Ir para conteúdo

Comissão aprova cota de 50% das vagas em federais para alunos da rede pública


Zuko~

Posts Recomendados

 Nós pagamos impostos para que o governo nos saúde de qualidade, educação de qualidade, segurança e qualidade de vida. Qualidade de vida esta que pode ser alimentação, saneamento básico, e cultura. Se você diz que a falta de oportunidade é por falta de alguma das coisas acima, é afirmar que o governo não cumpre sua parte, e a solução é o sistema de cotas.
Mas o governo não cumpre a parte dele, mesmo. E mesmo quando cumprir (se cumprir), serão anos até que o sistema de cotas não seja mais necessário.Só que, de novo, qual o sentido em você ser a favor de excluir metade dos brasileiros das universidades porque o governo não faz a parte dele? Estamos do mesmo lado quando você diz que um ensino público de qualidade seria a solução, só que quando o ensino público não é de qualidade, alguma coisa deve ser feita para incluir essa parcela da população nas universidades.

O problema de fazer algo nesse sentido, favorecendo os não favorecidos, é que isso gera uma certa comodidade para tanto beneficiados tanto para prejudicados, e isso permitiria o governo deixar a educação como está - horrivel.

Sim sou contra as cotas, por diversos motivos, entendo o que o Kyo está tentando dizer, por mais que ele se atrapalhe em algumas informações, ele possui uma idéia correta, apenas alguns argumentos que ele usa - poucos - são injustificaveis.

Link para o comentário
Share on other sites

  • Replies 117
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic

 Então dexa a cota como está. Alunos de escola publica entram nas federais, são jubilados, e, a cada ciclo que se repete, mais e mais pessoas dedicadas que se matam de estudar são injustiçadas com isso. Eu até concordo com uma parcela menor de cota desde que o ensino público melhore muito, pois aí sim, seria uma oportunidade real de formar profissionais qualificados, extinguindo a tal falta de oportunidade que você fala.@IgneelSim amigo, eu acabo me embolando em algumas coisas que eu falo, daí parece que estou dizendo uma coisa, quando na verdade é algo totalmente diferente. Cada um tem seus defeitos né ^^

Link para o comentário
Share on other sites

Infelizmente o ensino superior público brasileiro que é considerado de qualidade melhor do que o de várias universidades particulares, com o sistema de cotas será nivelado por baixo. No lugar de promoverem justiça social, este sistema de cotas poderá piorar a qualidade dos cursos superiores públicos, nivelando-os com o ensino público básico.Que existe um grave problema na estrutura da educação brasileira é fato. Que os mais ricos estudam em escolas particulares durante o ciclo de ensino básico e migram para as boas universidades públicas no ensino superior também é fato. Que o aluno de escola pública devido a má qualidade da educação básica não consegue competir com os alunos da rede privada é fato. Que algo precisava ser feito e está sendo feito com o sistema de cotas também é um fato.Quando eu li os posts anteriores, li bons argumentos dos colegas que são a favor e dos que são contra. Mas é importante perceber que o sistema de cotas não é positivo, mas não é totalmente negativo. O perigo está na forma como o governo irá desenvolver este novo ensino superior público. O maior perigo é o ensino superior virar uma extensão do ensino médio público, que é muito ruim. Para as classes mais adinheiradas isso não seria um grande problema, pois com certeza as universidades privadas  estariam de braços abertos para acolher este exigente público, mas cobrando o seu devido valor é claro.Oque o Governo Federal está fazendo é semelhante oque a Gravity faz com o Ragnarok. Quando surge um BUG, como por exemplo o BUG do Dilúvio na WOE, no lugar de corrigirem o problema, eles removem a habilidade da Guerra do Emperium. Isto se chama incompetência técnica, de gestão ou seja lá oque for. Como muitos disseram, as pessoas precisam de oportunidades iguais e não que facilitem o acesso daqueles que no momento são menos qualificados para tal. Eu estudei minha vida toda em escola pública. Minha família se enquadraria facilmente nas classes C e D. E eu tive que me esforçar 3x mais para conseguir concorrer com aqueles que tiveram acesso a escolas de melhor qualidade e me sinto orgulhoso de ter chegado onde cheguei, sem bolsa miséria ou sem recorrer a artificios como essas cotas. Precisamos de ensino básico de qualidade e não de cotas. Observemos as cenas do próximo capítulo e o futuro nos dirá quem estava mais certo.

Link para o comentário
Share on other sites

Todos sabemos que a educação pública no país ruim e que os governos fazem pouco caso disso, preferindo a incerção de um sistema de cotas para negros e pobres. O problema é que isso não resolveria a maioria dos problemas.Como as cotas privilegiam certo grupo de indivíduos elas se tornam, basicamente, preconceituosas, embora elas "visem" consertar um erro cometido no pasado, como ja dito por alguns anteriormente. Alguns baseiam seus argumentos nesse fato, tanto defendendo quanto criticando, mas o fato de que os alunos de escolas públicas e particulares vivem realidades diferentes, claro sempre há excessões mas deixemos isso de lado, e na universidade a realidade é uma só.Então temos 2 realidades distintas almejando uma outra (a entrada na universidade), obviamente os mais preparados se sairão melhor e poderão seguir o rumo que quiserem. Esses mais preparados, sem dúvida, são os alunos de escolas particulares em conjunto com um grupo muito pequeno de estudantes do ensino público e, para estes a igualdade é muito mais conveniente. O outro grupo, composto da maioria absoluta dos estudantes de escolas públicas e alguns de escolas particulares, não consegue competir com o primeiro e perde a disputa - qualquer semelhança com a teoria de Darwin não é mera conhecidência. Mas alguns não satisfeitos com o fato querem forçar a entrada de indivíduos desse outro grupo nessa realidade almejada (a universidade) e para isso torna a competição pelas vagas injustas de modo que torna-se obrigatório a presença de dada porcentagem de indivíduos do 2º grupo na tão almejada outra realidade.O preblema maior de fazer isso é que não só os mais preparádos para encarar a nova realidade serão selecionados, fazendo com que haja a existência de um grupo, composto, em maior parte, por indivíduos do 2º grupo, que não consegue se adaptar ao novo ambiente, portanto acabam por perder a disputa. Então de que adianta forçar os não preparados a fazer algo que sua preparação para o fato, na maioria dos casos, não lhes permite continuar no ambiente?O resultado final acaba sendo quase o mesmo do resultado que seria obtido sem o privilégio de um determinado grupo, embora sempre haver excessões a regra.

@edit:Não basta existir o sistema de cotas se a eficiência ser tão baixa que se torne despresivel, o que o governo deveria fazer é investir na educação pública, o sonho de muitos aqui, como dito por alguns, mas vou deixar algo claro:

Se por alguma pressão o governo se vir forçado a remover esse sistema de cotas a disputa voltaria a ficar justa, sim justa. O fato em questão levaria a transparecer a realidade das escolas públicas por uma parcela muito maior da população, feito isso a pressão sobre o modelo de ensino aumentaria bastante, e o governo teria 3 possiveis escolhas:1º - Criar alguma forma de conter as manifestações e críticas - ex. CENSURA.2º -  Desviar a atenção dos grupos manifestante para outra área - ex. Copa.3º - Investir em uma educação pública de qualidade - ex. Outros países.

Não vejo outra forma de fazer o governo dar importância a educação, ao menos visando esse aspécto, então teriamos, teóricamente, 33% de chance de melhorar a educação publica removendo as cotar, entretanto se levarmos enconta que a 2º opção é temporária, poderemos chagar a beirar 50% de chance de melhorar a educação publica no país.

Link para o comentário
Share on other sites

O maior perigo é o ensino superior virar uma extensão do ensino médio público, que é muito ruim. Oque o Governo Federal está fazendo é semelhante oque a Gravity faz com o Ragnarok. Quando surge um BUG, como por exemplo o BUG do Dilúvio na WOE, no lugar de corrigirem o problema, eles removem a habilidade da Guerra do Emperium. Isto se chama incompetência técnica, de gestão ou seja lá oque for. Como muitos disseram, as pessoas precisam de oportunidades iguais e não que facilitem o acesso daqueles que no momento são menos qualificados para tal.

Realmente isso é outro fato a ser levado em conta, se, por ventura, as instituições particulares vierem a diminuir o seu grau de exigência, por qualquer que seja o motivo incluindo esse, estariamos começando um GRANDE problema.

Gostei muito de sua comparação da situação discutida com a realidade do jogo, é, realmente, é exatamente isso que acontece, não basta simplismente tornar viável, deve se tornar algo com qualidade, e que seja algo feito, não para agradar certo grupo, mas sim algo que deve ter um resultado final que possa servir de referência para os demais.

Link para o comentário
Share on other sites

Infelizmente o ensino superior público brasileiro que é considerado de qualidade melhor do que o de várias universidades particulares, com o sistema de cotas será nivelado por baixo. No lugar de promoverem justiça social, este sistema de cotas poderá piorar a qualidade dos cursos superiores públicos, nivelando-os com o ensino público básico.Que existe um grave problema na estrutura da educação brasileira é fato. Que os mais ricos estudam em escolas particulares durante o ciclo de ensino básico e migram para as boas universidades públicas no ensino superior também é fato. Que o aluno de escola pública devido a má qualidade da educação básica não consegue competir com os alunos da rede privada é fato. Que algo precisava ser feito e está sendo feito com o sistema de cotas também é um fato.Quando eu li os posts anteriores, li bons argumentos dos colegas que são a favor e dos que são contra. Mas é importante perceber que o sistema de cotas não é positivo, mas não é totalmente negativo. O perigo está na forma como o governo irá desenvolver este novo ensino superior público. O maior perigo é o ensino superior virar uma extensão do ensino médio público, que é muito ruim. Para as classes mais adinheiradas isso não seria um grande problema, pois com certeza as universidades privadas  estariam de braços abertos para acolher este exigente público, mas cobrando o seu devido valor é claro.Oque o Governo Federal está fazendo é semelhante oque a Gravity faz com o Ragnarok. Quando surge um BUG, como por exemplo o BUG do Dilúvio na WOE, no lugar de corrigirem o problema, eles removem a habilidade da Guerra do Emperium. Isto se chama incompetência técnica, de gestão ou seja lá oque for. Como muitos disseram, as pessoas precisam de oportunidades iguais e não que facilitem o acesso daqueles que no momento são menos qualificados para tal. Eu estudei minha vida toda em escola pública. Minha família se enquadraria facilmente nas classes C e D. E eu tive que me esforçar 3x mais para conseguir concorrer com aqueles que tiveram acesso a escolas de melhor qualidade e me sinto orgulhoso de ter chegado onde cheguei, sem bolsa miséria ou sem recorrer a artificios como essas cotas. Precisamos de ensino básico de qualidade e não de cotas. Observemos as cenas do próximo capítulo e o futuro nos dirá quem estava mais certo.
O cara saber articular as ideias é otra coisa. Parabéns, concordo plenamente com você.
Link para o comentário
Share on other sites

"Outro destaque aprovado nesta terça-feira foi a antecipação da meta de

equiparação do salário dos professores ao rendimento dos profissionais

de escolaridade equivalente. O relatório de Vanhoni previa o cumprimento

dessa meta até o final da vigência do plano. O destaque aprovado, por

sua vez, estabelece a equiparação até o final do sexto ano do PNE."=D

Link para o comentário
Share on other sites

Eu não sou lá muito entusiasta das cotas raciais, mas ignorar todo o contexto histórico que tem por trás disso é muita idiotice. A coisa é bem mais simples do que parece. Agora pelo amor de Deus, não venham dizer que é inconstitucional sem nem ter lido a Constituição. E eu até poderia explicar, mas to com preguiça e acho que não pode falar aqui no fórum isso.

No mais, preguiça de ler o resto do tópico. Se essa discussão não dá certo nem falando cara a cara, quanto mais via fórum?

EDIT:Esse é o grande problema que existe com a democratização dos meios de comunicação(não to dizendo que isso é algo ruim, longe de mim, to dizendo apenas que também tem um lado ruim). Todo mundo acha que pode falar sobre tudo sem ter propriedade sobre o assunto. Na internet todo mundo é crítico profissional, jornalista, pedagogo, advogado e pá. É um saco pra quem é da área de humanas.

Link para o comentário
Share on other sites

Esse é o grande problema que existe com a democratização dos meios de comunicação(não to dizendo que isso é algo ruim, longe de mim, to dizendo apenas que também tem um lado ruim). Todo mundo acha que pode falar sobre tudo sem ter propriedade sobre o assunto. Na internet todo mundo é crítico profissional, jornalista, pedagogo, advogado e pá. É um saco pra quem é da área de humanas.
Não é preciso ter um diploma pra poder analisar a situação e opinar. Me desculpe, mas você acha que quem não é formado na area de humanas tem que engolir o que eles dizem sem ter oportunidade de discussão?
Link para o comentário
Share on other sites

Não é preciso ter um diploma pra poder analisar a situação e opinar.
Claro que não é. Mas é preciso ter conhecimento de causa, e muitas pessoas não tem. Dizer que cotas são inconstuticionais é um exemplo disso. 
Me desculpe, mas você acha que quem não é formado na area de humanas tem que engolir o que eles dizem sem ter oportunidade de discussão?
Claro que não [2]. As pessoas já fazem isso, o problema é que elas rebatem com achismos e argumentos infundados. Qualquer um pode discutir qualquer coisa, desde que seja informado e tenha um nível de conhecimento básico pra isso. A faculdade é apenas uma maneira de adquirir esse conhecimento.
Link para o comentário
Share on other sites

Hahaha... no fim, sinto que acertei sobre o lance de meritocracia X igualdade.

No mais, preguiça de ler o resto do tópico. Se essa discussão não dá certo nem falando cara a cara, quanto mais via fórum?
Bom... costumo acompanhar vlogs no youtube, e as opiniões dos vlogueiros são iguais à água e óleo. Existem quem é contra e quem é a favor e ambos os argumentos são bons.De qualquer modo... se eu tiver que decidir entre apenas dois lados, preferiria me manter neutro...

Link para o comentário
Share on other sites

De qualquer modo... se eu tiver que decidir entre apenas dois lados, preferiria me manter neutro...
Seria bem melhor se pudesse ser sempre assim. Evitaria dor de cabeça.

Deviam mudar logo era todo o sistema educacional do Brasil, ele é horrível. Apesar de ser melhor do que muitos por aí.

Link para o comentário
Share on other sites

@EDITVamos evitar a fadiga. Não quero mais discutir.Tinha-mos uma discussão saudavel com argumentos legais e chegamos a um consenso. Daí veio um panaca dizendo: "Ui, sou da area de humanas, da licensa que nós somos superiores nesse assunto, quem não faz direito ou letras, por favor não se meta na conversa".Pronto. Já fiquei nesse fórum mais do que devia, vi coisas demais. Cansei. Até daqui algumas semanas

Link para o comentário
Share on other sites

Finalmente lembrei o que queria ter postado a algumas horas atrazPra quem leu o tópico todo, perceberam que a discussão se voltou para o tema escola publica x escola privada, basicamente sobre renda, sendo assim, creio eu, que o fator da cor tem uma participação pequena e, ao meu ver, com tendências nulas.

Link para o comentário
Share on other sites

Finalmente lembrei o que queria ter postado a algumas horas atrazPra quem leu o tópico todo, perceberam que a discussão se voltou para o tema escola publica x escola privada, basicamente sobre renda, sendo assim, creio eu, que o fator da cor tem uma participação pequena e, ao meu ver, com tendências nulas.

A grande maioria dos pobres são negros.
Link para o comentário
Share on other sites

Pessoal,

acho muito bacana ter esses tipos de discussões aqui no fórum, principalmente por pessoas que tenham propriedade na hora do argumento, porém eu peço que se contenham um pouco mais ao tentar dirigir certos assuntos por aqui, para evitar eventuais transtornos por questões de opiniões e Flames.

Obrigado.

Link para o comentário
Share on other sites

Pessoal,acho muito bacana ter esses tipos de discussões aqui no fórum, principalmente por pessoas que tenham propriedade na hora do argumento, porém eu peço que se contenham um pouco mais ao tentar dirigir certos assuntos por aqui, para evitar eventuais transtornos por questões de opiniões e Flames.Obrigado.

Nossa Criei o post mais como uma forma de deixar todos saberem o que esta acontencendo... nunca imaginei que criaria toda essa discussão        hehehe.A Idéia em minha mente foi apresentar a proposta de o Governo disponibilizar as vagas para com obrigatoriedade aos que estudaram em escola publica.Não, não Acho justo!Estudei em escola publica a vida interira, comecei a trabalhar aos 13 anos saia de casa as 5:00 e voltava as 18:00 tomava banho e ia para a escola as 19:00...

Sinceramente sou grande admirador dos que deixam de brincar no final de semana para estudar nunca fiz isso.Agora como é que eu vou competir de igual pra igual, se o filinho de papai, que não vai precisar trabalhar antes de terminar a faculdade, e fica o dia todo com uma professora particular dando aula pra ele quando ele não está na escola?Facil!!!   Respeitando os Professores e prestando atenção na aulas!  (coisa que hoje em dia se vê de Poucos).Passei em 21º e 27º Lugar na FATEC.  quando prestei vestibular lá ... agora pergunta se pude frequentar?Nos 2 Horarios que passei não Batiam com o tempo livre ("trabalho") e se eu largasse o trabalho quem pagaria o onibus pra chegar até lá? quem compraria meus livros??? enfim continuei trabalhando e corri atraz de pagar uma particular....(Bolsa? - Eu ganhava R$112,00, e meu Pai R$ 320,00 = passava de 2 salarios a renda da familia, tirando a possibilidade do tal bolsa do governo... iada né porque a faculdade custava miseros R$ 450,00) Na época eu tinha uma coleção de cartões telefonicos que me pagaram Matricula e + 2 meses da faculdade. Mas a Questão é que na maioria dos casos TEM como disputar com alunos da rede particular SIM. Pasta o Aluno merecer, correr atraz e se esforçar.

Se não conseguiu é porque não mereceu... não se esforçou para provar que é merecedor.Agora Quanto a Cor, Raça, Religião...  Cada um que faça o seu melhor para Melhorar sua Vida !!!

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...