Ir para conteúdo

[Trabalho de Conclusão de Faculdade]


Rá ~

Posts Recomendados

Eu queria saber de vocês as opiniões sobre os trabalhos de conclusão de faculdade.

 

- Vocês acham difícil montar?

- É realmente chato ou as pessoas que não tem um planejamento correto?

- Como vocês acham mais fácil ajeitar?

- É pior começar a escrever ou pesquisar?

- Sofreram para escrever?

- Qual foi a parte mais tensa?

 

É só pra saber realmente se só eu fico tenso ou se todos passam por isso.

  • Like 1

Sita Ram Sita Ram Sita Ram kahiye, jahi vidhi raakhe Ram tahi vidhi rahiye, Sita Ram pyaare..... Sita Ram pyaare....

Link para o comentário
Share on other sites

TCC/TFG é uma coisa demoníaca da vida, mas infelizmente é a provação de que somos aptos à tal coisa (pelo menos na maioria das vezes).

 

- Sim, é difícil demais de montar, mas será mais difícil ainda caso você seja desorganizado/não tenha programação.

- Não é chato, é trabalhoso, e acaba exigindo muito caso você não tenha planejamento. Na maioria dos casos, você quem escolhe o tema, só vai ser chato se você escolher algo que considera chato.

- Primeiro as pesquisas (pesquisa de campo (preferência com objetos de estudo relacionado ao assunto em questão), online), depois o desenvolvimento/produção do material, e por final, o que você está concluindo/defendendo.

- Começar a escrever/produzir sempre é pior. Pesquisar só vai ser um problema caso você tenha dificuldade em relacionar coisas ao seu tema.

- Sofri um pouco na produção do meu primeiro, porém depois de encaminhado, foi tranquilo.

- Possivelmente o processo de reescrever, e com isso aprendi algo que eu levo pra vida: Fazer é tranquilo, refazer é incrivelmente difícil.

 

 

Todos passam por isso, só variam os graus.

Se prepare, não seja daqueles que deixa pra última hora, tenha planejamento de execução.

Link para o comentário
Share on other sites

- Vocês acham difícil montar?

o mais difícil é definir um tema e seguir o cronograma.

- É realmente chato ou as pessoas que não tem um planejamento correto?

não é chato se o assunto que vc vai escrever é de seu interesse, mas em todo trabalho final precisa de um planejamento e dedicação.

- Como vocês acham mais fácil ajeitar?

na minha faculdade tem a disciplina de TCC1 que serve para escrever um pre projeto e na disciplina de TCC2 terminamos de executar o projeto e escrever o trabalho. Se na sua não tem essa separação recomendo tentar fazer um panejamento junto com o seu orientador para executar as tarefas.

- É pior começar a escrever ou pesquisar?

prefiro a pesquisa, sou muito de ficar em campo para coletar resultados.

- Sofreram para escrever?

nem tanto, mas precisa ler muito e escrever de acordo cm o seu orientador quer. No meu tcc fiz a minha conclusão achando que estava perfeita, quando a minha orientadora leu mandou eu refazer tudo rsrsrsrsrrs quase chorei em frente ao pc rsrsrs

- Qual foi a parte mais tensa?

eu passei 6 meses coletando amostras e fazendo algumas analises em laboratório, a pior parte foi chegar no sexto mês e minha orientadora querer mais um parâmetro.

Link para o comentário
Share on other sites

Caras, mas tem muito misticismo sobre o TCC, é mais um trabalho, apenas.

 

Escolha um tema que você passaria mais de 3 horas falando sobre, coloca no molde e gg.

 

Ai que vive o problema.

Hoje em dia, muitos lugares tem limitação de tempo.

 

O TFG modelo que eu vo uter que apresentar tem mais de 3~5horas pra falar, mas deve ser resumido pra 20~30 minutos.

Não é questão de escolher um tema que você falaria por 3h, mas sim um tema que justifique sua defesa/conclusão em pouco tempo.

Link para o comentário
Share on other sites

Eu queria saber de vocês as opiniões sobre os trabalhos de conclusão de faculdade.

 

- Vocês acham difícil montar?

- È realmente chato ou as pessoas que não tem um planejamento correto?

- Como vocês acham mais fácil ajeitar?

- É pior começar a escrever ou pesquisar?

- Sofreram para escrever?

- Qual foi a parte mais tensa?

 

É só pra saber realmente se só eu fico tenso ou se todos passam por isso.

 

1- Não achei, a parte da montagem foi bem tranquila para mim, já a parte da organização das ideias foi meio complicada.

 

2- Acredito que as pessoas que não tem planejamento mesmo, pois um trabalho de conclusão de curso começa um semestre antes de você realmente cursar a disciplina, ou seja, antes mesmo de começar você já tem que saber o tema que vai abordar, já tem que ter um material bibliográfico estudado, já tem que ter marcado as partes que você achou importante nesse material e já tem que ter um bom esclarecimento sobre o assunto. Além do mais, quando começar a escrever, também é interessante manter um planejamento, no meu TCC dedicava um tempo do meu dia para escrever pelo menos duas páginas, isto é, fazendo isso todo dia eu tinha no meio do semestre uma boa quantidade de páginas.

 

3- Eu fiz da seguinte maneira:

 

- Primeiramente, organizei todos os títulos e subtítulos que gostaria de falar, respeitando o corpo do TCC (Inicio/Desenvolvimento/Conclusão) e escrevi no papel tudo o que veio na minha cabeça.

- Depois separei os assuntos que achava interessante e os que achava meio ruins.

- E então começava a organizar como um quebra-cabeça, qual título viria antes de um e outro, para manter a uniformidade do texto.

- Só então começava a escrever, de acordo com a ordem que tinha feito, sem me preocupar com formatação ou a parte gramatical.

- No final fazia uma revisão, e colocava todo o trabalho de acordo com as normas, com as citações bem feitas e com a parte gramatical bem empregada.

 

4- Escrever, pois a pesquisa até que é rápida, você consegue uma infinidade de materiais (claro, dependendo do tema que você escolheu, se ele é um assunto amplamente abordado ou pouco abordado).

 

Já a escrita, se você é uma pessoa com dificuldade de expressar suas ideias, fica bem difícil escrever até mesmo uma página.

 

5- Sim, para mim foi a parte mais difícil.

 

6- O final, porque as vezes acabam as ideias ou você termina de escrever tudo que tem que escrever e então percebe que não chegou no mínimo de páginas que você precisa ter, ai vem aquele desespero.

 

Fica tranquilo que todos passam por isso e é bem tenso mesmo, mas no final dá tudo certo e você sai com um sentimento de dever cumprido.

Editado por Med ▲

ezgif.com-gif-maker.png.d97a8306558ba4e90eac2194f29c6e36.png

Link para o comentário
Share on other sites

TCC/TFG é uma coisa demoníaca da vida, mas infelizmente é a provação de que somos aptos à tal coisa (pelo menos na maioria das vezes).

 

- Sim, é difícil demais de montar, mas será mais difícil ainda caso você seja desorganizado/não tenha programação.

- Não é chato, é trabalhoso, e acaba exigindo muito caso você não tenha planejamento. Na maioria dos casos, você quem escolhe o tema, só vai ser chato se você escolher algo que considera chato.

- Primeiro as pesquisas (pesquisa de campo (preferência com objetos de estudo relacionado ao assunto em questão), online), depois o desenvolvimento/produção do material, e por final, o que você está concluindo/defendendo.

- Começar a escrever/produzir sempre é pior. Pesquisar só vai ser um problema caso você tenha dificuldade em relacionar coisas ao seu tema.

- Sofri um pouco na produção do meu primeiro, porém depois de encaminhado, foi tranquilo.

- Possivelmente o processo de reescrever, e com isso aprendi algo que eu levo pra vida: Fazer é tranquilo, refazer é incrivelmente difícil.

 

 

Todos passam por isso, só variam os graus.

Se prepare, não seja daqueles que deixa pra última hora, tenha planejamento de execução.

 

Eu fiz a minha graduação (a primeira) e consegui entregar, mas perdi a minha pós inteira porque não consegui fazer a tempo.

Agora estou fazendo uma segunda graduação e já comecei porque não quero fazer o mesmo que fiz com a pós. Estou traumatizado, então até março quando é a data final de entrega espero ter tudo já organizado, revisado e arrumado para entregar a versão final.

Sério, eu travo muito.

 

- Vocês acham difícil montar?

o mais difícil é definir um tema e seguir o cronograma.

- É realmente chato ou as pessoas que não tem um planejamento correto?

não é chato se o assunto que vc vai escrever é de seu interesse, mas em todo trabalho final precisa de um planejamento e dedicação.

- Como vocês acham mais fácil ajeitar?

na minha faculdade tem a disciplina de TCC1 que serve para escrever um pre projeto e na disciplina de TCC2 terminamos de executar o projeto e escrever o trabalho. Se na sua não tem essa separação recomendo tentar fazer um panejamento junto com o seu orientador para executar as tarefas.

- É pior começar a escrever ou pesquisar?

prefiro a pesquisa, sou muito de ficar em campo para coletar resultados.

- Sofreram para escrever?

nem tanto, mas precisa ler muito e escrever de acordo cm o seu orientador quer. No meu tcc fiz a minha conclusão achando que estava perfeita, quando a minha orientadora leu mandou eu refazer tudo rsrsrsrsrrs quase chorei em frente ao pc rsrsrs

- Qual foi a parte mais tensa?

eu passei 6 meses coletando amostras e fazendo algumas analises em laboratório, a pior parte foi chegar no sexto mês e minha orientadora querer mais um parâmetro.

 

Na minha não tem um orientador direto. No caso eu mesmo tenho que ler, fazer e entregar para que uma equipe verifique se está tudo correto e então me dê um retorno.

 

Caras, mas tem muito misticismo sobre o TCC, é mais um trabalho, apenas.

 

Escolha um tema que você passaria mais de 3 horas falando sobre, coloca no molde e gg.

 

Pois é. Tem mesmo. Eu travo só de ouvir "tcc" ¬¬

 

1- Não achei' date=' a parte da montagem foi bem tranquila para mim, já a parte da organização das ideias foi meio complicada.[/font']

 

2- Acredito que as pessoas que não tem planejamento mesmo, pois um trabalho de conclusão de curso começa um semestre antes de você realmente cursar a disciplina, ou seja, antes mesmo de começar você já tem que saber o tema que vai abordar, já tem que ter um material bibliográfico estudado, já tem que ter marcado as partes que você achou importante nesse material e já tem que ter um bom esclarecimento sobre o assunto. Além do mais, quando começar a escrever, também é interessante manter um planejamento, no meu TCC dedicava um tempo do meu dia para escrever pelo menos duas páginas, isto é, fazendo isso todo dia eu tinha no meio do semestre uma boa quantidade de páginas.

 

3- Eu fiz da seguinte maneira:

 

- Primeiramente, organizei todos os títulos e subtítulos que gostaria de falar, respeitando o corpo do TCC (Inicio/Desenvolvimento/Conclusão) e escrevi no papel tudo o que veio na minha cabeça.

- Depois separei os assuntos que achava interessante e os que achava meio ruins.

- E então começava a organizar como um quebra-cabeça, qual título viria antes de um e outro, para manter a uniformidade do texto.

- Só então começava a escrever, de acordo com a ordem que tinha feito, sem me preocupar com formatação ou a parte gramatical.

- No final fazia uma revisão, e colocava todo o trabalho de acordo com as normas, com as citações bem feitas e com a parte gramatical bem empregada.

 

4- Escrever, pois a pesquisa até que é rápida, você consegue uma infinidade de materiais (claro, dependendo do tema que você escolheu, se ele é um assunto amplamente abordado ou pouco abordado).

 

Já a escrita, se você é uma pessoa com dificuldade de expressar suas ideias, fica bem difícil escrever até mesmo uma página.

 

5- Sim, para mim foi a parte mais difícil.

 

6- O final, porque as vezes acabam as ideias ou você termina de escrever tudo que tem que escrever e então percebe que não chegou no mínimo de páginas que você precisa ter, ai vem aquele desespero.

 

Fica tranquilo que todos passam por isso e é bem tenso mesmo, mas no final dá tudo certo e você sai com um sentimento de dever cumprido.

 

Eu segui uma dica de um vídeo e comecei pelo tema, depois alguns autores, e depois a montagem, deixando introdução/conclusão para depois de tudo pronto.

 

Pra todos:

 

Qual a formação de vocês?

Sita Ram Sita Ram Sita Ram kahiye, jahi vidhi raakhe Ram tahi vidhi rahiye, Sita Ram pyaare..... Sita Ram pyaare....

Link para o comentário
Share on other sites

A universidade onde vcs estudam é particular ou do governo?

 

A primeira foi do governo, gratuita (Tecnologia em Produção Industrial).

A que eu vou me formar é particular, paga (Licenciatura Pedagógica em Letras - Português/Inglês)

Sita Ram Sita Ram Sita Ram kahiye, jahi vidhi raakhe Ram tahi vidhi rahiye, Sita Ram pyaare..... Sita Ram pyaare....

Link para o comentário
Share on other sites

TCC em medicina é um pouquito diferente. Tu não entrega ele no final do curso o nome não faz muito sentido, mas ok, e sim no final do quarto ano. Quando eu fazia design gráfico, tinha uma disciplina no currículo que literalmente era para você fazer o TCC, reservando um tempo maior para escrever. Em med eu não tenho nada disso, e como a faculdade só vai ficando pior, na minha faculdade incentivam a gente a organizar isso mais cedo. Além disso, na minha faculdade tem a possibilidade de você não precisar apresentar o TCC se você publicar o artigo em uma revista de qualis alto - e, bizarramente, o único jeito de você tirar nota acima de 7 é assim. Apresentando para a banca, o máximo é 7. Ou seja, desde o primeiro período tentam convencer a gente a fazer o TCC "antes da hora".

 

Eu queria saber de vocês as opiniões sobre os trabalhos de conclusão de faculdade.

 

- Vocês acham difícil montar?

Essa é uma que não posso completamente responder, mas baseado hehehe na parte que eu já fiz (parte da pesquisa teórica) e um pouquinho da montagem da pesquisa de campo (prontuários médicos, então meio que não fui ainda atrás da autorização do comitê de ética, me julgue), tô achando meio chatinho sim. Meu assunto não é tãããão comum assim, então meio que a literatura que tenho acesso fisicamente não tem praticamente nada de informação. Apelei mais para artigos e, para meu desespero, muitos deles são pagos. Damn. (Só uma dica, dê preferência para artigos atuais. Só use de referência aquele artigo de 1930 se não tiver mais nada recente. Tem bancas e orientadores que são bem chatos com isso.)

 

- É realmente chato ou as pessoas que não tem um planejamento correto?

 

Ambos. Como atualmente estão fazendo mais artigos do que monografias, a pessoa só aprende como fazer literalmente fazendo outros artigos. Não é algo com uma receita de bolo, é algo que aprende na prática. Não é a toa que muitos cursos têm Metodologia Científica em algum lugar do currículo, e forçam o aluno a escrever artigos na marra. É chato, mas quem não tem prática provavelmente não vai conseguir criar um planejamento bom.

 

- Como vocês acham mais fácil ajeitar?

Não sei se entendi direito, HAHAHA. Isso seria a ordem? Em geral é Resumo (nem preciso dizer que não tem como resumir algo que nem existe ainda, né?) introdução (A ÚLTIMA PARTE DO TEXTO A SER FEITA, POR FAVOR), desenvolvimento e conclusão. É difícil fugir disso.

- É pior começar a escrever ou pesquisar?

 

Depende do assunto. Se for algo que você tem mais ou menos um domínio, a pesquisa será mais tranquila e escrever mais chatinho. Agora se você não tem quase nenhum conhecimento da área COMO QUEREM QUE EU ESCREVA ALGO DE OTORRINO SEM EU TER TIDO OTORRINO PRA PUBLICAR O ARTIGO ANTES DA HORA? a pesquisa vai ser mais trabalhosa do que escrever.

 

- Sofreram para escrever?

 

Meu filho, já tô sofrendo pra pesquisar. não cheguei lá ainda

 

- Qual foi a parte mais tensa?

 

Curiosamente, uma parte do desenvolvimento está sendo bem mais fácil do que a introdução. Mas acho que é por causa do meu assunto mesmo.

É só pra saber realmente se só eu fico tenso ou se todos passam por isso.

Até a minha irmã, que é a nerd do TCC, estava uma pilha de nervos enquanto escrevia e quase surtou no dia de apresentar... E a desgraçada tirou 9,8. Então não se preocupe. Todo mundo fica tenso.

original.gif

Link para o comentário
Share on other sites

A primeira foi do governo, gratuita (Tecnologia em Produção Industrial).

A que eu vou me formar é particular, paga (Licenciatura Pedagógica em Letras - Português/Inglês)

 

Nossa manolo, tu deve ter sofrido tanto nessa primeira gradução que se rebelou mesmo com as exatas mwuahuahua

 

 

@All

TCC em faculdade pública é mais dificil que particular??

Tudo sussa por aqui?

 

Link para o comentário
Share on other sites

Nossa manolo, tu deve ter sofrido tanto nessa primeira gradução que se rebelou mesmo com as exatas mwuahuahua

 

 

@All

TCC em faculdade pública é mais dificil que particular??

 

Na real, depende mais do orientador e da banca. Por exemplo, o orientador de um amigo meu fez ele trocar de tema quando já estava com tudo pronto para enviar pro comitê de ética. De uma outra amiga, ela simplesmente NÃO ENCONTRAVA o orientador, ele não respondia ela (wpp, fb e email) e nunca estava na faculdade. Já da minha irmã, nunca lia o que ela mandava pra ele, escolheu o tema dela sem ela poder dar pitaco, triplicou a amostragem da pesquisa, fez ela mudar metade do texto porque estava "científico demais e pouco acessível" (??????????), e no dia da apresentação fez questão de deixar ela mais nervosa ainda, além de descontar 0,2 da nota dela por causa de uma expressão que, se não me engano, ele mesmo mandou colocar no texto pra não dar 10.

 

Enfim, vai da sorte.

original.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Nossa manolo, tu deve ter sofrido tanto nessa primeira gradução que se rebelou mesmo com as exatas mwuahuahua

 

 

@All

TCC em faculdade pública é mais dificil que particular??

 

Na verdade o que me decepcionou foi terminar a faculdade e não ter campo para trabalhar. Graças a Deus minha faculdade foi gratuita e com ela eu consigo fazer um R2 (segunda graduação) com bastante desconto e em um ano e meio, mas aí já é outra história.

 

Sobre o tcc: é a mesma coisa.

 

Na real, depende mais do orientador e da banca. Por exemplo, o orientador de um amigo meu fez ele trocar de tema quando já estava com tudo pronto para enviar pro comitê de ética. De uma outra amiga, ela simplesmente NÃO ENCONTRAVA o orientador, ele não respondia ela (wpp, fb e email) e nunca estava na faculdade. Já da minha irmã, nunca lia o que ela mandava pra ele, escolheu o tema dela sem ela poder dar pitaco, triplicou a amostragem da pesquisa, fez ela mudar metade do texto porque estava "científico demais e pouco acessível" (??????????), e no dia da apresentação fez questão de deixar ela mais nervosa ainda, além de descontar 0,2 da nota dela por causa de uma expressão que, se não me engano, ele mesmo mandou colocar no texto pra não dar 10.

 

Enfim, vai da sorte.

 

Bem, essa coisa de orientador ... O meu não serviu para nada. NADA. N-A-D-A. Inclusive o mesmo que escolheu meu tema. Foi horrível! É exatamente o que a Rose disse :/

Decepcionante.

Sita Ram Sita Ram Sita Ram kahiye, jahi vidhi raakhe Ram tahi vidhi rahiye, Sita Ram pyaare..... Sita Ram pyaare....

Link para o comentário
Share on other sites

Na minha não tem um orientador direto. No caso eu mesmo tenho que ler, fazer e entregar para que uma equipe verifique se está tudo correto e então me dê um retorno.

 

 

 

não sei o q seria de mim sem a minha orientadora. Na parte da pesquisa ela não me ajudou pq tirou uma licença médica ai tive q fazer praticamente tudo sozinho(tive ajuda de dois amigos durante o período de coleta) e resolvendo os problemas pelo whats, mas ela foi incrível na parte da escrita e me ajudou muito.

 

 

 

 

Pra todos:

 

Qual a formação de vocês?

 

Engenheiro Ambiental e Sanitário com especialização em eng. ambiental e saneamento básico e se tudo der certo entrarei no mestrado de ecologia.

Link para o comentário
Share on other sites

- Vocês acham difícil montar?

- É realmente chato ou as pessoas que não tem um planejamento correto?

- Como vocês acham mais fácil ajeitar?

- É pior começar a escrever ou pesquisar?

- Sofreram para escrever?

- Qual foi a parte mais tensa?

 

Eu acabei de me formar em Secretariado Executivo Trlíngue (sim, isso existe), e o TCC foi uma coisa diferente do que eu esperava.

 

1 - Não achei exatamente dificil, achei trabalhoso. Era uma carga grande de informações obtidas, e organizar isso de uma forma não apenas coerente mas didática pode ser desafiador. Além disso, tivemos alguns percalços (era um grupo de 3 pessoas) que atrasaram o processo.

 

2 - É chato mesmo com todo o planejamento, mas sem isso seria caótico. Eu pessoalmente não sou uma pessoa pontual em nada que eu faço, mas eu tive sorte de ter uma louca por organização no meu grupo, isso ajudou.

 

3 - Nós já sabíamos que tema queríamos abordar desde o início: “Como uma secretária pode chegar a um salário alto e qual o caminho para isso?”. A organização (de forma resumida) foi:

 

- Decidimos a ordem dos tópicos do artigo;

- Recolhemos informações essenciais para o esqueleto do artigo; decidimos quais informações seriam necessárias para a primeira pesquisa (tivemos 2).

- Corremos a 1ª pesquisa, catalogamos as informações. Escrevemos o primeiro esboço.

- Com o flop da 1ª pesquisa, corremos uma 2ª pesquisa, por sugestão do 2º orientador. Catalogamos as informações e escrevemos mais um esboço.

- Ainda não estava adequado, então depois de muito esforço conseguimos uma entrevista com uma profissional que atendia os requisitos propostos para o artigo. Catalogamos as informações.

- Escrevemos mais uma versão (foram 23, sem brincadeira), e depois começamos a formatar e revisar.

- Por fim, a entrega e apresentação. Tiramos a nota máxima, mas ainda tinha coisa para ser alterada.

 

3 – No meu caso, tanto pesquisa quanto escrita tiveram seus desafios. No caso da pesquisa, o público-alvo da pesquisa (Profissional de Secretariado que estivesse no topo da tabela salarial) não respondeu nenhuma das pesquisas. Secretárias iniciantes ou que estivessem a algum tempo no mercado responderam, além das estudantes do assunto. Mesmo pedindo o auxílio do órgão que regulamenta a profissão, não houve uma resposta que pudesse ser considerada adequada ao tema. Após muito esforço, conseguimos uma profissional (e só ela) disposta a ajudar. Na parte da escrita, houve uma mudança de orientador, ele não gostou do que já tínhamos (e em parte ele tinha razão) e pediu para reescrever uma parte importante. Descartar material que deu tanto trabalho para obter foi muito frustrante e mais cansativo do que fazer pela primeira vez. Também pedimos ajuda para o órgão regulamentador da classe e não obtivemos resposta alguma.

 

4 – Já respondi essa na 3 :D

 

5 – O fato de nenhuma secretária de alto nível querer responder nossa pesquisa. Secretárias não se auxiliam, a não ser que seja para ajudar o chefe. É como se a novata que você ajuda hoje, fosse a que vai roubar o seu emprego amanhã. Até esse momento eu ainda não tinha percebido como a relação entre as secretárias se desenvolvia. Existe o networking, mas não há colaboração entre a classe. Se você quer aprender algo, implore.

 

Eu fiz faculdade particular, mas não sinto vontade de atuar nessa área. Não vou nem fazer o registro profissional(SRTE). Estou inclinada a fazer uma segunda faculdade, provavelmente Moda, pois já tenho formação técnica nessa área.

 

E vocês? Gostam/sentem vontade de atuar nas áreas das suas formações? Ou não?

Editado por Teté Brito
Correção

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...