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tedtbtb

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  1. tedtbtb

    5 porcento pq?

    Apenas pra complementar o que Kevril está dizendo, acho bom situarmos algumas coisas: - Esses itens vão abaixar o preço quando voltarem mas, obviamente, não vai ser exclusivamente pela valorização do Zeny, e sim pelo aumento de oferta, como sempre ocorreu com itens sazonais; - Ainda na valorização do Zeny, ela não se deu apenas pelos impostos. Na verdade, é bem provável que o fator agravante tenha sido a diminuição dos autômatos. Logo depois, provavelmente estariam os gold sink mais agressivos (como Doação). Só então, por fim, entrariam coisas como custo de teleporte, taxa de Rodex e impostos de lojinhas. Portanto, de certo modo, você não provou que o que Novato disse está errado.
  2. tedtbtb

    5 porcento pq?

    Ignorando o nonsense que ocorreu entre o autor do tópico e o Claitos, decidi comentar aqui. Fodac se a staff não vai ler, pelo menos talvez conscientize parte da comunidade que vai estar aqui me representando como jogador. Galera, começando do começo, não é de hoje que a desenvolvedora há muito falha, não só com o jogo, mas também com a marca, em vários aspectos, e, talvez num dos maiores deles, na questão de entretenimento. A indústria do entretenimento, naturalmente, evoluiu muito desde 2002. Não que a Gravity, ou o Rag em si, já tenha sido um grande nome do entretenimento, mas eles já foram bem melhores (pra não dizer menos ruins). Falando especificamente da indústria de jogos, obviamente que hoje em dia as pessoas tem acesso a muito mais jogos, seja pela evolução e popularização dos celulares, ou por serviços como a Steam. Mesmo no Brasil, o mercado evoluiu muito. Em outros países, já sabemos que não só evoluiu, transcendeu. Vemos empresas cada vez mais adotando estratégias multi-midiáticas, mesmo que seu produto principal seja o ramo de jogos. Entre tantas outras mudanças em comparação àquela época. E se a Gravity engatinhava em comparação à indústria, hoje nem mais isso ela faz. Melhorou em alguns poucos aspectos, mas regrediu muito em outros. Citando alguns pequenos exemplos práticos e isolados pra tentar ilustrar melhor: só depois do sucesso do Eternal Love que parece que eles perceberam que poderiam explorar esse mercado, e agora tão anunciando um jogo atrás do outro pena que estejam errando em outros aspectos, mas ao menos tão tentando. Eu, por exemplo, nem gosto de League of Legends, mas fui atraído pro universo do jogo através daqueles clipes lançam no YT. Enquanto outras empresas tão aí fazendo as barbaridades que fazem, com trailers maravilhosos como, talvez os mais recentes que chamaram a atenção pessoalmente (nem tão recentes assim, mas sim talvez os mais recentes que me marcaram mais pessoalmente): World of Light de Smash, "aquele" de BotW, Brand New World de Pokémon SwSh, ou o trailer cinemático de WoW para Battle for Azeroth, nem trailers de gameplay direito nós temos, quem dirá trailers trabalhados. Um dos últimos que foram realmente relevantes, depois de muitos anos sem nada decente, foi aquele usado para o Zero (e, posteriormente, acredito que para o Trans). Claro que essas empresas aí e seus produtos são maiores, mas o Rag também já foi um pequeno grande na indústria, ainda que por pouco tempo tempo esse que foi tão curto por incompetência da própria, e eles ainda tem muito dinheiro. Apenas pra citar um último pequeno exemplo de como a Gravity falha nesse aspecto: já que não cumpriram com o mínimo que seria uma live internacional para a revelação das classes 4, poderiam, ao menos, ter se dado ao trabalho de tê-las revelado oficialmente mundialmente. Não vou nem entrar no mérito do sistema arcaico de atualizações pros servidores ao redor do mundo, acho que isso já foi discutido suficientemente em outro tópico. E esses são apenas alguns exemplos isolados, poderíamos abordar isso em exaustividade. E então temos o aspecto que no momento mais nos interessa, e que tem relação direta com esse tópico. Falando do jogo especificamente, no caso, do ambiente in game, também poderia escrever um livro aqui. Se fosse citar tudo que penso ser errado e/ou prejudicial ao jogo, e que a desenvolvedora faz, sairia daqui amanhã. Mesmo na questão in game, ela deixa muito a desejar quanto o assunto é entretenimento. Não bastou o jogo ficar para trás em gráficos, teve que ficar pra trás também em outros aspectos. Sistemas e mecânicas mais inovadoras e originais, por exemplo, foram ficando cada vez mais raras. E esse é apenas um dos exemplos. Aqui não vou nem entrar no mérito do tutorial porco ou de como o jogo deixa os novos jogadores as traças (e não, não estou criticando o fator liberdade que o jogo promove, isso é bom e com certeza uma de suas mais marcantes características). Vou tentar também não entrar diretamente no aspecto em como o jogo é explorado no Brasil (sim, é pay to win sim). O que vocês acham, quando um jogador progride corretamente na linha do jogo, chega ao mapa dos Magmaring e, de repente, as pessoas não o chamam mais porque não é "0ní-rIt!11"? Baita diversão, hum? Com milhares outros jogos esperando logo ali, trocar de jogo se torna uma decisão fácil nessas horas. E antes que apontem, isso tem a ver sim com a forma como o jogo é explorado (por aumentar a disparidade entre alguns jogadores), mas não é o único fator. É claro que se relativizarmos chegaremos a conclusão de que "diversão" é algo subjetivo. Mas vocês acham realmente que, para a indústria de hoje, é "divertido" para um jogador novo, que quer apenas progredir no personagem que acabou de criar, ter que criar um mercador, ir em mapas aleatórios (para ele) e ficar clicando horas e horas em monstro pra derrubar item e vender e conseguir uma merreca? Para nós isso pode parecer a coisa mais normal do mundo a se fazer sempre que começamos em um novo servidor, não é verdade? Mas tenho certeza de que para a maioria do público de hoje Isso não é nem um pouco apelativo. Aliás, que divertido e intuitivo deixar meu computador ligado com o jogo aberto, mas não comigo jogando, huh? E chegamos às lojinhas "offline". A coisa mais comum do mundo hoje em dia em jogos é você ter alguma mini-atividade pra fazer enquanto está deslogado. Até jogos de console de mesa adotaram isso que, inicialmente, era mais popular em mobiles (e por motivos óbvios. Você está na rua, não pode dar atenção contínua, e vira e mexe tira o celular do bolso). Virou a coisa mais normal do mundo. Mas, por algum motivo, em Ragnarok Online, tem que ser diferente. Claro. Já não basta não incluírem (ou, no caso, levando em consideração outros servidores: reincluírem) algo tão básico como um sistema de leilão, além da limitação de número máximo de itens imposta às lojinhas de rua, tinham também que colocar com acesso e duração reduzida fora que a loja some se o servidor cair, o que no caso é muito comum e prejudica muito aqueles que as usam. Às vezes eu vejo jogadores usando lojinha offline para comprar e vender coisas as quais não terão lucro substancial para pagar o passe ou mesmo o tempo que gastaram para obtê-lo. De fato, é algo raro, e por motivos óbvios e é questão de tempo até que a pessoa note isso e pare de fazer. O que para muitos jogadores pode não ter utilidade, para outros pode ser algo conveniente ou mesmo procurado. Com um sistema decente, esses itens chegariam aos jogadores que os querem pelos melhores preços. Mas, ao invés disso, o que vemos em Cheffênias e afins são itens a rodo sendo jogados no chão (e não, não dá pra romantizar e dizer que estão sendo doados de graça dessa forma porque não estão. Estão sendo jogados no chão mesmo. A maioria simplesmente some por não ter nenhum interessado por perto e, mesmo entre aqueles que encontram um dono, pouquíssimos devem chegar até jogadores que realmente os querem, porque pegar coisas aleatórias de uma pessoa aleatória no chão é diferente do jogador ir no Catálogo e buscar pelo item específico que precisa). E como se não bastasse, a atualização ainda traz os impostos. É não intuitivo você ter que gastar Zeny para vender coisas. Você quer vender coisas para conseguir Zeny para comprar coisas. Impostos sobre lojinhas não é apenas uma má ideia, não funciona em um jogo como Ragnarok, e nem é a melhor forma de drenar Zeny. Posso jogar o item no chão. Posso negociar sem imposto. E tantas coisas mais. E nós não precisaríamos nem tentar imaginar uma forma melhor de drenar Zeny, nós já experimentamos formas melhores. Comemoramos a vinda da atualização no preço das lojinhas, e agora alguns jogadores têm que voltar a abrir chats e ficar vigiando se quiserem vender equipamentos caros. Assim como na vida real o papel sozinho praticamente não tem valor, o mesmo pode ser dito pro Zeny. O que você faz com o Zeny? Que características ou benefícios aqueles números trazem pra você? Absolutamente nada. É uma moeda, apenas uma forma de facilitar trocas e obter serviços. Se eu tenho um carteiro, fulano tem um rideword, ciclano tem um tapete, e o outro uma serafim, e um quer o item do outro e não nos conhecemos, é muito mais fácil que essa troca ocorra pela moeda. Eu vendo meu rideword para alguém, pego o zeny e compro o item de fulano. Fulano faz o mesmo e pega o item de ciclano. Ciclano continua o ciclo, que termina com todos os jogadores com os itens que desejavam (e um jogador com zeny pra comprar o que quiser). Esse tipo de coisa (dificultar o acesso a venda e compra de itens, impostos sobre lojinhas) só dificulta a circulação do mercado, postergando/dificultando com que todos consigam o que querem/que os itens circulem e cheguem as mãos de quem procura. Acima de tudo, torna o jogo menos divertido.
  3. tedtbtb

    5 porcento pq?

    Gostaria opinar sobre isso, mas, to me segurando pra não perder tempo com textão porque, ainda que CMs leiam, (do jeito que as coisas andam no fórum) não parece que Rufio ou Vannor vão ler. porque se ainda leem as coisas por aqui, não é o que parece. E ainda que também leiam e que concordem, (do jeito que as coisas andam em relação ao fórum) não parece que vai, de fato, chegar a ser discutido com a Gravity. porque, em relação ao que é discutido por aqui, tirando raras exceções, se chega até lá, não é o que parece E ainda que chegue, chegará como sugestão e provavelmente será recusada ou ignorada.
  4. Se é uma informação que nós temos, eu não entendo por que não poderia ser compartilhada ou citada (???). Isso é estranho. Não estou respondendo por, estou (ou estava) discutindo. Por que seria presunçoso? Não entendo por que motivo não se poderia compartilhar ou citar a informação. Claro que estou no meu direito. Tão pouco acho que tenha a ver com "diminuir a opinião alheia". Desculpe, mas isso tudo soa estranho. O tópico trata sobre o problema das atualizações, era isso que estava sendo discutido. Pessoas abordaram coisas adversas a esse problema, e isso foi discutido. Realmente não consigo entender o problema aqui. Não consigo entender por que motivo, por qualquer razão, o assunto não poderia ser debatido. Não acho, é o mesmo assunto. Até cheguei a tentar conversar com o autor. O ideal mesmo é que fosse criado um novo tópico para coisas adversas citadas, o que não ocorreu. Claro, isso é claro. Mas é exatamente isso que eu estava falando quando abordaram CMs. E pelo que havia entendido você me dizer, vocês queriam que as próprias viessem aqui e dissessem isso, pra quem nunca as viu falando? Além disso, Vannor e Rufio também tem papel limitado nesse quesito. Isso também já foi deixado claro, como abordado diversas vezes no tópico. (Enfim, acho que seria válido marcar as CMs, de qualquer forma, mesmo que fosse pedindo uma resposta deles.) Se está falando das minhas sugestões, não chamaria de represália. Mas isso sobre "não ter sido falado por eles", nem precisaria, né. Isso é algo óbvio. É óbvio que eles não vão chegar e falar "olha, a Gravity não parece flexível sobre o assunto. Fizemos o que podíamos, agora é com vocês. Vão lá e façam um abaixo-assinado.", pelos motivos citados. É algo que teria que partir da comunidade. Mas é, apesar de achar tudo que já falei, acho que seria bom termos uma presença maior de Vannor e Rufio aqui, ainda que seja pra repetir coisas que já ouvimos. Obviamente que o tópico vai continuar aí mas, pessoalmente eu perdi o interesse. Eu só gostaria de dizer que o meu sentimento quanto a esse problema não poderia ser diferente. Só gostaria que a comunidade acordasse e percebesse essa desenvolvedora nojenta e ultrapassada desprezando seus jogadores.
  5. Bem, eu só voltei ao tópico pra debater com o amigo porque me citaram. Eu não estou respondendo nada pela equipe. Além de coisas de senso comum, só estou constatando fatos, informações que eles mesmos nos deram. Além disso, faço parte da comunidade e quero participar da discussão. Sim, (em relação ao que você diz que eu acho, é) energia sendo gasta de forma errada e não útil. As sugestões que eu tenho dei naquele quarto post. mas o pessoal curte mesmo é ficar falando abobrinha atoa, acho que é algum tipo de fetiche submissivo Mas eles falam disso toda hora...Enfim, tentem marcar as CMs então, se é mais uma resposta dessa que querem, no momento. Eu discordo que só a equipe pode mostrar o caminho. Mas além disso, eles nunca vão dizer diretamente pra fazerem qualquer coisa além do que já fazem. Seria antiprofissional, e poderia lhes acarretar problemas. (Pro Ragnarok Online) Eles representam a Gravity no país, e é isso. é isso ~ teleportando pra fora do tópico ~
  6. Não acho que foi mal educado, eu disse que não foi. Ainda que talvez subconscientemente, foi sim uma tentativa de ad hominem. Eu perguntei que comunidade frequentavam em relação aos CMs. Isso não foi ad hominem. Além disso, as críticas foram vagas. Poderiam discordar, mas isso será abordado abaixo. Não sou nem um pouco satisfeito com a situação do servidor brasileiro, mas sei que grande parte das minhas insatisfações (não todas) se devem a incompetência da desenvolvedora. Eu já critiquei muitas coisas em relação não só a desenvolvedora, mas também em relação a staff local, em outros tópicos (tem algumas coisas no tópico de sugestões 2020). Em relação aos CMs, de modo geral acredito sim que façam um bom trabalho, e você parece concordar pelo parágrafo seguinte. É claro que sempre há espaço para melhorias. Acho bom criticarmos o que deve ser criticado, e valorizarmos o que deve ser valorizado, do contrário nossa voz perde um pouco de seu valor. Já que estamos falando de CMs, acho que exercem muito bem as suas funções. Além disso, vejo ambas se esforçando bastante. Além de estarem sempre próximas da comunidade. Valorizo isso. Já que estamos nesse assunto, vale citar o fórum também. Apesar de saber da importância de fóruns pra qualquer comunidade, sabemos que hoje é uma plataforma não muito popular. Tenho certeza que deve ter havido um mínimo de influência por parte dos CMs para que o fórum voltasse de sua breve desativação. E o maior problema ao meu ver, mesmo para aqueles que não concordam (que façam um bom trabalho), é que poderia ter sido criado um tópico a parte para o pessoal criticar construtivamente o que realmente eles achassem que devesse ser criticado, de uma forma mais específica preferencialmente, já que foram totalmente vagos. E não nesse tópico que não tem nada a ver. No mais, discordei desses banimentos aí, como já citei. Olha, vou usar exemplos práticos, ok? Olha a famosa "Quest das anêmonas". Quantas vezes já devem ter reportado essa quest via ticket? Você acha que todos os profissionais que receberam os reportes durante todos esses anos não os enviaram para desenvolvedora? Olha aqui outro caso mais recente, a Bella comentando em um tópico em 2018: Você acha que a Bella não reportou? Ou será que a desenvolvedora não corrigiu? Vamos a outro exemplo, Vannor comentando sobre o Martelo Cósmico em 2018: Note o "pedimos a correção pra próxima semana". Exatamente 1 ano depois, em 2019, o item continuava bugado, tendo sido corrigido somente na manutenção de aniversário. Você acha que o Vannor mentiu, e não enviou o reporte? me pergunto por que ele faria isso Eis o comentário dele, confirmando que a desenvolvedora foi quem não corrigiu o item, mesmo tendo se passado 1 ano após o reporte: Assim, nada te impede de sugerir que comentem essas outras coisas, sendo específico que coisas são essas. Mas sobre esse seu exemplo, eles comentam sim. Em Kafra News, no Discord, talvez não muito aqui no fórum. Acho que seria bom se comentassem ainda mais. E é claro que eu não tenho informações, amigo. Com coisas desconexas, quis dizer desconexas em relação ao problema de atualizações. Eu já comentei sobre isso (e sobre o que poderia ter sido feito) acima. Essa parte de ser difícil levar a sério, é que a comunidade deveria ser mais organizada e unida, é só isso. Eles já comentaram sim. A Bella comentou sobre isso (sobre o peso de CMs nessa questão das atualizações) em um tópico atrás. Eu comentei isso diversas vezes no tópico. Outros comentaram também. Mas afinal, era isso que esse tópico buscava alcançar? Uma simples resposta de que os CMs não tem peso no problema das atualizações? Algo óbvio e que já foi falado mil vezes? Entende o que quero dizer? Com certeza não era isso que eu aspirava que um tópico assim alcançasse. E foi isso que eu quis dizer. Apenas complementado, é óbvio que não é isso que o tópico buscava alcançar. Mas esse é um exemplo do máximo que essa turminha consegue alcançar agindo assim. Vannor e Rufio estão ausentes no fórum mesmo, sabe-se lá o porquê, já critiquei isso também.
  7. Apesar de claro ad hominem, vou responder ao amiguinho porque ao menos ele foi educado, e lhe responderei da mesma forma. Você me conhece então? Além do mais, ter experiência de trabalho ou não, não te impede de saber essas coisas. E parece que, ainda que eu não tenha experiência, com certeza sei mais do que muita gente aqui. ---- Nesse ponto são as tentativas falhas de ataque pessoal que não tem a ver com a discussão e o assunto, portanto, serão ignoradas e não darei resposta direta à. Só gostaria de fazer um adendo: obviamente, não ficar falando besteira não tem a ver com "bajular". Nunca disse que o trabalho é perfeito, e já critiquei muita coisa por aí. Acontece que, em casos como esse tópico, por exemplo, onde temos alguns usuários falando coisas desconexas, a comunidade provavelmente fica parecendo um grupo de ignorantes perante à staff, e fica difícil levar a sério. É isso, dá até preguiça comentar esse tipo de coisa, mas aí está. ---- Novamente vou ignorar tentativas falhas de ataque pessoal, e responderei apenas a parte citada. Não sei qual o valor da minha opinião sobre isso pra você, mas: eu não sei. E não concordo. Com todo respeito aos profissionais envolvidos, aprecio o trabalho e esforço da CM de forma geral. Mas não concordo com esses banimentos, acho que foram errôneos. Até por isso vinha parando de acessar o fórum (até você me citar). Espero ter sanado qualquer dúvida.
  8. Não viu que ignoraram meu post pra continuar falando abobrinha? Deixa eles fazerem do jeito deles. Fizeram por 16 anos e não aprenderam. Com todo respeito aos envolvidos, não é intenção ofender, mas me senti o Caetano Veloso lendo esse tópico. Em alguns poucos momentos, parece que tão falando outro idioma.
  9. Amigo, de que servidor você é? Estou tentando contato com você há dias. Entre e olhe sua caixa de mensagens.
  10. tedtbtb

    Sugestão

    Como qualquer jogo antigo, implementar um sistema que renomeie automaticamente nicks de jogadores que estejam há muito tempo inativos. Como pode ser verificado via Rodex, grande parte dos nomes são presos a Aprendizes nível 1 e/ou jogadores inativos. Seria uma ótima medida implementar algo que renomeie automaticamente jogadores inativos há muito tempo, para que nicks antes ocupados possam ser utilizados por jogadores agora ativos. O sistema poderia, inclusive, conceder ao jogador inativo um cartão gratuito de troca de nome, para caso ele voltasse a jogar (vinculado e preso aquela conta e personagem). @'Lua @[email protected] [email protected]
  11. @castelhonebella @'Lua @Vannor @Rufio Fastbomb @Heriol Moonweaver
  12. Ata, my bad Esse sistema aí que o Descaso citou é o Logue e Ganhe, não? Que servidor é esse a que você se refere? Como é o tutorial deles?
  13. kek, Ok Concordo também, mas aí é uma sugestão pro jogo num geral.
  14. Eu sei...e aliás ela está com o nome errado Assim como você consegue vale-teleportes trocando com os vale-armazém. Assim como é ensinado sobre propriedades na salinha com os ovos no Instituto. E por aí vai. A ideia é tornar o início mais dinâmico e apropriado aos jogadores brasileiros. Como eu disse em outro tópico: Principalmente se a pessoa não tem costume com MMOs (o que vem se tornando cada vez mais comum hoje em dia), ela fica completamente perdida e sem rumo. Se ela sai do tutorial cedo, perde muitos itens importantes e algumas informações essenciais. Se ela continua no tutorial, acaba se confundindo toda, porque é muita informação jogada pra um jogador novo de uma vez só. Além de ser algo que com certeza deve ser considerado chato para muitos dos jogadores, que podem achar tediante e sair do jogo nessa parte. Acho que seria interessante que tivesse uma primeira parte simplificada e que fosse a principal a ser seguida, e uma segunda mais independente, para aqueles mais experientes em jogos online ou mais curiosos, e que saberiam se guiar sozinhos. O ideal mesmo seria se livrar de tudo e usar uma interface totalmente interativa como em outros jogos, mas sabemos a dificuldade de pedir algo assim. Fazer essas modificações é algo ao menos praticável. Eu até entendo essa visão mais romântica e também gostaria que fosse assim, mas iniciantes mesmo acabam se distraindo e se perdendo, principalmente se é como no caso dos Arqueiros, que te mandam para 2 mapas de distância. Acho válido deixar opcional. Quem quiser andar, pode andar. Quem quiser ser teleportado, será teleportado. Abrangeria os 2 públicos, a diferença é que você não perderia alguns dos jogadores no processo. Aliás, não é um big deal. É só pra iniciantes. É só o modo tutorial e a primeira classe. Teleporte VIP é algo muito mais nocivo a esse aspecto do jogo, e foi introduzido sem dó nem piedade. Concordo com o primeiro. O Capitão poderia sugerir, logo no início, um pulo total do tutorial. Discordo quanto a ideia de remover tudo e colocar só um link do bROWiki. Com todo respeito, achei muito ruim.
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