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Qual o anime mais inteligente na sua opinião?


JuliaMaou

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Acho que é necessário definir bem a diferença entre complexo e difícil.

Pegando Evangelion como exemplo, é bem comum ouvir "Evangelion é complexo" ou "Evangelion é profundo (deep)"...

Evangelion é difícil e complicado para caramba mas não é profundo. Ele não precisa de nenhuma grande análise pois o que é apresentado é o que está lá.

 

Complexo/ Profundo é quando você precisa pensar: "O personagem tal está representando o que para o autor?" ou "Qual a mensagem por trás de algo?".

 

Nesse aspecto Evangelion está mais perto de Narnia (que se você não entendeu que é uma alegoria cristã( no caso de Narnia, evangelion não tem nada a ver com cristianismo), você não entendeu o filme) do que de Senhor dos Anéis (cuja a alegoria cristã está emaranhada na complexidade e requer análise).

 

Acho que um anime Inteligente é aquele que te obriga a raciocinar ou que gera uma resposta mental obrigatória ao assistir.

Mas se você levar em conta a crítica que Evangelion faz à cultura otaku, ele passa a ser um anime extremamente complexo. Evangelion basicamente entrega o que otakus querem, mas distorce completamente e termina com um dedo no meio pra todo mundo (e isso nos anos 90, ainda por cima). Um bom exemplo disso é a cena do hospital que a gente tem nojinho, aquilo foi um tapa na cara de quem queria ver o peitinho da Asuka.

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Mas se você levar em conta a crítica que Evangelion faz à cultura otaku, ele passa a ser um anime extremamente complexo. Evangelion basicamente entrega o que otakus querem, mas distorce completamente e termina com um dedo no meio pra todo mundo (e isso nos anos 90, ainda por cima). Um bom exemplo disso é a cena do hospital que a gente tem nojinho, aquilo foi um tapa na cara de quem queria ver o peitinho da Asuka.

 

Não é exatamente à cultura Otaku.

As três crianças sim representam a juventude japonesa na "década perdida" japonesa. Temos muito da insegurança que os jovens tinham em um Japão com futuro incerto. Em especial também a vibe niilista existencialista que tomava conta no Japão nessa década (bastante representado na personagem da Rei).

 

Mas isso não é complexo, é uma crítica que pode ser interpretada com conhecimento do cenário em que surge Evangelion.

Complexo por exemplo (pelo menos na definição que propus para algo complexo) são páginas abertas para interpretação. O final de End of Evangelion é complexo por permitir ao telespectador interpretar. O resto do anime fornece as coisas como elas são (os episódios 25 e 26 não tem nada de complexo, são apenas difíceis).

 

Do meu ponto de vista a GRANDE mensagem mesmo de Evangelion é basicamente uma releitura do conceito de angústia de Kierkgaard (O Anno já leu muito esse filósofo) que seria algo como: "Todo mundo é livre para machucar uns aos outros, o fato da gente escolher não machucar o outro e a nós mesmos é que torna a convivência algo que merece ser vivido". (Isso é bem forte na cena final na qual a Asuka, após a Instrumentabilidade Humana e sabendo o que o Shinji fez, segura seus braços com carinho e termina dizendo "気持ち悪い" (Kimochi warui - Que sentimento ruim, ou "how disgusting" como a maioria traduziu)).

 

 

Mas claro, isso tudo é do meu ponto de vista. O que o autor quis dizer só o autor sabe.

Editado por Tet
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Não é exatamente à cultura Otaku.

As três crianças sim representam a juventude japonesa na "década perdida" japonesa. Temos muito da insegurança que os jovens tinham em um Japão com futuro incerto. Em especial também a vibe niilista existencialista que tomava conta no Japão nessa década (bastante representado na personagem da Rei).

 

Mas isso não é complexo, é uma crítica que pode ser interpretada com conhecimento do cenário em que surge Evangelion.

Complexo por exemplo (pelo menos na definição que propus para algo complexo) são páginas abertas para interpretação. O final de End of Evangelion é complexo por permitir ao telespectador interpretar. O resto do anime fornece as coisas como elas são (os episódios 25 e 26 não tem nada de complexo, são apenas difíceis).

 

Do meu ponto de vista a GRANDE mensagem mesmo de Evangelion é basicamente uma releitura do conceito de angústia de Kierkgaard (O Anno já leu muito esse filósofo) que seria algo como: "Todo mundo é livre para machucar uns aos outros, o fato da gente escolher não machucar o outro e a nós mesmos é que torna a convivência algo que merece ser vivido". (Isso é bem forte na cena final na qual a Asuka, após a Instrumentabilidade Humana e sabendo o que o Shinji fez, segura seus braços com carinho e termina dizendo "気持ち悪い" (Kimochi warui - Que sentimento ruim, ou "how disgusting" como a maioria traduziu)).

Eu sempre enxerguei o Shinji como a representação da audiência da série (aka a juventude dos anos 90), mas a Rei e a Asuka não, pra mim elas são algo que a audiência quer. Lembro de uma entrevista com o Anno em que ele discorreu sobre não existirem adultos no japão (por gostarem de coisas "de criança", verem pornografia em público etc), dá pra traçar um paralelo entre isso e o fato da Rei ser """a mãe""" do Shinji (muitas aspas), por exemplo. E a Asuka é a adolescente constantemente sexualizada que fica-brava-mas-deixa-mesmo-assim. Em alguns momentos do anime, me parece que as duas deixam de ser personagens.

 

Anw, achei muito interessante isso do Kienkgaard, lerei mais a respeito.

Editado por Momiji
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Acabei de terminar de assistir Little Busters Refrain, até hoje o único anime que me fez chorar a ponto de quase não conseguir assistir mais.

 

 

@Topic:

 

Não acho que existe "anime inteligente", cada anime tem uma trama que atinge certo público, o que eu considero inteligente pode ser o que você não considera.

Por exemplo eu acho One Piece um lixo mesmo que ele tenha rates absurdas.

csk6lMW.jpg
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@Topic:

 

Não acho que existe "anime inteligente", cada anime tem uma trama que atinge certo público, o que eu considero inteligente pode ser o que você não considera.

 

O problema dessa resposta é que quando você divide os animes em gêneros e começa a pensar no público alvo de cada um você acaba confundindo "anime inteligente" com "anime bem feito que conseguiu atingir seu publico alvo apropiadamente".

 

O que eu entendi desse tópico é que eram para ser postados animes com histórias elaboradas, personagens que se desenvolvem e que exigisse alguma reflexão por parte da pessoa que está assistindo. Isso não é o caso para a maioria esmagadora dos shonens ou shoujos (geralmente os mais populares).

 

Por exemplo, não é porque um anime é de ação e usa os elementos bem (historia simples, lutas cheias de visual, musicas aceleradas) que ele é um anime inteligente. Pelo menos, não parece ser essa a intenção do tópico então é de se esperar que gêneros como seinen ou sci-fi se sobressaiam e sejam citados bem mais e foi o que aconteceu no inicio com citações como Ergo Proxy ou Psycho-Pass e possívelmente Ghost in the Shell ou Serial Experiments Lain (ambos eu não assisti mas são bastante citados quando esse tipo de tópico aparece)

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miau

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