Ir para conteúdo

O que vocês acham?


Anti Mage

Posts Recomendados

Olá pessoal, tudo bem?Não sei se aqui seria um lugar apropriado, mas vamos la

Tenho 16 anos. Estudo em um colégio federal em SP. O curso tecnico é informática, sendo integrado ao ensino médio, ou seja, durante a semana, tenho aulas relacionadas ao curso informática e matérias normais, digamos ( português, matemática, etc...).Estou atualmente no 2º ano, e o curso tem duração de 4 anos, tendo esse 1 ano a mais por causa da matéria técnica.Vou começar do começo, rsrsNessa escola onde estudo, para entrar, é preciso prestar um "vestibulinho". Para isso, no ano retrasado ( durante o 9º ano ou 8ª série ) fiz um cursinho que tem como proposta nos preparar para entrar em uma escola dessas, ou conseguir bolsas em escolas particulares. Durante a manhã, ia para o colégio. Durante a tarde, cursinho. Tudo ia bem, e tudo foi bem.Chega o dia da prova, presto, consigo passar em penúltimo na 1ª chamada. Foi uma festa, rsrs.Quando fui fazer a inscrição, haviam algumas opções de cursos: mecânica, informatica, eletrônica, mecatrônica.Sabe aquele pensamento que você tem sobre algo ou alguma coisa que você não entende, não tem ideia nenhuma do assunto ou área, mas pensa e acredita com plena certeza que é algo que você vai ter prazer de trabalhar, ou de fazer? Era isso que eu sentia. Logo de cara escolhi informática. Motivo? Gosto de mexer no computador. Gosto de jogos ( ragnarok ahahhaha ), e tinha uma visão de "nossa, vou fazer informática ficar fod$o e criar jogos muito lokos riariaria", mas não foi bem isso.No 1º ano, literalmente comecei caindo de paraquedas. Posso afirmar que consegui passar no vestibulinho por 90% mérito do cursinho e 10% mérito do meu antigo colégio. Por ser uma escola mais voltada para exatas, a matemática é muito difícil. Fiquei de recuperação pela primeira vez, e passei de conselho em matemática e física. Me salvei em química por pouco. Não que ter ficado de recuperação fosse algo estranho. Mais ou menos70% dos alunos ficam em 1 matéria, pelo menos.E outra, a escola onde eu estudei era fraca. Não era pública ( não quererendo de forma alguma desmerecer os que estudam nelas ), era particular, porem eu não tive nenhuma base de matemática, fisica e quimica, o que realmente me prejudicou muito. Ja as matérias tecnicas, eu gostava. Nunca foi por ser algo que eu realmente pensava "gosto muito disso", mas eu gostava por ser algo diferente das matérisaa convencionais, acredito. Teorias de lógica/programação, sistemas computacionais... Era divertido.Chega o natal. Ano novo. E então, depois de um tempo, volta as aulas. Aquela alegria de reencontrar os amigos, blablabla.Começa o ano: Programação em java. Muitas coisas geometrica ( que eu sabia nada, da outra escola), física, química. Tudo isso sendo jogado nos alunos.Eu nunca fui de estudar muito, porem nunca fui "vagabundo", não apenas eu, mas muitos da classe tirávamos notas péssimas, etc. E entao...

Desanimei de vez. Comecei a matar aula, ora saindo com amigos da outra escola/cursinho, ora vagando por ai, ora na lan house.Fiquei quase o 2 bimestre inteiro assim. (4 bimestres por ano).

Como era de se esperar, meus pais souberam, a  Diretora, etc, etc. Eis que conversamos. "você ainda pode recuperar o ano. Só tem que se dedicar, e não faltar mais".Eu não acredito que vou conseguir passar de ano. Não estou motivado. Eu não acho que esse curso é para mim. Sou ruim em exatas, e informática é pura exatas. Não estou indo nada bem em programação java, entre outras coisas.Uma coisa que sempre dizia desde pequeno era que eu queria ser dono de algo, mandar nas pessoas ( rsrs ), o que seria um administrador, no caso. Queria ter minha própria empresa, sabe?Estou pensando em falar com meus pais que não estou satisfeito com o curso. Que eu quero desistir dessa escola e ir para outra. Terminar o ensino médio, quem sabe fazendo curso de administracao em alguma etec, por exemplo, e depois ir para a faculdade, ou trabalhar. Não sei.Conversei ja com alguns professores. Eles me disseram que eu não sou o primeiro a dizer isso. Nem serei o ultimo, e todos me deram quase que a mesma resposta: Você pode continuar no curso, frustrado, e depois pode fazer algo relacionado a adm, quem sabe, ou pode sair do curso, não continuar fazendo algo que nao estou tendo prazer, e partir pra outra.

Estou confuso. Mas estou quase aceitando a segunda opção.

E vocês, o que acham? Ja passaram por isso? Tem alguma coisas que pode me ajudar?Se for pra mandar respostinhas toscas, nem mande, sério. Ja vou aproveitar e agradecer a todos que leram até o fim.... Acho que eu não teria paciencia de ler tudo isso, rsrs.

Link para o comentário
Share on other sites

Sinceramente? Sai do curso.Você tem 16 anos, sabe se comunicar e escreve super bem. Você pode fazer o que você quiser, o problema é que você não é maduro o suficiente pra escolher o que vai fazer pelo resto da sua vida, sabe? Me tomando como exemplo, quando eu tinha sua idade queria fazer ciências da computação pelo mesmo motivo que você: eu gostava de computador. Um ano depois, eu quis fazer direito. Outro ano depois, quis muito fazer Publicidade & Propaganda e trabalhar na área de criação (design) e comecei o curso.Só que dentro do curso eu não quis mais me especializar em design e me apaixonei por redação publicitária. Hoje, fazendo meu TCC, não gosto muito do meu curso e tudo que ele representa (criar necessidades), mas ainda AMO redação publicitária e pretendo continuar com isso até me estabelecer financeiramente e me dedicar em escrever algum livro ou coisa parecida. :)Minha dica é: pesquise sobre profissões, faça perguntas pra quem já está na área, visite os locais de trabalho dessas pessoas (é só ligar na empresa/agência/escritório e dizer que você está muito interessado na área, a maioria deixa você fazer uma visita) e SAIA DO ÓBVIO. Se você gosta mesmo de ADM, vai fundo, mas se você só escolheu porque é uma profissão comum, não faça. Você vai ficar surpreso com o tanto de coisa que você pode fazer pra ganhar dinheiro e tenho certeza que você vai encontrar algo que realmente te deixe ansioso pra trabalhar, sabe?ps: eu li até o fim.

Link para o comentário
Share on other sites

Não vale a pena mesmo continuar em algo que não te deixa satisfeito. Aconteceu comigo uma vez, um caso parecido. Passei numa escola técnica pra fazer o ensino médio, mas assim que cheguei lá percebi que não era o que eu queria. Mesmo com muitas pessoas dizendo que era um absurdo eu desistir depois de ter passado, eu o fiz. Completei o Ensino Médio na minha escola antiga, e hoje sou feliz fazendo o curso que escolhi, que é de uma área completamente diferente daquele curso técnico.

Link para o comentário
Share on other sites

Olha, eu também estou estudando na Federal, e eu acho que é igualzinho ao seu: 4 anos, 14 matérias técnicas, e o foco em exatas.

É, nesse início, a programação não é exatamente focada para jogos. Você primeiro aprende a fazer cálculos matemáticos, aí se você não gostar da área, não compensa mesmo.

Link para o comentário
Share on other sites

Começar dezistindo das coisas não e o caminho certo, como ja falaram voce e novo, acho sim que compensa terminar o curso, pois vc ja começou, o conhecimento nao e perda de tempo, se vc nao quizer seguir não tem problema, mais apenas não ira deixar uma coisa que vc começou pela metade, mais isso vai de cada um e envolve muita coisa, sente converse com sua familia e esponha seu ponto de vista para ver o que eles acham!

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Eu li tudo e acho bem difícil dar um parecer ou pitaco na vida alheia. O que tenho pra te dizer, que talvez você não saiba, é que qualquer curso relacionado à Administração terá muitas matérias de Exatas. Talvez mais do que você esteja cursando no momento (não tenho idéia de como seja o seu curso).Você tem que pensar bem se não vai estar trocando seis por meia-dúzia. O único conselho que te dou é: Faça, para o resto de sua vida, o que você tem prazer em fazer, não o que dá dinheiro, que dá status, que dá seja o que for. Quando a gente faz o que realmente gosta, a gente acaba sendo muito bom naquilo, o resto (dinheiro) é consequência. Porém, com 16 anos você não sabe nem o que vai comer na janta sem perguntar para seus pais. E isso é um problema.Quando eu era mais jovem, igual à você, eu adorava Língua Estrangeira e achava que meu sonho era ser professora de Línguas. Bom, fiz duas faculdades, Letras e Pedagogia, pra descobrir com 28 anos, que simplesmente odeio qualquer coisa relacionada à ensino. Amo Língua Estrangeira, como um hobby, como uma coisa que me satisfaz aprender, mesmo que sendo auto-didata.Moço, sinceramente? Eu terminaria o curso. Estudo, em qualquer área, nunca é demais. Um dia você pode precisar. Um dia você poderá não ter a oportunidade de fazer o curso que quer, mas tem aquele diploma encostado que pode te render o que precisa pra botar o sonho em prática. Repito, estudo nunca é demais. Você ainda tem 16 anos, e me parece saber do que quer, mas pense nisso, você pode se arrepender. Falta pouco,  uns aninhos quando se tem 16, não é nada e você ficará muito orgulhoso de você mesmo.Não sou do tipo "faça o que ama", "não ligue para o que os outros pensam" ou etc. A Sociedade não é assim. Você já está na metade do caminho, e vai desistir? Não fará isso pro resto da vida, está somente ganhando bagagem, nada mais que isso.Enfim, você se expressa bem. :)

Saudades. T-T

Link para o comentário
Share on other sites

Boa Kosher KokoaBom é o Seguinte. vou falar um pouco de mim e das minhas decisão. ai vc conclui.Meu Sonho: Ser Piloto de Aeronave 

Eu com 16 anos não tinha computador, meu pai limpava peixe na feira e eu ficava super feliz quando ele chegava e eu podia tirar as botas dos pés dele para ele me dar as moedas que ganhava de caixinha...

Naquela epoca tinha sempre uma equipe que ia fazer propaganda de um curso de Lotus la na escola... putz eu era louco para fazer esse curso... só pra poder mecher no computador hehehe.... mas no maximo o que meu pai podia pagar era um curso de datilografia...  que de tanto eu encher o saco dele ele me pagou rsrsrs... Estudava em uma escola onde eu acreditava ser o menos afortunado de inteligencia. pois tinha uma turma que fazia Senai e ainda recebia $$$ para estudar, achava o maximo isso... nunca tive duvida no que queria fazer. ja tinha em mente que se eu pudesse faria um curso de informatica, e depois faria o de piloto. pois um era um sonho e o outro uma grande vontade...Com 17 anos veio a 1º oportunidade de realizar meu sonho... fui me alistar na Aeronaltica .... Tenho 1,63 hoje acho que cresci rsrsrFui dispensado por um soldado que era do meu tamanho estando de bota enquanto eu estava de meia, na pesagem e medida. Alegou que eu tinha 1,58 e não poderia servir ao meu pais. pois a altura minima é 1,60. Desiludido. revoltado. ainda assim tentei servir o Exercito que me dispensou  por excesso de contigente, mesmo eu querendo servir.Então deixei para tentar realizar Depois....Hoje Tenho 30 Anos, Sou formado como Bacharel em Sistemas de Informação,  Trabalho como Programador.

Gastei R$10 mil em cursos  Logica e Java (programação orientada a Objeto.)  (e sério ainda não sei programar devo ser muito burro) 

Trabalho Programando em Oracle pl/SQL e Forms/ Reports  (programação estrutural).E não Tenho o Curso de piloto tão desejado. Pois é muito caro e ainda não posso faze-lo. Se me perguntar hoje o que eu mudaria nas decisões de minha vida.... Eu não mudaria absolutamente nada. Na época em que fiz a faculdade eu só podia pagar 1 mensalidade a cada 2 meses ... nunca conseguiria pagar o curso de piloto... mas não deixei de fazer a faculdade mesmo com todas as dificuldades....Infelizmente a vida traça seu proprio caminho mesmo que as vezes desejamos outro.Então faça o que a vida está lhe oportunando. mas não desista do que realmene deseja.   pois pode não estar ao seu alcance hoje mas mas o que está no seu alcance hoje pode garantir o seu amanhã.é Isso que tenho a dizer.eu li até o fim... quero ver se vc vai ler o meu até o fim rsrsrsr (ignore os erros gramaticais não ligo mais para isso hehehe)

Link para o comentário
Share on other sites

E vocês, o que acham? Ja passaram por isso? Tem alguma coisas que pode me ajudar?Ja vou aproveitar e agradecer a todos que leram até o fim.... Acho que eu não teria paciencia de ler tudo isso, rsrs.

1 - Uma coisa aprendi, vc nunca vai trabalhar no que gosta (pq se não tinha muita gente ganhando pra durmi e fica jogando o dia todo o/) mas vc pode gostar do que faz, um curso tecnico ja é para te prepar pro mercado de trabalho2 - Ja passei, tambem pensei em fazer informatica pelo mesmo motivo que o seu, mas tive curiosidade de ver toda a grade de matérias (quando li fiquei WTF IS THIS SHIT????), fiz um vestibulinho para fazer aprendiz de uma empresa, passei, nessa empresa aprendi muito, principalmente com o curso de adm que ela ofereceu, desobri uma area que eu gostava muito, e ia me dar bem, Logistica, hoje faço tecnico em logistica e sei (até agora), que é isso que eu gostei e quero fazer, não to fazendo pelo nome ou pelo que eu acho que sei, mas sim pq gostei do curso e da materia.3 - Saia do curso, se vc viu que não é isso que vc gosta, não se obrigue a terminar e ser um funcionario frustrado e mal humorado, ja que vai ter o tecnico, vc mesmo não querendo vai trabalhar nessa area, e ser uma pessoa insuportavel (sério trabalhei com uma pessoa que não queria fazer o que ela faz, era insuportalvel, reclamava de tudo, nunca nada tava bom, sempre faltava e dava problemas), pro seu bem, saia do curso e descubra um que voce goste, ele vai vir na sua mente, e sobre ser "dono de um negócio", simto muito te desmotivar, mas ja tenha algo em emnte do que fazer, como fazer, aonde fazer, ja tenha a ideia, não pense simplesmente: quero ser dono, sem nem mesmo saber do que. Pensa no que voce é bom, suas qualidades e defeitos (eu so um pouco perfecionista e presto atenção em aguns detalhes que pra muitos é inutil, mas na area que eu escolhi, um detalhe que eu muda, pode ou dobrar o custo ou reduzir pela metade, porem não consigo manter focado numa mesma coisa muito tempo, perco o animo facilmente, isso me logistica é bom porque nunca vai repetir, sempre vai ser algo novo, mesmo que vc trabalhe 30 anos, algo diferente vai acontecer e vc vai ter que se virar pra resolver), com isso veja qual area se pareça com vc, leia a grade de materias, corra atras de alguns atividade e do campo de trabalho.4 -  na UNIP, uma faculdade perto de onde eu moro, achei 2 cursos interessantes para o que vc disse que gostaria de ser:Gestão ComercialProcesso Gerenciasde uma olhada neles.

Link para o comentário
Share on other sites

Putz, adorei Lan.Deixa eu te contar uma coisa...Quando eu voltei pro Brasil, eu tinha muita vontade de fazer um curso de Mecânica de Aeronaves (pra você ver como de delicada, só tenho cara) e fui com um amigo me inscrever aqui. Não era muito caro, coisa de 400 reais ao mês, e fomos fazer. A vontade desse amigo era ser piloto, a vida toda mas sem condições pra isso. No fim das contas, eu não pude continuar pois o curso era pela noite e eu não tinha quem cuidasse das minhas crianças.Pois bem, esse amigo se formou e entrou pra TAM. A Empresa, vendo todo esforço do cara, dedicação e, principlamente, vontade de algo maior, pagou o curso de Piloto Particular pra ele, aqui na minha cidade. Ele ainda está fazendo o curso e está super feliz, segundo minha irmã, que também trabalha na TAM.Às vezes temos que ter outros meios mesmo pra chegarmos à um fim tão desejado.Enfim, como inspiração:6ozrk3.jpgFoto feita pela minha irmã prum concurso interno da TAM. :D

Saudades. T-T

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...