Ir para conteúdo

Enem 2014!


Aarchie

Posts Recomendados

Bem, pelo que ja reparei e andei conversando, muitos irão prestar enem esse ano!

:D então achei válido a criação desse topico, para aqueles que ja passaram, e para aqueles que quiserem tirar alguma duvida de alguma materia, possa se sentir a vontade de vir aqui e comentar!

 

Sei que tem muita gente boa em diversas areas aqui, como o Dio em matematica e Fisica, eu em Quimica, o Tet em tudo, e assim por diante, então que tal todos se ajudarem? :)

Teve duvida naquela questãozinha? Poste aqui e vamos tentar te ajudar :3

 

Irei sugerir o seguinte: se forem postar duvidas, coloquem dessa forma @Disciplina, por exemplo:

 

@Quimica: O que é H2O?

@Historia: Quando o Brasil foi descoberto?

 

E assim por diante, ok? :D

 

Aqueles que ja passaram, conte-nos suas experiencias, a expectativa, o nervosismo, e como decidiram pelo seu curso!

 

Vou começar contando minha historia!

Em 2010 formei no ensino medio, não cheguei a tentar o Enem. Fiz o Enem em 2011 e passei para o curso de Bacharelado em Química, na Federal do Rio de Janeiro. Eu simplesmente quis o curso porque sempre amei a ideia de transformar as coisas, de criar algo com minhas proprias mãos, e sempre adorei a disciplina. Não teve muito segredo para a escolha do curso.

 

Como me preparei para o enem? Estudando. Nisso não tem jeito. E o resto de sua vida será estudando, então não tem muito escape.

Uma coisa que me fez muito, mas assim, MUITO bem foi ter tempo para mim. Para lidar com problemas emocionais, lidar com minha vida pessoal e descansar. Um dia antes do enem, eu literalmente não fiz NADA. No dia me alimentei bem e etc.

Mas acho que o segredo é se concentrar e estar bem com você mesmo, acho que isso te da um equilibrio muito bom.

Outra coisa: NÃO SE APEGUEM a musiquinhas. Te faz gravar? Beleza, mas não te faz aprender. Você entendendo o mecanismo e a ideia por tras da teoria você se assegura muito mais e passa a ter mais segurança no assunto, dessa forma, se cair QUALQUER coisa fora do comum, você sabe pensar e responder sobre. Musiquinhas, poeminhas, riminhas, só servem para você decorar algo ja mecanico, qualquer variacao fora disso voce ja era.

tumblr_n2nk2eqArN1qcdqg7o4_r1_500.gif
Link para o comentário
Share on other sites

Acho que posso ajudar com algumas coisas, apesar de talvez não funcionar para todos.

Eu prestei vestibular por alguns anos, antes do enem realmente ter o peso que tem e facilitar as coisas e, bom, não fui muito feliz por n motivos. O principal era o peso que amigos, professores e familiares colocavam em mim em ter que passar logo, ser bem sucedida etc. Eu também não sabia muito bem o que fazer, tinham - e ainda tem - muitos cursos que me interessavam e que certamente eu me daria bem, mas sou extremamente preguiçosa para números o que me fez desistir de grande parte do caminho.

 

Hoje eu percebi também que o curso para qual eu tentava não era exatamente o que eu pensava ser e por isso eu não conseguia passar, só conseguia ter excelente nota no teste de habilidade específica, mesmo. Foram alguns anos e semestres assim. Até que em 2011 - 3 anos após eu ter me formado no colegial - eu resolvi jogar tudo pra cima, não me esforcei, não meti a cara nos livros, muito menos com a pressão de ter que conseguir alguma coisa. Aí eu já havia mudado a escolha de curso e para a surpresa de muitos eu passei para letras português-japonês. Fiquei um bom tempo e apesar de ter faltado pouco pra me formar eu descobri que japonês é muito bom pra aprender, mas eu não gostaria de trabalhar/aturar japoneses e que isso seria mais um hobby, coisa que eu poderia aprender fazendo um curso por fora e então eu migrei de curso e tive que fazer outro mini-vestibular interno da faculdade, mas foi mais tranquilo porque era o teste de habilidade novamente, hoje faço gravura.

 

O que eu pude perceber, desde que aboliram o vestibular interno da minha faculdade, é que o enem facilita muito. E apesar de sempre ter aqueles malucos que focam a vida pra estudar, dependendo do curso você pode pegar mais leve no que vai realmente estudar. Particularmente para física, química e matemática é até bem necessário que se estude bastante, mas a minha dica é que para o restante das matérias, pelo menos no enem, o necessário mesmo é estar ciente do que está acontecendo no mundo. Redação tem um peso enorme, mesmo se você for fazer um curso de exatas e não basta apenas ter boa criatividade para fazer redação o melhor é, sobretudo, ler bastante. Desde livros que goste, das franquias que goste, até aqueles mais complicados, literatura, filosofia e é claro bons livros de redações são mais do que bem vindos na hora de organizar o texto de forma correta e perfeita. Enem é feito de fatos do cotidiano, em qualquer matéria que você pegar, por isso se torna algo bem menos maçante do que um vestibular específico.

 

As principais dicas que eu posso dar no geral, sendo para os que vão fazer pela primeira vez, ou até mesmo os veteranos são:

 

    Concentre-se nas matérias que vão ter um peso maior no seu curso. No caso de exatas: matemática, física e química. Porém redação vai ter sempre o grande peso em qualquer curso, se esse for de humanas o peso fica ainda maior.

    Enem vence as pessoas por conta de suas enormes questões, vá tranquilo e saiba cronometrar seu tempo. Faça as questões se possível pela ordem do que se sentir mais a vontade.

    Não demore mais do que 2 ou 4 minutos para responder uma questão porque está em dúvida ou não sabe, pule para a próxima para refrescar a cabeça e depois volte para aquela de maneira mais tranquila.

    Há pessoas que odeiam quem leve um banquete para a sala de prova, mas o mais recomendado é levar realmente biscoitos e comidas leves que possam te alimentar, além de bastante líquido. A prova é desgastante e isso pode lhe dar a energia necessária que vai diferenciar entre você conseguir terminar bem uma prova e fulano não.

    Não vá com sede ao pote e queira terminar antes de todo mundo, faça com calma e bastante atenção. Pois os textos longos gostam de enganar as pessoas.

    Se mantenha informado do que acontece no mundo; a leitura de vários jornais, impressos ou onlines, é imprescindível para a realização da prova. Muitos assuntos - principalmente da redação - são decorrentes do dia-a-dia e além do bom português, o domínio sobre o assunto é o que vai te garantir uma boa nota.

    Não faça nada que possa te cansar no dia anterior. Se possível, tire o dia para descansar, ver tv e se informar um pouco mais. Alguns aqui pegam seus materiais de estudo para dar aquela última lida, isso pode ser muito bom, como pode ser muito ruim, se você se conhece bem pode optar entre fazê-lo ou não. Porém o recomendado é que sua cabeça e corpo estejam descansados, porém frescos para o dia.

    Não coma nada de pesado no dia anterior, refeições leves é o que garantem uma boa noite de sono e evitam que você eventualmente passe mal durante a execução da prova.

    Durma cedo. Muitas pessoas moram perto de seus locais de prova e acham que por conta disso podem dormir um pouco mais tarde no dia anterior. No dia, porém, podem acontecer muitas coisas como engarrafamento ou o mundo pode estar desabando e isso te fazer atrasar para a prova.

    Não importa se mora perto do local, chegue com pelo menos 1h30min de adianto ao horário de abertura dos portões. É melhor chegar e ficar esperando, porém tranquilo, do que ter que se apressar e pegar o portão fechando.

    Vá ao local ou se informe perfeitamente sobre o local que fará a prova com antecedência. Ter segurança de conhecer as redondezas e saber exatamente o tempo de viagem que poderá levar é sempre melhor do que ir apenas no dia e correr riscos.

    Muitos não esperam o tempo para pegar o caderno porque acham que não vão precisar ou porque terminam bem antes. Mas com o caderno você pode tirar dúvidas com seus professores depois ou revisar a prova. Além de não ter dúvidas sobre que opção marcou.

    Apesar da calma necessária para a prova, o foco nunca é demais. Principalmente na hora de marcar o cartão-resposta. Nessa hora você precisa prestar bastante atenção para não marcar a opção errada da que escolheu no seu caderno ou se distrair.

    Se possível reserve uma parte do seu tempo para revisar as respostas, antes de passar para o cartão-resposta e depois que tenha passado, para ter certeza que não marcou ou escolheu alguma coisa errada.

 

 

São dicas que muitos já devem ter dado e todo ano os pais e até a mídia fazem questão de lembrar, mas sempre tem alguém que esquece ou não leva a sério porque "quem tá avisando não sabe de fato a experiência". Bom, taí dicas de alguém que viveu fazendo o enem e as dicas me ajudaram muito.

 

Sobretudo a maior dica já foi dada, é ir tranquilo e calmo para a prova. Na minha primeira prova, quando ainda tava no colegial, eu ficava muito nervosa. Depois com o tempo eu fui aprendendo que aquilo não é um monstro de 1000 cabeças e dá pra fazer tudo bem tranquilamente. Eu ia tão tranquila que na metade da prova eu simplesmente dormia na sala e acordava pra terminar. Ainda sim era uma das primeiras, mas ficava pra pegar o caderno. Modéstia parte minhas notas na parte de humanas e redação era uma maravilha, só deixava a desejar em exatas porque, como disse anteriormente, eu detesto e sempre tive uma preguiça enorme com números, ainda sim, ficavam na média ou um pouco acima da média.

 

Eu acho que são essas as dicas que tenho pra dar, se eventualmente precisarem posso ver se tenho mais algo a acrescentar no que diz respeito a redações ou tirar dúvidas. É bom que eu tiro a poeira e o lag do cérebro. ERICARIBEIROEMOTICONS152.gif~original

E é claro, para aqueles que forem fazer: boa sorte! bullet10.gif~original

 

 

tumblr_inline_mgr5y3ixeM1qcqwuv_zpsec6b0ddb.gif~original

[sIGPIC][/sIGPIC]<br>

O melhor lugar do mundo é dentro do seu abraço.<br> Kawaiiness @ Asgard

Link para o comentário
Share on other sites

  • 5 weeks later...

Então, eu vou dar minha opinião e uma conversada tbm, eu só fiz o enem uma vez e digo uma coisa, pior método possível pra determinar se uma pessoa merece ou não entrar na universidade, alem de concentrar em um fim de semana um ano de preparação, se vc for usar o sisu vc ta na pica, independente do curso vc precisa saber de coisas que não eram cobradas nem no ensino médio, e fora que a redação é corrigida bem porcamente, com todos os colegas que eu conversei na minha turma do ensino médio parece que jogavam na sorte a nota da redação, e mesmo vc tirando 75x na parte de exatas e 65x na de humanas, vc não pode nem concorrer a uma vaga em engenharia pq te sortearam 340 na redação, então a dica que eu acho mais valiosa de todas, façam vestibulares, esse enem ta horrível...

 

No mais:

 

  • Concentre-se nas matérias que vão ter um peso maior no seu curso. No caso de exatas: matemática, física e química. Porém redação vai ter sempre o grande peso em qualquer curso, se esse for de humanas o peso fica ainda maior.

Como eu disse, isso é o que mais atrapalha...

 

 

 

  • Enem vence as pessoas por conta de suas enormes questões, vá tranquilo e saiba cronometrar seu tempo. Faça as questões se possível pela ordem do que se sentir mais a vontade.

 

  • Não demore mais do que 2 ou 4 minutos para responder uma questão porque está em dúvida ou não sabe, pule para a próxima para refrescar a cabeça e depois volte para aquela de maneira mais tranquila.

 

  • Há pessoas que odeiam quem leve um banquete para a sala de prova, mas o mais recomendado é levar realmente biscoitos e comidas leves que possam te alimentar, além de bastante líquido. A prova é desgastante e isso pode lhe dar a energia necessária que vai diferenciar entre você conseguir terminar bem uma prova e fulano não

 

  • Não vá com sede ao pote e queira terminar antes de todo mundo, faça com calma e bastante atenção. Pois os textos longos gostam de enganar as pessoas.

 

  • Se mantenha informado do que acontece no mundo; a leitura de vários jornais, impressos ou onlines, é imprescindível para a realização da prova. Muitos assuntos - principalmente da redação - são decorrentes do dia-a-dia e além do bom português, o domínio sobre o assunto é o que vai te garantir uma boa nota.

 

  • Não faça nada que possa te cansar no dia anterior. Se possível, tire o dia para descansar, ver tv e se informar um pouco mais. Alguns aqui pegam seus materiais de estudo para dar aquela última lida, isso pode ser muito bom, como pode ser muito ruim, se você se conhece bem pode optar entre fazê-lo ou não. Porém o recomendado é que sua cabeça e corpo estejam descansados, porém frescos para o dia.

 

  • Não coma nada de pesado no dia anterior, refeições leves é o que garantem uma boa noite de sono e evitam que você eventualmente passe mal durante a execução da prova.

 

  • Durma cedo. Muitas pessoas moram perto de seus locais de prova e acham que por conta disso podem dormir um pouco mais tarde no dia anterior. No dia, porém, podem acontecer muitas coisas como engarrafamento ou o mundo pode estar desabando e isso te fazer atrasar para a prova.

Pode parecer uma dica ruim, mas se vc precisar, tem uns negócio ae que uns caras vendem ae numas drogarias que fazem vc dormir, se necessário é bom ter um desses por perto...

 

 

 

  • Não importa se mora perto do local, chegue com pelo menos 1h30min de adianto ao horário de abertura dos portões. É melhor chegar e ficar esperando, porém tranquilo, do que ter que se apressar e pegar o portão fechando.

 

  • Vá ao local ou se informe perfeitamente sobre o local que fará a prova com antecedência. Ter segurança de conhecer as redondezas e saber exatamente o tempo de viagem que poderá levar é sempre melhor do que ir apenas no dia e correr riscos.

 

  • Muitos não esperam o tempo para pegar o caderno porque acham que não vão precisar ou porque terminam bem antes. Mas com o caderno você pode tirar dúvidas com seus professores depois ou revisar a prova. Além de não ter dúvidas sobre que opção marcou.

 

  • Apesar da calma necessária para a prova, o foco nunca é demais. Principalmente na hora de marcar o cartão-resposta. Nessa hora você precisa prestar bastante atenção para não marcar a opção errada da que escolheu no seu caderno ou se distrair.

 

  • Se possível reserve uma parte do seu tempo para revisar as respostas, antes de passar para o cartão-resposta e depois que tenha passado, para ter certeza que não marcou ou escolheu alguma coisa errada.

 

PS.: Ultima semana não é mais hora de estudar em...

Link para o comentário
Share on other sites

Bom pessoal, cursei o Enem três vezes, para engenharia civil, nos anos de 2009, 2010 e 2011, sendo que em nenhum deles consegui uma vaga no SISU para uma universidade no Rio de Janeiro, entretanto nos anos de 2010 e 2011 consegui bolsas pelo PROUNI na Estácio e na UVA, sendo que só fui ingressar mesmo na UVA como engenharia civil. Para mim a escolha dessa profissão, foi influenciada principalmente pelo fato de já trabalhar na área como técnico de edificações e já saber os obstáculos que iria enfrentar nessa jornada. Hoje em dia, já estou no 6º Período, falta pouco :cool: .

 

Minha dica para o pessoal que vai fazer o Enem é principalmente manter a calma, pois as questões irão fluir naturalmente dessa forma, além de tudo tem que estudar bastante e treinar seu condicionamento psicológico, pois são 90 questões 1 dia e 90 no outro + redação, é bastante coisa. O Enem não te vence pela dificuldade das questões mas sim pelo cansaço mental, o que do meu ponto de vista é muito errado porque na verdade teria que testar seus conhecimentos e não sua capacidade de sobreviver a esse monte de questões, por conta disso tem que estar preparado, se puder leve um bombom ou algo de chocolate, pois a glicose estimula sua atenção quando estiver a perdendo. No dia da redação, aconselho faze-la por último porque você pode se enrolar na hora de escrever e ter as ideias e acabar perdendo tempo para as questões objetivas (falo isso por experiencia própria). No mais, o Enem não tem muito mistério é só manter o controle da situação.

ezgif.com-gif-maker.png.d97a8306558ba4e90eac2194f29c6e36.png

Link para o comentário
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Bom, esse vai ser meu primeiro vestibular.... estou no 1ºcolegial e fazendo para conhecimentos gerais e para um treino...

 

 

Já fiz alguns simulados e me dei bem neles até. De 180 questões do Simulado Enem Positivo 2k14 acertei 116 em um e 109 no outro, respectivamente primeiro semestre e segundo, ah vale lembrar que só tive essa taxa alta de acertos porque todas as questões são de matérias já estudadas, ou seja, só da minha série escolar. ~por isso que acho melhor quando falo simulado de vestibular seriado rs.

 

Após o Enem tenho o PSS UEM - PR e depois PSS UEPG - PR. Esses são para valer, já que são seriados (aos que não sabem é aquele esquema de 1º, 2º e 3º fase do 1º ao 3º colegial. É uma nota extra à nota da prova do vestibular.)

 

 

Bom, o que eu fiz e ando fazendo é separar 10 caderninhos de 5 matérias cada para colocar todo tipo de resumo possível de matéria, seja fórmulas, descrições de teses, etc... isso vai se somar a toda matéria aprendida nos 3 anos do E.Médio e no final acredito ter uns belos caderninhos para estudar.

 

 

Acho que é isso, no mais boa sorte para nós !

Editado por Sugiura

tumblr_n5it6kaOX71tyxzxmo1_400.gif

70x7

Link para o comentário
Share on other sites

  • 11 months later...

Passando pra desejar boa sorte pra concorrência tomara que vocês não consigam ir, e agradecer pelos votos de boa sorte!

Espero que façamos uma ótimo prova, com concentrarão e desempenho

Aarchie, química é a única matéria que eu não entendo nada sobre, hahaha!

Tomara que eu não me ferre, já que esse ano é pra valer ;3;

Editado por Star Song

[sIGPIC][/sIGPIC]

For no stars are meant to be brighter thans us!

Rho ¤ Valhalla

Link para o comentário
Share on other sites

Pessoal, acho meio difícil alguém que vá fazer o ENEM de forma séria estar nesse fórum nessa altura do campeonato. Mas, se estiverem lendo isso, desejo uma ótima prova a todos e que façam ela com tranquilidade, atenção e confiança (se você estudou direitinho, confie bastante em você para não perder tempo com dúvidas em alternativas. Não deixe as alternativas quase certas enganarem vcs).

 

E o ENEM é bem legal de fazer :D.

 

Saudades...

Link para o comentário
Share on other sites

Vale lembrar que tudo que vocês aprendem em quimica está tudo errado :v

 

Lembrem-se que:

- as propriedades periodicas são praticamente uma besteira

- O modelo atomico é muito mais do que aquilo

- Linus Pauling se revira na cova ao falarem que aquele diagrama foi ele que fez HUAHUAHUAHUA

- Atomos podem sim ter mais de 8 elétrons, falar que "eles querem ficar com 8 eletrons para se estabilizar" é besteira das grandes

- Gás Nobre é muito mais reativo que muito elemento por ai. Xenônio que o diga :v

- O termo molaridade não é mais usado. Por favor, "concentração em quantidade de matéria". Grato.

- Ligação Dativa NÃO EXISTE.

- A resposta para tudo NÃO é eletronegatividade UHAHUAHUAHUHAU mania das pessoas não saberem responder e dizer que é a eletronegatividade.

- Falando nela, ela NÃO É a tendencia de puxar elétrons. E sim o quanto um átomo distorce a nuvem eletrônica de outro átomo quando eles fazem ligação.

 

UAHAHUUAHHAUHUAAUUHAHUA

 

não se apeguem ao que eu disse acima UHAHUAHUAHUAHU apesar de verdade, o enem cobra o "errado" mesmo :p

tumblr_n2nk2eqArN1qcdqg7o4_r1_500.gif
Link para o comentário
Share on other sites

Vale lembrar que tudo que vocês aprendem em quimica está tudo errado :v

 

Lembrem-se que:

- as propriedades periodicas são praticamente uma besteira

- O modelo atomico é muito mais do que aquilo

- Linus Pauling se revira na cova ao falarem que aquele diagrama foi ele que fez HUAHUAHUAHUA

- Atomos podem sim ter mais de 8 elétrons, falar que "eles querem ficar com 8 eletrons para se estabilizar" é besteira das grandes

- Gás Nobre é muito mais reativo que muito elemento por ai. Xenônio que o diga :v

- O termo molaridade não é mais usado. Por favor, "concentração em quantidade de matéria". Grato.

- Ligação Dativa NÃO EXISTE.

- A resposta para tudo NÃO é eletronegatividade UHAHUAHUAHUHAU mania das pessoas não saberem responder e dizer que é a eletronegatividade.

- Falando nela, ela NÃO É a tendencia de puxar elétrons. E sim o quanto um átomo distorce a nuvem eletrônica de outro átomo quando eles fazem ligação.

 

UAHAHUUAHHAUHUAAUUHAHUA

 

não se apeguem ao que eu disse acima UHAHUAHUAHUAHU apesar de verdade, o enem cobra o "errado" mesmo :p

 

 

Poor Souls. u_u

 

Quando se depararem com questões matemáticas lembrem das 24 horas e um relógio.:rolleyes:

SyLzpPt.gif

Guia de Up Geral: ​LEIA

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...