Ir para conteúdo

Tópico de Instruções - AB Suporte PvM!


Posts Recomendados

Bom dia/tarde/noite, galera!

A maioria provavelmente deve saber que não tenho costume de postar nada relacionado aos Arcebispos, e sempre focar mais nos Feiticeiros, porém hoje será um dia diferente, pois venho trazer informações, métodos, e utilidades para uma jogabilidade de Cheffenia com a classe que mais sofre caso seu grupo esteja repleto de batatas.

O que isso quer dizer? Exatamente, você não vai ser apenas aquela classe que fica lá atrás, longe de tudo, usando uns buffzinhos, e por erro seu, fazendo a pt miar.

Gostaria de dizer também que esse tópico tem o intuito de proporcionar informação essencial para o PvM, sendo hábil a lidar com toda situação possível, dependendo apenas da sua jogabilidade.

1767881291_FUNES.png.a3454bf4a92f3a5ff65f4bf241cfac0c.png

 Durante este evento, é primordial que os Arcebispos sejam não apenas aqueles que te oferecem buffs/bônus, mas também aqueles responsáveis pela resistência, proteção e remoção de debuffs dos integrantes do grupo, tudo isso obviamente resistindo à eles.

equipamentos.png.06741755afd0f7e6b237e123e408dbef.png

Deixarei descrito abaixo itens que podem se encaixar no seu estilo de jogo. Não haverão limitações quanto a capacidade financeira, a ideia é apresentar o que pode ser usado, e cada um monta o que quiser, com o que puder pagar.
O seu foco deve ser em conseguir equipamentos que te dê resistência ou utilidade.
Entre parênteses poderão encontrar o motivo pelos quais eu os recomendo.

TOPO

 

5975 Boneca de Jirtas (resistência à dano provindo de Chefes);
18550 Benção de Asgard (regeneração de HP/SP em valores de %, durante o tempo);
5480 Tiara de Pluma (regeneração de HP/SP em valores de %, durante o tempo);
18909 Orelhas Marrons de Fiera (HP máximo +10%);
18563Tiara dos Corações Alados (há pessoas que gostam de jogar com bastante redução de pós, é válido citar). 

 

MEIO

 

18874 Monóculo (slot disponível);
18507 Orelhas de Elfo (slot e encantamento disponível);
2204 Óculos (slot e encantamento disponível);
18603 Máscara Esquisita (slot e encantamento disponível);
2202 Óculos Escuros (slot e encantamento disponível);
19118 Super Óculos Poring (slot disponível);
19024 Diadema do Paraíso (se utilizado com seu combo, é um ótimo item).

BAIXO

 

19154 Balão de ArchAngeling (pode parecer estranho recomendar isso, porém ele "buga" seu Ress e faz com que não utilize gemas);
19274 Fone Descolado (é um item que é útil, mas não é estritamente necessário, apenas uma alternativa);
18564 Biscoito de Coração (deixa o cast ininterrumpto);
19105Chicle de Menta (oferece imunidade à Sono, item muito bom pra várias classes);
19381 Echarpe do Paraíso (item bem interessante se usado junto da Diadema);
19305 Lampião das Fadas (item bom, oferece bastante variedade devido aos encantamentos, e foi farmável);
19244 Rosário Dourado (tem um combo interessante, há quem goste).

ARMADURAS

 

2365 Bata de Orleans (torna o cast ininterrumpto);
15128 Colete EXC (grande variedade de funções, conforme alteração de diagramas colocados);
15041 Couraça de Boitatá (5% HP Máximo, inquebrável, resistência à neutro);
2345 Couraça da Fúria Flamejante (propriedade fogo, pode se tornar muito útil caso switada na hora certa);
2347 Couraça da Submissão Oceânica (propriedade água, pode se tornar muito útil caso switada na hora certa);
2349 Couraça da Liberdade Celestial (propriedade vento, pode se tornar muito útil caso switada na hora certa);
2374 Manto de Diabolus (quantidade satisfatória de SP, além de pós-conjuração e aumento na efetividade de cura);
15074Manto Mágico de Geffen (redução de consumo de SP);
15374 Armadura Eclipse (pós, HP%, SP%, inquebrável);
15206 Armadura Tatenashi (vit, impede o usuário de ser empurrado);
15383 Sobretudo do Senhor do Tempo (HP, SP, pós, se usado com o combo é uma opção legal, mas meio carinha).

ARMAS

 

1502 Clava (4 slots);
16051Maça da Valquíria Mágica (4 slots, aspd);
1602 Bastão (4 slots);
1659 Luz da Recuperação (apesar de ser mais voltado à cura, tem quem goste, tem um combo útil);
16039 Colher (ASPD +10);
1669 Cajado de Cinzas (INT/VIT, farmável);
1600 Cajado Sobrenatural (pode receber boas opções aleatórias).

ESCUDOS

 

2115 Escudo da Valquíria (opção mais em conta, e mais fácil de se encontrar);
28908 Escudo da Água (resistência a água, ASPD quando refinado, pós com combo, adquirido de forma gratuita através do Festival de Brasilis);
28906  Escudo do Fogo (resistência a fogo, ASPD quando refinado, adquirido de forma gratuita através do Festival de Brasilis).
28921 Escudo de Anemos (resistência a vento, bônus interessantes baseados em atributos);
28955 Escudo de Fotia (resistência a fogo, bônus interessantes baseados em atributos);
28951 Escudo de Nero (resistência a água, bônus interessantes baseados em atributos);
28944 Escudo de Sleiporing (pode ser útil em refinos altos (+12), é válido citar);
28940 Escudo das Divindades (oferece bônus de cura (há quem goste) e resistência a alguns efeitos negativos);
28902 Coelho Macabro (oferece cast ininterrupto).

SAPATOS

 

22008 Botas Temporais DES (reduz cast fixo de quem tem 120 DEX base, pode ser encantada ou ter slot);
22007 Botas Temporais VIT (dá HP%, pode ter encantamento ou slot);
2423 Sapatos Divergentes (HP/SP%);
22014 Sapatos Convergentes (HP/SP%, slot);
22189 Sapato Social (opção não tão barata, mas devido aos bônus que oferece, é interessante citar);
22204 Botas do Senhor do Tempo (o item sozinho não é muito útil, mas o set inteiro pode ser interessante situacionalmente);
22195 Sapatos Inteligentes (eu jamais recomendaria algum AB suporte usar 125 de algum atributo, mas o item não é inteiramente ruim);
22082 Sapatos Luxuosos (ótima opção, farmado durante o Festival de Brasilis);
22171 Botas Ancestrais (HP, SP, pós, redução de cast fixo);
22191 Sapato Infernal (incrível item caso possua a Carta Flor do Luar).

CAPAS

 

20773 Motor EXC (grande variedade de funções, conforme alteração de diagramas colocados);
2554 Pedaço de Pele do Guardião (resistência à propriedades);
20718 Pele da Rainha Verme (grande variedade de utilidades, conforme variação de encantamentos);
20904 Bata de Etran (HP, SP, não deixa ser empurrado, combo com Deviling);
2589 Asas de Arcanjo Caído (grande variedade de usos, há quem goste);
2573 Asas de Arcanjo (apresenta alguns usos específicos, mas ainda é válido citar).

ACESSÓRIOS

 

2980 Luva dos Espíritos Malignos (habilita Prisão de Teia, HP, SP);
2936 Anel Revigorante (HP, HP%, Vit, efetividade de cura);
2949 Bracelete de Ourives (habilita Desconcentrar);
2729 Anel de Diabolus (HP, SP, efetividade de cura);
2991 Pingente do Caos (resistência a caos);
28564  Lágrima de Valquíria (pós, cast, regen de SP);
2864 Luz da Cura (pode ser encantando com Cura 1, reduzindo a recarga de Curatio);
28430 Anel do Cardeal (Reduçaõ de custo de SP, efetividade de cura, pode realizar combo com encantamentos do Lampião das Fadas e do Luz da Cura);
2898 Rosário Preto (DEFM+15, interessante para construções voltadas a conseguir 100/+ DEFM).

cartas.png.5648fe5d270bf7b5a1b3c5abc84bc863.png

TOPO/MEIO

 

4253Carta Gemini-S58 (pode conceder imunidade a petrificação e sono, baseado nos atributos);
4253 Carta Giearth (imunidade a caos, resistência ao elemento terra);
4253 Carta ArchAngeling (regeneração de HP/SP - apesar de ultrapassada, ainda interessante);
4253 Carta Pesadelo (imunidade a sono, possivelmente uma das mais importantes para o leveling inicial);
4253 Carta Marduk (imunidade a silêncio - incomum, porém pode ser útil até alcançar altos valores de INT);
4253 Carta Kiel D-01 (obviamente isso beira o extremo e não é necessário para jogar com a classe).

ARMADURA

 

4253 Carta Cavalo-Marinho (basicamente o que vai te tornar anti-congelamento de forma mais barata);
4253Carta Hatii (obviamente isso beira o extremo e não é necessário para jogar com a classe (interessante caso use a Armadura Eclipse));
6967 Diagrama de I-Gelo (item bem caro na composição do EXC perfeito pra suporte);
6967 Diagrama de A-HP (HP satisfatório, e pode equipar vários);
6967 Diagrama de C-Mental (regeneração de SP - basicamente o que substituiu a carta ArchAngeling];
Observações: Checar o tópico Lista de Cartas do broWIKI para consultar cartas que encantam a armadura com propriedades elementais.
Observações²: checar o tópico Operação Sucata do bROWIKI para consultar como adquirir os diagramas.

ARMA

 

4253Carta Fabre (+100 HP / VIT+1);
4919 Essência de Morroc VIT2 (VIT+2 / DEF+6 / DEFM+4);
4919 Essência de Morroc VIT3 (VIT+4 / DEF+12 / DEF+8 ).

ESCUDO

 

4253 Carta Medusa (imunidade à petrificação);
4253 Carta Alice (+40% dano recebido de monstros não Chefes / -40% dano recebido de chefes);
4253Carta Hodremlin (+15% resistência a monstros de todos tamanhos);
4253Carta Cavaleira Khalitzburg (+25% de resistência a monstro de todos tamanhos).

SAPATOS

 

4253 Carta Verit (+8% HP/SP);
4253 Carta Matyr (+10% HP, AGI+1);
4253 Carta Zumbi Atirador (+10% HP/SP caso bota refinada em +9);
4253Carta Ferus Verde (10% HP, VIT+1);
4253Carta Flor do Luar (caso utilize do Sapato Infernal, novamente, isso beira ao extremo, não é necessário para se jogar com a classe).

CAPAS

 

4253 Carta Raydric (20% resistência à neutro);
4253 Carta Deviling (+50% Resistência à neutro/ -50% resistência aos outros elementos, ótimo combo com a Bata de Etran);
6967 Diagrama de R-Fogo (+ resistência à fogo / - resistência à agua);
6967 Diagrama de R-Água (+ resistência à água / - resistência à vento);
6967 Diagrama de R-Vento (+ resistência à vento / - resistência à terra).
6967 Diagrama de C-Mental (regeneração de SP - basicamente o que substituiu a carta ArchAngeling].
Observações: Checar o tópico Lista de Cartas do broWIKI para consultar cartas que oferecem resistência elemental.
Observações²: checar o tópico Operação Sucata do bROWIKI para consultar como adquirir os diagramas.

ACESSÓRIOS

 

4253 Carta Stapo (habilita Arremessar Pedra e Procurar Pedras);
4253 Carta Esporo (item útil, porém raramente fará tanta diferença, VIT+3);
4253 Carta Fen (cast ininterrupto);
4253 Borboleta Sanguinária (cast ininterrumpto);
4253Carta Fumacento (útil situacionalmente);
4919 Essência de Morroc VIT2 (VIT+2 / DEF+6 / DEFM+4);
4919 Essência de Morroc VIT3 (VIT+4 / DEF+12 / DEF+8 ).

consu.png.611ab01376fde8a7a435eab76a50a7c6.png

Estarão listados aqui alguns dos consumíveis que podem ser úteis para o PvM em geral.
Observações: consumíveis são algo bem simples, tu pode utilizar o que quiser, aqui são apenas sugestões de itens que considero mais importantes.

 

7621Amuleto de Ziegfried (isso salva PTs mortas, é sério);
12424 Poção Grande de HP (barato, e dá uma ajuda bem interessante);
13280 Poção Grande de SP (barato, e dá uma ajuda bem interessante);
717 Gema Azul;
547 Poção Branca Compacta;
607 Fruto de Yggdrasil;
608 Semente de Yggdrasil.

600853505_atributoseskills.png.f5f6686951beea1b0f08bb4c54fd178e.png
Obviamente a escolha de build/distribuição de pontos é uma coisa pessoal e varia conforme o servidor que você joga (ter portal x não ter portal, utilizar cartas mvp x não usar), mas deixarei aqui as informações primordiais para exercer a função de suporte de uma forma exemplar e os atributos/porquê os considero importantes.
FOR - Capacidade de Carga;
AGI - resistência à sono, melhora na animação;
VIT - HP Máximo, regeneração, resistência à atordoamento
INT - SP Máximo, regeneração, resistência à silêncio
DEX - Apenas para conjuração
SOR - Situacional, tem quem goste de colocar (por usar o boneco pra EP), ou por resistência a maldição, não é necessariamente algo que eu acho válido.

 

 

Offertorium.png Offertorium (remove alguns efeitos negativos);
Lauda Ramus.png Lauda Ramus (remove alguns efeitos negativos, temporariamente SOR+8 se estiver em nível máximo);
Lauda Agnus.png Lauda Agnus (remove alguns efeitos negativos, temporariamente VIT+8 se estiver em nível máximo);
Curatio.png Curatio (ótima cura, spammável com a utilização do encantamento certo no Luz da Cura);
Renovatio.png Renovatio (cura pelo tempo de duração);
Clementia.png Clementia (benção em área);
Canto Candidus.png Canto Candidus (aumentar agilidade em área);
Praefatio.png Praefatio (kyrie eleison em área);
Sopro Divino.png Sopro Divino (curar em área);
Ressuscitar.png Ressuscitar;
Escudo Mágico.png Escudo Mágico (consegue segurar bem o dano);
Escudo Sagrado.png Escudo Sagrado (proteção contra danos à distância);
Medicar.png Medicar (purifica alguns debuffs).

Devido à ao item Sapato Social (citado em Sapatos, nesse mesmo tópico) pedir habilidades específicas, pode haver a necessidade de abrir mão de alguns pontos em skills.
Checar link disponibilizado previamente para conferir quais os bônus oferecidos baseados em quais habilidades.

_____________________________________
OBS1.: quaisquer sugestões, deixem abaixo, e eu irei adicionando/editando o tópico conforme possível.
OBS2: esse tópico é voltado única e exclusivamente ao PvM, dito isso, não sei se algo desse conteúdo é útil em PvP/WoE.
OBS3: conforme forem surgindo itens novos que ajudem na função, irei editando também.
OBS4: quaisquer dúvidas/questões, vá fundo, e pergunte!
OBS5: quaisquer erros, me avisem por favor, corrijo o mais rápido possível!

agradec.png.18c40fc6ea2477ce5b4bbd7f11f96af6.png
Agradeço principalmente ao @Lazarento que me incentivou a fazer este tópico, e aos colegas/amigos que puderam me ajudar com dúvidas rápidas que tive durante a confecção do mesmo. (e também à Bella por ainda não ter me banido)

Editado por BOLO DE ABACAXI
  • Like 2
  • Thanks 2
Link para o comentário
Share on other sites

Que delícia de guia, ein Bolo. Parabéns!

 

A melhor parte é que só vai precisar de uma possível atualização daqui alguns meses, então dá tempo de levar ban e voltar. -q

Bem-vindos ao tópico da semana e espero que estejam preparados para uma grande novidade.
Link para o comentário
Share on other sites

Que delícia de guia, ein Bolo. Parabéns!

 

A melhor parte é que só vai precisar de uma possível atualização daqui alguns meses, então dá tempo de levar ban e voltar. -q

 

Eu não preciso me preocupar em atualizar o tópico se a LUG não lançar itens novos que sirvam pra isso.16803558.jpg

 

 

PS: Para de querer fazer eu tomar ban, inferno

Link para o comentário
Share on other sites

Eu não preciso me preocupar em atualizar o tópico se a LUG não lançar itens novos que sirvam pra isso.16803558.jpg

 

 

PS: Para de querer fazer eu tomar ban, inferno

 

foi ban te conhecer.

 

Ótimo tópico jogador \o/

ass.jpg?width=705&height=139"Infelizmente o mês de aniversário acabou, mas começamos Outubro com a corda toda."

Link para o comentário
Share on other sites

Parabens pelo topico , abacaxi!

 

Só queria adcionar poucas coisas, como por exemplo nos itens consumiveis temos tambem a poção vitata, ela ajuda bastante na manutenção da mana ^^

 

Senti falta de armas de cura, visto que abrir mao do cajado [´4] seria perder 12 pontos de vitalidade, porem, caso o bispo ja tenha boa vitalidade e imunidades e esteja procurando completar a qualidade de seu suporte com outros meios, entraria um cajado das cinzas ou no mais baixo, da afeição , como opçao mais cara, aquele da luz que aumenta muito a cura, entende?

 

apenas deixar aberto al icomo opção de cura caso o ser ja esteja completo com as imunidades de vit / ja tenha um hp suficiente1 correção: Essência de Morroc VIT3 (VIT+4 / DEF+12 / DEF+8 ).voce duplicou def 12/ def 8, entendo que queria por m def xD

 

e me ficou uma duvida: a Magic def concedida pela essencia de morroc conta como defesa magica de equipamento? (aquela que juntando 100 da imunidades)

Pq se sim, ia ser bem vantajoso mesmo em muitas situações

Link para o comentário
Share on other sites

....

 

Primeiramente, obrigado. :)

 

Respondendo:

 

• Vitata é 20k cada, e só pra recuperar o SP, coisa que com essa qualidade de equipamentos, talvez nem seja necessário.

A intenção do tópico foi reduzir o consumo ao máximo, por isso sugeri apenas GHP/GSP que não passam dos 12/6kz cada.

Fora que o tempo todo sugeri algo autossuficiente, tanto de HP quanto de SP (C-Alma, ArchAngeling, etc).

 

• Sobre o cajado, não citei ele apenas pelos pontos de vit.

Mas também pela DEF/DEFM, que mesmo que seja pouco, ajuda.

Não citei itens de cura em momento algum do tópico, essa não era a intenção (vide não ter citado Luz da Recuperação, Rosário Dourado, Véu da Arcebispa, Anel do Cardeal, Escudo de Rosa, etc).

Itens de personagem full cura tende a ser caro, e não necessário.

Passar sopro divino/santuário pra PT não necessita de melhoria na eficácia da cura.

 

• Sim, conta como MDEF de equipamentos.

Link para o comentário
Share on other sites

Parabens pelo topico , abacaxi!

 

Só queria adcionar poucas coisas, como por exemplo nos itens consumiveis temos tambem a poção vitata, ela ajuda bastante na manutenção da mana ^^

 

Senti falta de armas de cura, visto que abrir mao do cajado [´4] seria perder 12 pontos de vitalidade, porem, caso o bispo ja tenha boa vitalidade e imunidades e esteja procurando completar a qualidade de seu suporte com outros meios, entraria um cajado das cinzas ou no mais baixo, da afeição , como opçao mais cara, aquele da luz que aumenta muito a cura, entende?

 

apenas deixar aberto al icomo opção de cura caso o ser ja esteja completo com as imunidades de vit / ja tenha um hp suficiente1 correção: Essência de Morroc VIT3 (VIT+4 / DEF+12 / DEF+8 ).voce duplicou def 12/ def 8, entendo que queria por m def xD

 

e me ficou uma duvida: a Magic def concedida pela essencia de morroc conta como defesa magica de equipamento? (aquela que juntando 100 da imunidades)

Pq se sim, ia ser bem vantajoso mesmo em muitas situações

S, a defm é do tipo proveniente de atributos, logo com os 100 pega imunidade a diversos status além de com 100 tu reduzir muito os danos mágicos tomado, juntamente com Assumptio faz uma grande diferença

Maurício

mtqbv4.jpg

Link para o comentário
Share on other sites

Acho legal mencionar tbem na parte de "cartas" das capas, o diagrama exc mental :3

Eu joguei com meu ab com esse diagrama, e em nenhum momento meu sp abaixou e eu tive que potar/sentar. O preço até que é bem legal pra sua utilidade, mesmo no +0 já fica ótimo

Eles estão citados na Armadura.

Na Capa eu prefiro muito mais usar algo que me dê resistência, do que regeneração de SP.

Afinal, joguei a cheffênia toda com só 100% de Regen (1 ArchAngeling) e não potei nenhuma amarga.

Apenas GSP mesmo.

 

Porém, visto que isso é uma preferência minha, estarei adicionando isso lá!

 

@Ahriman

Thanks /s2

Link para o comentário
Share on other sites

Acho legal mencionar tbem na parte de "cartas" das capas, o diagrama exc mental :3

Eu joguei com meu ab com esse diagrama, e em nenhum momento meu sp abaixou e eu tive que potar/sentar. O preço até que é bem legal pra sua utilidade, mesmo no +0 já fica ótimo

Eles estão citados na Armadura.

Na Capa eu prefiro muito mais usar algo que me dê resistência, do que regeneração de SP.

Afinal, joguei a cheffênia toda com só 100% de Regen (1 ArchAngeling) e não potei nenhuma amarga.

Apenas GSP mesmo.

 

Porém, visto que isso é uma preferência minha, estarei adicionando isso lá!

 

@Ahriman

Thanks /s2

Link para o comentário
Share on other sites

"Esquecer" itens q melhorem a cura ou regen de sp técnicamente nao está errado se o topico se trata de cheffenia. Poçoes sao muito mais eficientes pra recuperacao do q qlqer coisa q AB possa fazer, e como nessa situaçao todos deveriam estar preparados para tal, o melhor aproveitamento do AB no grupo é nao morrer e oferecer o suporte evitando/amplificando o dano, e nao curar as pessoas :)

Link para o comentário
Share on other sites

"Esquecer" itens q melhorem a cura ou regen de sp técnicamente nao está errado se o topico se trata de cheffenia. Poçoes sao muito mais eficientes pra recuperacao do q qlqer coisa q AB possa fazer, e como nessa situaçao todos deveriam estar preparados para tal, o melhor aproveitamento do AB no grupo é nao morrer e oferecer o suporte evitando/amplificando o dano, e nao curar as pessoas :)

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...