Na última Kafra News, o Rúfio comentou sobre sugestões que seriam enviadas à Gravity para farm de zeny para revitalizar o jogo.
Para motivar as pessoas a jogarem.
Eu tenho uma sugestão e gostaria de conhecer a opinião de outros jogadores.
Quanto mais simples a sugestão, mais fácil, obviamente, de ser implementada.
Então pensei em situações simples.
Sugestão 1 - Atribuir valor de venda à moeda dos Exploradores e permitir que a moeda seja vendida no NPC e, também, que seja comercializada entre jogadores.
Sugestão de valor da moeda: 50.000 zeny.
O que isso traria de positivo:
- O jogador que fizesse uma instância que, por exemplo, fornece 5 moedas, poderia vender as moedas no NPC e ganhar 250k zeny.
Esse mesmo jogador, poderia preferir colocar as moedas em loja, em prontera, pra vender aos demais jogadores para tentar ganhar mais. Mas haveria a certeza de que o preço da venda, em lojas, jamais seria inferior a 50k. Já que este é o preço que se venderia diretamente ao NPC.
Dessa forma, voltaria a ser possível farmar zeny no jogo.
E seria uma maneira que estimularia o jogador....a jogar.
Um usuário não conseguiria farmar as moedas apenas ligando macro e saindo do computador.
Teria que jogar.
Alguém poderia falar...."Ah...mas aí as pessoas vão fazer 20 instancias com 40 personagens pra juntar zeny"
Gente...se isso acontecer...MISSÃO CUMPRIDA.
Revitalização do jogo....é isso.
Fazer com que a pessoa se sinta estimulada a .......JOGAR.....é o objetivo.
Fazer 20 instancias ...com 40 personagens.....é jogar o jogo.
E esse cara...que joga o jogo..e se empenha...merece realmente farmar seu zeny.
O jogo não pode se resumir a "Coloque seu dinheiro aqui, use ROPs e jogue cheffênia"
Então...colocar um valor em zeny...para a moeda do explorador...faria com que o jogador pudesse ganhar zeny sem depender de vender item para os demais jogadores. Ele dependeria apenas de seu esforço.
Mas....ele também teria a opção de vender a moeda para os demais jogadores, em loja.
Isso estimula o comércio, colocando um valor mínimo para a moeda.
E seria uma solução SUPER SIMPLES de ser implementada. Basta atribuir o valor à moeda e tornar comercializável. É o tipo de alteração que a staff conseguiria fazer apenas de seu lado (havendo autorização da Gravity)
Essa é beleza da sugestão. É ultra fácil de implementar.
Sugestão 2 - Atribuir valor de venda para itens conquistados em instancias.
Por exemplo: Componente de Charleston
Ninguém gosta de fazer algumas instancias. Como, por exemplo, charleston em crise.
Agora...e se cada componente de charleston valesse 100k de zeny?Ou 150k de zeny? Você faria a instancia?
Eu faria. E muita gente se sentiria motivada em fazer.
Os dentes do piano. Se o dente do piano valesse 50k. Muita gente passaria a fazer.
Fragmento de gigante, de Sarah vs Fenrir, valer 50k, por exemplo.
Entende? Atribuir valor aos itens que, hoje, não servem pra nada, mas que passariam a motivar ...o jogo.
Sugestão 3 - Atribuir valor aos itens dados como recompensas em missões diárias
- Marca da Honra, Brasão da Honra, Chip Misterioso, Amuleto Menor, Moeda de mora, etc
Também seria interessante que estes itens tivessem valor de venda no NPC.
A idéia é motivar o jogador a fazer tudo que o jogo proporciona. E hoje, os itens criados dentro do jogo...são ruins. Mas se vc puder trocar as recompensas por zeny, vc poderá comprar os itens bons, vendidos em loja, em prontera.
INFLAÇÃO:
Sei que virá o argumento que este mecanismo vai provocar um retorno de inflação.
Haverá.
Mas os jogadores que JOGAREM o jogo vão conseguir juntar muito mais zeny do que perderiam para inflação.
Apenas os jogadores que NÃO JOGAREM o jogo, acabariam observando, com mais força, o efeito da inflação.
Mas, em resumo, essa estratégia motivaria imensamente as pessoas a......jogarem o jogo.
Voltaria a existir uma forma de farmar zeny e evoluir no jogo.
E para conter a inflação, existem, exatamente para isto, eventos de Zeny Drain.
Sem contar que o valor de venda dos itens pode ser ajustado da forma que comunidade compreender que faça mais sentido.
Hoje, infelizmente, o jogo se resume a colocar dinheiro nele e tentar dropar carta na chefenia.
Seria bom voltar a existir conteúdo que gere zeny e motive as pessoas a jogarem.
E essa sugestão...faz com que TODAS as instancias voltem a ser interessantes de serem feitas. A staff pode, inclusive, fazer com que as instancias que hoje são menos jogadas, tenham seus itens (de recompensa) valendo mais zeny (por exemplo, componente charlestone valendo um zeny razoavel). Exatamente para estimular que as instancias esquecidas sejam jogadas.