Belo texto, parabéns pela iniciativa!
Considero que atualmente, as pessoas buscam cada vez mais o caminho fácil e se não encontram, desistem. Hoje é muito fácil upar um personagem até nível 99/70, pois temos inúmeros meios de acelerar a EXP (quests do Éden, bonificação do servidor, Diário da Aventura - outra "solução" encontrada para a falta de mapas de up em níveis altos - Medicinas Milagrosas dadas em eventos, etc.).
Então, onde fica a "encruzilhada" do jogador de Rag? Em torno do nível 120+ ou 125+, quando o ritmo de up cai bastante em relação aos níveis iniciais, tanto pela EXP mais lenta, quanto pela necessidade de equipamentos melhores para diminuir a dificuldade. Caso não consiga superar isso, o jogador desanima e acaba desistindo daquele personagem, e parte para outra classe e/ou build.
Em relação ao farm, as instâncias com maior retorno são Fábrica do Terror e OGH Sombria - a segunda exige participar de grupos ou investimento muito alto em equipamentos para solar. A primeira é possível solar tranquilamente, sem necessidade matar a Celine. No entanto, chega-se no ponto crucial: uma hora enjoa, principalmente se farmar com vários personagens, diariamente. Eu faço a instância com apenas um personagem e já não consigo fazer isso todos os dias - tanto por outros compromissos, quanto por achar maçante; logo, meu farm não é muito lucrativo. Assim, como um jogador iniciante conseguiria zenys suficientes para equipar um personagem, sem demorar meses/anos? E quando atingisse seu objetivo, veria que a meta do game mudou drasticamente há algum tempo, pela chegada de novos itens e novas builds... Por isso, considero a reflexão proposta bastante pertinente.