Ir para conteúdo

Sobre a lei referente às vagas nas IFES!


@Helgel

Posts Recomendados

Olá, pessoas! Tudo "all right"? (:

 

Espero que sim....

Imagino que muitos souberam da recente lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff (é assim que se escreve o sobrenome?), certo?

 

Pois bem, trata-se de um reservamento obrigatório, de no mínimo 12% (porcentagem inicial, aumentando obrigatoriamente a cada ano) e máximo de 50% do número total de vagas, para serem destinadas a candidatos que concluíram TODO o ensino médio em escola pública, aos de baixa renda salarial, negros, índios e pardos.

 

A pergunta é: você é a favor ou contra?

Minha opinião: totalmente a favor. Não é justo um aluno estudando a vida toda em escola pública, prestar o vestibular e disputar com um candidato que sempre teve educação de alto nível, esmerada, em escolas privadas e caríssimas. Não é nem preciso ficar mencionando a "qualidade" de uma escola pública, certo?

Por favor, opinem. Um abraço a todos!

Fauchard.

fauchardsinx.jpg
Link para o comentário
Share on other sites

Sou contra. Eu tive o ensino médio em escola particular, mas não quer dizer que eu possuo situação econômica melhor que alguém que cursou em escola pública. Meu colégio particular só oferecia segurança e boa mensalidade, mas o ensino foi péssimo.

Se tentei estudar em escola pública? Sim. Mas quando estudei haviam problemas ridículos na infra-estrutura do colégio. Haviam professores que não davam aula. Havia um grande problema com a marginalização dentro da escola.Hoje em dia é meio diferente, o ensino público está melhorando. Meu estado está enviando alunos para o exterior. Está distribuindo tablets e outros materiais para estudo. 

Somente acho que isso deveria ser revisado, deveríamos comprovar baixa renda ou algo parecido para ter direito a essas cotas.

Link para o comentário
Share on other sites

Não bate com a realidade, muitos colégios particulares tem o ensino pior que colégios públicos (muitas vezes devido ao valor) Pessoas que já estudaram em colégios ruins particulares (com ou sem bolsa) entram onde? 50% de vagas reservadas não resolve o problema que é a educação, apenas empurra para daqui 4 anos alguém resolver.

Link para o comentário
Share on other sites

Contra qualquer tipo de cota...Se acham que os alunos de escola publica não tem capacidade de competir de igual pra igual com quem estudou em escola particular não é colocando cotas que resolve o problema...Tudo o que esse sistema cria é uma desigualdade ainda maior...Um aluno que nunca teve nenhum preparo entra para uma faculdade por causa das cotas não tera capacidade de aprender as materias mais avançadas se nem mesmo domina as materias basicas (fica como exemplo os cursos de fisica, engenharia, matematica...)O Brasil deveria investir em educação basica e não em porcarias como essas cotas.

Link para o comentário
Share on other sites

ensino médio em escola pública, aos de baixa renda, negros, índios e pardos. 
e eu que fui atras de bolsa em escola particular, prestei uma prova, sou branco, fico como? na minha região existe uma faculdade (puc campinas) pra conseguir bolsa nela tem que provar muita coisa, sou a favor desse tipo de cota, provando, estudar em escola publica não é sinonimo de baixa renda, assim como escolar particular de pessoas com uma renda alta.
Link para o comentário
Share on other sites

Olá, pessoas! Tudo "all right"? (:

 

Espero que sim....

Imagino que muitos souberam da recente lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff (é assim que se escreve o sobrenome?), certo?

 

Pois bem, trata-se de um reservamento obrigatório, de no mínimo 12% (porcentagem inicial, aumentando obrigatoriamente a cada ano) e máximo de 50% do número total de vagas, para serem destinadas a candidatos que concluíram TODO o ensino médio em escola pública, aos de baixa renda salarial, negros, índios e pardos.

 

A pergunta é: você é a favor ou contra?

Minha opinião: totalmente a favor. Não é justo um aluno estudando a vida toda em escola pública, prestar o vestibular e disputar com um candidato que sempre teve educação de alto nível, esmerada, em escolas privadas e caríssimas. Não é nem preciso ficar mencionando a "qualidade" de uma escola pública, certo?

Por favor, opinem. Um abraço a todos!

Fauchard.

Vc estudou em escola pública né?
Link para o comentário
Share on other sites

E btw, mesmo com cota, se a pessoa que entrar for um vagabundo ou não quiser estudar, ela se dá MUITO mal. Esse ano metade da turma já foi pra alguma recuperação paralela, a média no IF é 6, e se perder muitos anos pode ser jubilado.

Pelo menos eles dão uma estrutura ótima para ensino.

Link para o comentário
Share on other sites

Contra qualquer tipo de cota...Se acham que os alunos de escola publica não tem capacidade de competir de igual pra igual com quem estudou em escola particular não é colocando cotas que resolve o problema...Tudo o que esse sistema cria é uma desigualdade ainda maior...Um aluno que nunca teve nenhum preparo entra para uma faculdade por causa das cotas não tera capacidade de aprender as materias mais avançadas se nem mesmo domina as materias basicas (fica como exemplo os cursos de fisica, engenharia, matematica...)O Brasil deveria investir em educação basica e não em porcarias como essas cotas.
Uma pena você pensar assim, sinceramente...Mas obrigado por opinar!
fauchardsinx.jpg
Link para o comentário
Share on other sites

Hoje em dia é meio diferente, o ensino público está melhorando. Meu estado está enviando alunos para o exterior. Está distribuindo tablets e outros materiais para estudo. Somente acho que isso deveria ser revisado, deveríamos comprovar baixa renda ou algo parecido para ter direito a essas cotas.
Mas, hein?!Isso é raro, amigo. O ideal é que essa melhoria fosse em uma maior proporção, o que não é o caso.

E acredito que haja sim, uma solicitação de comprovação de baixa renda para o candidato aprovado pra esse tipo de cota.

fauchardsinx.jpg
Link para o comentário
Share on other sites

O infeliz cria o tópico e some.
Fico tentando lembrar aqui o dia em que eu dei confiança e liberdade pra alguém que eu nunca troquei se quer um "oi" na vida.

 

Eu te conheço por acaso?

Calma cara, não é assim que as coisas funcionam.Vc não pode continuar com esse comportamento anti social de bater, correr e se fechar na sua casquinha que te protege do mundo real.Seu tópico poderia estar rendendo muitas e muitas páginas de discussão pq esse é um assunto que interessa a muitos aqui.Eu estou disposto a te ajudar a limpar essa imagem negativa que vc passou. Só depende de vc. Eu não guardo mágoas.
Link para o comentário
Share on other sites

Como a Nagisa falou o que deve melhorar é o ensino publico e eu acho triste o fato de vc não ter concordado com isso.

Como o Raod disse tem muitas escolas publicas que estão melhorando o ensino e tem colégios particulares que são uma droga.Não importa se é publica ou particular porque o ensino ser bom ou não varia muito de lugar para lugar.No final vc só estará sendo injusto.Tem lugares que nem a escola publica e nem o particular são bons.

Link para o comentário
Share on other sites

brazil
Ilyana?

Pensei que já sabia desde que cheguei aqui.
Seu tópico poderia estar rendendo muitas e muitas páginas de discussão pq esse é um assunto que interessa a muitos aqui.
Tem certeza? Se for seguir seu raciocínio, o fórum está cheio disso.
Vc não pode continuar com esse comportamento anti social de bater, correr e se fechar na sua casquinha que te protege do mundo real.
E no momento, estão tendo uma certa discussão de guerra do emperium e blah blah blah.27xdx79.pngÉ, né. Bom, de qualquer modo, não tenho planos de opinar sobre esse assunto. Se eu for a favor, vai parecer que quero ver o brazil pegar fogo e alimentar o lulz, porque muitas pessoas continuarão ignorantes. Se eu for contra, vai parecer que quero ver o brazil pegar fogo e alimentar o lulz, porque isso é mais cômodo para a população. E se eu for neutro, vai parecer que quero ver o brazil pegar fogo e alimentar o lulz, porque se estou em lado nenhum é porque estou apenas vendo onde isso vai dar.
Link para o comentário
Share on other sites

Apenas para baixa renda (e que comprovem que, DE FATO, não tenham a possibilidade de pagar uma escola/cursinho). Para negros e pardos, bem... raça/cor da pele não define inteligência, ou falta dela.Estudei minha vida toda em escola particular e reconheço que a estrutura pública do Brasil deixa à desejar, e muito. Porém, algumas pessoas tentam se aproveitar da situação fazendo uma "alternância" de escolas com os filhos.Entretanto, muitas faculdades já davam o "Argumento de Inclusão" para estudantes de ensino público e, na minha opinião, deverá ser um ou outro. Duas chances/dois "bônus" já é demais.

Link para o comentário
Share on other sites

Isso e um tapa buraco, eles não querem investir em educação e tentam empurra com a barriga, o sistemas de cota e ridículo, pessoas despreparadas ingressando na faculdade acaba ocorrendo um elevado numero de reprovados que ocupam o lugar de pessoas que realmente se dedicaram no estudo, mesmo com notas maiores em avaliações são obrigados a perder sua vaga e mais um ano.Estudei em escola publica em toda a minha vida, mesmo tendo a sorte de ter professores que realmente incentivavam a busca por conhecimento e que pediam muito dos alunos como trabalhos seguindo a ABNT ainda senti dificuldades de pegar o ritmo durante o primeiro ano de faculdade.Isso e um erro tão grotesco, um exemplo: Uma senhorita filha de comerciante estudou da 1ª serie ate a 8ª em uma escola particular simples, isso os pais acreditavam que a filha teria melhores pilares acadêmicos mesmo quase estourando o orçamento todos os mêses, porem a escola não era tão boa quanto deveria, os pais tiveram uma queda econômica e a filha migrou para uma escola publica concluído o ensino médio, prestou vestibular tirou 800 da prova valendo 1000, mas viu suas amigas passarem com 600, 500 e ela não entrou devido os anos na escola particular.  

Link para o comentário
Share on other sites

Eu sou professor, eu estudo na UNICAMP, e eu sou contra.

Porque? O vestibular exige uma nota mínima pra que você entre numa universidade de ponta. Isso existe por duas razões:1 - Não há vagas para todos, isso é fato.2- Existe um "nível" mínimo que a universidade deseja manter para evitar problemas com a graduação.

Veja bem, uma disciplina oferecida no Instituto de Biologia aqui da UNICAMP tem 45 vagas e é oferecida apenas 1 vez por ano. No entanto essa disciplina exige uma outra como pré-requisito, e nem todos a fizeram. Então vamos supor que apenas 40 alunos se matricularam em fase, e sobraram 5 vagas. Mantendo esse nível de conhecimento mínimo para que se possa fazer o curso, a média de reprovações é de 10 alunos dentre os 45. Ou seja. as 5 vagas que sobraram serão oferecidas para os alunos repetentes, e ainda assim, 5 alunos ficaram sem cursar a disciplina naquele ano o que pode acarretar num atraso de forma geral para a conclusão do curso. Agora faça as contas desse quadro ao longo de vários anos. É insustentável, mesmo porque não há a previsão do aumento de vagas nas disciplinas.

Qual é a outra solução? Sucatear o ensino. Todos passam, todos ficam felizes, e todos viram peões...UNICAMP e USP são reconhecidas internacionalmente não é por ser bonzinha com os alunos. Mas por exigir o máximo deles, e isso inclui toda uma carga de conhecimento adquirida previamente à universidade.O buraco é muito mais em baixo, e como já disseram no tópico, está longe de ser resolvido a partir das universidades, mas requer uma reestruturação desde o ensino básico.

Eu faço minha parte: na escola particular, na pública ou nos cursinhos. Minha aula é a mesma, e meus alunos (ou pelo menos os que levam a disciplina a sério) saem preparados pra prestar qualquer vestibular.

Link para o comentário
Share on other sites

Ainda sim haverão vestibulares.Se vcs estudaram direito e estiveram preparados vcs nao vao perder a vaga.E ninguém vai ser aprovado só por ser preto, pobre, indio, etc.Vcs querem que seja investido em educação e melhorem as escolas e bla bla bla...mas se esquecem que as necessidades das pessoas são de curto prazo.Eu vejo que só quem reclama é aquele que não vai ser beneficiado ou está com medo do pretinho cotista ser melhor que ele.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...