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Exibindo conteúdo com a maior reputação em 01/30/2023 em todas áreas

  1. Atenção: O guia antigo havia sido postado pelo Dan. Então, de qualquer forma, eu teria de postar a minha versão para ficar acessível aos updates. A forma como o guia se apresenta aqui é a mesma que eu utilizo no Facebook. Estarei atualizando sempre que ocorrer algo. Um Arcebispo ME tem a vida voltada a matar mob monstros da Raça Demônio e monstros de Propriedade Maldita. É capaz de solar instâncias como Pesadelo Musical e Charleston em Crise, ou ajudar no dano da party em instâncias como Maldição de Glast Heim. Também atua de suporte em momentos em que não terá como ajudar a matar algum monstro. Habilidade em foco: Magnus Exorcismus Descrição: http://browiki.org/wiki/Magnus_Exorcismus ------------------------------------------------------------------------- - ÁRVORE DE HABILIDADES RECOMENDADA - Fica a critério do criador do personagem adaptá-la aos seu gosto e necessidade. NOVIÇO Benção 10, Cura 10, Agilidade 10, Medicar 1, Escudo Sagrado 1, Revelação 1, Proteçao Divina 5, Água benta 1 @Thor: Angelus 10 @Valhalla: Angelus 4, Teleporte 2, Portal 4 Medicar ajuda no up solo com ME, principalmente sendo mais low level. Diminuir agilidade pode não ser muito bem utilizada uma vez que um sacerdote ME lidará com mobs. Porém, fica a critério do jogador mudar as habilidades conforme necessidade. SUMO-SACERDOTE Magnificat 3* Ressuscitar 4 Esconjurar 3 Graça Divina 1 Recuperar SP 5 Lex Divina 5 Lex Aeterna 1 Aspersio 4 Magnus Exorcismus 10 Escudo Mágico 10 Santuário 7 Kyrie Eleison 1 Assumptio 5 Impositio Manus 5** Meditatio 5 Assumptio é importantíssimo nessa build, uma vez que não sobra pontos para um Kyrie que aguente tantos hits, além de poder mobar absurdos. Ressuscitar 4 ajuda bastante por não ter cast (e matar, por exemplo, os pianos de Pesadelo bem mais rápido) e quando o arcebispo fizer função de suporte. Porém, como sempre, fica a critério de quem monta. ARCEBISPO Clementia 3 Sopro Divino 3 Curatio 2 Criar Ancilia 1 Epiclesis 1 Oratio 10 Praefatio 5 Sacra 5 Canto Candidus 3 Offertorum 1* Lauda Agnus 2 Lauda Ramus 2 Gênese 1 Silentium 5 O resto dos pontos (8) podem ser aplicados aos buffs que se quer em maior nível. Silentium 5 ajuda a upar em lugares como Santuário de Odin. * remove o status negativo Alucinação ------------------------------------------------------------------------------ ATRIBUTOS INTELIGÊNCIA Recomendado: 120 Alguns equipamentos importantes para a build, como a Bíblia Sagrada, têm seu dano baseado no atributo base. Com 120 int, a Bíblia proporciona 120% de dano de ME. Também é necessário para a utilização de Mob Scarf/Lenço Infame. Cada 1 ponto de INT proporciona: Ataque mágico base +1,5. SP máximo +1% (multiplicativo). Efetividade de cura dos itens que regeneram SP +1%. Tolerância a sono e Sono Profundo +1%. Reduz levemente o tempo de conjuração variável Cada 2 pontos de INT: Defesa mágica base +1. Velocidade de regeneração natural de SP +1 a cada segundo. Cada 6 pontos de INT: Velocidade de regeneração natural de SP +1 a cada segundo. DESTREZA Recomendado: 120 Dex é o principal atributo atuante na diminuição da conjuração variável. Além disso, equipamentos Botas Temporais DEX (-0,5s conjuração fixa) requerem 120 dex base para obtenção do bônus. Outros, como o Mob Scarf, requerem 120 de dex para alcançar o bônus máximo de atkm que o equip oferece. Cada 1 ponto de DES oferece: Reduz o tempo de conjuração variável. Cada 5 pontos em DES: Ataque mágico base +1. Defesa mágica base +1. VITALIDADE Recomendado: 100 Vitalidade é o que confere resistência ao arcebispo, sendo muito importante para um mobber como AB ME. Eu recomendo 100 vit + 60 agi para a obtenção de 10% de HP que o mob scarf oferece. Cada 1 ponto de VIT fornece: HP máximo +1% (multiplicativo). Efetividade de cura de itens que regeneram HP +2%. Tolerância a envenenamento, envenenamento mortal e atordoamento +1%. Tolerância a Grito da Mandrágora +0,2%. Aumenta a tolerância a incêndio, hipotermia e cristalização. Reduz a duração de envenenamento, envenenamento mortal e atordoamento. Duração de incêndio, hipotermia e cristalização -0,1 segundo. Cada 2 pontos de VIT: Defesa física base +1 Cada 5 pontos de VIT: Defesa mágica base +1 Velocidade de regeneração natural de HP +1 a cada segundo. Cada 200 pontos de HP máximo aumenta a velocidade de regeneração natural em +1. SORTE Recomendado: 61 Sorte ajuda no ataque mágico base, além de dar tolerância a coma (MvPs como Dark Lord/Senhor das Trevas dão coma) e ajudar na esquiva. Cada 1 ponto em SOR proporciona: Tolerância a coma e maldição +1%. Tolerância a Grito da Mandrágora +0,2%. Cada 3 pontos em SOR oferecem: Ataque mágico base +1. Cada 5 pontos em SOR garantem: Esquiva +1. Tolerância a ataques críticos +1%. Cada 10 pontos em SOR: Esquiva perfeita +1. AGILIDADE Recomendado: 60 A agilidade ajuda na esquiva do personagem e na tolerância a sono e a sangramento. Também contribui para a DEF base. Eu recomendo 100 vit + 60 agi para a obtenção de 10% de HP que o mob scarf oferece. Cada 1 ponto de AGI proporciona: Esquiva +1. Aumenta a velocidade de ataque. Tolerância a sangramento e sono +1%. A cada 5 pontos em AGI: Defesa física básica +1. FORÇA Recomendado: aqueles pontos que sobram ou que você realmente queira por por ser looter. A força, para um AB ME, é quase inútil. O mais interessante dela é a capacidade de carga, porém pode ser resolvido com Passe Antigravitacional. Cada 1 ponto em FOR: Capacidade de carga +30. ----------------------------------------------------------------------------- EQUIPAMENTOS Tentei separar aqui por custo (update: jogo no Thor, não estou com muita noção dos preços hoje, mas basta dar uma busca ), sem separar se é para up ou mvp por um simples motivo: Com a existência do Combo Neo Punk, não vejo justificativa para investir em Vespers em um Arcebispo deste tipo. Basicamente, o que se utilizaria para upar seria o mesmo para mvpar. TOPO $$$$ +11 Quepe do Amistr ou +11 Chapéu do Éden Óculos ou Ó. Escuros[1] Lenço Infame +11 Bíblia Sagrada [Marca-Tempo/Apocalipse Infernal] ou +12 Vara Sagrada (3/4+) [Marca-Tempo] +11 Vestido Abissal +14 Asas de Rudo [Livro Antigo Danificado] +12 Botas Temporais INT ou DES (spell 5/ epifania ou euforia)[Bispo Decadente] ou [Cookie Aterrorizante] +12 Coelho Macabro [Neo Punk] 2 Lágrimas de Valquíria [Mula sem Cabeça] $$$ +11 Quepe do Amistr ou +11 Chapéu do Éden Orelhas de Kardui1 Fragmento de Yggdrasil1 +11 Bíblia Sagrada [Marca-Tempo/Apocalipse Infernal] ou +12 Vara Sagrada (3/4+) [Marca-Tempo] +11 Vestido Abissal +10 Asas de Rudo [Livro Antigo Danificado] +9 Botas Temporais INT ou DES (spell 5/ epifania ou euforia)[0] ou +9 Sapatos da Penitência5 +12 Coelho Macabro [Neo Punk] 2 Lágrimas de Valquíria [Mula sem Cabeça] $$ +8 Chapéu do Éden ou +9 Laço Divino Orelhas de Kardui1 Biscoito de Coração +5 Bíblia Sagrada [Marca-Tempo/Apocalipse Infernal] ou +8 Vara Sagrada(3/4+) [Marca-Tempo] +9 Vestido Abissal +9 FAW4 (spell 4/4/4+) [Livro Antigo Danificado] +6 Botas Temporais INT ou DES (spell 5/ epifania ou euforia)[0] ou +7 Sapatos da Penitência6 Bíblia de Exorcismo [Neo Punk] 2 Lágrimas de Valquíria [Mula sem Cabeça] $ +0 Laço Divino ou +0 Chapéu do Éden Orelhas de Kardui Rabo de Gato +1 Bíblia Sagrada [Marca-Tempo/Apocalipse Infernal] ou +6 Vara Sagrada (spell 3/3+) [Marca-Tempo] +7 Vestido Abissal +7 Manto da Bruxa +3 Botas Temporais INT ou DES (spell 5)[0] Bíblia de Exorcismo7 [Neo Punk] Combo Espiritual5 [Mula sem Cabeça + Fen] PETS Dokebi (+1% dano mágico) Deviruchi (+1% dano mágico) Miyabi Ningyo (-3% cast variável, +1 int) Pesadelo (+1 int, imunidade a sono) CARTAS TOPO/MEIO Kiel (-30% pós-conjuração) – ME possui 4s de pós-conjuração. Portanto, pode ser bem vinda. Abelha Rainha (anula o gasto de gema) – ME consome 1 gema azul para ser lançada. Se for a carta original, talvez nem precise fazer switch, já que o gasto de sp é bem pequeno. Porém é bom tomar cuidado ao usar em conjunto com biscoito de coração, ou mesmo se for a carta selada. Vesper (ignora 30% da defm de chefes) / Vesper Selada (ignora 15% da mdef de chefes) – Alguns MvPs como Drácula e Dark Lord possuem defesa mágica alta. Fenris (+25 atkm) – É carta para hat que mais dá atkm bruto – que não é chefe de instância cof cof. APENAS TOPO Kathryne Keyron (-1% cast variável por refino do hat, +2% atkm se +9) – uma boa carta para ajudar no cast e ganhar um bônus de atkm, mas em equips mais antigos que já a tiverem. Fenris Fenrir (atkm +50, -70% cast fixo. +5 atkm por refino) – Na minha opinião, é a melhor carta pra por no topo, por ajudar no dano em todos os bichos, incluindo mvps de baixa defm, e ajuda no cast fixo, tirando 20% a mais que sacra e combo celine. Celacanto Mutante (dano mágico +2%, dano mágico +1% e hp -1% a cada 2 refinos) – Se você dropar pode usar, dá um bom dano mágico. Porém, em refinos altos, tem que tomar cuidado com o HP. ARMADURA Tao Gunka (HP +100%, def e defm -50) – Não compensa usar a selada (def e defm -50%) - Se alguém usar, diga se é útil ou não, anyway. Ant Buyanne (ATKM +100) – Basicamente um poder de Odin 2 na armadura Amdarais (dano mágico e físico +15%, -666 de hp e -66 de sp a cada 4s) – Ótima opção também. Quanto ao debuff, nada que um renovatio não resolva. Amdarais Sombrio (dano mágico e físico +20%. Mesmo debuff da normal). Agav (atkm +5%, def -10) – Boa opção a baixo custo também Banshee Master (int +1, atkm +10) Peco Peco (HP +10%) – Útil pra quem não tem TG na hora do up. Dokebi (encanta a armor com Propriedade Vento, def+1) – útil caso você tente se suicidar tentando matar o Bafomé (caso você tenha um dano baixo nele, no caso q) Pasana (encanta a armor com Propriedade Fogo, def+1) – útil contra o DL, que dá a chuva de meteoros das trevas, literalmente. Peixe-Espada (encanta a armor com Propriedade Água, def+1) – útil contra o Drake. Existem armaduras elementais ou mesmo o colete EXC que pode ser encantado com propriedade. ARMA Vigia do Tempo (dano mágico +20%, custo de sp +10%). Celini Kimi (dano mágico +10%). Árvore Anciã (dano mágico contra morto vivo +10%) Apocalipse Infernal (dano mágico contra demônio +10%) Marca-Tempo (dano mágico contra demônio e amorfo +5%, ignora 50% da defm de demônio e amorfo em conjunto com a carta neo punk) – melhor carta pra se pôr na vara sagrada, desde que usada com a outra carta do combo. CAPA Raydric (resistência a neutro +20%) – útil em todas as situações. Principal carta usada. Livro Antigo Danificado (ATQM+5 a cada 10 de INT) - bom para boost de dano, ainda mais com 120 INT. Existem diversas cartas que dão resistência a neutro em porcentagens variadas, e outras que conferem resistência a outras propriedades. Existe a Deviling (+50% resistência a neutro, -50% a todas as outras propriedades), mas não recomendo pelo “debuff”. Você não vai levar dano neutro o tempo todo, e isso pode acabar afetando. Pode-se ver as outras cartas aqui: http://browiki.org/wiki/Lista_de_Cartas#Propriedade ESCUDO Khalitzburg (resistência a demônios +30%) – útil para solar Pesadelo Musical Ursinho (resistência a morto-vivo +30%) – útil pra ajudar em OGH e pra upar em 1f Britoniah (apesar de que existem um ou outro diabinho rondando por ali) Hodremlin (resistência a todos os tamanhos +15%, chance de dar P. dodge +30) – útil em qualquer situação, como mobar em Nifflheim, cujo mob é composto de demônios e morto-vivos, ou dentro da pirâmide com as Ísis e Múmias Alice (resistência contra chefes +40%, +40% de dano de monstros normais) – Melhor carta contra MvP. Mas você pode sempre reaproveitar suas cartas normais como Khalitzburg ou Ursinho também que, inclusive, talvez sejam mais eficientes contra os mobs. Carta Neo Punk (resistência contra demônio e amorfo +25%. Comba com a carta Marca-Tempo ignorando defm dessas raças) - Substitui a Khalitzburg Carta Bijou (dano mágico e físico +10%, imunidade a congelamento). Outras cartas: http://browiki.org/wiki/Lista_de_Cartas#Ra.C3.A7a SAPATO Sapatos da Penitência não têm slot. Temporal DEX tem a versão sem (mais fácil de se obter) e a versão slotada e encantada. De qualquer forma, caso use algum sapato com slot, é possível usar alguma carta que ajude, como: Egnigem Cenia Chefe (HP e SP +10%, 50 de hp e 10 de sp a cada 10s) – Erm. Só se você realmente quiser investir. Anyway, está na lista. Egnigem Cenia Chefe Selada (HP e SP +5%, 50 de hp e 10 de sp a cada 15s) – idem Matyr (HP +10%, agi +1) – Boa opção pelo HP Verit (HP e SP +8%) Ácidus Dourado (se o sapato não for maior que +4, HP e SP +8%, hp e sp regen +5%) – outra opção útil. ACESSÓRIO Mula sem Cabeça (dano mágico de propriedade sagrado e água +20%) - Melhor carta pelo dano Belzebub (-30% cast variável). Boa opção se você odeia seu cast, mas carinha né Belzebub selada (-15% cast variável) - idem Scaraba (+20 atkm). Carta mais barata que você pode usar. Fen (+15% cast variável, não pode ser interrompido) - recomendo usar apenas no combo anel espiritual + presilha/rosário. Sobre o combo Vara Sagrada + Bíblia do Exorcismo Ao usar o combo, existe a possibilidade de autocast de esconjurar, podendo quebrar o cast de ME. Além disso, esconjurar tem alto delay. Aconselho levar balas de guaraná para potar após a skill (ou mesmo após o ME, se houver urgência). A bala de guaraná substitui o delay atual pelo delay da agilidade, que é minúsculo.
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  2. Booooooooaaaaaa tarde Aventureiros!!! Vindo diretamente das profundezas do discord, com vcs o resumo do resumo do KN de hoje. A galera das woes volta à ativa e está previsto um evento para amanhã, que não foi detalhado, mas vamos ficar na torcida pra ser legal né? Também recomeça o Logue e Ganhe amanhã. Já tem data de previsão pra Turn In, pro Festival de Brasilis dia 14/02 e para Fazendeiro em março. É isso, tomara que a manutenção saia sem problemas e possamos ter uma semana divertida em nosso querido joguinho 2D. (Fiquei tão feliz que o rufio falou de mim no KN de hoje?)
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  3. https://www.divine-pride.net/database/skill/3006/kunai-explosiva nessa parte itens, tem os itens relacionados com a skill, eu só n sei dizer de onde é cada coisa, se é rops, ep ou n.
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  4. Decidi por fazer um Rogue lá no Valhalla. Obrigado pessoal! O início do noob chegou hehehehe
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  5. 49 itens novos??? Deve ser do evento novo, talvez? Mas é muito item pra um evento só!! Deve ser item da loja também. E tem o Ticket também. Voltando essas guerras!! E os broadcasts chatos no meu chat!! Esperando as Ilusions novas, pela Certeira e Baze Ilusionais!! Só dia 14 pra entrar os eventos legais. Não colocaram a data do Fazendeiro!! Quero ver se faço mais coisas no evento de Brasilis dessa vez, se der tempo. Não gosto nem de ler esse nome, Mega e Cena!! Evento sem graça. E me lembra do Lírio Branco!! Vlad !!! Use seu status com o Rufio para exigir a inclusão do S.A. na Fada do Éden !!! E também um visual alternativo para o S.A. EX!! Matar 1000 Fabres devia ao menos ser recompensado com um visual alternativo!!! Aproveita e pede logo dois visuais!! Um pra mágico e outro pra físico!! É o mínimo que a classe merece, e ainda serviria para compensar esse atraso na expansão de nível!!
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  6. Estou interessado em começar a jogar Ragnarok depois de muito tempo (pre-renewal) Eu estava vendo alguns vídeos de PvM/MvP/PvP e percebi que a grande maioria dos vídeos é o cara spammando a mesma skill pra sempre enquanto pota alguma coisa. Eu imagino que esse seja o "meta" do Ragnarok atual certo? Fazer uma build baseada na habilidade X, e spammar essa habilidade X pra causar um dano imenso. Mas isso me parece meio enjoativo. Eu queria saber se isso é uma característica do jogo em si, ou se existem classes que fogem disso, e normalmente estão ali usando umas 5, 6 habilidades pra jogar normalmente. Quais classes vocês acham que fogem desse tipo de gameplay? Quando eu jogava pre-renewal eu lembro do Hunter Trapper e o Monge serem algo parecido com isso, algumas opções pra você escolher o que fazer dependendo da situação. Quais classes hoje no bRO seriam mais parecidas com isso que procuro? Se puderem dar exemplos das skills usadas normalmente também agradeço muito. Valeu!
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  7. Tem o S.A. Arcano também. Ele tem acesso as habilidades básicas de Magos e Bruxos, então dá pra ter ataques mágicos de diferentes elementos tanto single target, com as lanças, quanto AoE, então dá pra se adaptar a diferentes inimigos e situações. Além de poder pegar umas habilidades de Noviços e Evoluções para suporte próprio, como Escudo Sagrado pra bloquear ataques a distância, buffs em geral. E é possível ativar outras habilidades através de equipamentos, como a arma Ancestral/Primordial, conjuntos de equipamentos sombrios, e outros. Também dá pra pegar outras habilidades de classe 1 e 2, então dá pra ficar bem versátil, e deve ficar relativamente forte dependendo dos equipamentos e do gasto, mas acredito que não tanto quanto as builds mais populares da classe. Mas S.A. é meio limitado com relação ao nível, por exemplo, e a build Arcana é meio que desprezada, por não ser tão eficiente como outras builds da classe como Tyr e Choque Rápido, que são as builds de ficar apertando só o mesmo botão. Então é algo mais hardcore!!
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  8. Ele parou de jogar. Porém deixou o Guia ai pra ajudar a Comunidade do bRO. Tenho planos para fazer uma versão atualizada desse tipo de Guia (se bem que o Guia do Skate ainda está 100% válido), um dia desses sai!
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  9. Já passaram dois dias. Honestamente, não pensei em responder porque não entendo de feiticeiros e não sei sobre a situação em Cheffenia. Mas se nem mesmo o tutor apareceu pra responder... Musa tem DPS interessante. Sobre instâncias, dá pra fazer até Glast Heim Sombria. Não sei sobre o Templo do Demônio Rei, embora tenha visto figuras familiares entrando na instância. Bio5... é até possível jogar solo. É difícil, embora seja possível. Mas durante esse tempo, não vi outra musa, mas também nunca vi feiticeiro por lá. Cesta das Maravilhas é uma das opções. As outras seriam Ornamento Divino com Kiel D-01, Tapa Olho Cósmico e até Diadema do Serafim.
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  10. Quando eu fiz o teste de Insurgente usando o Angeling, óbvio que o tapa deu mais dano, mas foi coisa de 5~10% de dano, PELO investimento não vale, mas se tiver afim... Eu optei pela cestinha, porque tem o slot livre e eu pude optar por por uma marduk por exemplo... Assim, se tiver a necessidade de por uma carta meio (até mesmo kiel) é bem valida sim a troca se não e quiser manter o tapa... Como eu jogo de classe ranged Insurgente/musa/Renegado pra mim compensava mais... Mas é gosto eu não pago mais por um tapa (1.2b em média) quando posso usar a cestinha (40kk ±)...
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  11. Realmente não entendo qual é a da staff, tipo, Ragnarok já é um jogo antigo (MUITO ANTIGO) a player base já é pequena e maioria pai de família trabalha e pouco tempo tem de Farm (pra farmar horas a fio um item 0.01%), e está disposto a investir algum $$ pra ajudar o servidor up... vamos combinar aqui alguns gatos pingados fogem desse padrão, a esmagadora maioria trampa o dia todo e no final do dia quer matar monstro voador pra "relaxar" a tempo Ragnarok já não é "um estilo de vida"... Então o mínimo sensato seria cativar essa galera que curte o jogo, agora os malucos realmente fazem força para desestimular evento a evento, tempo a tempo, aí do nada vem o maluco e fala "ahhh mas a Gravity vai procurar fechar os servidores piratas porque eles afastam os players do nosso servidor" ieheueheuheueh façam um examezinho de cuca... Realmente acham que da "graça" jogar um jogo que em TUDO você só progride/evolui minimamente com uma roleta doentia, que uma média de 100 tentativas é mais que 10% do salário mínimo? (Falando de ticket) aí todo evento só vem para favorecer uma mínima galera que paga um carro por mês no jogo e fica um servidor abandonado só com os mesmos players??? Realmente acham que o bRO é convidativo? Eu mesmo, tenho alguns poucos amigos que me perguntam se vale a pena jogar o bRO e a resposta é a mesma, se todo mês você tiver disposto a investir um mini salário pra jogar um servidor atrasado/bugado/nerfado a vontade, se não, se quiser jogar, evoluir mesmo que lento mas você sente a evolução do char qualquer private é melhor, eventos f2p estão cada vez piores e acabam cada vez mais com o farm... A gente joga Ragnarok porque gosta muito do jogo, das histórias ou qualquer coisa imersa, eu mesmo, se não tivesse os amigos que eu tenho aqui (atualmente no servidor só restam 2) já teria quitado a tempos, tá ficando cada vez tosca a postura da staff, por exemplo, quest de acesso ao mapa novo de farm, blz descobriram o bug, esperaram 15 dias pra corrigir uma coisa, que já sabiam o problema, poderiam só ter tido a boa vontade de fechar o servidor arrumado o bug e pah, destino das cartas bugado aí a anos... o episódio da quest de monge foi de longe a coisa mais cômica que eu vi... Daqui a pouco (realmente daqui a pouco) o bRO vai se resumir em um servidor fantasma com mesma rodinha dos 100 que investem o celtinha azul por mês, por que não vai ter um player novo, e cada vez mais galera migrando xDDD
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