Ir para conteúdo

Acabando com os Bots


Arthas the Paladin

Posts Recomendados

A level up poderia fazer uma coisa simples pra acabar com os bots. Botarem os players para trabalhar pra ela.

Como? Recompensa em dinheiro por cada bot denunciado via video. Pouca coisa, 150k por bot sei la, ou dar um item consumível.

Ia acabar com os bots até no Thor, pq todo mundo ia ficar denunciando direto. E eu duvido q os cara do thor iam ter paciencia pra criar várias contas todo santo dia já q os bots deles n iam durar 1dia direito.

O q acham? O jogo ia melhorar uns 100%

Link para o comentário
Share on other sites

Bot só não dá lucro pra jogador "inocente".

 

O pior é agora em pleno "tenha seu +9 pergaminho de arma/armadura" você ser quase que obrigado a comprar dos "donos dos bots", explicando melhor.

 

O X, dono de uma penca de bots, gera seu bilhões de zenys sem gastar 1 centavo de dinheiro real. Quando está com uma boa quantia de zenys ele vai lá em Payon/Prontera e abre chat "C> ROPS - TODOS". Você que comprou ROPS COM DINHEIRO REAL, seu dinheirinho vai lá e pergunta o que ele quer, ele diz "TICKETS DE PROMOÇÃO, TODOS". Você compra tudo em ticket pra ele.

 

E ele continua lá comprando + e + tickets.

 

Aí ele pega um mercadorzinho dele, bota no automático pra trocar os milhares de tickets no NPC Máquina de Promoções. E a cada 1min aparece no chat "MÁQUINA DE PROMOÇÕES: mercador X obteve 'Pergaminho de Armadura/Arma +9' da Máquina de Promoções".

 

Aí você, nubbão, acha "putz que cara de sorte, tira um perga por minuto, vô lá comprar rops ou ticket com meus suados zenys e ver se tenho sorte igual ele."

 

Depois de ter torrado seus rops/tickets e só ter vindo coisas ruins ou meia boca, você pensa "poxa, sou azarado mesmo, acho que vou ter que comprar o +9 Pergaminho de alguém, já que tá saindo toda hora, deve ter caído o preço".

 

Você entra nos chats dos "vendedores de +9 Pergaminho" e nota que o preço está lá em cima e pensa: "mas como se sai toda hora?"

 

O mesmo cara que comprou TODOS os seus rops ou tickets COM DINHEIRO PROVINDO DOS BOTS, que abriu todos esses tickets no automático e que tirou milhares de +9 Pergaminhos é o mesmo cara que VAI GUARDAR ESSE PERGA PARA VENDER + CARO DEPOIS, OU VAI LOGAR UNS 20 DUAIS COM CHAT FALSO PARA MANTER O PREÇO DO PERGA LÁ EM CIMA".

 

No final:

 

Dono dos bots - o X :

GASTO: zero (seus zenys provém dos bots, e mesmo que um dia tenha precisado comprar algum rops pra ter a conta, esse rops vem de cartão clonado ou pin ilegal)

LUCRO: total, compra os tickets baratos com zenys que vem de graça, abre os tickets, revende os consumíveis, e revende os +9 Perga por fortunas, segurando o preço.

 

Você, jogador nubbão:

 

GASTO: comprou rops da Level Up Games com dinheiro real

ou comprou os tickets/item com zenys seus que teve um trabalho desgraçado pra juntar, perdendo horas da sua vida

ou comprou kks do mesmo dono dos bots - o X, para poder comprar os tickets/item

LUCRO: nenhum, só se foi sortudo e tirou o +9 perga com uns 5 tickets

 

Level Up Games

GASTO: ???

LUCRO: lucra com quem compra rops

quem compra rops precisa vender esses rops pra alguém pra fazer zenys no jogo. E o grande comprador de rops é quem? o Dono dos bots, o X.

Ao comprar as rops do jogador noob, ele dá lucro pra Level Up Games, já que o nubão tende a comprar + rops pra revender pro mesmo botter, num ciclo infinito enquanto durar o dinheiro real do nubão.

Se não tiver comprador pras rops do nubão ele não vai comprar + rops, e a LUG lucrará menos.

 

Então, a quem interessa os bots e seus donos afinal?

Link para o comentário
Share on other sites

Bom tem uma maneira de acabar com uso de bots, na verdade existem várias, porém na maioria os jogadores comuns também saem prejudicados.

Uma forma seria introduzir "captchas" em determinados intervalos de tempo no jogo, pode do ser totalmente aleatório.

 

Funciona assim:

 

Em um intervalo de 15 a 20 min uma pequena janela de diálogo abre no canto inferior ou superior, sem gerar qualquer interferência na jogatina, o jogador terá até 10 min para introduzir o código, caso não for inserido o jogador é bloqueado por um certo tempo.

 

O captcha apareceria independente do tempo online, para evitar que os espertalhões desloguem de 10 em 10 minutos por exemplo.

 

Seria necessário também introduzir um sistema de "pontos" de acordo com a quantidade de vezes que o captcha não foi respondido. Podendo ser zerado semanalmente, mensalmente ou por número x de vezes que o código foi introduzido corretamente para livrar a barra dos jogadores que acabaram cometendo esse deslize sem intenção.

 

O problema desse método é que atingiria os players comuns como eu disse anteriormente, muitos assim como eu, gostam de largar AFK, ou simplesmente passam mais tempo batendo papo do que realmente jogando.

O método requer um certo empenho por parte da desenvolvedora também.

Link para o comentário
Share on other sites

Eu estou farto com os bots nessa expansão, não pelo fato de eles fazerem o que é humanamente impossivel para mim (ficar 24horas logado), estou farto por que eles atrapalham a TODOS os players que querem jogar da maneira certa.

Existe 2 tipo de bot na expansão que estão ACABANDO com o jogo, um deles é o de level up, já dei report por bot mas a blizzard liga o foda-se.

Dei report em 2 caras que estavam usando um bot que ficava em um certo spot em uma ilha de lvl 97/98 e que tinha exatamente 2 pontos onde o respawn era muito rápido, o bot fazia o seguinte, o tank (urso) usava aoe e ficava spamando a bandeira da guilda que da um buff de +15% de XP. Denunciei a 1 semana e até hoje esses 2 caras que adicionei estão no 90!

O outro bot é o de farmar os Ovos Onyx (Onyx Eggs) que são necessarios para pegar a montaria de dragão em jade forest (Floresta de Jade), ele fica afk a noite inteira em um spot esperando o ovo nascer e pega assim que aparece, pela mor de deus, eu que acordo de madrugada para tentar farma em paz um pouco de Reputação me deparo com uns 20 caras em cada spot, é IMPOSSIVEL pegar um ovo quando tem 1 player em cada spot que eles nascem.

e tenho até ss de conhecido usando, e quero que se foda se eu conheço pessoalmente ou não, isso é ANTI-JOGO:

http://imageshack.us/f/194/wowscrnshot092812104723.jpg/

Precisa de mais o que Blizzard? Tenho até SS, eu envio Report, mas vocês FAZEM PORRA NENHUMA! até quando essas pessoas vão sair ilesas?

 

tirado daqui:

 

http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/6758627310

 

bot tem em todo lugar, em todo jogo, só procurar que acha

Assinatura removida por desrespeitar os padrões pró-BOT estabelecidos pelas

Regras do Fórum.

Link para o comentário
Share on other sites

Eu estou farto com os bots nessa expansão, não pelo fato de eles fazerem o que é humanamente impossivel para mim (ficar 24horas logado), estou farto por que eles atrapalham a TODOS os players que querem jogar da maneira certa.

Existe 2 tipo de bot na expansão que estão ACABANDO com o jogo, um deles é o de level up, já dei report por bot mas a blizzard liga o foda-se.

Dei report em 2 caras que estavam usando um bot que ficava em um certo spot em uma ilha de lvl 97/98 e que tinha exatamente 2 pontos onde o respawn era muito rápido, o bot fazia o seguinte, o tank (urso) usava aoe e ficava spamando a bandeira da guilda que da um buff de +15% de XP. Denunciei a 1 semana e até hoje esses 2 caras que adicionei estão no 90!

O outro bot é o de farmar os Ovos Onyx (Onyx Eggs) que são necessarios para pegar a montaria de dragão em jade forest (Floresta de Jade), ele fica afk a noite inteira em um spot esperando o ovo nascer e pega assim que aparece, pela mor de deus, eu que acordo de madrugada para tentar farma em paz um pouco de Reputação me deparo com uns 20 caras em cada spot, é IMPOSSIVEL pegar um ovo quando tem 1 player em cada spot que eles nascem.

e tenho até ss de conhecido usando, e quero que se foda se eu conheço pessoalmente ou não, isso é ANTI-JOGO:

http://imageshack.us/f/194/wowscrnshot092812104723.jpg/

Precisa de mais o que Blizzard? Tenho até SS, eu envio Report, mas vocês FAZEM PORRA NENHUMA! até quando essas pessoas vão sair ilesas?

 

tirado daqui:

 

http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/6758627310

 

bot tem em todo lugar, em todo jogo, só procurar que acha

 

Exato, mas por incrível que pareça a grande e esmagadora maioria é HUEHUEBR, existem várias formas eficientes, até mesmo um sistema de report ingame faria uma baita diferença.

Link para o comentário
Share on other sites

Não, ia dar ruim. Muito ruim.

Farmar dinheiro via criação de bot me parece viável assim.

pq?

 

Eu estou farto com os bots nessa expansão, não pelo fato de eles fazerem o que é humanamente impossivel para mim (ficar 24horas logado), estou farto por que eles atrapalham a TODOS os players que querem jogar da maneira certa.

Existe 2 tipo de bot na expansão que estão ACABANDO com o jogo, um deles é o de level up, já dei report por bot mas a blizzard liga o foda-se.

Dei report em 2 caras que estavam usando um bot que ficava em um certo spot em uma ilha de lvl 97/98 e que tinha exatamente 2 pontos onde o respawn era muito rápido, o bot fazia o seguinte, o tank (urso) usava aoe e ficava spamando a bandeira da guilda que da um buff de +15% de XP. Denunciei a 1 semana e até hoje esses 2 caras que adicionei estão no 90!

O outro bot é o de farmar os Ovos Onyx (Onyx Eggs) que são necessarios para pegar a montaria de dragão em jade forest (Floresta de Jade), ele fica afk a noite inteira em um spot esperando o ovo nascer e pega assim que aparece, pela mor de deus, eu que acordo de madrugada para tentar farma em paz um pouco de Reputação me deparo com uns 20 caras em cada spot, é IMPOSSIVEL pegar um ovo quando tem 1 player em cada spot que eles nascem.

e tenho até ss de conhecido usando, e quero que se foda se eu conheço pessoalmente ou não, isso é ANTI-JOGO:

http://imageshack.us/f/194/wowscrnshot092812104723.jpg/

Precisa de mais o que Blizzard? Tenho até SS, eu envio Report, mas vocês FAZEM PORRA NENHUMA! até quando essas pessoas vão sair ilesas?

 

tirado daqui:

 

http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/6758627310

 

bot tem em todo lugar, em todo jogo, só procurar que acha

e só por isso eles n devem ser combatidos?

 

 

Depois falam q o Brasil é cheio de corruptos, q nada muda pq ngm quer fazer o certo...

Olhem os comentários...é uma resistência danada ...

é o mesmo tipo

Link para o comentário
Share on other sites

Bom tem uma maneira de acabar com uso de bots, na verdade existem várias, porém na maioria os jogadores comuns também saem prejudicados.

Uma forma seria introduzir "captchas" em determinados intervalos de tempo no jogo, pode do ser totalmente aleatório.

 

Funciona assim:

 

Em um intervalo de 15 a 20 min uma pequena janela de diálogo abre no canto inferior ou superior, sem gerar qualquer interferência na jogatina, o jogador terá até 10 min para introduzir o código, caso não for inserido o jogador é bloqueado por um certo tempo.

 

O captcha apareceria independente do tempo online, para evitar que os espertalhões desloguem de 10 em 10 minutos por exemplo.

 

Seria necessário também introduzir um sistema de "pontos" de acordo com a quantidade de vezes que o captcha não foi respondido. Podendo ser zerado semanalmente, mensalmente ou por número x de vezes que o código foi introduzido corretamente para livrar a barra dos jogadores que acabaram cometendo esse deslize sem intenção.

 

O problema desse método é que atingiria os players comuns como eu disse anteriormente, muitos assim como eu, gostam de largar AFK, ou simplesmente passam mais tempo batendo papo do que realmente jogando.

O método requer um certo empenho por parte da desenvolvedora também.

Gostei, é ótima opção também

Link para o comentário
Share on other sites

pq?

 

 

e só por isso eles n devem ser combatidos?

 

 

Depois falam q o Brasil é cheio de corruptos, q nada muda pq ngm quer fazer o certo...

Olhem os comentários...é uma resistência danada ...

é o mesmo tipo

 

E eu falei q não devem ser combatidos? Vc tem mania de perseguição e gosta de botar palavras na boca dos outrosq não concordam com vc, já notei isso em outros tópicos criados por vc.

 

Apenas postei isso do outro jogo pra mostrar q não adianta ficar chorando em fórum, tem tópicos aqui muito velhos sobre acabar com bots e nunca adiantou nada, no máximo vem um moderador botando panos quentes dizendo:

 

"gostamos das ideias de vocês pessoal, iremos levá-las aos responsáveis assim que pudermos"

 

Ai se passa uns 2 anos e nada muda, e mais um cria mais um tópico sobre bot aqui, se quiser te mando a lista de tópicos sobre bot já feitos aqui no fórum.

Assinatura removida por desrespeitar os padrões pró-BOT estabelecidos pelas

Regras do Fórum.

Link para o comentário
Share on other sites

Não, tenho um afkchemist, prejudicaria muito os players.

 

Ok, exatamente o que eu disse, mas quanto tempo vc larga seu alchemist Afk? Bom vc teria um intervalo de 20~40 minutos, ou poderia ser maior também, desculpe a intromissão mas só por curiosidade mesmo.

Não consigo deixar meu alquimista parado enquanto faço outras coisas, acho que é praticamente um bot legalizado, sei lá, enquanto estou parado estou batendo papo.

 

Por isso que acredito que deviam rever sistema de lealdade de homunculus também porque haja paciência.

Link para o comentário
Share on other sites

Ok, exatamente o que eu disse, mas quanto tempo vc larga seu alchemist Afk? Bom vc teria um intervalo de 20~40 minutos, ou poderia ser maior também, desculpe a intromissão mas só por curiosidade mesmo.

Não consigo deixar meu alquimista parado enquanto faço outras coisas, acho que é praticamente um bot legalizado, sei lá, enquanto estou parado estou batendo papo.

 

Por isso que acredito que deviam rever sistema de lealdade de homunculus também porque haja paciência.

 

E como ficam os mercadores?

tumblr_nicuu9Xvs11u5p0lho1_1280.png
Link para o comentário
Share on other sites

Ok, exatamente o que eu disse, mas quanto tempo vc larga seu alchemist Afk? Bom vc teria um intervalo de 20~40 minutos, ou poderia ser maior também, desculpe a intromissão mas só por curiosidade mesmo.

Não consigo deixar meu alquimista parado enquanto faço outras coisas, acho que é praticamente um bot legalizado, sei lá, enquanto estou parado estou batendo papo.

 

Por isso que acredito que deviam rever sistema de lealdade de homunculus também porque haja paciência.

 

Entre 10 e 20 minutos, mas sou um caso, tem gente que costuma deixar mais, logo... Fora o que o Trystein acabou de dizer.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

E eu falei q não devem ser combatidos? Vc tem mania de perseguição e gosta de botar palavras na boca dos outrosq não concordam com vc, já notei isso em outros tópicos criados por vc.

 

Apenas postei isso do outro jogo pra mostrar q não adianta ficar chorando em fórum, tem tópicos aqui muito velhos sobre acabar com bots e nunca adiantou nada, no máximo vem um moderador botando panos quentes dizendo:

 

"gostamos das ideias de vocês pessoal, iremos levá-las aos responsáveis assim que pudermos"

 

Ai se passa uns 2 anos e nada muda, e mais um cria mais um tópico sobre bot aqui, se quiser te mando a lista de tópicos sobre bot já feitos aqui no fórum.

 

nem eu disse q vc disse. Só q sua reposta foi "tem em todo jogo msm...". É a msm coisa q alguém falar q n se deve usar anabolizantes e a pessoa responder "todo mundo usa"

Link para o comentário
Share on other sites

Bom tem uma maneira de acabar com uso de bots, na verdade existem várias, porém na maioria os jogadores comuns também saem prejudicados.

Uma forma seria introduzir "captchas" em determinados intervalos de tempo no jogo, pode do ser totalmente aleatório.

 

Funciona assim:

 

Em um intervalo de 15 a 20 min uma pequena janela de diálogo abre no canto inferior ou superior, sem gerar qualquer interferência na jogatina, o jogador terá até 10 min para introduzir o código, caso não for inserido o jogador é bloqueado por um certo tempo.

 

O captcha apareceria independente do tempo online, para evitar que os espertalhões desloguem de 10 em 10 minutos por exemplo.

 

Seria necessário também introduzir um sistema de "pontos" de acordo com a quantidade de vezes que o captcha não foi respondido. Podendo ser zerado semanalmente, mensalmente ou por número x de vezes que o código foi introduzido corretamente para livrar a barra dos jogadores que acabaram cometendo esse deslize sem intenção.

 

O problema desse método é que atingiria os players comuns como eu disse anteriormente, muitos assim como eu, gostam de largar AFK, ou simplesmente passam mais tempo batendo papo do que realmente jogando.

O método requer um certo empenho por parte da desenvolvedora também.

 

Isso poderia ser usado também pra não afetar jogadores AFKs: A Captcha só é ativada quando o jogador está realizando ações (Andar, atacar, usar skills [estar na duração de uma {comércio, buffs} não conta], falar, alimentar pet, alimentar homúnculus, usar itens), porém não ativar quando se realiza ações involuntárias (Ser atacado/buffado por outros, o homúnculo/assistente atacar, etc.). A falha mais gritante que eu vejo nisso (sou péssimo em ver falhas), é caso um jogador esteja equipado com um equipamento de reflexão/autocast ao receber dano fique afk num mapa com monstros agressivos.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Ideia muito bem intencionada. Mas não daria certo.

 

1. Quem avaliaria as evidências, a própria Level Up via Central de Suporte eu suponho. Então empacaremos na eficiência da Central de Suporte como já empacamos hoje em dia, nada mudará. Fora que se toda evidência de vídeo que enviássemos fosse garantia de que o BOT fosse banido esses servidores não teriam tanto BOT assim. Então só aqui podemos concluir que o que é preciso não é recompensar os jogadores, é só facilitar o processo de denúncia, mas isso não é feito por conta de empecilhos judiciais, eles só banem quando têm 100% de certeza de que não vai dar treta pra eles, e esses 100% que é difícil de conseguir. Colocar vídeo no meio não muda absolutamente nada.

 

2. Tem o problema de mercadores como falaram, e tem o problema disso inflacionar -ainda mais- o mercado. No pior dos cenários eu visualizo BOTs feitos para denúnciar BOTs. Então né.

 

Querem uma maneira simples de acabar com bots, hackers, e tudo mais em todos os jogos?

 

Educação, respeito e dignidade.

Concordo contigo, uma pena que infelizmente eu acho que essas três coisas aí são justamente as mais difíceis de todas.

 

 

@Quem falou sobre Captchas:

 

Eu também já pensei nisso mas se o captcha for feito igual ao PIN, de nada vai adiantar. E se não me engano já tinham comentado que um outro servidor já tinha implementado o captcha e o povo dos bots conseguiu burlar em poucos dias. Fora que prejudicaria o povo AFK e mesmo que fosse adicionada a condição de só aparecer quando tiver andando, atacando ou o que seja, aí prejudicaria quem upa Alquimista AFK com Homúnculo ou até quem está usando assistente e até mesmo quem estiver de Dual Client com um sacer só pra buffar e acaba não dando alt tab pelo tempo em que o Captcha está aparecendo e acaba não vendo. Problemas nisso tem aos montes.

Editado por Arietta

[sIGPIC][/sIGPIC]<br>Finding you was like wishing for rain as I stand in the desert.<br> { Inspired in

JessxFlyller | Illustration (Icon & Sign) by Rusky Boz | Sign by Heru }

Link para o comentário
Share on other sites

Eu não entendo qual é o ponto desse tópico. A LUG não possui nenhuma autonomia para criar nenhum sistema miraculoso dentro do jogo. Ela não vai implementar um Captcha para o jogo, muito menos dar dinheiro para o povo que denuncia bots. Ela não vai modificar o Gameguard. Nem melhorar a forma de localização de bot-farms.

 

Tudo o que ela pode/quis fazer, ela já fez. Não há motivação financeira, do ponto de vista da empresa, que justifique uma cruzada contra bots nessa altura do jogo. Eu acho que agora é uma questão de quem morre primeiro. O suporte dos bots ou os servidores da LUG. E eu estou apostando que o servidor vai fechar e o último jogador desconectado será um arruaceiro 99 no mapa dos bodes.

I wish I could sound as soothing as the rainfall

But I am only a drop from the storm

Link para o comentário
Share on other sites

Eu não entendo qual é o ponto desse tópico. A LUG não possui nenhuma autonomia para criar nenhum sistema miraculoso dentro do jogo. Ela não vai implementar um Captcha para o jogo, muito menos dar dinheiro para o povo que denuncia bots. Ela não vai modificar o Gameguard. Nem melhorar a forma de localização de bot-farms.

 

Tudo o que ela pode/quis fazer, ela já fez. Não há motivação financeira, do ponto de vista da empresa, que justifique uma cruzada contra bots nessa altura do jogo. Eu acho que agora é uma questão de quem morre primeiro. O suporte dos bots ou os servidores da LUG. E eu estou apostando que o servidor vai fechar e o último jogador desconectado será um arruaceiro 99 no mapa dos bodes.

 

Bom acredito que quem criou o tópico quis apenas reunir idéias, minha intenção era só mostrar que seria possível SE e somente SE a desenvolvedora assim quisesse. Todos sabemos dos pontos de vista financeiro, ético, e blá blá blá.

 

Queria apenas dizer para não se sentirem ofendidos pelas idéias apresentadas nos tópicos, apenas tentei mostrar que reunindo idéias é possível sim resolver muitos problemas.

 

Mas é isso aí.

Link para o comentário
Share on other sites

Se é pra dar ideia, lembro de um servidor alternativo que joguei, onde o GM teleportava o personagem suspeito de bot para um mapa onde ele não tinha como sair, era simplesmente uma sala quadrada sem portais. Lá dentro ele fazia perguntas pro personagem e talz, e dependendo do que o teste apontasse ele já tomava a punição na hora. Lembro também que se você relogasse você não saía do mapa.

 

Não acho que tem cabimento para o bRO isso, mas fica a dica /headph

tumblr_nicuu9Xvs11u5p0lho1_1280.png
Link para o comentário
Share on other sites

Se é pra dar ideia, lembro de um servidor alternativo que joguei, onde o GM teleportava o personagem suspeito de bot para um mapa onde ele não tinha como sair, era simplesmente uma sala quadrada sem portais. Lá dentro ele fazia perguntas pro personagem e talz, e dependendo do que o teste apontasse ele já tomava a punição na hora. Lembro também que se você relogasse você não saía do mapa.

 

Não acho que tem cabimento para o bRO isso, mas fica a dica /headph

 

É uma ótima opção também, porém a julgar pelo número de players daria trabalho, mesmo assim não seria impossível.

 

O maior impacto realmente é o que o NotOtaku falou, motivação financeira, e conflito de interesses.

 

Vou exemplificar um outro jogo, não citarei nome mesmo sendo outro gênero, mas só para ter idéia de como não só os MMORPG's são afetados por esse tipo de problema.

O jogo é um FPS, no início da partida dividem-se dois times, de repente um jogador percebe que um inimigo do time oposto usa uma ferramenta que permite ver através de paredes, ou mira automática, logo ele avisa o time, reporta ou não o jogador e etc. Mas vc percebe que no time inimigo, mesmo sabendo que há um jogador utilizando essa ferramenta ilegal continua lá, pois ele está interessado nos pontos da partida, e etc.

O que eu quis dizer sobre isso tudo, se alguém não estivesse ganhando com isso, com toda certeza existiria muito menos dos nossos problemas.

 

A cura mais limpa e perfeita é a educação, só ela é capaz de limpar.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...