, os responsáveis pelo fórum discutem os assuntos com os membros. Mas deve ser um pouco mais útil do que postar idéias, críticas num fórum de jogos.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...