Ir para conteúdo

Ataque Aéreo e Contrachute, no Brasil e no mundo (?)


Posts Recomendados

1. Qual exatamente é a fórmula e taxa de ativação do (novo) Ataque Aéreo?

2. Quando que a Postura do Contrachute teve a taxa de ativação reduzida?

Enviei um ticket para o suporte, mas estou curioso em saber; o bROWiki me deixou mais que confuso, lá diz que a ativação do BB é de 0.1 por ponto de SOR, coisa que não é assim lá fora, também diz que a ativação do CK é de 15%, coisa que também não é lá fora.

No caso do chute é ainda mais estranho, porque eu me lembro bem, de quando eu jogava há muito tempo atrás como TK Ranker, que a taxa era de 20%, mas em certa altura, que não sei quando, a descrição passou a dizer 15% como as demais posturas.

A nova fórmula do BB foi aplicada inicialmente onde? Porque no servidor japonês, até onde eu sei, permanece a fórmula antiga, e—no limite da minha falta de coreano—no servidor original permanece inalterada, o mesmo se diz da taxa de ativação.

Link para o comentário
Share on other sites

Bom, eu recebi a resposta do ticket... Foi como o esperado, ou seja, neca de pitibiriba: :classic_unsure:

  • A questão com o bROWiki (e com todos outros sites) é que a desenvolvedora não fornece estas informações de fórmulas ou chances reais de ativação.
  • Todos os sites acumulam estas informações com base em testes e colaborações entre os próprios jogadores.
  •  Sendo assim, não tenho como responder estas suas dúvidas, pois informações realmente oficiais sobre elas não existem de fato.
  •  Muito servidores (acredito que todos) estão em pontos diferentes de conteúdos no Ragnarök e alguns passam por balanceamentos que outros ainda estão longe de experimentar. Isso é o que gera diferenças nas informações das habilidades e itens.
  •  Apesar disso tudo, espero ter ajudado de alguma forma.
  •  GM Arudi — Equipe de Atendimento WarpPortal BR

Fica aí a questão, de onde o @Dundé retirou os 0.1% de ativação por SOR e quando foi que a ativação do Contrachute caiu 5%, enquanto em todo o mundo ela permanece como antes, aos 20%.

Eu pretendo—algum dia—testar a ativação do Ataque Aéreo pra ver como vai ser, pensei que esse número do @Dundé tivesse sido obtido por testes que ele ou outra pessoa fizeram, desses projetos de engenharia-reversa, ou sei lá. A formula de ataque do BB foi modificada em 2018 (clique aqui), mas não há, em absolutamente nenhum lugar, um comunicado a dizer que a fórmula de ativação foi modificada, apenas a fórmula de ataque. Os dados de 0.33% vieram de múltiplas fontes, enquanto os dados de 0.10% vieram de um só lugar, o bROWiki, que parece ter se baseado no rAthena, um projeto de engenharia-reversa que teve uma a mudança na fórmula ao mudar a linguagem de programação (de C para C++) usada no programa de habilidades.

No entanto, parece ter havido algum engano da parte do @Dundé, pois a "nova" fórmula (skill.cpp) no rAthena não modificou a taxa de acerto, são 10 pontos de SOR que serão divididos por 3, dando em 0.33% como na antiga fórmula. Interessante notar que é o mesmo código usado no caso do Worg, mas na bROWiki o valor continua o mesmo de antes; a modificação do rAthena também adiciona o valor 1 ao final, mas não sei dizer ao que se refere, eu precisaria saber mais do funcionamento interno do motor, coisa que eu não sei.

Em C++ a preferência é pela divisão/multiplicação, só depois vem adição/subtração, mas esse resultado pode ser modificado lá na frente para sei lá o que, se para que a habilidade já venha com ao menos 1% de acerto mesmo sem pontos de SOR, se realmente será adicionado o valor 1 ao atributo SOR na operação, como se 9 pontos de SOR fossem na verdade 10 pontos de SOR, se para que ao cair com os valores em algo como 0.999% o ponto adicional transforme em 1%.

Para todos os casos, ou teremos a mesma ativação de antes, 0.33% por ponto de SOR, ou teremos uma percentagem ainda maior, nunca menor. Se alguém tiver o contato do @Dundé, por favor, repasse essa informação.

Editado por Karim Khan Kirmani
Link para o comentário
Share on other sites

Eu fiz um teste rápido da ativação do Ataque Aéreo em um Sentinela com 122 pontos de Sorte.

Possibilidades:

  • Caso seja 1% a cada 10 SOR, daria 12% de ativação
  • Caso seja 1% a cada 3 SOR, daria 40% de ativação

Atacando 200 vezes, tive 75 ativações do Ataque Aéreo, dando 37.5% de ativação nos meus ataques.

Com este teste fica bem claro que ainda é 1% a cada 3 SOR, e não a cada 10 pontos.

 

Sobre o Contrachute, no bROWiki a informação está como 15% desde 2016, antes disso a página não existia (se existia era em outra página que foi descontinuada). As outras 3 posturas também constam como 15% de ativação.

No iROWiki o Contrachute diz que são 20% e as outras 3 posutras são 15%, o que é estranho.

Eu fiz um teste com 200 ataques e deram 29 ativações, o que dá 14.5% de ativações. Isso leva a entender que o correto seria 15% de chance mesmo.

  • Thanks 1

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, Magnatrom disse:

Eu fiz um teste rápido da ativação do Ataque Aéreo em um Sentinela com 122 pontos de Sorte.

Possibilidades:

  • Caso seja 1% a cada 10 SOR, daria 12% de ativação
  • Caso seja 1% a cada 3 SOR, daria 40% de ativação

Atacando 200 vezes, tive 75 ativações do Ataque Aéreo, dando 37.5% de ativação nos meus ataques.

Com este teste fica bem claro que ainda é 1% a cada 3 SOR, e não a cada 10 pontos.

 

Sobre o Contrachute, no bROWiki a informação está como 15% desde 2016, antes disso a página não existia (se existia era em outra página que foi descontinuada). As outras 3 posturas também constam como 15% de ativação.

No iROWiki o Contrachute diz que são 20% e as outras 3 posutras são 15%, o que é estranho.

Eu fiz um teste com 200 ataques e deram 29 ativações, o que dá 14.5% de ativações. Isso leva a entender que o correto seria 15% de chance mesmo.

Perfeito, muito obrigado mesmo, eu teria um trabalhinho para arredondar a SOR, então ia deixar pra fazê-lo no final de semana, mas com o teu teste eu nem vou fazer mais, estou confortável com isso. Agora é checar se a fórmula de DEX e AGI está correta, vou ver se faço nesse final de semana um caçadorzinho só pra testar com mais calma.

Sobre a postura, em anexo a descrição coreana e japonesa da postura:

image.png.c6522fa84395d58f5d3d1e71895a7716.png

image.png.2ac296493af639013be88ea96f804565.png

  • 공격을 적에게 히트시켰을때 20%의 확률로 카운터 준비자세를 취합니다.
  • 攻撃がヒットした時に20%の確率でアプチャオルリギの構えをとる。
  • Quando um ataque golpeia a um inimigo, há 20% de chance de assumir uma postura de preparação para contrachute.

Agora, por que diabos apenas no servidor brasileiro isso acontece? O GM no ticket disse que pode ter sido em função de balanceamento, mas isso absolutamente não faz nenhum sentido, na verdade soa ofensivo, pois, a diferença dos 5% existe porque o Contrachute é diferente das demais habilidades, digo, em ordem de qualidade os chutes são:

  1. Chute do Tornado: 300% de dano em todos os inimigos próximos.
  2. Rasteira: 400% de dano no alvo específico e empurrão com chances de atordoamento nos inimigos próximos.
  3. Patada Voadora: 300% de dano com altas chances de atordoamento no alvo específico.

O Contrachute dá 400% de dano certo em um alvo específico, mas é apenas isso, apenas dano certo em um único alvo, dessa forma os desenvolvedores colocaram mais 5% de chance no que seria a pior das habilidades de chute do Taekwon. Isso não foi uma medida de balanceamento, foi uma burrada brasileira que nunca deveria ter acontecido e nunca aconteceu em algum outro lugar.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...