Ir para conteúdo

Opinião: Uma mentira contada muitas vezes vira verdade?

Neph

Posts Recomendados

• Replies 51
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic

Sim. Tomando dois exemplos: 1. Se a mentira for passada de geração em geração, chega uma hora em que ela passa a ser tomada como verdade (crianças não costumam questionar os ensinamentos dos familiares);2. Ou então se uma mentira começa a ser veiculada pela grande mídia, as massas vão acredtar nela...

Poderia citar alguns assuntos, mas deixa pra lá :} Se quiser discutir isso, tô ali no msn (se tem que eu tenho o Ito adicionado aqui [/hmm]Aliás, faz tempo que nao falo com vocês.

PS: Assunto interessante.

Link para o comentário

Sim, vamos usar um exemplo :No tempo em que existia a escravidão no Brasil, os Feitores não deixavam os escravos usufruirem de seus alimentos como quisessem.Quem nunca ouviu falar que manga com leite pode matar ?! É claro que o escravo era morto, mas não por causa do leite e da mangá... e até hoje muita gente acha que misturar leite com mangá pode matar uma pessoa, eu acho uma delícia.

Conheça o meu guia de Bioquímico WoE. Clique no Zuko e conheça!

i2Enha2.gif

Link para o comentário

Outro exemplo interessante e q c parecem com o das mangas, são aqueles mitos chamados d "Simpatia". Algumas pessoas mais antigas ainda acreditam q são maus preságios deixar o sapato virado pra baixo ou dormir com os pés virado pra porta. Ou quem nunca ouviu falar q pés d coelho, trevo d quatro folhas e ferradura dão sorte?!

Acredito que dependa de quem receba a mentira. Cada um possui um grau de criticidade que foge ou não do senso comum.
Concordo com vc nesse ponto. Mas penso q o número d pessoas d baixo senso crítico ainda é bem maior, ou pelomenos o suficiente, para transformar uma mentira em verdade.
Link para o comentário

Sabia que existi uma doença que faiz com que o cara pense que tudo que ele faz é verdade?

Porexemplo eu acho que sou 150 mais na verdade sou 50 mais na minha cabeça eu sou 150 e contarei pra todo mundo que sou 150 na maior moral pq eu realmente acho que sou. Se contando assim você pensará que é verdade e nao o questionrá.

Só um exemplo mesmo mais existem outros '-'

Link para o comentário

09/11
Esse da 09/11 você que dizer sobre o significado do 10 entre o 09 e o 11 com relação a posição das torres e a batida do avião?Acredito que mentiras se tornam verdades, quando distorcem a realidade, é tipo como ma paranóia bem elaborado(numero 23) fica parecendo que realmente existe já que tem muitas evidências. Porque na "verdade" a "verdade" é só a distorção da mentira.
Link para o comentário

Humm alguém no msn tem a seguinte frase: "Todo mundo mente, a única variavel é o porquê."  Isso poderia significar que todos temos a necessidade de firmar nossa imagem numa sociedade mesmo que seja a custa da credulidade alheia ?

Esse da 09/11
Tudo que lí me parece bem convincente sobre esse assunto. Vi umas coisas la no youtube, parece ter sentido. (Pronto, fui contaminada pela "verdade" )
Link para o comentário

Humm alguém no msn tem a seguinte frase: "Todo mundo mente, a única variavel é o porquê."  Isso poderia significar que todos temos a necessidade de firmar nossa imagem numa sociedade mesmo que seja a custa da credulidade alheia ?
Não necessariamente há o sacrifício. Não é sempre que se desvenda a verdade, então as pessoas podem continuar iludidas. E nem sempre é questão de imagem, acredito que seja a conveniência do momento mesmo que determina a validade da mentira.@OFF: Perceberam como o 1º de abril movimentou o OT? Ou enão o pessoal se animou com o layout.
Link para o comentário

Esse da 09/11
Tudo que lí me parece bem convincente sobre esse assunto. Vi umas coisas la no youtube, parece ter sentido. (Pronto, fui contaminada pela "verdade" )

Sobre 09/11 também achei que pode ser "verdade", EUA  do mal, mas esses assuntos sobre conceitos de "verdade" e "mentira", "bem" ou "mal" são bem interessantes. Tipo uma mentira é algo bom ou ruim? Até onde se deve mentir para colocar algo bom na cabeça de uma criançade 6 anos?  Até onde devemos mentir para esconder a realidade(verdade) cruel do mundo? Até onde o ponto 0(vida) e o ponto 0(morte) é real? Porque lutamos para encontrar a verdade, ela pode ser pior que uma grande mentira? Se você conheçe a mentira nunca podera saber onde fica a verdade, o conceito de ruim leva a nunca poder ter o conceito absoluto de bom.
Link para o comentário

@OFF: Perceberam como o 1º de abril movimentou o OT? Ou enão o pessoal se animou com o layout.

@OFF: É porque não temos muitas chances de descutir algo interessante aqui no OT(curto as trollagens), e também sem o Nilaum as coisas ficam legais(ele é o primeiro Troll que assume ser Troll, que garoto problematico)
Link para o comentário

Olha, isso é um fato.Bom, é só ver que existem pessoas que usam dessa prática (inventar situações convincentes que não são reais) para se dar bem em determinado momento.Um exemplo, tinha um cantor da década de 1990, o qual não recordo o nome, mas ele fez muito sucesso, e todos ficaram maravilhados com sua voz. O problema é que ele nunca tinha feito um "ao vivo". Depois de muita perseguição, até mesmo da crítica, ele abriu o jogo e disse que a voz era de outra pessoa. O mesmo fato aconteceria anos depois lá na China, aonde uma garotinha foi apresentada cantando, só que não era ela quem cantava, eles só haviam a escolhido por ser mais bonitinha. Enquanto isso, outra menina cantava escondida.Dava pra gente falar de Platão e o mito da caverna também, mas estou com sono, e bem, verdade na filosofia não existe mais. Apenas o real, e o real é diferente da verdade. O real é aquilo que a gente consegue enxergar, vivenciar, mas isso não seria necessariamente a verdade, já que a verdade faz parte do bem (divino) e não podemos chegar lá. E apesar de não ser muito afim de estudar filosofia, a minha professora de  Fundamentos de Teatro foi muito legal em explicar isso, só que precisaria pegar minhas anotações e os trechos do livro pra explicar pra vocês. Mas acho que se procurarem na internet saberão o que estou falando :). Inclusive, se procurarem sobre filosofia em nosso tempo, existe essa afirmação: de que a verdade não existe mais.Bom, essa é minha posição sobre o assunto :).Até mais ^_^.

Link para o comentário

Eu assisti esses vídeos há algum tempo e algo q me chamou mais a atenção nessa história toda foi o fato d n aparecer ninguém q conhecia os passageiros do avião dizendo "O amigo do primo do irmão da cunhada do tio do marido da prima de trigézimo grau de um conhecido do meu pai estava no avião q colidio com a torre". Me fez pensar, mas n o suficiente pra acreditar nessa "Super Conspiração do Mal".
Link para o comentário

Mentira... verdade... isso dói um pouco a cabeça, porque realmente é confuso.O que me vem em mente é: acreditar, realidade, pontos de vistas.

Ja ouviram assuntos que mesmo muitas pessoas acreditando você se acha iluminado por discordar?
Vale citar música? Bom, muitos gostam da banda Restart. Por um lado, eles são odiados e por outro eles são idolatrados. Uns dizem "É uma droga de banda" (eu ia dizer algo mais pesado, como costumam dizer), e outros dizem "Não, eles são bons (f***). Mas isso é com qualquer grupo. Claro, opinião de alguém que "não vive em mundo algum".Mas... depois desse tópico... qual seria a "verdade verdadeira"?Nota: Primeiro de Abril já foi. Expus minha opinião seriamente.

Link para o comentário

verdade na filosofia não existe mais. Apenas o real, e o real é diferente da verdade. O real é aquilo que a gente consegue enxergar, vivenciar, mas isso não seria necessariamente a verdade, já que a verdade faz parte do bem (divino) e não podemos chegar lá. E apesar de não ser muito afim de estudar filosofia, a minha professora de  Fundamentos de Teatro foi muito legal em explicar isso, só que precisaria pegar minhas anotações e os trechos do livro pra explicar pra vocês.
Eu já estudei o quanto a filosofia comtribui pra nossa sociedade até hj, os seus grandes nomes como: Aristóteles, Sócrates, Platão etc... Mas pra mim mano, na boa, tem hora q os caras viajam muito. Esse negócio d existirem N verdades, d verdade n existir, d verdade n ser realmente a verdade, pra mim isso tudo n passa d balela. Verdade d cada um n é verdade, é opnião, ponto d vista. Verdade é verdade, realidade. Oq n é verdade é mentira, irreal, ilusão e pronto!!

Essa é minha humilde opnião.. xD

Link para o comentário

Acho na verdade que a mentira se torna verdade, a partir do momento que quem conta a mentira realmente acredita que ela é verdade.

Com isso, se torna muito mais fácil, seja pela mídia, seja ela transmitida por gerações. Se bem que pela mídia, ela não precisa ser repetida várias vezes. Orson Welles por exemplo trollou geral, convencendo que tava acontecendo uma invasão alienigena. Depende também da crediblilidade de quem fala.

Mas acho que sim, a repetição faz com que as pessoas comecem a acreditar naquilo. E dependendo da maneira que é feita, com uso de imagens, slogans e tal, ela inconscientemente se torna verdade ao longo do tempo.

Link para o comentário

Vale citar música? Bom, muitos gostam da banda Restart. Por um lado, eles são odiados e por outro eles são idolatrados. Uns dizem "É uma droga de banda" (eu ia dizer algo mais pesado, como costumam dizer), e outros dizem "Não, eles são bons (f***). Mas isso é com qualquer grupo. Claro, opinião de alguém que "não vive em mundo algum".

Gostar é uma coisa. Dizer que é bom é algo um pouquinho mais complexo.
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...