Ir para conteúdo

Sugestões


tedtbtb

Posts Recomendados

O jogo sofre, há muito, com o problema dos inomináveis. Isso se dá principalmente pela forma como o jogo é estruturado. O Zeny é introduzido no jogo principalmente através da prática de coleta de itens (ou looting). Ocorre que essa prática é muito favorável a inomináveis, e pouco favorável a jogadores.

Sem entrar em detalhes, grandes vendedores ilegais criam a demanda para burlar sistemas de segurança, e após isso, programas irregulares circulam entre outros tipos de trapaceiros. Essa cadeia deve ser quebrada pelo seu início, mitigando a demanda inicial existente.

Esse tópico busca abordar sugestões para acabar com os inomináveis, entre elas, mudar a forma como primariamente o Zeny é adquirido no jogo, movendo-o para atividades onde jogadores tenham vantagem sobre inomináveis e adicionando ou aumentando um fator de risco (como perda de tempo, etc.) aos inomináveis.

 

 

Mudanças na Restrição de Drop

Estudar com a desenvolvedora a implementação de um sistema onde seja possível restringir drops a jogadores de níveis específicos, e assim, retornar os drops dos servidores, e seus preços, ao seus estados originais. Dessa forma, poderia ser imposto um nível mínimo para o drop desses itens (apenas jogadores de nível 140 ou mais podendo dropá-los, por exemplo), e contentaria jogadores que gostam da prática de looting. Para tanto, a Penalidade de Drop também deveria ser removida (como no servidor internacional), ou as chances de drop dos itens poderiam ser aumentadas, de modo que jogadores de níveis mais altos conseguissem dropá-los com a mesma facilidade original.

Poderia também, ser revisado com a comunidade outros itens que sejam valiosos e que caiam de monstros que que estejam entre os níveis 1 à 120, e não só redistribuí-los também a monstros de níveis mais altos, como também colocá-los sob esse sistema quando em monstros de níveis mais baixos.

 

 

Batalhas Campais

 

Reformulação das Salas

Desfiladeiro de Tierra e Flavius deveriam oferecer mais 2 opções, e as salas já disponíveis em KvM deveriam ser reformuladas para melhor se adequarem ao jogo em seu contexto atual. Não apenas como forma de balanceamento, mas também como forma de satisfazer jogadores diferentes, as salas deveriam ser planejadas para comportar: uma espécie de modo clássico (nível máximo 99), uma sala para jogadores 3rd que estivessem entre os níveis mais baixos (100 ao 130), e uma última para comportar aqueles entre os níveis mais altos (131 ao 175).

 

Sistema de Match

O ideal é que o sistema de match também fosse revisado pela desenvolvedora. Como forma de dificultar abuso deste por praticantes irregulares, o sistema deveria selecionar os jogadores para as partidas de forma um pouco aleatória, ao invés de seguir somente uma ordem de ingresso à risca, para que fosse impossível qualquer tentativa de empareamento proposital por cálculo, ou outras medidas, vindas de jogadores mal intencionados.

VtFU0Lq.jpg

Método atual, e errado, exemplificado acima. Método correto, já usado em outros jogos, abaixo. 

 

Premiações

Em conjunto a isso, além dos 7829 Emblemas de Valor , 7828Emblemas de Bravura, e Pontos KvM, também seria concedido e introduzido um novo item, a 1GPesbf.png Medalha de Batalha:

FBAmvnn.png

Entretanto, como forma de ter melhor controle sobre, diferente dos Emblemas, nem todos os participantes as ganhariam. Apenas membros do time vencedor, e ainda entre esses, apenas aqueles que tivessem cumprido alguns desses requisitos em partida conseguiriam conquistá-las:

- Nocautear, ao menos, 2 vezes, personagens do time inimigo em combate;

- Curar, pelo menos, 50.000 de HP de aliados.

Requisitos sujeitos à alterações; exemplificativos.

Para aqueles que preenchessem os requisitos citados acima, seria concedido, junto aos Emblemas, as seguintes premiações (1GPesbf.png= 1 Medalha de Batalha):

R9fH83a.png

 

Observações:

 


- Em relação aos requisitos necessários para se conquistar Medalhas de Batalha, muitas outras possibilidades surgiriam, mas poderiam facilitar prática de atividade irregulares;

- Deveria ser adicionado um delay aos desistentes;

- Certos aspectos, como por exemplo, os stats dos Guardiões, poderiam ser revisados visando o cenário atual do jogo e servidor;

- As premiações foram pensadas com base no tempo gasto na ação, no possível gasto em execução (como consumíveis), e também levando mais em consideração atividades de jogo nas quais o jogador introduz recursos no servidor (como looting), ao invés de atividades nas quais o jogador recebe um recurso já existente, que somente é lhe transferido de outros jogadores (como venda de leech);

- O uso da 1GPesbf.png Medalha de Batalha poderia ser trocado por 14508.pngOvo da Fortuna ou 668Envelope Vermelho. Mas, devido as funcionalidades e características dos últimos (de conceder um valor variável de Zeny/ter um maior peso/ser um item permanente da loja de ROPs, no caso do Ovo) seria mais difícil aplicar qualquer tipo de controle e revisão.

 

 

Guerra do Emperium

Semelhantemente, conquistas nas Guerras também recompensariam jogadores. Essas conquistas poderiam ser premiadas por sistemas externos ao jogo (como o Ranking de Clãs), ou mesmo por Quadro de Missões.

Para isso, seriam adicionados três novos itens: a EoGeo0y.png Medalha de Guerra (CE), a U871KGz.png Medalha de Guerra (SE) e a fHuJtSH.png Medalha de Guerra (TE): 

0XnSI9p.png   lWlhq6W.png   JrzgqHN.png

Os itens foram inspirados na já existente Moeda TE. Obviamente, suas siglas de identificação vem de "Classic Edition/Edição Clássica", "Segunda Edição" e "Terceira Edição/Training Edition".

Em cada período de Guerra do Emperium, jogadores os quais, os clãs a que pertencessem tivessem dominado ao menos um castelo durante aquele período, e que participassem daquela Guerra, receberiam Medalhas correspondentes àquela Guerra por suas conquistas. 

 

Missões e Premiações

As missões e respectivas premiações seriam:

Premiações - Guerra Clássica 

 


BaPdNzp.png
81Ay92G.png
vrghvWl.png

Premiações - Guerra SE

 

dWhYsuf.png
1DX0jQh.png
f11wTkg.png

Premiações - Guerra TE

 

1w7IKGD.png
wdkNJ5y.png
LsilzQh.png

 

Observações:

 

- Quando referindo a "jogadores", obviamente, não significa necessariamente jogadores diferentes;

- As missões (e suas premiações) seriam cumulativas;

- A depender do servidor e análise, o sistema poderia ser integrado a somente um feudo ou castelo por vez. Isso também poderia incentivar a competitividade;

- Certos aspectos, como por exemplo, os stats dos Guardiões, poderiam ser revisados visando o cenário atual do jogo e servidor;

- As premiações foram pensadas com base no tempo gasto na ação, no possível gasto em execução (como consumíveis), e também levando mais em consideração atividades de jogo nas quais o jogador introduz recursos no servidor (looting), ao invés de atividades nas quais o jogador recebe um recurso já existente, que somente é lhe transferido de outros jogadores (como venda de leech);

- O uso das fHuJtSH.png Medalhas de Guerra poderia ser trocado por 14508.pngOvo da Fortuna ou 668Envelope Vermelho. Mas, devido as funcionalidades e características dos últimos (de conceder um valor variável de Zeny/ter um maior peso/ser um item permanente da loja de ROPs, no caso do Ovo) seria mais difícil aplicar qualquer tipo de controle e revisão.

 

 

 

PvP

 

Reformulação das Salas

Seguinho a mesma linha de raciocínio da reformulação de salas da Campal, elas deveriam ser planejadas para comportar, entre as três últimas salas: uma espécie de modo clássico (nível 85 ao 99), uma sala para jogadores 3rd que estivessem entre os níveis mais baixos (100 ao 130), e uma última para comportar aqueles entre os níveis mais altos (131 ao 175).

 

Missões

Deveriam ser adicionadas, idealmente próximos aos Porteiros do PvP, placas com Missões Diárias, com recompensas baseadas em número máximo de Pontos de Caça coletados pelo jogador naquele dia. "Pontos de Caça" são como são chamados os pontos adquiridos ao nocautear um jogador. Apenas as três últimas salas deveriam valer para essas missões. Além disso, para aumentar a competitividade, o ideal seria que, de alguma forma, essas missões só pudessem ser progredidas em horários de pico do servidor. Um broadcast global informando a abertura e encerramento da abertura e fechamento diário das Missões também seria interessante. Obviamente, o progresso dos jogadores seria resetado diariamente.

 

Premiações

Em conjunto a isso, seriam introduzidas Zumc9pi.png Medalhas de Duelo, que seriam itens entregues como recompensa nas Missões Diárias de coleta de Pontos de Caça:

LttDWrS.png

 

As premiações das Missões seriam:

 

 

Ww4d0X3.pngiOKlVRL.png6OPvgrK.png

LYhdpcB.png "O que são Pontos de Caça?" - de bROWiki.org:

"Durante os combates no PvP, um personagem começa com 5 pontos de caça e ganhará 1 ponto para cada adversário eliminado.

Ao morrer, um personagem perde 5 pontos de caça e se o saldo de pontos for negativo, ao ser eliminado, o personagem é imediatamente teleportado para fora do PvP, por nocaute."

Observações:

 

- Para evitar abusos, em conjunto com tudo citado, seria ideal que os mapas utilizados para essas 3 últimas arenas (as quais contariam para as Missões), fossem mapas pequenos, como Izlude, ou ainda, mapas como pvp_n_8-5);

- Ainda para evitar abusos, certas habilidades (como solos, duetos e corais, de músicos, e Redenção) deveriam ser bloqueadas e, se possível, o sistema de grupos inutilizado (quando dentro desses mapas);

- As premiações foram planejadas levando em consideração que o sistema seria integrado a somente um período de tempo especifico, em horário de pico do servidor;

- O jogo também tem uma espécie de sistema de medidor de tempo máximo em que o jogador consegue permanecer como primeiro do "ranking" em Arenas PvP, o que também poderia ser utilizado;

- Um Ranking Mensal também poderia ser criado, além do evento diário;

- As premiações foram pensadas com base no tempo gasto na ação, no possível gasto em execução (como consumíveis), e também levando mais em consideração atividades de jogo nas quais o jogador introduz recursos no servidor (looting), ao invés de atividades nas quais o jogador recebe um recurso já existente, que somente é lhe transferido de outros jogadores (como venda de leech);

- O uso da Zumc9pi.png Medalha de Duelo poderia ser trocado por 14508.pngOvo da Fortuna ou 668Envelope Vermelho. Mas, devido as funcionalidades e características dos últimos (de conceder um valor variável de Zeny/ter um maior peso/ser um item permanente da loja de ROPs, no caso do Ovo) seria mais difícil aplicar qualquer tipo de controle e revisão.

 

 

Shibanqueiro

A conversão de Medalhas por Zeny, assim como ocorre com a 7361.png Esfera de 1 Bilhão, seria realizada pelo NPC Shibanqueiro. Entretanto, diferentemente da 7361.png Esfera de 1 Bilhão, o NPC só realizaria a troca do item pelo Zeny, sem oferecer o caminho de volta.

 

OBKD0Jp.png

Shibanqueiro, o NPC da Esfera de 1b Negociante

 

Shibanqueiro expandiu seus negócios, e agora trabalha também com outros tipos de moedas.

Para tentar fugir do caos de Prontera, ele mudou seu local de trabalho, 

podendo agora ser encontrado ao sudeste da cidade capital. 

 

Conheça os novos itens negociados por Shibanqueiro:

aepieJE.png

 

 

Missões

No caso de missões, não seria necessário a criação de Medalhas. Deveriam ser missões esporádicas, de evento, temporárias, e sempre mutáveis, para evitar a catalogação por parte de inomináveis. Elas deveriam ter vários caminhos e etapas que fossem de difícil resolução por inomináveis. As missões poderiam progredir normalmente, seguindo um roteiro pré-escrito, e então, em certo ponto, ativar uma dessas etapas, que seriam aleatórias, provavelmente sendo diferentes para cada vez que o jogador as iniciasse. 

Essas etapas poderiam ser etapas simples de coleta de itens, caça de monstros e/ou interação com NPCs. O NPC solicitante não deveria dizer exatamente o que fazer, cabendo ao jogador interpretá-lo. 

Etapas de Interação 

No caso de interação com outros NPCs, o NPC solicitante requisitaria uma interação específica com outro NPC, preferencialmente (para exigir exploração por parte do jogador), que estivesse em outro local. O NPC solicitante não deveria dizer o nome do NPC com que o jogador devesse interagir, mas sim dar informações que pudessem ser de fácil interpretação por jogadores, mas que fossem de difícil resolução por inomináveis. 

Nesse tipo de etapa, para evitar que inomináveis fizessem uma comparação do mapa anterior (pré-atualização) com o mapa posterior (pós-atualização), e assim detectasse o novo NPC, deveriam ser introduzidos vários novos NPCs naquele mesmo local, o que, concorrentemente, cooperaria para a programação de diversos caminhos para esse tipo de etapa nas missões, que fariam bom uso desses NPCs.

Caso o jogador interagisse erroneamente com o NPC incorreto, a missão seria cancelada, e o jogador deveria enfrentar um delay longo para ter a chance de reiniciá-la. Isso seria dessa forma para impedir processos de tentativa e erro por parte de inomináveis.

Os diferentes NPCs alvos poderiam ter diferenças em suas roupas, como estampas (listrada, floral, entre outras) ou cores de suas vestimentas, chapéus, acessórios e coisas afins. As alterações poderiam ser mínimas, mas ainda eficazes, podendo ser feitas pela distribuidora.

Hjx6MWl.png

lHbJC2D.png

PwR66pc.png

Z0I3aQg.png

K5vPjKd.png

Imagens meramente ilustrativas. No caso concreto, o ideal seria que os NPCs estivessem em locais diferentes

para também promover a exploração.

 

Etapas de Caça e Coleta

Semelhante às Etapas de Interação, nas Etapas de Caça e Coleta, o NPC solicitante também não deveria dizer exatamente o nome do monstro a ser caçado e/ou do item a ser coletado, e sim dar informações que pudessem ser de fácil interpretação por jogadores, mas que fossem de difícil resolução por inomináveis. 

waZ1qhz.png

H9bEyGt.png

 

Semelhantemente, caso o jogador caçasse o monstro errado e/ou coletasse o item errado, a missão deveria cancelada, e o jogador deveria enfrentar um delay para reiniciá-la, para evitar processos de tentativa e erro por parte de inomináveis. 

Observações: 

 


- Jogadores (reais) iniciantes poderiam simplesmente pedir ajuda a outros jogadores ou amigos, já que as frases seriam de fácil interpretação e conclusão;

- /navi e afins deveriam ser, obviamente, desabilitados para essas missões, ou ao menos, para essas etapas aleatórias;

- No caso de etapas de interação, afim de evitar catalogação, seria interessante que o NPC não apresentasse sua arte a jogadores que não estivessem resolvendo a missão (como já acontece com outros NPCs do jogo);

- Ainda no caso das etapas de interação, não estou certo de que seja possível, mas deveria ser estudada também a possibilidade de jogadores mal intencionados utilizarem técnicas de data mining para verificar as artes, de todos os NPCs (e criar, então, uma catalogação). Haveriam formas de retardar isso, como, por exemplo, evitar padrões parecidos, criar quantos caminhos fossem possíveis, diminuir ao máximo o período de duração da missão, espalhar os NPCs por lugares diferentes, se utilizar mais de - ou fazer combinações com - etapas de caça e coleta, entre outros;

- No caso de etapas de caça e coleta de monstros poderia ser estudada a possibilidade de criação de mapas customizados (como os Especiais), com diferentes tipos de monstros;


- Deveria haver um planejamento e precaução para não criar padronizações dos diálogos ou características, e nem diálogos muito simples, como discutido aqui (como, por exemplo, usar um padrão de norte/sul/leste/oeste + apenas um enigma sobre uma cidade + cor de um monstro em todos os diálogos), pois, dessa forma, seria de execução por inomináveis. Os NPCs deveriam usar padrões diferentes - monstro peludo, monstro com penas, monstro com chifres, monstro de cor x, monstro assustador, monstro mais assustador, monstro fofo, NPC usando uma camisa de cor y listrada, NPC usando um chapéu z, NPC usando luva apenas na mão w - entre outros.

 

 

 

Novas Penalidades e Novo Sistema de Reporte

Banir inomináveis manualmente pode ser um processo trabalhoso, uma vez que se é necessário o recolhimento de provas. Ainda mais se tratando de banimento total de conta, o que é uma suspensão pesada. Como possível forma de auxiliar nisso, poderia ser adicionado, não só um sistema de reporte para jogadores, como também, ao invés do tradicional banimento permanente ou suspensão de conta, novas formas de penalidade mais leves, que ainda fossem de igual eficácia nos inomináveis, e ao mesmo tempo, que provessem uma maior liberdade de aplicação, quando por parte dos responsáveis. 

 

Recurso de Confirmação de Conta 

Para tal, seria crucial adicionar alguma forma de confirmação de conta. Entretanto, ter a conta confirmada ou não, continuaria sendo algo totalmente opcional, um recurso ao qual o jogador só teria que recorrer se quisesse, ou se fosse pego em algumas das penalidades. Para a confirmação, poderiam fazer uso da já existente opção de cadastro de CPF à conta, exigindo, portanto, apenas o cadastro de CPF. Ou ainda, se as leis permitirem, requerer para a confirmação, o envio de foto de documento com foto e foto do jogador segurando o documento com foto em mãos, assim como muitas empresas de cartão digital requerem. Ou, apenas o registro e envio de documentos scaneados, como já requerem pra inúmeras situações. Para jogadores menores de idade e sem documentos, poderia ser requerido o documento dos responsáveis, ou estudadas outras formas de verificação.

 

Penalidades

Penalidade n.º 1 - Sala de Meditação, Prisão Valhala;

- Teleportar o jogador para o mapa "Sala de Meditação, Prisão Valhala" (sec_pri), e deixá-lo lá até que confirmasse sua conta. Esse é um mapa sem saída do jogo, que já foi usado para fins parecidos. Até onde se sabe, a loja de ROPs já é bloqueada nesse lugar. Seria ideal, portanto, bloquear também o uso de RODEX, caso o mesmo também já não seja bloqueado. 

Penalidade n.º 2 - Modo Restrito

Seria um modo ao qual a conta não confirmada estaria sempre sujeita a entrar em. Esse modo consistiria em algumas limitações impostas à conta. Apesar de ser de igual eficácia em inomináveis, seria, entretanto, uma forma de penalidade mais leve que a anterior. Abaixo, uma tabela descrevendo o que um personagem de uma conta em Modo Restrito poderia ou não fazer:

sSxjURp.png

Ao logar em qualquer um de seus personagens, o jogador deveria receber um broadcast lhe informando que a conta haveria entrado em Modo Restrito, não só lhe indicando onde se informar a respeito, como também lhe dando todas as instruções de como prosseguir para a confirmação de sua conta.

Ze7tM2D.png

Ainda que opcional, seria ideal por parte da empresa incentivar o hábito de confirmação de conta. Deveria ser algo a se comemorar, pois, seria algo de grande ajuda, e até mesmo utilidade, à empresa. Um elo de fidelidade e confiança entre cliente e empresa.

Para tal, ao confirmar sua conta, o jogador poderia receber um Flmspds.png Kit de Confirmação:

paltTJV.png

Flmspds.png Kit de Confirmação, contém:

 

92DDPTk.png x 75 Diários de Aventuras
QtYy4To.png x 75 Manuais de Combate de Classe
r2UT25l.png x 100 Catálogos de Vendas Ouro
q5E4tV2.png x 2 Anéis da Evolução (Exclusivo p/ Valhala)
26hk0Ia.png x 2 Caixa de Rédeas [Temporária]
gWLm11Q.png x 1 Cupom de Troca de Slot
16555.png x 4 Caixas de Pedra das Valquírias 
lYZu8Tz.png x 1 Visual Exclusivo (sugestão: Dreads do Rufio ou Barba do Vannor)
10041.png x 2 Meses de Serviço VIP grátis (Exclusivo p/ Thor)

Observações:

 


- Poderia ser motivador aos jogadores se também fosse adicionado um item de reset de instância entre as premiações do Kit de Confirmação;

- É importante lembrar que, como a confirmação seria por conta WarpPortal, o jogador só conseguiria o Kit uma única vez;

- Obviamente, existiria a opção de, e até deveria ser incentivada, a auto-confirmação de conta. O ideal é que os jogadores confirmassem suas contas por vontade própria, sem nem mesmo a necessidade de serem pegos em alguma penalidade;

- O Kit de Confirmação seria entregue apenas uma vez, somente a um personagem, somente em um servidor, a escolha do jogador. Caso não fosse decidido, poderia ser entregue a um personagem aleatório;

- Um jogador que tivesse praticado atividade irregular poderia, ainda assim, confirmar a sua conta posteriormente, mas o intuito é que esbarre no limite máximo de criação de contas por jogador;

- Donos de contas confirmadas irregularmente (usando dados de outra pessoa, por exemplo), ficariam impossibilitados de requerimento de revisão sob à penalidade, ou de tomar outras ações, caso recebessem qualquer nova penalidade, uma vez que os dados apresentados fossem falsos ou irregulares, podendo até mesmo configurar crimes;

- Isso já é uma sugestão antiga, e que provavelmente demande muito por parte da desenvolvedora. Mas seria muito útil, para os responsáveis, que o jogador comum não tivesse acesso a todos os dados do mapa que ele tem hoje, que de certa forma, inutilizam comandos como o /hide.

 

Novo Sistema de Reporte 

Adicionar um sistema de Reporte ao jogo. Para reportar um terceiro, o jogador só teria que clicar com o botão direito sobre o personagem, e então clicar em "Reportar (nome do jogador reportado)":

2bwK32X.png

Contas de jogo que tivessem personagens reportados poderiam sofrer uma das penalidades acima, já que são penalidades mais leves e de fácil reversão. Para evitar abusos, poderiam ser adicionados diversos fatores ao sistema, estando entre os possíveis:

- Um número mínimo de reportes (para que qualquer penalidade fosse aplicada);
- Um número mínimo de reportes dentro de um espaço de tempo (para que qualquer penalidade fosse aplicada);
- Um nível mínimo de personagem para que fosse possível executar um reporte (por exemplo, apenas personagens 175);
- Adicionar delays entre os reportes feito por um mesmo jogador, ou ainda realizados por uma mesma conta (de jogo ou WP);
- Adicionar um sistema de eficácia aos reportes, que dependesse da reputação do reportante no uso do sistema.

Observações:

 


- Novamente, é crucial a opção de auto-confirmação de conta. Inclusive, seria ideal que personagens de contas que já tivessem sido confirmadas não apresentassem a opção de reporte, ou que o reportante recebesse uma mensagem de erro revelando o status de confirmado da conta reportada;

- Como possibilidade, assim como é feito em outros jogos, o sistema de segurança do jogo poderia fazer uso dos reportes dos jogadores para aperfeiçoar sua detecção.

 

 

Captcha

Introdução de um sistema de captcha no login, sendo necessário apenas sua conclusão diária. Ao contrário do que o senso comum pensa, há sim sistemas de captcha eficazes. Captchas de apenas letras e números já são ineficazes há muito tempo, mas sistemas de captcha que usam imagens, como o disponibilizado pelo Google, Recaptcha v2, são sim eficazes. A forma com que são burlados é através do uso da ferramenta de acessibilidade (o conhecido ícone FPJmpK5.png). O programa malicioso usa a opção, ouve ao áudio e digita a resposta.

No caso do jogo, porém, essa opção poderia ser desabilitada, uma vez que o próprio já não fornece opções de acessibilidade (como, tomando como exemplos, os diálogos). Haviam formas de desabilitar a opção de áudio no Recaptcha v1, deve haver formas de desabilitá-lo também em suas novas versões. Outro captcha que também utiliza-se de imagens, o hCaptcha, ao menos em suas versões mais novas, funciona originalmente sem a opção de áudio.

ZqZWTHW.jpg

Não, a Alicel não fica originalmente ali.

Vale mencionar que a desenvolvedora do jogo, Gravity, já fez testes com sistemas captcha no passado, durante um curto período de tempo no servidor de testes Coreano. Até onde é conhecido pelos jogadores, ele foi abandonado por ser ineficaz, se tratava porém, do captcha antigo, de letras e números. Também vale a menção sobre o uso do Recaptcha em outros jogos, como por exemplo, em Pokémon GO: 

 

 

cCSfKdO.jpg

 

Observações:

 


- Como mencionado, o ideal é que o jogador precisasse passar pelo teste apenas 1 vez por dia (ou ainda um período maior);

- Como forma de facilitar o login, poderia substituir o sistema de PIN. O sistema de PIN tem como propósito impedir a ação de keyloggers, mas sendo apenas uma combinação de 4 números, não é nem um pouco eficaz sozinho;

- É claro que empresas multi-bilionárias, como a própria Google, conseguirão desenvolver AIs capazes de passar até mesmo por esse tipo de captcha, ainda que com baixas taxas de sucessão, como eles mesmos (Google) provavelmente fizeram e usaram pra poderem publicar os resultados de eficácia de seu sistema. Mas os inomináveis não são financiados por empresas multi-bilionárias;

- O sistema de captcha poderia ser usado de muitas outras formas. Poderia ser imposto apenas à contas consideradas suspeitas pelo sistema de segurança, por exemplo.

 

 

Revisão de Itens e Habilidades

Revisar itens, como 18589 Chapéu de Morango, e habilidades, como Afanar.png Afanar. Mas ao invés de desativá-los por completo, como aconteceu com o 5674 Cofrinho de Porco, apenas impor limites mínimos ao uso de seus efeitos (como, por exemplo, nível mínimo de 120 para usufruir de seus efeitos). Habilidades de craft também devem permitir a produção de quantidades altas de itens por um único uso.

 

Alterar NPCs de Venda Limitada

A forma como certos NPCs vendem seus itens, como, por exemplo, os vendedores de 568 Limão e 12414.pngBala de Guaraná, também é prejudicial a jogadores e deveria ser alterada. Os jogadores deveriam escolher a quantidade que desejam comprar, ou terem a chance de comprá-los em maiores quantidades. 

 

 

FAQ

P: As Medalhas não piorariam a inflação nos servidores?
R: Acima de tudo, esse tópico é apenas exemplificativo. Mas, os preços das Medalhas foram calculados tendo como base looting presente no jogo original (como magdun), além do tempo gasto nas tarefas/execuções, e possível gasto com consumíveis. Usando a Campal como exemplo, existe o tempo de espera para ingressar na partida, o tempo decorrido, o gasto com consumíveis, e o fato de que o jogador não ganha todas as partidas em que participa.

P: O Captcha não estenderia em excesso o tempo de login, em conjunto com o PIN?
R: Ainda que um captcha fosse introduzido, e que o PIN continuasse, a ideia é que o jogador tenha que inserir o captcha apenas uma vez a cada 24 horas. Uma vez confirmada sua conta, ele não apareceria até o primeiro login do dia seguinte. Mas poderia ser ainda melhor se o PIN fosse substituído, ou passasse a ser opcional.

P: Um sistema de reporte em jogo como esse não poderia ser abusado? E se eu tivesse matando um MvP, ou estivesse na Guerra, e me reportassem em massa, má intencionalmente?
R: Para isso deveria ser disponibilizada, e até incentivada, a auto-confirmação de conta, como dito várias vezes no tópico. O ideal é que os jogadores confirmassem suas contas por vontade própria, sem nem mesmo a necessidade de serem pegos em alguma penalidade.

P: Os inomináveis não conseguiriam fazer essas missões usando guias?
R: Não, pois a ideia é que fossem programados múltiplos caminhos, e que fossem missões de evento esporádicas e de curta duração. Certamente, haveriam guias cobrindo a maior parte da missão, mas se tratando das etapas especificamente mencionadas no tópico - as etapas contra os inomináveis -, que seriam aleatórias e mudariam a cada vez que você iniciasse a missão, não deveriam haver guias cobrindo todas elas, pois não haveria tempo.

P: Esse Kit de Confirmação não seria demais?
R: Acima de tudo, esse tópico é exemplificativo. Mas a ideia é que motive os jogadores a confirmarem suas contas de jogo. Além disso, é importante lembrar que, como a confirmação se daria por conta WP, o jogador conseguiria o Kit apenas uma única vez. Algumas coisas (como os 3 meses de VIP e as 3 Caixas de Rédeas) também poderiam ajudar a aumentar a retenção de novos jogadores.

P: Esses requisitos para se conquistar Medalhas nas Campais não estão muito simples?
R: Sim, existiriam muitas outras possibilidades, mas poderiam facilitar prática de atividade irregulares. Um dos intuitos da criação do tópico foi gerar discussões entre a comunidade, entretanto, então, obviamente está aberto à sugestões.

 

Agradecimentos a Silent Walker por ajudar cedendo grande parte das imagens. E @13algoz pela conversa sobre captchas.

Editado por tedtbtb
  • Like 6
Link para o comentário
Share on other sites

@tedtbtb Primeiramente quero parabenizar pelo excelente trabalho em desenvolver esse sistema, acredito ser muito coeso e possível no cenário atual do jogo. Não consegui encontrar algum "porém" que possa inviabilizar seu raciocínio. Eu não tenho nada a acrescentar no seu sistema, somente elogios. A parte que mais me atraiu foi em relação às Guerras, pois eu mesmo que não sou fã de WOE, iria participar se houvesse um mecanismo análogo ou idêntico a esse. Sobre as missões, acredito ser uma forma excelente de incentivar novos jogadores a conseguirem seus primeiro zenys e não sentirem-se sozinhos in-game, pois uma grande dificuldade que vejo nos novatos, hoje, é sua inserção no jogo de modo que fiquem suficientemente fortes para finalizar instâncias mais cabeludas como OGHS. Então sim, esse modelo de missões seria de grande atrativo aos primeiros jogadores para conseguirem parceria e montarem seu "alt+q" no mínimo muito bom. Obviamente também levaria tempo pra conseguir um set "endgame", mas, particularmente falando, eu não teria problema em investir 2 horas por dia pra fazer essas missões e, sei lá, depois de 1 ou 2 meses, conseguir um item que vale 1b, 2b. Pra mim, não basta apenas trazer de volta uma forma de se obter zenys dentro jogo, mas é necessário também que isso seja atrativo e acessível a todos os jogadores. Resumindo, dou todo meu apoio, apesar de não ser ninguém e nem ter influencia alguma kkkjj, mas com certeza, se houvesse uma enquete, eu daria todo meu apoio ao seu trabalho. 

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, 13algoz disse:

@tedtbtb Primeiramente quero parabenizar pelo excelente trabalho em desenvolver esse sistema, acredito ser muito coeso e possível no cenário atual do jogo. Não consegui encontrar algum "porém" que possa inviabilizar seu raciocínio. Eu não tenho nada a acrescentar no seu sistema, somente elogios. A parte que mais me atraiu foi em relação às Guerras, pois eu mesmo que não sou fã de WOE, iria participar se houvesse um mecanismo análogo ou idêntico a esse. Sobre as missões, acredito ser uma forma excelente de incentivar novos jogadores a conseguirem seus primeiro zenys e não sentirem-se sozinhos in-game, pois uma grande dificuldade que vejo nos novatos, hoje, é sua inserção no jogo de modo que fiquem suficientemente fortes para finalizar instâncias mais cabeludas como OGHS. Então sim, esse modelo de missões seria de grande atrativo aos primeiros jogadores para conseguirem parceria e montarem seu "alt+q" no mínimo muito bom. Obviamente também levaria tempo pra conseguir um set "endgame", mas, particularmente falando, eu não teria problema em investir 2 horas por dia pra fazer essas missões e, sei lá, depois de 1 ou 2 meses, conseguir um item que vale 1b, 2b. Pra mim, não basta apenas trazer de volta uma forma de se obter zenys dentro jogo, mas é necessário também que isso seja atrativo e acessível a todos os jogadores. Resumindo, dou todo meu apoio, apesar de não ser ninguém e nem ter influencia alguma kkkjj, mas com certeza, se houvesse uma enquete, eu daria todo meu apoio ao seu trabalho. 

Que isso, amigo, obrigado a você pela conversa sobre captcha, me fez pesquisar mais sobre o assunto e perceber que eu estava errado. Obrigado pelos comentários, agradeço a participação no tópico!

Editado por tedtbtb
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

12 horas atrás, Onay disse:

Boas Sugestões, já enviou um ticket para a Lug?

Não enviei não, mas acredito que, no caso de sugestões, não faça diferença enviar aqui ou por ticket. Agradeço a participação no tópico.

 

O tópico é apenas exemplificativo, mas a conselho de amigos, reduzi a premiação de confirmação. E pensando bem, não seria interessante premiar Medicinas, já que seria contraintuitivo, e iria de conflito om outras ideias, como a de restrição de drop por nível.

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Eu por mim podíamos fazer uma campanha pra levar essa ideia pra frente, sei lá, podíamos ver se há possibilidade de bater um papo com a staff sobre isso... Eu queria muito mesmo que a equipe da wp analisasse essa possibilidade e passasse pra gravity e verificar a viabilidade. Alguém sabe se é possível fazer uma "campanha"?

Eu gostaria de dizer também que, visto o cenário atual econômico mundial, mas principalmente do nosso país, fornecer essa alternativa aos jogadores é de suma importância para que beneficie principalmente aqueles que não possuem condições para investir em ROPs e revender em KK, que hoje está se tornando inviável.

Editado por 13algoz
  • Thanks 1
Link para o comentário
Share on other sites

Olha, excelente tópico. Acho que tudo que visa a melhoria do jogo e tendo como objetivo uma forma de incentivar não apenas a jogar, mas também a fazer parte da comunidade de uma maneira saudável é válido. Eu aprovaria todos os tipos de implementação comentados acima, sem ressalvas. 


@Rufio Fastbomb e @castelhonebella poderiam dar uma olhada aqui? Desculpe o incômodo, mas esse tipo de interação e pensamento sobre como podemos tornar o Ragnarok melhor e mais acolhedor da muito ânimo e motivação. Sabemos a dificuldade que se tem em conseguir certos pedidos com a desenvolvedora, mas é importante manter tópicos como esse no radar para que sempre tenhamos uma chance de melhoria. :D

  • Like 1
  • Thanks 2
Link para o comentário
Share on other sites

dar um premio grande d+ vai entupir o servidor de zenny , se abaixase os preços dos items ate seria bom mais acontese o contrario , os items ficam mais caros pq tu consegue mais facil a os zennys , infelismente dificultar conseguir zenny nao ajuda muito tbn pq o povo teria de parar de comprar os preços absurdos dos vendedores , coisa que n acontese

  • Thanks 1
Link para o comentário
Share on other sites

Pessoal, primeiramente, gostaria de agradecer a participação de todos no tópico!

Se vocês gostaram das sugestões, não deixem o tópico morrer. E além de tudo, ele é só exemplificativo. Discutam! Deem novas ideias, deem sugestões sobre as já apresentadas. Esse é um assunto muito importante a ser discutido pela comunidade, não deve ser negligenciado.

Eu já havia conversado com a Bella em relação a um outro tópico, e ela havia me dito que as sugestões haviam sido repassadas, mas esse tópico apresenta algumas ideias novas além de aprimorar as antigas, então seria bom sim se dessem uma olhada. É claro que, no momento atual, fica difícil. Além deles provavelmente estarem com outras prioridades em mãos, como Exploradores e o update. Mas espero que a staff dê sim uma olhada.

Nem tudo ali "depende da desenvolvedora" (depende entre aspas, pois, sabemos que a certo grau, tudo depende), e mesmo aqueles que dependem (como mudança no sistema de match, etc.) não são coisas tão difíceis de serem implementadas antes que alguém use má intencionalmente o vídeo citado em outro tópico (digo, a maioria não é. Imagino que o mais difícil seja o sistema de reporte in game). Lembrem-se também que não é um interesse exclusivo de vocês acabar com esse problema, é interesse da desenvolvedora também. É interesse de parceiros de trabalho de outros servidores não atoa usaram da experiência que vocês tiveram com o EAC pra o introduzirem no Transcendence também, ou não?, é do interesse do time responsável pelo sistema de segurança, é do interesse de todos. Façam com que valha ainda mais a pena todo o dinheiro gasto com EAC. Usem do diálogo para tratar sobre o assunto com a desenvolvedora. Poxa, vocês não são mais apenas Level Up!, vocês não são mais apenas uma entidade separada, vocês agora integram todo esse contexto que faz parte da Gravity, e isso é (ou, ao menos, deveria ser) muito significativo.

Além de ser um absurdo, existir todo um contexto de copyrights e afins, e terceiros quaisquer, que na grande maioria das vezes, não tem nem a menor ligação com o jogo, ficarem sugando e se sustentando às custas da empresa e às custas da marca. Literalmente, roubando o lucro da empresa. Aliás, quem derá eu tivesse uma marca milionária pra explorar e me apoiar também, heim.?

E, por favor, caso forem realmente dar uma olhada, não desdenhem as ideias logo de cara. Tenham boa vontade ao considerá-las, deem uma chance, leiam as observações feitas, e quando necessário, tentem pensar nas melhorias e correções até porque vocês tem informações que nós jogadores não. Eu mesmo fui as aprimorando conforme o tempo (tomando como exemplo a parte de pvp: "pessoas má intencionadas poderiam ir em pontos extremos da arena e ficarem se nocauteando" - sem problemas, a arena deve ser, então, um mapa pequeno. "Haveria horários em que pessoas ficariam sozinhas fazendo isso" - sem problemas, o evento deveria, então, ser limitado a horários de pico do servidor. "Inomináveis corajosos que quisessem arriscar suas contas equipadas provavelmente não fariam muita coisa sozinhos, mas grupos de inomináveis poderia ser um problema real" - não será o caso, devemos, então, bloquear redenção, duetos e habilidades afins das arenas participantes). E claro, o tópico é exemplificativo. Considerem os conceitos acima das ideias.

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, DarkSkysz disse:

Adorei tudo, MENOS ISSO AQUI! Se tem algo que eu odeio é captcha...essa desgraça troll adora dar problema kkkkk

Obrigado pela participação! Haha, poxa, seria só 1 vez a cada 24 horas, e convenhamos que poderia ser pra um bem maior. Substituindo o PIN então, poderia ser melhor ainda. 

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

Agora, heery disse:

no pin eu não tenho que ficar encucado se aquele pedaço tbm conta pro semaforo ou não

?

Agora, heery disse:

e se alguem me hackeia depois de eu ja ter feito o captcha diario?

Sinceramente, o PIN é perto de inútil. Já foram feitos testes aqui mesmo no fórum, por jogadores mesmo. É muito rápido e fácil passar por ele, já que é uma combinação de apenas 4 números.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...