Ir para conteúdo

[DÚVIDA] Ajuda dos Experts em fórmulas de Atq e Atqm


Wodsonslk

Posts Recomendados

Bom dia!

Estava eu estudando um pouco das fórmulas de Atq e Atqm do Rag, especificamente aplicadas à habilidade Crux Magnun. De acordo com a descrição e com alguns sites, a fórmula seria algo assim:

{(Atq + Atqm) x [100 + (40 x Nível da Habilidade)]}%

Realizando testes com um personagem desarmado e sem nenhum equipamento, com StatAtq = 276 e StatAtqm = 230, em diferentes monstros com diferentes valores de defesa mas que sempre levavam 100% de dano de Neutro e de Sagrado, obtive alguns resultados que me fizeram crer que o que é aplicado no dano não é a soma do Atq e Atqm, mas sim a média dos dois. Vejam abaixo:

lembrando que toda def e defm é subtraída do dano do GC, nenhuma redução percentual é aplicada pela defesa ou defesa mágica

 

Teste 1 – Grove, DEF = 96+38 e MDEF = 18+15

 

 

Dano GC nv 01 = 187 = {[média(276;230)]*140%} – (96+38) – (18+15)

Dano GC nv 05 = 592 = {[média(276;230)]*300%} – (96+38) – (18+15)

Dano GC nv 10 = 1098 = {[média(276;230)]*500%} – (96+38) – (18+15)

 

 

 

Teste 2 – Lobo, DEF = 55+37 e MDEF = 3+15

 

 

Dano GC nv 01 = 244 = {[média(276;230)]*140%} – (55+37) – (3+15)

Dano GC nv 05 = 649 = {[média(276;230)]*300%} – (55+37) – (3+15)

Dano GC nv 10 = 1155 = {[média(276;230)]*500%} – (55+37) – (3+15)

 

 

 

Teste 3 – Soldado, DEF = 206+76 e MDEF = 58+26

 

 

Dano GC nv 01 = 1, pois {[média(276;230)]*140%} – (206+76) – (58+26) = -11,8 ≤ 1

Dano GC nv 05 = 393 = {[média(276;230)]*300%} – (206+76) – (58+26)

Dano GC nv 10 = 899 = {[média(276;230)]*500%} – (206+76) – (58+26)

 

 

 

Até ai tudo redondinho, tudo batendo, tudo maravilha. Ai eu passei para monstros que são influenciados por sagrado (positivamente ou negativamente), e a coisa ficou meio confusa. Veja abaixo:

 

Teste 4 – Orc esqueleto, DEF 82+38, MDEF = 10+14, 150% de dano por sagrado

 

 

GC nv 01

Esperado

({média[276;(230*150%)]}*140%)*150% – (82+38) – (10+14) = 508

Obtido

472

GC nv 05

Esperado

[({média[276;(230*150%)]}*300%)]*150% – (82+38) – (10+14) = 1253

Obtido

1383

GC nv 10

Esperado

[({média[276;(230*150%)]}*500%)]*150% – (82+38) – (10+14) = 2184

Obtido

2521

 

 

Além do Orc Esqueleto, também testei no Zenorc (+25% de dano sagrado) e nas dríades (-25% de dano sagrado), obtendo discrepâncias semelhantes.

Imagino que a ordem de aplicação das reduções esteja errada, ou talvez a forma como eu apliquei a influência do elemento sagrado (na parte mágica e no dano final). Adicionalmente, fiz o teste no Grove com coversor de fogo (175% de dano), e funcionou certinho aplicando o fator de multiplicação 1,75 na parte do ataque físico. O fato é que testei diversas combinações, e nada fez bater com os testes que fiz.

Dito isso, humildemente peço arrego para os experts no assunto, se puderem dar uma luz agradeço muito!

Link para o comentário
Share on other sites

Você chegou a testar com aspersio? Acho que o Caim chegou a comentar nos vídeos dele que usar Aspersio fazia o dano aumentar e que o multiplicador pra sagrado seria aplicado somente [na porção do ataque mágico se a arma não fosse sagrada... E se encantar com chama mudou o dano, eu sugiro que essa porção do dano seja na verdade neutra... Sobre ser a média entre ATQ e ATQM, realmente não dá pra discutir com os números, o tenso é que fórmulas de habilidades não costumam ser divulgadas por ai, ainda mais de uma skill que ficou meio off meta...

 

 

Desculpa também, mas você tem certeza que o cálculo funciona assim na parte de DEF? Porque toda DEF/DEFM de monstros é considerada hard, então à princípio você deveria levar em conta fatores multiplicativos, não subtrair como se fossem soft... /dog

 

Obs: Se você quiser, eu acho que consigo o script da skill que é usado em alguns emuladores pra você se basear...

Editado por Dante Draemor
Link para o comentário
Share on other sites

Você chegou a testar com aspersio? Acho que o Caim chegou a comentar nos vídeos dele que usar Aspersio fazia o dano aumentar e que o multiplicador pra sagrado seria aplicado somente [na porção do ataque mágico se a arma não fosse sagrada... E se encantar com chama mudou o dano, eu sugiro que essa porção do dano seja na verdade neutra... Sobre ser a média entre ATQ e ATQM, realmente não dá pra discutir com os números, o tenso é que fórmulas de habilidades não costumam ser divulgadas por ai, ainda mais de uma skill que ficou meio off meta...

 

 

Desculpa também, mas você tem certeza que o cálculo funciona assim na parte de DEF? Porque toda DEF/DEFM de monstros é considerada hard, então à princípio você deveria levar em conta fatores multiplicativos, não subtrair como se fossem soft... /dog

 

Obs: Se você quiser, eu acho que consigo o script da skill que é usado em alguns emuladores pra você se basear...

 

Opa, e ae!

Sim, eu já fiz vários testes, na verdade a minha dúvida não são quanto aos aspectos práticos, esses eu já testei e entendo razoavelmente bem. A dúvida é em relação a como o cálculo é feito por baixo dos panos (ou seria dos pixels? hehehe). Pra você entender o que estou tentando sacar, seria algo mais ou menos assim:

 

Parte física >> Neutra >> + efeito elemental (conversores, endow, aspersio, etc) >> + efeito sagrado (dano final da skill)

Parte Mágica >> Sagrada >> não pega elemento da arma ou conversores >> + efeito sagrado (dano final da skill)

 

Será que o sagrado é aplicado duas vezes na parte mágica, como está acima? Será que é só uma vez? É aplicado antes ou depois da def? A parte física realmente é multiplicada pelo sagrado do dano final? São essas etapas do cálculo, que não existem quando o monstro leva 100% de sagrado, que eu estou apanhando para entender.

 

Quanto a Def e Mdef, é exatamente assim mesmo, para o GC é tudo reduzido por subtração, nenhuma das duas tem efeito multiplicativo "para baixo". Isso foi o LNZ que falou a um tempinho atrás e eu constatei na prática por meio de alguns testes.

 

Quanto ao lance do emulador, divulgar isso é dentro das regras? Se não for nenhum tipo de infração, gostaria muito de poder dar uma olhada =D

Link para o comentário
Share on other sites

Uma característica das skills de dano Híbrido é reduzir toda a DEF e MDEF como solfDEF. O Lnz chama isso de "pseudoignore". E faz sentido UAHSHUAS

 

Ademais, finalmente o meu ticket foi respondido.

 

Aqui pra você Wod:

 

Ticket da Fé.png

 

E eu particularmente não acho que esta fórmula esteja correta. Deve ter mais alguns detalhes que a modificam, porque como tu mesmo colocou eles não seguem uma lógica quando o elemento sagrado entra em jogo.

 

Pelo que deu pra entender o dano mágico é neutro e o dano físico fica de acordo com o elemento da arma (fantasma, em standby). Depois que estas características são resolvidas dentro da fórmula do dano da skill, ela seria considerada sagrado e então interage com as características do alvo.

 

Curioso. Bem curioso.

Editado por Uman

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Esse ticket ta muito um compilado do que eu e o Kevril falamos =V. Ta bem explicado demais para o que um GM sabe sobre mecânicas do jogo :p

 

btw, pode me chamar de Ashuckel, ash, o q seja. Essa era uma acc meio random, q acabei usando ela mesmo :T

 

Não tem como eu fazer a engenharia reversa da skill sem entrar no jogo, e eu não pretendo fazer isso por um bom tempo. Mas tem sempre a chance de a % da wiki não estar exatamente certa, visto que muita coisa nas wikis permaneceu com a % e informações do pre-renewal, e nunca foram atualizadas.

Link para o comentário
Share on other sites

Uma característica das skills de dano Híbrido é reduzir toda a DEF e MDEF como solfDEF. O Lnz chama isso de "pseudoignore". E faz sentido UAHSHUAS

 

Ademais, finalmente o meu ticket foi respondido.

 

Aqui pra você Wod:

 

[ATTACH=CONFIG]20448[/ATTACH]

 

E eu particularmente não acho que esta fórmula esteja correta. Deve ter mais alguns detalhes que a modificam, porque como tu mesmo colocou eles não seguem uma lógica quando o elemento sagrado entra em jogo.

 

Pelo que deu pra entender o dano mágico é neutro e o dano físico fica de acordo com o elemento da arma (fantasma, em standby). Depois que estas características são resolvidas dentro da fórmula do dano da skill, ela seria considerada sagrado e então interage com as características do alvo.

 

Curioso. Bem curioso.

 

Por sinal Uman, eu pretendo fazer um tópico mais detalhado sobre isso no futuro, mas é sim possível reduzir pra 1 o dano do crux magnum usando equipamentos de % e Fé.

 

O que acontece é que após ultrapassar os 100%, é possível alcançar 'danos negativos' que reduzem a parte referente ao Status Attack que não é reduzida.

 

Exemplo:

200 + 1500 Atk, 100% redução -> 200 + 0

 

200 + 1500 Atk, 130% redução -> 200 + (-450) -> dano final reduzido pra 1

 

Válido apenas quando usando Aspersio na arma, como eu já tinha comentado.

 

O mesmo é valido pra reduzir dano de monstros (atingindo 110% redução a neutro por exemplo) ou de habilidades como Fogo Grego de monstros ao ultrapassar os 100% de redução a fogo.

Editado por Kevril
Link para o comentário
Share on other sites

Não tem como eu fazer a engenharia reversa da skill sem entrar no jogo, e eu não pretendo fazer isso por um bom tempo. Mas tem sempre a chance de a % da wiki não estar exatamente certa, visto que muita coisa nas wikis permaneceu com a % e informações do pre-renewal, e nunca foram atualizadas.

 

Existe alguma forma de eu te ajudar a me ajudar nesse aspecto? =D

 

@Uman vou refazer os testes levando em consideração as informações do tickets e refazer os cálculos, vamos ver no que vai dar.

Link para o comentário
Share on other sites

Esse ticket ta muito um compilado do que eu e o Kevril falamos =V. Ta bem explicado demais para o que um GM sabe sobre mecânicas do jogo :p

 

btw, pode me chamar de Ashuckel, ash, o q seja. Essa era uma acc meio random, q acabei usando ela mesmo :T

 

Não tem como eu fazer a engenharia reversa da skill sem entrar no jogo, e eu não pretendo fazer isso por um bom tempo. Mas tem sempre a chance de a % da wiki não estar exatamente certa, visto que muita coisa nas wikis permaneceu com a % e informações do pre-renewal, e nunca foram atualizadas.

 

 

UAHSUAHSAHSAHUUAH

 

Minha vontade era de reabrir o ticket e falar "é, eu tô ligado que é isso que acontece, a gente chegou a essa conclusão discutindo no fórum faz 4 dias" uahsuahushahs

 

Poisé, demorou + de 15 dias pra responderem, mas a resposta foi satisfatória, pelo menos. Gostei.

 

Poxa, eu não sabia que você estava meio afastado. Espero que volte logo

 

 

Por sinal Uman, eu pretendo fazer um tópico mais detalhado sobre isso no futuro, mas é sim possível reduzir pra 1 o dano do crux magnum usando equipamentos de % e Fé.

 

O que acontece é que após ultrapassar os 100%, é possível alcançar 'danos negativos' que reduzem a parte referente ao Status Attack que não é reduzida.

 

Exemplo:

200 + 1500 Atk, 100% redução -> 200 + 0

 

200 + 1500 Atk, 130% redução -> 200 + (-450) -> dano final reduzido pra 1

 

Válido apenas quando usando Aspersio na arma, como eu já tinha comentado.

 

O mesmo é valido pra reduzir dano de monstros (atingindo 110% redução a neutro por exemplo) ou de habilidades como Fogo Grego de monstros ao ultrapassar os 100% de redução a fogo.

 

Isso é interessante. Apesar de que acredito ser mais fácil reservar a capa e a bota para utilizar o combo Caído, futuramente.

 

Essa parada aí do dano negativo eu já ouvi falar. Dizem que o dano virava "cura", o que eu duvido que aconteça.

 

Mas Kev, essa parada do status atk acontece com monstros também?

 

Por exemplo, no caso da própria redução de ATK neutro. Fechando 100% de resistência a esta propriedade, o que iria acontecer? Os monstros iam dar miss ou 1 de dano? Ou o ataque deles também possui a parte dos status atk que não pode ser reduzido de maneira normal?

 

No caso do GC eu compreendo que o usuário é o alvo da própria habilidade, daí o seu próprio statusatk entra no cálculo. Mas e os monstros normais?

 

Existe alguma forma de eu te ajudar a me ajudar nesse aspecto? =D

 

@Uman vou refazer os testes levando em consideração as informações do tickets e refazer os cálculos, vamos ver no que vai dar.

 

Conta comigo também o/

 

Belê. Eu vou pensar nas reduções de dano Sombrio.

 

Sei que dá pra pegar 60% com a Capa + Ísis, fora a carta do topo que eu ainda não posso testar. Isso já vai dar mais ou menos uns 70/80% de redução contra dano Sombrio. Quando a bota vier, vai ficar ainda mais tranquilo evitar danos dessa propriedade, aí os RGs não vão precisar temer o uso da própria angeling/devoção.

Editado por Uman

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Minha vontade era de reabrir o ticket e falar "é, eu tô ligado que é isso que acontece, a gente chegou a essa conclusão discutindo no fórum faz 4 dias" uahsuahushahs

 

Psé ahsuashuashas sem falar que ele se equivocou, apesar de Fé ser o pré-requisito de GC, tem como você usar GC sem ter fé sim, basta ter uma Boneca de Lady Solace. Ai faria um Templário com nível de classe 20 pelo menos e testaria o reflect do GC da boneca, que é level 3, sem ter pontuado nenhuma skill. Depois, bastaria pontuar Fé 10 e GC 3 e tentar de novo para ver a diferença.

Se eu tivesse a boneca, até testava, mas fica a dica se alguém tiver e quiser testar pra comunidade =D

Link para o comentário
Share on other sites

monstros possuem status atk tbm, e o cálculo é igual ao de jogadores, porém eles não ganham nenhum bônus da LUK (nem no cálculo de Precisão e Esquiva)

 

Então é preciso fechar a resistência em mais de 100% pros bichos darem 1 de dano? hmmm

 

Acho que na conjuntura atual, só Mecânico consegue fechar a resistência a Neutro em quase 110%.

 

Se bem que a hDEF vai ajudar nesse sentido, né. Então mesmo com uma resistência menor a neutro, com uma combinação de modificadores tipo redução contra raça/tamanho, fica mais eficaz.

 

Psé ahsuashuashas sem falar que ele se equivocou, apesar de Fé ser o pré-requisito de GC, tem como você usar GC sem ter fé sim, basta ter uma Boneca de Lady Solace. Ai faria um Templário com nível de classe 20 pelo menos e testaria o reflect do GC da boneca, que é level 3, sem ter pontuado nenhuma skill. Depois, bastaria pontuar Fé 10 e GC 3 e tentar de novo para ver a diferença.

Se eu tivesse a boneca, até testava, mas fica a dica se alguém tiver e quiser testar pra comunidade =D

 

Ou então ir no PVP e testar o dano de um GC em um templário que não tenha pontuado Fé também.

 

Inclusive foi isso que eu disse quando abri o ticket. Não tô com saco pra upar 2 personagem só pra fazer isso não. UHAHUSAHUAH

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Então é preciso fechar a resistência em mais de 100% pros bichos darem 1 de dano? hmmm

 

Acho que na conjuntura atual, só Mecânico consegue fechar a resistência a Neutro em quase 110%.

 

Sim, e algo interessante aqui é que monstros mais 'fracos' tem uma proporção maior de status attack em relação ao seu dano final.

 

Com 110% você conseguiria fazer um Atroce te bater 1 de dano mas os Galions vão bater mais que 1, é algo interessante. Quanto mais 'forte' o monstro, menos redução você precisa além dos 100%.

 

Basicamente é possível alcançar tais valores com qualquer classe, o problema é o investimento. O Chapéu da Guarda Real que muita gente subestima oferece até 20% redução a neutro e a distância no +20, claro que +20 é algo praticamente impossível mas alcançar 14% por exemplo é plausível.

 

14% Topo, 5% Meio (3D), 7% Armadura (Btt), 10% Escudo (Dragão), 60% Capa (Mochila com Devil), 5% Bota (AA com gema aquário, tenho uma dessas só pela resist)

 

Com um mecânico é possível atingir 106%. Mas como você disse, graças a Hard e Soft def reduzindo depois, muitas vezes não é nem necessário chegar nos 100% pra reduzir a 1.

 

Se você contar fatores como Chakra do Vigor fica mais fácil ainda.

 

Quanto a formula da habilidade, se eu tiver tempo esse feriado eu posso tentar testar.

Link para o comentário
Share on other sites

Sim, e algo interessante aqui é que monstros mais 'fracos' tem uma proporção maior de status attack em relação ao seu dano final.

 

Com 110% você conseguiria fazer um Atroce te bater 1 de dano mas os Galions vão bater mais que 1, é algo interessante. Quanto mais 'forte' o monstro, menos redução você precisa além dos 100%.

 

Basicamente é possível alcançar tais valores com qualquer classe, o problema é o investimento. O Chapéu da Guarda Real que muita gente subestima oferece até 20% redução a neutro e a distância no +20, claro que +20 é algo praticamente impossível mas alcançar 14% por exemplo é plausível.

 

14% Topo, 5% Meio (3D), 7% Armadura (Btt), 10% Escudo (Dragão), 60% Capa (Mochila com Devil), 5% Bota (AA com gema aquário, tenho uma dessas só pela resist)

 

Com um mecânico é possível atingir 106%. Mas como você disse, graças a Hard e Soft def reduzindo depois, muitas vezes não é nem necessário chegar nos 100% pra reduzir a 1.

 

Se você contar fatores como Chakra do Vigor fica mais fácil ainda.

 

Quanto a formula da habilidade, se eu tiver tempo esse feriado eu posso tentar testar.

 

É exatamente este conjunto que a gente tava debatendo lá no guia da pele de aço, dos Shuras. HUAUSHAUSHA

 

Interessante esse bagulho de bichos fortes terem maior redução que os fracos. LOL

 

Quero muito testar essa bagaça agora

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

É exatamente este conjunto que a gente tava debatendo lá no guia da pele de aço, dos Shuras. HUAUSHAUSHA

 

Interessante esse bagulho de bichos fortes terem maior redução que os fracos. LOL

 

Quero muito testar essa bagaça agora

 

Eu uso algo bem parecido nos meus shuras pra tankar, trocando apenas a mochila com devil por uma bata de etran. É melhor ter 90% redução sem os aumentos da deviling do que 100%. Eu tenho um conjunto de 10 Boitatás (7 elementais, Marc, Hatii e Detar) pra usar com esse set e na arma/lower uso o combo do Cajado da Cruz pela esquiva perfeita.

 

É bem dificil morrer e ainda tem uns itens bem legais por vir pra complementar isso.

Link para o comentário
Share on other sites

É exatamente este conjunto que a gente tava debatendo lá no guia da pele de aço, dos Shuras. HUAUSHAUSHA

 

Interessante esse bagulho de bichos fortes terem maior redução que os fracos. LOL

 

Quero muito testar essa bagaça agora

 

Tanto eu quanto o junji gravamos vídeos nos mapas especiais, mostrando eu Sentinela e ele Mêcanico, com sets com 100% redução neutro, eu no caso usei 95% pq fazia o uso de Eddga pra mobbar melhor, e ele pegava 100% pq ferreiro tem skill que reduz 20%[ ou 25%, não lembro agora ] de fogo e 5% neutro

xivHdkl.png
Link para o comentário
Share on other sites

Eu uso algo bem parecido nos meus shuras pra tankar, trocando apenas a mochila com devil por uma bata de etran. É melhor ter 90% redução sem os aumentos da deviling do que 100%. Eu tenho um conjunto de 10 Boitatás (7 elementais, Marc, Hatii e Detar) pra usar com esse set e na arma/lower uso o combo do Cajado da Cruz pela esquiva perfeita.

 

É bem dificil morrer e ainda tem uns itens bem legais por vir pra complementar isso.

 

Caracam, que dilizia UAHSUAHSUAHSAUH

 

Eu vou começar a investir no meu Shura mais pra frente. Pq a grana tá curta UHASUHAUHSA

 

Tanto eu quanto o junji gravamos vídeos nos mapas especiais, mostrando eu Sentinela e ele Mêcanico, com sets com 100% redução neutro, eu no caso usei 95% pq fazia o uso de Eddga pra mobbar melhor, e ele pegava 100% pq ferreiro tem skill que reduz 20%[ ou 25%, não lembro agora ] de fogo e 5% neutro

 

Poxa, que bacana Dioni! Não vi esse video ainda. Deixa aqui pra nós o link

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...