Ir para conteúdo

"Ração" de Gente.


Hela

Posts Recomendados

Links que considero úteis.

 

  • Açúcar, farinha, gordura.

https://www.youtube.com/watch?v=3XmYfoND5xQ

 

  • "Rações" já existem: Sucrilhos, Mucilon, etc.

http://www.extraclasse.org.br/edicoes/2011/04/multimistura-nutritiva-e-polemica/

 

Comer é um Ato Político, Social, Cultural

 

Qual é a classe social pra quem seria direcionada essa ração? Qual seria o contexto dessa situação? Qual seria a sensação de quem comeria? Em todos os sentidos de sensação, sensação moral, visão social dos que são alimentados com a ração, sabor.

 

> Mas nutriente (ou granulado nutritivo, ou nutrição de emergência) é a mesma coisa que alimento? Não vou declamar aqui as definições técnicas das palavras, mas obviamente alimento não é só nutriente. Pra ser considerado um alimento, uma “coisa” deve ter muitos outros atributos além de nutrientes— pra começar, precisa ter textura e sabor (que é formado por gosto mais aroma). Se alimento fosse só nutriente, qualquer doente no hospital poderia ser alimentado via sonda gástrica, por exemplo. Seria muito mais fácil, mais eficiente e até mais seguro do que produzir refeições específicas pra necessidade de cada paciente. Acontece que privar uma pessoa do ato de comer no sentido pleno — sentir a textura, o gosto, o aroma — é, basicamente, reduzir essa pessoa a um objeto, e é por essa razão que os hospitais possuem departamentos inteiros (ou contratam empresas terceiras) que se dedicam a produzir alimentação digna para todos os tipos de pacientes

 

 

 

> O Allimento é feito de lixo? Pesquisei um monte, conversei com pessoas que pesquisaram e também vi relatos soltos de pessoas alegando que está realmente difícil de encontrar detalhes mais técnicos sobre a produção do Allimento/farinata. Dentre esses detalhes não esclarecidos, está o tipo exato de matéria prima usada pra produção do granulado. No site da Plataforma Sinergia, menciona-se “todo tipo de alimento” (3). No release da Prefeitura, menciona-se “todos os tipos de alimentos de boa qualidade” (4). Nesse áudio da CBN, menciona-se “ restos de alimento perto de vencer como feijão, arroz, batata e tomate”. Mesmo sem saber exatamente que tipo de alimento é utilizado, vale dizer aqui que eu acredito que o Allimento não é feito de lixo, de coisas estragadas ou impróprias pra consumo — o que seria um crime, inclusive. Muitas vezes, na indústria de alimentos, o termo “resíduo” se refere a subprodutos do processo principal. Esse subproduto pode ser algo que é, de fato, impróprio pra consumo, mas pode também ser algo que será destinado a outro tipo/setor da indústria pra dar origem a outro produto. Um exemplo: a manteiga é considerada um subproduto da fabricação de leite padronizado — no processo de padronização do leite, parte da gordura é retirada e, depois, é processada em forma de manteiga. Então não, eu não acho que o Allimento é feito de lixo. E eu falo um pouco mais sobre o reaproveitamento de resíduos e subprodutos da indústria de alimentos em outro tópico.

 

> E se a farinata fosse ingrediente da produção de preparos? Estaríamos, sem dúvida, falando de uma outra circunstância, ainda que eu acredite que muitas ressalvas precisem ser feitas. De novo, há pouquíssima informação disponível sobre os estudos feitos a respeito da aplicação da farinata (se você tiver alguma informação palpável ou oficial, gostaria muito de ler). Mas a questão é que o enriquecimento de alimentos com subprodutos para suplementação nutricional é uma política antiga, digna e muito aceitável…

 

> Mas não é melhor comer o Allimento (mesmo com as considerações acima) ao invés de não comer nada? Bom, ideia do tópico acima era deixar claro que a “comer nada” não é a única alternativa a consumir o Allimento. Ainda que fosse, eu acho válido reforçar que essa seria um opção abaixo do ideal mesmo em cenários de guerra ou em países com problemas nacionais de produção e distribuição de alimentos (que, obviamente, não é o caso do Brasil). Então não acho que esse seja um argumento plausível, em especial porque — como mencionado no release — o Allimento não será suprido como única fonte nutricional, o que pressupõe que as pessoas que serão atendidas pelo projeto já não estão privadas de QUALQUER tipo de alimentação.

 

O problema dessa proposta é que comer não é só se nutrir. Comer é um ato político, social e cultural — mesmo em situações extremas.

 

Minha opinião.

 

Isso é desumanizar de acordo com a classe, acho que isso é um caso extremo que nós ainda não temos necessidade. Mas abri o tópico pra saber a opinião geral.

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Não moro em SP.

Resume a história dessa tal "ração" pra mim please.

Pelo que vi na timeline é uma coisa de dar pros pobres.

 

Não sei do contexto e nem da situação, mas:

 

1- É uma forma de alimentar os pobres sem gastar dinheiro público aos montes.

2- Se foi executado de forma incorreta, aka não ter nutrientes, ser feito de água de chuca etc... então acho que algo muito errado ocorre ai e deveria ter sido feito de forma diferente.

3- Mesmo que seja uma ração e não um "alimento" propriamente dito, é uma forma de salvar vidas de forma emergencial.

 

A pobreza é algo grave, mas não é abrindo restaurantes a 1 real em cada esquina que se resolve, acredito que essa ração foi algo pra resolver a curtíssimo prazo com baixos custos, provavelmente há outros programas pra resolver pobreza extrema a longo prazo.

 

Eu posso estar falando uma grande besteira, já que não vi absolutamente nada, mas fica ai meu piece of thought.

Link para o comentário
Share on other sites

Não moro em SP.

Resume a história dessa tal "ração" pra mim please.

Pelo que vi na timeline é uma coisa de dar pros pobres.

 

Não sei do contexto e nem da situação, mas:

 

1- É uma forma de alimentar os pobres sem gastar dinheiro público aos montes.

2- Se foi executado de forma incorreta, aka não ter nutrientes, ser feito de água de chuca etc... então acho que algo muito errado ocorre ai e deveria ter sido feito de forma diferente.

3- Mesmo que seja uma ração e não um "alimento" propriamente dito, é uma forma de salvar vidas de forma emergencial.

 

A pobreza é algo grave, mas não é abrindo restaurantes a 1 real em cada esquina que se resolve, acredito que essa ração foi algo pra resolver a curtíssimo prazo com baixos custos, provavelmente há outros programas pra resolver pobreza extrema a longo prazo.

 

Eu posso estar falando uma grande besteira, já que não vi absolutamente nada, mas fica ai meu piece of thought.

 

A questão do Dória foi o que impulsionou meu tópico, mas eu quero debater aqui é além dessa ração é as outras rações que comemos e não nos damos conta.

 

Conte aí na sua cabeça a quantidade de trigo q você ingere por dia: Pão, macarrão, lasanha, torta, coxinha, bolos, etc...

 

Além do próprio contexto social do alimento, até que ponto isso seria humilhante para quem está sendo "obrigado", seja por falta de alternativa, seja por outra questão, a comer isso.

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Banalizaram um ótimo sistema em minha opinião...Inclusive amplamente usado em meio mundo como algo emergencial para casos de desnutrições do povo e facilmente se encontra dezenas de referências na internet.

 

Primeiro de tudo, apesar de na proposta ele utilizar o termo "Alimentar" esse alimento em questão é um complemento proteico e não uma substituição, você come normal e ainda comeria isso como forma de complementar os valores de ingestão necessários para o dia ou atividade física. A farinata é cultural em muitos estados brasileiros, aqui no RN em algumas cidades é comum ver fazerem um massa com Farinha de Milho torrado com grãos de castanha, açúcar e sal, compactam e levam para comer nas lavouras e ajudar a repor a energia perdida antes ou depois do almoço.

 

Outra farinata conhecida por aqui e bastante consumida nas casas da região é um mix simples de Castanha de Caju torrada, Castanha do Pará e Açúcar Mascavo ou Rapadura, tudo muito bem moido, faz-se uma farinha e consome após o almoço, ainda tem gente que adiciona farinha de Linhaça na mistura.

 

Quando vamos a academia ou fazer uma prova demorada como ENEM costumamos levar barrinha de cereal ou barrinha proteica, nos EUA o governo chegou a distribuir cereal a base de milho e açúcar para famílias pobres conseguirem balancear melhor seu café da manhã e terem mais energia.

 

A proposta da Farinata é exatamente isso, utilizar de recursos que seriam desperdiçados e a partir deles entregar um substrato vitamínico de uma forma sintetizada e compactada a população.

 

Eu sou um amante da gastronomia um dado real no mundo é que diariamente aproximadamente 1/4 de todo alimento produzido na Terra é perdido, desperdiçado ou se vence. Não acha isso muita comida?

 

Aqui tem duas receitas que seguem o estilo ensinadas no manual do mundo, que mostra um pouco da importância e "tempo de sobrevivência" de uma comida desidratada.

 

Agora imagine que se isso já é bom com tão pouco, então pq não seria quando preparado industrialmente com muito mais composto vitamínico selecionados e proporcionados a dedo por nutricionistas?


Agora claro, tudo no Brasil é um jogo político absurdo e somos tão acostumado com isso que as vezes nos cega, somos desconfiados com razão de tudo a nossa volta, até eu desconfio da farinata, é uma boa ideia...mas desconfio da intenção real por trás disso.

 

Aprovaram um fundo partidário para campanhas que corresponde a exata quantia gasta para promover a Ciência e Tecnologia brasileira!

 

Em plena era da internet, da facilidade digital o governo torrando fortunas do dinheiro público para panfletagem superfaturada enquanto nossos civis estão morrendo em hospitais sem remédios, e nossas crianças sendo alfabetizadas por professores meia boca. Sistema falido.

 

Hela, se você leu até aqui ou pulou para o final, procure o documentário "Invasor Americano" de Michael Moore, tem na netflix, mas também deve ter no youtube, verá como é interessante a maneira como nós Americanos "Sul e Norte Americanos" somos tratados e como outros países tratam sua população, é realmente um documentário maravilhoso.

ACABOUUUUUUUUU

Link para o comentário
Share on other sites

Acho importante separar o conceito de ração e suplemento, são dois produtos e situações diferentes. Inclusive um dos quotes do tópico central fala dessa diferença.

 

Suplementar a alimentação é uma coisa, substituir o arroz e feijão por uma gororoba sem sabor e sem aroma é completamente diferente. Pior ainda é tratar isso como único alternativa cabível, quando sabemos que não é!

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Só pra reforçar de forma sintetizada que não acredito de forma alguma que comer o tal composto, diminui, humilha ou denigre alguém.

 

Tenho amigos que gastam quase 700 reais em um única peça de Foie Gras, e outros que tem dinheiro suficiente apenas para comprar o necessário para não ter fome, sempre me sentei a mesa e comi na casa de ambos os tipos de amigos, desde um bom ceviche até um simples café de pó barato e bolacha Cream Cracker, nunca senti ou fiz qualquer tipo medição entre eles pelo o que comem.

 

Sobrevivência é o essencial, no nosso mundo ou você sobrevive ou luxa, a sorte não sorri para todos, mas aposto que os que não tem nada gostariam de ganhar qualquer coisa que para quem tudo é considerado "Lixo". Tudo questão de que lado da moeda você está obsrvando.

ACABOUUUUUUUUU

Link para o comentário
Share on other sites

Suplementar a alimentação é uma coisa, substituir o arroz e feijão por uma gororoba sem sabor e sem aroma é completamente diferente. Pior ainda é tratar isso como único alternativa cabível, quando sabemos que não é!

 

Mas ai onde está, o termo de Ração surgiu nas redes sociais exatamente pela desinformação, a proposta sempre foi utilizar o composto para suplementar a alimentação precária de quem tem pouco para comer.

ACABOUUUUUUUUU

Link para o comentário
Share on other sites

Existe o luxo

Existe o básico

E existe o deplorável. Comer uma gosma sem sabor ou lixo difere muito pouco, já que pra "fazer" uma gororoba nutritiva é barato, difícil é comer isso sem ter que tapar o nariz e enfiar na garganta. Qualquer um toma um cafezinho simples, nem todo mundo pega um pedaço de pão do saco de lixo ou come um combinado de amido com restos Ração.

[sIGPIC][/sIGPIC]


Quer desdenhar de meus eventos? Fique a vontade. Mas tente manter O SEU TRABALHO bem feito, porque diferente de você, o meu é voluntário.

[/hr]


Lilith Morningstar.

Eva, Monah do Pah

Link para o comentário
Share on other sites

Existe o luxo

Existe o básico

E existe o deplorável. Comer uma gosma sem sabor ou lixo difere muito pouco, já que pra "fazer" uma gororoba nutritiva é barato, difícil é comer isso sem ter que tapar o nariz e enfiar na garganta. Qualquer um toma um cafezinho simples, nem todo mundo pega um pedaço de pão do saco de lixo ou come um combinado de amido com restos Ração.

 

Eu comeria, como cereal que não passa de farinha de milho e açúcar em quantidade alarmante pagando um alto valor por isso.

 

Uso proteína de soja desidratada na composição de farofa para ter um crocante e um adicional proteico.

 

A farinata não é uma gosma, e sim uma espécie de cereal, não gostar do formato esférico é só processar e transformar em uma farinha e servir ao lado da refeição comum, assim como nada impede de adicionar erva aromática, manteiga, óleo vegetal e melhorar o sabor. Não acredito que tenha péssimo odor também uma vez que foi desidratado e passou por várias transformações químicas, acredito que tenham feito algum aditivo de sabor também para contrastar com o sal. Na dúvida verifique o consumo de Soja desidratada por restaurantes, Rabanetes, Pepino, Chuchu, todos esses alimentos são usados em larga escala e possui quase nenhum sabor, apenas textura.

ACABOUUUUUUUUU

Link para o comentário
Share on other sites

O brasileiro infelizmente não está acostumado com o uso de ervas para melhorar sua própria refeição, com uma cesta básica é fácil de criar centenas de sabores diferentes para um mesmo arroz e feijão usando plantas que não consome espaço e são baratas.

 

Tomilho

Manjericão

Mangerona

Orégano

Cebolinha

Louro

Salsinha

Alecrim

Anis-Estrelado

Erva-Doce

Hortelã

Malvarisco

Sálvia

Pimentas em geral.

 

Todas essas plantas são possíveis de encontrar vendendo a 1~2 reais um pacote com algo em torno de 50 sementes, precisando apenas de um mínimo de terra e água para manter. O uso delas são extremamente simples, após experimentar uma vez a erva é fácil de identificar que erva tem gosto bom para o que e usar em toda e qualquer refeição substituindo muitas vezes os temperos prontos que achamos no supermecado ao estilo do Sazon. Somos dia após dia estimulados a usar temperos prontos que agridem nossa saúde.

 

Mal sabem a maioria dos brasileiros que um bom pedaço de boi até mesmo uma carne nobre não precisa de mais nada além de: sal, pimenta do reino e manteiga, e dependendo da preferência: alho e tomilho.

ACABOUUUUUUUUU

Link para o comentário
Share on other sites

Em algum momento a gente vai parar de comer arroz com feijão e se alimentar só de cápsulas/rações

 

Eu odeio ter que ficar comendo, compraria fácil uns negócios desses

 

Agora quanto a questão política do bagulho:

Certamente vai ficar uma merda, pq vão desviar o dinheiro todo e fazer ração vagabunda

Link para o comentário
Share on other sites

Geleias são consideradas comidas finas, mal sabem as pessoas que para fazer a maioria das geleias usa-se apenas:

 

-1 copo de água

-Meio Limão

-4 Colheres de Açúcar (Mais dependendo da preferência pelo doce)

-1 copo da fruta desejada picada.

 

Geleia de Manga, Morango, Abacaxi com hortelã, são excelentes para se ter e comer com biscoito água e sal.

 

Para se fazer um pão simples no estilo tortilha cuja a unidade custa em mercados a média de 2 reais precisa apenas de:

 

-2 xícaras de farinha

-3/4 xícara de leite

-1 colher de sobremesa de óleo

-1 colher de café de sal

Mistura tudo, divide em bolinhas e abre com um rolo ou com uma garrafa de vidro bem lavada e assa numa frigideira.

 

Se o governo se preocupasse em ensinar economia doméstica desde o ensino primário, uso de ervas e especiarias e criasse cartilhas simples por nutricionistas ensinando a fazer comidas simples e de forma barata, talvez não tivesse que se preocupar tanto com a fome.

 

Mas a fome é um dos melhores jogos políticos que existe, é ótimo para a propaganda política mostrar que deu 2 milhões de cestas básicas, que sou bonzinho.

 

Ao meu ver um governo que precisa distribuir cestas básicas em um número tão amplo e ter dezenas de programas sociais voltados a isso só me prova que ele falhou na missão primária de Estado, de assegurar dignidade a sua população.

ACABOUUUUUUUUU

Link para o comentário
Share on other sites

Em algum momento a gente vai parar de comer arroz com feijão e se alimentar só de cápsulas/rações

 

Eu odeio ter que ficar comendo, compraria fácil uns negócios desses

 

Agora quanto a questão política do bagulho:

Certamente vai ficar uma merda, pq vão desviar o dinheiro todo e fazer ração vagabunda

 

Já existe uma ideia que é aquele Soylent, mas por ser liquído e a textura parecendo água de chuca eu não consumiria.

Prefiro as pílulas do Naruto.

 

 

@Yuki

Me apaixonei quando descobri que você não é escravo de Sazon, tive que mudar todo meu estilo de vida quando descobri ser alérgico a GMS.

Link para o comentário
Share on other sites

@Yuki

Me apaixonei quando descobri que você não é escravo de Sazon, tive que mudar todo meu estilo de vida quando descobri ser alérgico a GMS.

 

Tem uns 10 anos que não uso, claro que consumo se estou na casa de um amigo ou qualquer um, mas na minha casa não uso, tenho 17 potes de vidro com temperos e especiarias que compro na feira do sábado e 5 jarros pequenos com ervas frescas, são xodozinhos e perfumam minha casa :3

 

Para não dizer que não tenho algo no estilo, tenho Fumaça em pó para preparar molho com toque defumado, já que isso sim é difícil e até perigoso de fazer sem o material adequado.

 

O meu ponto é que é tão fácil usar temperos frescos e naturais, e tão barato e ainda assim pagamos o triplo ou mais em um preparo que tem mais conservante e ácidos que tempero real e jogamos aquilo tudo na comida todos os dias e ainda abrimos a boca para falar de coisas como Farinatas. Vivemos em um contexto em que comemos kilos e kilos de porcarias a alto valor e não reclamamos e ao fazerem algo para ajudar na solução da desnutrição extrema isso é problematizado.

 

Quanto custa uma Fandangos? Lay's? Ruffle's? Massa pronta? Sucrilhos em geral? Que valor nutricional essas coisas realmente chegam a oferecer? Não estamos há muito tempo gastando com Farinatas que apenas receberam uma substância que imita queijo ou carne para não serem intoleráveis?

ACABOUUUUUUUUU

Link para o comentário
Share on other sites

Enquanto quem tem comida "de verdade" pra comer fica discutindo se essas rações são "desumanizadoras" ou não, certamente tem muita gente passando fome e que prefereria comer isso do que não comer nada. Eu acho que revirar lixo é mil vezes mais degradante. Por que não deixam eles decidirem?

Link para o comentário
Share on other sites

Enquanto quem tem comida "de verdade" pra comer fica discutindo se essas rações são "desumanizadoras" ou não, certamente tem muita gente passando fome e que prefereria comer isso do que não comer nada. Eu acho que revirar lixo é mil vezes mais degradante. Por que não deixam eles decidirem?

 

. .

ezgif-3-e5b32ab14cb4.gif.6a13d52a7ad2cd47fbc1b5a7b2a2583f.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Enquanto quem tem comida "de verdade" pra comer fica discutindo se essas rações são "desumanizadoras" ou não, certamente tem muita gente passando fome e que prefereria comer isso do que não comer nada. Eu acho que revirar lixo é mil vezes mais degradante. Por que não deixam eles decidirem?

 

Tópico Fechado!

 

Att,

 

LUG.

AnimatedShabbyDwarfmongoose-size_restricted.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Enquanto quem tem comida "de verdade" pra comer fica discutindo se essas rações são "desumanizadoras" ou não, certamente tem muita gente passando fome e que prefereria comer isso do que não comer nada. Eu acho que revirar lixo é mil vezes mais degradante. Por que não deixam eles decidirem?

 

É isso. (vinte caracteres caractados)

Link para o comentário
Share on other sites

Enquanto quem tem comida "de verdade" pra comer fica discutindo se essas rações são "desumanizadoras" ou não, certamente tem muita gente passando fome e que prefereria comer isso do que não comer nada. Eu acho que revirar lixo é mil vezes mais degradante. Por que não deixam eles decidirem?

 

Concordo com este post. Acredito que, para quem não tem nada o que comer e revira lixo para tentar encontrar algo para se alimentar (o que é uma situação bem ruim), esta "farinata" pode ser uma opção, mas aí é escolha das pessoas que vivem nesta situação de total miséria (que infelizmente existe). É claro que, vindo de político republicano brasileiro só pode ser uma manobra política, mas pelo menos já é algo.

 

C'ya! o/

tumblr_n5a2x4eA4v1rvrq85o1_250.gif

Bang your head!

Link para o comentário
Share on other sites

Bom, só acho que:

http://www.radarmunicipal.com.br/proposicoes/projeto-de-lei-550-2016

 

http://documentacao.camara.sp.gov.br/iah/fulltext/projeto/PL0550-2016.pdf

 

http://documentacao.camara.sp.gov.br/iah/fulltext/parecer/CONJ1280-2017.pdf

 

http://documentacao.camara.sp.gov.br/iah/fulltext/parecer/JUSTS0764-2017.pdf

 

Todos os links sobre a trâmitação, leiam e tirem suas conclusões quanto a regulamentação que a farinata tem de seguir.

Segundo: eu havia lido em algum link que o Dória, até agora, utilizou cerca de 10-20% do orçamento que deveria ter utilizado para o ano nesse segmento. (Olha, esse ANO! Estamos em Setembro).

Desculpa, mas é o dinheiro da galera de São Paulo que tá sendo gasto lá, e ele pegou SP com dívida até onde sei, ele deve estar economizando até o talo pra não sofrer penalização por causa da lei do Teto.

Até agora não vi nenhuma notícia sobre alguém estar morrendo por conta dessas economias, e logo mais ele poderá gastar uma maior % em algum plano tbm, quem sabe. Política dudes, um dia se sabe muito outro dia não sabe de nada.

 

Agora, o que a mídia tá fazendo em cima disso é sacanagem, pegando video fora de contexto e etc...

E outra, qualquer coisa os moradores de rua ainda tem o Bom Prato, que é da esfera FEDERAL, acredito que não poderá ser mexido pela gestão municipal. Opções.

OBS: a farinata pode vir em qualquer formato, pelo que foi apresentado = bolinhas de cereal e farinha (que pode ser utilizada pra massas ou complemento nos pratos).

 

Não estou apoiando, apenas trazendo mais informações, prossigam ca treta.

Editado por Thuthupsy
Link para o comentário
Share on other sites

Eu concordo em parte com o Yuki. Eu acho que essa questão toda acerca da "humilhação" foi levantada pela apresentação do projeto - e pela imagética que temos da farinata em si (que pelas fotos acaba por ser bem acertada). Realmente parece uma gororoba, mas eu não faço ideia se tem cheiro ou gosto - vai que é tipo Tofu :p ?

 

Acho que o debate ético-moral-humanitário em torno dessa ideia foi alvo de uma campanha de divulgação bem ruim. Digo, talvez as diretrizes da Política Municipal de Erradicação da Fome e de Promoção da Função Social dos Alimentos (PMEFSA) tenham até "uma boa intenção" - como é a legislação do SUS que chega a ser bonita de ler - porém ninguém se alimenta de "boas intenções". Espero não estar soando insensível ou babaca, só acho interessante parar pra pensar que talvez se a idea tivesse tido uma melhor "campanha de marketing", Dória estaria sendo louvado. Ou não, são tempos estranhos esses que vivemos nesse grande campo de futebol que se tornou a política.

 

Enfim, peço perdão desde já caso tenha falado alguma sandice ou passado alguma informação errada :D.

Editado por DarthGamer

@Thor: Soul's Hunter² ~ Damon Wayland ~ Nathaniel Scorch II

ytHtl17.png

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...