Ir para conteúdo

[Comparação] Efetividade de medidas anti-bot


nova espreitadora

Posts Recomendados

Hoje teremos um post patrocinado pelo tio Nick.

Sabemos que a anos são implementadas medidas anti-bot no servidor, mas qual a efetividade delas e como elas afetam bots?

Vamos comparar?

[TABLE=class: grid, width: 500, align: center]

[TR]

[TD]Medida

[/TD]

[TD]O que fez com Bots?

[/TD]

[TD]O que fez com jogadores?

[/TD]

[/TR]

[TR]

[TD]GameGuard

[/TD]

[TD]Nada, nunca precisamos iniciar o GameGuard, temos chaves e emulamos ele.

 

 

 

Para Bots: Nenhuma mudança.[/TD]

[TD]Causa diariamente inúmeros tickets e posts no fórum, causando problemas desde incompatibilidade até erros que não permitem jogar.

 

 

Para Jogadores: Causa transtornos diários

[/TD]

[/TR]

[TR]

[TD]Redução no Drop de Amuleto Orc etc...

[/TD]

[TD]Nada, só foi preciso adicionais mais bots no mapa, os bots não se cansam e trabalham 24/7.

 

 

 

 

 

Para Bots: Nenhuma mudança.

[/TD]

[TD]Destruiu a possibilidade de jogadores normais droparem e farmarem o item devido a dificuldade e baixo drop, tornando esse item apenas disponível no mercado 'ilegal'.

 

Para Jogadores: Destruiu grande parte da economia honesta, incentivou botting e removeu uma renda possível de jogadores novos.

[/TD]

[/TR]

[TR]

[TD]Reset de senha

[/TD]

[TD]Nada, temos toneladas de maneiras(Circuitos virtuais, scripts automatizados que resetam a senha em 10s, scripts pra dar by-pass no re-captcha) de contornar isso.

 

Para Bots: Só foi necessário escrever mais código, não causa impacto nenhum.

[/TD]

[TD]Causa transtornos diários em jogadores honestos, causa dores de cabeça, tickets na central de suporte e em muitos casos já vistos aqui no fórum, pessoas que não tinham mais o e-mail da conta, perdem a conta pra sempre.

 

Para Jogadores: Dor de cabeça, user Experience horrível e perca de tempo.

[/TD]

[/TR]

[TR]

[TD]Redução de preço dos itens nos NPC's

[/TD]

[TD]Nada, só tivemos que achar outro mapa, a horda de Bots não perdeu lucro nenhum(10-12% não é nada).

 

 

 

 

Para Bots: Só precisou trocar de mapa.

[/TD]

[TD]Causou a impossibilidade de fazer zeny de forma honesta mais uma vez, destruiu uma forma de entrar no jogo para jogadores novos, destruiu o retorno de zeny gasto em poções.

 

Para Jogadores: Só incentivou a compra de KK's de Bots e dificultou a entrada de novos jogadores, portanto, acelerou a morte do bRO.

[/TD]

[/TR]

[/TABLE]

 

 

 

Ao que parece é um 4x0.

assinaturarag
Link para o comentário
Share on other sites

Nada é mais eficaz contra bot que isso.

 

Tenho print até hoje com GM caçando bot de maneira manual, encontramos durante um up em Rachel, acho que a print é de 2011.

 

Ainda que seja enxugar gelo, é a única medida eficaz, acho.

 

CPF por conta é melhor, mudar o programa de proteção também e por ai vai.

Link para o comentário
Share on other sites

Excelente tópico! Só posso opinar sobre a segunda medida (economia) que é o tema que domino!

As únicas medidas econômicas que auxiliariam a redução do impacto do zenny (já mostrei que este impacto nem é tão relevante, assim) são os que mexem na OFERTA dos itens. E este são de responsabilidade apenas da LUG/GRAVITY:

 

1)Um preço mais amigável dos itens na loja de ROPs (a maioria dos jogadores, creio eu que no máximo tenha condições de tacar R$20,00 ao mês). Um item visual para essa galera tá custando R$6,00!!! Fora outros com valores surreais ao público brasileiro! Acho que ao menos para visuais antigos, um preço de R$2,00 seria mais justo!

 

2)ELEVAÇÃO DAS TAXAS DE DROPs! Sim, eu sei que é um game pay to win, e para a empresa lucrar eles adotam essa tática de colocar drops baixíssimos para prender o jogador (cliente) para comprar seus produtos. O problema que ao menos no Ragnarok esta TÁTICA está DEFASADA! Ela é ótima quando o jogo está na modinha, como o Rag já foi! Dá para pescar várias "baleias" com o preço exorbitante dos itens e com a dificuldade de obtê-los.

 

Porém, o caso do Ragnarok é outro! É um público mais adulto, sem muito tempo disponível e paciência para ficar dando um monte de clique e TORRANDO TEMPO na "esperança" de determinado item aparecer. O sujeito vai adquirir o item! A questão é como! Ou por meio legal, comprando da loja quando ele é ofertado, ou pagando no mercado paralelo, ou botando um monte de bot pra rodar até achar o item que ele quer! É assim que a banda toca em jogos Pay to Win que deixaram de ser modinha! E aê vai da empresa em querer lucrar com esta nova mentalidade do público, ou favorecer a lucratividade do mercado paralelo!

 

Esse lance de baixíssimas chances de adquirir item (seja pelo drop, ou pelo tempo de oferta na loja de ROPs) funciona que é uma blz, quando o jogo tá no HYPE, com mulekada que não trampa e não dá valor ao seu cascalho! Depois que acaba o Hype e só sobra o público "fiel", estes procuram maximizar sua jogabilidade com os menores custos possíveis (afinal, o cara tem contas para pagar, leite em pó dos filhotes, facu, carro, e outros gastos)! É por isso, que o povo vai comprar KKs a rodo no ML! É por isso que tem sites até hoje, vendendo itens! E é por conta da mentalidade defasada da empresa, em não observar esta mudança que temos preços mais elevados nos itens (loja de ROPs) e uma maior debandada de players!

 

O Ragnarok se quiser se manter com uma lucratividade sustentável, vai ter que ser mais newbie friendly! Não vou negar que tiveram mudanças significativas neste aspecto como a loja de ROPs, itens que aumentam a experiência, facilidades em upar até o 99, quests iniciais de mudança de classe removidas, drop de cartas de MVPs ativados no servidor Thor, entre outros. Mas a impressão que dá, é que demora muito para as mudanças acontecerem, parece que tem que perder bastante jogadores para tentar algo, quando estão com a faca e o queijo na mão!

 

 

 

 

 

Por fim, essa "M" recente, foi por conta de um certo "fetichismo" que os players tem com o zenny! O sujeito lê na internet que uma maior oferta de moeda na economia causa inflação, aê associa isto ao Zenny, o fato de ocorrerem elevados preços cobrados de itens cobiçados sem uma análise mais aprofundada da economia do jogo (como por exemplo poções e itens de NPC que não sofrem influência da oferta de zenny) aê fica pressionando a LUG/GRAVITY para "retirar" esses "zennys ilegais" na esperança que isto baixe os preços dos itens que ele almeja, quando na realidade o problema é outro e a oferta dos zennys pouco influencia nos preços (ela tem maior influência entre os itens com baixa oferta no servidor, portanto uma MAIOR OFERTA inibiria os efeitos deste despejo de zenny ilegal na economia)!

 

 

 

PS: Não estou dizendo que agora as cartas de MVPs tem que ter 90% de chance de ser dropada, mas que as taxas de drops em geral devem ser revistas, até msm para inibir a influência dos Zennys ilegais (que tanto preocupa parte dos jogadores) e não reduzir o poder de compra de jogadores novatos!

Link para o comentário
Share on other sites

Nada é mais eficaz contra bot que isso.

 

Tenho print até hoje com GM caçando bot de maneira manual, encontramos durante um up em Rachel, acho que a print é de 2011.

 

Ainda que seja enxugar gelo, é a única medida eficaz, acho.

"Não pode com eles...junte-se a eles"

 

O melhor seria ter BOTs caçando BOTs. Tendo em vista q os BOTs seguem scripts...era só programar bots seguisse esses padrão de comportamento e o captura-se.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...