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[Guia] MVP para RG - por Guardiana Æterna vol.[3/5]


Æterno

Posts Recomendados

O guia dos MVPs das Galáxias vol.[3/3]

Este guia faz parte do Guia dos MVPs das Galáxias; Não se recomenda sua leitura separada.

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Locais de UP:

 

TvxL8Na.jpg

Saudações; sou Diego Carvalho e farei uma breve apresentação antes de continuar;

tenho 23 anos, jogo a quase 4 em personagens como:

guardiana æterna; loki·¸·, »maldita¸·, rinelfa, crudele sendor, etc.

 

Fui fã da classe desde quando me sugeriram, cerca de 1.5 ano depois que comecei a jogar. Até

então não entendia absolutamente nada consistente sobre o jogo; mas tive excelentes tutores

(isanio dm & toshio oliveira) que tiveram toda paciência do mundo me tirando dúvidas noob.

Mesmo eu estando afastado do jogo faço esse guia como retribuição & agradecimento pela paciência.

Espero sinceramente que tenha alguma serventia!

 

let's rök

 

 

 

O livro do Jogador

 

Capitulo 1: Abordagem

 

 

os esbanjadores vão negar;

os mais simples duvidarão.

Mas apresento-a para vocês aqui,

nua e crua.

Perturbadoramente verdadeira.

Peço perdão a vocês por antecipação.

 

NÃO ODEIE O JOGO...

ODEIE OS JOGADORES.

 

É o inverso de uma frase que vi certa vez em um livro;

"Não odeie o jogador / odeie o jogo"

Mesmo gostando da frase, em um jogo como ragnarok ela se inverte.

 

Vai vendo, a maioria tenta denegrir um jogo secular por não conseguir os objetivos em um dia.

Mas também observo é que ninguém repara que ali em baixo, quase soterrados

ainda existem - em pleno 2017 - jogadores completamente deslocados no jogo:

Em geral eles também se divertem - mas não saem do lugar.

- Não há guias ou instruções realistas voltadas pra eles.

 

Olham pros guias tops e nem se perguntam como chegar neles, de tão longe;

tão preocupados em serem tops que esquecem de entender o porquê dos equips;

muitos recorrem até mesmo a meios desonestos com pressa;

Aproveitam-se das pessoas, enganam, mendigam, usam bots, etc;

a última coisa que passará na cabeça dessas pessoas:

como subir no jogo mantendo a diversão?

Não conseguirão nem mesmo quando seus métodos derem algum "resultado".

 

JayRyTb.png

 

 

 

Mas, distante destes, ou dos que podem compensar a desinformação com Cash,

estão pessoas realmente empenhadas em aprender, que podem - ou não - ter

condições de adquirir bons equipamentos.

Principalmente esses serão o foco desse guia.

Mas, acima disso, esse tem também propósito de demonstrar um caminho.

Não até o topo, não; nem fui tão longe assim;

nem os métodos de Teseu: que era forte, audacioso, descuidado - corajoso;

e sim um caminho ignorado; o fio de ariadne

o método de contornar obstáculos.

 

Estarei empenhado em lhe mostrar.

 

 

 

Capitulo 2: Uma Nova Aventura (nv 1 ao nv 99)

 

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Essa parte do guia será dedicada a personagens já renascidos,

dúvidas sobre set's de up antes de transclasse podem ser tirada no antigo guia do Vínis, onde ele apresenta a Foice.

Apresentarei sempre equipamentos/consumíveis visando praticidade;

Alguns por isso dirão:

[highlight]"Mas você gasta tudo isso pra upar um char low lv? que boçal!"

- Acontece que é mais proveitoso upar "10 níveis em 1hr do que upar 10 níveis em 3hrs" por pena de gastar com consumíveis;

Quantas × o valor desses consumíveis não podem ser reposto em 2hrs de farm? - Gostaria de saber o que estas crianças aprendem na escola[/highlight].

Meu conhecimento se limita ao @Thor, minhas dicas serão voltadas principalmente a esse servidor.

No final desta seção haverá uma aventura dedicada a quem está realmente iniciando uma personagem sem recursos,

se for seu caso avance até lá que o ajudarei também.:D

E lembre-se: você só ganhará xp integral do monstro se estiver no máximo com -15 níveis de diferença dele; NÃO se esqueça dos manuais!!!;)

Nota: Build de Sacrifício de Mártir é tão monótomo de upar, e tão lento em comparação a lanceiros que não recomendo nem aos que são inteiramente dessa build upar assim; em situações como cheffenia com certeza upam rápido, mas não entraremos nesses assuntos; considere "zoar" as skill investindo uns pontos em rapidez e lança do destino enquanto estiver na fase de up; a possível desvantagem de precisão (não se costumam investir em tanta dex nos primeiros níveis de matyr) pode ser encoberta com equipamentos / consumíveis até pelo menos nível 140, onde já vão ter opções de upar na mártir.

 

 

Após renascer, sua primeira missão será a de matar os porings à esquerda de izlude, atinja job 10 e então vá para a cidade virar espadachim.

Acesse sua kafra e pegue os equipamentos disponíveis, ao menos uma Espada Orc ou Espada de iniciante deve ter, se for jogador do @Thor recomendo investir uns zenys em Churrasco de Selvagem e Suco Celular, são baratos e vão acelerar seu up.

Tendo ao menos nível3, vá para payon (salve retorno) e desça dois mapas (pay_fild02), mate jibóias, esporos e rabo de verme até aproximadamente nível 8 para começarmos nossa guia:

 

[highlight]Upando Solo[/highlight]:

 

 

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Pé-Grande:14~22

Permaneça nesse mapa (pay_fild02) até nível 14 e avance para os Pé-Grande (um mapa para a direita, e depois um mapa acima: pay_fild07); mate os pé-Grande, caramelo, etc do mapa até o 20~24 (dependendo dos seus equips, se não tiver armas pra esse nível pode usar uma Damasco de npc mesmo, por isso a sugestão de nível 24).

Recomendados: eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem,Ol8XqDh.pngSuco Celular,8qEYV7g.pngConversor Elemental (fogo),mcidwOK.pngCarta Magmaring

Salgueiro Ancião 22~30

Volte para prontera e pegue poções de sua preferência, conversores de água e vá para o mapa prt_fild10 (prontera>baixo>esquerda>esquerda>baixo; é possível chegar mais rápido se for pelo mapa de PvP, mas é arriscado), se tiver com carta pasana equipe-a, se não compre GHP (poção grande de hp). Os salgueiros daqui (por ter bots mas não players) se concentram muito nas extremidades dos mapas, saia andando por ele matando o que ver e também mobando, rapidamente pegará nv30. obs: se for um servidor sem bot provavelmente o mapa pay_fild09 servirá.

9dyO4A0.png

Recomendados: eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem, GPsvuyZ.pngConversor Elemental (água),5RnOyh5.png3aKDGop.pngVest.(Fogo) ou Poção Grande de HP,owrNVZA.pngPoções

Guerreiros Orc 30~44

Já no nível 30 vá para Prontera, lembrando que nesse nível já pode equipar itens como Espírito Olímpico, se tiver carta tirfing ou sapo de thara use, se não possuir não tem problema; compre algumas ghp, poções e conversores de fogo então teleporte para a vila dos orcs e vá para o mapa à direita dela (gef_fild03); permaneça aqui até o nível 44; o mapa possui alguns bots mas não players, então há muitos pontos concentrados de orcs, concentre-se principalmente em mobar, de começo não terá tanto problema com SP já que upará muito rápido, mas se quiser levar consumível pra sp com certeza upará muito mais rápido. Cuidado com o MVP.

Recomendados: eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem,8qEYV7g.pngConversor Elemental (fogo),3aKDGop.pngPoção Grande de HP,owrNVZA.pngPoções,UG1o3ax.pngLimão,mcidwOK.pngCarta Magmaring

Calabouço dos Orcs 44~55

À partir do nível 44 volte para a vila dos orcs (gef_fild10) e vá para o spot7 (noroeste); encontre a entrada do andar1 do calabouço dos orcs (está ali acima do ponto que você cai quando é teleportado pela kafra) aqui você matará orcs zumbi e orc esqueleto, se tiver em horário com poucos jogadores uma sugestão (ao menos o modo como eu upo) seria fazer uso de itens como: chapéu da pena branca/chapéu da banda celestial, espírito olímpico, balão de angeling, walgwanggum, carta grand orc, os ataques refletidos pela carta grand orc combada com a walgwanggum farão o uso de impacto explosivo nos mobs ser sustentável, de modo que a única preocuação seria sair mobando, dando impacto explosivo, enquanto se cura com peixe fresco (carregue de 600+) e poção branca em emergências, também é obrigatório poção verde e limões de emergência; se o mapa estiver realmente vazio se pega até nível 65 rapidinho desse modo, se não estiver não é recomendável usar esse método pois exige boa concentração de mobs para funcionar, mas se pode por exemplo tirar o escudo para garantir aspd, equipar uma adaga de pirata no lugar do balão, e fazer switch da arma por uma naggan quando não houverem mobs / walgwanggun quando houver; o foco é pegar job 50 e mudar de classe para paladino (lá na mesma sala da valquíria onde renasceu o personagem).

Recomendados: eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem,3aKDGop.pngPoção Grande de HP,owrNVZA.pngPoções,nFS00nW.pngPoção Verde

Garantindo Job de Paladino 5x~55

Agora como paladino muita coisa muda: pra começar você tem muito mais hp; também já pode usar itens como combo senhor das chamas + ressonância; volte para o mapa dos orcs e pegue no mínimo nível base 55/job06 e prossiga para o próximo passo.

Recomendados: eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem,Ol8XqDh.pngSuco Celular

 

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Upando com Flor de Planta Carnívora 55~719xWkWFr.png

 

Uma opção prática para quem está com pressa de upar seria recorrer às pantas carnívoras para a quest "Torne o Mundo Mais Verde"; para fazê-las o personagem deve primeiro se registrar no Grupo Éden e estar em um nível entre 55 e 70; para upar um transclasse serão necessárias +- 3000+ flor de planta carnívora, elas custam em média 1.380z então pode acabar saindo um pouco caro; para os que não querem gastar não tenho tanta experiência nesses níveis solo, mas creio que as opções estariam entre calabouço dos orcs, moc_fild16, iz_dun04, mjolnir_3 até ter nível para mapas como petite (voador e depois terrestre), ou glast hein - já que é um nível em que os atributos do rg não ajudam tanto a matar rápido, recomendaria upar em grupos até nível 9x.

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Explicação por imagem da quest:

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Opções para 95~96

AIMatag.pngiHDPPOs.jpgxsy5T3F.png

Agora se você quiser se manter solo terá que entender as limitações da classe, com excessão de builds serafim e que possuam kiel ou olho da cecil refinados (onde dá pra se manter mobando tranquilamente por método semelhantes àquele da caverna dos orcs), você precisará se mover para alcançar alvo-por-alvo e isso deixa o up muito lento e cansativo.

 

Uma opção para acelerar a Job seria upar do 95 ao 96 nos magmaring (ve_fild03; se for de matyr e tiver tg ótimo, deve dar oh, se não, se esforce pra dar bom dano neles, pois possuem muita def)

Recomendados: eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem,GPsvuyZ.pngConversor Elemental (água)

Também você pode variar um pouco nos anolian (gl_sew04; se vire pra descobrir como chegar lá, abra o mapa dele em alguma database e vá "seguindo" os portais até a entrada), seu mapa é extremamente solitário então não recomendo passar mais que um nível aqui.

Recomendados: eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem,n1eFLC2.pngConversor Elemental (vento),mcidwOK.pngCarta Roween*

Outra opção será em glast hein, no mapa do sacerdote maldito (gl_chyard) upando preferencialmente com crux divinum.

Recomendados: 5RnOyh5.pngVest.(sombrio/maldito),CpFMb4v.pngPoção Grande de SP,LjfCUeQ.pngLança de Duas Mãos, UG1o3ax.pngMorangos

Opções para 96~99 Quest Éden

À partir desse exato nível, as quest éden passam a ser muito generosas com as recompensas em xp job; recomenda-se fazerem todas as quests possíveis e entregá-las todas com o mesmo manual e então deslogar até ao menos dar o delay de fazê-las denovo (3hrs), desse modo não ficará exaustivo o up; pode-se fazer solo ou em duplas/trio/etc onde cada monstro morto na mesma tela do grupo contará como se cada integrante o tivesse matado; As quest do éden (91+) estão no segundo andar do grupo éden, possuem delay de 3h e são repetíveis - haverão várias opções, o personagem pode pegar todas se quiser e entregar apenas aquelas que completou.

Recomendado: AcMOyeL.pngTeleporte VIP,3K4faEC.pngItens de Teleporte,owrNVZA.pngPoções,eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem

 

 

[highlight]Upando em Grupões[/highlight] (@Thor):

 

 

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Entendendo ou Criando Grupos de UP (@Thor)

 

No servidor @Thor é muito comum pessoas desconhecidas umas pras outras aglomerando-se em pontos populares no mapa p/ essas funções de criar/administrar grupos;

onde convidarão pessoas que também estejam na mesma faixa de nível do mapa/grupo: até 15 níveis do "abaixo do nível do mapa / ou dos participantes do grupo" (deu pra entender, dispenso comentários de "politicamente corretos") - ou não dividirão os pontos de experiência entre si.

 

 

 

 

  • Quanto mais pessoas em um grupo, maior será o bônus de experiência por monstros derrotados.
  • Um líder e os integrantes de um grupo devem estar atento se todos estão fazendo suas funções.
  • O personagem deve verificar se não está sendo injustiçado de alguma forma pelo grupo (como ganhando menos xp que se estivesse matando solo, num grupo com leechs (previamente denunciados ao líder) e/ou mal administrado; nesses casos, recomenda-se sair do grupo e considerar entrar em outro.

 

 

 

 

Para participar ou criar um desses grupos, o personagem deverá:

 

 

 

 

  1. estar fora de um grupo (pelo comando /leave ou pela janela de alt+z)
  2. escrever o comando /organize "nomedogrupo" (comando usado para CRIAR grupos; aspas opcional para caso queira usar caracteres especiais)
  3. administrar o grupo (recrutar [convidar] personagens para o grupo/especificar funções/excluir personagens que não cumpram suas funções)
  4. o processo de recrutamento geralmente se dá por meio da janela de chat (alt+c), onde será especificado por meio de termos as classes nessessárias e as classes chaves já existentes:
    Por exemplo:"[HIGHLIGHT]R>Killer T>AB[/HIGHLIGHT]" significará que o líder do grupo está recrutando (R>) personagens para a função de matar (Killer) os monstros pelo mapa, e em troca poderá contar com o auxílio de um Arcebispo (AB) que ficará em um ponto fixo, curando e buffando os personagens de seu grupo;
    Para solicitar participação num grupo, o personagem deverá entrar em um desses chats (pode haver fila de pessoas esperando) e conversar diretamente com o líder desse grupo (o personagem que está recrutando), ficando a critério dele recruta-lo ou não;
    outra opção para procurar grupo é, com a janela de alt+c expor esse desejo, por exemplo: "[HIGHLIGHT]P>PT Exall 85[/HIGHLIGHT]" (significará que você está em busca [P>] de um grupo [PT = party = grupo] para a função de Exalar Alma [transferir seu sp para integrantes do grupo, é uma habilidade exclusiva de professores] muito solicitada por grupos de níveis mais alto], e está no nível 85); ou: "[HIGHLIGHT]P>PT OH[/HIGHLIGHT]" (significará que você está em busca de um grupo [P>], e que fará constante uso de habilidades/ataques que matarão o alvo com 1 único hit [OH] estes geralmente conseguem grupo mais fácil que os killers; também há vários outros tipos de termos utilizados.
     
    BPp27kV.png


     

     
  5. zelar pela equipe; uma vez num grupo evita-se situações de AFK, ou se pode ser considerado como um personagem leech (dependendo do contexto) situações em que se precise ficar ausente por curto período de tempo também devem ser avisadas ao líder do grupo para propósitos de controle; um líder que tenha completado as vagas do grupo deverá ajudar a equipe por algum meio, dependendo de sua classe (exceto quando houver um motivo aceitável para o não fazer) ou deverá ser moralmente enquadrado como leech.
     
    Gw7ZHOc.png


     

     

 

 

 

 

 

 

 

Esporos: 8~19

Mapa à direita de payon (pay_fild08) com esporos, rabo de verme e jibóia, seus grupos se concentram perto do portal para a cidade (spot 1; sudoeste).

Pé-Grande:19~26

Mapa com pé-grande, caramelo, rabo de verme e creamy (pay_fild07); abaixo do mapa dos esporos (descrito acima), grupos se concentram um pouco abaixo do portal norte, mas não são tão comuns ver.

Recomendados: 8qEYV7g.pngConversor Elemental (fogo),mcidwOK.pngCarta Magmaring

Salgueiro Ancião:26~33

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Mapa com salgueiro ancião, koko e besouro-chifre(pay_fild09); dois mapas à direita de payon ou acima/direita do mapa anterior dos pé-grande; vez ou outra matam personagens com valores padrões de hp e sem resistência a fogo que upam nesse mapa pois sua bola de fogo dói para seu nível; recomendável carregar alguns morangos para caso de mobarem ter sp para matá-los em área; seus grupos ficam à frente do portal oeste.

Recomendados: ZCbrHvW.pngConversor Elemental (água),owrNVZA.pngPoções

Guerreiro Orc:33~44

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Mapa com guerreiro orc, senhora orc, e filhote de orc (gef_fild10); pode ser acessado por prontera ou geffen através do teleporte da kafra; seus grupos concentram-se à noroeste do mapa, à direita do ponto onde é teleportado pela kafra (vila dos orcs) e um pouco abaixo da entrada para o 1º andar do calabouço dos orcs; cuidado com o mvp.

Recomendado: 8qEYV7g.pngConversor Elemental (fogo),Ol8XqDh.pngSuco Celular,mcidwOK.pngCarta Magmaring*

Orcsdun:44~55

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Mapa com orc zumbi, orc esqueleto, drainliar, familiar, chonchon de aço (orcsdun01); a entrada está localizada exatamente acima de onde a kafra de geffen/prontera teleporta quando selecionado a vila dos orcs, à noroeste do mapa gef_fild10; seus grupos se concentram no spot4 (oeste), deve-se ficar aqui ao menos até job50.

Recomendados: eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem,owrNVZA.pngPoções,nFS00nW.pngPoção Verde

Garantindo Job de Paladino 5x~55

Agora como paladino muita coisa muda: pra começar você tem muito mais hp; também já pode usar itens como combo senhor das chamas + ressonância; volte para o mapa dos orcs e pegue no mínimo nível base 55/job06 e prossiga para o próximo passo.

Recomendados: eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem,Ol8XqDh.pngSuco Celular

 

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Upando com Flor de Planta Carnívora 55~719xWkWFr.png

Para quem não sabe como funciona, veja a descrição na seção de up solo; Em caso de decidir não upar desse modo será apresentado a alternativa dos hode.

Hodes: 55~71

Mapa com hode, arenoso, frilldora (moc_fild17); para acessar esse mapa, vá para morroc/baixo/direita/baixo; grupos se concentram um tanto abaixo do portal norte, variando um pouco para a direita muitas vezes (um pouco ao norte dos escombros), estou desatualizado a um bom tempo desse mapa, então não sei se ainda há grupos por lá; é o mapa do mvp freeoni; uma variação de up seria upar até o 68~69 nos hode e avançar pros petite voador até 71;

Recomendados: 8qEYV7g.pngConversor Elemental (fogo),mcidwOK.pngCarta Magmaring

Petites (terrestres): 71~80

Mapa com petite (verde, terrestre), louva-a-deus e sorrateiro (gef_fild06); para acessar esse mapa, vá para geffen/esquerda/esquerda/cima; àpartir desse nível começa a ser doloroso não usar raydric e/ou escudo, um equipamento muito útil nesse mapa é o elmo draconiano pois, além do dano adicional também poderá infligir efeitos negativos como caos, stun, silêncio e confusão impedindo o petite de usar suas habilidades earth & ghost attack; também é o mapa onde sábios & professores começam a pegar sua habilidade de "encantar com elemento", podendo ser interessante levar sangue escarlate para ter sua arma encantada (esses tipo de detalhes não será apresentado em outras descrições, mas sempre será válido se informar que pedra levar para receber encantamento)

Recomendados: 8qEYV7g.pngConversor Elemental (fogo),owrNVZA.pngPoções,mcidwOK.pngCarta Petite Voador ou Tirfing

Roween 80~95

Mapa com roween e anopheles (ra_fild12); para acessar esse mapa, vá para izlude e pegue o aeroplano no spot3(sudeste) e espere até que ele chegue à rachel para desembarcar... você sairá exatamente no mapa dos roween, mas é importante ir à cidade de rachel (teleporte à esquerda) salvar o ponto de retorno *nota: a "kafra" de rachel confunde muitos viajantes por ser da "corporação zonda" (aquelas com roupa vermelha), ela estará situada à esquerda-cima da fonte no centro da cidade, salve ponto de retorno nela; Apesar de dar para upar tranquilamente desde o nível 80 em roween, recomenda-se pegar ao menos 85 nos stapos (serão detalhado na próxima dica) pois irá liberar ao personagem recursos como poção da fúria selvagem, sapatos divergentes, anel do vulcão/vibração, etc, que poderão ajudar a reduzir os tempo de combate com um roween (sem contar a precisão que aumentará, já que os roween contam com uma taxa absurda de acerto/esquiva pra seu nível); os grupos se organizam colado no portal que leva à cidade; listei apenas a lança de caça mas gungnir também pode ser interessante pela precisão (quando usando o conversor já que ela é vento), também é aceitável foice caso não queira investir refino/cartas em armas desse tipo; personagens 91+ upando nesse mapa podem pegar as quests repetível do eden, ganhando uma fonte a mais de xp.

Recomendados: a33BERx.pngConversor Elemental (terra),owrNVZA.pngPoções,eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem,Ol8XqDh.pngSuco Celular,mcidwOK.pngCarta Guerreiro Orc ou Tirfing,HJpYYoA.pngLança de Caça,Kwf5VyB.pngndEjGtz.pngEspírito Olímpico ou Tiara de Popstar

Stapo: 80~95

Mapa com stapos, drosera e muscipular (ra_fild12); um mapa abaixo de veins; para acessar veins, use o serviço de teleporte da "corporação zonda" em rachel (descrita nos roween); stapos são passivos e possuem pouca esquiva, são uma ótima alternativa para builds que não tenham priorizado atributos de combate; personagens 91+ upando nesse mapa podem pegar as quests repetível do éden, ganhando uma fonte a mais de xp; apesar do stapo ser nível 95, as droseras são de 101 e as muscipular 105, só ganhando xp integral dessas últimas em níveis 86 e 90; o mapa pode ser diretamente acessado pelo teleporte vip (campos de veins); os grupos desse mapa costumam ficar no final do "corredor" de entrada do mapa (bastante abaixo do portal norte, mas não tanto), costumam as vezes estar mais avançados também.

Recomendados: 8qEYV7g.pngConversor Elemental (fogo)

Cobold: 92~110

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Mapa com cobolds de diversos elementos e anopheles (ra_fild12); pode ser acessado por rachel/direita/cima/cima/direita; apesar do cobold de maior nível ser 107, muitos prolongam nesse mapa até 109~110 por falta de outros lugares para up em grupão; realmente a xp base é boa se comparada ao mapa de magmaring pelo excesso de mob, mas também pode ser necessário investir bastante em poções (pode-se carregar itens como caixa de poções brancas ou cartão kafra por garantia; Os membros de seu grupo constantemente estarão morrendo, então leve folhas de yggdrasil; há uma montanha no canto esquerdo do mapa que se estende pra noroeste e sudeste, e no centro dessa montanha há um único ponto de ligação para subir nela - é lá que os grupos são formados.

Recomendados: eVRzDWL.pngChurrasco de SelvagemOl8XqDh.pngSuco Celular,owrNVZA.pngPoções,ajM29hr.pngFolha de Yggdrasil,mcidwOK.pngCarta Sapo de Thara ou Tirfing

Magmaring 95~110

Mapa com magmaring e drosera (ve_fild03); pode ser acessado através de veins/cima/direita/(aqui se cair em um mapa que não possui gráfico no minimap se pega o portal norte e irá cair no portal sul de magmaring; se naquele mesmo portal de vein você cair em um mapa com três portais (ve_filld04) pegue o portal oeste e aparecerá na parte leste de magmaring); os grupos desse mapa são montados um pouco acima do portal sul do mapa; os magmaring são passivos; é um mapa extremamente simples de upar, seus monstros dão muita exp job, mas tendo o contra que a maioria dos grupos contará com muitos personagens que demoram a matar um único monstro (eles tem muita def), e da superlotação de players/bot em comparação ao número de magmarings.

Recomendados: GPsvuyZ.pngConversor Elemental (água)

Opção para 96~99 Quest Éden

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À partir desse exato nível, as quest éden passam a ser muito generosas com as recompensas em xp job; recomenda-se fazer as quests mais fáceis (ou todas), entregá-las com um mesmo manual e então considerar voltar aos grupos de mapa ou deslogar até ser novamente possível fazer as mesmas quests (3hrs) de modo a não ficar exaustivo o up; pode-se fazer solo ou em duplas/trio/etc onde cada monstro morto na mesma tela do grupo contará como se cada integrante o tivesse matado; As quest do éden (91+) estão no segundo andar do grupo éden, possuem delay de 3h e são repetíveis - haverão várias opções, o personagem pode pegar todas se quiser e entregar apenas aquelas que completou.

Recomendado: AcMOyeL.pngTeleporte VIP,3K4faEC.pngItens de Teleporte,owrNVZA.pngPoções,eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem

 

 

 

Uma vez que se atingiu o nível 99/70 poderá

mudar de classe para RG

(NÃO mude de classe com job inferior a 70, fará falta)

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Capitulo 3: Oops!... I Did It Again (nv 100 ao nv 165)

 

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Agora você definitivamente faz parte dos RGs do servidor, e logo se juntará a eles.

Não tenha medo de indagá-los sobre assuntos da classe, estão quase sempre receptivos;

- mas saiba filtrar o que vem.

 

 

Como Mano Brown uma vez disse;

 

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"Veja bem / ninguém é mais que ninguém

Veja bem, veja bem / e eles são nossos irmãos também"

 

 

Reforçando o que comentei um pouco atrás;

não recomendo focar em up com Sacrifício de Mártir desde já (excessão de cheffenia, etc), mesmo os que possuem TG (Carta Tao Gunka);

desse modo não entrarei em detalhes para personagens dessa modalidade; mas se ainda assim for de seu interresse upar com Matyr,

é importante saber [highlight][thread=174710]como usar Sacrifício sem perder HP[/thread][/highlight] (guia do RG luccs).

 

 

 

Para personagens interessados em upar como lanceiro, a Prioridade de Habilidades Sugeridas é:

(obs: SEMPRE planeje/emule sua árvore de habilidades/pontos de atributos finais antes de distribuí-los;

habilidades podem ser emuladas por sites como: Irowiki, Ratemyserver ou pelo aplicativo Android® "Ragnarok Toolbox"; atributos podem ser emulados também pela Calculadora do Irowiki; Lembrando que, diferente do iRO, Graça Real possui Reflexão Aprimorada5 como pré-requisito (assim como em qualquer outro servidor oficial com excessão do iRO)

 

 

SJB9Y4a.pngLança do Destino5: (pré-requisitos:hKKo9uv.pngEspiral Lunar3, Y0f6Av1.pngToque do Oblívio5, 65crngI.pngEstocada Precisa1) Será sua habilidade principal para up, de modo que é recomendável pega-la mesmo que em sua árvore final de habilidades você não pretenda tê-la (pensamento que não é recomendável para builds PvE); sua fórmula também considera o nível de rapidez com lança no dano, quanto maior o nível de rapidez, maior será o dano - apesar disso, mesmo com valores mínimos em rapidez, é possível atingir altíssimos danos AoE com LD; esta habilidade também empurra o alvo, em situações que isso o faça bater em alguma parede, será dado um dano adicional (leia a descrição da habilidade para ver a fórmula do dano); mesmo em casos que não se pretenda uma build com LD; se recomenda pegar e, no futuro, quando ela "não mais tiver essa serventia de up" resetar a árvore de habilidades, com o item

UtdDQKn.pngNeuralizador (obs: é apenas uma sugestão)

wxzHfXO.pngAegis Domini1: (pré-requisitos: L0ZkffL.pngEscudo Compressor, u6keqvx.pngReflexão Amplificada3, NW4j7oR.pngAegis Inferi2) Quando usada em nível 1 equipando escudos como Escudo do Abismo ou Escudo de Pétalas, poderá ativar um boost incrível no valor de ataque (bônus no ataque de acordo com a def base do escudo), sua ativação em nível1 provocará um dentre três efeitos distintos: sendo este buff de aumento no ataque o único que nos interessa; a duração também dependerá da defesa do escudo (durando por exemplo 7:30min quando utilizado com o escudo do abismo); apesar da skill considerar a def do escudo equipado na hora da ativação, é possível mudar/ou desequipar o escudo normalmente após ser ativada, mantendo o bônus do buff; apesar de ser uma skill com diversos buffs diferentes apenas um pode mantido por vez; foi recomendado a habilidade em nível 1 por hora (enquanto low lv), mas não quer dizer que deva continuar assim na build final (inclusive é pré-requisito de consagração); o jogador deverá ficar atento se o efeito esperado da habilidade foi ativado, pode-se saber disso vendo se na janela de altq o ataque foi alterado, verificando a duração do buff no seu ícone e/ou através do som de ativação.

Após pegar essas duas habilidades com certeza seu rg será muito mais respeitado em grupos de up.

Y0f6Av1.pngToque do Oblívio10 / 4Mt9wNa.pngDevoção?: Após garantir ld e aegis domini, você pode considerar já pegar devoção (pode ter serventia em mapas como lago do abismo) ou já maximizar toque do oblívio (caso pense em o fazer); não se recomendou toque do oblívio10 em níveis tão baixos por ser habilidade de alvo único, ótimo para enfrentar mvps, mas sua precisão/hp nesses níveis são tão baixos que só será possível enfrentar mvps respeitáveis após pegar certo nível (ali pelo +- 122+), para alcançar esse nível é que foram recomendadas as habilidades anteriores; sua fórmula também considera os níveis em golpe fulminante, devendo ele estar no 10 para se alcançar melhores resultados com toque.

p25W09O.pngPrestígio Divino / xoBCi6l.pngDisparo Perfurante (caso constem na build) também são habilidades a se considerar após maximizar toque do oblívio, prestígio tendo a habilidade rp5njxz.pngPisotear Armadilha3 como pré-requisito, e disparo a habilidade estocada precisa1 como pré-requisito; não recomendo W8nCbLv.pngProteção da Vanguarda em níveis tão baixo (exceto para personagens que forem upar como redenção, sacrifício de mártir, cheffenia, especiais, ou build serafim), do contrário o sp constante que a habilidade consome podem lhe atrapalhar, conside-re deixá-la entre as habilidades finais a se pegar (lá pro 150 +-).

 

Este foi um "resumo" sobre as habilidades que você poderá fazer uso em um up convencional;

não é a proposta desse guia tratar sobre skills (pretendo fazer um guia específico pra isso);

quando o fizer os manterei informado por aqui.

Até lá, se precisar posso tentar ajudar pelos comentários mas quase não vejo o fórum;

- não mande pms com esse propósito -.

 

 

 

 

[highlight]Upando Solo[/highlight]:

 

Atenção: Para todos os efeitos, irei considerar que à partir daqui o RG já contará ao menos com

Lança do Destino5

(ou seja, deve estar pelo nível 106+-); assim, qualquer build que não considere ter essa skill não deve seguir essas dicas.

Qualquer que seja o mapa apresentado aqui na parte de "Up Solo"

considera que o personagem está utilizando um "set sustain" -

(foram apresentados na sessão de equipamentos, qualquer dúvida responderei pelos comentários);

- não mande pms com esse propósito -.

 

Quests Porto de Malaya: Job 5~13

 

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Se você tiver um mínimo de conhecimento das quests desse mapa, conseguirá completar várias de uma vez, deixando pra entregá-las ao mesmo tempo com um mesmo manual; também é recomendável que saiba previamente que itens serão usado nelas pois assim adiantará ao menos os básicos; se não souber uma ordem boa para se fazer a quest, pode ser perdido muito tempo, ou acabar alguma sendo entregue sem manual ativo, sendo muito recomendável pedir ajuda de alguém com mais experiência; não listarei a ordem que segui pois não lembro; são várias quests possíveis, muitas delas repetíveis diariamente, ficando a critério do jogador resolver fazê-las outro dia ou não; mapa completamente opcional para variar o up, podendo ser muito útil também em servidores sem grupões de up onde seria penoso adquirir job para ld5; porto de malaya pode ser acessado através dos cais de alberta (pelo spot 3~6, entre sudeste e leste), lá há vários npcs espalhados que teleportam para mapas distintos, um deles cobrará 10.000z para o levar ao "porto de optamara" - o porto de malaya.

Recomendados: RQt3LXO.pngAlguma Pesquisa ou Noção Prévia

 

Cobolds 92~110 (ra_fild12)

Mapa com cobold (variados elementos) e anopheles; é recomendável ficar nesse mapa só em horários com poucos players - já que a maioria te atrapalhará tentando dar ks; não há mistério, no meu modo de up fico neste mapa até no máximo 106 e depois vou para 1f do calabouço de geffen.

Recomendo: mcidwOK.pngCarta Sapo de Thara ou Tirfing

 

Magmadun 92~114 (mag_dun02)

Mapa com pesadelo sombrio, deletério, exterminador voador, labareda, ferrão; se for do thor esqueça esse mapa, muito bot; mapa com excelente recompensa em xp, mob e loots; leve morangos de emergência; uma opção se tiver outros itens bons para dreno de hp é usar a lança longa.

Recomendo: UG1o3ax.pngMorangos*,mcidwOK.pngCarta Hodremlin, Khalitzburg ou Petite Voador;mcidwOK.pngCarta Jakk ou Pasana,ccHdVjI.pngEscudo das Valquírias*

 

Ruínas de Juperos 98~128 (juperos_01)

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Mapa com venatu (diversos elementos) e dimik (diversos elementos); dá uma excelente exp base pelo excesso de mobs, mas atrasa demais a job; recomendo avançar para esse mapa apenas após o 120+ onde 1f de geffen não recompensa mais com muita xp; um dos venatu pode causar cegueira; leve morangos de emergência.

Recomendo: nFS00nW.pngPoção Verde,UG1o3ax.pngMorangos*,mcidwOK.pngCarta Penomena

 

1f de Britoniah 106~120 [feudo de geffen] (gld_dun04)

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Mapa com zumbi mestre, diabinho e aparição; dá uma ótima job, abre às quarta-feira (15hrs) e fecha domingo (15hrs) caso o feudo tenha atingido a cota de investimento; para acessá-lo o personagem deve falar com o gerente do portal (está abaixo da ponta-esquerda da ponte horizontal, no feudo de britoniah), cada vez que precisar entrar no mapa é necessário pagar 10.000z; os mobs tem magias que empurram, amaldiçoam, diminui agilidade, além de que o mapa conta com os mvps dl e doppel; para contornar os efeitos negativos faço uso os seguintes métodos: wSo3wMu.pngEmblema Oficial (aumenta a vel. de movimento por 3minutos, com o detalhe que o buff não sai quando sofre diminuir agilidade, ficando com a velocidade normal), WFVt0NA.pngEssência de Morroc DES1~3 (se você ainda não tiver investido pontos de sorte em sua build, equipando o item você será capaz de zerar sua sorte, ficando assim imune a maldição *o cálculo total da sor deve resultar para 0, qualquer valor diferente disso não permitirá esse "bug"* - links úteis: efeitos negativos, [thread=169067]funcionamento das essência de morroc[/thread], bz2XZKw.pngVestido Abissal (mais por ser da propriedade sombrio, aqui serve uma bathory caso não disponha do vestido, fazendo isso já não seria empurrado, de brinde a armadura aumenta o dano nos monstros do mapa); água benta é um recurso barato para remover maldição, dependendo de como escolha seus equipamentos podem ser necessário centenas delas; bala de guaraná pode ser usadas para aumentar agilidade e remover agi-down; além de:

Recomendado: 8qEYV7g.pngConversor Elemental (fogo),ou39ZWW.pngÁgua Benta,eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem,CpDVegJ.pngBala de Guaraná,mcidwOK.pngCarta Ursinho,5RnOyh5.pngVest.(sombrio),? veja texto

 

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Santuário de Rachel 110~125 (ra_san01)

Mapa com isilla, vanberk, homdrelin, beholdes e gremlin; necessário as quests de acesso; Criança Desaparecida e Santuário de Rachel;além de magias ofensivas, possuem habilidades debilitantes como silêncio, maldição, remover armadura, lâminas destruidoras(stun), lex aeterna, dispell (apenas o beholder, que é passivo)

Recomendo: eVRzDWL.pngChurrasco de SelvagemnFS00nW.pngPoção Verde,mcidwOK.pngCarta Sapo de Thara ou Tirfing

 

Lago do Abismo 115~130 (abyss_03)

Mapa com acidus (dourado e azul), ferus (verde e vermelho), hydrolancer, mímico antigo e mímico; acessado levando alguns itens (ou atrávés do teleporte vip) excelente experiência, sendo também necessário muito preparo; os hidrolancer são de elemento sombrio, caso vá usar água amaldiçoada os evite; evite enfrentar detardeurus nessa faixa de nível; é ótimo também quando em dupla com classes como ranger.

Recomendo: D6brLJy.pngÁgua Amaldiçoada*,eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem, BjtIwxz.pngPoção Anti-Fogo,3aKDGop.pngPoção Grande de HP*,mcidwOK.pngCarta Petite Voador,ccHdVjI.pngEscudo das Valquírias,Kwf5VyB.pngEspírito Olímpico*,4Mt9wNa.png5RnOyh5.pngDevoção ou Vest.(Fogo);AcMOyeL.pngTeleporte VIP*

 

lhz_02 110~125 (lhz_dun02)

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Mapa compensador porém caro pra manter por necessitar de dano suficiente para ser oh (sacrificando os itens de sustain, usando kvm e poção média de hp), não upei muito nesse mapa então não entrarei em detalhes; link com a descrição do mapa, [thread=171987]link para guia detalhando os itens recomendados[/thread]; quest de acesso; mapa da mvp egnigen cenia.

Recomendo: ? veja texto

 

Scarabas: 125~136 (dic_dun02)

Mapa com scaraba (ancinho e galhado) e ovo de scaraba; necessária a quest: A Ordem Secreta de Doha (e seus pré-requisitos); ativam stone skin quando atingem 50% hp (eles tem no total entre 62.600 e 67.700 de hp), de modo que os ataques físicos passam a sugar bem menos - uma sugestão para contornar isso pode ser vista no vídeo do rg keloggss, onde ele usa primeiro a ld em nível 3 e depois em nível 5 evitando a stone skin (descrita nas habilidades de mvps); deve-se ter em mente um possível encontro com a mvp, então leve poções verde.

Recomendados: 8qEYV7g.pngConversor Elemental (fogo),eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem,CpFMb4v.pngPoção Grande de SpmcidwOK.pngCarta Pé-Grande

 

2f Luina [feudo de al de baran]: 129~145 (gld_dun02_2)

Mapa com os louva-a-deus angra, mantis assassino e maya macho; àpartir daqui fica realmente complicado a questão da precisão (precisa de 499 ou o mais próximo disso) ou terá sério problema com os angra lhe retalhando enquanto sua LD entra em delay, ou, mesmo aqueles com kiel e/ou olho da cecil que com certeza estarão exagerando mais nos mobs pode acabar morrendo numa dessas; evite misturar-se com os mobs dos outros grupos que estejam no mapa; o mapa abre às quarta-feira (15hrs) e fecha domingo (15hrs) caso o feudo tenha atingido a cota de investimento; para acessá-lo o personagem deve falar com o gerente do portal (está próximo à fonte no centro do mapa), cada vez que precisar entrar no mapa será necessário pagar 10.000z; caso deslogue dentro do mapa será forçado a voltar no ponto de retorno.

Recomendados: 8qEYV7g.pngConversor Elemental (fogo),hPjMQcC.pngJubileu de Abacaxi de Schwartzwald,eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem,Kwf5VyB.pngEspírito Olímpico,BPX02cV.pngManopla Certeira*mcidwOK.pngCarta Pé-Grande

 

Torre de Eclage: 140~165 (ecl_tdun01 à ecl_tdun04)

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Mapa com cenere, lichtern (de elemento variado, dependendo do andar), antigo livro danificado, gerente de bifröst; apesar de nunca ter upado nesse mapa posso passar algumas informações sobre o conversor a se usar:¹andar terra, ²andar água, ³fogo

Recomendados: mcidwOK.pngCarta Penomena ou Medusa,owrNVZA.pngPoções,?como nunca upei nesse mapa, podem faltar informações

 

MVPs | Instâncias 120~175

Aqui será você contra o mundo;

Boa sorte na jornada.

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[highlight]Upando em Grupões[/highlight] (@Thor):

 

Magmaring 95~110 (ve_fild03)

Mapa com magmaring e drosera; informações básicas no capítulo 2; como você recém virou 3rd é compreensivo (mas não recomendável) buscar esse mapa por ter uma job um pouco melhor, apesar da experiência base ser muito mais lenta que em cobolds (não na teoria, sim na prática), recomenda-se ficar no máximo até nível base 103 se tiver paciência (ou até ter lança do destino ao menos nível 3~5) e ir para cobolds.

Recomendados: GPsvuyZ.pngConversor Elemental (água)

 

Cobolds: 92~110 (ra_fild12)

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Mapa com cobolds de diversos elementos e anopheles; informações básicas no capítulo 2; Recomenda-se ficar nesse mapa até 110, muitos saem no 109 para ir pro santuário de sachel mas de qualquer forma ganham xp reduzida antes do 110, além da dificuldade de lá ser muito maior; é esperado que se pegue lança do destino 5 já nesse mapa (ali pelo 106~108+-) de modo que nos próximos mapas considerarei que você já possui ela em nível 5.

Recomendados: eVRzDWL.pngChurrasco de SelvagemOl8XqDh.pngSuco Celular,owrNVZA.pngPoções,ajM29hr.pngFolha de Yggdrasil,mcidwOK.pngCarta Sapo de Thara ou Tirfing

 

Quests Porto de Malaya: Job 5~13

Foi explicado na parte de up solo

 

Santuário de Rachel: 110~125 (ra_san01)

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Mapa com os formidáveis vanberk e isilla, além de hodremlin, beholder e gremlin; para se ter acesso ao mapa são necessárias as quests: Criança Desaparecida e Santuário de Rachel; para se chegar ao mapa deve-se ir para rachel/cima/cima(santuário)/subir as escadas para 2º andar/encontrar a entrada; os monstros são em maioria agressivos, e possuem, além de magias ofensivas, habilidades debilitantes como silêncio, maldição, remover armadura, lâminas destruidoras(stun), lex aeterna, dispell (apenas o beholder, que é passivo) - de modo que é necessário certo tempo para se acostumar ao mapa; empenhe-se para fazer com que o alvo bata na parede, para que acerte o 3º hit da ld, também evite dar miss, pois nesse caso enquanto a ld estiver em delay, você estará apanhando do mob que não foi empurrado; como é comum "errar" a posição da ld para rgs novatos desse nível, recomenda-se o uso de gsp (poção grande de sp), ghp também é opcional.

Recomendados: owrNVZA.pngPoções,eVRzDWL.pngChurrasco de SelvagemnFS00nW.pngPoção Verde,CpFMb4v.pngPoção Grande de SP,Kwf5VyB.pngEspírito OlímpicomcidwOK.pngCarta Sapo de Thara ou Tirfing

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Scarabas (mapa abandonado atualmente): 125~140 (dic_dun02)

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Mapa com scaraba (ancinho e galhado) e ovo de scaraba; para se ter acesso ao mapa é necessárias a quest: A Ordem Secreta de Doha (e suas respectivas quests pré-requisito); apesar de ser um mapa atualmente abandonado por grupões no @Thor (poucos tem paciencia para fazer sua quest, apesar da xp ser ótima), hora ou outra ainda podem surgir grupos lá, o acesso ao mapa pode ser visto pela página da quest; seus mobs ativam stone skin quando atingem 50% hp (eles tem no total entre 62.600 e 67.700 de hp), de modo que os ataques físicos passam a sugar bem menos - uma sugestão de um meio para contornar isso pode ser vista no vídeo do rg keloggss, onde ele usa primeiro a ld em nível 3 e depois em nível 5 evitando a stone skin (descrita nas habilidades de mvps); deve-se ter em mente um possível encontro com a mvp

Recomendados: owrNVZA.pngPoções,8qEYV7g.pngConversor Elemental (fogo),eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem,CpFMb4v.pngPoção Grande de SpmcidwOK.pngCarta Pé-Grande

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2f Luina [feudo de al de baran]: 129~145 (ou 125~150) (gld_dun02_2)

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CeCj56G.png

Mapa com os louva-a-deus angra, mantis assassino e maya macho; para se ter acesso ao mapa é necessário ir para al de baran/esquerda (alde_gld); existem algumas condicionais para se acessar o mapa: estar em um período entre quarta-feira à partir das 15hrs até domingo às 15hrs, além do investimento semanal do feudo precisar ter atingido sua cota (até aqui você não precisou gastar nada, mais informações em: portal do abismo); estando a entrada do feudo disponível, os grupos são criados à direita da fonte situada no centro do mapa; os grupos desse mapa upam do modo mobber, ou seja, em um ponto fixo/estratégico do mapa estarão as classes suporte e os personagens responsáveis por matar os monstros, e o restante do grupo estará andando pelo mapa trazendo os monstros para o grupo; um bom up nesse mapa dependerá também de banquete de njord (bqt / banquete): um dueto de artistas usado para aumentar a experiência de monstros que morrerem em uma área específica - por essa área ser demasiado curta, um rg jamais será bem vindo como killer(isto é, aquele que matará os monstros que chegam até o grupo) justamente pelo fato de ld empurrar esses mobs para fora do bqt; o modo convencional para rgs que queiram upar em 2f é como mobber (aqueles que trazem os monstros até o grupo, sendo de sua responsabilidade planejar um set ou estratégia que torne isso viável); um mobber que não tenha recurso como "carta eddga" vai se deparar com o problema de ficar travado (apanhando) quando houver muito mob; há alguns recursos para reduzir a frequência dessa situação, mas nenhuma irá se comparar ao efeito de vigor permanente (eddga) - mesclar recursos como esquiva perfeita alta (não esquecendo da resistência, obs: apesar do encantamento "ânimo" das botas temporais ser eficiente em muitas situações, junto de reflexão amplificada para mobar - em 2f esse método não é tão eficiente pela reflexão fazer os angra ativarem lâminas destruidoras que, além de doloroso, ignora esquiva perfeita), também há consumíveis/equips/pets/etc que podem ajudar nisso; é um mapa com bastante confusão de personagens roubando mobs uns dos outros (principalmente de outras pts no mesmo mapa) então terá também frequentes disputas diárias para expulsar o grupo adversário; o acesso ao mapa se consegue pagando uma taxa de 10.000z ao npc gerente do portal (está perto da fonte) sempre que for acessar o mapa; deslogar dentro do mapa o forçará a voltar ao ponto de retorno; muitos vão ao mapa desde o nível 125, fortemente recomendo que só vá àpartir do 129 onde se ganhará a xp integral, podendo recorrer ao capítulo "instâncias" dessa sessão para encontrar sugestões de up; mvp maya poderá complementar seus mobs.

Recomendados: owrNVZA.pngPoções,mcidwOK.pngCarta Pé-Grande,mcidwOK.pngCarta Eddga/" " selada*

JVycbdt.png

 

 

3F (luina): 129~165 (gld2_ald)

Semelhante às condições básicas de 2f; sendo exclusivo de clãs com castelo em luina; diferente de 2f este mapa tem pvp ativo, e podem haver retaliações/ataques de clãs rivais que também possuam castelo no mesmo feudo, com o personagem perdendo xp normalmente em caso de morte; poções gde (e outros recursos que só funcionariam em PvP) funcionam normalmente neste mapa; não há spots para criação de grupos nesses mapas, sendo uma opção a mais para os jogadores de determinado(s) clã(s) que queiram se aventurar; é o mapa do mvp gioia e também de algumas elviras; seu acesso é possível por uma alavanca dentro dos castelo em luina pertencente ao seu clã (desde que cumpridas as situações de investimento e dias da semanas em que ficam aberto).

 

 

Torre de Eclage: 140~165 (ecl_tdun01 à ecl_tdun04)

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Mapa com cenere, lichtern (de elemento variado, dependendo do andar), antigo livro danificado, gerente de bifröst; seus grupos devem ser buscados pelo próprio personagem diretamente no mapa, e costuma-se ter no máximo um grupo por andar da torre, é possível ver também recrutadores espalhados pelo jogo (grupo éden, prontera, sul de prontera, feudo de luina, etc); aqui também um rg só encontrará vaga como mober, pelo mesmo motivo de 2f; por ter vários modos complexos de se chegar a eclage, deixarei um [highlight][thread=177565]link[/thread][/highlight] aos interessados.

Recomendados: mcidwOK.pngCarta Penomena ou Medusa,owrNVZA.pngPoções,?nunca upei em grupo nesse mapa, podem faltar informações

 

Instâncias: 120~175

Há várias opções compensatórias de instâncias para exp, que serão listadas no próximo capítulo.

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†ßøä Åμrä!·¸·

 

 

 

 

Capitulo 4: Sugestões de Instâncias - por [highlight]Toshio Mosca Caçadora[/highlight]

 

Para entender esse capítulo: A proposta não foi explicar a instância/equipamentos/loot/ou etc, mas apenas apresentá-las a jogadores que não estejam familiarizados. Devendo o mesmo - após todo esse guia ser capaz de planejar os equipamentos / estratégias para cada instância, levando em consideração também seus recursos;

[highlight]O nível da instância diz respeito ao nível mínimo e não o recomendável.[/highlight]

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Nv 70: Ninho de Niddhog | Dificuldade:Fácil/Medio | Experiência:Boa

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Nv 90: Torneio de Magia | Dificuldade:Medio/Dificil | Experiência:Horrível

 

Nv 99: Memórias de Sarah | Dificuldade:Fácil | Experiência:Razoável em nv baixo. (quanto maior o nivel menos xp se ganha com o npc)

 

Nv 100: Hospital Abandonado | Difilculdade:Médio/Dificil | Experiência:Baixa

 

Nv 120: Pesadelo Musical | Dificuldade:Fácil/Medio | Experiência:Razoavelmente boa/alta

 

Nv 120: Palácio das Mágoas | Dificuldade:Fácil | Experiência:Razoável porém só se ganha exp uma vez.

 

Nv 130: Maldição de Glast Heim | Dificuldade:Médio | Experiência:Razoável

 

Nv 130: Torre do Demônio | Dificuldade:Médio | Experiência:Baixa

 

Nv 130: Caverna de Buwaya | Dificuldade[noparse]:D[/noparse]ifícil | Experiência:Baixa/Razoável

 

Nv 140: Laboratório Central | Dificuldade:Fácil/Médio/Difícil | Experiência:Varia.

 

Nv 140: Lago de Bakonawa | Dificuldade:Médio/Difícil | Experiência:Boa

Nv 140: Covil de Vermes | Dificuldade:Difícil | Experiência:Razoavel

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Nv 140: Fábrica do Terror | Dificuldade:Médio/Difícil | Experiência:Boa

 

Nv 140: Charleston em Crise | Dificuldade:Fácil | Experiência:Boa

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Nv 150: Sala Final | Dificuldade:Médio | Experiência:Baixa/Razoável

 

Nv 160: Ilha Bios | Dificuldade:Fácil | Experiência:Baixa/Razoável

 

Nv 160: Caverna de Mors | Dificuldade:Médio/Difícil | Experiência:Boa

 

 

Capitulo Especial: O Burrinho e seus Meninos - uma aventura iniciada do zero. [highlight](adaptação das Crônicas de Nárnia - de C.S. Lewis)[/highlight]

 

Link: Linha do tempo de Ragnarok Online.

O Burrinho e seus Meninos

Conta-se aqui uma aventura que começou em Prontera, na era obscura, quando Schmitz Von Walter era o rei, e Runemidgard padecia por suas extravagâncias.

Naquela época o Palácio Real havia sido trocado pelo colossal Castelo de Glast Heim, de modo que o povo passava fome pelos altos impostos que surgiram por sua acelerada construção e mudança de capital.

 

Um dia um rapaz simples da cidade chamado Samuel Santos resolveu que iria mudar isso: ia reclamar diretamente com o rei.

 

Mas essa não é somente a história de Samuel;

É a história do garoto, que o levou em seu burrinho até Glast Hein, e de como Samuel viria a ser conhecido mais tarde como Samuel, o reclamão.

 

Muito além do que imaginavam, o destino tinha uma surpresa para o final daquela viagem.

Assim foram eles, de Prontera à Glast Heim; parando antes para descançar em Geffen pois escurecia.

 

Foram acordados por um ancião simpático, longa barba grisalha, chapéu pontudo e vestes estreladas, que os pedia silêncio.

Disse-lhes o velho:

-Aventureiros, escutem: ainda hoje seus destinos serão rasgado, retorcido, deturpado e distorcido à maneira caótica dos deuses; Sigam-me, precisamos de cerveja.

-Fruta que caiu! - explodiu Samuel - você me acorda para vender uma porcaria de cerveja em plena 8:30 da madrugada??! Vamos cocheiro, seu folgado, te pago pra conduzir e não pra ficar aí deitado.

Mas antes de sair, sussurrou o cocheiro ao velho:

"Não somos aventureiros, estamos indo falar com o rei, desculpe por isso." - O jovem, que se chamava Toshio reconfortou o semblante do velho após isso. - "Guarde a cerveja, voltaremos depois."

"Não, não vão." - disse o velho, espantando-se pelo que disse.

 

Às Portas de Glast Heim:

Assim, em pleno zênite solar, chegaram a Glast Heim.

Não haviam guardas, e o vento repentino dava àquele lugar um clima sinistro.

 

-Bem não podemos esperar o dia todo - disse o cocheiro Toshio - Mas espera, o que é aquilo!?

Acontece o seguinte; naquele mesmo momento Sir Varmunt e um grupo de heróis enfrentavam a horda de necromantes da Valquíria Himmelmez dentro do castelo. A tensão da batalha podia ser sentida e estava ruindo o castelo por fora, revelando uma pequena abóboda de ouro escondida e camuflada em sua torre oeste.

 

Toshio atravessou os grandes arcos de pedra e a fonte da entrada, se pondo à frente do portal principal do castelo; enquanto Samuel se apressava em subir as pedras irregulares da torre para chegar ao grande achado; após alguns minutos de escalada a descoberta:

A abóboda era na verdade um grande sino de ouro.

 

 

O Sino de Ouro:

Ali estava etão um grande sino de ouro - no que seria antes uma entrada secreta em cima da torre; tudo ali estava repleto de poeira, de modo que Samuel só conseguiu distinguir uma velha placa de madeira, com uma mensagem escrita rusticamente em tinta vermelha:

Ousado aventureiro, decida de uma vez;

faça o sino vibrar e aguarde o perigo

ou acabe louco de tanto pensar:

"Se eu tivesse tocado, o que teria acontecido?"

 

-Fruta que faliu! Agora é tarde; eu é que não quero ficar louco!

E chutou o sino com força.

 

Toshio se manteve apreensivo no portal principal, preocupado com o tempo que estavam ali sem serem notados.

 

Logo ao ser golpeado o sino deu uma nota, a doce nota que se podia esperar de um sino de ouro. Mas o som, em vez de ir morrendo, continuou, e continuou mais forte.

No fim de um minuto já era três vezes mais alto que no início. Daí a pouco estava tão alto que eles (se em vez de permanecerem de boca aberta, tivessem falado alguma coisa) não poderiam ouvir nem seus pensamentos. E o som foi ficando mais forte, mais forte, sempre a mesma nota, ao mesmo tempo suave e terrível. Por fim toda poeira da sala vibrava com o som. Samuel podia perceber que as pedras tremiam sob seus pés. Em seguida um outro som entrou na sala, um barulho confuso e desastroso, como uma avalanche ao longe, a principio, depois como o baque de uma árvore caindo. Finalmente, com estardalhaço, uma boa parte do teto despencou a seu lado, e percebeu um corpo contorcido, ao pé do sino.

-Na certa o desgraçado selou com sua vida um feitiço para destruir o lugar que o aprisionou; muito bom apesar de ter saído de seu bestunto - disse ao cadáver enquanto acertava chutes certeiros no sino.

 

Himmelmez Desenha uma Porta no Ar:

Naquele momento duas coisas aconteceram;

O barulho do sino ficou terrivelmente mais alto; e uma pequena porta mágica foi desenhada em frente o portal de entrada, de onde saiu uma criatura divinamente furiosa - era Himmelmez.

 

- Seu porco idiota! o que pensa estar fazendo? - bradou a Valquíria. - Se ousar provocar esse barulho mais uma vez, porcalhão imundo, vou transformar em fogo o sangue de sua veia!

 

E o sino tocou; suave, ritmado - terrível.

BÉÉÉÉMMM

 

Himmelmez fitou uma última vez Toshio antes de ver de onde vinha o barulho.

 

Por um momento para Toshio, tudo ficou turvo. Conseguiu ver uma suave luz azul vindo de cima e a escuridão em baixo. Não parecia estar apoiado em coisa alguma. Nada o tocava, aparentemente. "Acho que estou dentro d'água" - pensou. "Ou debaixo dela." Levou um susto, mas percebeu em seguida que estava sendo levado para cima.

 

Quanto a Samuel não cabe a nós saber de seu destino, profecias dizem que aterrorizaria o rei Schmitz durante séculos, até que este de alguma forma o mostrasse serventia.

 

Um Salão Entre Dois Mundos:

De súbito Toshio que havia chegado ao ar livre agora se arrastava por um piso de puro mármore, cercado por um imenso céu estrelado.

Caminhou até uma Valquíria de semblante bondoso, que o aguardava.

 

- O...onde estou?

- Bem vindo ao salão das Valquírias aventureiro! Guiamos os nobres guerreiros que aqui chegam até Valhalla. Por favor, permita-me contar sua história, será breve.

E assim, ambos caminharam lado-a-lado; A Valquíria contava-lhe todos os detalhes de sua vida, desde seu nascimento até aquele momento em Glast Heim, realmente para contar tudo aquilo seriam necessários anos e anos, mas ali pareceram uns poucos instântes.

A Valquíria parecia surpresa.

- Então você foi morto pela fúria pessoal de Himmelmez?? Isso é terrível! muda muita coisa.

- Como? - perguntou Toshio.

- Há um código de ética entre as irmãs Valquírias, sejam elas boas ou más do ponto de vista humano; de modo que é expressamente proibido o caminho até Valhalla por qualquer guerreiro que tenha provocado a ira, e dessa ira sua morte por uma Valquíria.

- Mas não fui eu que toquei o sino. - disse, estranhamente estava tranquilo quanto a isso - Eu vou ficar aqui?

- Não; Vou lhe apresentar duas opções. Na primeira você cairá em eterno esquecimento, sem qualquer tipo de dor ou sofrimento, e iluminará os céus do universo; Na segunda, você voltará à seu mundo, sem qualquer lembrança daqui ou de qualquer coisa que tenha vivido, e poderá escrever novamente sua história.

- A segunda me parece menos terrível. - disse ele.

"Assim seja."

 

Um Viajor sem Boas-Vindas:

Nalgum lugar do mundo; nos dias atuais, um simples fazendeiro de repente tomou semblante de guerreiro, seu nome era Toshio.

Ele resolveu que se aventuraria no mundo, mas como não tinha recursos, precisou trilhar seu caminho do zero.

Foi para Payon, encontrando pessoas que caçavam Esporos, se juntou a eles até o nível 12 onde tomou conhecimento do grupo éden e suas quests. As fez, ganhando ótimos equipamentos como recompensa; voltou a Payon e continuou a caça até o nível 18 onde resolveu ir atrás de mais desafios - os Pé-Grande. Ficou lá até nível 26 onde voltou ao éden em busca de mais missões por equipamentos.

Então as concluiu e voltou a Payon, dessa vez se dirigiu aos Salgueiros.

De vez em quando se feria - eram duros na queda, mas também dropou muitos galhos secos, que o ajudariam a comprar poções.

Pegou nível 34 e vendeu a preço barato seus galhos secos para um negociante dali. Mais tarde se encontrou com outra mercadora, e estranhamente ambos pareciam já se conhecer; conversaram e tiveram uma idéia maravilhosa de comércio: para melhor Toshio aproveitar as recompensas daquelas caças, seus loot seriam vendidos e comprados pela mercadora no mercado comum, e os itens raros seriam por ela negociados para outros aventureiros, de modo que Toshio poderia se concentrar somente na batalha ao mesmo tempo que seus itens estariam sendo vendidos pela mercadora; o nome dela era Cont'a Dual.

Assim Toshio seguiu sua aventura; tudo era comprado ou vendido por sua Cont'a Dual, e ela o comprou muitos Peixe Fresco em alberta, que seriam sempre comprados, estocados e consumidos dali pra frente.

 

Assim ele seguiu as recomendações de up em grupo desse guia, fazendo sempre que possível as quest éden para equipamentos; no nível 65, em seu aniversário a mercadora o presenteou com o combo odin de equipamentos: Bênção de Odin, Manteau de Vali, Botas de Vidar - e, Chapéu de Ulle; seu sonho era ter os set sustain é verdade, mas esses equipamentos - a maioria doados ou com preços semi-nulos - dariam pra quebrar o galho por enquanto. Sempre que esses equipamentos não estavam em uso, a mercadora empenhava-se tentando os revender a um bom preço, pra conseguir o zeny e pechinchar novos equipamentos.

Quando Toshio alcançou nível 99, já estava exausto de tanto upar com poucos equipamentos, foi quando por diversos acasos encontrou o fantasma do rei Schmitz, esse o presenteou com um escudo, que o possibilitou receber o treinamento dos Guardiões Reais.

Isso o animou, e ele se propôs a pegar exato 1 nível por dia até estar ao menos nível 140, o restante do tempo seria usado fazendo loots ou pesquisando itens baratos que a mercadora Cont'a Dual poderia revender. Isso enquanto também tentaria repassar seus próprios equipamentos a preços superfaturados.

Assim ele evoluiu; aos poucos se armou, pesquisou sempre a melhor maneira de fazer cada instância e não desanimou.

Fez seus primeiros loots valiosos não pela sorte, mas pela insistência, e àpartir dai já sabia exatamente o que ia fazer do zeny dos loots raros que viriam: tentar dominar o mundo.

 

A bondosa Valquíria animava-se com esse pensamento.

 

 

 

Consumíveis & Pets:

 

 

cxNvVw8.png

Nota: não serão citados consumíveis básicos como

poções de cura, morangos, poção verde, bolinhos, fruto de ygg, goma de mascar etc[/color]

[HIGHLIGHT]Consumíveis Úteis[/HIGHLIGHT]:

 

 

Esta seção quase que inteira foi copiada e/ou baseada nas informações dos guias do Zeindelf e Sir ßrøwnie Cøøkie por serem exatamente aquilo que se recomenda, qualquer problema quando a isso por favor mande pm.

 

Aumentando o HP

3aKDGop.pngPoção Grande de HP (GHP): Aumenta o hp-base por 8min; as % de hp provindos de equip/cartas/etc o influenciam (como divergentes, tg, etc)

B1Zr5fh.pngPílula de HP: +5% de HP, conseguida através do agente vip (no @thor é exclusivo para contas vip).

ZoES95Y.pngCarne ao Vinho: Vit+20 por 5min.

9OO1cga.pngSopa da Imortalidade*/ou Cozido Imortal: Vit+10 por 30min; acumula com carne ao vinho.

eRP1XJl.pngPalitos de Chocolate*: Vit+15 p/ 30min; acumula c/ carne ao vinho; recuperação por itens de cura +[valor aleatório entre 11 a 33]% por 10min.

 

 

Melhorando a resistência

BjtIwxz.pngPoção Anti-[Fogo/ Água/ Vento/ou Terra]: Reduz 20% danos do elemento, mas recebe +15% dano do elemento inverso por 20min.

nYLDXKR.pngPoção Menor/Maior de Defesa*: Resistência +3% p/ danos físicos por 1min na versão menor e 3min na versão maior.

nlPWBhr.pngPoção Menor/Maior de Defesa Mágica*: Resistência +3% p/ danos mágicos por 1min na versão Menor e 3min na versão maior.

v8pIdH4.pngPoção Especial de Defesa do RWC*: Resistência +3% p/ danos físicos e mágicos por 30min*

dZuVVOf.pngPergaminho de Armadura Sagrada*: Concede a propriedade sagrada a armadura por 30min(não sai com desencantar, sobrepõe elementos por status).

dZuVVOf.pngPergaminho de Armadura Sombria*: Concede propriedade sombrio a qualquer armadura por 30 minutos

2xwXLBf.pngPergaminho de Ghostring*: Concede propriedade fantasma a armadura por 1min (a versão pergaminho de fantasma dura 10seg).

SlqScwZ.pngPoção de Regeneração*: Aumenta o efeito de Poções e Curas recebidas em 20%.

NVpVJSp.pngPoção Menor de Vida*: Recupera 5% do HP máximo a cada 5seg por 10min.

I90I2Wj.pngPoção Média de Vida*: Recupera 7% do HP máximo a cada 4seg por 10min[pode-se usar estas duas ao mesmo tempo].

 

 

Melhorando a ASPD

7l5YWfv.pngPoção da Fúria Selvagem: +20% ASPD por 30min[não acumula com poção despertar/concentração que são as versões dessa poção pra níveis baixo].

Ol8XqDh.pngSuco Celular Enriquecido: +10% de ASPD 8min

DejpFVX.pngAcarajé*: +10% de ASPD, Precisão +5 por 20 min

6xZnUxg.pngDoce Hiper Açucarado*: +25% de ASPD, mantém Vigor ativo por 1min[só poderá ser usada novamente após 3min].

NKlybGG.pngPoção de Ouro: Sua fórmula desconheço, é geralmente aceito que aumenta "+1 aspd".

N8Ympkt.pngCozido de Drosera: Agi+20 por 5min.

67PE7jU.pngEscorpião no Vapor*/ou Escorpiões do Deserto no Vapor: Agi+10 por 30min; acumula com cozido de drosera.

H3efUvz.pngPalitos de Baunilha*: Agi+15 por 30min; acumula com cozido de drosera; esquiva +[ valor aleatório entre 11 a 33] por 10 min.

shOmRQZ.pngPergaminho de Aumentar Agilidade*: Ativa aumentar agilidade nv10 no usuário, dando agi+12.

CpDVegJ.pngBala de Guaraná: Ativa aumentar agilidade nv5 no usuário, dando agi+7.

 

 

Melhorando Ataque e Precisão

drSQF4H.pngBolo Arco Íris: Ataque +10 por 1min.

MFVXfC4.pngCaixa do Ressentimento: Ataque +20 por 1 min.

iomJ3cz.pngBebida de Realgar: Ataque +30 por 1 min.

Q17H7Zf.pngBolo de Morango de Rune-Midgard: Ataque/Atqm +5 por 10 min.

6TOERvD.pngRação Rosa Gostosa**: Ataq.+15 por 10 min[mesmos tipo de bônus não se acumulam entre si; bug(?): algum(ns) desses consumíveis removerão o buff vip de atq]

c3L4THZ.pngBiscoito de Impositio Manus*: Ativará impositio manus nv3, dando atq+15.

xRPwuFa.pngAloe Vera: Concede Provocar nv.1 em si mesmo, dando +5% de atq.

xFWszpT.pngPoção Energizante*: Dano físico e mágico +2%; aumenta o efeito de poções e curas recebidas em 10% por 2min.

cegSYsh.pngPílula de Combate*: Dano físico e mágico +5%; hp/sp -3% por 10min.

cegSYsh.pngGrande Pílula de Combate*: Dano físico e mágico +10%; hp/sp -5% por 10min[não acumula com pílula de combate].

eVRzDWL.pngChurrasco de Selvagem: For+20 por 5min.

3DfliBZ.pngLíngua no Vapor: For+10 por 30min; acumula com churrasco de selvagem.

LYDKkWJ.pngPalitos de Laranja*: For+15 por 30min; acumula com churrasco de selvagem; atq +[valor aleatório entre 11 a 111] por 10min.

 

hPjMQcC.pngJubileu de Abacaxi de Schwartzwald: Precisão +10, esquiva +20 por 10 min

oLZH554.pngOvinhos Coloridos: Precisão +30 por 3 min.

2Me9KbC.pngRação Militar B**: Precisão +33 por 10 min [nota: consumíveis para precisão não se acumulam; há excessões como acarajé]

VvYIWzs.pngChá Gelado de Sinoma: Des+20 por 5min.

0eCtQuf.pngTônico de Hwergelmir: Des+10 por 30min; acumula com chá gelado de siroma.

3cz3prz.pngPalitos de Limão*: Dex+15 por 30min; acumula com chá gelado de siroma; precisão +[valor aleatório entre 11 a 33] por 10min.

cNcuuCc.pngMacarrão com Petite: Sor+20 (gera um bônus de +6 precisão/atq).

shOmRQZ.pngPergaminho da Bênção*: Ativa benção nv10 no usuário, dando des/for/int+10.

 

mcmXQ1a.pngBênção de Tyr*: esquiva +30, precisão +30, ataque/ataque mágico +20 por 5min.

 

 

Mudando o Elemento da Arma:

8qEYV7g.pngConversor Elemental [Fogo/ Água/ Vento/ou Terra]: Encanta a arma com o elemento específico por 3min.

shOmRQZ.pngPergaminho de Aspersio*: Encanta a arma com elemento sagrado por 3min; necessita: 1 água benta.

D6brLJy.pngÁgua Amaldiçoada: Encanta a arma com elemento sombrio por 3min.

 

 

Outros:

VLEy2BU.pngPó de Yggdrasil: Cura dum alvo: petrificação, cegueira, maldição, envenenamento, diminuir agilidade, cabeça de orc.

tTIgALn.pngPoção de Recuperação: Cura silêncio, sangramento, envenenamento, veneno mortal, maldição, cabeça de orc, morto-vivo, cegueira e caos.

gqKANMU.pngÁgua Benta: Remove maldição; são necessário duas para ativar devoção.

7l5YWfv.pngFúria Selvagem Leve*: Versão mais leve da fúria selvagem (peso 1); adquirido somente via rops.

cA2GcnJ.pngAmuleto Superior do Espírito Ancião: +10% dano físico/mágico contra demônios por 20min (obtido com o npc "Velhinha em Dilema" em malaya).

7QQ3taC.pngAnalgésico: Ativa vigor nv1.

MYCAg5Q.pngPoção Mental*: Máximo sp aumenta de 8 a 10% e o consumo de sp diminui de 8 a 10% por 30min.

3Oazaje.pngCaixa de Poções Brancas: Uma caixa contendo 100 Poções Brancas. obtido via: investimento em feudo.

Wsufp0L.pngCaixa de Poção Branca Compacta [100]: uma caixa contendo 100 poções brancas compactas; obtido via: investimento em feudo.

DHTKnN6.pngPanaceia: Remove cegueira, maldição, envenenamento e silêncio.

lqBqyGe.pngEspelho Convexo*: Por 10min detecta a posição de um mvp pelo minimapa; o efeito sai se o personagem relogar/mudar de mapa; para mvps mortos será informados o tempo para nascer; alguns mvps específicos não podem ser detectado por esse item.

ZrJndBs.pngPolvo Assado: Sor+10 atq/atqm+10 por 10min; não se acumula com efeitos semelhantes.

 

*item de ROPs.

**item obtido através da troca de emblemas na Batalha Campal.

 

 

 

[HIGHLIGHT]Pets (mascotes) Úteis[/HIGHLIGHT]:

spUcpNy.png

Guerreiro Orc: Atq+10, Def-3

yuwFL1J.png

Drops: Atq+3, Precisão+3

VIKmpcL.png

Esporo: Precisão+5, Atq-2

7JiyN9Z.png

Petite Verde: ASPD+1%, Def/Mdef-2

wmxZ7P7.png

Líder Goblin*: Dano contra humanoides +3%

njuUlW6.png

Fumacento: Fofura +100%

juuRPUX.png

Tikbalang: +10% dano em Buwaya/Bakonawa/Bangungot

IdVddlm.png

Succubus: [leal alta: 2% chance de recuperar 5% do dano em hp nota: ver item - Espada Solar]

qFIoIEo.png

Bebê Selvagem: HP+50, Vit+1

jkulv0i.png

Loli Ruri*: HP+3%, Chance de Conjurar cura nv1(?) no usuário.

xdawRIJ.png

Mosca Caçadora: Esquiva Perfeita+2, Esquiva-5

qdxLWRO.png

Pesadelo*: Imunidade a Sono [com leal alta: Imunidade a Sono, int+1]

W5TwgYi.png

Shinobi*: Agi+2 [com leal alta: agi+3]

 

 

 

 

Links Úteis & Agradecimentos :

 

 

T73O0ub.png

 

Obrigado ao clã Vickyzinha&Cia; Dragões Imperiais; Dentre tantos outros que me acolheram, vocês são top.

 

Agradecimentos no quesito conteúdo vão para;

site do Divine-Pride, minha principal fonte de pesquisas;

site do Ragnaplace, que me auxilia muito com os scripts de itens;

site do Browiki, precisa comentar? kk liberaram algumas imagens para eu usar também!

Sir ßrøwnie Cøøkie pelas informações e modelo de guia que me inspirou muito;

Zeindelf por diversas informações relevantes;

galera do grupo Guardião Real @bRO (facebook) sempre compartilhando experiências;

 

Links Úteis:

Sugestões de Itens: http://sites.levelupgames.com.br/forum/ragnarok/showthread.php?179497-Sugest%F5es-de-Itens-2018

Bugs Conhecidos: http://sites.levelupgames.uol.com.br/forum/ragnarok/showthread.php?146156-Bugs-conhecidos

Calculadora para Simular Atributos: http://calc.irowiki.org/

Fórmula da Defesa (ingês): https://irowiki.org/wiki/DEF

Habilidades Exclusivas de Monstros (ingês):https://irowiki.org/wiki/Category:Monster_Exclusive_Skills

Fórmula do tempo de cast/cast fixo/delay: https://irowiki.org/wiki/Skills

Propriedades Elementais e suas Respectivas Fraquesashttp://browiki.org/wiki/Propriedade

Aplicativo "Ragnarok Toolbox" (play store): https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.ragtoolbox&hl=en

 

9i8wIO6.gif

Exemplos de Itens que podem deixar muita coisa desse guia obsoleto:

 

6fwQgTP.png

gJcorLr.png

 

 

 

Até mais e obrigado pelos peixes!

 

 

Editado por Æterno
adição do guia 04

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Bom dia, nice guia o/

 

Só uma observação, no capitulo 4, o capitulo das instâncias, nas instâncias charleston em crise e no laboratório central, meio que está errado os leveis, o laboratório central é 140+ e o de charleston 130+, vi que no browiki o laboratório central está 130+, porem as quest de requisito é 140+, então já torna a quest 140+, já que seria impossível uma pessoa lvl 130+ fazer os requisitos.

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Olá, Boa noite, tenho algumas dúvidas em relação ao up de Rg...Atualmente, estou no 120, e uso Majestosos Malignos e Lança de Cinzas Cabal para auto-cura, mas digamos...digamos que vou upar solo no lago do abismo, compensa/é viável trocar esses itens por um Elmo Draconiano com uma Gae Bolg com duas cartas Petite ?

 

Ou para up em Scarabas ou no feudo de Brytoniah, compensa cartear uma Pique com 4 cartas Caramelo?

Compensa também trocar o Majestosos por um Cota do Dragão Maligno?

 

Obrigado desde já.

 

Obs : Muito bom o seu guia, excelente e inspirador.

Editado por Arimatheo
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Muito bom o seu guia.
Obrigado, quanto as dúvidas, vamos lá

 

digamos que vou upar solo no lago do abismo, compensa/é viável trocar esses itens por um Elmo Draconiano com uma Gae Bolg com duas cartas Petite?

Se você fizer isso, ficará dependente de itens como poção média de vida para se curar, o mais recomendável creio ser alternar entre a pique 4xmosca caçadora ou cinzas mosca caçadora, se você for de cinzas o desempenho no dano aumenta mas vez ou outra vai precisar potar (ou switar pra pique pra se curar melhor) por ela não ativar com tanta frequência o efeito de cura.. já pique você terá um dano bem pequeno se comparado ao q era, mas mesmo sendo pequeno mtas vezes compensa com você não precisando potar, pq 4x mosca te curam direto em mobs.... dai já fica a seu critério, vai do seu bolso, mas manteria a cinzas mesmo :v no máximo switando vez ou outra a pique pra curar

 

Compensa também trocar o Majestosos por um Cota do Dragão Maligno

Quanto ao malignos, dentre todos os elmos ele é o com menor chance de ativar (quando uma das moscas caçadora, ou o elmo, etc ativa, todos os itens q vc esteja usando com esses efeitos se ativam tbm dai até mesmo a chance do elmo pode auxiliar as mosca caçadora); malignos eh bom mais é pra quem usa espada solar (mas ainda assim vc pode usar deboa no up; os motivos desse itens podem ser visto no volume2, nos set sustain). se tiver condições de uma cota dragão maligno bem refinada eh um bom investimento sim.

 

Ou para up em Scarabas ou no feudo de Brytoniah, compensa cartear uma Pique com 4 cartas Caramelo?

Pique não tem ataque nenhum, cartas raciais não ajudam muito o atq dela =/ (ps axo q vc confundiu com o feudo de luina '^').

único propósito da pique é poder receber 4 cardeamentos que (no caso o único de serventia pra pvm é mosca caçadora) o rg Linkoln explica sobre nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=2SHTm0bJ51A

ps: sorry se fico confuso :X mas no caso se qser arma pra dano nos mapa de inseto, a opção tem algumas, mas pique é só mosca msm

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Obrigado, quanto as dúvidas, vamos lá

 

 

Se você fizer isso, ficará dependente de itens como poção média de vida para se curar, o mais recomendável creio ser alternar entre a pique 4xmosca caçadora ou cinzas mosca caçadora, se você for de cinzas o desempenho no dano aumenta mas vez ou outra vai precisar potar (ou switar pra pique pra se curar melhor) por ela não ativar com tanta frequência o efeito de cura.. já pique você terá um dano bem pequeno se comparado ao q era, mas mesmo sendo pequeno mtas vezes compensa com você não precisando potar, pq 4x mosca te curam direto em mobs.... dai já fica a seu critério, vai do seu bolso, mas manteria a cinzas mesmo :v no máximo switando vez ou outra a pique pra curar

 

 

Quanto ao malignos, dentre todos os elmos ele é o com menor chance de ativar (quando uma das moscas caçadora, ou o elmo, etc ativa, todos os itens q vc esteja usando com esses efeitos se ativam tbm dai até mesmo a chance do elmo pode auxiliar as mosca caçadora); malignos eh bom mais é pra quem usa espada solar (mas ainda assim vc pode usar deboa no up; os motivos desse itens podem ser visto no volume2, nos set sustain). se tiver condições de uma cota dragão maligno bem refinada eh um bom investimento sim.

 

 

Pique não tem ataque nenhum, cartas raciais não ajudam muito o atq dela =/ (ps axo q vc confundiu com o feudo de luina '^').

único propósito da pique é poder receber 4 cardeamentos que (no caso o único de serventia pra pvm é mosca caçadora) o rg Linkoln explica sobre nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=2SHTm0bJ51A

ps: sorry se fico confuso :X mas no caso se qser arma pra dano nos mapa de inseto, a opção tem algumas, mas pique é só mosca msm

 

Agradeço a ajuda, uma última dúvida prometo kkkk

 

Em relação a lanças...para Mvpar eu tenho uma +9 Imperial mira 4/4, depois da sua resposta, upei dois niveis no santuario de rachel (120-122) usando fazendo switch entre uma +8Lança de Cinzas Cabal e uma Pique 4xMosca, e em quesito á auto-cura é excelente, mas mesmo conseguindo fazer aquele mob gigantesco nao dou OH...Só pra up, acha que talvez compense uma Broca refinada com enchant Lut, apenas para dano mesmo? Visando up até o 125 no santuario e depois partindo pro lago do abismo ou juperos.

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uma última dúvida: só pra up, acha que compensa uma Broca refinada com enchant Lut, apenas para dano mesmo? Visando up até o 125 no santuario e depois partindo pro lago do abismo ou juperos.

 

Bom, nunca usei broca (embora já tenha visto uns usando), e penso que essa situação de buscar dano caia bem apenas quando upando em grupões (aqui entrariam também opções como kvm, caça com hidra~ziper, broca, etc) quando eu upava em grupões no templo, era oh com uma caça +8 com hidra / lutador e churrasco de selvagem (quando acertava os 3 hits, isso antes de abrir aegis domini), não sei se a broca seria uma boa escolha já que a isilla que possui mais hp tem pouquinha def - mas tbm nunca upei solo lá fico te devendo essa resposta mais precisa :p

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Volume 3? Já existem 3 e ainda têm mais 2 por vir? Esse é das galáxias. Parabéns pelo tópico, confesso que não li tudo ainda, vim comentar primeiro rs Mas dei uma passada nos 3 e li sobre os atributos que vc explica sobre a confusão entre precisão e esquiva que algumas databases fazem e tudo mais, sobre as instâncias e gostei mesmo. Parabéns novamente e tendo algo a acrescentar para lhe ajudar eu comento nos respectivos guias. Até mais!

LD/Toque                                                      rgrf122.gif?resize=147,197                                                      Valhala

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