Ir para conteúdo

Quer saber a quantidade de água que há no planeta?


RaoD

Posts Recomendados

Se pudéssemos juntar toda a água que há no planeta  (oceanos, rios, calotas polares...) e a concentrássemos em uma esfera, o resultado seria o que poderá ver, ao certo boquiaberto, na única imagem que ilustra este post. Apenas uma pequena bolinha de gude de 1.300 kms de diâmetro. Essa é toda a água que há na Terra. Imprescindível para a vida e o equilíbrio térmico do planeta, mas tremendamente escassa, inimaginavelmente escassa.

 

esferatodaaguaterra.jpgO impressionante gráfico foi feito pelo Serviço de Vigilância Geológica dos Estados Unidos, e com apenas uma olhada rápida permite ter uma ideia cabal da pouca quantidade de água que temos na Terra.

O volume dessa bolinha de água seria de 1.386.000.000 quilômetros cúbicos e em seu interior estaria absolutamente toda a água disponível no planeta: oceanos, mares, calotas polares, neve das montanhas, lagos, rios... e mais. Repetindo: toda!

Inclui a água presente debaixo da terra, a que se encontra na atmosfera (nuvens, chuva, granizo, neve e a simples umidade da atmosfera em forma de vapor de água) e mais. Também está contabilizada a água presente na própria composição dos seres vivos: as plantas, os animais e nos seres humanos.

Absolutamente toda a água disponível sobre a face da Terra estaria dentro dessa pequena e frágil bolha. Em litros seria 1.385.097.311.949.120.000.000.

Pois se isso não bastasse, mais algumas outras curiosidades aquáticas que provavelmente não saiba:

se absolutamente toda a umidade em suspensão da atmosfera terrestre se precipitasse inesperadamente, o planeta ficaria coberto por uma camada de 2,5 centímetros de água;Se toda a água do planeta fosse derramada sobre o território brasileiro, este ficaria sob uma coluna de água de 160 quilômetros de altura;Se acha que nos rios e lagos há muita água, ficaria surpreso ao saber o que há debaixo da terra. Mais de 8.400.000 quilômetros cúbicos de água estão armazenados nas profundidades em torno de um par de quilômetros sob nossos pés;Quantidades ingentes de água doce (até 23.200.000 quilômetros cúbicos) estão congeladas nos glaciares, calotas polares e nas zonas cobertas de gelo como a Groenlândia.Parece que alguém agora vai ter mais cuidado com a mania feia de deixar a torneira aberta.

Fonte: USGS.

P.S.: Ainda em dúvida? Pois faça o seguinte exercício: imagine que jogou uma bola de bilhar dentro de um balde cheio de água e depois a recolheu rapidamente. Se juntarmos a água que escorrerá da bola, deverá formar uma esfera que resultará proporcional ao mostrado nesta imagem. 

Explicando: uma bola de bilhar tem um diâmetro aproximado de 6 cm com um desvio de + ou - 0,01 cm. Então é só fazer as contas. Se a Terra tem um diâmetro de 12.756 quilômetros e seus pontos mais alto e profundo (Everest - 8.850m e Fossa das Marianas - 11.000m) estão dentro dos mesmos parâmetros de uma bola de bilhar, ou seja, este "marzão" que nos assusta, em relação ao planeta não passa de uma lâmina d'água.

Se isto já não fosse o bastante, é bom lembrarmos que apenas 2,4% da água é doce e somente 0,02% desta está disponível em lagos e rios que nos abastecem.

Link para o comentário
Share on other sites

Não. Mas gostei da imagem, eu devo ter morrido de sede em algum lugar ali na américa do sul mal colorida, ainda com alguns traços verdes.Mas não acredito totalmente nisso, estão controlando nossas mentes pra economizarmos água tomando banho com cuia, pra eles poderem continuar usando suas banheiras com 2000 litros de água.

Link para o comentário
Share on other sites

não ligo com a agua do planeta, como diz o de cima. "Enquanto estamos economizando agua eles estao na banheira de 2000litro" e tambem até acabar ja vo ta morto nao faz diferença,duvido muito a agua acabar. ensaboar , ligar a torneira, enchaguar desligar. po.. que horrivel

 

Eu desligo quando estou escovando os dentes.

o banho eu tomo rápido

e seu comentário foi totalmente idiota,Não liga para as próximas geraçõe?Gostaria e ver seus netos com problemas e tendo que sofrer por uma coisa que sua geração deixou?

Sei que ngm pensou nisso no passado tbm,mas os seres humanos estão evoluindo muito devagar.

B2jKgmt.png
Link para o comentário
Share on other sites

Pelo amor como eu vejo pessoas imbecis... não importa a geração seguinte..voce mesmo pode correr o risco de ficar sem agua...e mais queria que um dia voce fosse para o nordeste do pais ai sim voce veria como eh ficar sem agua...esses dias vi uma reportagem para analisar a agua que eles bebem.. a agua que eles consomem esta imprópria mais imprópria mesmo sem condições alguma de se tomar. e ainda vem comentar essas coisas pelo amor de Deus;

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

tem 0,06 de água se n me enganomesmo economizando não tera água em algum futuro próximo ou distante não sei '='Por isso tem tantas pesquisas em busca de água em asteróides e outros planetas.      Originalmente foram eles que trouxeram água para nós a milhões de anos atrás.Marte supostamente perdeu sua água e a nossa algum dia também vai acabar D;

Link para o comentário
Share on other sites

Um bom motivo pra economizar água é pra economizar dinheiro, ela vai acabar de um jeito ou de outro e agente vai precisar roubar de algum lugar ou de alguém. Se não me engano, na estação espacial eles tem um sistema lá pra filtrar o próprio mijo e reaproveitar o líquido, algum bagulho assim.

Link para o comentário
Share on other sites

não ligo com a agua do planeta, como diz o de cima. "Enquanto estamos economizando agua eles estao na banheira de 2000litro" e tambem até acabar ja vo ta morto nao faz diferença,duvido muito a agua acabar. ensaboar , ligar a torneira, enchaguar desligar. po.. que horrivel

 

Eu desligo quando estou escovando os dentes.

o banho eu tomo rápido

e seu comentário foi totalmente idiota,Não liga para as próximas geraçõe?Gostaria e ver seus netos com problemas e tendo que sofrer por uma coisa que sua geração deixou?

Sei que ngm pensou nisso no passado tbm,mas os seres humanos estão evoluindo muito devagar.

 

Tambem desligo quando estou esconvando os dentes, mas isso é habito .-. hoji em dia 70% das coisas que passam são sobre: deixar o planeta verde e economizar água. Isso ja deu, ta enchendo o saco cria uma empresa e diz que é madeira de reflorestamento e vai tudo comprar como se fizesse diferença (pra mim não faz nem um pouco) só para ganhar grana. Pra que tirar sacolas plásticas? são ótimas e mais úteis e práticas se ela acaba com o meio ambiente então por que fez ela? E não me preocupo com a geração futura, não vou conhece-los mesmo...
Link para o comentário
Share on other sites

Não fico muito preocupado com essa questão de àgua não. O único fator que nos impede de usar um processo (que já existe) de destilação e tratamento da àgua do mar, é que a àgua fica muito cara no final. Mas eu acredito numa coisa, que é o que aquele velhote no filme "O dia em que a Terra parou" disse. Quando nossa sociedade está passando por problemas muito sérios, nós sempre damos um jeito de nos adaptar. Ou seja, acredito que a evolução da tecnologia vai permitir que esses processos de tratamento da àgua do mar sejam bem baratos e acessíveis no futuro. Tenho um livro de quimica que fala sobre isso. 500ml de àgua tratada sairia por +-7R$, e chegaria aos nossos bolsos por 10(não lembro se são esses valores de fato, mas é algo em torno disso). Isso mata qualquer um x.x"

Link para o comentário
Share on other sites

não ligo com a agua do planeta, como diz o de cima. "Enquanto estamos economizando agua eles estao na banheira de 2000litro" e tambem até acabar ja vo ta morto nao faz diferença,duvido muito a agua acabar. ensaboar , ligar a torneira, enchaguar desligar. po.. que horrivel

 

Eu desligo quando estou escovando os dentes.

o banho eu tomo rápido

e seu comentário foi totalmente idiota,Não liga para as próximas geraçõe?Gostaria e ver seus netos com problemas e tendo que sofrer por uma coisa que sua geração deixou?

Sei que ngm pensou nisso no passado tbm,mas os seres humanos estão evoluindo muito devagar.

 

Tambem desligo quando estou esconvando os dentes, mas isso é habito .-. hoji em dia 70% das coisas que passam são sobre: deixar o planeta verde e economizar água. Isso ja deu, ta enchendo o saco cria uma empresa e diz que é madeira de reflorestamento e vai tudo comprar como se fizesse diferença (pra mim não faz nem um pouco) só para ganhar grana. Pra que tirar sacolas plásticas? são ótimas e mais úteis e práticas se ela acaba com o meio ambiente então por que fez ela? E não me preocupo com a geração futura, não vou conhece-los mesmo...

 

Por que a lvl up precisa nos escutar? Ela não conhece agente mesmo ? *Pessoalmente não*Se sua banda favorita marca um show e cancela depois sem te devolver o dinheiro.....Por que eles te devolveriam o dinheiro? Eles não te conhecem mesmo u-u
Link para o comentário
Share on other sites

A imagem é interessante e não há nada d+, no fim é um gráfico mostrando a proporção do volume de água em relação a da Terra, só que de uma maneira que chama a atenção. Provavelmente não tem nenhuma manipulação na imagem, quando olhamos o planeta a água se encontra em um volume quadrado, eles só passaram para cúbico.Podemos usar a quatidade que for de água, ela nunca acabará enquanto existirmos (quem sabe daqui a uns bilhõezinhos de anos... e sim, nossa espécie não sobreviverá para sempre). E 0,02% da água sendo de rios ou lagos é mais que sufiente para nos abastecer durante nossa existência, visto que ela se encontra em um processo renovável (só que cada vez menos renovável, no caso da água doce). O problema maior seria algum desequilíbrio ambiental que iinterferiria nesse processo (a desertificação, por exemplo) e a contaminação da água, mas mesmo assim só nos impediria de usarmos diretamente uma água útil pra gente, ou seja aqueles 0,02%.Tudo envolve dinheiro, quanto menos usarmos água, menos será gasto com algum processo de renovação artificial da água. E se deixarem a água "acabar"(entende-se aqui a água doce prontinha para o consumo), será cada vez mais para quem tiver menos condição. Ou seja, os mesmos culpados da água "acabar" serão os que terão acesso a ela =].E fiquemos quietos e complacentes....PS:  o que mais me chamou a atenção foi a planície submarinha, se estiver bem represetada é legal xP.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...