Karim Khan Kirmani Posted April 24 Share Posted April 24 1. Qual exatamente é a fórmula e taxa de ativação do (novo) Ataque Aéreo? 2. Quando que a Postura do Contrachute teve a taxa de ativação reduzida? Enviei um ticket para o suporte, mas estou curioso em saber; o bROWiki me deixou mais que confuso, lá diz que a ativação do BB é de 0.1 por ponto de SOR, coisa que não é assim lá fora, também diz que a ativação do CK é de 15%, coisa que também não é lá fora. No caso do chute é ainda mais estranho, porque eu me lembro bem, de quando eu jogava há muito tempo atrás como TK Ranker, que a taxa era de 20%, mas em certa altura, que não sei quando, a descrição passou a dizer 15% como as demais posturas. A nova fórmula do BB foi aplicada inicialmente onde? Porque no servidor japonês, até onde eu sei, permanece a fórmula antiga, e—no limite da minha falta de coreano—no servidor original permanece inalterada, o mesmo se diz da taxa de ativação. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Karim Khan Kirmani Posted April 25 Author Share Posted April 25 (edited) Bom, eu recebi a resposta do ticket... Foi como o esperado, ou seja, neca de pitibiriba: A questão com o bROWiki (e com todos outros sites) é que a desenvolvedora não fornece estas informações de fórmulas ou chances reais de ativação. Todos os sites acumulam estas informações com base em testes e colaborações entre os próprios jogadores. Sendo assim, não tenho como responder estas suas dúvidas, pois informações realmente oficiais sobre elas não existem de fato. Muito servidores (acredito que todos) estão em pontos diferentes de conteúdos no Ragnarök e alguns passam por balanceamentos que outros ainda estão longe de experimentar. Isso é o que gera diferenças nas informações das habilidades e itens. Apesar disso tudo, espero ter ajudado de alguma forma. GM Arudi — Equipe de Atendimento WarpPortal BR Fica aí a questão, de onde o @Dundé retirou os 0.1% de ativação por SOR e quando foi que a ativação do Contrachute caiu 5%, enquanto em todo o mundo ela permanece como antes, aos 20%. Eu pretendo—algum dia—testar a ativação do Ataque Aéreo pra ver como vai ser, pensei que esse número do @Dundé tivesse sido obtido por testes que ele ou outra pessoa fizeram, desses projetos de engenharia-reversa, ou sei lá. A formula de ataque do BB foi modificada em 2018 (clique aqui), mas não há, em absolutamente nenhum lugar, um comunicado a dizer que a fórmula de ativação foi modificada, apenas a fórmula de ataque. Os dados de 0.33% vieram de múltiplas fontes, enquanto os dados de 0.10% vieram de um só lugar, o bROWiki, que parece ter se baseado no rAthena, um projeto de engenharia-reversa que teve uma a mudança na fórmula ao mudar a linguagem de programação (de C para C++) usada no programa de habilidades. No entanto, parece ter havido algum engano da parte do @Dundé, pois a "nova" fórmula (skill.cpp) no rAthena não modificou a taxa de acerto, são 10 pontos de SOR que serão divididos por 3, dando em 0.33% como na antiga fórmula. Interessante notar que é o mesmo código usado no caso do Worg, mas na bROWiki o valor continua o mesmo de antes; a modificação do rAthena também adiciona o valor 1 ao final, mas não sei dizer ao que se refere, eu precisaria saber mais do funcionamento interno do motor, coisa que eu não sei. Em C++ a preferência é pela divisão/multiplicação, só depois vem adição/subtração, mas esse resultado pode ser modificado lá na frente para sei lá o que, se para que a habilidade já venha com ao menos 1% de acerto mesmo sem pontos de SOR, se realmente será adicionado o valor 1 ao atributo SOR na operação, como se 9 pontos de SOR fossem na verdade 10 pontos de SOR, se para que ao cair com os valores em algo como 0.999% o ponto adicional transforme em 1%. Para todos os casos, ou teremos a mesma ativação de antes, 0.33% por ponto de SOR, ou teremos uma percentagem ainda maior, nunca menor. Se alguém tiver o contato do @Dundé, por favor, repasse essa informação. Edited April 25 by Karim Khan Kirmani Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Magnatrom Posted April 25 Share Posted April 25 Eu fiz um teste rápido da ativação do Ataque Aéreo em um Sentinela com 122 pontos de Sorte. Possibilidades: Caso seja 1% a cada 10 SOR, daria 12% de ativação Caso seja 1% a cada 3 SOR, daria 40% de ativação Atacando 200 vezes, tive 75 ativações do Ataque Aéreo, dando 37.5% de ativação nos meus ataques. Com este teste fica bem claro que ainda é 1% a cada 3 SOR, e não a cada 10 pontos. Sobre o Contrachute, no bROWiki a informação está como 15% desde 2016, antes disso a página não existia (se existia era em outra página que foi descontinuada). As outras 3 posturas também constam como 15% de ativação. No iROWiki o Contrachute diz que são 20% e as outras 3 posutras são 15%, o que é estranho. Eu fiz um teste com 200 ataques e deram 29 ativações, o que dá 14.5% de ativações. Isso leva a entender que o correto seria 15% de chance mesmo. 1 Quote Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 | Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Karim Khan Kirmani Posted April 25 Author Share Posted April 25 1 hora atrás, Magnatrom disse: Eu fiz um teste rápido da ativação do Ataque Aéreo em um Sentinela com 122 pontos de Sorte. Possibilidades: Caso seja 1% a cada 10 SOR, daria 12% de ativação Caso seja 1% a cada 3 SOR, daria 40% de ativação Atacando 200 vezes, tive 75 ativações do Ataque Aéreo, dando 37.5% de ativação nos meus ataques. Com este teste fica bem claro que ainda é 1% a cada 3 SOR, e não a cada 10 pontos. Sobre o Contrachute, no bROWiki a informação está como 15% desde 2016, antes disso a página não existia (se existia era em outra página que foi descontinuada). As outras 3 posturas também constam como 15% de ativação. No iROWiki o Contrachute diz que são 20% e as outras 3 posutras são 15%, o que é estranho. Eu fiz um teste com 200 ataques e deram 29 ativações, o que dá 14.5% de ativações. Isso leva a entender que o correto seria 15% de chance mesmo. Perfeito, muito obrigado mesmo, eu teria um trabalhinho para arredondar a SOR, então ia deixar pra fazê-lo no final de semana, mas com o teu teste eu nem vou fazer mais, estou confortável com isso. Agora é checar se a fórmula de DEX e AGI está correta, vou ver se faço nesse final de semana um caçadorzinho só pra testar com mais calma. Sobre a postura, em anexo a descrição coreana e japonesa da postura: 공격을 적에게 히트시켰을때 20%의 확률로 카운터 준비자세를 취합니다. 攻撃がヒットした時に20%の確率でアプチャオルリギの構えをとる。 Quando um ataque golpeia a um inimigo, há 20% de chance de assumir uma postura de preparação para contrachute. Agora, por que diabos apenas no servidor brasileiro isso acontece? O GM no ticket disse que pode ter sido em função de balanceamento, mas isso absolutamente não faz nenhum sentido, na verdade soa ofensivo, pois, a diferença dos 5% existe porque o Contrachute é diferente das demais habilidades, digo, em ordem de qualidade os chutes são: Chute do Tornado: 300% de dano em todos os inimigos próximos. Rasteira: 400% de dano no alvo específico e empurrão com chances de atordoamento nos inimigos próximos. Patada Voadora: 300% de dano com altas chances de atordoamento no alvo específico. O Contrachute dá 400% de dano certo em um alvo específico, mas é apenas isso, apenas dano certo em um único alvo, dessa forma os desenvolvedores colocaram mais 5% de chance no que seria a pior das habilidades de chute do Taekwon. Isso não foi uma medida de balanceamento, foi uma burrada brasileira que nunca deveria ter acontecido e nunca aconteceu em algum outro lugar. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts